PDA

Ver Versão Completa : Duvida de principiante ( corrente )



maeelzim
27-11-14, 00:50
Galera uma pergunta de um noob eueheuh ... Como lubrificar a corrente ? De quanto em quanto tempo ? Ou em que situacao ? E o que usar ? Agradeço quem me ajudar !


Sent from my iPhone using Tapatalk - now Free
[email protected]

Marcelo Henrique Dias
27-11-14, 06:38
Lubrifique a corrente pelo menos duas vezes por semana, em caso de chuva, lubrifique no mesmo dia, a vida útil da corrente, em média, é de 15 mil km, vai depender do modelo, do uso e da manutenção a maior parte dos mecânicos recomenda que, ao trocar a corrente, sejam trocados também a coroa e o pinhão. Isso porque o novo pode não encaixar com perfeição no antigo, causando desgaste prematuro, na hora de lubrificar, examine a folga, o ideal é que a corrente tenha elasticidade de cerca de 3 cm, fica uma dica para quem prefere óleo é não exagerar na aplicação do produto de preferência ao óleo 90, é bastante viscoso para a lubrificação. “Mas antes de passá-lo, é recomendável lavar a corrente com querosene, a fim de tirar o óleo velho e as demais impurezas que ficam na corrente, antes de tudo certifique após lavar sua corrente com sabão neutro e esfregando a mesma com escova, retire bem toda impureza, depois seque com um pano ou toalha, logo use lubrificante anticorrosivo, e por fim óleo 90 se tiver grana sobrando, depois da vida útil troque para um sistema de correia, já tem varias oficinas colocando este sistema, e seguro e livre de manutenção periódica.

nando correa
27-11-14, 08:42
eu faço assim:

lubrifico com chainlub motul c4, na corrente seca, depois de lavar com querosene usando pincel. como a minha corrente tem retentor (uma guarnição de borracha em cada elo, que nao deixa o oleo infiltrado sair para fora), demora muito pra lubrificar de novo. na verdade, se nao fosse a sujeira nao precisaria aplicar nunca mais porque o c4 nao sai pelo retentor da corrente depois de seco. mas eu tambem mantenho as as roldanas lubrificadas com ele, para também poupar pinhao e coroa, e sempre que elas ficam brilhantes, ou seja sem aquela camada de lubrificante, eu reaplico. se estiver suja, tenho que lavar antes..

na pratica, eu faço isso a cada 15 dias, mas eu rodo nesses 15 dias 2000 km em alta velocidade. entao depende muito do lubrificante que voce usa, com o oleo 90 nao duraria tanto tempo.

se voce usa a moto em curtos trajetos, e roda pouco, passe oleo 90. sabe como eu faria? eu usaria uma esponja embebida e passaria na corrente inteira. depois, passava a esponja de novo, seca, para tirar o excesso. eu fazia assim quando usava oleo e durava bem...

abraço

Schao.gs
27-11-14, 08:55
Olha, eu não sou nenhum expert no assunto, mas eu diria que depende de muita coisa...

Anda na poeira? Somente asfalto? Roda muito? Pouco? Pega chuva com frequência?

Eu lubrifico a corrente da minha moto uma vez por mês, não mais, mas rodo somente finais de semana. Eu uso o Chain Lube, é um lubrificante específico para correntes, tem em qualquer loja de lubrificantes ou motopeças.

faloowwww

kira
27-11-14, 10:00
Maeelzim, vai na área de manuais e tutoriais que lá tem um tópico "Dicas Limpeza Corrente da Moto".
Chain lub motul, mei carinho hein? É econômico ao menos?
Abracos, galera!

nando correa
27-11-14, 13:01
kira, eu gasto menos de 2 tubos por ano, algo como 1 tubo e meio, e eu rodo bem viu... 1000 (mil) km por semana em média. nao quero saber de outro lubrificante, depois que troquei a relação, e isso já há cerca de 25.000 km, eu só regulei a corrente 1 vez, e a relação está como nova, eu nao consigo ver o desgaste olhando na coroa. vai passar dos 50 mil.. fora que nao suja a roda né.. vale a pena, muito bom. eu também era cético até experimentar.

Vulcan
27-11-14, 13:15
rapaz, eu lubrifico com óleo de motor em posto de gasolina, deixo encharcado e depois "centrifugo" no descanso central. fica uma porqueira, mas a área de contato da corrente ta de boas. (não é o melhor método, com certeza)

fazendo isso to com o kit que ja veio na moto (usada) + 10000km na minha mão. a hora de trocar ta chegando jah. vou por relação mais longa... vi no youtube que melhora bem a final (não fica gritando) e na cidade da pra passar menos de marcha.

leandrocg
27-11-14, 13:23
Segue o que o pessoal disse ou coloca um kit de correia dentada, ai esquece.

kira
27-11-14, 13:34
kira, eu gasto menos de 2 tubos por ano, algo como 1 tubo e meio, e eu rodo bem viu... 1000 (mil) km por semana em média. nao quero saber de outro lubrificante, depois que troquei a relação, e isso já há cerca de 25.000 km, eu só regulei a corrente 1 vez, e a relação está como nova, eu nao consigo ver o desgaste olhando na coroa. vai passar dos 50 mil.. fora que nao suja a roda né.. vale a pena, muito bom. eu também era cético até experimentar.
Nossa, nando! Não sabia que era tão econômico assim! Com certeza vou comprar. A média de km que rodo por semana é a mesma da sua. No tópico que indiquei tem um vídeo e me pareceu que não deixa aquela lambança toda.
Abracos!

edynho leal
27-11-14, 13:39
Lavo e Lubrifico a minha duas vezes por semana com óleo 90.A relação da minha Next está com 29.700km e ainda tem muito que andar.

nando correa
27-11-14, 14:22
Nossa, nando! Não sabia que era tão econômico assim! Com certeza vou comprar. A média de km que rodo por semana é a mesma da sua. No tópico que indiquei tem um vídeo e me pareceu que não deixa aquela lambança toda.
Abracos!

sim, muito economica.. agora um adendo.. eu vi uns videos que o pessoal aplica ali atrás da coroa, pelo lado de fora da corrente, duas vezes. não precisa! é desperdicio e aí sim os excessos vao respigar na roda e balança na forma de grãos do tamanho da areia.. eu aplico uma unica vez, do lado de dentro da corrente, uma fina camada, e nao espirro pra todo lado. vou levemente apertando o botao do spray e percebo onde o liquido está entrando (ele é branco para isso).. só lubrifico dentro da corrente e as roldanas.. é incrivel como esse negocio penetra na corrente, parece que tem algo sugando o produto pra dentro da corrente. depois que seca, ele vira uma cola, nao sai nem com jato d'água. eu faço dessa forma e a minha relação está desse jeito que eu descrevi: nova!

Gabriel-SC
27-11-14, 14:32
bom, o mecânico onde levo a minha faz isso quando troco o óleo.
troco a cada 1000 km, então a correia tá sempre lubrificada. acho que ele usa óleo de motor.
mas tem uns produtos certos pra fazer isso. os da Motul parecem ser os ideais. Tem um spray que é pra limpar e outro que é pra lubrificar (um tipo de graxa branca).
Mas pra limpar, o que eu sei, é que muita gente usa querosene, depois bate água, e depois aplica o lubrificante.

kira
27-11-14, 20:47
Graxa só se o cara tiver muito cuidado pra fazer aquela limpeza, porque vai grudando areia e rapidamente cria uma pasta que vai comendo a coroa e o pinhão. Fora que essa sujeira não é fácil de tirar, eu pelo menos tenho dificuldade, mesmo passando o pincel com óleo diesel.
Abracos!

chiccoli
27-11-14, 21:12
oleo de cambio 90 ou mais. estiquei a corrente 1 vez q esqueci de lubrificar em uma vez que foi 2 semanas de chuva, to com a mesma relação a 16 mil km.
Passa um fiozinho pra dar uma lubrificada 1 vez por semana e toca o f0da-se, u litro de oleo da lubrax é uns R$12,00 ..

maeelzim
27-11-14, 23:10
Valeu pela ajuda galera !


Sent from my iPhone using Tapatalk - now Free
[email protected]

sergiotucano
28-11-14, 00:58
Eu gosto do kit que a Honda vende, vem com desingripante e gracha líquida, ambos são spray.

Completa, a cada 500 km:
Lava a relação, limpa e depois taca desingripente e por final a gracha líquida.

Periódica
Sempre que pegar chuva ou uma vez por semana e somente com o desengripante.

Para quem roda mais de 100 km por dia compensa fazer a completa toda semana.

Ops! A Honda vende o kit da marca Staff por R$30,00.

irai
28-11-14, 06:32
Serio que vocês fazem esses procedimentos todos? Bah, eu não tenho saco pra isso. Lubrifico com óleo 40 e um pincel, e fica nisso, acho que nunca limpei uma corrente, o grosso da sujeira sai no pincel, eu acho. E minhas ultimas relações tem durado bastante, perto de 20.000Km, mas vamos ver essa da Next quanto vai durar.

nando correa
28-11-14, 07:42
A eu faço.. se a corrente ta incrustada eu nao consigo pilotar, me da um treco ruim hehe.. entao eu passo um pincel com querosene, mas nao fico alisando muito nao.. bom mesmo é o chain cleaner mas é caro

Schao.gs
28-11-14, 09:29
Serio que vocês fazem esses procedimentos todos? Bah, eu não tenho saco pra isso. Lubrifico com óleo 40 e um pincel, e fica nisso, acho que nunca limpei uma corrente, o grosso da sujeira sai no pincel, eu acho. E minhas ultimas relações tem durado bastante, perto de 20.000Km, mas vamos ver essa da Next quanto vai durar.

Somos dois, eu não posso fazer tudo isso toda semana nem que eu queira... mal me sobra tempo pra comer e dormir! ahehaehaehaehhae

falooowwww

irai
28-11-14, 12:06
Somos dois, eu não posso fazer tudo isso toda semana nem que eu queira... mal me sobra tempo pra comer e dormir! ahehaehaehaehhae

falooowwww


Aqui a coisa é parecida, saio de casa as 06:30 pra voltar as 23:30, fim de semana sempre tem alguma coisa da faculdade pra fazer... Nem a pau que vou passar o pouco tempo que tenho livre, alisando moto, eheh...

sergiotucano
28-11-14, 12:28
Aqui a coisa é parecida, saio de casa as 06:30 pra voltar as 23:30, fim de semana sempre tem alguma coisa da faculdade pra fazer... Nem a pau que vou passar o pouco tempo que tenho livre, alisando moto, eheh...

:P

Eu saio as 0730 e vou parar em casa entre 1900 ou 2200.
Mas aquela horinha para as motocas é de lei! kkkkkk

Antes de roubarem minha MTB, principalmente no FDS, tinha que ter aquela hora para ela também. :P

Nickneo
30-11-14, 20:03
Rodei 14 mil km com o kit da falcon com 1 manutenção, só quando coloquei, kkkkkkk. Mas pretendo cuidar melhor agora. Já comprei o óleo 140, falta o querosene e o pincel, pra, em dia de lavagem, limpar e lubrificar a corrente.

irai
30-11-14, 20:12
Óleo 140? Não é grosso demais? Eu tenho usado o 40 e o resultado é bom. Antes ainda eu usei com muito sucesso o fluido ATF (para transmissão automática), que apesar do resultado fantástico (a transmissão fica muito macia mesmo, foi o melhor lubrificante que usei), dura muito pouco, e precisa ser reaplicado com muita frequência, por isso desisti dele.

chiccoli
30-11-14, 21:45
irai (http://www.pequenasnotaveis.net/members/25214-irai), eu já usei 20w50, acaba com a relação com 10~15 mil km, tem que esticar toda semana praticamente na cg, ainda mais twister, que parece que tem um esmeril pronto pra dar folga não quero nem arriscar, fora já começar o barulho de cascavel.
Na twister, o sae90 tem que obrigatoriamente lubrificar toda semana de acordo com o uso, só o 140 que eu achei que da pra ficar até umas 2 semanas.., mais de 2, já começa a querer dar folga tbm. queria testar o 180, mas não achei pra comprar, mas deve ser 10~15 reais tbm. Minha corrente é de retentor, eu já não gosto de lavar, e tbm nunca quis atras de saber como limpa, ela é dourada, mas vive preta ^^

irai
30-11-14, 22:11
Pois é, o fato de eu não costumar limpar a corrente é um dos principais motivos para eu gostar de lubrificantes menos viscosos (mais "finos"), pois eles juntam bem menos sujeira na corrente. Quando eu usava graxa branca, na Intruder, a relação mal chegava nos 10.000Km, quando passei a usar lubrificantes menos viscosos, a vida útil dos kits de relação aumentou bastante, chegando a uns 24.000Km com fluido ATF.

chiccoli
30-11-14, 22:34
Bom.., eu resolvi seguir a dica do ivanrj, ele disse que já rodou mais de 50 mil, e nunca trocou uma relação de uma moto. vamos experimentar tbm, pq não?? ^^
até agora deu certo. a vantagem do 140 em cima do 90, é que ele demora mais pra respingar, tipo: joga a moto no cavalete central, puxa o afogador pra acelerar a moto(carbura a vacuo), joga uma 2ª e deixa.., ai vai passando o fio de oleo. um pouco no centro, mas a prioridade que eu dou é nas bordas da corrente, no meu caso em cima dos retentores, pois é ali que vai entrar e esta a área de maior desgaste. se ta bunitinha, ou eu estou distraido e deu um pingo no chão, ta bão demais. gasto de 10 a 20ml por lubrificação e boa. da 1 garrafa a cada 6 meses mais ou menos, aqui em casa tem 3 motos.

Zanca
01-12-14, 08:23
eu lavo a minha corrente aqui na empresa como não tem retentor passo um desengraxante quente que usa nas peças aqui e depois de bem lavado e seca fiz uma mistura de óleo com grafite em pó e passo na corrente fica muito bom

Carleetos
01-12-14, 10:56
Na minha primeira CG testei de tudo, até vaselina em pasta.

O que eu mais gostei foi o óleo 140, uso até hoje. Um litro custa entre 10 e 15 reais e dura muito, mas muito mesmo.

O bom é você limpar a corrente com certa frequência, 1 vez por mês tá bom. Faça como o pessoal disse, quando for lavar a moto passe um pincel com querosene, depois água com sabão. Depois da moto sequinha passe um filete de óleo em toda a corrente e dê uma girada boa na roda pra o óleo penetrar nos elos.

Não sei se com vocês é assim, mas quando lavo e lubrifico minha moto parece que ela roda mais suave!

Vulcan
01-12-14, 13:32
Bom.., eu resolvi seguir a dica do ivanrj, ele disse que já rodou mais de 50 mil, e nunca trocou uma relação de uma moto. vamos experimentar tbm, pq não?? ^^

quem trocou pra ele foi o mecânico. huehuehuehuehuehue

Nickneo
01-12-14, 13:36
Bom.., eu resolvi seguir a dica do ivanrj, ele disse que já rodou mais de 50 mil, e nunca trocou uma relação de uma moto. vamos experimentar tbm, pq não?? ^^
até agora deu certo. a vantagem do 140 em cima do 90, é que ele demora mais pra respingar, tipo: joga a moto no cavalete central, puxa o afogador pra acelerar a moto(carbura a vacuo), joga uma 2ª e deixa.., ai vai passando o fio de oleo. um pouco no centro, mas a prioridade que eu dou é nas bordas da corrente, no meu caso em cima dos retentores, pois é ali que vai entrar e esta a área de maior desgaste. se ta bunitinha, ou eu estou distraido e deu um pingo no chão, ta bão demais. gasto de 10 a 20ml por lubrificação e boa. da 1 garrafa a cada 6 meses mais ou menos, aqui em casa tem 3 motos.

Bem por aí o que eu faço. O 90 testei melecou tudo e logo logo já estava seco. Gostei da idéia que vi no M@D de passar o 140 e a graxa branca pra "selar". Vou experimentar.