PDA

Ver Versão Completa : Novo aqui no fórum, deem dicas e sugestões! (Strada 2002 - CBX200)



Douglas Bergmann
20-11-14, 12:56
E ae caras, beleza? Sempre fui usuário de fóruns em tudo que tive, ontem comprei minha primeira moto, mal sei andar ainda.. Tenho apenas CNH - B mas terminando de pagar a moto farei a adição.
Comprei uma Strada 2002 Vermelha - CBX 200cc e como sou totalmente leigo, a primeira coisa que fiz antes de comprar foi olhar a Tabela FIPE e perguntar pra alguns amigos que possuem motos e pra um que foi motoboy..
O que foi motoboy falou que é uma boa moto e anda muito bem, mas me avisou que é uma moto que saiu de linha e apresentava bastante problema com a "correia de comando" que eu nem sei o que é.
Hoje foi o primeiro dia que eu realmente andei mais pra conhecer mais um pouquinho da moto, senti uma vibração muito forte no guidão (é normal?) e gostaria de saber algumas coisas também..

1- O certo é pra eu usar mais o freio do pé por segurança, certo?
2- Tem problema (ou é certo) segurar a embreagem ao parar nas esquinas? Devo reduzir pra primeira qdo parar totalmente?

Meu amigo falou que é praticamente que nem carro, mas to me perdendo um pouco ainda na seta e na arrancada.. haha
É isso aí, o negócio já foi fechado e por enquanto estou bem feliz, já que não é por hobby, mas sim por necessidade de locomoção de pequenos trajetos! Abraços

Vulcan
20-11-14, 13:26
primeiramente bem vindo ao fórum pequenas notáveis e bem vindo ao mundo duas rodas!=D

em primeiro lugar sempre tenha cuidado ao pilotar, independente da moto ou condição de clima, a sua segurança e a segurança do trânsito é fundamental.

sobre a corrente de comando dar problema, não encontrei informações específicas além do padrão de 'sempre manter a manutenção em dia' e não deixar o tensor da corrente de comando estragar por ferrugem.

sobre técnica de frenagem fica relativo ao tipo de freio (tambor costuma travar no frio) e piloto. alguns preferem usar mais os freios da frente, outros os freios de tráz, mas de qualquer forma freiar em uma curva é perigoso,;) então sempre freie antes de fazer a curva, de preferência fazendo as reduções padrão das marchas enquanto freia.

sobre segurar embreagem quando imóvel é relativo ao tipo de parada que está a fazer, em sinaleiro/semáforos é lei colocar no neutro.:confused: em outras ocasiões não tem problema de parar segurando embreagem se for por curto têmpo (duração menor que 30s por referência), segurar embreagem acionada por longos periodos desgasta o mecanismo de acionamento e cansa mais as molas.:(

sobre pilotagem existe o básico ensinado na auto-escola e 'avançado' que se aprende na marra ou em cursos de pilotagem, como por exemplo se recuperar de uma derrapagem, melhor técnica de frenagem etc.:)

Strada Prata
20-11-14, 17:43
Motor de Strada com certeza vibra, mas nada muito exagerado. Se usar os pesos de guidao originais a vibracao diminui bastante. Faca uma revisao no aperto dos parafusos de fixacao do motor no quadro

irai
20-11-14, 18:04
Seja bem vindo, amigo! Fique a vontade que a casa é tua.

Sobre a vibração, a Strada vibra mais que a media mesmo, mas é bom dar uma conferida no aperto dos parafusos, se não há nada solto e tal. Sobre a corrente de comando eu não posso ajudar, mas há alguns colegas por aqui que entendem pra caramba de mecânica, se tiveres qualquer problema, não ficarás perdido, pode ter certeza.

Quanto à frenagem, na maior parte das situações o bom é usar ambos os freios, e normalmente mais o dianteiro, o traseiro mais estabiliza a moto do que freia, mas vai da situação mesmo, em piso escorregadio não é bom abusar do dianteiro, quando com garupa a eficiência do freio traseiro aumenta... Isso tu vai pegar com o tempo, mas é bom pegar umas dicas com quem entende um pouco mais e tem mais experiência, sempre que possível.

Para parar a moto, mesma regra do carro, se for uma paradinha rápida, fica com a primeira engatada, se for demorar, bota em neutro.

sergiotucano
21-11-14, 08:39
Douglas, bem vindo, desculpe a franqueza mas começou com o pé esquerdo.
Moto já é algo para ter cuidado quando se sabe andar, imagina sem saber?

Faça um favor a você e a todos em sua volta, NÃO saia de casa SEM a carteira A.


Existem situações onde você terá que usar o freio traseiro apenas e outras apenas o frontal mas na maioria dos casos terá que usar ambos.
Sempre que parar, o correto é colocar no neutro e soltar a embreagem, quanto menos segurar, mais ela irá durar.
Se for uma parada super rápida, reduza para primeira e fique segurando a embreagem.

A moto é muito boa, vibra um pouco mas nada para se preocupar.




E ae caras, beleza? Sempre fui usuário de fóruns em tudo que tive, ontem comprei minha primeira moto, mal sei andar ainda.. Tenho apenas CNH - B mas terminando de pagar a moto farei a adição.
Comprei uma Strada 2002 Vermelha - CBX 200cc e como sou totalmente leigo, a primeira coisa que fiz antes de comprar foi olhar a Tabela FIPE e perguntar pra alguns amigos que possuem motos e pra um que foi motoboy..
O que foi motoboy falou que é uma boa moto e anda muito bem, mas me avisou que é uma moto que saiu de linha e apresentava bastante problema com a "correia de comando" que eu nem sei o que é.
Hoje foi o primeiro dia que eu realmente andei mais pra conhecer mais um pouquinho da moto, senti uma vibração muito forte no guidão (é normal?) e gostaria de saber algumas coisas também..

1- O certo é pra eu usar mais o freio do pé por segurança, certo?
2- Tem problema (ou é certo) segurar a embreagem ao parar nas esquinas? Devo reduzir pra primeira qdo parar totalmente?

Meu amigo falou que é praticamente que nem carro, mas to me perdendo um pouco ainda na seta e na arrancada.. haha
É isso aí, o negócio já foi fechado e por enquanto estou bem feliz, já que não é por hobby, mas sim por necessidade de locomoção de pequenos trajetos! Abraços

Edim silva
22-11-14, 11:22
Tdo bem Douglas, parece q de Strada posso te ajudar um poukinho.... eu to com a minha a 2 anos e quando comprei eu pesquisei e fiquei sabendo q sim, algumas Stradas deram problema na corrente de comando mas isso foi nas primeiras la pra 94, 94 e 96...depois melhorou...igual as Cb300 d hj q deram problemas nas primeiras e Twister tbm nas primeiras.... Tenho uma XR200 tbm a 1 ano q nunca deu problema no motor...ta filé..

sobre o freio, fica ligeiro na chuva... ela derrapa mais fácil q CG...não sei se é o Pneu pirelli mas tem ke ter mais cuidado q o normal com chuva, até no seco dependendo ela derrapa...kkkk vibra bastante msm..... normal. Freio da Roda dianteira não trava em piso seco, pode apertar com gosto...e traseiro a Tambor trava fácil! Uso na maioria das vez os dois!

emerson merighi
23-11-14, 09:34
bom, acho que voce não fez boa compra baseado nas experiencias que tive com uma strada zero km a muitos anos atras...a minha deu todo tipo de problema que eu quase botei fogo nela na frente da concessionaria... espero sinceramente que voce tenha melhor sorte.
ps: nem saia de casa sem carteira de habilitacão e equipamentos de protecao.

DOUGLAS 00
25-11-14, 23:34
Corrente de comando as vezes dá problema,mas tudo dentrodo normal para uma OHC.

A motinha é ótima, e tenho a minha a mais de 4 anos. E não penso em trocar em twister, cb 300, fazer... pois depois de alguns anos,simplesmente vejo que não compensa socar grana alta em moto pequena.

O defeito cronico na minha é o maldito rolamento da caixa... troquei e vou ter que abrir a ***** pra trocar denovo. Mas como a Strada se pagou a milenios, vou arrumar e continuar com essa pequena valente.

Detim da Titan
11-01-15, 17:01
Galera??!! Sou novo aqui, eu uso o taptalk e não sei criar um novo forum. como faço para criar?

DOUGLAS 00
12-01-15, 23:46
Novo tópico no caso?