PDA

Ver Versão Completa : O lado escuro (e real) do Brasil



Defeacer
21-01-15, 07:51
Pessoas,

Vejo que aqui no PN a galera geralmente tem uma condição financeira razoável pra cima, que não tem muitos problemas com financiamento x documentação.

Mas acho que é do conhecimento de todos que boa parte do nosso país não é assim, vivemos no país que o cidadão fica morto de alegria quando consegue financiar em 50x sem entrada uma 125/150cc 0 km, mesmo que ao fim do financiamento a pessoa tenha pago 1 moto e meia ou 2 motos ou 2 motos e meia... Pois bem, é nesse mérito que eu quero chegar:

Pergunto a vocês, conhecem alguém próximo que passou pela vexaminosa situação de uma busca e apreensão?

Essa semana, um amigo meu teve sua Fan 125 2012 "capturada" após ficar 8 meses sem pagar o financiamento. Ele teve alguns problemas de saúde da na família e seu plano de saúde não podia cobrir tudo, em consequência desse problema, se viu obrigado a faltar constantemente ao trabalho e veio a ser demitido, desestabilizou tudo. A prestação da moto deixou de ser uma prioridade e a história tomou este rumo.

Outra situação:

O pai de um funcionário meu, teve uma Fazer apreendida em uma Blitz, por estar atrasada há mais de 3 anos, apenas isso. Não tinha multas, CNH em dia, moto em ótimas condições, mesmo assim a moto foi apreendida.

Como sabemos há muito tempo, bandidos fazem a lei neste país, então os bandidos tem direitos, e o cidadão não.
Me indigna um cidadão de bem não poder circular com sua moto por estar com docs vencidos, sendo que o parcelamento é burocrático e não resolve muita coisa (pelo menos no meu estado).

Uma financiadora se nega constantemente a fazer um refinanciamento de um veículo e prefere apreender ele.


Há alguns que digam: "Eu pago meus docs em dia, o cidadão que não paga tem mais é que se fud3r mesmo!" Poxa, tempo e circunstâncias mudam, hoje você pode conseguir pagar, mas você não sabe o futuro, e principalmente, não sabe a situação da pessoa e à necessidade do veículo pra ela. E é certo um cidadão de bem ter seu veículo apreendido igual se fosse um marginal?
Cadê as multas, cadê os TCOs? Há tantos meios de se punir o cidadão do que simplesmente recolher o veículo. Por que o cidadão não pode ter um prazo máximo de 90 dias pra regularizar?

Já há outros que digam: "Fazer financiamento de moto é burrice! Tem mais que se fud3r mesmo!" Como eu disse no começo, existe um lado escuro do Brasil, que nem todos conseguem comprar uma mesa de centro a vista, quem dirá uma moto! Poha, é muita ignorância e prepotência da pessoa que generaliza isso. Tem muita gente pobre no Brasil, pobre que não aparece na rede Globo e em todos grandes veículos de comunicação do Brasil!

Há amparo legal pra busca e apreensão, mas é estressante, desgastante, um longo processo... Que acaba por compensar ficar sem o veículo e seguir a vida e quem sabe no futuro conseguir outro.

Enfim, só um pequeno desabafo da escória que é este país, com leis frouxas que deixam o cidadão de bem ferrado a qualquer momento. Com uma mídia alienadora e manipuladora.

O que eu gostaria mesmo, é que a galera também compartilhasse histórias como essa e o desfecho delas.

:D:D:D:D:D

Schao.gs
21-01-15, 08:02
Olha Defeacer, pelas suas palavras você deve ser um desses que ficou com dó do Brasileiro morto na Indonésia, certo? Apenas lembrando que não tenho nada contra!

Como você mesmo diz: Se eu falar o que eu penso aqui, tomo um BAN!

faloowwww

Defeacer
21-01-15, 08:15
Fiquei com dó? Aonde viu isso?

Uma coisa não tem a ver com a outra.

Fiquei com dó de que ele levou só uma bala no peito!

edynho leal
21-01-15, 08:21
Graças a Deus consegui pagar meus dois financiamentos.O da Next eu fiz em 24x depois de muito chorar,consegui em outra financeira com uma taxa menor de juros.Quitei ela em Dezembro.Já o primeiro foi da Suzuki yes que fiz 100% financiado em 48x.Quatro longos anos pagando aquele carnê,que não acabava nunca,e na metade das prestações já estava dividindo com os gastos com consertos da moto.
Nunca me envolvi nesse tipo de discussão aqui no P.N,mas em outros blogs que já saí,me dava nojo quando alguns playboyzinhos,que o papai ajuda a juntar dinheiro,vinham querer pregar moral sobre financiamento ou consórcio,que é melhor juntar o dinheiro e comprar à vista.

carr1jo
21-01-15, 09:05
É que é complicado, dependendo se o sistema começar "não prender a moto" que está há por exemplo 3 anos sem pagar no BR vira bagunça, ninguém mais vai querer pagar mais nada, sobre financiamento é complicado, tem gente também que entra em financiamento sem pensar já está numa situação ruim e assume um financiamento de 50% do salário, aí é óbvio que vai dar problema, às vezes é melhor pegar por exemplo uma moto usada de R$3.000,00 que se paga em pouco tempo do que financiar 100% uma de R$7.000,00 que vai pra R$10.000,00, mas é claro existem exceções que é difícil julgar, mas são exceções, na maioria das vezes o povo assume coisa que sabe que não vai conseguir pagar e depois não quer perder o bem.

Defeacer
21-01-15, 09:57
É que é complicado, dependendo se o sistema começar "não prender a moto" que está há por exemplo 3 anos sem pagar no BR vira bagunça, ninguém mais vai querer pagar mais nada, sobre financiamento é complicado, tem gente também que entra em financiamento sem pensar já está numa situação ruim e assume um financiamento de 50% do salário, aí é óbvio que vai dar problema, às vezes é melhor pegar por exemplo uma moto usada de R$3.000,00 que se paga em pouco tempo do que financiar 100% uma de R$7.000,00 que vai pra R$10.000,00, mas é claro existem exceções que é difícil julgar, mas são exceções, na maioria das vezes o povo assume coisa que sabe que não vai conseguir pagar e depois não quer perder o bem.

Cara, prender moto também não resolve, pelo menos a apreensão que é praticada aqui no Brasil. O certo seria dar uma multa pesada mais uns 9 pontos na carteira e dar 90 dias pro cara regularizar. Pronto! Se em 90 dias o cara não conseguir regularizar, aí põe no guincho mesmo.

Agora se prende tua moto e ela ficar la 1 semana, já fica difícil pro cara recuperar ela.

Brasil não é filantropia, tem que cobrar imposto mesmo, e o cidadão tem que pagar. Mas Brasil tem péssima distribuição de renda e uma taxa de imposto totalmente incompatível com a realidade da maioria dos brasileiros, sendo assim, tem que ter um prazo maior pro cidadão se regularizar.

cabra de brasilia
21-01-15, 10:06
8 meses por mais necessidade me desculpe mas ai cara tá é de zueira.......qualquer pessoa de bom senso por mais necessidade teria passado para frente até com ágio de graça para se livrar......

Já tive época de arrocho e no mês não consegui pagar impostos.....deixei moto parada em casa.......por mais necessidade que esteja passando cara ficar anos sem pagar impostos ai já está esculaxando......esse tempo todo por mais arrocho cabra sério já teria e rebolado e se regularizado.

Fiote
21-01-15, 10:43
Compreendo sua opinião amigo, mas a lei tem que ser igual para todos. Quem dera se tivéssemos condição de analisar cada caso em especial, mas no Brasil (e no mundo) isso é impossível.
Penso assim: se não posso, não vou ter. Se tenho e não posso manter, desfaço.
Se por um lado o sujeito de bem não paga seu financiamento, a Financeira tem o direito sim de "pegar" seu bem, pois ela também tem bocas para alimentar.
Se o sujeito não paga IPVA o Estado tem sim o direito de apreender o bem, pois tem planos governamentais a cumprir (esse IPVA reverterá em benefícios para a população --- pelo menos na teoria né).
Tudo tem seus 2 lados.... complicado...

Gabriel-SC
21-01-15, 11:04
"A lei é dura mas é lei". Acho que hoje em dia temos vários recursos pra não ter que chegar a esse ponto. Empréstimos, refinanciamento. Só que as vezes o cabra vai deixando rolar, pq não tá "dando nada" mesmo, daí chega a esse ponto...
Isso é pecar por omissão.
No caso do cara com problemas de saúde, realmente, saúde vem primeiro. Mas pq ele não vendeu a moto?
Enfim. Acho escroto a quantidade de impostos que temos que pagar nesse país.

Defeacer
21-01-15, 11:25
Então, entraram no lado escuro que eu quis dizer...

O certo seria o cara encostar a moto e só pegar depois que arrumar os docs, mas isso é teoria. O cara precisa trabalhar, viajava muitos kms todo dia a trabalho, tem filhos pra sustentar. A lei generaliza, como se o cara não paga doc porque não quer, ou porque não planeja... Olhem o tanto que a carga tributária aumentou nos últimos anos, olha o tanto que o salário subiu... É totalmente incompatível, mas aos olhos da justiça, acaba sendo só mais um caso.

O certo seria o cara vender a moto, seria... Mas aí vende a moto, uma moto com 8 meses de atraso no financiamento vocês acham que ele vai conseguir quantos reais nela? Vai ficar sem moto e sem dinheiro pra ter outra e com o nome no lixo.

Isso que eu quero dizer, cada pessoa tem uma situação, tem uma circunstância...

Nosso país tem leis froxas e beneficiam o bandido... O cidadão de bem tem seu veículo guinchado, o cidadão de bem tem que pagar uma nota pra andar com rodas 19", o cidadão de bem tem que se fud3r pra pagar docs vencidos, e ver a má vontade que o DETRAN tem em parcelar...

O bandido tem seu caso analisado quando é pego matando, assaltando, traficando...

O cidadão de bem simplesmente tem seu bem tomado e depois tem que se fud3r pra tentar recuperar.

Há leis pros mais fracos e honestos, só pra esses que existem a lei.

tassioluis
21-01-15, 11:35
O que eu acho mais foda é ver vagabundo passando com a moto toda depenada na frente da polícia e eles não fazerem nada. Moto-táxi's com motos roubadas (chequei no Chekplaca) e tudo rodando ali, sem intervenção nenhuma dos estado.

Esse país é o país do contra. O certo é o errado. Podem ir atrás do cidadão de bem porque, este sim, tem endereço! Bandido, não tem.

Traficante aqui é herói.

"Nada Acontece Feijoada"

Schao.gs
21-01-15, 12:21
Defeacer (http://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=24883),

Você começou seu tópico falando que boa parte da galera do PN não tem problemas com financiamento e documentação, mas que boa parte do Brasil não é assim. Concordo, boa parte dos Brasileiros são pilantras e desonestos, e não pagam suas contas! Eu não to falando da boca pra fora não, trabalho com comércio e prestação de serviços, se não abrir o olho ninguém me paga!

Antes de mais nada, não sou contra financiamento, inclusive sou adepto dele! hehe
Como o edynho leal (http://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=32084) deu a entender, é a principal forma de um trabalhador comum (não sustentado pelo papai) comprar as coisas. E assim é comigo, NADA até hoje caiu do céu, absolutamente NADA, tudo tive que trabalhar e comprar!

Mas acho que temos que ter "noção" do que fazemos, eu mesmo poderia ter pego a três meses atrás uma CB 1000 zero Km, o financiamento estava aprovado, mas isso não significa que eu conseguiria pagar as prestações e manter a moto. Aí depois iria atrasar e o banco iria tomar... e eu digo que seria bem feito! Essa é uma situação, o carinha dá um passo maior que a perna e se ferra!

Outra situação é citada por você: Problemas de saúde e familiares podem acontecer com qualquer um, mas tem que saber lidar com isso. Pra começar eu JAMAIS compraria algo financiado se não tivesse uma reserva mínima de dinheiro, pelo menos o equivalente a três prestações, caso eu me aperte tenho três meses garantidos já. E se mesmo assim não tiver condições de continuar pagando, como já aconteceu comigo, vende e ponto final! Na época eu tinha uma Tornado FILÉ que me arrependo até hoje de ter vendido, mas era isso ou atrasar, preferi vender!

Eu acho que se tá errado, tem que se ferrar mesmo, e não tem o que discutir. Se o cara não conseguiu pagar hoje por algum problema sério e grave, acho pouco provável que antes ele tenha pensado em beber menos cerveja e juntar um pouco para possíveis problemas!

Dito tudo isso, admito que existem exceções a tudo que falei, mas são casos extremamente raros! Aí teria que analisar cada caso individualmente!

De fato as Leis no Brasil são podres, mal feitas e só favorecem a Bandidagem, mas aí é outro assunto. Tudo que falei é baseado nas Leis ATUAIS, que por enquanto é as que temos que seguir! O fato delas serem ruins e mal feitas não nos dá o direito de não seguí-las!

faloowwww

cabra de brasilia
21-01-15, 12:36
O que eu acho cômico é que o cara tá estrepado em um financiamento correndo risco de ficar à pé e com nome sujo por anos ou vida inteira e ainda acha que está levando fumo em passar o bem pra frente com ágio zero para pelo o menos com isso ter o nome limpo......

Já que tá fudid@ não é melhor passar pra frente com ágio zero...ficar à pé e com nome limpo ou é melhor ficar à pé porque o bem foi tomado e com nome sujo pelo resto da vida?

Quanto a dever impostos por anos e anos ai me desculpe mas não tem desculpa....já é mulecagem do cara que tá de esculaxo.....dever por um tempo e depois tentar se organizar é uma coisa....agora ficar anos sem pagar ai já virou um sujeito que tá é de deboche achando que Brasil é um país de banana.....só que quando a banana vira pro rumo da bund@ dele ai vem chorar que é injustiçado.....

dibars
21-01-15, 12:47
O certo é o cara pnesar e agir conforme o ditado: "se não posso comprar a vista, melhor não ter". Poquíssimos casos realmente exigem financiamento de um bem.

Eu mesmo pratico isso: não tenho carro, não tenho filhos e não tenho casa própria. Não tenho porque não posso, pois vontade não me falta.

Eu poderia fazer um financiamento de uma casa, um carro, uma moto maior emais nova, inclusive poderia sustentar um filho, mas minha vida seria alavancada por instituições financeiras e eu teria que pagar juros e teria dívidas por no mínimo 20 anos seguidos.

Capitalismo financeiro é perverso, portanto, não entre nesse sistema.

Guino
21-01-15, 12:51
Acompanhando o relato, se o cara acha que o juros do finaciamento e maior do que deveria ser cobrado porque ele não entrou com um processo contra os juros abusivo? e o que mais tem acontecido hoje em dia.

08 Meses sem pagar ai já é demais..... sempre tem uma forma de negociar ou será que eu ficou esse tempo todo de braços cruzados?

SheBarros
21-01-15, 14:08
Numa boa, camarada assina um contrato onde se compromete a fazer o pagamento de um determinado bem e depois de 8 meses sem pagar a moto é apreendida e ele é coitado?

Na boa, entendo situações difíceis e entendo que tem mês que aperta e talz e algumas contas atrasam... nesse caso um homem íntegro teria vendido a moto, passado o ágio, negociado a dívida...

Encostado a moto pra fugir da apreensão? outra coisa de moleque.

Justo é justo.
Certo é certo.

Não quero confusão... mas esse país tá faltando exemplo. Todo mundo cobra, reclama, aponta e na hora de devolver o troca que veio R$0,20 a mais, coloca no bolso e se sente o malandrão sortudo.
Camarada quer ver uma cidade limpa e joga lixo na rua.
Cara quer ser respeitado e na primeira cortada no trânsito cai no braço...

Infelizmente estão em extinção as pessoas íntegras, dignas e honestas.

E não me canso de dizer: SEJA A DIFERENÇA QUE VOCÊ ESPERA VER NO MUNDO.
Simples assim.

Schao.gs
21-01-15, 14:21
Complementando a resposta da SheBarros,

A mesma coisa sobre a taxa de juros de financiamento, até um tempo atrás era só entrar com revisional e quase sempre o cliente ganhava uma enorme redução dos juros. Mas a marmota está acabando, hoje em dia o que mais vejo são os clientes tendo que entregar o bem financiado ao invés de conseguir descontos e quer saber? Sou 100 % a favor, se o cara assinou um contrato se comprometendo em pagar um bem com juros abusivo, o trouxa é ele, que aguente sozinho! Depois do leite derramado querem ficar choramingando! afff

faloowwww

Vulcan
21-01-15, 14:42
Defeacer (http://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=24883),

Você começou seu tópico falando que boa parte da galera do PN não tem problemas com financiamento e documentação, mas que boa parte do Brasil não é assim. Concordo, boa parte dos Brasileiros são pilantras e desonestos, e não pagam suas contas! Eu não to falando da boca pra fora não, trabalho com comércio e prestação de serviços, se não abrir o olho ninguém me paga!

Antes de mais nada, não sou contra financiamento, inclusive sou adepto dele! hehe
Como o edynho leal (http://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=32084) deu a entender, é a principal forma de um trabalhador comum (não sustentado pelo papai) comprar as coisas. E assim é comigo, NADA até hoje caiu do céu, absolutamente NADA, tudo tive que trabalhar e comprar!

Mas acho que temos que ter "noção" do que fazemos, eu mesmo poderia ter pego a três meses atrás uma CB 1000 zero Km, o financiamento estava aprovado, mas isso não significa que eu conseguiria pagar as prestações e manter a moto. Aí depois iria atrasar e o banco iria tomar... e eu digo que seria bem feito! Essa é uma situação, o carinha dá um passo maior que a perna e se ferra!

Outra situação é citada por você: Problemas de saúde e familiares podem acontecer com qualquer um, mas tem que saber lidar com isso. Pra começar eu JAMAIS compraria algo financiado se não tivesse uma reserva mínima de dinheiro, pelo menos o equivalente a três prestações, caso eu me aperte tenho três meses garantidos já. E se mesmo assim não tiver condições de continuar pagando, como já aconteceu comigo, vende e ponto final! Na época eu tinha uma Tornado FILÉ que me arrependo até hoje de ter vendido, mas era isso ou atrasar, preferi vender!

Eu acho que se tá errado, tem que se ferrar mesmo, e não tem o que discutir. Se o cara não conseguiu pagar hoje por algum problema sério e grave, acho pouco provável que antes ele tenha pensado em beber menos cerveja e juntar um pouco para possíveis problemas!

Dito tudo isso, admito que existem exceções a tudo que falei, mas são casos extremamente raros! Aí teria que analisar cada caso individualmente!

De fato as Leis no Brasil são podres, mal feitas e só favorecem a Bandidagem, mas aí é outro assunto. Tudo que falei é baseado nas Leis ATUAIS, que por enquanto é as que temos que seguir! O fato delas serem ruins e mal feitas não nos dá o direito de não seguí-las!

faloowwww


é bem isso aê.... planejamento e orçamento, admitir os erros e se readaptar as condições. comprei minha moto usada a vista pra evitar esse tipo de problema, inclusive nos impostos!

jorgetfs
21-01-15, 15:29
"Me indigna um cidadão de bem não poder circular com sua moto por estar com docs vencidos"

parei de ler nessa parte, segundo a lei o "seu puliça" que te para, é impossivel saber se o cara da cg/fazer/biz/hornet ou seja que moto for é de "bem" ou "do mal" logo acho 100% justo essa lei
abs

carr1jo
21-01-15, 16:22
Numa boa, camarada assina um contrato onde se compromete a fazer o pagamento de um determinado bem e depois de 8 meses sem pagar a moto é apreendida e ele é coitado?

Na boa, entendo situações difíceis e entendo que tem mês que aperta e talz e algumas contas atrasam... nesse caso um homem íntegro teria vendido a moto, passado o ágio, negociado a dívida...

Encostado a moto pra fugir da apreensão? outra coisa de moleque.

Justo é justo.
Certo é certo.

Não quero confusão... mas esse país tá faltando exemplo. Todo mundo cobra, reclama, aponta e na hora de devolver o troca que veio R$0,20 a mais, coloca no bolso e se sente o malandrão sortudo.
Camarada quer ver uma cidade limpa e joga lixo na rua.
Cara quer ser respeitado e na primeira cortada no trânsito cai no braço...

Infelizmente estão em extinção as pessoas íntegras, dignas e honestas.

E não me canso de dizer: SEJA A DIFERENÇA QUE VOCÊ ESPERA VER NO MUNDO.
Simples assim.

Falou tudo, é o que sempre digo, todo mundo ficar querendo que o Brasil seja um país de primeiro mundo mas ninguém quer agir como cidadão de primeiro mundo.
É aquele esquema, quer mudar o mundo para melhor? Comece mudando a si mesmo e sua atitudes para melhor. :)

mdorigon
21-01-15, 16:22
Minha opinião : tem devedores que se apertam e correm atras de arrumar a casa, fazendo o que for preciso. Eu sou desse tipo... tenho o que posso manter. Se algum imprevisto rolar e não conseguir entrar na linha em 3 meses...tomo um prejuizo menor agora no presente do que um descontrolado no futuro. Se todo mundo pensasse assim era mais facil neh. Mas voltando aos tipo de devedores... tem os pilantras mesmo que não pensam que os outros também tem contas pra pagar. Em fim...é um assunto complicado.
Quanto a quem deve doc´s e taxas de veiculos... acho que tudo bem agora no começo do ano o cara atrasar, uns dois ou tres meses. Mas ficar alem disso é fogo. É uma situação em que o cara ta tendo vantagem ilicita em cima dos que se apertaram e cumpriram seus deveres. Começa a pensar se mais de 70% das pessoas deixassem de cumprir seus deveres (arduos...mas infelizmente todo mundo sabe que um veiculo tem despesas) a zona que vira. Ai ninguem mais paga e ai ? Vamos fechar o Brasil, o ultimo a sair apaga a luz ? Eu me privei de algumas coisas esse fim de ano pra ficar em dia com meus impostos. Porque alguns não podem fazer o mesmo ? Não deixei meus filhos e meus sobrinhos sem os mimos deles... cortei os meus e to em dia e ja focando o que quero daqui uns 6 meses. Planejar...a grande maioria não planeja. Tem os casos a parte, as coisas que acontecem fora de nosso controle... mas mesmo assim quem planeja não fica com as calças na mão a ponto de largar uma moto sem doc por anos ou deixar de pagar um financiamento inteiro. Tenha o que pode ter, e se não tem condições as pessoas tem duas alternativas : senta e chora ou vai a luta pra melhorar e conseguir.

Motaro
21-01-15, 16:31
Não pretendo me alongar mto na discussão, mas faço parte da turma que acha que " tem que se foder mesmo ", apesar de não ser esse o termo que eu usaria. A lei diz que todos devemos arcar com nossas dívidas e se fossem abertas brechas para cada caso, de "bem" ou de "mal", nenhuma lei seria aplicada.

Em minha pouca experiência digo que nosso problema está na falta de planejamento e na inconsequência nas tomadas de decisão. Minha primeira moto, uma GSR 150 foi financiada em 48x sem entrada para que eu pudesse arrumar um emprego em qualquer cidade disponível e na época eu ganhava 900 reais por mês, pagava uma parcela de 250 e tudo estava sob controle. Como eu tinha um bom plano, consegui em 4 meses arrumar outro emprego e passar a ganha mais. O que eu fiz? Quitei a moto o mais rápido possível. Após isso, meu salário começou a subir exponencialmente e mesmo assim eu me mantenho com motos de "baixa cilindrada". Hoje eu tenho uma renda consideravelmente maior, mas minha moto custa 7 mil, eu comprei usada e não financiei nada. Como funcionário público, imagino que a qualquer momento eu possa entrar em uma concessionária e, como o Schao.gs disse, tirar uma moto 600 ou 1000cc, já que meu crédito está sempre pré-aprovado, mas poder agora, não significa que eu DEVA.

Nós sempre temos que estar preparados para possíveis problemas que venhamos a sofrer. Quem não se prepara, paga pelos erros depois. E acredito que todas essas apreensões e etc sirvam de lição para da próxima vez, pensar melhor antes de fazer as coisas. Tenho amigos que ganham 8 mil por mês e andam de carro 1.0 usado de 25 mil. Conheço atendente de lojas q ganham 1300 e andam com HB20S 0km...

Além disso, o fato de vários marginais saírem livres sem ser pegos pela lei não torna a aplicação dela ao "cidadão de bem" algo errado. Uma falha não destitui o cumprimento da lei de outras formas.

Defeacer
21-01-15, 17:10
A galera tá entendendo errado...

Eu não acho certo o cara deixar de pagar docs por 3 anos ou mais, ou menos...
Não acho certo o cara financiar a moto e depois não aguentar...

Tem que ter planejamento sim, mas nem todos brasileiros conseguem, lembrem-se que somos uma nação de mais de 200 milhões de cidadãos... Uma cidadão com sérios problemas de infra-estrutura, com precariedade em serviços básicos.

Cidadão tem o direito de ir e vir, tem a obrigação de pagar, tem a obrigação de trabalhar, tem a obrigação de sustentar família, tem a obrigação de pegar onibus lotado após sair do serviço depois de um longo dia... Tem a obrigação de se foder mesmo...

É disso que eu tô falando, uma realidade escondida e negligenciada no Brasil... Conheçam mais as pessoas, envolvam-se mais e vocês vão ver o que eu estou falando.

Cara, garanto a vocês por tudo que eu vivo e já vivi, ninguém fica 8 meses sem pagar moto porque quer - imaginem a situação por trás disso tudo - ninguém atrasa documento da moto, precisando da moto pra trabalhar simplesmente porque quer.

Uma coisa engraçada, o cidadão pobre, sente orgulho em pegar uma fila de lotérica e pagar cada uma de suas contas... Será mesmo que o mesmo sente orgulho em levar dividas pra casa? Não é situação isolada pessoal, é uma realidade grande no nosso Brasil.

Tenho vivido muito ultimamente, envolvido com pessoas que beiram a pobreza, e se salvam por um veículo motorizado, que lhe permitem trabalhar em outra cidade ou bem longe de casa.

No fim de ano estive no Nordeste e vi muita pobreza e ouvi muita história triste.

Não estou falando de pessoas que simplesmente decidem comprar uma moto porque estão cansados de pegar 3 km de "estrada" a pé pra trabalhar... Estou falando de necessidade.

Sinto uma tristeza muito grande, porque a galera aqui se põe num pedestal, se põe acima de qualquer coisa, como se cada detalhe de suas vidas estivessem planejadas e absolutamente nada tem a menor hipotética chance de chegar perto de dar errado.

Com MUIIIITO planejamento hoje eu tenho uma pizzaria e um carrinho que eu comprei 0 financiado e vou quitar ele em maio, além da moto. Mas eu sei que eu ainda não terminei tudo, porque eu so vou terminar quando eu morrer. Minha pizzaria pode quebrar, pode acontecer alguma tragedia la, entre tantas outras coisas... Eu tenho um bom "pé de meia" que dá pra aguentar um bom furacão. Mas eu jamais diria que um cidadão brasileiro que eu sei que é uma pessoa honesta, merece se foder por conta de dívidas, documentação e etc.

Tempo e circunstância mudam muito galera.

Vejo que a turma aqui não conhece o tal lado escuro e principalmente se baseia apenas de teorias pra dar uma opinião.

Chateado.

SheBarros
21-01-15, 17:54
Então, o fato de não concordamos não nos coloca num "pedestal".
Pelo contrário... andei muito de ônibus até conseguir juntar grana p comprar uma moto surrada p com a venda dela conseguir juntar mais um pouquinho e partir p próxima e por aí vai... sem financiamento, pq o salário q tinha não dava p contar.

Sei bem q imprevistos acontecem e que não podemos contar com o "ovo no c* da galinha"... q a qualquer momento a realidade pode mudar e precisaremos nos adequar à nova realidade.

O que quis dizer é q existem atos e conseqüências.
Ao assinar um contrato (qualquer contrato) estou me comprometendo a honrar o compromisso. Caso não cumpra arcarei a conseqüência (prevista no contrato).
Não há de se alegar ignorância... está lá, preto no branco.

Num país onde há tanto impunidade, realmente é revoltante que somente uma parte da população arque com as consequências. Isso é injusto.
Mas a injustiça aí não é o fato dessa maioria ter que pagar seus compromissos. A revolta é os "afortunados" que não arcam com as consequências.

Então não vale reclamar dos que sobressaem à lei, SE acharmos que os que arcam com ela são coitados, pois os demais se safam.

Eu realmente desejo um país melhor p mim, p vc e p esse camarada que teve a moto apreendida.
Mas ele não cumpriu a parte dele e infelizmente teve que arcar com tal conseqüência.
Espero um país onde TODOS tenham a mesma justiça (idônea, digna, cega), mas até q esse dia chegue não tenho como achar que os que a recebem são injustiçados. Independente da classe social. Pq conheço muita gente que não tem moto pq não tem como arcar com uma e vive bem, dignamente. E tb não acho q os q tem são melhores. Importante é dar o passo do tamanho da perna de cada um.

E não me baseio em teorias, apenas na lei.

Sinto se está chateado por esperar apoio à tal causa. E realmente sinto pelo cara q não pôde pagar suas prestações.

cleverton.lima
21-01-15, 18:19
Se eu tivesse um negócio, vendesse parcelado e não recebesse, iria atrás de recuperar meu bem para amenizar o prejuízo. Eu entendo até por roubo isso de comprar, não pagar e esconder o bem... Se a moda pega, o sistema quebra.
Ps. Não sou rico e uso financiamentos diversos. Dou passos no tamanho das pernas por medo de rasgar as calças...

Sent from my Lumia 710 using Tapatalk

cleverton.lima
21-01-15, 18:27
E, com todo o respeito, imagina se por necessidade, para não deixar a família passar fome, o povo começa a comprar fiado na sua pizzaria sem ter condições de pagar... Por melhores sentimentos que você tenha, até onde aguentaria? Talvez até admitisse perder algum, talvez aumentasse o preço para cobrir o prejuízo ou na pior das hipóteses, mas inevitavelmente iria a falência.

Sent from my Lumia 710 using Tapatalk

Motaro
21-01-15, 19:49
E, com todo o respeito, imagina se por necessidade, para não deixar a família passar fome, o povo começa a comprar fiado na sua pizzaria sem ter condições de pagar... Por melhores sentimentos que você tenha, até onde aguentaria? Talvez até admitisse perder algum, talvez aumentasse o preço para cobrir o prejuízo ou na pior das hipóteses, mas inevitavelmente iria a falência.

Sent from my Lumia 710 using Tapatalk
Melhor exemplificação não há.

AlanM
21-01-15, 19:54
Regras sao regras.
Eu queria ter uma Hornet, uma Xj, uma Z800, dá pra ir la na loja e fazer em 90x e sair com a moto.
Só que tem um pequeno detalhe, EU SEI que nao vou conseguir pagar. E aí, oq eu faço?
Por isso comprei uma Twister velha a vista.
Fazer oq. É oq tenho condiçoes de ter no momento, se o cara nao consegue bancar os docs da moto, nao pode ter uma.
Sinto muito, vai ter q andar a pé, bike ou onibus. Ja fiz muito isso.

cabra de brasilia
21-01-15, 20:23
Não sendo frio nem calculista...longe disso.....ao contrário trabalho em hospital público e estou fazendo Serviço Social.

Mas se for entrar na nóia de sofrer pelos coitado que passa fome na África sinto te dizer que você vai pro hospício e a fome na África vai continuar do mesmo jeito......

Fase difícil todo mundo na vida passa.....quer sentar e ouvir a minha?

Por mais fudid@ e aperto que o filho de Deus passe ficar 1 ano sem pagar e ter o bem apreendido não tem explicação...no mínimo é burro.....já que bomba vai explodir e vai ficar à pé passa por ágio de graça e fica com o nome limpo.

chiccoli
21-01-15, 22:05
1 - Não te digo que os PN's tem uma grana mais ou menos boa, até pq acredito que não é verdade, mas acredito que temos pessoas que aprenderam a lidar com dinheiro e alguns que penaram anos e anos pra conseguir comprar uma moto.
Minha primeira foi uma cg 125 ano 89, salário minimo era R$450,00, eu ganhava R$400,00. Em 8 meses eu guardei dinheiro pra comprar a moto, e tirar minha habilitação a vista. R$2 mil da moto, 650 da cnh na época AB e a transferência eu parcelei pro mês seguinte. Teve muito amigo meu que financiou a moto até o talo, e outros fizeram consorcio, um taxa zero da honda que tem aqui na cidade de vez em quando, ai a concessionaria trabalha com o seu dinheiro até dar a sorte de vc ser sorteado e pegar a sua moto, se parar de pagar antes só vê a grana em 5 anos, se parar depois recolhem a moto, pq ? pq vc não quis administrar o seu próprio e suado dinheiro.

2 - E vou mais além! estou trabalhando num supermercado e minha namorada tbm, uma coisa que eu e ela reparamos é que, o "rico" ele compra verduras, legumes, pela nutrição e preço que proporciona, 2 marcas de sabão em pó, uma só pra roupa e outra pra lavar o chão, e alguma regalia, um iogurte de marca e talz, a conta dele pra uma familia de 4 pessoas, R$450,00. O pobre, ele chega no mercado, já vai nas carnes mais baratas, que vc leva mais gordura do que carne, passa na parte do biscoito (bolacha) e ao invés de pegar 2 ou 3 "Bauducco" por causa de R$0,30 que pra ele ta caro, ele vai na mais baratinha e pega 20 pacotes. da uma passadinha na parte do iogurte, nestle, danone, passa longe pq é caro e não compra 1 ou 2 naturais, mas compra 10! (eu já vi 15!!) do mais baratim que ta perto de vencer. Tang a mãe olha pra criança e diz, vai escolhendo ai, ai vc vê la 35, 40 pacotinhos de tang ou qualquer suco de saquinho. se não tem dinheiro, tira arroz, carne, mas não tira o panetone que falou pra filha que ia levar. e gasta ? R$650~700,00.
O "rico" vai na loja, compra 2 camisetas de R$40,00 pra sair, parcela em qts vezes sem juros que der, dos 2 sabão em pó que ele comprou, ele pega a bom, com a quantidade certa pra não gastar a mais e lava as camisetas e coloca pra secar na sombra, ou até a noite. o pobre vai no camelo, compra aquelas camisetas que só tem estampa pra dizer que é bonita com um tecido de péssima qualidade, cada uma por R$40,00 tbm, lava com o sabão que é quase soda pura e larga no solzão de 40ºC secando.

3 - Sobre o bunitim que levou 2 tiros no peito como pena de morte. Eu como brasileiro, peço desculpas à Indonésia, por terem que sustentar esse tipo de gente por 11 anos a custa de seu país, e pelo tempo das pessoas gasto com a sua execução, fora juízes, etc. Se fosse necessário eu compraria uma faca aqui, amolaria e enviaria pelos correios para economizar nas 2 munições que foram gastas com esse tipo de gente que faz o meu Brasil passar tanta vergonha.

4 - Se o tiozim da fazer tivesse vendido a moto, com a economia que ele tinha com uma 125 ou 150 dava pra ele pagar os documentos.

Defeacer
21-01-15, 22:57
Chicolli, comecei minha vida profissional em supermercado, e posso te dizer, você disse tudo...

O pobre não pode ver um cartaz de oferta que ele pega sem ao menos comparar, mal sabe ele que muitas vezes o cartaz é apenas pra DESTACAR (e enganar o trouxa que pensa que realmente está em promoção)...

Temos que ter em mente que brasileiro NÃO SABE GERENCIAR DINHEIRO! Se soubesse, os bancos privados, estatais, agiotas, lojas de departamentos, supermercados, não estariam RICOS graças a juros e multas em cima de nego que não pode ver um crédito disponível ou um saque fácil que já vai lá gastar, mesmo sem precisar.

Mas isso é uma coisa do sistema, a TV te força a comprar coisas que você não precisa, os anúncios na internet estão cada vez mais inteligente e acaba te sugerindo alguma coisa que você possa até estar precisando, com base nas suas pesquisas e navegação.

Eu sei que a financiadora precisa de dinheiro, que o governo precisa de dinheiro.

Mas me respondam uma pergunta:

O que uma financiadora vai ganhar com uma moto de média quilometragem alienada?
O que um governo vai ganhar com uma moto mofando num pátio?

NADA! Muito pelo contrário, só despesa. Moto/carro parada em pátio, dá despesa pro governo/financiadora.

É a mais pura maldade com o cidadão, ainda mais num país como o nosso.
Sou a favor de multas, juros e sei lá mais o que... Mas confiscar um bem simplesmente por falta de pagamento é ridículo, e desmotiva ainda mais o cidadão de regularizar sua situação; a prova disso é a quantidade de pátios lotados com veículos.

Na hora que a financiadora busca o veículo, o cara pensa: "Fud3u... Adeus... Quando der eu compro outro a vista ou em rolo..." a mesma coisa com carro apreendido por docs atrasados.

Ou seja, é o governo querendo ferrar o cidadão, e o cidadão ferrado acaba se ferrando mais e depois o governo ferra de novo...

É o famoso sistema falido...

Eu ainda tenho esperança de ver essa lei mudar, de busca e apreensão se efetivar finalmente como crime, de blitz pegar apenas veículos roubados ou totalmente fora de condições de uso...

Não é jeitinho brasileiro galera, é raiva de ver tanta gente de bem se ferrando... Planejamento financeiro é o segredo, mas não é viável pra todos... Aí entra ocasionalmente o planejamento familiar, que também não é viável a todos... Não é possível todo mundo conseguir planejar tudo galera.

chiccoli
21-01-15, 23:11
Mas me respondam uma pergunta:

O que uma financiadora vai ganhar com uma moto de média quilometragem alienada?
O que um governo vai ganhar com uma moto mofando num pátio?

Respondo as 2,
1º, A financiadora te empresta o dinheiro, vc paga, ela ganharia 1 moto praticamente a longo prazo.
não pagou ? ela recolhe a moto, e leiloa, então ela ganhou o dinheiro que vc pagou, mais o valor que ela pegou no leilão, retirado os valores do guincho e leilão que as vezes da mais do que ela ganharia se vc tivesse pago certinho.
2º, O governo ganha o valor das multas, que vc não pagar ele recupera o "tempo" nos leilões do Detran. fora que!, vc vai comprar outra moto depois né ? se for nova, deve ter pelo menos uns 30% de imposto, + valor pra documentar e emplacar ela, se for usada, isso já foi pago algum dia e vc vai ter que transferir ela, não ? se atrasar a transferência tem multa e pontos na carteira.

cleverton.lima
22-01-15, 06:24
Defeacer, meu caro. Por mais que eu tente, não consigo ver as coisas por sua ótica. Como o chicolli falou, a financeira leiloa o bem, do valor recebido abate as despesas da apreensão e o saldo abate da tua conta. Se sobrar dinheiro, te reembolsam, mas se não cubrir o saldo devedor, fica um rabo pra trás e tem que pagar.... E depois de apreendida, ainda no pátio, vc tem a opção de pagar e retirar até a data do leilão.
Meu Brother se ferrou pra pagar a moto dele, tava quase indo pra busca e apreensão. Ele ia na financeira, negociava, dava um jeito...mas arrumava uma saída honrosa.... Até que quitou, foi sufoco... Por ele precisar, sabia a importância de lutar....

Tem lei nova, (1370/14 confirmar)???? Que deixa mais fácil para o banco reaver bens... E eu apoio... Veja na olx ou bomnegocio a quantidade de gente vendendo carros NP ( não pagos), conhecidos tb por piseira...

Sent from my Lumia 710 using Tapatalk

SheBarros
22-01-15, 07:02
Enquanto ta alienada vc só usa a moto, ela só é sua quando vc quita!

Se vc entrega uma pizza e o cara não paga vc deixa a pizza com ele? Eu levaria a pizza de volta...

SheBarros
22-01-15, 07:05
E financeiramente falando... Se as financeiras não retomarem os bens não pagos (aí entra tudo, carro, moto, casa) de todo mundo q nao paga o prejuízo vai ser tão grande q das duas uma: ou vai aumentar a taxa de juros de forma a 'sustentar' os mal pagadores ou vai fechar as portas e não vai financiar bem algum p mais ninguém.
Aí mais uma vez serão os certos pagando pelo erro dos errados!

mdorigon
22-01-15, 07:07
Eu entendo que o Defeacer esta falando e sentindo. Tem nesse universo de Brasileiros os que se deram mal pelas circunstancias da vida... esses casos realmente são de dar dó. Mas infelizmente eles viraram excessão a regra. Pare pra pensar a invertida de valores da sociedade hoje em dia. O jeitinho brasileiro passou a ser a maioria esmagadora infelizmente. E muitas coisas que foram ditas aqui, como exemplo a exposição da midia hoje em dia, ajudou a criar essa sociedade que temos. Querem tudo facil, do melhor... e se não deu pra pagar fodasse. Foi ofertado muito credito facil as pessoas que não tinham. Elas não sabem o que era lutar pra ter credito como na epoca dos nossos pais, pra financiar um imovel ou um carro. Os mais velhos lembram da correria que era na epoca da inflação de receber e correr comprar as coisas no mercado... ah hoje a geração mais nova não tem ideia do que é manter o nome limpo para ter credito para conseguir as coisas. Se financia qq coisa a preços exorbitantes. Vejo crianças com celulares de 2000 reais na mão. Qdo eu era pequeno ter um video game era uma conquista, trocavamos fitas com amigos ou alugavamos uma vez por mês. Era tudo mais batalhado. Refrigerante era aquela garrafa de um litro de vidro de domingo no almoço. Hoje... as coisas ficaram faceis e banais. E gerou uma leva de espertalhões. As coisas se inverteram.
Parafraseando uma frase de alguem aqui do fórum : O Brasil é uma nação de espertos que juntos viram uma multidão de idiotas. É bem essa a realidade. Acabaram com a moral e honestidade das pessoas pregando que quem era assim não ia pra frente durante os anos e o reflexo ta ai agora. O percentual de jeitinhos e malandros de minioria foi pra maioria.

2weels
22-01-15, 07:40
Eh duro discutir ate vc passar por isso, mas a lei e acordo, por mais errado, tem que ser cumprido.

Quando vendi minha biz, acordei com o comprador que em 3 meses ele faria a transferencia, pois ele estava sem dinheiro. Camaradagem já, mas fiquei com copia autenticada do recibo. Quarto mes consultei o Detran, a moto ainda no meu nome, nem liguei pro cara, mandei bloqueio por falta de transferencia direto. Se o cara levou guincho nao sei...

Mesma coisa de financiamento, banco ADORA que vc nao pague. Ele te toma a moto, vende ela de novo, ganha as taxas das operacoes e ainda se bobear vc fica com uma divida com o banco rolando juros. Nao tem para pagar? Vende o mais rapido possivel, mesmo que com desagio, negocia, toma a frente enquanto vc tem poder de negociar, pois quando vc descumpre os contratos, perde essa vantagem.

cabra de brasilia
22-01-15, 08:22
Sabe aquele monte de moto mofando nos pátios? Governo e financeiras não tem prejuízo meu caro....eles diluem os custos nos impostos e juros que você paga......resumindo os outros tão fazendo você levar fumo e tu ainda chora por eles......

Vulcan
22-01-15, 11:02
Sabe aquele monte de moto mofando nos pátios? Governo e financeiras não tem prejuízo meu caro....eles diluem os custos nos impostos e juros que você paga......resumindo os outros tão fazendo você levar fumo e tu ainda chora por eles......

exatamente, acha que eles dão lavagem e polimento com cera todo fim de semana pra conservar até o dono pagar tudo e devolver? gastam p*** nenhuma e ainda roubam peças de vez em quando!!

SheBarros
22-01-15, 11:34
Quanto a esse esquema de gastos tanto do Detran quanto das financeiras p manter os bens apreendidos em pátio e talz se assemelha aos presídios brasileiros.

Gasta-se muito p manter aqueles camaradinhas lá, comendo, dormindo às custas do Estado - sem contar a bolsa que os familiares recebem... mas se for nessa lógica, não prenderíamos os bandidos??

Metáforas à parte, é um gasto necessário. E no caso dos pátios, há de se falar em lucro sim. No mínimo, equivalente ao que seria recebido se o camarada tivesse pago certinho.

jorgetfs
22-01-15, 16:47
1 - Não te digo que os PN's tem uma grana mais ou menos boa, até pq acredito que não é verdade, mas acredito que temos pessoas que aprenderam a lidar com dinheiro e alguns que penaram anos e anos pra conseguir comprar uma moto.
Minha primeira foi uma cg 125 ano 89, salário minimo era R$450,00, eu ganhava R$400,00. Em 8 meses eu guardei dinheiro pra comprar a moto, e tirar minha habilitação a vista. R$2 mil da moto, 650 da cnh na época AB e a transferência eu parcelei pro mês seguinte. Teve muito amigo meu que financiou a moto até o talo, e outros fizeram consorcio, um taxa zero da honda que tem aqui na cidade de vez em quando, ai a concessionaria trabalha com o seu dinheiro até dar a sorte de vc ser sorteado e pegar a sua moto, se parar de pagar antes só vê a grana em 5 anos, se parar depois recolhem a moto, pq ? pq vc não quis administrar o seu próprio e suado dinheiro.

2 - E vou mais além! estou trabalhando num supermercado e minha namorada tbm, uma coisa que eu e ela reparamos é que, o "rico" ele compra verduras, legumes, pela nutrição e preço que proporciona, 2 marcas de sabão em pó, uma só pra roupa e outra pra lavar o chão, e alguma regalia, um iogurte de marca e talz, a conta dele pra uma familia de 4 pessoas, R$450,00. O pobre, ele chega no mercado, já vai nas carnes mais baratas, que vc leva mais gordura do que carne, passa na parte do biscoito (bolacha) e ao invés de pegar 2 ou 3 "Bauducco" por causa de R$0,30 que pra ele ta caro, ele vai na mais baratinha e pega 20 pacotes. da uma passadinha na parte do iogurte, nestle, danone, passa longe pq é caro e não compra 1 ou 2 naturais, mas compra 10! (eu já vi 15!!) do mais baratim que ta perto de vencer. Tang a mãe olha pra criança e diz, vai escolhendo ai, ai vc vê la 35, 40 pacotinhos de tang ou qualquer suco de saquinho. se não tem dinheiro, tira arroz, carne, mas não tira o panetone que falou pra filha que ia levar. e gasta ? R$650~700,00.
O "rico" vai na loja, compra 2 camisetas de R$40,00 pra sair, parcela em qts vezes sem juros que der, dos 2 sabão em pó que ele comprou, ele pega a bom, com a quantidade certa pra não gastar a mais e lava as camisetas e coloca pra secar na sombra, ou até a noite. o pobre vai no camelo, compra aquelas camisetas que só tem estampa pra dizer que é bonita com um tecido de péssima qualidade, cada uma por R$40,00 tbm, lava com o sabão que é quase soda pura e larga no solzão de 40ºC secando.

3 - Sobre o bunitim que levou 2 tiros no peito como pena de morte. Eu como brasileiro, peço desculpas à Indonésia, por terem que sustentar esse tipo de gente por 11 anos a custa de seu país, e pelo tempo das pessoas gasto com a sua execução, fora juízes, etc. Se fosse necessário eu compraria uma faca aqui, amolaria e enviaria pelos correios para economizar nas 2 munições que foram gastas com esse tipo de gente que faz o meu Brasil passar tanta vergonha.

4 - Se o tiozim da fazer tivesse vendido a moto, com a economia que ele tinha com uma 125 ou 150 dava pra ele pagar os documentos.

Você arrancou as palavras da minha mente...

Defeacer
22-01-15, 18:29
Galera, fico feliz por este tópico ter revivido o PN e só ter pessoas com comentários que acrescentam a discussão...:clap::clap::clap::clap:

Mas mantenho, eu sou contra busca e apreensão e moto recolhida por docs atrasados...
Acredito que possa existir outro caminho, o caminho da negociação, o caminho da conversa... Igual eu disse, o cidadão deveria ter 90 dias pra regularizar os docs. Algumas financiadoras (principalmente com carros, caminhonetes) se recusam a fazer qualquer tipo de acordo, justamente pra entrarem com busca e apreensão... Não há fiscalização efetiva, não há informação pra todos... Um advogado resolve, mas nem toda população tem tanto conhecimento pra isso, muitos brasileiros aceitam qualquer coisa que um oficial de justiça falar e jamais correm atrás dos direitos... Isso é o que ta errado no nosso Brasil.


E financeiramente falando... Se as financeiras não retomarem os bens não pagos (aí entra tudo, carro, moto, casa) de todo mundo q nao paga o prejuízo vai ser tão grande q das duas uma: ou vai aumentar a taxa de juros de forma a 'sustentar' os mal pagadores ou vai fechar as portas e não vai financiar bem algum p mais ninguém.
Aí mais uma vez serão os certos pagando pelo erro dos errados!

She, você descreveu a situação exata a qual vivemos hoje... Mas as financiadoras também estão erradas!
Me lembro que há uns 7 ~ 10 anos atrás, era MUIIIITO fácil comprar moto. Só precisava ser maior de 18, ter uns 6 meses de carteira assinada e nome limpo. Pronto! Pegava a moto emplacada, tanque cheio e com capacete (isso aqui no meu estado era MUITO comum)... Certeza que muitos desses deram prejuízo e dão até hoje, porque não pagaram a moto, a financiadora tomou e o cara ta seguindo com a vida ou até já morreu.

Hoje nenhuma cc vende algum veículo sem entrada, o cara tem que ter uma estabilidade considerável na carteira, o processo leva alguns dias pra ser analisado... O cidadão sai de lá com o tanque quase vazio, sem placa...

Vender veículos financiados não é igual vender eletrodomésticos, mas nosso governo incentivou muito a venda descontrolada de veículos há anos atrás, e hoje todos nós pagamos por isso...

Gabriel-SC
22-01-15, 18:40
é... tá difícil defender os inadimplentes!
pessoal falou uma parada certa: já peguei muito ônibus nessa vida mô quiridu...
sou professor, não ganho tão mal, mas pelo que trabalho poderia ganhar bem melhor. tenho moto como um conforto, e pra mim, ela é uma vitória. olho pra ela como olhava pra minha primeira namorada.
não tenho problemas de financiamento porque comprei ela do meu cunhado, pago direto a ele. a garantia é a minha palavra.
e acho que é bem por aí. o quanto vale a sua palavra? o quanto vale sua assinatura?
e ainda faço uma pergunta ainda mais indigesta: é justo pra com quem paga tudo em dia, perdoar as dívidas ou aliviar a situação de quem não paga as suas?

a lei é pra todos: ricos, pobres, brancos, pretos, homens e mulheres.
mas de qualquer forma, seu questionamento é válido

chiccoli
22-01-15, 19:08
Defeacer (http://www.pequenasnotaveis.net/members/24883-Defeacer), os véios ainda circulam pelo fórum, mas não tem mais tópico interessante pra comentar, então só ficam vendo, eu mesmo já fiquei mais de 3 meses sem postar nada. Só usuário novo com preguiça de pesquisar no fórum.
Mas.. antigamente era só falar que era autônomo. financiava qualquer coisa.

cabra de brasilia
23-01-15, 10:44
Acabei de financiar (outubro 2014) uma Fan 150 2015 ESDi preta......sem exagero não levou nem 10 minutos para aprovar.......

Dezembro me sobrou uma graninha fui e adiantei parcelas......está até março pago já!

Comigo é assim sobrou grana adianto pagamento de dívida........salário de janeiro vou pagar as prestações de abril e maio......

cleverton.lima
23-01-15, 13:35
Acabei de financiar (outubro 2014) uma Fan 150 2015 ESDi preta......sem exagero não levou nem 10 minutos para aprovar.......

Dezembro me sobrou uma graninha fui e adiantei parcelas......está até março pago já!

Comigo é assim sobrou grana adianto pagamento de dívida........salário de janeiro vou pagar as prestações de abril e maio......










Sent from my Lumia 710 using Tapatalk

Sabe que pagando de trás pra frente o valor cai drasticamente, né? Os juros são deduzidos e a parcela cai MUITO.
se já sabia, ótimo. Fica a dica pros outros.
Ao sobrar R$, pague sempre as últimas parcelas.

Ps. Leasing não permite isso. Só CDC.

cabra de brasilia
23-01-15, 13:41
Sent from my Lumia 710 using Tapatalk

Sabe que pagando de trás pra frente o valor cai drasticamente, né? Os juros são deduzidos e a parcela cai MUITO.
se já sabia, ótimo. Fica a dica pros outros.
Ao sobrar R$, pague sempre as últimas parcelas.

Ps. Leasing não permite isso. Só CDC.

Nesse plano que fiz do próprio banco Honda não tem esssa modalidade....juros foram beeeeeeeem menores que de outros bancos mas parcelas valores fechado.

Schao.gs
23-01-15, 14:15
Nesse plano que fiz do próprio banco Honda não tem esssa modalidade....juros foram beeeeeeeem menores que de outros bancos mas parcelas valores fechado.

Que estranho, eu financiei minha CB 500F também pelo Banco Honda e peguei praticamente taxa zero. Mas se eu pagar adiantado de trás pra frente, eles retiram TODO juros, eu pago somente o capital financiado, está exposto no contrato!

faloowwww

Motaro
23-01-15, 14:54
Que estranho, eu financiei minha CB 500F também pelo Banco Honda e peguei praticamente taxa zero. Mas se eu pagar adiantado de trás pra frente, eles retiram TODO juros, eu pago somente o capital financiado, está exposto no contrato!

faloowwww
Só desviando o tópico rapidinho, como e quanto vc pagou n CB 500F?

cabra de brasilia
23-01-15, 15:22
Que estranho, eu financiei minha CB 500F também pelo Banco Honda e peguei praticamente taxa zero. Mas se eu pagar adiantado de trás pra frente, eles retiram TODO juros, eu pago somente o capital financiado, está exposto no contrato!

faloowwww

Putz cara entrei por curiosidade no site do Banco Honda e não é que tem desconto mesmo.....já liguei lá na Honda e irão pegar as 5 parcelas que paguei adiantado e jogar no desconto da parcela de maio......porque hoje paguei a de abril já.

edynho leal
23-01-15, 15:54
o problema é sobrar grana para pagar duas,três prestações de uma vez.Além disso não são todas as financeiras que dão descontos no adiantamento,pelo contrário,ainda te cobram multa se tu chega a atrasar um dia.

Schao.gs
23-01-15, 16:55
Só desviando o tópico rapidinho, como e quanto vc pagou n CB 500F?

O valor da moto foi R$ 24.400,00. Dei de entrada minha Twister + quantia em dinheiro e o saldo em 24 x de R$ 692,00! Faltam só 20! aehaehehahaehaehae


Putz cara entrei por curiosidade no site do Banco Honda e não é que tem desconto mesmo.....já liguei lá na Honda e irão pegar as 5 parcelas que paguei adiantado e jogar no desconto da parcela de maio......porque hoje paguei a de abril já.

Sim, e como eu disse, no meu contrato eles tiram totalmente o juros!


o problema é sobrar grana para pagar duas,três prestações de uma vez.Além disso não são todas as financeiras que dão descontos no adiantamento,pelo contrário,ainda te cobram multa se tu chega a atrasar um dia.

É que tem casos e casos, por ex: Já vi situações em que o carinha queria financiar a moto em 12x ou 18x, só que ele tinha comprovantes de renda com valor baixo, então só aprova parcelas baixas, logo, a longo prazo. O cara faz o financiamento mesmo assim e vai pagando de duas em duas, ou até mais!

faloowwww

FRANGOPUNK
23-01-15, 18:20
Não querendo ser piegas mais eu vejo onde coloco o meu pé.

O que eu vejo, eu ganho "X" e a prestação vale "Y" e esse "Y" vai me comer 40%meu salário sabendo das minhas despesas correntes, que é aluguel, água, luz, telefone e por ai vai, eu não compro !

Comprei minha cg 150 04/05 há 8 anos atrás e o resto parcelei em 24 prestações e em 12 meses eu quitei o financiamento.

Pessoal, planejamento é tudo !
Não sabemos o dia de amanhã e devemos nos resguardar do que pode acontecer no futuro !

O que foi relatado no inicio do tópico, é o mais claro episódio de falta de planejamento.
Se houvesse pensado em margens para imprevisto, se tivesse pensado em devolver o veiculo antes de entrar em busca e apreensão, nada havia acontecido.

venier
23-01-15, 22:18
ontem mesmo falei com um cara que tem moto a mais de cinco anos, que ela e seu instrumento de trabalho e até hoje não tirou cnh. o mesmo estava revoltado com as blitze do Detran-CE em nossa cidade por apreender motos retardadas,pilotadas por menores,por condutores sem habilitação,motos roubadas e para ele sabe quem era o grande responsável por isso; a prefeitura que permitia que o Detran entra-se na cidade. quando lhe perguntei porque o mesmo não regularizava a sua situação o cara deu tanto motivo e desculpa que até o cão de estimação dele chorou. emfim quero terminar dizendo que as pessoas em nosso pais esqueceram ou nunca aprenderam o conceito de auto-responsabilidade pois e bem mais fácil atribuir a culpa de nossos problemas aos outros ou encobrir um erro apontando outro. infelizmente!.

Vulcan
24-01-15, 12:09
ontem mesmo falei com um cara que tem moto a mais de cinco anos, que ela e seu instrumento de trabalho e até hoje não tirou cnh. o mesmo estava revoltado com as blitze do Detran-CE em nossa cidade por apreender motos retardadas,pilotadas por menores,por condutores sem habilitação,motos roubadas e para ele sabe quem era o grande responsável por isso; a prefeitura que permitia que o Detran entra-se na cidade. quando lhe perguntei porque o mesmo não regularizava a sua situação o cara deu tanto motivo e desculpa que até o cão de estimação dele chorou. emfim quero terminar dizendo que as pessoas em nosso pais esqueceram ou nunca aprenderam o conceito de auto-responsabilidade pois e bem mais fácil atribuir a culpa de nossos problemas aos outros ou encobrir um erro apontando outro. infelizmente!.

mesma coisa quando votam secretamente pra ganhar bolsa família mas reclamam da corrupção...

venier
25-01-15, 19:54
vulcan, não sei onde essa comparação se encaixa nessa discussão ou no que me referi no meu comentário.porém lhe digo que é muito cômodo atribuir aos integrantes do bolsa familia a culpa da corrupção em nosso pais, que todos nós sabemos ser endêmica e vir desde o nosso descobrimento e colonização.vejo muita gente reclamar da corrupção, mas poucas tem moral para isso.quantas já vi furar uma fila ou propor uma propina para não ser multada,avançar sinal de transito,rodar com carro ou moto sem pagar licenciamento e ipva dentre muitas outras situações e ainda se vangloriar por ser esperto.só chiam quando são penalizadas por isso.

cabra de brasilia
26-01-15, 11:40
Sou plantonista administrativo em hospital público......ontem teve um óbito e família disse que não tinha condições de pagar sepultamento......eu chamei a funerária que faz o serviço de sepultamento social.....

Peguei e fiz um documento oficial que estava solicitando os serviços da funerária por pedido dos familiares....

Documentei e oficializei para depois não virem com conversa que recebo propina......

E olha que eu poderia receber ai pelo o menos uns 250 reais.....mas o esforço que fiz para passar no concurso público não tem preço.

Resumindo.....estar em roda de boteco e dizer que é honesto é fácil......quero ver na hora que a tentação estiver ali na sua frente......

halvaro
26-01-15, 14:25
Lembrei do sujeito que abriu tópico aqui no forum revoltado por que foi multado por que andou em altíssima velocidade numa estrada do Nordeste e achou que todos aqui ficariam condoídos com a situação dele, alguem sabe que fim levou ele ?

- - - Updated - - -


Sou plantonista administrativo em hospital público......ontem teve um óbito e família disse que não tinha condições de pagar sepultamento......eu chamei a funerária que faz o serviço de sepultamento social.....

Peguei e fiz um documento oficial que estava solicitando os serviços da funerária por pedido dos familiares....

Documentei e oficializei para depois não virem com conversa que recebo propina......

E olha que eu poderia receber ai pelo o menos uns 250 reais.....mas o esforço que fiz para passar no concurso público não tem preço.

Resumindo.....estar em roda de boteco e dizer que é honesto é fácil......quero ver na hora que a tentação estiver ali na sua frente......

Parabéns, isso é algo de valor realmente.

carr1jo
26-01-15, 15:25
Lembrei do sujeito que abriu tópico aqui no forum revoltado por que foi multado por que andou em altíssima velocidade numa estrada do Nordeste e achou que todos aqui ficariam condoídos com a situação dele, alguem sabe que fim levou ele ?

Então o último post dele que me lembro é de meados de novembro do ano passado. Se for aquele que odeia Harley e não consegue ouvir opiniões contrárias kkkkkk

venier
26-01-15, 19:38
hoje as pessoas honestas ficam até envergonhadas de serem assim, pois ha tanta inversão de valores que honestidade hoje é sinônimo de burrice para muitos nesse país. também trabalho em hospital e vejo todos os dias as pessoas tentando usar o dinheiro para serem atendidas primeiro que os outros, quantas criticas recebo por não compactuar com isso. parabéns a você cabra de brasília e a todos que acreditam neste principio e mais que isso, propagam sem medo de criticas.!

Strada Prata
26-01-15, 20:57
Quando tinha a Strada 97 eu rodei um ano se pagar IPVA, mais ja era isenta dai...




Kkkkk

Vulcan
28-01-15, 13:12
hoje as pessoas honestas ficam até envergonhadas de serem assim, pois ha tanta inversão de valores que honestidade hoje é sinônimo de burrice para muitos nesse país. também trabalho em hospital e vejo todos os dias as pessoas tentando usar o dinheiro para serem atendidas primeiro que os outros, quantas criticas recebo por não compactuar com isso. parabéns a você cabra de brasília e a todos que acreditam neste principio e mais que isso, propagam sem medo de criticas.!

é bem assin mesmo.


vulcan, não sei onde essa comparação se encaixa nessa discussão ou no que me referi no meu comentário.porém lhe digo que é muito cômodo atribuir aos integrantes do bolsa familia a culpa da corrupção em nosso pais, que todos nós sabemos ser endêmica e vir desde o nosso descobrimento e colonização.vejo muita gente reclamar da corrupção, mas poucas tem moral para isso.quantas já vi furar uma fila ou propor uma propina para não ser multada,avançar sinal de transito,rodar com carro ou moto sem pagar licenciamento e ipva dentre muitas outras situações e ainda se vangloriar por ser esperto.só chiam quando são penalizadas por isso.

eu sinalizei lá, é que algumas pessoas culpam tudo menos elas mesmas, chegando até a alegar que o próximo tinha que ter feito algo por ela.

Liberato RJ
20-02-15, 15:33
Eu costumo viver o justo pelo justo.
O problema é a falta de educação financeira de *alguns que estão na situação mencionada.
Comprei minha primeira moto, 0km, à vista, com 29 anos vendi em menos de um ano, pois queria uma casa do meu jeito, depois comprei outra moto, agora financiada e pagando pouco (pra mim). Então acho que cada um tem que viver de acordo com seus limites, apesar dos pesares, ainda somos livres e não aceito que qualquer pessoa não cumpra a lei estabelecida ou não pague os impostos devidos. Não generalizem, estou apenas falando sobre pessoas que dão passo maior que a perna.
Estou longe de ser bem de vida, mas sou consciente o suficiente pra ter uma vida confortável conforme minha condição.
Uma casa, carro e uma moto, todos planejados e populares. Se um dia meu mundo ruir, e não tiver possibilidades imediatas, vendo os autos e volto a andar de trem como comecei e tentarei tudo denovo, se der tempo.
Cada um tem que saber de si. Sinto pelo ocorrido, mas nada posso dizer além de passar minha experiência.

Marco Atropos
20-02-15, 20:26
Eu passei por uma situacao semelhante a um mes atras. Ia comprar uma Crosser ou uma Bros 160, mas para minha surpresa quando fiz a simulacao do financiamento o banco honda deu negativo, motivo claro qe nao dizem mas meu score para financiamento estava baixo, ou seja quando vc deve e consegue pagas suas dividas leva um tempo para seu credito voltar ao normal, mesmo eu dando entrada de R$3.000,00 nao rolou... Sai feito louco em busca de alternativas ja qe o qe vinha esperando a alguns meses deu errado. Mas consegui achar uma Bros 125 2014 com 30km rodados apenas, subi um pouco mais o valor da entrada e consegui pegar a motinha, nem uma 150 rolou.
Parece qe esse lance de score foi proibido em 2 estados, e é uma sacanagem esse negocio de pontuacao,mesmo por qe na real o cidadao fica sem saber o qe houve.
Ja o financiamento tem suas regras e por mais triste qe possa ser sabemos do resultado caso nao consigamos pagar o bem qe compramos, o mesmo ocorre com uma pessoa qe anda com documentacao do veiculo irregular cedo ou tarde vai acontecer de passar numa blitz e ficar sem o veiculo,ou mesmo em um pequeno acidente de transito ,quando chega a policia e ve o veiculo irregular acaba guinchando. Quando fazemos um financiamento jogamos com a sorte,nao sabemos se estaremos empregados ou se surgira problemas de saude, mas o jogo tem regras e todos sabemos quais sao.

v1n1c1u3gdm
24-02-15, 15:35
Olá pessoal. Esse tópico dá pano pra manga hein? Seguem meus cinco centavos:

Eu acho que motos deveriam ser menos taxadas, não só menos taxadas do quê carros, menos taxadas que motos são taxadas hoje em dia, pelo único motivo: eficiência de uso das estradas/vias e recursos (gasolina/etanol).

Se olharmos para o trânsito hoje em dia é fato que vemos um mar de carros de 4/5 lugares que fazem (sendo otimista) uma média de 8 ~ 9 km/l com apenas uma pessoa: o motorista! Isso é um nível de ineficiência inaceitável na minha humilde opinião. Não acho que quem atrase N anos de IPVA ou financiamento (por qualquer que seja o motivo) deva ser perdoado, mas acho que o IPVA da moto deveria ser proporcional ao "dano" que a moto causa nas vias. Ou seja, uma motinho 125/150cc deveria ter a taxação mínima. O quê o nosso governo (e nesse momento estou me embasando no quê vejo no RJ) é que ônibus sofrem a taxação mínima de R$0 de IPVA!

Se constatarmos a realidade vamos ver o quanto o isso é um absurdo, são monstros de ineficiência energética e humilhação humana. Concordo com a máxima que o transporte público de qualidade é a solução para o nó que vivemos hoje nas cidades, mas eu sou uma pessoa pragmática e acredito que quando não há eficiência por parte do governo deveria haver pela iniciativa (privada) das pessoas. Enfim... Com nível de educação que recebemos nas (auto/moto)escolas vai ser difícil ver esse quadro mudar.

Abraços a todos!

Vulcan
25-02-15, 14:36
Olá pessoal. Esse tópico dá pano pra manga hein? Seguem meus cinco centavos:

Eu acho que motos deveriam ser menos taxadas, não só menos taxadas do quê carros, menos taxadas que motos são taxadas hoje em dia, pelo único motivo: eficiência de uso das estradas/vias e recursos (gasolina/etanol).

Se olharmos para o trânsito hoje em dia é fato que vemos um mar de carros de 4/5 lugares que fazem (sendo otimista) uma média de 8 ~ 9 km/l com apenas uma pessoa: o motorista! Isso é um nível de ineficiência inaceitável na minha humilde opinião. Não acho que quem atrase N anos de IPVA ou financiamento (por qualquer que seja o motivo) deva ser perdoado, mas acho que o IPVA da moto deveria ser proporcional ao "dano" que a moto causa nas vias. Ou seja, uma motinho 125/150cc deveria ter a taxação mínima. O quê o nosso governo (e nesse momento estou me embasando no quê vejo no RJ) é que ônibus sofrem a taxação mínima de R$0 de IPVA!

Se constatarmos a realidade vamos ver o quanto o isso é um absurdo, são monstros de ineficiência energética e humilhação humana. Concordo com a máxima que o transporte público de qualidade é a solução para o nó que vivemos hoje nas cidades, mas eu sou uma pessoa pragmática e acredito que quando não há eficiência por parte do governo deveria haver pela iniciativa (privada) das pessoas. Enfim... Com nível de educação que recebemos nas (auto/moto)escolas vai ser difícil ver esse quadro mudar.

Abraços a todos!

é exatamente ai que a água bate: o governo ineficiente eleito e mantido por nós cria benefícios para as coisas mais prejudiciais, ou seja, ele simplesmente ganha/rouba em cima de quem tenta ser mais correto, econômico ou ecológico.

e andar de ônibus (pelomenos os nossos) não é considerado tão ecologico, econômico e eficiente a ponto de ser honorável...

guatura
26-02-15, 00:06
Olha, do jeito que você narrou não achei nenhum coitadinho.
A moto ser apreendida foi justo, ele claramente não tem condições de botar um veículo na rua, e deveria ter vendido antes de embolar 8 meses de prestação atrasada.

Mais do que atrasar, pode acontecer um acidente e atingir por exemplo o carro ou moto de um pai de família que usa o veículo pra trabalhar e não vai ter como indenizar. Se não tem como, não compre.
A situação muda sim, mas como já disseram, antes de comprar tem que ter uma reserva de dinheiro guardada, ou uma boa folga no salário, o que não parece ser o caso.

Não é porque ele ainda não matou ninguém que é menos bandido do que aqueles que voce narra na sua revolta. Cada um errado do seu jeito

emerson merighi
26-02-15, 07:30
busca e apreensao.? sim, ja vi varias vezes e a lei pouco se importa pela situacao do individuo, dificuldades ou desemprego. financiamento requer estabilidade financeira, comprou e nao pagou, perde!

v1n1c1u3gdm
26-02-15, 09:28
é exatamente ai que a água bate: o governo ineficiente eleito e mantido por nós cria benefícios para as coisas mais prejudiciais, ou seja, ele simplesmente ganha/rouba em cima de quem tenta ser mais correto, econômico ou ecológico.

e andar de ônibus (pelomenos os nossos) não é considerado tão ecologico, econômico e eficiente a ponto de ser honorável...

Concordo que dá pra ser mais eficiente (o transporte público) mas eu acho difícil de superar ele. Pára pra pensar. Vamos partir de uma média (geral) que as motos façam 30km/l. Como que um carro pode ser mais eficiente fazendo 9km/l? Simples, transportanto 5 pessoas (5 x 9 = 45km/l. Sim, estou somando a kilometragem dos indivíduos). Agora vamos considerar um ônibus com 80 pessoas (cheio mas longe de uma lata de sardinha) que faça 6km/l de combustível: 6 * 80 = 480 km/l. Isso seria, portanto IMPOSSÍVEL para qualquer outro tipo de veículo, rs. Só por isso que concordo que o transporte de massa é *A SOLUÇÃO*. O problema é que o transporte de massa é inefetivo pelos motivos que já conhecemos.

Moto é a resposta, portanto, racional de um indivíduo a isso. A resposta do "mercado" é facilitar o financiamento da moto e o roubo é a manifestação da "Demanda represada" de motos mais baratas. Entretanto continuo achando que não devemos passar a mão na cabeça de ninguém. Quer ver o transporte de massa funcionar? Volta a quebrar tudo que nem na época dos protestos, lembra que, RAPIDINHO apareceu dinheiro para obras de "mobilidade urbana" em vários estados? Enfim... Vida longa ao(s) nosso(s) governo(s) e ao Estado brasileiro!