PDA

Ver Versão Completa : Bros: Moto parada e vários problemas



manjisama
25-09-14, 22:27
E ai galera, blz? Vou dar meu relato e problemas e pedir ajuda de vocês:

Tenho uma NXR Bros 2007 que comprei zero no inicio de 2008. Bem, sempre fui um noob na parte de mecânica e nem era interessado em aprender nada. Só montava na bichinha e rodava. Não sabia nem ajustar uma corrente ou trocar um óleo e tirar uma carenagem era como se tivesse depenando a moto toda. Nas revisões não entendia um quê de nada, na maioria das vezes meu primo é que levava pra revisão. Depois que meu primo foi embora e eu mesmo teria que cuidar da motoca ela ficou meio largada. Só pra ter noção as pastilhas do freio dianteiro chegaram no ferro e de nem usar deu problema na pinça. Assim, eu não era cuidadoso, apesar de também não ser "mal pra moto" como dizem alguns (tanto é que todo mundo diz que a moto é bem conservada). Incrível como ela demorou dar problemas mesmo assim, mas nesses problemas é que começou a minha decepção com a falta de profissionalismo dos mecânicos da minha cidade. Um me furtou o relé de partida original e fez eu comprar outro quando o problema (fui saber depois por um amigo) era sujeira no motor de arranque; o outro de tanto eu levar a pinça de freio pra ele ajeitar me zanguei e comprei uma original nova; outros a moto tava descarregando a bateria e cada um me dizia uma coisa, até que fizeram eu comprar uma nova pra um descobrir que era o estator; outro apertou o bujão de oléo do motor que quase tive que ir na retifica; motor de arranque tive que ir diversas vezes nas oficinas; fora os parafusos perdidos, sujeira acumulada que não limpavam, oléo de freio melando o burrinho, etc, etc, etc. Nem faria questão de pagar bem mais caro por uma revisão decente, feita com zelo. Mas enfim, conseguiram me fazer desistir deles.
Em meados de março deste ano a moto estava novamente com problemas no arranque e a aceleração estava prendendo só de seca. Decidi não levar ao mecânico. Encostei ela, comecei a usar carro e já estava pensando em vendê-la, apesar de gostar muito de andar de moto.

Ai fui lavar, comecei a tirar as peças, limpá-las, e aos poucos fui me interessando (e ainda estou) pela mecânica e resolvi fuçar um pouco a motoca.
O que fiz até agora (com ajuda de alguns videos na net e do PN, lógico):
- Limpeza geral na parte traseira (nossa quanta sujeira);
- Transmissão: troquei o kit e coloquei o fixador do elo na posição indicada no manual;
- Graxa nos rolamentos e retentor traseiro, graxa onde prende o amortecedor, graxa onde prende a balança;
- Freio traseiro a tambor: troca das lonas (Cobrec), limpeza e graxa nas partes adequadas;
- Freio dianteiro à disco: troquei as pastilhas (Cobrec);
- Filtro de ar: troquei;
- Motor de arranque: limpei e troquei as escovas;
- Deslizador de corrente: troquei;
- Bateria: comprei uma Heliar zerada;
- Embreagem: troquei o cabo (Scherer) e limpei a sujeira no manete;
- Manopla do acelerador limpei e coloquei um pouquito de graxa de silicone e encharquei de óleo singer.

manjisama
25-09-14, 22:28
Bem, esse foi o relato, agora os problemas:

Como deixei a moto parada (seis meses ou mais) mal mexia finais de semana ou quando sobrava um tempo e estava disposto. Não tinha nem noção dos problemas que isso poderia acarretar... logo não tomei as precauções devidas, como ligar a moto (mas só se fosse no tranco, pois tava com problema no arranque e acelerador), deixar o motor cheio de óleo, o tanque cheio de gasolina, esvaziar a cuba do carburador, etc. Só o que tirei foi a bateria. Logo:
- Carburador: vocês não tem noção da m que fiz. Como não tirei a gasolina o pouco que sobrou tava velha, mas criou tipo uma borra branca e tive a excelente ideia de deixar o carburador de molho no vinagre, pois tinha limpado umas peças enferrujadas assim. Cara o vinagre corroeu partes do carburador. Resultado: comprei um original novo por 420 dilmas :'(
- Tanque: a gasolina tinha ficado pela metade e foi esvaziando, joguei fora depois de certo tempo, mas o tanque ficou totalmente vazio um tempinho. Tava com um pouco de pó de ferrugem, tentei limpar sacodindo gasolina nova com umas bolinhas de borracha dentro, não pareceu resolver muita coisa, mas eu pretendo trocar o filtro de gasolina com frequência (o antigo que nunca tinha trocado estava se desintegrando totalmente);
- Freio dianteiro: antes da moto parar tinha vazado óleo da pinça não sei por onde, de modo que ficou vazia. Quando fui dar a geral na moto o recipiente do fluído (ou burrinho, sei lá), tava com uma gosma amarela, um grude, dei uma limpeza e coloquei óleo novo. Olhei um procedimento na internet e bombei por um tempo mas não consegui fazer o óleo descer. Às vezes o óleo tipo que saltava, quando apertava. Não insisti uma hora. Como não desceu tirei o conjunto (e pra variar a mangueira do fluído da Bros a direção inicial é pra cima). Minha dúvida é: Será que esse grude esta na pinça também? Com que produto e como posso fazer a limpeza do conjunto, recipiente, cabo e pinça?
- Motor: o que mais me preocupa. Depois de um tempinho dela parada tirei o óleo antigo e coloquei um novo. Esse novo tirei esses dias e coloquei outro. Parecia normal, só um pouquito de preto no lá no fundo. Depois que fui descobrir que motor parado é péssimo, pois resseca os vedadores das válvulas (acho que é isso), pode enferrujar a camisa, pode trancar o motor, pode trancar o pistão, etc. Aí vi a dica de colocar WD-40 pelo buraco da vela e movimentar o pistão com a moto parada, mas não tenho a mínima ideia de como fazer isso. Tem que abrir a tampa lateral do motor e deixar o óleo descer pra fazer isso? A propósito, nunca troquei filtro de óleo e tenho medo de abrir o motor. Como movimento esse pistão?
Só pra constar, comprei uma vela nova NGK e tirei a antiga que estava bem pretinha.
- Parte elétrica: tentei ligar a moto e não deu nem sinal de neutro. Eram os cabos que ligam o relé à bateria que estavam trocados. Ajustei. Deu sinal de neutro e a moto não ligou (ainda bem, pois o motor ligaria sem eu colocar WD. Depois que li sobre motor parado). Fez um barulho estranho no relé, um bzzzz (não o tec tec). Dai eu fui ver que conectei o cabo que vai pro arranque de forma errada: coloquei dois cabos no arranque o que vai no caximbo e o outro. O do caximbo ta certo, só não lembro onde prende o outro e se tem alguma arruela... as únicas fotos do motor de arranque que encontrei na net são dele desencaixado. Se alguém podesse postar uma foto ficaria muito grato.

Bem pessoal, por hora é isso. Ficaria muito agradecido se vocês dessem uma força, pois preciso colocar esse motor pra funcionar o mais rápido possível.

Um grande abraço a todos os irmãos!