PDA

Ver Versão Completa : Momento certo para trocar de marcha



luis_sbo
06-09-14, 19:29
Esse tópico é para os iniciantes/intermediário no mundo das motos :p se voce ja é experiente com certeza isso não vai adicionar nada ao seu conhecimento.
Recentemente eu aprendi uma "técnica" muito legal pra saber o ponto certo pra se trocar de marcha, é bem simples e obvia, mas acho que pouca gente iniciante conhece. A maioria de nós vai simplesmente pelo som do motor, fica bem obvio quando é necessário trocar de marcha, ainda mais quando se usa a mesma moto a muito tempo, com o tempo você acaba "domando" ela e pega todos os truques.
Mas e quando queremos aproveitar toda a potencia do motor ? Quando é melhor trocar de marcha? Muito responderiam "ah é só acelerar até cortar o giro e subir a marcha".. ERRADO
MUITO ERRADO :eek:

Como devem saber, qualquer motor a combustão não tem uma potencia e torque linear, o mesmo muda de acordo com a rotação, depende muito do projeto do motor, alguns tem maior potencia e torque em alto giro, outros em baixo giro. Portando:

O ponto ideal de trocar a marcha, é do modo que, ao subir de marcha, o RPM do motor abaixe para um valor o mais próximo possível, da rotação em que o motor apresenta seu maior TORQUE. De modo que ao retomar aceleração ele esteja em sua "força" maxima pra te empurrar pra frente :p
Explicando melhor....

Minha CB300 tem sua potencia declarada da seguinte forma no manual:

Potencia:
Gasolina: 26,53 cv a 7.500 rpm / Etanol: 26,73 cv a 7.500 rpm

Torque:
Gasolina: 2,82 kgf.m a 6.500 / Etanol: 2,86 kgf.m a 6.500 rpm


Ou seja, o ponto de maior torque do motor é a 6500RPM, (você deve observar o torque e não a potencia, se quiser saber o motivo e só dar uma pesquisada da diferença entre potencia e torque, se não vai ficar grande pra caramba o tópico D: KKK)
Lembrando que ao mudar o escape ou alguma coisa no motor a curva de potencia/toque já muda em relação ao original, nesse caso pra ter certeza de qual é a rotação, só em um dinamômetro.

Sabendo disso, vá dar uma volta com sua moto e repare no seguinte: Quando você sobe uma marcha, quantos RPM diminui? Lembrando que em algumas motos as marchas são mais curtas que outras, então pode variar de acordo com a marcha atual que você esta.
No caso da minha CB300 diminui cerca de 1200RPM + ou -
Pronto, você já sabe quando trocar de marcha de modo aproveitar todo torque do motor :clap:
No caso da minha cb300:

Se o maior torque ocorre a 6500RPM, e diminui cerca 1200RPM em cada subida de marcha, o ponto ideal pra mim trocar é a 7700RPM ;)

Bem simples né :D

Obviamente isso só funciona em motos com tacometro kk

irai
06-09-14, 19:48
Em geral, quando se quer desempenho, o ideal é mesmo isso aí, trocar de marchas de modo a aproveitar o melhor possível o torque e a potencia do motor, ou seja, manter o motor funcionando sempre dentro da chamada "faixa útil", que é o regime de rotações compreendido entre o torque máximo e a potência máxima. Na maioria das motos isso é fácil, mas em algumas esportivas com faixa útil muito curta, encontrar o momento ideal para a troca de marchas pode ser uma tarefa mais complexa.

Defeacer
06-09-14, 21:08
Deixa eu ver se eu consigo resumir:


O certo é esticar a marcha até quase no limite e passar a marcha rapidamente? Se for isso, a maioria aqui já sabe e é até uma recomendação pra melhor uso do motor e menor consumo.

Tacografo ou conta giros?

irai
06-09-14, 21:21
Para melhor consumo isso não funciona não, Defeacer, eheh... esse procedimento visa o maior desempenho, quanto ao consumo o papo é outro. A maior parte dos motores à combustão tem sua maior eficiência energética com aproximadamente 30% da rotação em que alcançam a potencia máxima, no caso da minha Next 250, que alcança seu pico de potência aos 7500RPM, o menor consumo se daria com o motor girando próximo à 2250RPM, mas existem outras variáveis a considerar, escalonamento do cambio, peso do conjunto moto/piloto, e mais outras tantas que eu nem saberia enumerar.

chriskopsch
06-09-14, 23:26
Cada um troca a hora que quer, mas é desnecessário esticar até quase o limite...

luis_sbo
07-09-14, 00:29
Deixa eu ver se eu consigo resumir:


O certo é esticar a marcha até quase no limite e passar a marcha rapidamente? Se for isso, a maioria aqui já sabe e é até uma recomendação pra melhor uso do motor e menor consumo.

Tacografo ou conta giros?


Cada um troca a hora que quer, mas é desnecessário esticar até quase o limite...




vcs ao menos tiveram o trabalho de ler :(?

em nenhum momento falei que era pra sair esticando até o limite..
e o correto é tacometro e nao tacografo KKKKK corrigido ja ;)

Dih_Xavier
07-09-14, 01:07
Uso esta técnica também,principalmente quando quero andar forte,é importante saber aproveitar o máximo que o seu motor oferece !

jorgetfs
07-09-14, 01:24
em motores mono, ele responde melhor se você jogar a marcha assim em rpm mais baixo, mas em motores de alto rpm (alguns 2 , 3 ou 4 cilindros ) pra seguir essa regra é preciso cortar quase no limite, esticar uma moto como hornet até o corte de giro, não visa o desempenho mas a emoção!
abs

vanessa r gaeta
07-09-14, 11:31
e quando a moto nao tem contagiro?

Kirisute Gomen
07-09-14, 12:24
e quando a moto nao tem contagiro?
Vai no ouvidômetro hehehe

irai
07-09-14, 13:05
Moto sem contagiros? Isso deveria ser proibido! Ehehe... Sinceramente, eu sinto falta do contagiros quase tanto quanto do velocímetro, e resistiria muito à ideia de comprar uma moto sem esse equipamento. Sem ele tem que ir no ouvido mesmo, dar umas esticadas até cortar o giro, para sentir até onde o motor vai, depois se acostumar com o som.

nando correa
07-09-14, 13:33
Acho que não compensa ficar esquentando a cuca com isso não...



Abraço

Dih_Xavier
07-09-14, 14:25
Gente,não é esticar até cortar giro,ou até o limite,é no máximo 2.000 RPMs acima da máxima de torque,creio que a maioria aqui faz isso e nem nota.

corsani
07-09-14, 14:43
todo iniciante acaba automaticamente aprendendo isso com um pouco de tempo. subida,descida, tipos de terrenos e etc. cada situação muda

sergiotucano
08-09-14, 09:45
A fórmula do primeiro post é ensinada por muitos e a ideal para moto com conta giros.

Eu tb acho ridículo muitas motos virem sem conta giros.

Infelizmente a Factor e a Titan 2006 não possuem.

luis_sbo
08-09-14, 21:26
realmente moto sem conta giros é tragico =(

cleverton.lima
11-09-14, 10:29
Como eu sou muito cabaço ainda, vindo das 4 rodas e da Burgman (CVT), me bati um pouco com as trocas de marcha. No carro, para situações do dia a dia, 2500/3000 giros são o suficiente, mas na Ténéré percebi de cara que o giro é sempre mais alto. Para não esguelar nem apanhar, troco na faixa dos 4500/5000 giros (dependendo do terreno e inclinação, pode ser com um pouco mais ou um pouco menos).

Pra um pouco de adrenalina uns 6000/6500...

Mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Um ou dois dias para ambientar e já era.

Francoufjf
15-09-14, 15:43
Amigos, vou tentar contribuir com o tópico mas sem adentrar nos detalhes técnicos, os quais já foram muito bem explicados.

É o seguinte: sabem aqueles tiozões, com larga experiência em carros, que dirigem "macio", de modo que vc quase não percebe a marcha entrar e ainda andam de 5ª marcha a uns 50/60 na cidade?

Então, essa é a manha para dirigir suave e ainda consumir o mínimo, porém ela exige um bom conhecimento do veículo, pois quanto mais marchas altas e rpm baixo melhor o consumo...só que vc tem que ter cuidado pra ver se não tá forçando o motor (fica tipo "xoxo" demais...)

Na moto é mais ou menos a mesma coisa, porém vc tem que ter sensibilidade para ver se a moto não tá forçando ou se o motor não tá engasgando. Na minha TW, por exemplo,como é carburada, é uma técnica bem apurada rodar assim pois ela tem grande tendência a engasgar (isso pq a bichinha gosta de girar o motor hehe, e cobra muito caro por isso na gasosa...)
Agora já na Fazer do meu pai é tranquilo fazer isso, pois, com injeção, o trabalho do motor é mais suave e até mais intuitivo vc usar uma marcha mais alta em uma rotação menor.

Com relação à outra forma de tocar, esticando as marchas, eu assino embaixo do que a galera aqui já disse. Porém faço uma ressalva quanto a sair esticando tudo até a faixa vermelha, muitas vezes isso só faz mais barulho e não entrega tanto desempenho (pelo menos no caso das 250/300), pois o segredo é ver a faixa de torque útil/torque máximo.

Bom, é isso, espero que tenha ajudado o pessoal iniciante nas duas rodas.