PDA

Ver Versão Completa : Oque é freio motor



fred_black
11-02-06, 07:57
ja ouvi algumas pessoas falando de freio motor, mais afinal oque é freio motor?

casali
11-02-06, 08:24
a gente chama de freio motor na moto quando ela ta engatada e solta a embreagem e para de acelerar, ela da uma segurada, isso deve acontecer contigo

nos caminhões existe um freio motor que eu não sei exatamente como funciona mas ele é alimentado pelo motor

Minghe
11-02-06, 08:30
Freio motor nada mais é que a desaceleração do motor, ou seja, quando voce acelera esta dando potencia no motor, tracionando a roda, quando ocorre a desaceleração o motor " segura " a roda . É simples de voce entender na pratica, pega uma descida e acelera, depois pare de acelerar, voce perceberá que a moto para mais rapidamente do que se voce estivesse em ponto morto, é o motor que esta segurando a moto. Dai o "freio motor ". Em motos dois tempos o freio motor é bem menos atuante que no motor quatro tempos

fred_black
11-02-06, 09:23
eu suspeitava que era isso, mais outra pergunta isso não estraga em nada a moto?

Minghe
11-02-06, 11:47
eu suspeitava que era isso, mais outra pergunta isso não estraga em nada a moto?


não, apenas o desgaste natural do motor

fernanet
11-02-06, 16:42
eh 2t naum tem freio motor, jah em caminhão (diesel) pelo q eu sei a bomba injetora para de mandar combustivel e tem tipo uma borboleta q se fexa daih o motor dah uma segurada, caminhão precisa ter isso pq eh mto pesado pra soh o freio segurar.
Na descida de serra o certo eh usar o freio motor pq se vc usar os normais, eles vão eskentar mto e perder a eficiencia.

andjreh
11-02-06, 18:27
...

Celso Pin
12-02-06, 10:59
cvt tem sim...
mas não tão eficiente quanto câmbio de marchas...

esse é um dos motivos que motinha cvt sempre tem freio a disco!

BrunoDias
12-02-06, 15:05
cvt tem sim...
mas não tão eficiente quanto câmbio de marchas...

esse é um dos motivos que motinha cvt sempre tem freio a disco!
jog eh cvt?

Alan
12-02-06, 15:14
Freio motor é a resistência ao movimento que a compressão oferece...

Em linhas gerais, quanto maior a taxa de compressão, maior o capacidade de freio motor...

Por isso motores 2 tempos não tem freio motor, pois a compressão é baixa devido as janelas ficarem grande parte do tempo abertas simultaneamente...

E por isso tambem que caminhões (ou qq motor diesel) tem excelente freio motor, pois a taxa de compressão é em torno de 18:1...