PDA

Ver Versão Completa : O quê é ciclistica?



v1n1c1u3gdm
02-03-15, 00:00
É isso mesmo pessoal. Só quero saber isso mesmo :)

Tenho um colega chato pra caraca que baseia todo argumento dele de que a Yamaha (YBR) tem uma ciclistica melhor que as honda Titan/Fan. Eu não sei contra-argumentar porque eu, sinceramente, não sei o quê vem a ser ciclistica.

Pelo discurso dele (e alguns blogs que ele me passou) parece que é a "experiência de andar sobre a moto", mas isso acaba sendo meio subjetivo demais pra discutir. Só queria saber se "ciclistica" é realmete um lado "artisítico" da moto.

Abraços a todos

pedromartins
02-03-15, 08:49
Esse lance de ciclística é muito característico do tipo de moto, terreno que se anda, altura e peso do piloto. Uma pessoa de 1,70 pode se sentir confortavel numa CG, ja poitro de 1,80 pode não gostar.

Tecnicamente a ciclistica se refere ao ângulo de ataque da moto.

Gabriel-SC
02-03-15, 09:13
acaba que a ciclística, é o conjunto de características que mantém a moto em pé quando ela anda.
tem a ver com o balanço de forças, equilíbrio da massa, transferência de peso.
o que influencia nela? o ponto de equilibrio da moto, as suspenções, o formato do pneu, altura do banco...
não é uma peça, ou algo relacionado a um componente da moto (como o quadro, por exemplo).

dá uma lidinha aqui: http://www.motonline.com.br/noticia/ciclistica-da-moto-como-funciona/

edumrq
02-03-15, 13:05
É o quanto a moto é gostosa de andar, esse lado artistico que você falou, claro que tudo tem um motivo, pode ser melhores suspensões, banco, posição de pilotar... é o conjunto que faz a moto ser mais confortavel, divertida, gostosa que outra, mas isso varia de pessoa para pessoa, um cara de 1,50m pode não achar tão legal uma tenere660 e um cara de 2,10m pode não gostar de andar de cb500 tem coisas que são indiscutiveis, mas essa "gostosidade" é bem relativa mesmo

Marco Atropos
03-03-15, 02:07
Tambem acho isso, no geral e popular quando a moto e gostosa de pilotar, veja a Bros por exemplo, qe tem sempre sua parte ciclistica ou seja de condução muito elogiada, mesmo para pilotosde estatura diferentes. Mas claro cada uma dentro de sua categoria , como a Hornet qe elem do motor tem sua conducao bem elogiada.

emerson merighi
03-03-15, 02:39
a resposta do gabriel esta certa, e uma determinada ciclistica pode muito agradar uns, enquanto outros podem detestar.....varia de biotipo, idade, peso, gosto , utilizacao da moto e maneira de pilotar de cada um!

irai
03-03-15, 12:38
É isso aí mesmo, só é preciso cuidado para não confundir ciclística com ergonomia. A maior parte das SS é um exemplo disso, motos com ciclística impecável, mas uma ergonomia péssima, não são "gostosas" de andar, são gostosas de acelerar, eheh...

O Gabriel explicou bem, a ciclística tem relação com a distribuição de massas, com estrutura do quadro e das suspensões, ângulos de rake, de caster, de trail, características das suspensões, dos pneus, geometria do guidão, do banco... tudo isso altera a forma como a moto se comporta diante das forças exercidas durante a pilotagem, e tornam a moto mais equilibrada nessa ou naquela condição de uso, definem se ela vai sair um pouco de frente, ou de traseira, se vai entrar mais rápido nas curvas, ou vai ter mais estabilidade em alta. De forma geral, quanto mais neutro o comportamento da moto na situação para a qual ela foi desenvolvida, diz-se que melhor é a ciclística.