PDA

Ver Versão Completa : Elétrica Rd 135



Lucas55555
17-10-14, 13:48
pessoal estou com uma duvida, tenho um motor de RD 135, pois estou fazendo um kart cross e estou confuso com a elétrica. Pus os fios no regulador de voltagem (os 3 fios brancos) liguei, e na saída do regulador á mais 3 fios (laranja, vermelho e preto) sei que o vermelho é para carga da bateria e o laranja é para ligar as luzes e eo preto terra. Só que eu testei no multimetro e quando o motor esta na lenta ele marca e oscila 12, 13, até 15v e quando acelero ele vai para 0,2v, porque sera? vcs sabem como testar o estator para ver se ele esta bom? de uma luz ae de ate como fazer a ligação. Á lembrando o terra eu nao coloquei no motor eu testei o preto e o vermelho direto no multimetro e eo laranja, sera que tem algum problema? Me ajudem pfv!:)

manjisama
18-10-14, 16:26
Também ando precisando de ajuda pra fazer esses testes. Minha moto é uma Bros 2008.
Coloca no youtube "teste estator moto" talvez ajude. Tem inclusive um teste da lâmpada para verificar o estator. Qualquer novidade posta ai, blz?
Queria saber do teste do estator era no multimetro, disseram pra verificar no manual da moto, mas nao sei marcar certinho no multimetro. Olha a foto do que diz o manual
http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/10/18/4d332bc507f4a722f460e9bd9ac6af59.jpg

Lucas55555
18-10-14, 16:32
vai ai no multímetro digital e coloca na escala de resistência de 200 ohms e faça o teste com o motor desligado, vc ja tem a medida ai no manual. Traduzindo: Branco com terra, de 0.3 a 1.1 ohm e o Amarelo com o terra, de 0.1 a 1.0 ohm. Se der resultado diferente está com problema no estator.

manjisama
18-10-14, 16:34
Opa. Valeu a dica ae lucas

Lucas55555
18-10-14, 16:44
faz o teste ae e posta o resultado aqui. Vlw!

manjisama
18-10-14, 16:58
Pior que nem sei medir essa tensão no meu multimetro (diga-se de passagem recém adquirido), ou não tem essa opção. Vi um video no youtube com a moto ligada na corrente alternada com a moto a uns 5.000 rpm que segundo o rapaz lá varia de 20v a 100v, dependendo da moto.
Olha a foto do multimetro ai
http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/10/18/864a4f1a185200aa5b685fdae890ece0.jpg

Lucas55555
18-10-14, 17:00
man coloca em 200 ai e faz o teste. fica no lado direito, onde tem a marquinha da ferradura.

manjisama
18-10-14, 17:30
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Lucas, bem que desconfiei, pois tem o simbolo da amperagem ali. Comprei esse multimetro outro dia com o fim especifico de fazer testes na motoca. So sei o basicão que vi no youtube, de medir alternada, continua e de colocar na medida adequada para nao danificar o aparelho.
O video do estator que eu vi no youtube é do Thiago Chiaratto. Tem com a lâmpada também.
Tem um outro tópico de elétrica aqui no fórum, da CBX 200 Strada, se puder dar uma força lá também...
Amanhã faço o teste e posto aqui.
Valeu pela força!

Lucas55555
18-10-14, 17:37
mais acredito com a lâmpada é para testar se esta mandando corrente, mais com o teste com o multímetro é para testar se esta ok as bubinas do estator.
mais no caso o símbolo de ohm é de uma ferradura, não? kkkkkkk '
simbolo de amperagem (A ou Ah). qualquer coisa só falar. vlw

manjisama
19-10-14, 20:57
Fiz o teste, não sei se fiz certo...
Bem, com o motor desligado coloquei o multimetro no 20k, cabo preto no COM e o cabo vermelho no V/mA/.
Testei o branco com o verde (acho que é o terra) e o amarelo com o verde. Ambos aparecem uns numeros, mas rapidamente o multimetro fica zerado. Quando tiro o multimetro fica o 1 bem na frente. Refiz o teste com 200k, mas o resultado foi o mesmo.

OBS: só lembrando que a moto ta ligando normal e a bateria não esta descarregado (pelo menos até agora).

Lucas55555
19-10-14, 22:07
coloca no 200 a baixo do 2000 e faz o teste, o terra vc conecta no negativo da bateria. Veja esse video pode te ajudar
http://www.youtube.com/watch?v=LpdVUcmoN5g

manjisama
20-10-14, 18:03
Agora com fotos...
Cara, das duas uma: ou esses estatores da magnetron são assim mesmo ou eu não estou acertando fazer isso.
Refiz o teste com um estator zerado que comprei outro dia quando achava que o problema era estator (o que está na moto também é magnetron, coloquei há mais de ano e meio) e os resultados foram os mesmos da moto:
Branco com verde e amarelo com verde: aparecem uns números que rapidamente zeram.
Agora o azul (que fica separado) com cada um dos três fios é que deu o resultado 23 com cada fio (este não fiz na moto).
http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/10/20/73be53eabc23477f3c3678c1916874e7.jpghttp://tapatalk.imageshack.com/v2/14/10/20/88ea7bb93148959c302c17d5ea91a455.jpghttp://tapatalk.imageshack.com/v2/14/10/20/21211d7bdac4b7f1cb3c9d1a724cb644.jpg

Lucas55555
20-10-14, 18:28
coloca no 200 o ultimo no azul, não é o 200k, ele pode dar uns números. e tem outra coisa vc tambem ja viu se o retificador, regulador de voltagem esta bom?

manjisama
20-10-14, 20:10
Owee lucas! Acho que deu certo. 200 é a resistência menor, acho que era nela mesmo pra medir.
Os resultados foram os mesmos nos dois estatores:
Branco com verde: 00.7
Amarelo com verde: 00.7 variando a 00.6 e 00.5).
Então acho que ta tudo ok, pelo menos nesse teste. Parece que há outros também, andei fuçando mas não cheguei a testar. Vou deixar o endereço dos sites
http://jeanmotopoynt.blogspot.com.br/2013/01/tabela-de-medidas-de-estatores.html?m=1
http://estatoresallstar.xpg.uol.com.br/3.html

Valeu ae!

Lucas55555
20-10-14, 20:31
então isso ae, ta dentro dos parâmetros. era só para fazer o teste ou tem algum problema?

manjisama
20-10-14, 20:56
Minha história eu coloquei esses dias no tópico "Eletrica/carregar bateria Strada CBX 200". Recente até.
O problema acredito que era mesmo o interruptor do freio acionado que sugou a carga das baterias.
Fiz o teste da bateria e a voltagem foi subindo, subindo, chegando a 13,80v e subindo (mas so que bem devagarinho), até que resolvi parar porque estava esquentando muito.
No final das contas:
- Um retificador zerado na moto;
- Um estator reserva;
- Uma bateria reserva;
- Moto ligando normal (tomara que continue assim).

Abração e valeu ai pela força!

Lucas55555
20-10-14, 21:08
Vlw, agora vc sabe fazer um teste em estator. Té + ;)

manjisama
20-10-14, 21:13
Que nada. Só esse com o motor parado, mas ainda vou ver se aprendo o da lâmpada e com o multimetro com a moto ligada.

E o seu problema resolveu? Não é o retificador? Não saco muito, mas esses dias vi um video bem curto no youtube com esse problema e o cara encerra dizendo que é o retificador.

Lucas55555
20-10-14, 21:32
cara a respeito de vc fazer o teste com a lampada é facil, so vc pegar uma lâmpada de 12 ou 24v ligar no branco e amarelo só nao acelera muito se nao queima a lampada, e com o multímetro vc coloca na escala de 200v nesse simbolo de um V~ e acelera e vai vendo a voltagem que o estator faz. A respeito do meu acho que é o estator porque o da Rd 135 é trifásico e um dos fios nao marca nada.

kira
02-11-14, 11:06
Não entendi muito bem esse teste do estator com a lâmpada. Tem juntar o fio do multimetro junto com o da lâmpada??

magrao tk
02-11-14, 12:37
Lucas pelo esquema da RD135 é um fio vermelho e um marrom que saem do regulador, alem de preto que é o terra. Esse fio marrom não é pras luzes e o vermelho pra bateria separadamente. Na verdade os 2 fios vão pra chave de ignição e são ligados um no outro com a chave em posição ON, e toda a elétrica é pela bateria, até o farol. Outra coisa, nesse circuito da RD já vi de acontecer isso que tu diz, de na lenta ter tensão e quando acelera dar queda, e sempre quem causava isso era a bateria, acho que necessita de ter a bateria e boa pra funcionar tudo certo, e tambem de estar ligado o fio marrom e o vermelho juntos. Uma coisa que tu pode tentar é usar o regulador da Suzuki Yes, que é trifásico tambem e não tem essa parada de fio marrom na saida, sai só o vermelho com os 12v retificado e estabilizado. Tem um amigo que usa esse regulador na RD135 dele e funciona beleza! Outro que pode funcionar mas não comprovado seria o regulador da Twister, ou outras motos tambem trifásicas, acredito que sendo trifásico pode tentar sem problemas.

Lucas55555
07-11-14, 13:26
Não entendi muito bem esse teste do estator com a lâmpada. Tem juntar o fio do multimetro junto com o da lâmpada??
não cara, os fios da lampada vc coloca direto no estator(no teste da lampada)
já com o multimetro vc coloca as pontas direto no estator na escala de 200v alternada.

- - - Updated - - -


Lucas pelo esquema da RD135 é um fio vermelho e um marrom que saem do regulador, alem de preto que é o terra. Esse fio marrom não é pras luzes e o vermelho pra bateria separadamente. Na verdade os 2 fios vão pra chave de ignição e são ligados um no outro com a chave em posição ON, e toda a elétrica é pela bateria, até o farol. Outra coisa, nesse circuito da RD já vi de acontecer isso que tu diz, de na lenta ter tensão e quando acelera dar queda, e sempre quem causava isso era a bateria, acho que necessita de ter a bateria e boa pra funcionar tudo certo, e tambem de estar ligado o fio marrom e o vermelho juntos. Uma coisa que tu pode tentar é usar o regulador da Suzuki Yes, que é trifásico tambem e não tem essa parada de fio marrom na saida, sai só o vermelho com os 12v retificado e estabilizado. Tem um amigo que usa esse regulador na RD135 dele e funciona beleza! Outro que pode funcionar mas não comprovado seria o regulador da Twister, ou outras motos tambem trifásicas, acredito que sendo trifásico pode tentar sem problemas.

cara vlw mesmo, ajudou muito, por isso que desconfiava desse fio marrom, procurei na internet e um cara falou que é separado, tambem tenho o esquema da rdz que esse fio junto com o vermelho vai para a chave. mais ok! qualquer dia posto o resultado aqui. Abraços.