PDA

Ver Versão Completa : Lado correto do pinhão



Agenor
05-11-14, 06:44
Dae Pessoal!
Senhores, troquei o kit de relação da minha moto (TW 2005).
Como é kit segue o padrão original: 13x37 passo 520.
Tá tudo novinho, mas a corrente está afrouxando/apertando em determinado ponto.
Já olhei no espaçadores: tá tudo alinhadinho. Lado esquerdo e direito.
O pinhão tem um lado liso e um lado com ressalto, onde tá a marca do fabricante e algumas inscrições.
Deixei o lado com ressalto pra fora. Apertei tudo novamente bem direitinho além de já ter aproveitado pra fazer uma boa limpeza com querosene ali na área do pinhão.
Como está tudo novinho, acredito que a corrente deveria estar linear, sem este ponto de aperta/afrouxa um pouco...

irai
05-11-14, 07:24
A corrente sempre vai ter um ponto mais justo e um mais frouxo, por algum motivo que eu desconheço, é assim mesmo, mas essa diferença não pode ser grande a ponto de não permitir a regulagem. Regule sempre pelo ponto mais justo, deixando um balanço de uns 2cm no centro da corrente.

kira
05-11-14, 20:31
Agenor, eu vi um comentário não sei por onde que os nomes no pinhão ficariam para dentro (que no manual honda estaria In Side, para o lado do motor) só não sei se confere...
Na minha Bros, coloquei um kit Coser, mas não consegui colocar o pinhão com o nome virado pra dentro de jeito nenhum (talvez por causa da marca). Quanto a esse lance da corrente de ficar um lado mais apertado e outro mais frouxo não sei nada a respeito.
Abracos!

jjota
06-11-14, 00:20
a minha tinha um lado mais frouxo e outro mais apertado, mas era apenas a coroa descentralizada, da uma conferida nisso.

Agenor
07-11-14, 06:56
a minha tinha um lado mais frouxo e outro mais apertado, mas era apenas a coroa descentralizada, da uma conferida nisso.

No momento de apertar, fui apertando em seqüência: um pouco para cada porca.
O que tá me encasquetando é o lado do pinhão...
O que o Kira falou ali eu tmb achei algumas informações desencontradas a respeito.
Pois o lado com ressalto (e inscrições) na hora de botar aquela espécie de presilha com os 2 parafusos ela nunca vai encostar no restante da área (sem o ressalto). Já no lado sem, ela nivelaria perfeitamente com toda a superfície do pinhão.
Fim-de-semana vou fazer um teste e invertê-lo, checar o alinhamento da corrente pela roda traseira e ver se continua o aperta/afrouxa da corrente. Se continuar, sem dúvida eu checo a coroa pra ver se não é ali algum vacilo que deixei na hora de apertá-la.

pedromartins
07-11-14, 10:26
Que diferença faz o sentido da inscrição no pinhão visto que o lado de dentro é idêntico ao de fora e ele tem os dentes centralizados? Tanto faz por o logo da marca pra dentro ou pra fora ele vai funcionar do mesmo jeito.

kira
07-11-14, 10:55
Com a marca que comprei aqui (coser), não consegui pôr o lado com a inscrição voltado para o motor totalmente. Já com a inscrição voltada para fora encaixa direitinho.
Abracos!

kira
07-11-14, 11:03
Pois o lado com ressalto (e inscrições) na hora de botar aquela espécie de presilha com os 2 parafusos ela nunca vai encostar no restante da área (sem o ressalto).
Exatamente o que aconteceu comigo.
Abracos!

Kirisute Gomen
15-11-14, 16:15
Essa da corrente ficar frouxa num ponto e justa no outro tambem acontece na minha.
è possivel a coroa ficar descentralizada?

jjota
15-11-14, 17:41
no meu caso ficou pois uso a coroa da factor.

mas a original fica alguns milímetros folgada na instalação, esses milímetros multiplicados pela quantidade de dentes(área de contato da corrente com a coroa) da uma diferença notável.

roggarcia
15-11-14, 21:11
Essa da corrente ficar frouxa num ponto e justa no outro tambem acontece na minha.
è possivel a coroa ficar descentralizada?

Pelo que sei, isso é quando o coxim da coroa já está meio arrebentado. Quando troca, ela fica "firme", sem descentralizar...

jjota
15-11-14, 21:43
na XTZ não se usa coxim, só prisioneiros, isso é mais uma coisa a se ver na sua moto Agenor, visto que a sua usa coxim.

Waltrick
16-11-14, 10:08
Tenta ir apertando o pinhão e rodando a roda pra ir centrando ele, pq pelo que você falou não tem a ver com o pinhão torto pelas inscrições e sim fora de centro, verifique que ele tem folga entre o eixo e o pinhão.