PDA

Ver Versão Completa : Atravessando áreas alagadas



Gabriel-SC
14-02-15, 11:47
O que fazer numa situação em que o camarada tem que atravessar uma parte alagada da rua?
Ontem atravessei várias lugares com água batendo na pedaleira. Choveu pra burro aqui.
Penso em como isso pode ter afetado a moto.

Qual a experiência da galera nessas situações?

Vulcan
14-02-15, 14:20
depende da moto e da característica da água... a coisa começa a ficar radical, saca?

https://www.youtube.com/watch?v=_bxUcsGkhq0

Gabriel-SC
14-02-15, 14:24
po ontem foi bastante radical, mas nem tanto!!!
O.o

Louzada94
14-02-15, 14:32
Quando isso acontece comigo, mesmo com o tempo de chuva, eu jogo agua nela quando chego em casa (pra tirar a sujeira da corrente, pneus e etc), seco bem ela e lubrifico a corrente. Já tomei tanta chuva com minha moto atual que ela tá ficando meio durona e cheia de fazer barulho. Então creio que a melhor opção é levar em um mecânico e mandar ele dar uma lubrificada nas partes que não conseguimos em casa.
Mas o que acontece afundo com a moto mesmo eu não sei te responder.

Vulcan
14-02-15, 14:34
na questão de pilotagem se torna perigoso a existencia de buracos ou outros obstaculos submersos, força de correntesa, inclinação de piso e por ai vai capacidade off-road e braço.

na questão de capacidade da motenha deve-se observar uns detalhes bem variaveis para evitar danos:

por mergulho na água tem os suspiros e entrada de ar no motor que são expostos a risco e infiltração.

por água jorrando depende muito da proteção elétrica e forma da caixa de ar para evitar problemas a curto prazo.

de qualquer forma é bom verificar peças expostas a corrozão como kit de transmissão, articulações que não tem rolamentos, freios de batuque e parafusos que podem se oxidar facilmente se ficarem com umidade prolongada.

Louzada94
14-02-15, 15:20
na questão de pilotagem se torna perigoso a existencia de buracos ou outros obstaculos submersos, força de correntesa, inclinação de piso e por ai vai capacidade off-road e braço.

na questão de capacidade da motenha deve-se observar uns detalhes bem variaveis para evitar danos:

por mergulho na água tem os suspiros e entrada de ar no motor que são expostos a risco e infiltração.

por água jorrando depende muito da proteção elétrica e forma da caixa de ar para evitar problemas a curto prazo.

de qualquer forma é bom verificar peças expostas a corrozão como kit de transmissão, articulações que não tem rolamentos, freios de batuque e parafusos que podem se oxidar facilmente se ficarem com umidade prolongada.

Em todo caso o melhor é não passar, imagina se tem uma tampa de bueiro aberta e encoberta pela agua? (como já quase aconteceu comigo)
Ou um buraco muito fundo...e por ai vai...

chriskopsch
14-02-15, 16:19
Final do ano fiz uma viagem de quase 2000km de Titan, com a minha namorada, passamos o famoso Passo do S, em Jaquirana-RS, a rua passa por dentro de um rio com 200m de extensão, em forma de S, aquilo é radical demais. Enchentes e alagamentos nunca passei.

Abs,

Marco Atropos
14-02-15, 21:29
Na minha opiniao o melhor mesmo e procurar um local mais alto eesperar. Quando tinha minha tornado passei em um alagamento prox a ponte do limao eu acho, ate os bombeiros ficaram olhando, a moto passouem casa dei uma jateda de agua, mas mesmo assim uns dias depois tive alguns problemas eletricos, nao sei se a causa foi isso mas se puder e melhor evitar.

corsani
15-02-15, 01:54
um problema é que tem muita gente que acha que se não chegou no filtro não da problemas. mas se chega na altura o cubo pode prejudicar os rolamentos das rodas o que seria aconselhavel abrir e verificar se ta sujo e se não tiver lavar e engraxar porque muitas vezes a agua passa pelos retentores deles diminuindo a via util dos mesmos

Eduardo Toda
15-02-15, 12:15
Afora que água de enchente (podre, cheio de sujeira) ataca as partes metálicas, a minha roda dianteira, por preguiça, eu passava em alagamentos, e não jogava água para tirar a sujeira, depois de um tempo, surgiram vários pontos de ferrugem nos raios e no aro

Gabriel-SC
15-02-15, 13:42
um problema é que tem muita gente que acha que se não chegou no filtro não da problemas. mas se chega na altura o cubo pode prejudicar os rolamentos das rodas o que seria aconselhavel abrir e verificar se ta sujo e se não tiver lavar e engraxar porque muitas vezes a agua passa pelos retentores deles diminuindo a via util dos mesmos

pode crer, não tinha pensado nisso...

Vulcan
15-02-15, 14:12
um problema é que tem muita gente que acha que se não chegou no filtro não da problemas. mas se chega na altura o cubo pode prejudicar os rolamentos das rodas o que seria aconselhavel abrir e verificar se ta sujo e se não tiver lavar e engraxar porque muitas vezes a agua passa pelos retentores deles diminuindo a via util dos mesmos

imagina os rolamentos frouxos da minha motoneta de 60mil KM.... mergulhar é mesma coisa que lubrificar com lama.

SheBarros
19-02-15, 23:26
https://vimeo.com/120118881

Vulcan
19-02-15, 23:30
https://vimeo.com/120118881

watahell is dat?!! ira de poseidon!

chiccoli
20-02-15, 11:13
um problema é que tem muita gente que acha que se não chegou no filtro não da problemas. mas se chega na altura o cubo pode prejudicar os rolamentos das rodas o que seria aconselhavel abrir e verificar se ta sujo e se não tiver lavar e engraxar porque muitas vezes a agua passa pelos retentores deles diminuindo a via util dos mesmos


Bom...., se vc usar graxa náutica nos rolamentos e buchas da moto, e o filtro e respiro do motor estiveram a uma altura boa do chão, eu não vejo problema não. Mas ai voltamos a parte de ter dó de enfiar a moto na água. Eu não costumo ter dó de ferro.

aryperna
20-02-15, 18:54
A mais curto prazo o que pode ocorrer é entrar agua no cano de descarga ai você fica parado no meio da rua. Tem situações que você é obrigado a passar no alagamento. Ninguém vai ficar parado esperando a chuva passar em uma região onde tem alto índice de assaltos por exemplo, ou parado no acostamento esperando ser atropelado. Nessas situações o melhor é ficar de primeira e acelerar bastante para não entrar agua no cano, e também não pegar muita velocidade para não precisar frear. Ligar as setas para ser visto também é uma boa. Torcer para não ter bueiro aberto

Vulcan
20-02-15, 19:11
https://www.youtube.com/watch?v=XFTY99Ol_mI

kira
21-02-15, 23:49
Vídeos chocantes. No primeiro o cara some com a moto, velho, mas ele também sem noção, ainda mais ali que não tinha nada que pudesse segurar. Até o carro tava parado. No outro a moto é chupada pra debaixo e ali não tinha como prever. Tenso!!! Agora esse último ri demais. Isso não é moto, é um jet ski kkkkkk
topic
Eu recomendo só se for caso de extrema necessidade. Passei algumas vezes com água no meio da moto (Bros) e depois de um tempinho, embora não possa afirmar com absoluta certeza se foi a causa, deu problema no estator. No motor de arranque Magnetron que tinha colocado nem se fala; quando fui fazer a revisão ainda tinha água dentro e as peças estavam enferrujadas (detalhes no tópico "Marcas de produtos: Aprovadas e Reprovadas"). Fora que pode entrar água nos cubos, rolamentos, balança, etc, pois acredito que os retentores não vedem 100%. Sem falar que pode acabar caíndo num bueiro aberto ou buraco, como no vídeo acima...
Abracos!

Gabriel-SC
22-02-15, 09:54
kkkkkkkkkkkkk! boa.
mas qual a tua tática? vai de primeira, segunda? eu tava em segunda, e meia embreagem mantendo a rotação do motor alta. firme, e sem parar. a água tava na pedaleira...
mas to ligado nessa situação de bueiro. quando era criança sempre ouvi falar em motocas que caiam em bueiros abertos, escondidos pela enchente.
brabo.
teve até um cara que caiu e nunca mais foi encontrado.
tem que conhecer o lugar, se não, nem é bom arriscar.

Vulcan
22-02-15, 10:07
kkkkkkkkkkkkk! boa.
mas qual a tua tática? vai de primeira, segunda? eu tava em segunda, e meia embreagem mantendo a rotação do motor alta. firme, e sem parar. a água tava na pedaleira...
mas to ligado nessa situação de bueiro. quando era criança sempre ouvi falar em motocas que caiam em bueiros abertos, escondidos pela enchente.
brabo.
teve até um cara que caiu e nunca mais foi encontrado.
tem que conhecer o lugar, se não, nem é bom arriscar.

na pratica offroad de travessia de area alagada se usa baixa velocidade com giro alto. a embreagem deve ser deixada quieta pra nao correr risco de molhar e patinar. mas nos carros a embreagem e seca, ficando exposta a mergulho. nas motos e molhada no oleo dentro do motor e nao sofre este problema, porem esquenta e desgasta normal se deixar meia embreagem.

kira
22-02-15, 13:27
Não manjo de técnica nenhuma, só coloco na segunda e vou embora. Se eu colocasse na primeira o giro ficaria muito alto e teria que sair muito devagar. Na embreagem não mecho, só se for caso de aparecer alguma situação (buraqueira, carro freiando) em que tenha que usar a primeira rapidamente.

Vulcan
22-02-15, 14:55
maldito comercial....

https://www.youtube.com/watch?v=vSy-U2MUuOA