PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas Tornado



maverickint
12-03-15, 12:07
Bom dia Galera da PN sou novo no mundo das 2 rodas, já trabalhei com mecânica de carros ou melhor dizendo de Buggy's, mas tenho umas dúvidas e queria saber se alguém sabe resolver ou já resolveu algo assim:

1- Andando forte na Tornado já me aconteceu da moto morrer (tudo acesso não foi corte de energia) mas tentei 3 vezes dar partida mas não pegava desliguei a chave esperei um minuto e liguei novamente dei partida e pegou fui embora e tudo blz, ontem com chuva por aqui ACHO que não estiquei tanto assim depois de subir uma ladeira aconteceu a mesma coisa, então alguém saberia me dizer o que poderia ser?


2- Verificando a Tornado esses dias vi que o fio do estator esquenta junto do plug que vai para o retificador, alguém sabe o porque? Obs: já verifiquei a condutividade do fio esta ok.

Nickneo
12-03-15, 14:33
Eu iria exatamente nessa linha de raciocínio aí. Procure testar o retificador/estator. Pode estar tendo algum problema elétrico na moto quando exige dela (esquenta)

Vulcan
12-03-15, 14:36
1- Andando forte na Tornado já me aconteceu da moto morrer (tudo acesso não foi corte de energia) mas tentei 3 vezes dar partida mas não pegava desliguei a chave esperei um minuto e liguei novamente dei partida e pegou fui embora e tudo blz, ontem com chuva por aqui ACHO que não estiquei tanto assim depois de subir uma ladeira aconteceu a mesma coisa, então alguém saberia me dizer o que poderia ser?


o CDI e o retificador podem super-aquecer e parar de funcionar. isso acontece na minha biz quando colo 140 no velocímetro (vel. real proximo dos 105km/h)



2- Verificando a Tornado esses dias vi que o fio do estator esquenta junto do plug que vai para o retificador, alguém sabe o porque? Obs: já verifiquei a condutividade do fio esta ok.

pode ser mal contato, a condutividade do plug está OK no multímetro mas quando passa muita carga ocorre efeito joule (geração de calor por passagem de corrente elétrica em uma resistência) por causa de um mal contato. revisa o aperto dos conectores, qualquer coisa molha com óleo de motor usado ou spray de contato eletrônico.

maverickint
13-03-15, 08:56
Bom dia a todos, então:

Nickneo coloquei no fim do ano passado o estator e o retificador da magnetron, do 1* corte acredito que tenha sido por causa da esticada que dei, mas esse da ladeira acredito que não.
Seria o caso de a bateria de gel que coloquei junto do pacote estar totalmente carregada e estar retornando a carga no fio do estator?

Vulcan já apertei os plugs do conector tbm pensando nisso, mas não adiantou, vou tentar passar o óleo do motor para ver, mas já uso um produto chamado corrosivionX pois utilizo o mesmo no meu pc para evitar oxidação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vulcan
13-03-15, 12:19
Nickneo coloquei no fim do ano passado o estator e o retificador da magnetron, do 1* corte acredito que tenha sido por causa da esticada que dei, mas esse da ladeira acredito que não.
Seria o caso de a bateria de gel que coloquei junto do pacote estar totalmente carregada e estar retornando a carga no fio do estator?

voltar a corrente não tem como pois o retificador usa um circuito específico pra isso ser impossível (pois só assim é possível retificar)... a não ser que esteja danificado, mas isso possívelmente descarregaria a bateria.



Vulcan já apertei os plugs do conector tbm pensando nisso, mas não adiantou, vou tentar passar o óleo do motor para ver, mas já uso um produto chamado corrosivionX pois utilizo o mesmo no meu pc para evitar oxidação.

bom, dependendo desse produto ai ele pode ser a origem do problema... existem anti-oxidantes de 2 tipos: os isolantes e os condutores. eu recomendo óleo de motor usado por que o óleo novo não conduz eletricidade.

de qualquer forma, se a origem do calor for a conexão mesmo, não teria outro jeito se não usar outro tipo de plug...

maverickint
13-03-15, 12:21
Blz vou tentar limpar o contato e colocar o óleo nesse fim de semana dai dou um retorno durante a semana que vem com o resulta, vlw Vulcan.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

maverickint
15-03-15, 12:27
Para minha infelicidade hj chove por aqui agora só semana que vem....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

maverickint
22-03-15, 12:46
Bom dia Galera da PN, queria aproveitar e perguntar para a galera sendo o mesmo bura da Tw e da Tornado estou tendo problema com a marcha lenta no bura da Tornado ajusto ele com o motor frio mas depois que a moto esquenta a rotação fica la em cima, e só consigo ligar a moto no sistema frio puxando o afogador, já limpei bem o bura mas continua com essa diferença. Alguém poderia dizer o que pode ser?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

chiccoli
22-03-15, 16:01
Frescura de carburador a vácuo, nunca vi um perfeito =S
Sobre o desligar, eu achei que seria bobina de ignição, mas já que o estator e o plug estão esquentando, deve ser algum mal contato ou estator começando a queimar.

maverickint
22-03-15, 16:14
E aí chiccoli então o que esquenta e o final do fio do estator já o plug e o fio do retificador estão tranqüilos, mas o meu problema e que quando posso mexer na moto chove, dai fico adiando por falta de tempo, e hj chove por aqui de novo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vulcan
22-03-15, 20:50
Bom dia Galera da PN, queria aproveitar e perguntar para a galera sendo o mesmo bura da Tw e da Tornado estou tendo problema com a marcha lenta no bura da Tornado ajusto ele com o motor frio mas depois que a moto esquenta a rotação fica la em cima, e só consigo ligar a moto no sistema frio puxando o afogador, já limpei bem o bura mas continua com essa diferença. Alguém poderia dizer o que pode ser?
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Regulagem de ar.

maverickint
22-03-15, 21:07
Vlw Vulcan estava pensado nisso tbm, mas para regular o ar da tornado e bronca, aquele parafuso e ruim d+++ de ajustar, vc acredita que tenha que dar mais ar ou menos?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vulcan
22-03-15, 21:45
Vlw Vulcan estava pensado nisso tbm, mas para regular o ar da tornado e bronca, aquele parafuso e ruim d+++ de ajustar, vc acredita que tenha que dar mais ar ou menos?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Acredito que mais ar e ajustando bura pra acelerado... Se não ficar bom experimente o inverso.

maverickint
22-03-15, 21:48
Blz vou verificar essa tbm.

chiccoli
23-03-15, 00:22
O carburador a vácuo da twister foi um dos piores trecos que eu já vi ..
Se vc abrir demais a borboleta pra dar partida fácil, quando esquenta o motor fica com marcha lenta la pelos 3,4 mil, se deixa muito pra baixo, na hora que esquenta da mistura rica =S
regulagem da mistura é pior ainda, se ta pobre, da partida, andou 2 quarteirões, a moto afoga se parar de acelerar, se ta rica demais, tem que acelerar pra dar partida, ela segura nos 600rpm, e blz .., vc começa a anda na cidade, ela estabiliza la pelos 1200~1600. Mas se vc pegar pista , quando chegar na cidade, se vc parar, ela afoga na hora! E não existe meio termo nesse trem. O melhor jeito ainda é esse que vc puxa o afogador, espera uns 15 segundos e volta, e mesmo assim ainda vai segurar la pelos 900 rpm.

Sobre o estator, existem varias possibilidades, mas ainda não entendi o que ta esquentando. é próximo ao estator, ou próximo do cdi ?
se for próximo do estator, verifica se não é o sensor de rotação. se ele esquentar, ele para de funcionar. descobri na pratica.

maverickint
23-03-15, 07:16
Bom dia Galera da PN, então chiccoli, na Twister até que o "trem" e diferente ela não precisa de nada pega que uma blz da partida no frio fica com 900 rpm dai esquenta chega aos 1200rpm não morre esta redondo, já na tornado e que tenho essa frescura toda mas vou tentar ajustar com ela quente para ver se e isso mesmo.

Já a questão do fio esquentando e o seguinte, o fio que esquenta e o do estator somente o do estator blz, aonde ele esquenta próximo ao plug do chicote e o estranho só esquenta os fios dele pois não esquenta nem o plug nem o fio do chicote.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vulcan
23-03-15, 15:14
O carburador a vácuo da twister foi um dos piores trecos que eu já vi ..
Se vc abrir demais a borboleta pra dar partida fácil, quando esquenta o motor fica com marcha lenta la pelos 3,4 mil, se deixa muito pra baixo, na hora que esquenta da mistura rica =S
regulagem da mistura é pior ainda, se ta pobre, da partida, andou 2 quarteirões, a moto afoga se parar de acelerar, se ta rica demais, tem que acelerar pra dar partida, ela segura nos 600rpm, e blz .., vc começa a anda na cidade, ela estabiliza la pelos 1200~1600. Mas se vc pegar pista , quando chegar na cidade, se vc parar, ela afoga na hora! E não existe meio termo nesse trem. O melhor jeito ainda é esse que vc puxa o afogador, espera uns 15 segundos e volta, e mesmo assim ainda vai segurar la pelos 900 rpm.

Sobre o estator, existem varias possibilidades, mas ainda não entendi o que ta esquentando. é próximo ao estator, ou próximo do cdi ?
se for próximo do estator, verifica se não é o sensor de rotação. se ele esquentar, ele para de funcionar. descobri na pratica.

sobre o aquecimento é o conector do retificador;
sobre o bura tendo partida a frio, não tem jeito, acrburador é carburador... tem que ter manha pra ligar no frio. auheuaheuahuehauehae

chiccoli
23-03-15, 18:24
sobre o aquecimento é o conector do retificador;
sobre o bura tendo partida a frio, não tem jeito, acrburador é carburador... tem que ter manha pra ligar no frio. auheuaheuahuehauehae

Bicho, mas o que eu acho o fim do mundo, é que aqui em casa já teve 3 cg125 ohv, 89,98 e 03 kse, as 3 sempre pegavam de 1ª fosse -3Cº ou 42Cº, sem usar afogador nem nada! Eu pensei em trocar a twister e pegar uma mais clássica, mas só de pensar em ter que mandar equalizar 2 ou 4 carburadores a vácuo de 6 em 6 meses me enfarta. Já pensei em aumentar taxa de compressão, o que vc pensar, eu já pensei, pra poder chegar na 1ª partida do dia e bater e pegar.

Vulcan
23-03-15, 19:14
Bicho, mas o que eu acho o fim do mundo, é que aqui em casa já teve 3 cg125 ohv, 89,98 e 03 kse, as 3 sempre pegavam de 1ª fosse -3Cº ou 42Cº, sem usar afogador nem nada! Eu pensei em trocar a twister e pegar uma mais clássica, mas só de pensar em ter que mandar equalizar 2 ou 4 carburadores a vácuo de 6 em 6 meses me enfarta. Já pensei em aumentar taxa de compressão, o que vc pensar, eu já pensei, pra poder chegar na 1ª partida do dia e bater e pegar.

Entao, bura bem ajustado é bura com as manhas... Minha biz tb pega fácil quando uso gasolina pura. :)