PDA

Ver Versão Completa : Achei pedaços de ferro moido no motor da minha moto, da onde vieram?



naosouhondeiro
20-11-14, 16:56
Comprei uma Yes 125 a poucos dias (2009 com 20 mil km), fui trocar o óleo dela agorinha e após esgotar tudo eu notei que a rosca do parafuso de esgotar o óleo tava meio espanada, dai veio a ideia de tirar a tampa c/ bujão (peça que só tem na yes, é tipo uma capinha) e dar uma gambiarra para rodar mais uns dias até eu comprar outra que custa apenas 20 reais.

Tirei, e descobri 2 pequenos pedaços de ferro ou aluminio, do tamanho de um caroço de feijao, os ferros estavam feios e amaçados e estavam sendo bloqueados pela redinha de segurança da bomba de óleo da moto.. Notei um pedaço um pouco mais também, mas para tirar esse teria que desmontar a carcaça do motor. Fiquei assustado né, coisa mais estranha...

Da onde será que eles quebraram? A moto ta rodando normalzinha... O barulho ta ok, a força também, ta engatando direitinho, não tem vazamento...

naosouhondeiro
20-11-14, 19:03
Resumindo, achei pedaços de ferro quebrado, do tamanho de um grão de feijao, no óleo da moto. Da onde será que eles vieram? Sendo que a moto está com o motor trabalhando lindamente.

chiccoli
20-11-14, 19:07
geralmente é do cambio, saem naquelas famosas engatadas erradas. Eu mesmo já moi uma engrenagem da 3ª, mas a moto sofria na minha mão ^^

naosouhondeiro
20-11-14, 19:21
Ei pessoal eu esqueci de fazer um teste simples, na verdade é alumínio e não ferro, a moto não tem nenhuma peça de aluminio dentro tem? Será que é da carcaça? Será que é alguma coisa que ficou na montagem? Lembrando a moto ta excelente, ta andando rapido, nao faz barulho...

chiccoli
20-11-14, 19:36
Ei pessoal eu esqueci de fazer um teste simples, na verdade é alumínio e não ferro, a moto não tem nenhuma peça de aluminio dentro tem? Será que é da carcaça? Será que é alguma coisa que ficou na montagem? Lembrando a moto ta excelente, ta andando rapido, nao faz barulho...

é um pedaço que parece que algum dia foi meio arredondado ?

- - - Updated - - -

Tipo como se fosse parte dessa ?:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-600381224-pisto-kit-c-aneis-suzuki-yes-125-todas-intruder-125-_JM

é a unica dentro do motor que eu lembro que é feita de alumínio.

naosouhondeiro
20-11-14, 20:00
Puts não me mata do coração parça!!!

Não parecem que tiveram um acabamento lizinho algum dia não, na verdade a parte mais lisa dos pedacinhos tem um tom mais cinza, parecido com a parte interna do motor, acredito que sejam partes da carcaça, mas como é algo que não sofre impacto por dentro, estou quase que certo de que é algum corpo estranho dentro do motor, ou algo que jogaram pra ferrar com o motor, ou algo que ficou lá após a montagem ou amaciamento.

chiccoli
20-11-14, 20:08
O certo..., era desmontar pra ver, pq vai que tem mais. pode ser parte de qualquer lugar do motor, se vc não deixar apertado a vareta do óleo a ponto de soltar com a mão, qualquer um pode tentar te sacanear, por aqui mesmo de vez em quando se ouve alguém falar que tinha areia ou açúcar no motor.

naosouhondeiro
20-11-14, 20:43
O foda é que tenho medo de desmontar e dar vazamento depois... Muito difícil dar aperto nessas peças de alumínio...

chiccoli
20-11-14, 20:54
se vc tiver conhecimento, ferramentas e peças necessárias. o aperto é minimo.

pedromartins
22-11-14, 11:23
Geralmente é pedaço da carcaça que foi mau usinado e quando sofreu uso constante se desprendeu retire tampe e use normalmente. Moto chinesa tem dessas coisas.

Caique
22-11-14, 13:06
O conjunto da embreagem tb é de alumio,mas só abrindo pra ver.

emerson merighi
23-11-14, 09:23
existem os desgastes de acasalhamento de motor que quando são novos e usados de forma a serem muito exigidos ...são arrancados das partes que sofrem atrito pedacos de ferro retorcidos... como o sistema da bomba tem a tela de ferro que faz uma filtragem, evita que esses pedacos sejam sugados pela bbomba de oleo e fiquem circulando pelo motor, o que, obviamente acabaria com o motor.

naosouhondeiro
23-11-14, 11:26
Vlw pessoal, a moto ta andando super bem, não vou precisar me preocupar por enquanto.

DOUGLAS 00
25-11-14, 23:36
Caixa provavelmente. Dentes de engrenagem ou farelo de rolamento, no caso da minha moto.

nando correa
27-11-14, 08:57
meu amigo teve, ou ainda tem sei lá, uma ybr que saiu uns pedaços feios, e era a engrenagem do pedal de partida, que as vezes dava em falso, e 1 semana depois que ele trocou o oleo e insistiu nessa loucura o motor perdeu a compressao e ele teve que retificar a parte de cima + rolamento do virabrequim.. 800 conto!! cuidado!! melhor abrir esse motor antes senao pode ficar mais caro!! eu penso que pode ser da cremalheira esses pedaços.

abraço irmão