PDA

Ver Versão Completa : Erro no velocímetro: ilusão ou necessidade?



Vulcan
07-11-14, 09:51
:peu sempre soube que todos os veiculos tem margem de erro nos velocímetros, ouvia e lia que de 5% a 10% era perfeitamente normal, principalmente para mais (marcar mais do que realmente está) para evitar problemas com multas e mesmo segurança.

:confused:porém notei que algumas motos tem um erro até grande, principalmente a minha biz 125. só descobri isso depois de quase ser atropelado por todos os outros veiculos na via expressa da cidade.

8(saca só a relação de erro que confirmei com velocímetro de outro veiculo (carro) e GPS:

20km/h - N/A
40km/h - 27km/h
60km/h - 40km/h
80km/h - 58km/h
100km/h - 76km/h
110km/h - 81km/h
120km/h - 86km/h

:\no velocimetro cheguei até 135 mas o motor desligou e tive que parar até esfriar (provavelmente o CDI, que por detalhe não tem limite).

reparei que as comets com velocimetros analógicos tem um erro também, pois em muitos videos alcançam mais de 180km/h mas estão em cerca de 165~175. coisa que só descobri quando vi um video de 2 caras comparando a ninjinha 250 (que tinha a camera no tanque) e a comet 250 (que gritou 180km/h de final).

bom, mas a questão é: me senti exposto a risco na rodovia por causa do maldito erro, pois executei frenagem para adequar a velocidade da fiscalização eletrônica e quase me envolvi em acidente (radar causando acidentes!:shock:). deixo este relato como alerta para quem acha que a 125 ou 250 corre mais que o normal... (tipo minha biz pegar 80km/h de segunda

irai
07-11-14, 11:49
Bah, e eu achando que o erro na casa dos 11% da Next estava absurdo... Na Intruder ficava nos 6%, e a GSR praticamente não tinha erro, era 2-3% só.

Eu sou a favor do velocímetro correto, não há justificativa para tanta imprecisão em um equipamento tão importante. Bem faz a BMW, que manda as motos com o velocímetro sempre certinho. Prestem atenção nos comparativos com motos da marca, que avaliem também a velocidade real, são as únicas que marcam certo.

souzaduarte
07-11-14, 12:40
Cara, isso me incomodou bastante na minha fazer 250, tanto que eu cheguei a trocar o pinhão da moto para chegar o mais próximo da realidade, e faz quase 1 ano que ando com o pinhão com menos dentes.

Enviado de meu MB526 usando o Tapatalk 2

Schao.gs
07-11-14, 12:51
Bah, e eu achando que o erro na casa dos 11% da Next estava absurdo... Na Intruder ficava nos 6%, e a GSR praticamente não tinha erro, era 2-3% só.

Eu sou a favor do velocímetro correto, não há justificativa para tanta imprecisão em um equipamento tão importante. Bem faz a BMW, que manda as motos com o velocímetro sempre certinho. Prestem atenção nos comparativos com motos da marca, que avaliem também a velocidade real, são as únicas que marcam certo.

Tem um comparativo de motos superesportivas que li a pouco tempo em uma revista na casa de um amigo que mostrava isso, mas nesse teste foi a BMW e a Ducati que ZERARAM o erro. A Kawasaki e a Suzuki se não me engano foi bem pequeno e Yamaha e Honda foi maior!

faloowww

kira
07-11-14, 13:17
Uma vez teimei com um cara por cauda disso. Ele dizia que um carro a 80km/h corria mais que uma moto a 80km/h. Eu disse que era impossivel, pois 80km era o espaço percorrido em uma hora. Agora vejo onde se fundamentadava o que ele falava: velocimetros imprecisos!
E eu que pensava que a diferença era pouca...

dibars
07-11-14, 13:41
E tem nego que ainda acredita na velocidade marcada no velocímetro. E olha hoje qualquer smartphone fuleiro tem GPS pro cara medir a velocidade real.

carr1jo
07-11-14, 15:10
Esse erro no velocímetro é a razão de muita gente de 125 se vangloriar que bate 140km/h fácil com toda convicção ahuehuahuhwuheuhauheuh

Defeacer
07-11-14, 15:12
Acho que quanto menor a moto, maior o erro. Pois uma Biz e similares jamais deveriam andar em br ou vias expressas.

Minha Crypton bate 40 km/h na primeira marcha esguelando, se for na reta e sem garupa, mas acredito que ela esteja na verdade a uns 25~30 km/h.

Quando eu pegava br todo dia, eu fiquei encucado com isso no começo, e depois vi que eu ficava pensando nisso em plena BR e um dia esses pensamentos iriam acabar me matando. Depois parei de pensar nisso e não me preocupo mais. Se vejo um pardal eu reduzo pra não ter multa. Se a pista dá pra correr eu corro, se tem que andar devagar eu ando, se eu tou com pressa eu costuro... Se a polícia mandar parar eu paro...E por aí vai.

Pra motos do dia a dia, eu acho besteira ficar pensando nesse negócio de colocar ponto no velocímetro, cortar giro. Nunca vi uma moto que venha escrito: "Cuidado! Este veículo passa dos 150 km/h com facilidade".

Acho que devíamos cobrar das montadoras que elas garantissem um tempo seguro de frenagem em condições normais e de chuva, que garantissem um certo consumo de gasolina, garantissem a quiometragem dos pneus e etc., isso faria mais diferença na nossa segurança e no bolso. Um velocímetro é só um velocímetro. Eu mal olho pra velocímetro, só olho quando vejo um pardal, e quando vou ultrapassar, pra ver se eu tenho motor pra isso.