PDA

Ver Versão Completa : Oleo nautico na dt 180? pode?



mateusMX
15-03-15, 20:44
Ola amigos, vim tentar esclarecer uma duvida com voces, tenho uma dt 180 para trilha, com o funcionamento do motor em otimo estado,
mais na regiao onde moro é dificil achar oleo de qualidade para a motoca, só encontro oleo mineral, da unix e da lubrax, e ela so conhece esse tipo de oleo rsrs, hoje eu encontrei um oleo da lubrax nautico especificação tc w3 semisintetico, gostaria de saber se poderia usa-lo na motoca e se isso trazeria algum beneficio. abraços :D

Vulcan
15-03-15, 23:07
Ola amigos, vim tentar esclarecer uma duvida com voces, tenho uma dt 180 para trilha, com o funcionamento do motor em otimo estado,
mais na regiao onde moro é dificil achar oleo de qualidade para a motoca, só encontro oleo mineral, da unix e da lubrax, e ela so conhece esse tipo de oleo rsrs, hoje eu encontrei um oleo da lubrax nautico especificação tc w3 semisintetico, gostaria de saber se poderia usa-lo na motoca e se isso trazeria algum beneficio. abraços :D

não aprendi muito sobre óleo pra motores 2T mano, mas basicamente se as especificações forem iguais ou superiores, pode ir em frente!
=D

os motores nauticos 2T são reconhecidos por serem melhores que os 2T de rua.

Stone
16-03-15, 07:55
Pode usar sim.
Um ótimo custo/benefício é o semissintético da Lubrax (não o náutico)

mateusMX
16-03-15, 08:13
Opa, então a classe dele é tc w3 já os comum usa API, sobre o lubrax sem ser o náutico, não encontro por aqui :(, o nautico foi o único semisintetico que encontrei, agora vale a pena usar ele no lugar do lubrax mineral? Abraço galera

Marco Atropos
16-03-15, 10:12
Talvez vc tivesse outras opçoes de compra do oleo 2T para sua DT200 ja tentou a intert, comprar pela rede talvez seja viavel ja que o pessoal vende de tudo mesmo.
E ainda tem aquela regra, que diz Nao se mexe em time que esta ganhando, ja que vc afirma que ela esta bem, apezar da dificuldade em achar o oleo 2T.

mateusMX
17-03-15, 07:44
As opções que tenho de compra são óleo da ingrax uni mineral, lubrax mineral e o lubrax semisintetico náutico, entre esses qual vocês me indicam a usar?

SpeedBit
17-03-15, 07:56
Usa óleo 2 tempos STIHL

Recomendados a seguinte proporção de mistura:No caso do motor de 2 tempos 1 : 50 STIHL:
1 : 50 => 1 parte de óleo + 50 partes de gasolina
No caso de outras marcas de óleo de motor de dois tempos da classificação:
TC: 1 : 25 => 1 parte de óleo + 25 partes de gasolina

mateusMX
17-03-15, 08:11
O problema é que não encontro outro tipo de óleo por aqui :(, outro que achei foi o castrol outboard, náutico tb,
Mais o preço é meio inviável, 47dilmas 500ml. Abrass

mdorigon
17-03-15, 08:34
Shell nautilus tcw 3 2t tem um custo legal por aqui. Não sei se tem por ai, mas va em lojas especializadas em artigos nauticos e pesca, geralmente eles tem oleo 2t para barcos do pessoal que gosta de pescar. Talvez consiga achar alguma coisa tcw3.

SpeedBit
17-03-15, 18:36
Óleo STIHL, é óleo de moto-serra, óleo agricola.
Deve ser fácil de achar.

mateusMX
19-03-15, 07:08
Então galera depois de muita procura acho que vou continuar no velho lubrax mineral, vi alguns falando na net que o óleo para motor de poupa como trabalha mais frio, é mais fino, o que é o contrário do funcionamento de uma 180 de trilha que esquenta muito. Se alguém tiver mais informações ou coisa, pois essa informação foi pega de comentários logo não sei se é verifica :)

Vulcan
19-03-15, 09:16
Então galera depois de muita procura acho que vou continuar no velho lubrax mineral, vi alguns falando na net que o óleo para motor de poupa como trabalha mais frio, é mais fino, o que é o contrário do funcionamento de uma 180 de trilha que esquenta muito. Se alguém tiver mais informações ou coisa, pois essa informação foi pega de comentários logo não sei se é verifica :)

manolo, as especificações são validas. sobre temperatura de trabalho verifique a viscosidade. qualquer coisa da uma olhada nesse tópico aqui, apesar de ser de óleo para motores 4T deve servir alguma coisa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600-classificacao-de-oleo-e-suas-diferencas

mateusMX
19-03-15, 09:50
Opa muito legal esse topico, ja tinha visto ele. achei as especificaçoes dos oleos
o nautico:
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/72a65600465084608c94ddffd66dff26/ft-lub-embarcacoes-nautica-gasolina-2t.pdf?MOD=AJPERES
essencial mineral comum:
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/4dc37e8046263444b49dbfb37e971e31/ft-lub-auto-moto-essencial-2t.pdf?MOD=AJPERES
e o essencial semisintetico (o amarelinho pra motos)
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/34f5be8046263553b4a7bfb37e971e31/ft-lub-auto-moto-essencial-2t-fc.pdf?MOD=AJPERES
pra comparação ficha do motul 510
https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/29/510%202T_GB.pdf?1290086771
e agora ? rsrs

Vulcan
19-03-15, 14:20
Óleo lubrificante com componente sintético para mot
ores de popa de dois tempos a
gasolina refrigerados a água, que exijam lubrifican
tes que atendam aos requisitos da nova
especificação NMMA TC-W3

agora é encontrar o significado dessas especificações

de um NMMA TC-W3

e do outro API TC JASO FD

mas também achei isso aqui:


(...)
Para motores 2 tempos,não somente de motocicletas mas também de ciclo motores, Kart, moto serras e similares, a classificação da API abrange três níveis de desempenho: API TA,TB e TC, onde o TC é a mais avançada no momento.

Para motores de 2 tempos à gasolina,existe ainda uma classificação da indústria japonesa chamada JASO, que define outros três níveis de desempenho: JASO FA,FB e FC,que de forma análoga à API,tem o nível JASO FC como o mais atual.

(...)
SAE - Society of Auto motive Engineers
É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho.
=====================================
API - American Petroleum Institute
Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender.
=====================================
ACEA - Association des Constructeurs Européens de l´Automobile (antiga CCMC)
Classificação européia associa alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus
=====================================
JASO - Japanese Automobile Standards Organization
Define especificações para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC,em ordem crescente de desempenho) e quatro tempos (MA,MA1,MA2 e MB).
=====================================
NMMA - National Marine Manufacturers Association
Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos lubrificantes para motores de popa a dois tempos, através do nível TC-W3 (Two Cycle Water) e para motores de popa de quatro tempos através do nível FC-W (For Cycle Water).

mateusMX
19-03-15, 15:54
comparando as especificações, as unicas coisas que variam bastante é o ponto de fulgor que são: 88, 72 e 68. no mineral, semisintetico p/ moto e nautico respectivamente.
achei isso na net: "Em condições de altas temperaturas, o óleo deve permanecerliquido, ou seja, não deverá atingir o ponto de fulgor, evitando queima do mesmo e faltade lubrificação" isso para motores 4t os 2t tem que queimar para evitar depósitos agora como o motor nautico funciona mais frio o ponto de fulgor dele é mais baixo!

para comparação o os oleos motul 510, 710 e 800 tem ponto de fulgor em 92º, 88º e 252º, e agora sera que pela alta temperatura do motor o oleo iria evaporar muito cedo e nao lubrificar? comparando com o lubrax xsemisintetico a diferença é somente de 4º agora sigo na duvida rsrs abraço

Vulcan
20-03-15, 01:03
comparando as especificações, as unicas coisas que variam bastante é o ponto de fulgor que são: 88, 72 e 68. no mineral, semisintetico p/ moto e nautico respectivamente.
achei isso na net: "Em condições de altas temperaturas, o óleo deve permanecerliquido, ou seja, não deverá atingir o ponto de fulgor, evitando queima do mesmo e faltade lubrificação" isso para motores 4t os 2t tem que queimar para evitar depósitos agora como o motor nautico funciona mais frio o ponto de fulgor dele é mais baixo!

para comparação o os oleos motul 510, 710 e 800 tem ponto de fulgor em 92º, 88º e 252º, e agora sera que pela alta temperatura do motor o oleo iria evaporar muito cedo e nao lubrificar? comparando com o lubrax xsemisintetico a diferença é somente de 4º agora sigo na duvida rsrs abraço

252º deve ser fahrenheit...

acho que em algum lugar tem apontando se é melhor temperatura média ou evaporar mais fácil... porém são todos óleos 2T, então alguma utilidade deve ter.
palpite meu: ponto de fulgor mais baixo deve evitar carbonização

Diey
20-03-15, 01:18
Ponto de fulgor é diferente de ponto de evaporação. Fulgor é quando ele começa a se incendiar.
Pelas informações que o colega passou aí, sem chance de usar o óleo náutico... Fulgor baixo demais.

Vulcan
20-03-15, 19:33
Ponto de fulgor é diferente de ponto de evaporação. Fulgor é quando ele começa a se incendiar.
Pelas informações que o colega passou aí, sem chance de usar o óleo náutico... Fulgor baixo demais.

mas não é menor que o da gasolina neh?

corsani
21-03-15, 17:03
Usei um bom tempo na rd350 sem problemas, dizem que é melhor em motores refrigerados a água até Porqu os de barcos usam a própria água do mar pra refrigerar e sempre trabalha mais frio. Não sei como se comportaria numa moto refrigerada a ar ainda mais na 180 que tem pouca refrigeração pelas aletas pequenas . Só que na 350 foi bem até em altas rotacoes

- - - Updated - - -


Ponto de fulgor é diferente de ponto de evaporação. Fulgor é quando ele começa a se incendiar.
Pelas informações que o colega passou aí, sem chance de usar o óleo náutico... Fulgor baixo demais.
Só que tem que levar em conta que a maior parte da lubrificação do motor 2t é feito fria, na parte de baixo( biela gaiolas pinos ) além das paredes da camisa por baixo dos anéis a mistura chega a vim quase gelada com a velocidade que entra. O único ponto onde aquece é depois da queima, mas o pistão já arrastou ela pra cima e lubrificou as paredes. Claro que essas paredes de cima vão estar mais quentes. Mesma coisa o yamalube 4t náutico que da pra usar em motores de moto 4 t sem nenhum problema