PDA

Ver Versão Completa : Michelin Pilot Street x Pirelli Diablo Rosso II na Honda CBX 250 Twister



Francoufjf
06-09-14, 19:08
Fala Galera!!

Então, embora seja esta a minha primeira postagem, acompanho o fórum já há algum tempo e aproveito para "mandar um salve" (como díriam os paulistas...) pra galera mais especializada em motocas pequenas do Brasil: Pequenasnotaveis!! De fato, aqui tem de tudo e com um nível excelente para se conhecer essas que são a maioria das motos de nossas ruas.

Venho nesse post pedir a ajuda de vocês pois está na hora de eu trocar os surrados pneus Metzeler ME Speed da minha guerreira TW 2004, que inclusive duraram muito pouco para mim (7.500km e já no "osso"...), voltei no revendedor e ele teve a coragem de me dizer que foi a minha "tocada" e que eles duram bem mais que isso, é mole? Sei, nem se eu fosse motoboy e rodasse 100km/dia era pra ter gastado rápido assim a bagaça hehe.....

Como tenho que trocar mesmo, pensei em aproveitar e já colocar um material de primeira, visando mais conforto, durabilidade e qualidade, que é o que esses tais pneus radiais prometem. Meu uso é mais urbano (uns 20km/dia) e estrada raras vezes nos fins de semana. E, como eu já casei com a minha TW (ano 2004 e com 58.000km rodados...), já que não pretendo trocá-la por um picolé e duas balas juquinha como querem a maioria dos chicanos que me abordam nos faróis por aí, eu resolvi investir um pouco mais e colocar coisa boa na motoca.

Pra isso eu gostaria da opinião de vocês amigos: o que vocês acham desses pneus radiais? São mesmo muito melhores que os convencionais e valem á pena mesmo em um uso mais urbano? E quem tem a TW, rola de colocar esses pneus, eles ficariam bons na twistinha (ressalto que a minha está mantida a mais original possível..) ?
Por fim, se isso for mesmo uma boa, quais seriam os melhores: Michelin ou Pirelli?

Pra quem não conhece esses pneus, deixo os links das matérias de lançamento dos mesmos, eu fiquei bastante tentado pois eles prometem uma durabilidade até 30% a mais do que os comuns e ainda mais estabilidade na chuva e na estrada.....é, eu sei que o custo é salgado, mas a dúvida é justamente se compensa, se vale o investimento.

http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2013/06/06/michelin-lanca-primeiro-pneu-radial-para-miniesportivas/
http://www.pirelli.com/tyre/br/pt/motorcycle/genericContent/Diablo_Rosso_II

É isso, aguardo a ajuda de vocês.

Um abraço e valeu!

irai
06-09-14, 20:02
Amigo, creio que todos os pneus de moto vendidos hoje sejam radiais, e os Metzler que tu tem na tua, com certeza o são.

Quanto aos pneus que tu esteve olhando, ambos são muito bons, tem ótima aderência, mas não são a melhor escolha se tu quer durabilidade. Como tu anda muito mais na cidade, não acho que seja necessário um pneu com o grip de um Diablo Rosso, eu daria uma olhada no Sport Dragon, é um pneu mais duro e deve durar mais, mas não é duro ao ponto de ser inseguro, é mais que suficiente para um uso urbano ou rodoviário, desde que sem rompantes de esportividade, ehehe...

Quanto aos 30% a mais de durabilidade, me parecem ser sobre a versão mais antiga do mesmo pneu, e não sobre outras opções do mercado.

chiccoli
06-09-14, 20:15
Sobre os 30%, a propaganda da época falava sobre a sílica coloca no pneu, que tinha maior aderência e maior durabilidade, não sei o certo até onde é verdade..
Sobre a tocada eu queria saber pq os meus levorin traseiros não passam de 6 mil comigo =S, os pirelli de 4500. dizem que é muita frenagem, mas o dianteiro que eu grudo no freio já passou dos 14 mil e ta na metade ainda ..
Tinha esse tópico sobre esses pneus tbm:
http://www.pequenasnotaveis.net/threads/48078-Melhor-pneu-Michelin-Pilot-Street-Radial-x-Pirelli-Diablo-Rosso-II
Se colocar não esquece de falar o comportamento dela, qq melhorou

edynho leal
07-09-14, 10:37
Eu uso o par do Diablo rosso na minha Next. 110/70 dianteira e 140/70 traseira.O que posso dizer é que com relação ao pneu anterior,(sport demon) deu uma melhorada no grip realmente,me sinto mais seguro em curvas,e melhorou a estabilidade da moto.O ponto negativo é na frenagem,talvez pelo fato de os freios da Next serem bem fortes mesmo,mas em frenagens de emergência,a roda traseira derrapa um pouco mais que com o pneu anterior.Explico:O pneu Diablo rosso,como consta nos anúncios, foi desenvolvido para pequenas esportivas,tendo a banda de rodagem uma área slick um pouco maior que os pneus convencionais.Essa parte lisa do pneu,como todos sabem,tende a deslizar com mais facilidade.Eisso ocorre também com o Pilot street da Michelin,ou seja,são pneus que foram feitos para correr.Para o dia-dia,acompanho a sugestão do irai,opte por um pneu convencional,além de mais barato,pode evitar algum susto na cidade. abraço.

chiccoli
07-09-14, 14:59
Ué.., a parte slick era pra segurar mais em piso seco.. =S

irai
07-09-14, 15:20
O Diablo Rosso II é um pneu bicomposto, a parte central slick também é a parte mais dura, feita para ter menor resistência ao rolamento em reta, e assim garantir maior velocidade final, enquanto as laterais são feitas de um composto mais macio, com maior aderência. Mas não acho que isso possa resultar em perda de controle da moto, o objetivo é justamente o oposto, pode acontecer sim, que se tenha que ajustar a forma de frear para aproveitar melhor as características do pneu.

Quanto ao Pilot Street, eu não conheço direito esse pneu, mas a primeira impressão, nos testes, é muito boa. Acho até que vou mudar meu posicionamento neste tópico, pois não esperava que o desempenho na capacidade de frenagem estivesse tão além do conseguido com pneus mais simples.

http://www.automotivebusiness.com.br/imagem/PilotSreetRadial.gif

Eu reconhecia o potencial deste pneu, e Diablo Rosso nas curvas, principalmente em alta, mas sendo o desempenho deste Michelin tão superior ao de um Sport Demon nas frenagens, penso que vale sim o investimento mesmo para uso urbano.

Francoufjf
08-09-14, 11:57
Iraí

Cara, nem fazia ideia que os pneus de hj já são radiais hehe....mas uma das minhas tentações com relação a estes pneus é justamente sobre a segurança que parece maior com eles, pelo menos pelo que esses testes apresentam.

chiccoli

Ou nem tinha visto que já havia um tópico nesse sentido, valeu o toque. De todo o jeito a dúvida ainda persiste quanto ao uso na TW. Eu vi que você tem uma, então você bem sabe como a bicha é "nervosinha" né hehe...assim fico preocupado em botar essas paradas mais refinadas nela

edynho leal

Perfeito, se usar vou atentar para a frenagem e essas diferenças de grip.....achei que haveria muito mais vantagem mesmo em uso urbano, mas já não sei.....


Então amigos, pelo visto vou ter que testar mesmo. De fato, como vou usar mais na cidade, não sei se vale à pena como vocês já falaram, ainda mais se for pra complicar a minha tocada como o edynho falou.....
Agora esse negócio de "miniesportiva" é meio perfumaria não? Isso porque, por exemplo, a CB 300 e a TW são bem similares, com vantagem maior até para a TW que, como já foi muito bem discutido aqui e com todo o respeito aos cbzeiros, tem um acerto e uma maturação de projeto muito melhor do que a cbzinha e o seu upgrade toscamente feito para as 300cc....
Daí porque, pra mim, se serve na CB, tanto mais a parada vai servir na TW....ou não?

irai
08-09-14, 12:36
Quando o colega falou em mini esportivas, não acho que ele,tenha se referido à CB, e sim à Ninjinha 300 e outros monstrinhos que não temos por aqui, como Yamaha R25, Hero 250, Ktm RC390 e outras coisas do tipo.

Depois de ver o teste de frenagem, estou achando é que compensa o Pilot Street mesmo para uso urbano, mas ainda quero ver um comparativo direto dele com o Diablo Rosso II.

dalton
08-09-14, 12:43
Pessoal só esta sendo lançado agora pneus radiais para motos pequenas, o Diablo Rosso é um deles por isso é bem mais caro, tem um modelo da Michelim também de resto todos são diagonais.Minha Comet esta com o penu traseiro no fim também e estou pensando se vou de Michelin ou Pirelli mas sera um radial.Quanto ao gasto realmente vai da tocada mesmo, arrancadas, reduzidas, frenagens bruscas, acabam com o pneu, na minha antiga TW o pneu Metzeler ME Speed durou 10000 KM.

irai
08-09-14, 18:09
Bah, tens razão Dalton. Eu podia apostar que não se fabricavam mais pneus diagonais. Obrigado pela correção.

Francoufjf
15-09-14, 15:00
Amigos, agradeço muito a contribuição de vocês, devo adquirir esses pneus até o fim do mês.
Logo que colocar eles na TW eu informo aqui o comportamento e demais detalhes.

No mais, a dúvida agora é se devo colocar apenas na traseira (pois o dianteiro, surpreendentemente, ainda roda um pouco...) ou se já coloco dois novos de uma vez.
Fora isso, após a km pra tirar a cera, é só observar o pneu mesmo certo? Digo porque, como nunca vi esses pneus em twister, não sei se tem alguma reação de shiming, sair de traseira e essas coisas perigosas....

Valeu pessoal!

lucasryw
24-09-18, 17:58
Boa tarde, pessoal! O tópico é antigo, mas vou ter que ressuscitar, pois achei ele no Google e possui algumas informações incorretas. Hoje em dia (ainda) a maioria dos pneus não é radial, não. Estou procurando pneus radiais para a minha Ninja 250 e basicamente o que eu encontro são o Michelin Pilot Street Radial e o Pirelli Diablo Rosso II, sendo que a Michelin foi a primeira a fazer pneus radiais para motos de 250cc a 300cc. Metzeler ME Speed não é radial, nem Sport Dragon, nem Sport Demon. Pneus com construção radial possuem o R na nomenclatura escrita no pneu, ex: 130/70 R17; um pneu não-radial seria 130/70-17, com um "tracinho". Embora em anúncios na internet o pessoal colocar de forma errada, acham que é tudo a mesma coisa, mas no pneu vai estar escrito certo se ele for radial ou não.