PDA

Ver Versão Completa : Como você mede o óleo da sua moto?



hbrasil
01-03-15, 15:47
Queridos amigos,

Navegando por aí, descobri o excelente blog do Jeff, que se chama "minha primeira moto".

Não se deixem enganar pelo título. O blog não é só pra novatos. Tem muita informação boa.

O post que mais me chamou a atenção é o do link abaixo. Será que ele está certo?

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/10/a-esperteza-dos-fabricantes-e.html

No mais, recomendo a leitura do blog inteiro. De cabo a rabo.

Um abraço!

Gabriel-SC
01-03-15, 16:42
bom, comprei minnha moto usada, sempre troco de mil em mil, sempre estou atento pra ver se tem vazamento de óleo. antes tinha, mas desde a ultima revisão o motor tá mais limpo que o meu sovaco. sequinho, uma beleza.
mas eu já até tinha lido essa parte do manual. sabia que tinha que esperar e tal...
acho que algumas pessoas ficam muito noiadas com teorias de conspiração.
claro que nao dá pra ser uma ovelha, mas nem todo mundo é lobo.

bruno almeida
01-03-15, 17:03
o problema desses blogs é que qualquer babaca escreve qualquer coisa sem fundamento técnico nenhum
dei uma olhada rapida la vi um monte de asneira, sem base alguma
resumindo: um lixo

125ecia
01-03-15, 17:03
Algumas motos como as Suzuki Yes e outras tem um pequeno visor transparente com marcação de MAX-MIN, acredito que este sistema com o motor quente seja mais confiável. Qual a opinião de quem já teve esses modelos.

Diey
01-03-15, 17:05
Ah cara... Não sei se funciona desse jeito.
Empresa de má fé não dura no mercado. E ainda existe uma coisa que se chama código de defesa do consumidor que protege quem compra um bem.
Pode existir a desinformação, mas má fé eu duvido.

hbrasil
01-03-15, 18:14
Bom, cada um acredita no que quiser, mas olhem esse post:

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2013/11/extra-extra-honda-admite-que-cg-usa.html

bruno almeida
01-03-15, 18:48
e quando vc ouviu falar em motores honda estragando pq usa óleo 10w30???? Essa viscosidade é usada no mundo inteiro
dia desses fui trocar o óleo da Biz do meu irmão depois de meses sem trocar e não havia nem 50 ml de óleo, colocamos óleo e a moto ta normalzinha sem fumar e nem bater nada
esse 1,2L é quando se desmonta completamente o motor.
Esse imbecil que escreve esse Bloglixo lá, acha que empresas como a Honda, Yamaha e outras renomadas vão fazer produtos para estragarem propositalmente e queimarem o filme da empresa?
O pior é que um doente mental desses consegue atrair um monte de leigos...

Vulcan
01-03-15, 19:52
Rapaz, eu ja sabia que a maioria das motas saiam de fabrica sem óleo.

Só não tinha me atentado pra medição com motor depois de usar. Sempre media com ele descansado.

Curti a ideia do alerta do topico, 5 estrelas.

hbrasil
01-03-15, 20:34
Pois é Vulcan, se fosse "achismo" do blog, eu também estaria com o pé atrás. Mas tá no manual!

Tem muito mais informações sobre essa questão do óleo lá. Só procurar.

pedromartins
02-03-15, 10:10
"Como você mede o óleo da sua moto? "
Se a leitura do manual da motocicleta fosse um item obrigatório antes de sair acelerando, perguntas como essas nunca existiriam em fóruns.

Schao.gs
02-03-15, 11:21
Me deixou com a pulga atrás da orelha depois da postagem postada aqui pelo hbrasil...

Mas tem alguns detalhes aí... toda marca faz isso?

Se sim, é mentira, por que? Por que um amigo meu que tinha uma Fazer 250cc foi trocar o óleo e colocou por engano uns 100 ml a mais de óleo no motor, resultado? estourou a junta. Ele levou no mecânico só para ter certeza e confirmou que foi excesso de óleo! Logo, a quantidade recomendada pelo fabricante é a correta!

falooowww

Vulcan
02-03-15, 13:23
Me deixou com a pulga atrás da orelha depois da postagem postada aqui pelo hbrasil...

Mas tem alguns detalhes aí... toda marca faz isso?

Se sim, é mentira, por que? Por que um amigo meu que tinha uma Fazer 250cc foi trocar o óleo e colocou por engano uns 100 ml a mais de óleo no motor, resultado? estourou a junta. Ele levou no mecânico só para ter certeza e confirmou que foi excesso de óleo! Logo, a quantidade recomendada pelo fabricante é a correta!

falooowww

não acho que o problema seja a margem de folga, pois o engano relatado no post aqui é as motos zero virem sem óleo ou com o mínimo e não informar o comprador.

o outro problema é especificamente a honda que muda viscosidade e quantidade de óleo como quer e não conseguimos entender a razão disto.

mdorigon
02-03-15, 13:44
Bem na verdade é como o pedro martins disse : ler o manual !!! Se o usuario ler o manual vai ver que tem que verificar o nivel com frequencia. E se o nivel estiver errado na verificação de rotina, complete. E no manual das 150 da honda mais antigas tava la bem claro : troca de 4000 em 4000 mil km e isso ja deu dor de cabeça pra honda. Ja vi um video do engenheiro responsavel por treinamento de mecanicos para assistencias tecnicas da honda declarar abertamente que as cc mandam trocar de 1000 em 1000 pra evitar processos, pq o usuario não segue a recomendação de verificação diaria ou semanal do nivel do lubrificante...só que como a fabrica prova que foi por desleixo do usuario que o motor foi pra merda ? Vai perder o processo sempre e ter que ressarcir em garantia o cliente. E os que passam da garantia não duram muito tb. Mesmo trocando de mil em mil... pq ninguem observa o que esta no manual, de como verificar, de como conduzir, e assim vai. Ja vi pencas de motor honda pra serem refeitos nesses ultimos 10 anos nas oficinas que frequento mesmo com a super troca de oleo de mil em mil com o super mobil preto ou motul 3000... resumo o cara que conduz não sabe usar o motor e depois chora que a moto é uma merda. Coisas que só acontece aqui mesmo no Brasil.

Vulcan
02-03-15, 14:10
caras, olha o detalhe do motor ligado e de não rosquear a vareta! PQP eu tava medindo errado omg!!
http://i3.minus.com/ibvq9OdSuVZ0AY.PNG

hbrasil
02-03-15, 14:12
"Como você mede o óleo da sua moto? "


Se a leitura do manual da motocicleta fosse um item obrigatório antes de sair acelerando, perguntas como essas nunca existiriam em fóruns.

A leitura do tópico também deveria ser obrigatória antes de se postar qualquer comentário.

Caso você não tenha entendido, vou explicar novamente: a celeuma ronda em torno do momento da medição do óleo. Deve ser medido com a moto completamente fria, quando todo o óleo do carter já escoou (coisa que 99% dos motociclistas faz) ou primeiro se deve esquentar a moto pra depois medir o óleo, enquanto este ainda está no carter?

O que está sendo dito é que o manual de algumas motos (não sei se todas), de maneira sorrateira, induz em um primeiro momento que a medição deve ser feita com a moto completamente fria, numa espécie de guia de consulta rápida. No entanto, se você buscar as informações detalhadas no mesmo manual, o procedimento indicado é de aquecer a moto antes da medição.

Agradeço inclusive a participação, porque é com a troca de idéias que crescemos e aprendemos.

pedromartins
02-03-15, 16:05
A maneira correta de medir o oleo é como manda o manual da motocicleta e nao como um blogueiro tipo Teo Pereira da vida diz.

hbrasil
02-03-15, 18:16
Pedro, sinceramente, não estou entendendo.

Alguém está dizendo pra se medir o nível de óleo de maneira diferente da que está no manual?

Só estamos dizendo que o manual induz a erro, só isso.

Louzada94
02-03-15, 18:55
Engraçado que meu tio tem uma CG 2005, sempre trocou oléo normalmente colocando 1 litro, e agora, depois de 160MIL KM o motor começou a fumar de leve.
[Ironico] Vou avisar ele agora e vamos começar a colocar 2litros de óleo, já que 1litro é APENAS O SUFICIENTE PARA O MOTOR NÃO FUNDIR, e se der na telha eu coloco 3Litros mermo [Ironico]

kira
02-03-15, 19:31
Engraçado que meu tio tem uma CG 2005, sempre trocou oléo normalmente colocando 1 litro, e agora, depois de 160MIL KM o motor começou a fumar de leve.
[Ironico] Vou avisar ele agora e vamos começar a colocar 2litros de óleo, já que 1litro é APENAS O SUFICIENTE PARA O MOTOR NÃO FUNDIR, e se der na telha eu coloco 3Litros mermo [Ironico]
offtopic: ele troca como manda o manual ou de 1000 em 1000km?
Pergunto porque fiquei curioso, a minha ta com 77.500km.
Abracos!

bruno almeida
02-03-15, 19:40
troquem óleo de 500 em 500km que o motor vai durar eternamente:p
retirem um óleo com 1000km e e outro com 2000 e verão que o óleo está em plenas condições de uso

pedromartins
02-03-15, 20:22
Não, o manual nao induz ao erro... o que acontece é que a gente ouve terceiras opiniões e passa a duvidar de de quem passou anos desenvolvendo um motor pra acreditar num cara que resolveu criar um blog.

Desde que me entendo motos como a CG 125/150 YBR 125 colocam-se 1000ml no carter do oleo recomendado pelo fabricante e a depender do fabricante colocam-se 1200 - 1300ml quando abre-se o motor pra fazer manutencao ou trocar o filtro de oleo, no caso das Suzuki Yes por exemplo.

O cara que escreve dizendo que tem que por mais que o recomendado esquece que a bomba de oleo trabalha com pressão e ela nao pode exceder os niveis de fabrica. É facil falar "ponha 1200ml" mas a moto nao é dele né?

Se o motor nao dura é por culpa do usuario e nao do fabricante que em raras vezes monta uma biela ou pistao com defeito ou de CGzeiros que compram motos achando que estao levando uma CBR 1000 e querem fazer modificações idiotas nas motos e arregacam tudo. Tem motos com mais de 100.000km que estão com motores perfeitos sem precisar dessas maluquices.

bruno almeida
02-03-15, 20:34
a minha cg 150 2004 ta com 108mil km e só fiz retifica da parte de cima aos 70 mil, gastei 250 reais
a unica coisa que gastei nesse motor até hj foi isso...

Vulcan
03-03-15, 00:12
caras, olha o detalhe do motor ligado e de não rosquear a vareta! PQP eu tava medindo errado omg!!
http://i3.minus.com/ibvq9OdSuVZ0AY.PNG

galera, eu fui completar o óleo da minha motoneta hj conforme o manual e passou de 1litro de óleo pra dentro do motor... fiquei preocupado, vou procurar um local mais plano e refazer todas as medidas... só lembrando que recentemente abri o motor e derramei óleo, tive de completar tudo denovo.

hbrasil
03-03-15, 00:30
Vulcan, a impressão que eu tenho é que você foi o único que leu o tópico! Kkkkkk

É uma pena que o PN já não conte tanto com a presença de mecânicos, que poderiam esclarecer a questão com muito mais propriedade.

IvanRJ, Stone, Magrão, e muitos outros que passaram por aqui.

Hoje você traz uma questão pro forum e é recebido a pedradas.

É desanimador, e não surpreende a debandada de tanta gente boa.

Voltando ao assunto, não deixe de conferir todas as medições e seguir exatamente o que diz o manual.

Schao.gs
03-03-15, 08:55
A primeira postagem daquele Blog eu achei meio paranóica, tipo teoria da conspiração...

Mas a que fala sobre a quantidade de óleo da CG é de fazer o cara pensar, como o mesmo motor usava antes 1 litro de óleo e do nada usa 1,2? Se alguém puder explicar para um ignorante eu agradeço!

faloowwww

pedromartins
03-03-15, 10:19
Hoje você traz uma questão pro forum e é recebido a pedradas.

É desanimador, e não surpreende a debandada de tanta gente boa.


Vamos parar com esse complexo de feminismo, estamos debatendo entre homens e nao com mulheres a respeito do nivel de oleo do motor que um escritor de internet qualquer falou que deve ser 1200ml porque ele acha que a fabrica esta interessada em que sua moto arrebente o motor pra que voce compre outra e movimente o mercado de motos. Vamos parar de magoas bobas como se fosse alguem que discorda da quantidade de acucar que a esposa poe no bolo.

ninguem segue o que o manual manda e depois fica criando ideias imaginarias a respeito da moto que pessoas com a mente feritl cria; um exemplo é a respeito do amaciamento do motor que os engenheiros da NASA dizem que deve ser feito no pau, arregacando a moto pra que no futuro ela no fique presa... ora, so o engenheiro do fabricante que criou a moto diz que tem que ter cuidado quem sou eu pra duvidar? Ja teve gente aqui no fórum que disse que deu logo um cacete na moto logo na frente da concessionaria.

O manual fala em completar porque oleo quente evapora assim como tem as perdas decorrentes da compressao do cilindro e outras coisas mais, mas uma pessoa afirmar que a moto tem que usar 1200ml ao invés dos 1000ml recomendados no manual demonstra TOTAL FALTA DE CONHECIMENTO de motores.

Se é 1000ml, é 1000ml e pronto.

hbrasil
03-03-15, 17:00
Vamos parar com esse complexo de feminismo, estamos debatendo entre homens e nao com mulheres a respeito do nivel de oleo do motor que um escritor de internet qualquer falou que deve ser 1200ml porque ele acha que a fabrica esta interessada em que sua moto arrebente o motor pra que voce compre outra e movimente o mercado de motos. Vamos parar de magoas bobas como se fosse alguem que discorda da quantidade de acucar que a esposa poe no bolo.

ninguem segue o que o manual manda e depois fica criando ideias imaginarias a respeito da moto que pessoas com a mente feritl cria; um exemplo é a respeito do amaciamento do motor que os engenheiros da NASA dizem que deve ser feito no pau, arregacando a moto pra que no futuro ela no fique presa... ora, so o engenheiro do fabricante que criou a moto diz que tem que ter cuidado quem sou eu pra duvidar? Ja teve gente aqui no fórum que disse que deu logo um cacete na moto logo na frente da concessionaria.

O manual fala em completar porque oleo quente evapora assim como tem as perdas decorrentes da compressao do cilindro e outras coisas mais, mas uma pessoa afirmar que a moto tem que usar 1200ml ao invés dos 1000ml recomendados no manual demonstra TOTAL FALTA DE CONHECIMENTO de motores.

Se é 1000ml, é 1000ml e pronto.

Não estou magoado, Pedro. Estou impressionado com a falta de educação de alguns membros do fórum. Não é o seu caso, que sempre tratou a todos com respeito, mas o que eu vejo de gente chamando os outros de burro, retardado e imbecil não está no gibi. Aliás, eu nunca vou ficar magoado. Posso ficar p.u.t.o, mas magoado, não. Já tô bem crescidinho pra isso.

Mais uma vez vou tentar explicar a questão do óleo: os manuais mandam colocar 1.000ml. Se você colocar essa quantidade (portanto, seguindo o manual) e depois fizer a medição do óleo CONFORME DETERMINA O MANUAL, verá que o nível do óleo mal chegará no mínimo. A discussão toda tá aí.

Pra mim, não importa a opinião do criador do blog, se é teoria da conspiração, se o cara é maluco ou sei lá o que. O importante, a meu ver, é seguir a recomendação do manual, que foi escrito por engenheiros de quem se espera absoluta competência. Ao seguirmos TODA a orientação do manual, veremos que o nível do óleo chegará no mínimo do mínimo.

Essa foi a discussão que quis trazer pro fórum. Esperava sinceramente que a galera que entende de mecânica pudesse dar uma explicação técnica de como se interpretar as orientações do manual. O que eu vi foi um festival de agressões, ironias sem sentido e a frase mais rasteira que se podia esperar: siga o manual.

"SIGA O MANUAL". Mas isso é óbvio. Em momento nenhum eu disse pra não seguí-lo. Ao contrário, disse que o manual deve ser seguido tanto na quantidade de óleo recomendada quanto no procedimento de verificação do nível. É aí que está a incongrunência.

Também não defendo desobedecer o manual e colocar 1200ml de óleo logo de cara.

NA MINHA OPINIÃO, o que deve ser feito é colocar os 1000ml recomendados e medir o nível NOS TERMOS DO MANUAL. Aí, após essa medição, se o nível na vareta estiver baixo, deveria completar até um nível razoável entre o máximo e o mínimo.

O que eu vejo a grande maioria dos motociclistas fazer é colocar os 1000ml de óleo de depois medir o nível com o motor totalmente frio, e, como já dito, NÃO É ESTA A RECOMENDAÇÃO DO MANUAL. A vareta de medição não está calibrada pra isso.

Agora, se isso é teoria da conspiração, cada um acredita no que quiser. Trouxe ao fórum o debate da parte objetiva, quer seja, a que está escrita no manual.

Quem puder (e quiser) colaborar trazendo experiências, argumentos, dados, etc, sobre o assunto, seja bem vindo. Quem vier aqui pra dizer "LEIA O MANUAL", dispenso, por tudo que já mencionei anteriormente.

Vulcan
04-03-15, 07:13
Vulcan, a impressão que eu tenho é que você foi o único que leu o tópico! Kkkkkk

É uma pena que o PN já não conte tanto com a presença de mecânicos, que poderiam esclarecer a questão com muito mais propriedade.

IvanRJ, Stone, Magrão, e muitos outros que passaram por aqui.

Hoje você traz uma questão pro forum e é recebido a pedradas.

É desanimador, e não surpreende a debandada de tanta gente boa.

Voltando ao assunto, não deixe de conferir todas as medições e seguir exatamente o que diz o manual.


(...)

O manual fala em completar porque oleo quente evapora assim como tem as perdas decorrentes da compressao do cilindro e outras coisas mais, mas uma pessoa afirmar que a moto tem que usar 1200ml ao invés dos 1000ml recomendados no manual demonstra TOTAL FALTA DE CONHECIMENTO de motores.

Se é 1000ml, é 1000ml e pronto.

então, estou sem tempo na semana mas vou prestar atenção nos detalhes depois;
rodei mais de 10mil KM medindo o oleo errado e o motor ainda não reclamou;
achei estranho por que medindo errado ele dava certo com o proprio manual em volume de óleo.

http://i4.minus.com/ieG1vv8i0uEup.PNG

pedromartins
04-03-15, 08:49
Bem, entao a questao do nivel do oleo é bem pessoal, eu particularmente sigo o manual. Ja mexo com moto a muito tempo e sei que a bomba de oleo trabalha com uma certa pressão e o nivel do oleo interfere nisso.

Mais oleo que o recomendado é prejudicial assim como menos. A proposito minha moto tem 36.000km e nao baixa oleo... os mesmos 1000ml que coloco, retiro... é uma YBR Factor 20009.

Abraço a todos.

Vulcan
06-03-15, 13:55
caras, olha o detalhe do motor ligado e de não rosquear a vareta! PQP eu tava medindo errado omg!!
http://i3.minus.com/ibvq9OdSuVZ0AY.PNG

então, estou sem tempo na semana mas vou prestar atenção nos detalhes depois;
rodei mais de 10mil KM medindo o oleo errado e o motor ainda não reclamou;
achei estranho por que medindo errado ele dava certo com o proprio manual em volume de óleo.
http://i4.minus.com/ieG1vv8i0uEup.PNG

galera, eu fui completar o óleo da minha motoneta hj conforme o manual e passou de 1litro de óleo pra dentro do motor... fiquei preocupado, vou procurar um local mais plano e refazer todas as medidas... só lembrando que recentemente abri o motor e derramei óleo, tive de completar tudo denovo.

fiz a revisão do nível do óleo ontem segundo manual e ocorreu diferença entre o quanto coloquei no motor e quanto deveria caber (nível atual está entre min e max)

a quantidade (Litragem) informada no manual é inferior a quantidade necessária para atingir o nível mínimo de medição pela vareta seguindo o procedimento do manual impresso e do manual digital.

não sei se é coisidencia mas a doidisse relatada no blog me fez achar essa discrepância de medições. achei muito estranho e vou usar o padrão de medida pela vareta e não por litragem como fazia antes...

Ricardo Cazati
18-03-15, 16:17
Se o motor nao dura é por culpa do usuario e nao do fabricante que em raras vezes monta uma biela ou pistao com defeito ou de CGzeiros que compram motos achando que estao levando uma CBR 1000 e querem fazer modificações idiotas nas motos e arregacam tudo. Tem motos com mais de 100.000km que estão com motores perfeitos sem precisar dessas maluquices.

com certeza, vendi a minha CG 125 97 com mais ou menos 100.000km e com motor STD,
sempre trocando oleo de 1000 em 1000 e deixando sempre "quase" chegando no nivel máximo do óleo,
só que uma coisa eu sei, apartir de agora vou ligar por 5 minutos a moto e depois conferir o nivel do óleo kkkkkk

- - - Updated - - -


Vulcan, a impressão que eu tenho é que você foi o único que leu o tópico! Kkkkkk

É uma pena que o PN já não conte tanto com a presença de mecânicos, que poderiam esclarecer a questão com muito mais propriedade.

IvanRJ, Stone, Magrão, e muitos outros que passaram por aqui.

Hoje você traz uma questão pro forum e é recebido a pedradas.

É desanimador, e não surpreende a debandada de tanta gente boa.

Voltando ao assunto, não deixe de conferir todas as medições e seguir exatamente o que diz o manual.

eu li o tópico no blog que voce disse, aliás andei até vendo outros tópicos lá e gostei das dicas do rapaz,
ele fez sim um pouco de drama em todo contexto porém com um certo fundamento,
irei fazer o teste da litragem e medição na vareta com minha moto e depois posto aqui tambem !
e tambem fiquei infeliz por você por ver as pedradas sobre o assunto quando poderiamos discutir isso com muito mais proveito das palavras,
abraço !

Darci
18-03-15, 18:01
com certeza, vendi a minha CG 125 97 com mais ou menos 100.000km e com motor STD,
sempre trocando oleo de 1000 em 1000 e deixando sempre "quase" chegando no nivel máximo do óleo,
só que uma coisa eu sei, apartir de agora vou ligar por 5 minutos a moto e depois conferir o nivel do óleo kkkkkk

- - - Updated - - -



eu li o tópico no blog que voce disse, aliás andei até vendo outros tópicos lá e gostei das dicas do rapaz,
ele fez sim um pouco de drama em todo contexto porém com um certo fundamento,
irei fazer o teste da litragem e medição na vareta com minha moto e depois posto aqui tambem !
e tambem fiquei infeliz por você por ver as pedradas sobre o assunto quando poderiamos discutir isso com muito mais proveito das palavras,
abraço !


Eu fiz o teste já, e na minha com 1l fica um pouco abaixo de estar no meio do máximo e do mínimo

Schao.gs
18-03-15, 18:32
A minha se eu medir conforme o manual: Ligar a moto, desligar, esperar e medir. O nível está abaixo do mínimo!

Se medir com motor frio: Está exatamente no ponto recomendado.

Sendo que a quantidade de óleo colocada foi a correta indicada no manual!

E aí?! O que se faz!?

falooowww

Darci
18-03-15, 18:34
É exatamente sobre isso que o blog alerta, o correto é completar sempre, pois o que importa é o nível

Schao.gs
18-03-15, 18:42
É exatamente sobre isso que o blog alerta, o correto é completar sempre, pois o que importa é o nível

Mas aí é que está!

99 % das pessoas sempre mediram nível de óleo com o motor frio e não tiveram problemas!

Já um amigo meu que colocou um pouco mais teve problemas, estourou uma junta do motor e o mecânico falou que foi excesso de óleo!

faloowwww

Darci
18-03-15, 18:51
Cara, não é bem assim, conheço cg que precisou fazer motor com 40 mil km, e sempre foi trocado óleo de 1000 em 1000, a minha eu sempre com o nível próximo ao máximo e a junta ta zerada, completando até o câmbio e o barulho da moto ficam melhores, é só não passar do máximo, até por isso a minha nunca fica bem no máximo, e também tem 2 coisas, a junta do cabeçote é uma mixaria de dinheiro, e outra que se tu detonar tua moto seguindo o manual, isso seria uma baita sacanagem, mas se eu detonar ela por não seguir o manual, ai o problema é teu, e o manual diz de forma clara que sempre se deve completar o óleo caso necessário, só não diz que acontece isso até quando a moto recém saiu da revisão, e nem que se tu usar muito ela na chapa o óleo vai baixar mais rápido.

Vulcan
19-03-15, 00:35
A minha se eu medir conforme o manual: Ligar a moto, desligar, esperar e medir. O nível está abaixo do mínimo!

Se medir com motor frio: Está exatamente no ponto recomendado.

Sendo que a quantidade de óleo colocada foi a correta indicada no manual!

E aí?! O que se faz!?

falooowww

exatamente esse o problema que enfrentei ao rosquear a vareta, sendo que no manual diz para não rosquear durante a medição.
percebi que cabe pra lá de 1L no motor da motoneta, estou usando perto de 1,5L e seguindo viagem de boas com a embreagem queimada.

---------------------------------------------------------------------------------------------


Cara, não é bem assim, conheço cg que precisou fazer motor com 40 mil km, e sempre foi trocado óleo de 1000 em 1000, a minha eu sempre com o nível próximo ao máximo e a junta ta zerada, completando até o câmbio e o barulho da moto ficam melhores, é só não passar do máximo, até por isso a minha nunca fica bem no máximo, e também tem 2 coisas, a junta do cabeçote é uma mixaria de dinheiro, e outra que se tu detonar tua moto seguindo o manual, isso seria uma baita sacanagem, mas se eu detonar ela por não seguir o manual, ai o problema é teu, e o manual diz de forma clara que sempre se deve completar o óleo caso necessário, só não diz que acontece isso até quando a moto recém saiu da revisão, e nem que se tu usar muito ela na chapa o óleo vai baixar mais rápido.


exatamente, o manual fala pra medir o óleo (no meu caso) toda semana, periodo que não baixa o óleo a ponto de dar problema entre uma medição e outra, ja que uso severo também é especificado no manual...

outra coisa ignorada pela galera são as especificações do óleo usado. por exemplo, não adianta encher o motor de água e trocar todo dia por água limpa...

Ricardo Cazati
19-03-15, 11:35
pode crer cara,
***** Vulcan a biz com 1,5L ? oO ou é outra ? hahaha

vou trocar o óleo amanha e fazer esse teste, vamos ver !

Darci
19-03-15, 12:14
Eu sempre uso o Lubrax 20w50, e na troca pra ficar no nível fica entre 1,1L e 1,2L, sendo que ela só baixa óleo quando eu viajo usando a moto na chapa, se colocar 1l e não viajar da pra usar de boa até a outra trocas, mas se usar óleo de marca ruim ou usar a moto de forma severa, o óleo não chega pra próxima troca, como eu uso óleo bom mas viajo bastante, sempre coloco algo em torno de 200ml a 300ml entre uma viagem e outra

Ricardo Cazati
19-03-15, 12:21
Eu sempre uso o Lubrax 20w50, e na troca pra ficar no nível fica entre 1,1L e 1,2L, sendo que ela só baixa óleo quando eu viajo usando a moto na chapa, se colocar 1l e não viajar da pra usar de boa até a outra trocas, mas se usar óleo de marca ruim ou usar a moto de forma severa, o óleo não chega pra próxima troca, como eu uso óleo bom mas viajo bastante, sempre coloco algo em torno de 200ml a 300ml entre uma viagem e outra

entendi,
vou pegar a minha Twister ainda e vou fazer o teste,
se caso realmente depois de ligar o motor e tals a medição ficar abaixo do nivel minimo eu vou sempre por um pouco a mais

Vulcan
19-03-15, 14:37
pode crer cara,
***** Vulcan a biz com 1,5L ? oO ou é outra ? hahaha

vou trocar o óleo amanha e fazer esse teste, vamos ver !

eu me assustei também, na primeira vez que peguei a moto eu li o manual todinho, quando troquei o óleo pela primeira vez sozinho, ja sabia que no manual tinha indicação pra colocar 700ml.
coloquei pelo medidor da garrafa e tals, quando medi com a vareta deu errado, então pensei ter lido errado e passei a medir rosqueando a vareta.
fiquei meses rodando com óleo baixo (mas nunca sem) verificando rigorosamente o nível e acompanhando, completava quando precisava e tal. depois de um tempo minha embreagem de pé começou a ir pra vala...

até que um belo dia vi esse topico, a postagem no blog lá e resolvi ler o manual denovo, comparar com manual digital pela internet e medir o óleo denovo: a vareta indicava óleo baixíssimo que mal sujava a ponta dela. quando completei o óleo mandei ver em 1L de óleo pra dentro do motor + o resto que tinha na garrafa da troca anterior.

atualmente to rodando normal com nível proximo do máximo, variando para mais ou para menos dependendo do tempo do motor ligado e da espera pra medir o óleo.
a embreagem de pé só da tração mesmo com motor frio... com motor quente o câmbio faz um "tec tec" anormal ao passar de marcha e a embreagem desliza um pouco, não da mais pra empinar a moto com motor quente. vou ter que trocar os discos e possívelmente alguma outra coisa que não tenho ideia ainda.

Ricardo Cazati
19-03-15, 14:59
eu me assustei também, na primeira vez que peguei a moto eu li o manual todinho, quando troquei o óleo pela primeira vez sozinho, ja sabia que no manual tinha indicação pra colocar 700ml.
coloquei pelo medidor da garrafa e tals, quando medi com a vareta deu errado, então pensei ter lido errado e passei a medir rosqueando a vareta.
fiquei meses rodando com óleo baixo (mas nunca sem) verificando rigorosamente o nível e acompanhando, completava quando precisava e tal. depois de um tempo minha embreagem de pé começou a ir pra vala...

até que um belo dia vi esse topico, a postagem no blog lá e resolvi ler o manual denovo, comparar com manual digital pela internet e medir o óleo denovo: a vareta indicava óleo baixíssimo que mal sujava a ponta dela. quando completei o óleo mandei ver em 1L de óleo pra dentro do motor + o resto que tinha na garrafa da troca anterior.

atualmente to rodando normal com nível proximo do máximo, variando para mais ou para menos dependendo do tempo do motor ligado e da espera pra medir o óleo.
a embreagem de pé só da tração mesmo com motor frio... com motor quente o câmbio faz um "tec tec" anormal ao passar de marcha e a embreagem desliza um pouco, não da mais pra empinar a moto com motor quente. vou ter que trocar os discos e possívelmente alguma outra coisa que não tenho ideia ainda.

impressionante mesmo, mas muito interessante,
pra voce ver, iria continuar fazendo errado achando que esta fazendo o certo,
se nao me engano essa é a pior face do erro, não ? kkkk
sorte que vi esse tópico e parei pra analisar tudo certinho, assim que pegar a motoca nova vou ler o manual inteiro e fazer o mesmo teste !

então provavelmente os discos e a fricção automatica dela, ou algo que faça esse trabalho kkkkk nao conheço interior do motor da biz :(
creio que não passe de 100,00 reais a troca Vulcan,
mas como tudo no universo.... tudo pode acontecer ! hahaha

abraço o/

Vulcan
19-03-15, 15:17
impressionante mesmo, mas muito interessante,
pra voce ver, iria continuar fazendo errado achando que esta fazendo o certo,
se nao me engano essa é a pior face do erro, não ? kkkk
sorte que vi esse tópico e parei pra analisar tudo certinho, assim que pegar a motoca nova vou ler o manual inteiro e fazer o mesmo teste !

então provavelmente os discos e a fricção automatica dela, ou algo que faça esse trabalho kkkkk nao conheço interior do motor da biz :(
creio que não passe de 100,00 reais a troca Vulcan,
mas como tudo no universo.... tudo pode acontecer ! hahaha

abraço o/

ja verifiquei e custa R$85,00 os especiais (kit completo) ou entao R$15,00 da MARBA (kit completo). ja sabem o que vou escolher neh? =D

Ricardo Cazati
19-03-15, 15:22
ja verifiquei e custa R$85,00 os especiais (kit completo) ou entao R$15,00 da MARBA (kit completo). ja sabem o que vou escolher neh? =D

Marba não é marca de mortadela ? kkkkkkkkkk
vai na melhor, claro !