PDA

Ver Versão Completa : Questão do aumento da % de álcool na gasolina.



Motaro
09-02-15, 15:53
Boa tarde, pessoal.
Todos já sabem que a partir de 16 de fevereiro nossa gasolina passa de 25% de álcool pra 27%. Muito tem se falado sobre esse aumento ser prejudicial a motores que funcionam só a gasolina, chegando até a sugerir que se use somente gasolina premium (4,50 o litro) pois essa não vai ter aumento na porcentagem de álcool.

Todos falando dos carros, mas e as motos ? Hoje a maioria dos carros é Flex, mas nas motos temos apenas linha CG, Biz, Bros, linha 300 Fazers, Crosser 150. Significaria isso que todas as motos fora desse grupo passam a ser compras duvidosas?

Estou pensando na minha moto a gasolina e fico preocupado. Até mesmo pra uma futura compra, as opções boas se reduziram tanto assim? Ou será que é tudo besteira e não teremos problemas com esses 2% de aumento?

Schao.gs
09-02-15, 16:57
Vou dar a opinião de um Leigo!

Problemas propriamente ditos acho que não teremos nenhum, mas uma perda de desempenho com certeza sim, embora irrisória!

Tive uma experiência interessante a poucos dias, fiz um passeio até o Uruguai e abasteci lá, achei a gasolina bem cara, mas assim que saí do posto percebi diferença na moto! A moto passou a rodar "mais leve" e o consumo melhorou sensivelmente!

Depois pesquisei e parece que a octanagem lá é maior, além de ter menos álcool!

faloowwww

chiccoli
09-02-15, 17:12
a sua é injeção, esquenta não. se for carburada, enriquece um pouco a mistura e boa! fora a questão politica não muda muita coisa.
gasolina aditivada aumenta um pouco o consumo, mas é bom usar de vez em quando e podium(premium) só se vc tem carro importado que exige ou seu carro era a álcool e vc passou pra gasolina.

mdorigon
10-02-15, 10:45
A injeção vai se virar Motaro. Mas com certeza vamos perder mais um pouco de rendimento por litro... como o Schao disse, ele sentiu a moto mais redonda e o rendimento por litro é maior com menos etanol na mistura. Por isso que quando vemos testes de consumo de lugares como a asia e a europa que tem ai no maximo 10% de etanol em alguns lugares, ficamos assustados de como os mesmos motores aqui não redem nem de perto a kilometragem por litro. Cheguei ver teste de ybr 125 rodar 50 km litro facil....até mais e andando normal. Aqui se consegue isso....consegue andando no modo super ultra lesma. Mesma coisa pra motores de carro que vendem la e aqui. Não sei porque fazer isso... deveriam pegar esse etanol, transofrmar em hidratado e aumentar a oferta pra ver se o preço cai um pouco pra quem tem carro alcool ou flex ter alguma vantagem economica. Mas Brasil...não sei o que se passa na cabeça de quem comanda.

Motaro
10-02-15, 12:17
E os carburados? Estão condenados?

Defeacer
10-02-15, 12:50
Minha moto num tá nem fazendo 40 km/l direito... Não sei se tem algo a ver...

Ela tá reguladinha e talz...:(

Vulcan
10-02-15, 12:57
eu ja misturava alcool na gasolina por causa do bura que da sempre excesso (não tem regulagem), porém a taxa de compressão da biz é uma porcaria e vai ficar continuar "gastona" tanto no alcool quanto gasolina...

mdorigon
10-02-15, 13:02
Não, vai ter que ajustar como o Chicolli mencionou e ter a mesma queda de rendimento que com injeção vai ter.

Ninja Pontes
10-02-15, 17:08
Vai beber mais. No geral, o motor fica mais barulhento (aspero) e consome mais. Antes de subir pra 25% de alcool na gasolina a Fazer tinha uma autonomia de 34 a 35 km/l e depois passou a fazer de 30 a 32 km/l.

Sem contar que pagamos muito caro por uma gasolina com muito alcool.

Schao.gs
10-02-15, 18:33
Só digo uma coisa: Sorte que a água não se mistura perfeitamente com a gasolina, se não estaríamos AINDA MAIS fudidos! aehaehaheae

faloowww