PDA

Ver Versão Completa : Duvidas: Viagem de Biz 125



Joabes
02-01-15, 10:08
Bom dia pessoal e feliz ano novo!

Seguinte, eu e minha namorada ambos possuímos nossas possantes Honda Biz 125 sendo que, a dela é uma 2011 (com injeção eletrônica) e a minha é uma 2007 carburada. Estamos planejando pegar estrada com elas, literalmente vamos descer para o litoral paranaense (saindo de Londrina é uma distancia de mais ou menos 500Km, no fim da viagem será 1000 km somando ida e volta).
Com isso em mente sei que vários usuários aqui no fórum ja fizeram viagens assim, tiveram seus problemas (ou não) então gostaria de saber com base nisso quais dicas vocês nos dão para evitar problemas desagradáveis, dicas de equipamentos, o que levar para concertos rápidos de pneu e tudo mais, dicas de velocidade média, ou seja pessoal, tudo que for informação importante principalmente para o pré viagem!

Desde já muito obrigado!!!

FRANGOPUNK
02-01-15, 10:16
Bom dia pessoal e feliz ano novo!

Seguinte, eu e minha namorada ambos possuímos nossas possantes Honda Biz 125 sendo que, a dela é uma 2011 (com injeção eletrônica) e a minha é uma 2007 carburada. Estamos planejando pegar estrada com elas, literalmente vamos descer para o litoral paranaense (saindo de Londrina é uma distancia de mais ou menos 500Km, no fim da viagem será 1000 km somando ida e volta).
Com isso em mente sei que vários usuários aqui no fórum ja fizeram viagens assim, tiveram seus problemas (ou não) então gostaria de saber com base nisso quais dicas vocês nos dão para evitar problemas desagradáveis, dicas de equipamentos, o que levar para concertos rápidos de pneu e tudo mais, dicas de velocidade média, ou seja pessoal, tudo que for informação importante principalmente para o pré viagem!

Desde já muito obrigado!!!


Uma dica importante: Não tenha Pressa!! A biz é uma moto agil dentro da cidade, mas na estrada os outros veiculos são mais rápidos, seja prudente nas ultrapassagens e não tente forçar ultrapassagem em outro veiculo, distribua bem o peso da bagagem, calibre os pneus, deixe ferramentas básicas para acesso rápido para caso houver alguma emergência e tenha a manutenção da bizoca em dia ok?

Fora isso, um excelente começo de ano e boa viagem!

Joabes
02-01-15, 11:30
Frango Valeu pela dica!

Quanto ao que levar, não quero levar nada demais e também tenho medo de não levar o necessário!!! Outra duvida, eu li sobre um produto que caso ocorra um furo no pneu você o usa e ele preenche esse furo como um concerto de emergência até chegarmos em um borracheiro mais próximo, você recomenda isso? Quanto a velocidade vamos no máximo a 90 km/ para não forçarmos as pequenas, sem contar que vamos levar um galão de 5lts de gasolina para emergência! Um fato que me preocupa é a corrente da Biz, li em alguns lugares que ela tem a tendencia a afrouxar conforme a viagem, sendo um motivo de parada constante para regularmos ela, isso é fato?

Desde já obrigado por ajudarem pessoal!

chiccoli
02-01-15, 14:06
Pesquisa sobre lubrificação de corrente no fórum.

FRANGOPUNK
03-01-15, 09:07
Frango Valeu pela dica!

Quanto ao que levar, não quero levar nada demais e também tenho medo de não levar o necessário!!! Outra duvida, eu li sobre um produto que caso ocorra um furo no pneu você o usa e ele preenche esse furo como um concerto de emergência até chegarmos em um borracheiro mais próximo, você recomenda isso? Quanto a velocidade vamos no máximo a 90 km/ para não forçarmos as pequenas, sem contar que vamos levar um galão de 5lts de gasolina para emergência! Um fato que me preocupa é a corrente da Biz, li em alguns lugares que ela tem a tendencia a afrouxar conforme a viagem, sendo um motivo de parada constante para regularmos ela, isso é fato?

Desde já obrigado por ajudarem pessoal!


Eu uso no pneu da minha cg a vacina anti-furo, na sahara eu não uso nada, se a camara for nova o risco de furo é menor, mas logico que um furo no pneu também é um acaso e até hoje nunca tive um pneu furado na estrada mas também tem um tipo de spray que tampa furo de pneu mas nunca usei

Diey
03-01-15, 12:56
Já ouvi falar sobre esses conserto instantâneo. Tem vários vídeos no YouTube a respeito. Acho que vale a tentativa.
Sobre afrouxar a corrente da bizarro, nunca ouvi falar. Apenas mantenha a moto com manutenção em dia e boa viagem!

irai
03-01-15, 13:53
Uma viagem dessas de até perto de 1000Km, não exige maiores preparativos, mais tranquilo ainda indo em duas motos, basta que elas estejam com a manutenção em dia. Antes de sair, troque o óleo, se for o caso, filtro também, regule e lubrifique a corrente, e aí é só partir pra estrada. Andar em duas motos é muito seguro, qualquer coisa que aconteça, o outro pode ir buscar ajuda.Vai firme e aproveita o passeio, indo à 80-90Km/h, sem abusar da moto, da para aproveitar bastante.

FRANGOPUNK
04-01-15, 10:14
As correntes VAZ tem esse problema, a coroa e pinhão são boas, mas a corrente nem tanto, um amigo meu colocou relação VAZ na ninja 250 e saiu daqui de navegantes e foi até Coritiba quedá cerca de 300 km, quando chegou la olhou a corrente ja estava bem frouxa quase no ponto de cortar elos

DOUGLAS 00
05-01-15, 23:25
Manutenção em dia e organização com as bagagens e é só correr para o abraço.

Quanto a prática na estrada, uns passeios em rodovias podem ajudar.

Strada Prata
06-01-15, 21:42
Moto em dia, mantenha sempre à direita da rodovia, gasolina extra e seja feliz...

Viajava duas vezes por mês de Biz 100, num total de 280 km. Biz em rodovia bebe quase igual ao Zeca Pagodinho.

Defeacer
06-01-15, 22:18
Fiz uma esses dias com a minha. 65 de ida e volta, a corrente ficou um bagaço, toda frouxa e deslubrificada, dava pra ouvir o "nhec nhec"...

Pensei que a moto não iria beber na estrada, mas ela bebe mesmo, abasteci duas vezes, uma foi metade do tanque e outra foi quase o tanque cheio.

Eh uma Crypton.

irai
07-01-15, 11:41
Que tanto essas correntes afrouxam? Eu só tive esse problema na Intruder, quando usei corrente vagabunda e sem retentor, bota uma corrente KMC (ou de outra marca boa) com retentor que se acaba esse problema. Desde que comecei a usar correntes melhores, só ajusto a relação na troca de óleo, e as vezes nem precisa.

Quanto ao consumo, acho que toda a 125-150cc consome mais na estrada que na cidade, salvo se pegar uma estradinha em que dê para ficar nos 80Km/h no máximo.

tassioluis
07-01-15, 11:48
Cara, o spygtba. (http://www.pequenasnotaveis.net/members/21204-spygtba) fez uma viagem até o deserto do Atacama, no Chile, de BIZonha. Pega umas dicas com ele. Acho que é quem mais pode te ajudar nessa sua aventura.

LINK do TÓPICO:
Viagem de Biz 125 ao deserto do atacama no Chile (http://www.pequenasnotaveis.net/threads/48345-Viagem-de-Biz-125-ao-deserto-do-atacama-no-Chile)
Boa viagem e bons ventos!

carr1jo
07-01-15, 12:40
Andar na direita da pista é perigoso, pois conhecendo os motoristas, quando eles começarem a ultrapassar vão ultrapassar sem colocar o carro totalmente na outra pista te forçando cada vez mais pro acostamento, e se acontecer algo não vão pensar duas vezes em te empurrar pra fora, o correto é a moto ocupar um espaço em que outro carro ocuparia para que na ultrapassagem eles tenham que passar por fora.

mdorigon
07-01-15, 13:31
Acho que não tem segredo também... corrente dar pau na viagem só se for vagabunda. Em fim, revise as motocas, troque o que for necessario, prenda bem a bagagem, leve algumas ferramentas, lampadas para reposição, etc e seja feliz. Ande com conciencia, sabendo os limites da moto e não tera problemas. Quanto a furos de pneus... pneus sem camara para os aros de liga são os mais confiaveis. Coloca vacina e vc raramente tera problemas. Com aros raiados que usam camara...ai complica um pouco mais, mas a vacina na camara pode ajudar um pouco, mas não tem a mesma eficiencia que no pneu sem camara. Esses kits de reparo de urgencia duvido muito que funcionem em pneus com camara. Veio, o que vale é pneu e camara em ordem nesses casos, se vc encarar, leva um kit de ferramentas e umas duas camaras de ar mais uma bomba de ar ou aqueles compressores portateis e ponto. Se furar, troca la na hora.

irai
07-01-15, 17:27
Que tanta neurose com pneu? Nessa estrada deve ter borracheiro. Serão duas motos, tira a roda furada e leva pra consertar, simples.


Quanto a andar pelo cantinho, assim como o colega Carr1jo, eu desaconselho. A moto deve ocupar o espaço de um veículo na pista, no meio ou um pouco pela esquerda, de forma que não cause aos outros motoristas a tentação de forçar a ultrapassagem onde não há espaço.

Gabriel-SC
08-01-15, 14:01
Cheguei hoje de uma viagem com a minha esposa. Ela na dela (intruder) e eu na minha (bros). A gente combinou antes algumas coisas, como a velocidade média, o que fazer em caso de problema. Olhamos o percurso no Google Maps prestando atenção nos lugares onde teríamos que pegar saídas, e tal. Vejam onde há postos de gasolina, onde serão feitas as paradas. Se vc vai levar gasosa, tome cuidado com a forma de transportar, use um galão adequado (vc não vai querer tua moto ensopada de gasolina, né?). Isso serve como uma concentração, é legal fazer na véspera.
Pra mim tem que tá muito ligado no que vem atrás. Acho que o maior perigo nas estradas para as motos pequenas, são os veículos pesados. as carretas. Uma carreta de 30 metros passando por tí a 100 km/h causa um desconforto... Fora que se vc ela tiver problemas pra parar e vc não sair da frente, existe a chance dela parar em cima de vc, e fora o deslocamento de ar, que é bem forte.
Outro perigo que percebi, de novo relacionado a caminhões, são as coisas que caem deles. Se uma pedra de brita bate no no teu peito a 80 km/h, pode machucar. Então mantenha a viseira sempre fechada, e evite ficar atrás de caminhões que transportam objetos na caçamba (madeira, móveis, pedra, areia, piscinas...).
Mas tomando cuidado, aos poucos vc vai se habituando à estrada e vai levando numa tocada só.

irai
08-01-15, 17:39
Essa questão da queda de carga dos caminhões é bem valido citar mesmo, é sempre bom guardar alguma distancia de caminhões com carga solta. Certa vez tive a canela atingida por algo marrom do tamanho de uma bola de futebol, o impacto foi muito forte e quase me derrubou da moto, não estivesse com a calça de cordura acolchoada na canela, fatalmente teria quebrado a perna, ou sofrido algum ferimento muito grave. Então vale prestar uma atenção especial a esses veículos.

kira
08-01-15, 17:58
Tive uma experiência parecida. Certa vez uma mesa de plástico se desprendeu da carroceria de um carro acho que um segundo após eu passar pra outra mão. Dei sorte, pois a mesa ia voar na minha direção.
O ideal mesmo é manter uma distância segura desses veículos de carga, pois se a pessoa desvia pra outra mão por reflexo não terá tempo pra ver se vem outro veículo.
Abracos!

FRANGOPUNK
08-01-15, 18:16
Que tanta neurose com pneu? Nessa estrada deve ter borracheiro. Serão duas motos, tira a roda furada e leva pra consertar, simples.


Quanto a andar pelo cantinho, assim como o colega Carr1jo, eu desaconselho. A moto deve ocupar o espaço de um veículo na pista, no meio ou um pouco pela esquerda, de forma que não cause aos outros motoristas a tentação de forçar a ultrapassagem onde não há espaço.


Tem borracheiros e borracheiros, tem borracheiro que prefere desmontar 10 pneus de caminhão do que desmontar um pneu de moto, ja fui testemunha disso em um posto na Palhoça-SC quando um rapaz que tava de mirage 250 furou o pneu dianteiro e foi até o borracheiro e o cara se negou a consertar o pneu

gilvano
08-01-15, 22:20
pois eh... aconteceu com amigo meu isso.. agente foi pra cidade vizinha.. e furou pneu traseiro da cg 150 sport dele e fomos no boracha... e o cara nao quis arrumar o pneu.. tocamos de comprar a camera do cara.. e agente mesmo monta na casa da mae da minha namorada que morava em uma fazenda ali perto da cidade...

aryperna
18-01-15, 18:19
A vacina de pneu é melhor que o reparo, pois é melhor não ficar na mão do que ter que consertar. De qualquer jeito se puder leve uma camara de ar (1 só basta já que as motos são iguais e dificilmente irá furar as duas). Acho que nem é necessário dizer que a manutenção tem que estar toda em dia. Ainda falando em furo de pneu, saiba desmontar e remontar sua roda, porque na estrada sempre tem borracheiro mas muitos só estão acostumados com carro.. Pare para descansar a cada 50 minutos, assim vocês chegam sem dores no final. Gasolina extra não acho uma boa, é perigoso principalmente em motos. Já que vai parar para descansar aproooveita e abastece. Pesquise bem o trajeto para não se perder. Não ande com uma moto exatamente atrás da outra elas deve ficar intercaladas como num comboio para ter tempo de frenagem.

barudi
19-01-15, 13:17
Vai e volta tranquilo se tudo tiver em dia, dica: leve uma camara de cada pneu (dianteiro e trazeiro) para eventuais furos....e as chaves para tirar as rodas lógico!

No mais, veja o percurso a questao posto de combustiveis, uma vez que a biz tem tanque pequeno...

Boa viagem!

Barudi_007