PDA

Ver Versão Completa : Honda lança CG 150 Titan com sistema de freios CBS



Rodolfo Henrique
04-08-14, 11:40
A fabricante japonesa Honda lança a primeira motocicleta de baixa cilindrada no mundo equipada com sistema de freio CBS (Combined Braking System). Trata-se da CG 150 Titan CBS 2015, que passa a ter a tecnologia nas versões ESD e EX. O lançamento faz parte de uma política global da marca em desenvolver projetos com foco na segurança do usuário e também nas questões ambientais.

vide materia completa em


www.moto.com.br

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/honda_lanca_cg_150_titan_com_sistema_de_freios_cbs-79124.html

dibars
04-08-14, 12:42
Talvez esse freio não seja bom em algumas situações específicas (tipo na terra, em curvas ou em pista molhada/com óleo), mas na grande maioria dos casos vai aumentar muito a segurança dos pilotos.

Muuuuuiiiito nego que tem motinho é ensinado na auto-escola a usar o freio traseiro (que freia menos). Com esse sistema CBS, a galera pode usar o freio traseiro que automaticamente vai freiar o dianteiro, fazendo a moto parar numa distância menor. Parabéns a honda. Espero que outras fábricas acompanhem ela.

lukonhard
04-08-14, 13:29
Pra fazer Wheling isso nao seria mto bom né ? ou estou errado ?

halvaro
04-08-14, 13:31
Bem bolado, gostei. Isso sim são coisas importantes, e não essa preocupação com tampinha de tanque e seta diferente que alguns tem.
Sem esquecer dos 3 anos de garantia dadas pelo fabricante no produto.

Mas infelizmente, essa tecnologia é só para os modelos mais caros, Fan e 125 continuam daquele jeito de sempre.

Stone
04-08-14, 13:42
O interessante é que o freio traseiro continua no tamborzão. Deve ter um sistema bem simples com um burrinho acionado pelo pedal do freio traseiro

halvaro
04-08-14, 14:02
A Scooter PCX tb tem o sistema CBS sendo que o traseiro dela tb é a tambor, não tem necessidade de ser disco no traseiro

Na PCX funciona assim:

(O freio dianteiro a disco de 220 mm de diâmetro com cáliper de 3 pistões, sendo que o do meio só é acionado junto com o freio traseiro. Isso mesmo. Quando você aperta o manete direito, relativo ao freio dianteiro, as duas pinças externas são acionadas. Quando você aperta o manete esquerdo, do freio traseiro, além do tambor traseiro, que tem 130 mm de diâmetro, é acionada também a pinça central do freio dianteiro. Esse é o sistema Combined Brake System – CBS, que utiliza dois cilindros mestres. Mesmo se você utilizar somente o freio traseiro, o freio dianteiro também será acionado fazendo com que a frenagem seja sempre equilibrada. Mas a melhor frenagem é sempre feita utilizando mesmo os dois freios. No caso do PCX, com os dois manetes.)

Não sei se na Titan é igual, mas pode ser.

Bruno Rafael
04-08-14, 14:27
Conhecendo a politica de venda da Honda, esse item na MINHA opinião dispensável, vai vir custando mais de 1000 a mais que a EX

halvaro
04-08-14, 14:55
Conhecendo a politica de venda da Honda, esse item na MINHA opinião dispensável, vai vir custando mais de 1000 a mais que a EX

Pelo que entendi da matéria esse item vira de série na EX e EDX 2015, ou seja, as 2 versões da Titan, mas é obvio que sempre vem com um acrescimo de preço, nada é de graça.

Na MINHA opinião, tudo que é voltado para segurança, economia, conforto é importante, mais importante que itens estéticos

jefferson.santiago
04-08-14, 15:26
Bem bolado, gostei. Isso sim são coisas importantes, e não essa preocupação com tampinha de tanque e seta diferente que alguns tem.
Sem esquecer dos 3 anos de garantia dadas pelo fabricante no produto.

Mas infelizmente, essa tecnologia é só para os modelos mais caros, Fan e 125 continuam daquele jeito de sempre.

Halvaro tenho que discordar de você, essa foi sim uma ótima iniciativa e que com toda certeza em alguns anos vai virar padrão nos modelos da própria honda como nas concorrentes (afinal concorrência é isso), mas com relação a setas e tanques..
Setas cristais, algo que virou modinha de um tempo pra cá nas marcas mas que aumenta a visibilidade em seu acionamento, principalmente porque as laranjas com o tempo tendem a ficar mais opacas e em dias de sol quem vem atrás pode não perceber o alerta.

"Tampinha do tanque", algo irrisório sem custo de desenvolvimento para a marca, assim como as setas, e que facilita a vida de todo motociclista, não ficamos com a mão cheirando gasolina e você não corre o risco de amassar a peça por deixar cair no chão...

thallisguimaraes
04-08-14, 15:28
Mas isso é otimo, pois leva as outras empresas a repensarem sobre seus produtos.



POdem falar da honda, mas ela sempre vem inovando, rsrs

halvaro
04-08-14, 15:45
Halvaro tenho que discordar de você, essa foi sim uma ótima iniciativa e que com toda certeza em alguns anos vai virar padrão nos modelos da própria honda como nas concorrentes (afinal concorrência é isso), mas com relação a setas e tanques..
Setas cristais, algo que virou modinha de um tempo pra cá nas marcas mas que aumenta a visibilidade em seu acionamento, principalmente porque as laranjas com o tempo tendem a ficar mais opacas e em dias de sol quem vem atrás pode não perceber o alerta.

"Tampinha do tanque", algo irrisório sem custo de desenvolvimento para a marca, assim como as setas, e que facilita a vida de todo motociclista, não ficamos com a mão cheirando gasolina e você não corre o risco de amassar a peça por deixar cair no chão...

Sem problemas, tens todo direito de discordar, assim como eu tb, as vezes não se pode ter tudo, então eu tenho minhas prioridades, a maioria das marcas que oferece esses itens cosméticos a custo baixíssimo, não costumam ter qualidade e durabilidade.


Como disse prefiro as empresas que investem em segurança, economia, durabilidade, qualidade, pós venda, etc, seja com simplicidade ou com modelos mais completos, cada uma na sua faixa de preço e mercado

abs

jefferson.santiago
04-08-14, 15:55
Sem problemas, tens todo direito de discordar, assim como eu tb, as vezes não se pode ter tudo, então eu tenho minhas prioridades, a maioria das marcas que oferece esses itens cosméticos a custo baixíssimo, não costumam ter qualidade e durabilidade.


Como disse prefiro as empresas que investem em segurança, economia, durabilidade, qualidade, pós venda, etc, seja com simplicidade ou com modelos mais completos, cada uma na sua faixa de preço e mercado

abs


Concordo na escolha e no seu pensamento com respeito a segurança e optar por marcas que oferecem isso. Mas como falei antes não seriam esses itens de segurança também ? E quando não requerem custo de produção e desenvolvimento não seria uma negligência por parte da própria empresa ?

Não são esses itens que vão me fazer optar por uma moto mas eu não consigo entender o problema para uma marca não entrega-los aos seus clientes...

Se fosse outros itens como aba no tanque, banco bipartido, etc que são realmente cosméticos em baixa cilindrada eu concordaria com você plenamente.

Bruno Rafael
04-08-14, 16:09
Será que apenas eu não entendo essa idéia de acionar os dois freios simultaneamente segura? Eu sei que a melhor frenagem se faz com os dois freios, mas existem situações que eu nem pensaria em usar o freio dianteiro, imagina eu lá descendo uma ladeira cheia de pedra solta e areia, vou usar 100% do freio traseiro, nem vou pensar em relar no manete dianteiro... Ainda sou a favor do ABS obrigatório, isso sim é segurança.

somniu
04-08-14, 16:13
já foi provado que o ideal é usar 30% do freio traseiro.. e 70% do freio dianteiro.. se conseguir reduzir a marcha melhor ainda. Mais em terrenos escorregadios, com muita chuva, terra.. esse tipo de coisa.. não uso o dianteiro nunca.. no máximo dou uma encostada. Se o traseiro escorregar.. vc ainda segura a moto, agora o dianteiro escorregar é chão. Quando vc aciona o freio todo peso vai pra roda dianteira.. por isso que a traseira escorrega.

sergiotucano
04-08-14, 16:51
Mas esse sistema não é quase o mesmo que o ABS?
Só faltou ele não travar por completo...

Outra... "operação" da moto não é modificada com isso?

chiccoli
04-08-14, 16:56
o freio traseiro a tambor ali é algo lindo pra um sistema tão tecnológico! =D
Eu sempre achei que isso fosse uma frescura e tudo mais, CBS, ABS e gambiarras afins.
Depois de dar uma volta aqui e outra ali, eu descobri que o abs é um sistema quase(!) sem falhas. mas enche o saco de andar. mas o CBS, ainda mais nessa gambiarra ai, é algo totalmente desnecessário e fora de qualquer parâmetros, se não o comercial ( que por mim estaria falido, pois não compraria, claro. ).
porém o limite total do freio 100% na mão comecei a achar algo perigoso, ainda mais depois de um incidente que eu tive ontem. ( imprudência minha + regulagem desproporcional da moto pra rua + desatenção da outra parte )

Isac-RJ
04-08-14, 19:57
Minha opinião:CBS só com ABS.
Sem ABS é gambiarra.

corsani
04-08-14, 21:04
se não me engano na scooter da dafra ja tem esse sistema com ABS. é bom mas mesmo assim do asfalto pro barro tem que ter cuidado

- - - Updated - - -

esse sistema sem o ABS só é bom para aqueles qua não usam, tem medo ou não sabem usar o freio dianteiro

roggarcia
04-08-14, 21:10
Galera que fica criticando tem que entender que muuuita gente por aí mal sabe frear corretamente uma moto (maioria, talvez). Isso vai salvar a vida de muitos destes (já que já vem configurado de um moto generalista).
Ou seja: maioria manda (principalmente quando se fala em uma moto tão popular quanto as Titan). Fim.

Motaro
04-08-14, 21:58
Titan 2015 CBS...
Vale dizer que o preço aumentou 200 reais. Imagina a facada que não tá um modelo desses?
Bjs pros Hondeiros, q a CG tá logo logo encostando em 10 paus na concessionária e virando moto ostentação.

Defeacer
04-08-14, 22:40
Já disse aqui:

Brasileiro acha corta-corrente, sensor de descanso, abs, lampejador, luz alta, freio a disco, tudo coisa dispensável... Aí quando vem moto pelada reclamam.

Brasileiro gosta de moto de 150 com aparência de 1000 cc, painel com conta giros, velocímetro digital, hodômetro parcial e total, temperatura do óleo, temperatura do ar do escape, nível do óleo no motor, manete com regulagem de altura, retrovisor minúsculo, roda de liga leve, pedaleira retrátil e mais um monte de porcaria que enche os olhos do brasileiro.

Moto boa pra brasileiro é moto que parece grande, seja barulhenta e tenha presença, só isso!

Fico pensando, será que a Honda sendo detentora absoluta do mercado de motos nacional, sonho de consumo de milhares de brasileiro, iria colocar no mercado, na moto mais vendida da montadora, um sistema de freio que não seja realmente eficiente? Um sistema que pode prejudicar alguém?

Lembro que meteram o pau na PCX com o sistema de start-stop, e até hoje não vi ninguém vir aqui falar que deu problema.

Nego acha que sabe mais do que uma penca de engenheiros japoneses que devem ter no mínimo uma penca de pós-graduação no lombo, mestrado, doutorado...

E a cada ano toda moto vai ficar mais cara, inevitavelmente.


Agora pensa... O cara indo pra casa 8 hora da noite, transito tranquilo, o cara pensando na janta, na patroa, aí nem percebe e passa num desnível na rua, num relevo ou um veículo fecha ele, o cara nem tem tempo de reação, nem consegue pensar em frear.. Um sistema desse pode amenizar uma queda, salvar uns membros, salvar uma vida... A não ser que aqui só tenha pessoas incrivelmente perfeitas que nunca na vida desviaram a atenção pra alguma outra coisa enquanto estava em cima de uma moto. Mesmo que tenha, é um público pequeno frente ao público geral da Honda.

roggarcia
04-08-14, 22:49
Agora pensa... O cara indo pra casa 8 hora da noite, transito tranquilo, o cara pensando na janta, na patroa, aí nem percebe e passa num desnível na rua, num relevo ou um veículo fecha ele, o cara nem tem tempo de reação, nem consegue pensar em frear.. Um sistema desse pode amenizar uma queda, salvar uns membros, salvar uma vida... A não ser que aqui só tenha pessoas incrivelmente perfeitas que nunca na vida desviaram a atenção pra alguma outra coisa enquanto estava em cima de uma moto. Mesmo que tenha, é um público pequeno frente ao público geral da Honda.




Pois é Defeacer...
Mas é que sempre se encontra na internet aquela galera que diz "ABS é totalmente indispensável, quem sabe frear freia com a mesma segurança em qualquer situação blablabla" (sério, toda vez que leio/ouço isso dá vergonha alheia, e olha que é fácil achar esse povo na internet).
Agora imagina então com algo mais simples, como esse CBS...

Defeacer
04-08-14, 23:12
Pois é Defeacer...
Mas é que sempre se encontra na internet aquela galera que diz "ABS é totalmente indispensável, quem sabe frear freia com a mesma segurança em qualquer situação blablabla" (sério, toda vez que leio/ouço isso dá vergonha alheia, e olha que é fácil achar esse povo na internet).
Agora imagina então com algo mais simples, como esse CBS...

Pois é, o cara aprende a frear na net e acha que sabe frear, um cara pra saber frear mesmo tem que ter aprendido MUITO na raça. Treinado mesmo, pra ficar automático no cérebro, isso é a minoria absoluta, agora a maioria que anda de CG por aí, toma uma fechada bruta de um bi-trem, consegue sair ileso, aí o cara acha que sabe frear, não olha o fator sorte e/ou outros fatores.

Pra mim, qualquer coisa que acrescente em segurança, vindo de uma montadora renomada, é MUITO bem vindo.

sergiotucano
04-08-14, 23:46
Isso me fez lembrar uma passagem na minha primeira aula do cursinho teórico...

A Professora da a seguinte situação: Um veículo na pista da esquerda numa BR qualquer, um cachorro passa a frente, qual seria a atitude correta?
Desviar?
Frear?
Passar por cima?

Obviamente ela disse que seria passar por cima... Claro que a mesma se esqueceu do sistema de freio ABS, um veículo com ABS conseguiria tranquilamente frear desviando do cachorro, nesta situação hipotética.

Calro que o CBS não é de forma alguma inseguro, mas faria muito mais sentido com o ABS!

Agora, uma dúvida surgiu, pisei no freio traseiro, automaticamente o sistema acionou o frontal, mas e se eu apertar o frontal? Obviamente ele trabalha com redundância não? Mas para qual vai a prioridade?

Carlos Henrique
05-08-14, 00:30
O grande problema desse CBS é em situações específicas onde o uso de 70% do freio dianteiro não é recomendado, por exemplo, vc ta descendo uma rua de terra molhada com garupa, nessas condições o ideal é usar mais o traseiro e menos o dianteiro, mas com o sistema CBS a freada fica prejudicada pois se vc apertar muito o pé no pedal o da frente vai ser automaticamente acionado em maior proporção. Fora que as pessoas vão ficar ainda mais ignorantes sobre frenagem, pois não vão poder praticar da forma correta, vai estar tudo ali fazendo todo o trabalho por ela..
Eu ja disse isso aqui uma vez e repito, eu acho mesmo, é que os motociclistas em geral tem que aprender a PILOTAR a moto e não a andar de moto!

Overboost
05-08-14, 01:31
O problema é o sujeito achar que funciona igual ao ABS...

Bruno Rafael
05-08-14, 06:47
E a hora que o sistema totalmente seguro de freio a tambor da Honda ficar gasto e sobrar só o disco da frente? Acho o cumulo alguém curtir essa ideia em uma moto que ainda usa freio a lona em 2014

roggarcia
05-08-14, 08:12
E a hora que o sistema totalmente seguro de freio a tambor da Honda ficar gasto e sobrar só o disco da frente? Acho o cumulo alguém curtir essa ideia em uma moto que ainda usa freio a lona em 2014

Mesma coisa caso a pastilha do freio a disco fique só no ferro, que pode acontecer em qualquer moto de qualquer cilindrada...

Bruno Rafael
05-08-14, 08:31
Mesma coisa caso a pastilha do freio a disco fique só no ferro, que pode acontecer em qualquer moto de qualquer cilindrada...

Claro, mas geralmente a lona gasta ou envidra mais rápido que a pastilha

somniu
05-08-14, 08:38
verdade.. pra esse sistema ser eficiente tem que estar com a manutenção em dia.. e como sabemos 98% dos caras que andam de 125 ou 150 andam com a moto em estado deplorável

halvaro
05-08-14, 09:02
Titan 2015 CBS...
Vale dizer que o preço aumentou 200 reais. Imagina a facada que não tá um modelo desses?
Bjs pros Hondeiros, q a CG tá logo logo encostando em 10 paus na concessionária e virando moto ostentação.

Aonde que a Titan EX ta encostando 10 mil, aqui já era 10.850,00 a 2014 sem o CBS

- - - Updated - - -


Já disse aqui:

Brasileiro acha corta-corrente, sensor de descanso, abs, lampejador, luz alta, freio a disco, tudo coisa dispensável... Aí quando vem moto pelada reclamam.

Brasileiro gosta de moto de 150 com aparência de 1000 cc, painel com conta giros, velocímetro digital, hodômetro parcial e total, temperatura do óleo, temperatura do ar do escape, nível do óleo no motor, manete com regulagem de altura, retrovisor minúsculo, roda de liga leve, pedaleira retrátil e mais um monte de porcaria que enche os olhos do brasileiro.

Moto boa pra brasileiro é moto que parece grande, seja barulhenta e tenha presença, só isso!

Fico pensando, será que a Honda sendo detentora absoluta do mercado de motos nacional, sonho de consumo de milhares de brasileiro, iria colocar no mercado, na moto mais vendida da montadora, um sistema de freio que não seja realmente eficiente? Um sistema que pode prejudicar alguém?

Lembro que meteram o pau na PCX com o sistema de start-stop, e até hoje não vi ninguém vir aqui falar que deu problema.

Nego acha que sabe mais do que uma penca de engenheiros japoneses que devem ter no mínimo uma penca de pós-graduação no lombo, mestrado, doutorado...

E a cada ano toda moto vai ficar mais cara, inevitavelmente.


Agora pensa... O cara indo pra casa 8 hora da noite, transito tranquilo, o cara pensando na janta, na patroa, aí nem percebe e passa num desnível na rua, num relevo ou um veículo fecha ele, o cara nem tem tempo de reação, nem consegue pensar em frear.. Um sistema desse pode amenizar uma queda, salvar uns membros, salvar uma vida... A não ser que aqui só tenha pessoas incrivelmente perfeitas que nunca na vida desviaram a atenção pra alguma outra coisa enquanto estava em cima de uma moto. Mesmo que tenha, é um público pequeno frente ao público geral da Honda.




Agora falou bonito, é bem isso mesmo.

Pior é o seguinte. Se fosse a Yamaha ou outra marca que tivesse lançado isso, estariam batendo palmas, mas como é a Honda, e ela obviamente cobra de justamente por essas melhorias, é bobagem, não vai prestar, é incrível isso, um complexo interminável dessa gente.

cleverton.lima
05-08-14, 09:13
Eu soube a importância do ABS (no carro) quando uma criança cruzou na frente do meu ex-civic. Se não tivesse ABS, com certeza teria atingido o menino. Eu, que me achava um motorista experiente, não saberia sair daquela situação. Pé no freio com força total (subir na calçada não dava, tinha gente. Carros vindo pela outra pista e, por sorte, ninguém na traseira).

Quando comprei moto, comprei a menor possível (para aprender, até por que não sabia e não sei andar de moto) e tive que abrir mão, mas, no meu projeto de UPs tenho uma relação de itens obrigatórios que inclui o ABS para toda e qualquer próxima aquisição.

Com a idade a gente vai aprendendo que a segurança é mais importante do que aceleração, estética, potência, etc.

Agora, o CBS pode ser substituído por treino. Me habituei a pilotar com as mãos SEMPRE nos manetes de freios e sempre usar os dois juntos, com maior ou menor intensidade.

tenho treinado (de vez em quando e quando está vazia a via) freadas em terra, força total de parada de asfalto, em curva, asfalto molhado...Graças a Deus ainda não precisei de verdade.

Se no reflexo eu forçar o máximo do freio,como fiz no carro, me ferro.

somniu
05-08-14, 09:16
[QUOTE=halvaro;905456]Aonde que a Titan EX ta encostando 10 mil, aqui já era 10.850,00 a 2014 sem o CBS

- - - Updated - - -



a minha titan ex 2014 paguei 8500 logo assim que saiu.. tenho ate a nota aqui pra não esquecer kk

halvaro
05-08-14, 09:48
[QUOTE=halvaro;905456]Aonde que a Titan EX ta encostando 10 mil, aqui já era 10.850,00 a 2014 sem o CBS

- - - Updated - - -



a minha titan ex 2014 paguei 8500 logo assim que saiu.. tenho ate a nota aqui pra não esquecer kk

Ótimo preço, isso é um achado, apenas 500,00 acima do sugerido no site, aqui faz tempo que não vou a CC, mas logo no inicio era o que eu falei, 10.850,00 sem choro, é mole ? Agora talvez tenha diminuido, teria que ver como está.

PS: Achei um anuncio da Motonda agora, está 9.990,00 a EX 2014

Em SP é realmente bem mais barato, mas nós daqui do PR não podemos comprar em SP, até isso tem.

cleverton.lima
05-08-14, 09:51
[QUOTE=somniu;905458]

Ótimo preço, isso é um achado, apenas 500,00 acima do sugerido no site, aqui faz tempo que não vou a CC, mas logo no inicio era o que eu falei, 10.850,00 sem choro, é mole ? Aqui no PR realmente é complicado, mafia das CC.

Estive na CC de Pinhais (Blokton?) tava 10.900,00 a titan. Nem olhei o modelo pq não me interessa, mas fiquei com medo do gerente sacar a arma a qualquer momento para anúnciar o assalto.

halvaro
05-08-14, 10:07
[QUOTE=halvaro;905459]

Estive na CC de Pinhais (Blokton?) tava 10.900,00 a titan. Nem olhei o modelo pq não me interessa, mas fiquei com medo do gerente sacar a arma a qualquer momento para anúnciar o assalto.

KKKKK, é bem isso mesmo, aqui no PR chegam a colocar 2 mil de ágio em cima do preço sugerido, e não tem choro, no consorcio é mais vantagem, ela acaba saindo por menos do que pedem a vista, vai entender.

somniu
05-08-14, 10:11
[QUOTE=somniu;905458]

Ótimo preço, isso é um achado, apenas 500,00 acima do sugerido no site, aqui faz tempo que não vou a CC, mas logo no inicio era o que eu falei, 10.850,00 sem choro, é mole ? Agora talvez tenha diminuido, teria que ver como está.

PS: Achei um anuncio da Motonda agora, está 9.990,00 a EX 2014

Em SP é realmente bem mais barato, mas nós daqui do PR não podemos comprar em SP, até isso tem.

acredito que o valor da moto aumento.. comprei a minha em setembro do ano passado.. ate o preço sugerido estava quase mil reais mais baixo.. se fosse hoje não compraria essa moto.. quase o valor de uma 250.. por isso que a fan 150 ta vendendo bem.. praticamente a mesma moto só que mais barata

edynho leal
05-08-14, 13:13
Será que apenas eu não entendo essa idéia de acionar os dois freios simultaneamente segura? Eu sei que a melhor frenagem se faz com os dois freios, mas existem situações que eu nem pensaria em usar o freio dianteiro, imagina eu lá descendo uma ladeira cheia de pedra solta e areia, vou usar 100% do freio traseiro, nem vou pensar em relar no manete dianteiro... Ainda sou a favor do ABS obrigatório, isso sim é segurança.Concordo. Se estão tÃo preocupados com a segurança do piloto,deveriam oferecer de série o ABS.

cleverton.lima
05-08-14, 14:19
Em SP é realmente bem mais barato, mas nós daqui do PR não podemos comprar em SP, até isso tem.

Será? Me atiçou a curiosidade e fiz uma rápida busca:
Nessa cartilha do DETRAN (http://www.fazenda.pr.gov.br/arquivos/File/IPVA/CARTILHA_DO_IPVA2013.pdf), ítem 26:

26 – ONDE PAGAR O IPVA NA AQUISIÇÃO DE VEÍCULO NOVO ADQUIRIDO EM OUTRA UNIDADE DA FEDERAÇÃO?
O pagamento do IPVA deverá ser efetuado no Estado onde for realizado o 1º registro do veículo, independente do Estado onde for adquirido, bem como do domicílio tributário do proprietário.

Não esclarece nada, mas também não dá a certeza da impossibilidade da compra de zero km em outro estado.

Assim que tiver um tempo, vou pesquisar mais a fundo.

Defeacer
05-08-14, 14:29
Com o Star-stop uma galerinha pensava que era um sistema mal planejada.

Obviamente esse sistema não vai usar o freio dianteiro da mesma forma do traseiro e vice-versa.
E obrigação de quem tem moto com freio a tambor é dar manutenção.

Povo fazendo xororo por conta de melhoria na segurança das motos, é pra acabar mesmo

halvaro
05-08-14, 14:36
Será? Me atiçou a curiosidade e fiz uma rápida busca:
Nessa cartilha do DETRAN (http://www.fazenda.pr.gov.br/arquivos/File/IPVA/CARTILHA_DO_IPVA2013.pdf), ítem 26:

26 – ONDE PAGAR O IPVA NA AQUISIÇÃO DE VEÍCULO NOVO ADQUIRIDO EM OUTRA UNIDADE DA FEDERAÇÃO?
O pagamento do IPVA deverá ser efetuado no Estado onde for realizado o 1º registro do veículo, independente do Estado onde for adquirido, bem como do domicílio tributário do proprietário.

Não esclarece nada, mas também não dá a certeza da impossibilidade da compra de zero km em outro estado.

Assim que tiver um tempo, vou pesquisar mais a fundo.

Não tem nada a ver com IPVA e outras leis, é apenas um esquema das proprias Concessionárias, para preservar o seu mercado regional, é um cartel das CC, eles não vendem para pessoas de outro estado, ou pelo menos dificultam isso ao maximo, mas as vezes nem vale a pena mesmo.

- - - Updated - - -


Concordo. Se estão tÃo preocupados com a segurança do piloto,deveriam oferecer de série o ABS.

O fabricante está preocupado com o mercado, e no mercado existem pessoas preocupadas com segurança, então nada mais obvio atender esse consumidor oferecendo essas opções, pra quem não se interessa por isso tem modelos até com freio a tambor dianteiro.

- - - Updated - - -


Com o Star-stop uma galerinha pensava que era um sistema mal planejada.

Obviamente esse sistema não vai usar o freio dianteiro da mesma forma do traseiro e vice-versa.
E obrigação de quem tem moto com freio a tambor é dar manutenção.

Povo fazendo xororo por conta de melhoria na segurança das motos, é pra acabar mesmo

xororo é o que mais tem, se não gostam , se acham que não presta ou que é desnecessário, é só não comprar, o bom
é que temos opções para todos os gostos e necessidades

Bruno Rafael
05-08-14, 14:41
Com o Star-stop uma galerinha pensava que era um sistema mal planejada.

Obviamente esse sistema não vai usar o freio dianteiro da mesma forma do traseiro e vice-versa.
E obrigação de quem tem moto com freio a tambor é dar manutenção.

Povo fazendo xororo por conta de melhoria na segurança das motos, é pra acabar mesmo

Hey! Ngm aqui está de "xororo" pela melhoria na segurança, se esse sistema novo fizer da moto mais segura eu acho válida, mas a dúvida principal é se isso é de fato mais seguro ou é apenas marketing da montadora.

halvaro
05-08-14, 14:51
Hey! Ngm aqui está de "xororo" pela melhoria na segurança, se esse sistema novo fizer da moto mais segura eu acho válida, mas a dúvida principal é se isso é de fato mais seguro ou é apenas marketing da montadora.

Não é o que demonstram alguns posts anteriores, e quanto se é mais seguro, obviamente se espera que um fabricante sério faça testes do sistema antes de colocar no mercado, alias, como eu citei anteriormente ele já está no mercado, no modelo PCX que tb tem esse sistema.

Defeacer
05-08-14, 15:18
PCX se achava que era marketing o start-stop, até hoje não vi um relato de problema se quer, nem problemas crônicos.

Amigo, desde quando Honda precisa de marketing? Olha o número de vendas da Fan, uma empresa que consegue vender aquela porcaria do tanto que vende pelo preço que vende, nem precisa mais de marketing.

PCX e Lead são voltadas pro público feminino, e me desculpe as mulheres daqui (se é que existe uma) mas a maioria das mulheres não sabem frear e/ou passar marchas numa moto. Se a Honda investiu nesse sistema pra esse público, e não há relatos de problemas, então creio eu que na Titan não haverá problemas.

E duvido muito que a Honda faria uma gambiarra nesse freio, deve ser um sistema bem trabalhado e funcional.

Tqf2
05-08-14, 15:48
Ótimo.........
Quem não gostou, terá uma infinidade de outras opções no mercado, basta comprar outra.........

halvaro
05-08-14, 15:50
Ótimo.........
Quem não gostou, terá uma infinidade de outras opções no mercado, basta comprar outra.........

Exatamente, é interessante ter opções para todos os gostos e necessidades, temos tambor, disco, abs, cbs, cada um compra
o que lhe convém, interessante é ter as opções.

sergiotucano
05-08-14, 16:57
Quem achou desnecessário, então, não pode criticar, é isso?

Bah...

Defeacer, Escreveu muito baseado em pré-conceitos hein, ou é instrutor de auto escola e teve essa percepção das suas alunas?

Penso que existem tecnologias e tecnologias... não é por que vai bem na PCX que tem que ir bem na Titan, as operações delas são diferentes, o terreno que elas foram feitas para andar também...

Enfim, CBS é um sistema mercadológico, por que?
Explico:

Nem sempre o que é vendido como item para segurança é verdadeiramente pensado na segurança, tem muito de mercado, marketing. A Honda precisa? Claro! A final, ela não pode ficar parada, se não as concorrentes engolem, pode demorar, mas engole.

CBS é algo intermediário ao ABS que, acho eu, seria um ótimo complemento ao ABS mas não para uso separado.

Minha próxima moto terá CBS? Com certeza não, terá ABS? Se o dinheiro deixar, com certeza sim!

Mas no final é isso mesmo halvaro, temos várias opções para escolher! Só não venham querer me convencer de que eu não posso criticar o sistema ou de que ele é mil maravilhas...

corsani
05-08-14, 18:02
como citei, isso é apenas um sistema pra quem tem dificuldade de pilotar usando os 2 freios. conheço gente que vende a moto e a unica coisa nova é o freio dianteiro por não usar. nisso esse sistema AJUDA mas não a milagre porque numa estrada de asfalto quem sabe mesmo pilotar chega a usar mais de 80% o freio dianteiro e numa estrada de areião ou calçada de predas o uso do freio dianteiro chega a ser usado menos que o dianteiro em certas cituações.
outra coisa, a dafra a tem esse sistema em scooters e ninguem falou nada, então não venham dizer que só porque a honda lançou todo mundo critica.
só um ingenuo não percebe que um simples motociclista que sabe doar os 2 freios em qualquer terreno põe esse sistema no bolso

Defeacer
05-08-14, 19:58
Quem achou desnecessário, então, não pode criticar, é isso?

Bah...

Defeacer (http://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=24883), Escreveu muito baseado em pré-conceitos hein, ou é instrutor de auto escola e teve essa percepção das suas alunas?

Penso que existem tecnologias e tecnologias... não é por que vai bem na PCX que tem que ir bem na Titan, as operações delas são diferentes, o terreno que elas foram feitas para andar também...

Enfim, CBS é um sistema mercadológico, por que?
Explico:

Nem sempre o que é vendido como item para segurança é verdadeiramente pensado na segurança, tem muito de mercado, marketing. A Honda precisa? Claro! A final, ela não pode ficar parada, se não as concorrentes engolem, pode demorar, mas engole.

CBS é algo intermediário ao ABS que, acho eu, seria um ótimo complemento ao ABS mas não para uso separado.

Minha próxima moto terá CBS? Com certeza não, terá ABS? Se o dinheiro deixar, com certeza sim!

Mas no final é isso mesmo halvaro (http://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=26152), temos várias opções para escolher! Só não venham querer me convencer de que eu não posso criticar o sistema ou de que ele é mil maravilhas...

É a convivência... Mas não vou entrar nesse assunto pra não desviar totalmente o rumo da prosa.

RafaelSMG
05-08-14, 23:44
Pelo menos vai diminuir o numero de peão deslizando de lado pq a lotação fechou e meteu o pé duma vez no freio traseiro, isso na minha opinião é inovação. Ninguem pensa sempre pra frear... se abs pras pequenas por enquanto é inviavel, o tal do cbs ja é alguma coisa, pra frente é que se anda.

edynho leal
06-08-14, 08:52
Quem achou desnecessário, então, não pode criticar, é isso?Bah... Defeacer, Escreveu muito baseado em pré-conceitos hein, ou é instrutor de auto escola e teve essa percepção das suas alunas?Penso que existem tecnologias e tecnologias... não é por que vai bem na PCX que tem que ir bem na Titan, as operações delas são diferentes, o terreno que elas foram feitas para andar também...Enfim, CBS é um sistema mercadológico, por que?Explico:Nem sempre o que é vendido como item para segurança é verdadeiramente pensado na segurança, tem muito de mercado, marketing. A Honda precisa? Claro! A final, ela não pode ficar parada, se não as concorrentes engolem, pode demorar, mas engole. CBS é algo intermediário ao ABS que, acho eu, seria um ótimo complemento ao ABS mas não para uso separado. Minha próxima moto terá CBS? Com certeza não, terá ABS? Se o dinheiro deixar, com certeza sim! Mas no final é isso mesmo halvaro, temos várias opções para escolher! Só não venham querer me convencer de que eu não posso criticar o sistema ou de que ele é mil maravilhas...EXATAMENTE. O C-ABS ( combined-ABS) que a Honda utiliza nas suas motos é digno de elogios.Entretanto,minha opinião é que utilizar os sistemas separados é mais como uma jogada de marketing.Vale lembrar que o scooter Citycom 300 da Dafra foi anunciado semanas atrás que virá com o mesmo sistema CBS,e mesmo assim recebeu críticas,provavelmente pelo adesivo que ostenta.Com a Titan é diferente?Para mim não.

mdorigon
06-08-14, 16:12
O sistema cbs é uma otima noticia mesmo, se for a um preço acessivel melhor ainda. Bom seria se fosse o c-abs que o Edynh sitou antes de mim. Mas em fim... ainda preferiria que alem desses recursos, que são importantes, as pessoas soubessem conduzir uma moto corretamente, sabendo fazer curvas, trocar marchas, frear, entre tantas coisas, sem a ajuda dessa parafernalia toda... vejo que tão fazendo motos a prova de brações ao guiar ao inves de condutores evoluirem junto com as maquinas. Eu vejo essa historia de veiculos autonomos cada vez mais realidade...e acho que tão fazendo isso mais pra impedir incapacitados de guiarem seus veiculos do que por conforto.

RafaelSMG
06-08-14, 16:17
Justamente e ficaria até mais barato um rigor maior na formação e treinamento dos condutores. Porém enquanto isso pelo menos vão melhorando as maquinas pra reduzir ou tentar reduzir os acidentes. Aqui por exemplo a quantidade de gente sem habilitação é enorme e dai vc ja sente um desânimo danado

Carlos Henrique
06-08-14, 17:07
O sistema cbs é uma otima noticia mesmo, se for a um preço acessivel melhor ainda. Bom seria se fosse o c-abs que o Edynh sitou antes de mim. Mas em fim... ainda preferiria que alem desses recursos, que são importantes, as pessoas soubessem conduzir uma moto corretamente, sabendo fazer curvas, trocar marchas, frear, entre tantas coisas, sem a ajuda dessa parafernalia toda... vejo que tão fazendo motos a prova de brações ao guiar ao inves de condutores evoluirem junto com as maquinas. Eu vejo essa historia de veiculos autonomos cada vez mais realidade...e acho que tão fazendo isso mais pra impedir incapacitados de guiarem seus veiculos do que por conforto.
:clap::clap::clap::clap:

Defeacer
06-08-14, 18:08
O sistema cbs é uma otima noticia mesmo, se for a um preço acessivel melhor ainda. Bom seria se fosse o c-abs que o Edynh sitou antes de mim. Mas em fim... ainda preferiria que alem desses recursos, que são importantes, as pessoas soubessem conduzir uma moto corretamente, sabendo fazer curvas, trocar marchas, frear, entre tantas coisas, sem a ajuda dessa parafernalia toda... vejo que tão fazendo motos a prova de brações ao guiar ao inves de condutores evoluirem junto com as maquinas. Eu vejo essa historia de veiculos autonomos cada vez mais realidade...e acho que tão fazendo isso mais pra impedir incapacitados de guiarem seus veiculos do que por conforto.

Acho que não há uma estatística certa, mas creio que a cada 10 motoristas, uns 5 não sabem dirigir bem um carro ou moto. Por isso os carros tem vindo cada vez mais tecnológicos e menos "braçais", até mesmo os 1.0.

As motos pequenas nem IE costumam ter, não há auxílio em nada, os freios a tambor são uma porcaria, e muitas não vem com nenhum sistema de segurança na ignição de fábrica, facilitando muito o furto. Talvez o CBS seja o começo pra uma nova era das motos pequenas, porque infelizmente a realidade no Brasil, e quem sabe no mundo, é que nem todos que dirigem um veículo está 100% habilitado ou tem total controle do veículo, causando acidentes banais que podem ser fatais.

nando correa
07-08-14, 11:25
eu acho bacana pelo fato de mostrarem certa preocupação com a segurança, e quem sabe este nao é um passo para futuramente popularizar o C-ABS mesmo nas motos mais simples..

agora, eu acho que esse sistema em si nao vá ajudar muita coisa não.. há quem use apenas o freio dianteiro (principalmente nas pequenas quando ele é a disco), só o traseiro, e os dois.. esse sistema só vai ajudar a quem tem a mania de usar só o traseiro (mas eu imagino uma pessoa usando cautelosamente o traseiro numa curva molhada e asfalto sujo de lama, se esse sistema nao poderia fazer a roda dianteira deslizar...) e eu tenho pra mim que pessoas que usam mais o traseiro são as que andam mais devagar e cautelosamente, e mais, o perigo maior de queda entre as pessoas que nao sabem frear está principalmente no freio dianteiro, que desordena a motocicleta quando a dianteira desliza de modo que fica dificil controlar para um iniciante... para quem costuma usar o dianteiro, o sistema será inutil, e para quem usa os dois, tambem e pode até atrapalhar..

enfim.. não acho que va ajudar muito no que se refere a segurança, mas eu aprecio e respeito a intenção.. mas que seja um passo para o ABS ser popularizado.

abraço

_PACHECO
07-08-14, 11:29
Valido para o dia a dia de um motoboy, assim como eu já fui um, penso nos atuais e próximos.
Mas isso vai demorar 8 anos para dominar motos de entrega, isso se o maldito freio a tambor fosse excomungados para sempre de nossa humanidade motoqueira.

cabra de brasilia
07-08-14, 12:26
Eu que já tive moto com CBS conto os segundos de vontade de ter outra.......

Quanto aos baozão tem penca de opção sem sistema de segurança nenhuma......agora é torcer para esse baozão não entrar para a turma da pilha de Hornet retorcidas que vi ontem em uma concessionária......