PDA

Ver Versão Completa : Utilidade de algumas peças



v1n1c1u3gdm
24-02-15, 14:30
Pessoal sou novato no mundo de duas rodas e também novato no forum!

Existem algumas partes da moto que eu não conheço a utilidade e não consigo entender se é útil mesmo (ou se é só estético). Duas dessas são:



Mata cachorro francês (Ex.: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-621742961-protetor-motor-mata-cachorro-francs-cg-150-titan-08-pto-_JM)

Estava pensando em comprar esse do link, vale a pena?
Dá para usar junto com um protetor de carter?


Bolha (quebra vento?) vale a pena? Existe para as CG 150 mais novas?


Desde já muito obrigado!

kira
24-02-15, 15:07
O matachorro tem o objetivo de proteger a moto em caso de queda (principalmente quedas leves ou moto parada), muita gente não gosta porque deixa a moto esteticamente feia. Acho que dê para utilizar com protetor de cárter sim.
A bolha de ar é para proteger contra o vento. Nunca usei, mas acredito que em cidades que façam frio e em percursos muito longos deve valer a pena sim.
Abraços!

Vulcan
24-02-15, 15:13
O matachorro tem o objetivo de proteger a moto em caso de queda (principalmente quedas leves ou moto parada), muita gente não gosta porque deixa a moto esteticamente feia. Acho que dê para utilizar com protetor de cárter sim.
A bolha de ar é para proteger contra o vento. Nunca usei, mas acredito que em cidades que façam frio e em percursos muito longos deve valer a pena sim.
Abraços!

a bolha pode ter efeito aerodinâmico ou de desvio de vento. no caso de desvio de vento ela gera um conforto contra barulho, força do vento e até escudo contra particulas sólidas em suspensão pelo vento ou arremeçadas.

ja vi gente usando mata-cachorro como apoio para os pés, suporte de caixa de ferramentas/bagageiro, suporte de buzinas/bandeiras/farois auxiliares.

mas nunca vi gente usando o mata-cachorro pra matar cachorro de fato.

carr1jo
24-02-15, 16:10
O pessoal aí já respondeu mas resumindo :), mata-cachorro é proteção para o motor em caso de pequenas quedas (eu uso) e bolha proteção contra o vento e na estrada contra pequenos objetos que venham a bater no piloto, tem gente que acha feio esses acessórios na moto, eu acho muito foda o visual de moto de viagem que fica ahuehuhauhe

v1n1c1u3gdm
24-02-15, 16:18
Valeu galera.

Esclareceu legal. Só estou tendo dificuldade de achar um mata cachorro quanto o protetor de carter pra minha Titan 150 (modelo 2015). Vocês tem alguma loja pra indicar? Sou do RJ, capital. Online também serve. Comprei minha jaqueta no marquinho motos mas esses acessórios eu queria ver (como diz um amigo meu) no "full hd" (ao vivo e a cores).

Abraços

chiccoli
24-02-15, 16:57
mata cachorro serve pra proteger o motor em caso de batidas e prensar o seu pé, se vc acha que o certo é deixar ele ali atrás na hora que for bater ..

irai
24-02-15, 21:33
Cara, dá uma olhada no Mercado Livre, dá pra achar várias opções, vários bem baratos.

Quanto à bolha, só não escolha uma muito pequena, no caso de uma moto naked, como a CG, ela deve tirar bem o vento do peito e joga-lo na altura do capacete com o mínimo de turbulência possível. Se usares uma mais alta, que tire o vento todo do capacete, isso vai acabar segurando muito a moto, além de ficar terrivelmente feio, e se usares uma pequena demais, e o fluxo do vento acabar batendo nos teus ombros, o efeito aerodinâmico vai para o espaço e o conforto também. Vale ressaltar também que o ajuste da bolha faz toda a diferença, a maior parte dos modelos vem com várias regulagens, tu vai precisar experimentar para descobrir o melhor ajuste.

Eu uso essa aqui na Next:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-628852293-bolha-para-motos-naked-hornet-fazer-cb300-kawasaki-outras-_JM
como o design da dianteira da Next e da CG não é tão diferente assim, acho que ficaria legal na tua moto.

kira
24-02-15, 23:32
Valeu galera.

Esclareceu legal. Só estou tendo dificuldade de achar um mata cachorro quanto o protetor de carter pra minha Titan 150 (modelo 2015). Vocês tem alguma loja pra indicar? Sou do RJ, capital. Online também serve. Comprei minha jaqueta no marquinho motos mas esses acessórios eu queria ver (como diz um amigo meu) no "full hd" (ao vivo e a cores).

Abraços

Você quer que fique assim?

http://tapatalk.imageshack.com/v2/15/02/24/dd04583aafd33cf5bfc8b8bf45fece44.jpg

Man, não deve ser dificil você encontrar uma lojinha de moto, mas melhor do que ver as peças na loja é ver como ficam numa moto. Da uma olhada nas motos de algum estacionamento.

Pessoal, outro dia penei para achar um matacachorro no meu bairro. Antes achava em qualquer esquina. Na maioria ouvia "agora só temos sliders".

carr1jo
25-02-15, 00:07
Cara, dá uma olhada no Mercado Livre, dá pra achar várias opções, vários bem baratos.

Quanto à bolha, só não escolha uma muito pequena, no caso de uma moto naked, como a CG, ela deve tirar bem o vento do peito e joga-lo na altura do capacete com o mínimo de turbulência possível. Se usares uma mais alta, que tire o vento todo do capacete, isso vai acabar segurando muito a moto, além de ficar terrivelmente feio, e se usares uma pequena demais, e o fluxo do vento acabar batendo nos teus ombros, o efeito aerodinâmico vai para o espaço e o conforto também. Vale ressaltar também que o ajuste da bolha faz toda a diferença, a maior parte dos modelos vem com várias regulagens, tu vai precisar experimentar para descobrir o melhor ajuste.

Eu uso essa aqui na Next:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-628852293-bolha-para-motos-naked-hornet-fazer-cb300-kawasaki-outras-_JM
como o design da dianteira da Next e da CG não é tão diferente assim, acho que ficaria legal na tua moto.

Só não instalo uma bolha dessas na minha moto pq ela não alcança uma velocidade de cruzeiro suficiente onde o vento comece a incomodar :D kkkkkkkkkkk

v1n1c1u3gdm
25-02-15, 08:04
irai, amei essa bolha hein? Só achei o preço um pouco salgado. Vou dar uma catada. Ótima essa observação sobre a regulagem da altura em que o vento vai vir. Não tinha pensado muito nisso. Hoje em dia eu enfrento bastante vento frontal. Já cheguei a ficar 1:30h no trânsito e chegar cansado em casa (no fim o vento tava vindo quente na cara, horrível).


Só não instalo uma bolha dessas na minha moto pq ela não alcança uma velocidade de cruzeiro suficiente onde o vento comece a incomodar :D kkkkkkkkkkk

Hahahahahahha! Se você instalar um shift light vai ser obrigado a ter um CDI e as coisas podem começar a mudar né? rs.

Kira, é isso mesmo! Quero a proteção por baixo e pela frente! Eu estou impressionado que aonde eu moro não tem muita moto que nem a minha (geralmente são CGs 125/150 de 2009 ou anteriores, com sorte aparece uma 2011), fica difícil de saber se o quê eu tenho visto é "replicável" na minha PN, e quando não é outra pequena é uma moto maior (CB300, Fazer 250, ...). Por isso perguntei.

Obrigado pessoal!

pedromartins
25-02-15, 08:59
Pra mim essas bolhas nao resolvem nada, ou ja viriam de fabrica com elas, vejam que so algumas motos tem e mesmo assim pra proteger e nao pra quebrar vento, moto que alcanca alta velocidade tem perfil mais esportivo. Mata cachorro pra mim nao é util, quando a moto cai pra que o motor seja danificado primeiro o guidao da moto tem que amassar porque a parte mais larga da moto é ele. ja vi moto levar tombo que sequer riscou o mata cachorro ja tive uma Fan 2009 instalei o bendito levei um tombo e ele nem riscou. o guidão que empenou. O unico mata cachorro que realmente protege é aqueles de ML que são bem largos.

v1n1c1u3gdm
25-02-15, 13:24
Pra mim essas bolhas nao resolvem nada, ou ja viriam de fabrica com elas, vejam que so algumas motos tem e mesmo assim pra proteger e nao pra quebrar vento, moto que alcanca alta velocidade tem perfil mais esportivo. Mata cachorro pra mim nao é util, quando a moto cai pra que o motor seja danificado primeiro o guidao da moto tem que amassar porque a parte mais larga da moto é ele. ja vi moto levar tombo que sequer riscou o mata cachorro ja tive uma Fan 2009 instalei o bendito levei um tombo e ele nem riscou. o guidão que empenou. O unico mata cachorro que realmente protege é aqueles de ML que são bem largos.

Fala pedro. Interessante, o quê seria ML? Se for largo demais também vai atrapalhar na hora de fazer curva né?

chiccoli
25-02-15, 13:31
Fala pedro. Interessante, o quê seria ML? Se for largo demais também vai atrapalhar na hora de fazer curva né?

Honda CG 125 ML, o povo devia usar mata cachorro naquelas épocas realmente pra matar o bixinho, o negócio era um quadrado de quase 1 metro

v1n1c1u3gdm
25-02-15, 13:53
Valeu chiccoli e pedro. Tô pensando, então em pegar um protetor de motor que nesse aqui então: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-628807667-protetor-motor-titan-fan-125-150-2014-2015-slider-preto-tork-_JM

Ele é slider + protetor. Pelo o quê eu entendi faz mais sentido pelo fato do slider tem uma função mais prática né?

Abraços!

pedromartins
25-02-15, 14:00
O mata cachorro das ML era mito. É esse ai abaixo.

http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_V_f_3937167560_032013.jpg

kira
25-02-15, 18:02
Mata cachorro pra mim nao é util, quando a moto cai pra que o motor seja danificado primeiro o guidao da moto tem que amassar porque a parte mais larga da moto é ele. ja vi moto levar tombo que sequer riscou o mata cachorro ja tive uma Fan 2009 instalei o bendito levei um tombo e ele nem riscou. o guidão que empenou. O unico mata cachorro que realmente protege é aqueles de ML que são bem largos.

Irmão, no caso da minha bros e da minha antiga ybr ele cumpriu seu papeu. Numa quedinha a ybr ficou praticamente deitada de ladinho, encostada no chão. O guidão protegeu o tanque, mas o matacachorro ralou.
Na bros várias quedas com a moto parada e uma em baixa velocidade. Ele arranhava, mas não chegava a amassar. O protetor de guidão e o paralama dianteiro nunca sairam ilesos, mas não arranhava mais nada (às vezes quebrava um lado do retrovisor). Certo dia tirei, porque ja tava velhinho e ia comprar outro, aí um bendito no serviço conseguiu a façanha de derrubar a moto parada!!! Além das partes que arranhavam tradicionalmente, ralou um pouco o motor sim e a carenagem lateral traseira também.

Queria saber se os atuais sliders fornecem a mesma proteção dos matacachorros.
Abracos!

irai
26-02-15, 00:02
Pra mim essas bolhas nao resolvem nada, ou ja viriam de fabrica com elas, vejam que so algumas motos tem e mesmo assim pra proteger e nao pra quebrar vento, moto que alcanca alta velocidade tem perfil mais esportivo. Mata cachorro pra mim nao é util, quando a moto cai pra que o motor seja danificado primeiro o guidao da moto tem que amassar porque a parte mais larga da moto é ele. ja vi moto levar tombo que sequer riscou o mata cachorro ja tive uma Fan 2009 instalei o bendito levei um tombo e ele nem riscou. o guidão que empenou. O unico mata cachorro que realmente protege é aqueles de ML que são bem largos.
Cara, já andaste alguma vez na mesma moto, com bolha e sem? A diferença é bem grande, e já dá pra notar a partir dos 60Km/h, sendo indiscutível quando se passa dos 100Km/h. O corpo não fica sendo pressionado pelo vento, a cabeça não fica balançando, melhora não só o conforto, mas até a estabilidade do conjunto, pois o vento é cortado de forma muito mais limpa pela bolha que pelo corpo do piloto. Um contra com todas as bolhas que já usei (foram 6 bolhas, em 4 motos): no inverno aumenta o frio nas mãos, já que muito mais vento é direcionando na direção das manoplas.
Quanto ao mata cachorro, vai do modelo do acessório e da moto, alguns não fazem mesmo diferença, são pequenos demais ou mal posicionados, outros funcionam bem. Já os sliders, no caso do modelo da Anker que uso na Next, já mostrou que funciona muito bem, deixei a moto cair tentando empurra-la para cima da calçada (ainda não entendi porque tentei subir empurrando a moto e não andando nela, eheh...), e o slider protegeu perfeitamente a aba do tanque, que certamente teria sido bem danificada pela forma como a moto caiu.

Schao.gs
26-02-15, 09:10
Sobre Mata cachorro, concordo plenamente com o pedromartins...

E sobre a Bolha, eu sempre achei que não tinha utilidade nenhuma, pois nunca me incomodei muito com o vento até 120/130 Kms/H e continuo não me incomodando (salvo em dias que está ventando muito, aí incomoda mesmo), então em motos de baixa cc eu não vejo grande vantagem, afinal acaba completamente com o visual da moto. Mas em motos maiores eu acredito que é praticamente indispensável, mesmo em dias com vento muito fraco é MUITO cansativo rodar acima dos 160 kms/H...

faloowwww

v1n1c1u3gdm
26-02-15, 09:28
Cara, já andaste alguma vez na mesma moto, com bolha e sem? A diferença é bem grande, e já dá pra notar a partir dos 60Km/h, sendo indiscutível quando se passa dos 100Km/h. O corpo não fica sendo pressionado pelo vento, a cabeça não fica balançando, melhora não só o conforto, mas até a estabilidade do conjunto, pois o vento é cortado de forma muito mais limpa pela bolha que pelo corpo do piloto. Um contra com todas as bolhas que já usei (foram 6 bolhas, em 4 motos): no inverno aumenta o frio nas mãos, já que muito mais vento é direcionando na direção das manoplas.
Quanto ao mata cachorro, vai do modelo do acessório e da moto, alguns não fazem mesmo diferença, são pequenos demais ou mal posicionados, outros funcionam bem. Já os sliders, no caso do modelo da Anker que uso na Next, já mostrou que funciona muito bem, deixei a moto cair tentando empurra-la para cima da calçada (ainda não entendi porque tentei subir empurrando a moto e não andando nela, eheh...), e o slider protegeu perfeitamente a aba do tanque, que certamente teria sido bem danificada pela forma como a moto caiu.

Irai tá ai uma coisa que eu tinha esquecido de perguntar. Os protetores de mão são úteis nessa situação de frio? Eu quero colocar eles também, mas mais pelo fato de protegerem as mãos do quê pelo conforto só estou pensando se não ajuda também.

Piccoli
26-02-15, 10:03
O mata cachorro em colisões com veículos é para proteger as pernas do piloto. Imagine você cruzando uma via e um carro bate no lado da sua moto. Muito provável que o parachoque bata em primeiro lugar no mata cachorro. Se ele não existir, sua perna será a primeira coisa que o parachoque do carro vai encontrar.
Já em quedas mais tranquilas, o mata cachorro protege o motor e partes frágeis da moto.
Usei muito mata cachorro em minhas motos, a atual moto não tem. Porque se eu coloco mata cachorro é para proteger as minhas pernas de impactos, e os modelos que tenho visto para a CB 300 não cumprem essa função. Então, não tem motivo de ter mata cachorro, mais custo e mais peso na moto.
Já a bolha é ótima, eu troco minhas motos e a bolha continua, é bom para cidade e estrada. Bolha não é só para desviar vento em velocidade, bolha é proteção, já levei pedra que pneu de carro levantou, já atropelei passarinho em estrada, já atiraram cigarro aceso em mim quando passava em frente a um edifício, com bolha o primeiro impacto de algum objeto é nela, depois em você. E dependendo do tamanho da bolha, torna-se mais uma proteção para o Cerol além da clássica anteninha corta pipa.
Já usei bolha até em Falcon. Pegar estrada numa Falconete com bolha é muito bom.
Se bolha fosse bom já sairia de fábrica nas motos? Não, bolha em qualquer moto é custo para o fabricante. A Honda nunca vai colocar uma bolha em uma FAN pelo simples fator custo. E as motos que possuem bolha de série é para diminuir o arrasto aerodinâmico, sem preocupação com proteção para o piloto. Bolha (ou parabrisa) para mim é proteção, não é visual e nem aerodinâmica.

kira
26-02-15, 10:16
Muito mais necessário do que bolha é o freio à disco e vários modelos não saem de fábrica assim

Diego.fcs
26-02-15, 11:51
O mata cachorro das ML era mito. É esse ai abaixo.

http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_V_f_3937167560_032013.jpg

Tenho um desses na Bolinha, esse é top.

Piccoli
26-02-15, 12:04
Muito mais necessário do que bolha é o freio à disco e vários modelos não saem de fábrica assimEssa para mim é simples: eu não compro moto com freio a tambor na dianteira. Por exemplo, pelo preço de uma Honda com freio a tambor tem opções em outras marcas com freio a disco.

Vulcan
26-02-15, 13:58
Essa para mim é simples: eu não compro moto com freio a tambor na dianteira. Por exemplo, pelo preço de uma Honda com freio a tambor tem opções em outras marcas com freio a disco.

bobear até nas duas rodas com liga leve.

Diey
26-02-15, 21:26
Muito mais necessário do que bolha é o freio à disco e vários modelos não saem de fábrica assim
A verdade foi dita.

irai
26-02-15, 22:36
Irai tá ai uma coisa que eu tinha esquecido de perguntar. Os protetores de mão são úteis nessa situação de frio? Eu quero colocar eles também, mas mais pelo fato de protegerem as mãos do quê pelo conforto só estou pensando se não ajuda também.

Cara, eu não notei efeito do uso do protetor de mão na questão de conforto, mas tive poucas experiências com esse acessório, mais com a XT600, mas era um protetor de punho pequeno, quem sabe um modelo daqueles grandões com defletor, como os usados pelas BMW, faça mais diferença nesse sentido. Mas na questão de proteção, tanto do piloto quanto da moto, indiscutivelmente é muito bom.

SheBarros
27-02-15, 13:50
A bolha faz muito diferença em alta velocidade... senti isso na fazer 250. Sempre que pegava estrada me arrependia por não ter uma bolha... por mais que ache esteticamente feia.

Quanto ao mata cachorro, como o próprio nome diz é p evitar danos provenientes de colisões com determinadas coisas, cachorro por exemplo.rs
Proteger contra quedas não é a finalidade dele, mas ajuda sim.
Sempre instalo nas minhas motos. Na intrudinha que tínhamos aqui em casa o mata cachorro foi uma mão na roda nas 2 quedas mais sérias q ela teve... protegeu determinadas partes. Com certeza sem o mata cachorro seria bem pior.
Pra proteger mais do que isso só mesmo um slider.