PDA

Ver Versão Completa : Crypton na ponta do lápis



Defeacer
21-09-14, 12:23
Minha Crypton completou 30 mil kms, todos na minha mão :P
30 mil kms e 2 anos e meio de moto, resolvi por na ponta do lápis tudo que eu já gastei com ela, exceto combustível:

E fiquei pasmo:

Óleo: 160 reais, trocado a cada 3 mil kms religiosamente, pagando 16 o litro na CC
Filtro de óleo: 90 reais, trocado religiosamente a cada 6 mil kms, pagando 18 reais na CC.
Mão de obra: 0 reais.

Cabo velocímetro: 15 reais
Mão de obra: 0 reais

Pneu traseiro: 1 City Demon, 160 reais, 2 Levorin dakar 79,00
Mão de obra: 15 reais ao total
Pneu dianteiro: 1 Levorin Dakar 79, 00 (vale lembrar que o original durou 21 mil kms)
Mão de obra: 5 reais

Relação: 75 reais colocada - original na cc ( durou até os 23 mil kms)
Mão de obra: inclusa

Lampada lanterna traseira - 3 lampadas até hoje - 3 reais
Mão de obra: 0 reais

Carga e água na bateria ( 1 vez até hoje aos 19 mil kms) - 10 reais

Filtro de ar - 15 reais
Mão de obra - 10 reais

Limpeza total no carburador - 30 reais

Manete freio dianteiro - 5 reais
Mão de obra - 0 reais

Remendos pneu traseiro - 60 reais aproximadamente

Isso é apenas peças e serviços indispensáveis, não calculei gastos com produtos pra limpeza, personalização e revisões, pois eu acredito que a moto pode viver sem isso.

Somando tudo isso, cheguei a este valor:
890 reais!

Fiz e refiz a conta várias vezes... Definitivamente essa moto é incrivelmente econômica, e olha que eu judio MUITO dela... Se colocar por alto o gasto com combustivel não passa de 1300 o custo de manutenção da pequena... Hoje eu não penso mais em up, vou ficar com ela e com o carrinho e está ótimo pra mim.

jorgetfs
21-09-14, 12:59
parabéns ! é raro ver alguém se dar tão bem com uma moto assim

dibars
21-09-14, 21:58
Igualzinho minha xt :p

brunobros
22-09-14, 00:17
Cara parabens, em 6 meses gastei (e terei que gastar mais) mais q isso :(
o antigo dono nao entendia de motos entao ja viu neh

halvaro
22-09-14, 09:14
E vamos que vamos, continua cuidando bem dela, vai longe

chiccoli
22-09-14, 11:12
minha cg era +/- isso, com combustivel, a twister da uns 2~2,5k por ano de despesas totais(doc, gas, pneu,etc.) e rodo muito menos.

irai
22-09-14, 12:49
Bah, isso que é economia! Moto boa, comprada 0Km, se for sempre bem cuidada, o gasto é baixo mesmo

dibars
22-09-14, 14:01
Pra quem quiser comprar, ou ter uma noção de quanto custa um moto grande, aí vai meus gastos com uma XT660 no ano de 2013.

Gastos em um ano XT660 (04/12/2012 a 04/12/2013)
R$16.895km rodados

Óleo e Filtro: R$ 278
Acessórios: R$ 350
Mão-de-Obra: R$ 447
Peças: R$ 603
Pneus: R$ 396
Kit: R$ 233
Licenciamento: R$ 837

Total: R$3.144 (sem incluir gasolina)

Se for incluir gasolina aumenta aí mais R$ 2.340.

Lembrando que eu só uso pneus, kit e pastilhas mais baratos do mercado (rinaldi, kmc, vaz, etc). Imagina se usasse pneu michelin, pastilha Nissim, KIT AFAM, etc.

Forni
22-09-14, 14:09
aew Defeacer, blz meu caro??? To impressionado pela economia, aproveitando o tópico, queria saber do desempeno dela ao subir morro... Peso 64 kgs e tenho 1,70 de altura... e quantos km/l ela faz mais ou menos??? abraços.....

Francoufjf
22-09-14, 17:36
Cara, é uma pena que os meus 1,90cm e quase 100kg fariam a cryptonzinha se arrastar dolorosamente pelo trânsito aqui da minha cidade, repleta de morros num sobe e desce interminável hehe....Digo isso porque, de fato, há uma grande vantagem econômica nessas pequenas motocas.

Eu gasto facilmente isso ou mais em apenas um ano com a minha twister 2004 (claro, se rodar na mesma poporção).

Se não fosse o meu gosto por girar a bichinha (sim a TW é bem nervosinha hehe), o que me custa bem caro aliás, e o fato de eu parecer rídiculo, um verdadeiro palhaço de circo nessas motinhas, acho que até dava pra encarar e deixar a TW só pras estradas.

Agora, como não é o caso, sigo a filosofia do meu pai motociclista tiozão da época que tampa de guaraná vinha com rolha: "moto pra mim ter que ter o tanque na frente sob meus joelhos".

Defeacer
22-09-14, 18:05
aew Defeacer, blz meu caro??? To impressionado pela economia, aproveitando o tópico, queria saber do desempeno dela ao subir morro... Peso 64 kgs e tenho 1,70 de altura... e quantos km/l ela faz mais ou menos??? abraços.....

Com esse seu peso e sua altura a moto vai te atender perfeitamente, em morros você nem vai sofrer. Eu faço uns 35 a 42 km/l dependendo da minha mão, com o trânsito travado ela bebe mais, em marginais e brs o consumo é muito baixo, quando eu pegava br todo dia, eu fazia uns 45 km/l.

Forni
23-09-14, 08:21
Defeacer, blz meu amigo??? sei que aqui não é um tópico apropriado mas aproveitando, você sabe se há uma diferença muito grande da crypton 115 pra biz 125 em termos de motos e ciclística ???? Obrigado pela atenção... (Mas pra mim a crypton é muito mais bela que a biz):D...

hbrasil
23-09-14, 10:15
Defeacer, blz meu amigo??? sei que aqui não é um tópico apropriado mas aproveitando, você sabe se há uma diferença muito grande da crypton 115 pra biz 125 em termos de motos e ciclística ???? Obrigado pela atenção... (Mas pra mim a crypton é muito mais bela que a biz):D...

Forni, não sei até que ponto a reportagem é imparcial, mas lá vai:

http://www.motonline.com.br/yamaha-crypton-t115-x-honda-biz-125/

Defeacer
23-09-14, 18:25
Defeacer, blz meu amigo??? sei que aqui não é um tópico apropriado mas aproveitando, você sabe se há uma diferença muito grande da crypton 115 pra biz 125 em termos de motos e ciclística ???? Obrigado pela atenção... (Mas pra mim a crypton é muito mais bela que a biz):D...

Bom, a matéria diz tudo certo. Já andei em Biz e posso lhe garantir, anda mais, arranca mais, é menos macia, é econômica e valente igual a Crypton... Só que eu jamais pagaria o que pedem numa Biz 0 km, com esse mesmo valor eu compro uma moto 125 0 km. Biz é pra quem realmente gosta mesmo pra comprar 0 km... Agora semi nova ou usada, aí vai de cada um, eu mesmo não pegaria.

RenanForni
23-09-14, 21:43
Mas há muito diferença de motor entre as duas ou é pouca coisa??? Sou eu o Forni, fiz outro cadastro porque deu pani no meu...kkkk

halvaro
24-09-14, 09:37
A unica razão para optar pela Crypton é preço, nenhuma das 2 é moto, são CUB ou motonetas, se puder pegar a Biz sem duvida é bem melhor, só a injeção eletrônica e o maior torque em baixa e espaço embaixo do banco já valem a diferença. A comparação mais justa seria da Crypton com a Biz 100, sendo que nesse caso a Crypton ganha no desempenho.

Quanto ao que foi falado na materia que a Honda petenteou o sistema de roda traseira menor para ter mais espaço no banco, acho meio questionável, a Shineray está vendendo um modelo, que é praticamente uma copia da Biz, chama-se Jet 125, com o mesmo sistema de roda dianteira 17 e traseira 14, a unica diferença para a Biz é ser carburada.

Por sinal to de olho nessa motoca

RenanForni
24-09-14, 09:41
Mas será que tudo isso vale 2 mil reais a mais, sendo que a biz 125 es ainda vem com freio a tambor...???

halvaro
24-09-14, 12:31
Mas será que tudo isso vale 2 mil reais a mais, sendo que a biz 125 es ainda vem com freio a tambor...???

Se vc ficar pra sempre com a Crypton quem sabe não vale a pena a diferença, mas tenta passar uma Crypton pra frente depois, se a Yamaha já quase não consegue vender ......... Não to dizendo que não vende, moto usada ta tudo dificil de vender, algumas quase impossível, e parte da diferença de preço vc recupera pela desvalorização menor.

O maior problema que vejo na Cruypton é estética mesmo, muito raquitica, mais parece uma bicicleta motorizada, painel muito feio, essa Shineray Jet 125, custa 5.900,00 completa, roda de liga, freio a disco, partida elétrica, mas estilisticamente muito bonita, igual a Biz, inclusive com o porta trecos embaixo do banco. Carburada por carburada, eu prefiro ela do que a Crypton.

hbrasil
24-09-14, 18:23
Se vc ficar pra sempre com a Crypton quem sabe não vale a pena a diferença, mas tenta passar uma Crypton pra frente depois, se a Yamaha já quase não consegue vender ......... Não to dizendo que não vende, moto usada ta tudo dificil de vender, algumas quase impossível, e parte da diferença de preço vc recupera pela desvalorização menor.

O maior problema que vejo na Cruypton é estética mesmo, muito raquitica, mais parece uma bicicleta motorizada, painel muito feio, essa Shineray Jet 125, custa 5.900,00 completa, roda de liga, freio a disco, partida elétrica, mas estilisticamente muito bonita, igual a Biz, inclusive com o porta trecos embaixo do banco. Carburada por carburada, eu prefiro ela do que a Crypton.

Eu teria uma sem problemas, embora a desvalorização desses bichos é cavalar.

Quem quiser ver a ficha técnica, segue:

http://www.colombomotors.com.br/?carregar=motos&detalhar=148&termo=JET%20125#117

Defeacer
24-09-14, 20:02
Halvaro se baseia apenas em achismos, especificações e números.

Agora me diga você RenanForni, compensa pagar o preço de uma moto 125 numa motoneta que tem um painel bonitinho, espaço pra quase nada debaixo do banco e injeção eletrônica? A moto vai tomar pau em qualquer br, de qualquer 250 pra cima, vai passar raiva com garupa em morro, vai sofrer com vento contra, vai sofrer com vacuo de caminhão e etc ... Por esses motivos eu acho a Biz ridícula pelo preço.

Crypton deve ser comparada com Pop, Biz 100 e Biz 125 sim, a diferença de potência entre elas é quase mínima...

RenanForni
25-09-14, 08:35
Concordo com o defeacer, o preço da biz é ridículo, onde se viu pagar 8500,00 reais (versão biz 125EX) em uma moto que é praticamente plástico... Sabe o que acontece, é que no brasil nós compramos qualquer coisa que lançam, por isso as montadoras sempre vão explorar o consumidor...

halvaro
25-09-14, 08:40
Com absoluta certeza que vale a pena a Biz, uma vez que a Biz 125 ie, da pau na maioria das motos 125 do mercado (anda mais que Fan, Factor, Intruder, etc), e de quebra ainda tem um espaço imenso embaixo do banco e que nenhuma moto 125 tem, e ainda por cima muito mais bonita que a maioria das motos 125.

A Biz 125 é sem duvida um dos melhores se não o melhor custo/ben da linha da Honda e o projeto mais bem acertado dela, reconhecido até mesmo mesmo por muitos opositores da marca.

Agora, se não há condições econômicas para a compra dela, existem outras opções que tb não deixarão ninguem na mão, como a Biz 100, Shineray Jet 125 e Crypton, dentre outras diversas.

- - - Updated - - -


Concordo com o defeacer, o preço da biz é ridículo, onde se viu pagar 8500,00 reais (versão biz 125EX) em uma moto que é praticamente plástico... Sabe o que acontece, é que no brasil nós compramos qualquer coisa que lançam, por isso as montadoras sempre vão explorar o consumidor...

Vc pelo que parece já tem sua opinião formada a respeito da Biz, então compra a outra.

- - - Updated - - -


Eu teria uma sem problemas, embora a desvalorização desses bichos é cavalar.

Quem quiser ver a ficha técnica, segue:

http://www.colombomotors.com.br/?carregar=motos&detalhar=148&termo=JET%20125#117

Com certeza, fora a Biz, a melhor opção do mercado em motonetas, excelente acabamento, muito bonita, funcional, e das marcas alternativas é a que está melhor se estabelecendo, em termos de desvalorização e dificuldade de revenda, não vai ser pior que uma Crypton, que dificilmente alguém compra.

RenanForni
25-09-14, 08:54
A biz só compensa comprar semi nova, pois já houve a perca da desvalorização da mesma...

RenanForni
25-09-14, 09:24
Aew galera, achei essa crypton, que vocês acham???

http://campinas.olx.com.br/yamaha-crypton-ed-115cc-2013-impecavel-com-7000km-iid-666854231

Carlos Henrique
25-09-14, 09:26
kkkkkkkkk quero ver eu tomar pau de uma Biz com minha antiga XTZ 125X! Ja cansei de dar pau em Biz! Biz é maneirinha pra andar em baixa, usa pouco acelerador e ela responde, porém quando o giro sobe a Biz fica xoxa e a XTZ some na frente! Motor 115/125cc da Yamaha é motor de giro, quanto mais giro mais potência!

Defeacer
25-09-14, 13:42
Halvaro, me diga, você já viu e USOU diariamente o bau de uma Biz? Digo pra colocar capa, compras, capacete? Dá pra colocar essas três coisas ou pelo menos 2 dessa?
Sabe pra que serve aquele bau? Pra mulher colocar bolsa e homem colocar capa, ou colocar um capacete PEQUENO. Na boa cara, ficar achando que aquele bau faz TODA diferença na moto é ridículo, coisa de quem nem nunca abriu o banco de uma Biz. O da Lead humilha o da Biz, só pra ter uma noção.

O Halvaro é o cara mais sem noção que eu vejo neste forum, o cara anda com a mesma moto há 50 anos num trajeto de 10 mts por mês, e analisa qualquer moto apenas pelas suas especificações, por isso ele odeia Fan mas ama Biz, acho que ele tá querendo uma Biz.

Eu já andei (e ainda ando) nas duas motos, e realmente a Biz é mais linda e bla bla bla, mas só isso, você vai acabar pagando um absurdo numa moto que o único diferencial é a beleza. Na boa, Biz é moto pra mulher mesmo, que quer a moto por anos e anos e anos e não pensa em up, é moto pra casar e morrer abraçado. Agora se quer uma moto boa, atraente, funcional, robusta e valente, não se preocupa com fru-fru no painel, com espaço debaixo do banco e nem com IE, vai de Crypton.

E sobre o carburador, em 30 mil kms, meu carburador foi limpado uma única vez, sabe por que? Porque uma gasolina vagabunda acabou alterando a marcha lenta dela e nada resolvia, nem mesmo ajustar. Só por isso. Na boa, Biz é uma bela moto, mas não é pra mim que visa economia num veículo de potência baixissima, pra que diabos vou pagar uma fortuna numa Biz que vai andar 10 km/h a mais que a minha? Biz usada tem dois tipos de donos, mulheres que nem sabe o que é relação e homens que esguelam a bichinha, mesmo tipo de donos que tem a Crypton (eu sou o segundo tipo :P ), obviamente há exceções, mas acho difícil encontrar uma Biz usada em bom estado, mesmo que seja com km baixa. Maaaas vai de cada um