PDA

Ver Versão Completa : A melhor reportagem sobre cinquentinhas que já li



hbrasil
08-10-14, 16:51
Fala rapaziada!

Recentemente li uma reportagem sobre as cinquentinhas, que achei tão boa que resolvi partilhar com vocês.

Eu sei que é meio antiga (JAN 2014), mas vale a leitura:

http://www.motonline.com.br/o-iceberg-das-cinquentinhas-no-mercado-brasileiro/

Um abraço!

dibars
08-10-14, 21:23
Aqui em Fortaleza te mmuuuuiiiiitaaa cinquetinha na rua. Infelizmente essas motos trazem alguns problemas:

1-atrapalham o trânsito quando estão em vias rápidas. Elas são lentas, não tem arrancada e todos os veículos tem que desviar delas, um risco para os pilotos (e muitas vezes garupa). Elas não chegam nem a 60km/h.

2-São muito visadas por bandidos. Em razão de não possuírem documentação nem registro, é fácil o bandido roubar e vender. O mercado clandestino de motinhos roubadas é grande. É só dá uma olhada no OLX.

3-Custam caro. Uma bichinha dessas é vendida zero por mais de R$4.000. Por esse valor eu prefiro uma 125cc usada.

4-Os pilotos pensam que estão de bicicleta e não usam nenhum equipamento de segurança. Os caras pilotam de boné, bermuda e chinelo. Sem contar que costumam retirar os retrovisores e piscas. A única coisa que fazem é colocar um escape barulhento.

Não sou contras essa motinhos desde que as pessoas as usem para trajetos curtinhos, tipo comprar pão, ir na feira, supermercado, etc. E não circular por vias rápidas, rodovias e avenidas de fluxo intenso. E os pilotos deveriam pelo menos usam um capacete de 50 reais.

hbrasil
09-10-14, 01:55
Concordo plenamente, mas a parte que mais me chamou atenção foi a facilidade de importação. Assim fica difícil caprichar no pós venda e oferecer um produto de qualidade, assim como também é difícil pra uma grande montadora concorrer com esses "players".

Não sei como a Dafra ainda se sustenta com a Zig 50.

irai
09-10-14, 06:22
Bem, esse problema não temos por aqui. Aqui no RS é raríssimo se ver uma cinquentinha, essas motinha simplesmente não vendem, é muito mais comum ver uma 1000cc que uma 50cc. Mas que devem atrapalhar o transito, devem, aquilo é injustificavelmente lento.

magrao tk
09-10-14, 09:31
Se fosse pra eu ter uma 50tinha teria de ser uma dessas. hehehe

http://p1.bikepics.com/2010%5C07%5C21%5Cbikepics-2023511-full.jpg

nando correa
09-10-14, 10:32
essa danadinha, muito estilosa mesmo! mecanica lendária essa da yamaha...

abraço

sergiotucano
09-10-14, 12:28
O ideal seria criar uma nova categoria de habilitação, uma Cat. A1, ou algo do tipo.
Com menos aulas teóricas e práticas. E com custo baixo, metade da CAT A.

Ai entraria nessa categoria todos os ciclomotores até 50cc, ou seja, as "bicicletas" motorizadas e elétricas também.

Ajudaria muito, quem não tem muito recurso conseguiria pagar a habilitação e mesmo com a fiscalização falha, ao menos , alguma fiscalização iria ter.

corsani
09-10-14, 12:31
se fossem aquelas 50tinhas da europa e japão ate as nossas 300 suariam pra acompanhar

irai
09-10-14, 13:31
se fossem aquelas 50tinhas da europa e japão ate as nossas 300 suariam pra acompanhar
Eu não ficaria triste com uma Aprilia RS50, aquela motinha parece ser encapetada, eheh...

hbrasil
09-10-14, 17:07
Se fosse pra eu ter uma 50tinha teria de ser uma dessas. hehehe

http://p1.bikepics.com/2010%5C07%5C21%5Cbikepics-2023511-full.jpg

Magrão, foi numa dessas que eu aprendi a pilotar motos. Cabo Frio (RJ), 1991. Saudades.

irai
09-10-14, 17:50
Bah, a RD50 era A motinha. Na época dela as cinquentinhas eram bem populares, né? Ja ouvi algumas histórias de quem começou com uma delas.

jorgetfs
10-10-14, 14:54
a unica coisa boa que vejo nessas motinhas são:
1° Foi o motivo para eu achar esse forum.
2° Em condominio fechado é uma beleza, mas até criança pilota e nenhuma de capacete

hbrasil
10-10-14, 16:10
Eu sou até simpático por essas motinhas (não adianta, não consigo escrever "motinhos"). Aqui em Niterói, as distâncias geralmente são muito curtas, sendo possível sair de um bairro a outro em aproximadamente 3 quilômetros.

Tenho uma amiga que é advogada e ficou revoltada por ter pago 20 Reais pelo estacionamento no centro da cidade, e me pediu uma ajuda pra comprar uma scooter cinquentinha até 3 mil Reais. O trajeto dela seria de uns 4km.

Nesse ponto, o que vocês recomendariam, considerando os seguintes pontos:

1) Ela não tem CNH categoria A;
2) Ela quer algo com câmbio CVT;
3) Não serve motor 2T.

Abraços!

irai
10-10-14, 19:24
Penso que a primeira recomendação pra ela deve ser: Tire a carteira A

Depois se continua a conversa. Não consigo ver como aceitável alguém pilotar um veículo motorizado em meio ao transito, sem estar legalmente habilitado para tal. Me admira muito ver uma advogada estar estar disposta a isso...

jorgetfs
10-10-14, 20:51
Penso que a primeira recomendação pra ela deve ser: Tire a carteira A

Depois se continua a conversa. Não consigo ver como aceitável alguém pilotar um veículo motorizado em meio ao transito, sem estar legalmente habilitado para tal. Me admira muito ver uma advogada estar estar disposta a isso...

aquela velha conversa "a... só vou andar pelo bairro" "são só 50cc" "não vou longe" "se me parar.. é só uma ciquentinha"
era assim que eu pensava quando entrei aqui no forum.. mudei muito em uns anos

sergiotucano
11-10-14, 10:41
Sem carteira A?
Compra uma "bicicleta" elétrica. ;)

SpeedBit
11-10-14, 19:02
Sem carteira A?
Compra uma "bicicleta" elétrica. ;)
100% Apoiado.

Ps:. Mesmo sendo elétrica, tem que usar capacete. (É ciclomotor)

Evandro.byte
28-12-14, 18:03
Aqui onde moro cheio dessas Jet50, zig50 e essa do link abaixo, o pessoal ta abusando, dias atras vi um cara em uma zig com uma carretinha pegando material reciclavel pensei isso ja nao anda imagine carregado

http://www.shineray.com.br/motos/produtos/ver/cross-50

Diey
28-12-14, 22:39
Já vi cinquentinha em rodovia... Falta tudo. Desde fiscalização a bom senso.

Evandro.byte
29-12-14, 09:57
"Algo parecido com o Estatuto do Menor." Acho um bom nicho de mercado e muita gente ta ganhando com isso O que deve acontecer em um futuro, que vão fazer uma lei taxando essas motos criando uma categoria e facilitar o acesso a ACC Assim o governo passa a "morder" nesse promissor mercado

Edim silva
29-12-14, 17:44
Eu tenho uma 50tinha, a propria mobilete nova, chama se WMX50, so q a minha é 2t anda bem ate....mas logicamente nao serve pra rodovia nao, é pedir pra morrer..kkkk a bichinha é uma delicia pra andar....é capaz d eu vender minhas duas motos e nao vender ela, a minha possui nota fiscal, nao yem doc. Nunca fui parado com ela, a tenho desd 2010.Sempre usei capacete, mini mas sempre usei e calça.....original chega a 65 km, se bem mexida ultrapassa 90 km facil, facil.