PDA

Ver Versão Completa : Cambio 5 marchas na cg 1982



gilberto.balbo
06-03-15, 13:22
Boa tarde Pessoal.
Comprei uma cg 125 1982 toda original, 6volts e tals... Até agora tudo bem, o problema é que vou precisar pegar marginais para me deslocar de casa para o serviço, por ela ser 4 marchas, a bixinha sofre nas marginais, força muito o motor.
vejo falar muito sobre a troca do cambio 4 marchas da cg 1982 para um cambio 5 marchas, porém, tenho algumas dúvidas. É necessário algum tipo de adaptação para essa troca?
Cambio de 5 marchas de qual moto se adapta à essa modificação?
Qual o resultado final dessa troca? O cambio de 5º marchas realmente alivia a rotação na final? (Pergunto pois existem câmbios alongados).
Qual o valor cobrado de mão de obra para fazer esse serviço? Qual o valor do cambio completo 5 marchas.

Desculpe-me, mas sou por fora destes assuntos.

Vulcan
07-03-15, 13:22
é mano, acho que ninguem online ouviu falar nisso.

acho que só trocando o motor pois o espaço interno é muito restrito ao conjunto de engrenagens originais...

e a tal da quinta marcha não fica muito diferente de 4 marchas mais longas na questão de vel. final.

chiccoli
07-03-15, 14:52
na quadrada, o povo tirava um kit e colocava o outro. se o cambio da bolinha 4 marchas for igual ao da quadrada de 4 marchas, é só tirar um e colocar o outro.
mass..., uma solução mais barata não seria só colocar pinhão 1 dente maior ?

Vulcan
07-03-15, 14:59
na quadrada, o povo tirava um kit e colocava o outro. se o cambio da bolinha 4 marchas for igual ao da quadrada de 4 marchas, é só tirar um e colocar o outro.
mass..., uma solução mais barata não seria só colocar pinhão 1 dente maior ?

então, antes de partir pro pinhão maior ele questiona sobre possibilidade de instalar cambio 5 marchas...

chiccoli
07-03-15, 15:50
então, antes de partir pro pinhão maior ele questiona sobre possibilidade de instalar cambio 5 marchas...

Não vi ele citar troca de pinhão, talvez ele nem saiba que existem tamanhos diferentes. e cambio é uma coisa relativa, a twister tem 6 marchas com um escalonamento menor do que a cb300 de 5 marchas. se não contar engrenagem por engrenagem não tem como saber qual seria melhor pro uso dele.
Mas supondo!, se a 5ª marcha for mais curta, ele se lascou! se for mais longa e o motor não ter força pra empurrar, ele ter que voltar pra 4ª, ele se lascou de novo !

jorgetfs
07-03-15, 17:57
Não vi ele citar troca de pinhão, talvez ele nem saiba que existem tamanhos diferentes. e cambio é uma coisa relativa, a twister tem 6 marchas com um escalonamento menor do que a cb300 de 5 marchas. se não contar engrenagem por engrenagem não tem como saber qual seria melhor pro uso dele.
Mas supondo!, se a 5ª marcha for mais curta, ele se lascou! se for mais longa e o motor não ter força pra empurrar, ele ter que voltar pra 4ª, ele se lascou de novo !

é... resumiu bem

gilberto.balbo
09-03-15, 08:24
A troca de Pinhão pode ajudar, mas não sei se seria o mesmo resultado de uma 5º Marcha, o que vcs acham

geovanehenry
09-03-15, 12:00
O motor empurra nessa 5° marcha? Talvez a troca do pinhão seja a mais viável

Enviado de meu LG-E975 usando Tapatalk

Vulcan
09-03-15, 12:01
A troca de Pinhão pode ajudar, mas não sei se seria o mesmo resultado de uma 5º Marcha, o que vcs acham

na velocidade final a troca de pinhão seria exatamente igual a uma quinta marcha.

a diferênça ficaria nas primeiras marchas do câmbio com 4 que ficariam mais longas em comparação com câmbio de 5, porém a matemática não tem erro e a final pode ficar igual a uma quinta.

Mikeias
13-03-15, 17:24
Boa tarde pessoal, sou novo aqui no fórum.

Comecei a ler e lembrei de uma postagem que vi em um outro blog, o cara estava reformando uma cg antiga de 4 marchas para competir na Fórmula Honda 125. O fato é que ele usou a caixa de marchas da ML125 , que é de 5 marchas.

Segue o link abaixo, talvez ajude.

http://formulahonda125.blogspot.com.br/

Abraço!