PDA

Ver Versão Completa : Cabeçote cg



Waltrick
04-12-14, 21:29
Galera tenho uma duvida para trocar o comando da Cg precisa tirar o cabeçote?

chiccoli
04-12-14, 21:58
se das cg 2003 pra baixo tem que desmontar o motor inteiro.

Zanca
05-12-14, 07:40
Cara já veja as engrenagem a minha troquei só o comando e agora começou a bater válvulas e é as engrenagem do comando que esta fazendo isso, mas tem que desmontar tudo

Waltrick
05-12-14, 11:19
A moto é 2014 ta com 1000 km, acho q não comeu ainda as engrenagens, pergunto c precisa tirar o cabeçote pois vou tirar ele trabalhá-lo caso não fique bom vou trocar o comando, e não queria tirar o cabeçote duas vezes, caso seja nescessario tirar o cabeçote já faço td de uma vez só.

Vulcan
05-12-14, 14:34
A moto é 2014 ta com 1000 km, acho q não comeu ainda as engrenagens, pergunto c precisa tirar o cabeçote pois vou tirar ele trabalhá-lo caso não fique bom vou trocar o comando, e não queria tirar o cabeçote duas vezes, caso seja nescessario tirar o cabeçote já faço td de uma vez só.

sua motoca usa cabeçote OHC sem dúvida. não precisa tirar o cabeçote, mas o comando novo deve respeitar as medidas do motor que vai recebe-lo (vide levante e cruzamento - squirsh).
não esquecer de cuidar para não perder o ponto.

Waltrick
05-12-14, 21:54
E só tirar aquela gaiola de cima? O comando que estou olhando é este aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595194170-comando-valvula-arvore-competico-cg125-fan-09xx-wgk-_JM, que pelo que vi não tem muita mais duração que o original e tem um levante mais agressivo assim ajudando em "baixa" também.

Vulcan
06-12-14, 10:19
E só tirar aquela gaiola de cima? O comando que estou olhando é este aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595194170-comando-valvula-arvore-competico-cg125-fan-09xx-wgk-_JM, que pelo que vi não tem muita mais duração que o original e tem um levante mais agressivo assim ajudando em "baixa" também.

a duração desse comando é bem agressiva! porém o detalhe mais significante é o levante dele de 7,27mm/7,20mm. se seu cabeçote não tiver espaço para esse levante, vai estourar alguma coisa quando ligar o motor.

bom, veja a foto de um cabeçote sem tampa, é só remover o eixo de comando para fazer a troca... (nao deixe a corrente de comando cair, pvf)
http://motos-motor.com.br/fotos//2012/12/sobre-kit-aumento-potencia.jpg


https://www.youtube.com/watch?v=1rXVhzVR9fE

Waltrick
06-12-14, 12:14
Kkk se cair aí sim da merda....
vulcan não tenho experiênciia em preparacao para moto somente em carro, no mundo das motos to caindo de para-quedas, mais você disse que pode dar problema esse levante aí, você acha possível ela cabecear as válvulas com esse levante, lembrando que o motor é todo original e não pretendo taxar apenas fazer a tecnica de otimização do tonella no cabeçote.

e a duração vc achou alta? Ele diz 240 e 275graus, foi o que eu achei com menos duração os outros sao tudo de 286 para cima e com o levante quase original que acaba só jogado a potência pros giros mais altos como quero uma moto pra cidade tbm achei esse com mais levante e menos duração, qula sua opinião, outra coisa a folga das válvulas é 0,08 mesmo ??

Vulcan
06-12-14, 13:05
Kkk se cair aí sim da merda....
vulcan não tenho experiênciia em preparacao para moto somente em carro, no mundo das motos to caindo de para-quedas, mais você disse que pode dar problema esse levante aí, você acha possível ela cabecear as válvulas com esse levante, lembrando que o motor é todo original e não pretendo taxar apenas fazer a tecnica de otimização do tonella no cabeçote.

e a duração vc achou alta? Ele diz 240 e 275graus, foi o que eu achei com menos duração os outros sao tudo de 286 para cima e com o levante quase original que acaba só jogado a potência pros giros mais altos como quero uma moto pra cidade tbm achei esse com mais levante e menos duração, qula sua opinião, outra coisa a folga das válvulas é 0,08 mesmo ??

bom, em uma comparação rapida de preparação de carro e moto, é parecido, porém moto sempre trabalha com mais qualidade e RPM (1 bura por cilíndro é um luxo e curso menor joga a potência especifica lá no alto). só recentemente com injeção fechada MPFI que os carros tão ficando comparáveis.

sobre o comando 240~270, ta ótimo pra subir o pico de torque sem exceder muito a capacidade de giro do motor, ganhando potência sem aumentar a cilindrada. possivelmente o pico fica lá pelos 8k~9k RPM, pouca coisa acima da CG sport. tai uma boa ideia: colocar a parte de cima da CG sport! (cabeçote retrabalhado com comando e valvulas) pois o cabeçote da sport ja trabalha com levante maior (ate onde to sabendo...).

sobre o levante não sei lhe informar por que não tenho essa informação...

sobre a folga, trata-se de comando mecânico, então ele tem folga. se fosse tucho hidraulico não teria (eu entendi isso).

bom, para completar o que pretende fazer no início do tópico, precisa comparar o levante do cabeçote original e ver se o novo comando excede ou não ele. depois com o sistema montado precisa fazer o squirsh (não sei o nome direito dessa técnica) pra verificar se alguma válvula ta se chocando com o pistão;

caso esteja tocando o pistão, tem que "cavar" um espaço no pistão até conseguir uma folga de 1,5mm (coisa de 1 milímetro a ser cavado ta de boas), se precisar cavar mais, vai ter que trocar pistão por um mais baixo, e ai ja muda taxa de compressão e bagunça tudo sap0rra....:( mas vamos ser otimistas...:)

se o levante for compativel, o squirsh der "ok", vai restar apenas retrabalhar/otimizar o cabeçote como você queria e montar tudo de uma vez. o detalhe é que para retrabalhar o cabeçote, vai ter que tirar ele....

Waltrick
06-12-14, 13:54
Sim vulcan a preparaçao de carros e motos são parecidos, visto que são de combustão interna, o que não estou acostumado é a comando com 310~ 400 graus que se por em um carro o motor nem liga kkk, por isso d digo q são mundos diferentes.
a folga, no anúncio diz 0,08 mais achei pouco pois o original é 0,08 e 0,12 não? Achei inforcado.

quanto as válvulas , para fazer o squirsh é com o cabeçote fora do lugar? Pois não tem como medir com ele no lugar seria isso, quanto as cabeçote da Sport não iria destaxar o motor?

Vulcan
06-12-14, 14:26
Sim vulcan a preparaçao de carros e motos são parecidos, visto que são de combustão interna, o que não estou acostumado é a comando com 310~ 400 graus que se por em um carro o motor nem liga kkk, por isso d digo q são mundos diferentes.
a folga, no anúncio diz 0,08 mais achei pouco pois o original é 0,08 e 0,12 não? Achei inforcado.

quanto as válvulas , para fazer o squirsh é com o cabeçote fora do lugar? Pois não tem como medir com ele no lugar seria isso, quanto as cabeçote da Sport não iria destaxar o motor?

sobre esses "graus", é medida em quantos graus o volante do motor gira para efetuar a abertura e fechamento das válvulas (levante) ou seja, é a duração da abertura em graus, somado a admissão e exaustão.

para efeito de esclarecimento o motor teórico perfeito tem abertura e fechamento instantâneo de válvula com "comando" 180º, abrindo e fechando as valvulas exatamente no PMS e PMI. como a abertura e fechamento real das valvulas não é instantâneo, é descontado uma "folga" para "dar tempo" de abrir até ser realmente efetivo na posição que precisaria, com isso a válvula abre antes e fecha depois, resultando em um comando de 200º~220º em motores "mansos".

a nível de competição a economia de combustivel e poluição são desprezadas, portanto é comum aloprar no cruzamento de válvulas e duração da abertura. estas duas coisas usufruem da dinâmica dos gases apenas em alta rotação (em baixa o funcionamento fica pipocado e fraco) melhorando a limpeza de câmara de combustão e até acelerando a exaustão assim como gerando uma compressão/descompressão dinâmica por inércia dentro do cilindro! (esses comandos dificilmente passam dos 310º, pois perde eficiência demais; o mais comum é o 296º) coisa que só ocorre a RPM alto (vide 8k+) sendo mais alto o RPM, mais isso ocorre, porém maior é o desperdício e mais parecido com uma turbina o motor vai ficando... nesse rumo fica mais fácil usar uma hélice no lugar do pistão igual uma turbina mesmo com combustão contínua... mas aí o rumo é outro.

se comparar um motor DOHC que você pode mudar tranquilo o cruzamento de válvulas, podemos ver o seguinte...
o menor cruzamento de válvula permite menor lavagem e menor compressão, porém a válvula de exaustão abre mais cedo, perdendo eficiência térmica...
http://i.minus.com/imWRTsytd8cQI.jpg
aumentando o cruzamento de válvulas tem-se uma melhor lavagem e melhor combustão, porém parte da mistura admitida foge pela exaustão, resultando em desperdício de combustível...
http://i.minus.com/iEcmybMyYp4nW.jpg
e por ultimo temos a alteração dupla que pode ser feita pulando os dentes do comando tanto em OHC quanto em DOHC, alterando o pico de potência para baixa ou alta RPM (respeitando os limites do motor) porisso é possivel encontrar "polia regulavel" para o motor AP, que permite um "ajuste fino" dessa questão.
http://i.minus.com/ibDVf35Ur3pyC.jpg
enfim, essa bagaça é complicada pap0rra aeuhauehauheuaheuaheuahuehauehuahe

ih! esqueci de dizer que o squirsh é com o motor "montado" (mas não tudo apertado) e uma massa de modelar na cabeça do pistão (quantidade suficiente para detectar a posição da válvula) de modo que você gira com a mão (ou uma manivela) bem de leve para poder sentir qualquer toque entre válvula e pistão. feito o giro você desmonta tudo e verifica o afundamento da massa. se tudo estiver OK e só limpar e montar normal.

a questão da folga, bom, aí depende da recomendação do fabricante da peça para o modelo específico, pois a dilatação dela é considerada... caso contrário, use a folga original (maior) e diminua se o "tec tec" for muito evidente...

Waltrick
06-12-14, 15:40
Sim, estou ciente disso, mas o vendedor disse não precisar enquadrar o comando por Ele já vir no padrão, mais acredito que seja nescessario estar rasgando os furos da polia do comando para enquadra-lo.




Bem no fim então vou ter que tirar o cabeçote para fazer tudo de uma vez, minha intenção era preparar o cabeçote primeiro caso o resultado não fosse o esperado eu partiria para o comando, mas vou acabar fazendo tudo de uma vez.
obrigado vulcan

Vulcan
06-12-14, 17:37
Sim, estou ciente disso, mas o vendedor disse não precisar enquadrar o comando por Ele já vir no padrão, mais acredito que seja nescessario estar rasgando os furos da polia do comando para enquadra-lo.

Bem no fim então vou ter que tirar o cabeçote para fazer tudo de uma vez, minha intenção era preparar o cabeçote primeiro caso o resultado não fosse o esperado eu partiria para o comando, mas vou acabar fazendo tudo de uma vez.
obrigado vulcan

disponha.

sobre "rasgar furos na polia" acho que não vai precisar, parece ser algo plug-and-play. apenas tome cuidado com o ponto.
não esqueca de postar o resultado, umas fotos e tals pra nós apreciarmos também.:)

Waltrick
06-12-14, 18:05
Pode deixar nesta parte vou mexer apenas a partir do dia 16, até lá vou só planejando kkk...
o que fiz por enquanto foi tirar o restritor que tem antes da caixa de filtro e escape estralador (não curto muito o ronco mais foi o que achei com o melhor custo/benefício), com essas modificações ela ficou mais esperta nas acelerações e de final não mudou muito antes original dava, 122 e agr ta dando 129 ( não ria das medidas, o painel é digital por isso a casa da unidade kkkk)todas as medidas realizadas em reta de noite de aprox 14graus Centígrados, na relação original ela chegou ao limite o motor flutua e não vai mais.
A 125 não tem corte?

Vulcan
06-12-14, 18:43
todas as medidas realizadas em reta de noite de aprox 14graus Centígrados, na relação original ela chegou ao limite o motor flutua e não vai mais.
A 125 não tem corte?

motor flutua?:shock: agora me deu medo... (e lá vai o motor voando sozinho pra longe da moto...)

não sei se corta, mas deveria cortar por ser moto nova. minha biz 2006 não corta mas as mais novas cortam, sem o conta giro eu sinto falta do corte...

seus mods tão bem de boas.:) uma boca mais fechada no escape pode reduzir o barulho, tipo reduzir para o mesmo diâmetro do cano.

Waltrick
06-12-14, 20:52
Kkk zueiroo desgraçado, flutua que digo é que o motor não consegue abrir mais o giro ele "se passa" não é falta de força sei não mais acho que está a mais de 10k rpm, pela velocidade que ela da acho que não tem corte em 3a da 87 kkk, tipo a 150 corta que se você não estiver ligado bate o saco no tanque:D, já a minha só para de render...

não entendi a parte dos mods, e nem a parte de reduzir pro mesmo diâmetro do cano?

Waltrick
19-12-14, 21:41
Troquei o comando ficou muiito boa em baixa e média, porém em alta ela não está "ganhando" giro, ela está com os gicles originais (38 e 105) amanha vou trocar e por 40 e 110 ver como fica caso não fique boa estou afim de por o carbura da 150.
agora quero saber qual a medida do carburador da 150 a saída do carburador de minha tem 26mm e o pistonete tem ~19mm. Alguém aí tem as medidas do carbura da 150?

Stone
20-12-14, 06:58
Rapaziada, vocês estão fazendo um tsunami com um copo d'agua...

É só um comandinho WGK bravo, tira o original e manda esse pra dentro, fecha e deu, não tem porque ficar quebrando a cabeça.
Outra coisa, esse comando WGK bravo não tem 310 graus reais, no site da WGK tem os valores reais, que se não me engano é em torno de 260graus

Vulcan, acho que você está se confundindo, nunca ouvi falar nesse termo "squirsh", o squish que eu conheço é uma preparação na câmara de combustão para direcionar a queima, evitar pré-ignição e refrigerar o motor

Vulcan
20-12-14, 12:19
Kkk zueiroo desgraçado, flutua que digo é que o motor não consegue abrir mais o giro ele "se passa" não é falta de força sei não mais acho que está a mais de 10k rpm, pela velocidade que ela da acho que não tem corte em 3a da 87 kkk, tipo a 150 corta que se você não estiver ligado bate o saco no tanque:D, já a minha só para de render...

não entendi a parte dos mods, e nem a parte de reduzir pro mesmo diâmetro do cano?

os mods você mesmo citou em

Pode deixar nesta parte vou mexer apenas a partir do dia 16, até lá vou só planejando kkk...
o que fiz por enquanto foi tirar o restritor que tem antes da caixa de filtro e escape estralador (não curto muito o ronco mais foi o que achei com o melhor custo/benefício), com essas modificações ela ficou mais esperta nas acelerações e de final não mudou muito antes original dava, 122 e agr ta dando 129 ( não ria das medidas, o painel é digital por isso a casa da unidade kkkk)todas as medidas realizadas em reta de noite de aprox 14graus Centígrados, na relação original ela chegou ao limite o motor flutua e não vai mais.
A 125 não tem corte?
sobre o escape eu quis dizer que muitos escapes tem a boca muito larga para usar em uma moto de baixa cc, o ronco fica grosso mas fica alto também. como você citou inclusive que não curte a barulheira, eu sugeri reduzir a boca do escape pelo lado de dentro, até o diâmetro igual ao de saida do cabeçote, para assim não gerar restrição de vazão e abafar a barulheira sem alterar o tom do ronco.

um exemplo é o escape da comet original que tem um bocão cromado e uma boquinha dentro para ajudar a abafar.
http://i3.minus.com/ijylOckzBXuT4.jpg


Rapaziada, vocês estão fazendo um tsunami com um copo d'agua...
(...)
Vulcan, acho que você está se confundindo, nunca ouvi falar nesse termo "squirsh", o squish que eu conheço é uma preparação na câmara de combustão para direcionar a queima, evitar pré-ignição e refrigerar o motor

certamente devo ter errado pois onde aprendi essa verificação nem quem ensinava sabia o nome correto, de tão raro esse procedimento ser executado. mas ainda ficamos sem saber qual o nome do procedimento, neh?...


https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/s720x720/1620932_438308729637584_883659669_n.jpg?oh=225f034 aec7ed07894822c00a3f52612&oe=5506A744

Waltrick
20-12-14, 18:39
Alguém aí tem as medidas do carbura da 150, tipo o diâmetro do pistonete e o da Admissão??

- - - Updated - - -

Stone não sei se vc leu na primeira página mais no anúncio diz 7,27mm de levante nesse caso seria nescessario cavar o pistao como vulcan citou. E no site da WGK não diz o levante fiquei sabendo dele apenas através do representante.

para deixar registrado para outros que procurarem o comando o levante e de 5,25mm.

e alguma alma bondosa teria as medidas do carbura da 150 tipo diâmetro do pistonete e admissão?

Stone
21-12-14, 10:57
Se for pra trocar de carburador usa um de CBX 200, se for pra usar um menor deixa o original e só tira a borboleta do afogador pra dar mais passagem de ar.
Regular o carburador é o básico do básico, se mesmo assim você achar que não está rendendo bem de final você precisará enquadrar o comando

Waltrick
21-12-14, 15:23
Stone o bura da 150 não deveria ser maior que o meu?

Zanca
21-12-14, 21:41
Kra segue o que o Stone falou. eu coloquei esse comando WGK bravo e tive que diminui o numero do gicle de 115 para 108 e a moto esta andando muito ta batendo 145 ando sempre acima do 100 sempre de cabo enrolado e esta fazendo uma media de 34 km/l, tirei a borboleta do bura e senti uma boa diferença, trocar o bura pelo da 150 não compensa não

segue um video do squish

https://www.youtube.com/watch?v=_YlbDUT7TtM isso se faz quando se coloca um pistão maior que o normal

Waltrick
22-12-14, 11:32
zanca o gicle de baixa vc não mecheu? Pois o meu está com os originais (38 e 105) e está com muita falta, vou trocar por um (40 e 110) ver como fica, quanto ao bura como o Stone falou não sei c é compensador pelo custo/benefício visto que a moto já andava bem para meu padrão porém o meu sofrimento eram nas ultrapassagens ela já tocava 100 direto OEM.

Stone quanto ao final dela era o filtro que atrapalhava o fluxo tirei e ficou muito melhor ela deu 131 de final fácil (com relação OEM pinhão 14) vc conhece algum filtro mesmos restritivo que seja de qualidade? Eu ia por aqueles de espuma mas dizem que o fluxo é o mesmo o que muda é que ele filtra melhor, procede?

Stone
22-12-14, 15:59
Com certeza o de espuma filtra melhor, mas tem que estar úmido com óleo, caso contrário passa sujeira pra dentro do motor

Waltrick
22-12-14, 19:53
Troquei o gicle de baixa por um 40 e a moto só funcionou com o ar todo fechado pq?

Stone
23-12-14, 06:45
No giclê de baixa não meche, deixa o original, é mais provável a moto ficar com excesso de baixa com o giclê original do que com falta...

Waltrick
23-12-14, 11:15
Stone a vela está um pouco branca e para fazer ela pegar depois de alguns minutos parado tem q puxar o afogador (ela é assim desde nova ta com 1800km) e agora tirei a borboleta do afogador tenho que enriquecer em baixa.
consegui um bura de 150 de um amigo daqueles que tem a válvula de máxima, vou por hoje para ver Qq rola.
só pra registrar aki pra galera o bura da fan 2014 tem as mesmas medidas tanto pistonete como saída do bura iguais ao da 150 porém algumas 150 tem uma válvula de máxima que quando o motor gera vácuo ele entra em ação enriquecendo a mistura (mais ainda) depois de 3/4 do acelerador. Pelo menos isso foi q eu entendi analisando o funcionamento dele.

Stone
24-12-14, 07:00
Mesmo tirando a borboleta não mexe no giclê de baixa, aumenta o giclê de alta e se está com dificuldades na partida levanta a agulha do pistonete

Agora que vi que esses cálculos são de uma RD que eu fiz! uahuahuah


https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/s720x720/1620932_438308729637584_883659669_n.jpg?oh=225f034 aec7ed07894822c00a3f52612&oe=5506A744