PDA

Ver Versão Completa : Problema sinistro na CBX 200



navegador.porto
13-02-15, 11:58
Salve, Galera!

Minha Strada está apresentando um problema mto estranho. Com o motor frio (gelado, de passar a noite parada) não dá partida de jeito nenhum e também com o motor mto quente. O contagiro até 2,5k fica louco, oscilando até o zero mto rápido. Acima de 3k estabiliza. Após o motor estar aquecido, pega normal. Rodo 10 km para ir ao serviço e a moto fica o dia inteiro parada, no final da tarde, bato arranque (com o motor frio, mas não gelado) e pega normal. Já troquei regulador/retificador, CDI tenho 3 e com os 3 o problema do contagiro é igual, bateria (selada) tá dando 12,3V parada e 14,4 a 5k. A vela é de iridium. Não falha e nem engasga em alta. Todos os mecânicos que visitei falaram em abrir o motor, mas eu não queria chegar a este ponto. Valeu.

Vulcan
13-02-15, 12:14
sobre o problema de partida a frio pode ser regulagem de válvulas como minha primeira suspeita, ja o conta giros como ja testou CDI pode ser painel mesmo...

navegador.porto
13-02-15, 15:01
Pois é, esqueci de mencionar que quando acendo o farol, o contagiro fica normal. Se apago o farol, volta o problema. Isto até a moto esquentar bem, aí até com o farol aceso o contagiro fica louco.

Vulcan
13-02-15, 15:19
Pois é, esqueci de mencionar que quando acendo o farol, o contagiro fica normal. Se apago o farol, volta o problema. Isto até a moto esquentar bem, aí até com o farol aceso o contagiro fica louco.

retornando a voltagem do sistema, ele ta oscilando de quanto a quanto?
ja verificou folga em plugues?

Stone
13-02-15, 15:41
Mas o motor vira e não pega?
Se for isso, o problema pode ser mistura pobre ou compressão do motor baixa. Leva em alguma oficina e peça pra medir a compressão do motor.

Outra coisa, sua bateria está começando a ficar pela boa, com carga plena ela deve ter 12,6V

navegador.porto
13-02-15, 20:01
Não entendi sua pergunta sobre retornar a voltagem do sistema. Quanto aos plugues, aquele chicote que vem do motor e depois vai para o CDI está ok, com todos os contatos limpos. Não verifiquei o restante, mas vou aproveitar o feriadão para verificar.

- - - Updated - - -


Mas o motor vira e não pega?
Se for isso, o problema pode ser mistura pobre ou compressão do motor baixa. Leva em alguma oficina e peça pra medir a compressão do motor.

Outra coisa, sua bateria está começando a ficar pela boa, com carga plena ela deve ter 12,6V


É assim: com o motor mto frio, (a noite toda parado) ele vira mas não pega e com o motor mto quente a mesma coisa. De somente frio (o dia todo parado) a quente mas não muito, pega no estalo. Vou ver a questão da bateria.

Strada Prata
15-02-15, 12:24
Sobre o contagiros maluco, se o painel for paralelo isso eh normal. Os paineis paralelos da Strada sao geralmente muito ruins. A minha tambem oscilava RPM e so resolvi quando troquei por um original usado

Vulcan
15-02-15, 14:08
(...)
É assim: com o motor mto frio, (a noite toda parado) ele vira mas não pega e com o motor mto quente a mesma coisa. De somente frio (o dia todo parado) a quente mas não muito, pega no estalo. Vou ver a questão da bateria.

sobre o problema pra funcionar parece sintoma de folga de anel, válvulas e vela quebrada ou inapropriada também.
sobre o problema do painel pode ser o que o amigão strada prata falou aê:


Sobre o contagiros maluco, se o painel for paralelo isso eh normal. Os paineis paralelos da Strada sao geralmente muito ruins. A minha tambem oscilava RPM e so resolvi quando troquei por um original usado

navegador.porto
16-02-15, 10:44
Sobre o contagiros maluco, se o painel for paralelo isso eh normal. Os paineis paralelos da Strada sao geralmente muito ruins. A minha tambem oscilava RPM e so resolvi quando troquei por um original usado

O contagiro é paralelo, mas até este problema aparecer, ele estava funcionando normalmente. Outro detalhe que observei é o seguinte: ele só oscila até 2000 rpm, acima disso, fica normal.

- - - Updated - - -


Mas o motor vira e não pega?
Se for isso, o problema pode ser mistura pobre ou compressão do motor baixa. Leva em alguma oficina e peça pra medir a compressão do motor.

Outra coisa, sua bateria está começando a ficar pela boa, com carga plena ela deve ter 12,6V

Pois é, Stone, troquei a bateria (selada) e o problema da partida a frio continua. De manhã antes de tentar a primeira partida, meço 12,8V e quando consigo fazer ela funcionar, vai a 14,4V.

- - - Updated - - -

Fiz outra experiência. De manhã, com o motor frio, tentei a partida e não consegui. Aí coloquei a moto no sol (das 9h às 11h) e então quando fui dar partida, pegou normal. Estou com o manual de serviço do sistema de ignição e hoje vou fazer algumas medições.

16-02-15, 12:33
Cara isso parece com válvula vazando compressão ou carburador!

Vulcan
17-02-15, 12:55
Cara isso parece com válvula vazando compressão ou carburador!

tipo assentamento de valvula ruim e entrada de ar falso no coletor.

17-02-15, 13:27
isso mesmo, esse tipo de motor cbx/nx/xr 200 é muito mais sensível a vazamentos nas válvulas do que os de 125 cc. Manda dar uma esmerilhada nas válvulas e verificar se não tem nenhuma empenada. Mesmo que o problema não seja lá, toda limpeza realizada nessa área é sempre bem vinda!

navegador.porto
18-02-15, 07:37
Cara isso parece com válvula vazando compressão ou carburador!

Nas medições que fiz, encontrei tudo dentro do parâmetro do manual de serviços. Por enquanto ainda não considerei o carburador, pois troquei a pouco tempo o reparo, mas vou observar.

- - - Updated - - -


tipo assentamento de valvula ruim e entrada de ar falso no coletor.

Quando troquei o reparo do carburador, troquei o coletor. Vou verificar novamente o coletor para confirmar. Mas acho que vou ter que medir a compressão para ter certeza.

navegador.porto
19-02-15, 11:33
Então, pessoal.

Ontem verifiquei o coletor e está tudo ok. Lembrei de algo importante. Quando troquei a vela original pela de Iridium, não mexi na regulagem do carburador. Tempos atrás, tirei a vela e notei que estava encharcada de combustível. O parafuso da mistura estava com 2 1/4 voltas. Então, fechei para 1 1/2 volta. A partida melhorou um pouquinho, mas não muito. Hoje pela manhã, antes de sair, fechei mais meia volta da agulha (ficou com 1 volta), bati arranque e com a ajuda do afogador, pegou na terceira virada (com o motor gelado, o que não acontecia de jeito nenhum antes). Será que o problema é regulagem de carburador? A vela de iridium influencia nisso? Acredito que 1 volta na agulha seja pouco, mas no momento é o que está funcionando melhor.

Vulcan
19-02-15, 12:51
Então, pessoal.

Ontem verifiquei o coletor e está tudo ok. Lembrei de algo importante. Quando troquei a vela original pela de Iridium, não mexi na regulagem do carburador. Tempos atrás, tirei a vela e notei que estava encharcada de combustível. O parafuso da mistura estava com 2 1/4 voltas. Então, fechei para 1 1/2 volta. A partida melhorou um pouquinho, mas não muito. Hoje pela manhã, antes de sair, fechei mais meia volta da agulha (ficou com 1 volta), bati arranque e com a ajuda do afogador, pegou na terceira virada (com o motor gelado, o que não acontecia de jeito nenhum antes). Será que o problema é regulagem de carburador? A vela de iridium influencia nisso? Acredito que 1 volta na agulha seja pouco, mas no momento é o que está funcionando melhor.

desculpe o jeito mas "carburador velho" nem sempre garante que a regulagem original funcione corretamente, essa medida por voltas no parafuso não é tão garantida quanto em um carburador novo. é provavel que precise de um novo ajuste fino como está descrevendo nos testes que fez e o problema seja esse mesmo.

experimente deixar com as regulagens de mistura pobre e vai enrriquecendo aos poucos até obter um bom funcionamento. :)