PDA

Ver Versão Completa : Como saber qdo trocar Kit Relação Biz 125 Es



Marcelo Neves
22-03-15, 10:21
Minha biz esta com 20.000km, qdo saber o momento certo de trocar o kit relação?

Quais marcas vcs indicam?

Att.

Marcelo Neves

Marco Atropos
22-03-15, 11:33
Geralme onde se aperta a corrente tem as marcas para regulangem, proximo do final ja seria bom trocar ou mesmo ver no manual... Acredito qe a VAZ DID deva ter relacao pra Biz, pelo menos segundo um mecanico qe conheço a muito tempo sempre recomenda essa, ja usei ela em motos de 125cc a 350cc e foi bem satisfatorio.

irai
22-03-15, 13:28
Cara, difícil dizer se está na hora de trocar só pela quilometragem, só olhando mesmo pra saber. Se os dentes da coroa e pinhão estiverem curvos ou muito pequenos, tá na hora de trocar, se a corrente não estiver mais segurando a regulagem por pelo menos uns 500Km, tá na hora de trocar. O ritmo de desgaste da relação varia muito dependendo da qualidade dos componentes, da manutenção que é dada e do modo de condução, pode durar 10.000Km ou 50.000Km.

Defeacer
22-03-15, 14:34
Falando nisso, minha primeira relação foi Riffel, original da Crypton, durou 25 mil kms, isso porque não sou muito cuidadoso.

Agora estou com a Vaz que está com pouco mais de 10 mil kms e já tá no fim da regulagem, isso porque o *** da cc que colocou ela. Achei a original pela internet e vou comprar ela de novo.

Vulcan
22-03-15, 19:44
Rapazes, estive fazendo testes com relaçao de biz em outro topico. Recomendo riffel por ter testado riffel e vaz. As correntes vaz sempre estragam mais rapido e o pinhão e coroa ja vem com dentes gastos pra acompanhar a porquisse da corrente.

Se acha que estou exagerando, é so olhar as fotos no topico relação de biz. Naos posto link agora pq do no celular.

Outra coisa, cuidado na hora de esticar que o manual é muito enganoso. Pra ter ideia o ideal é soltar os amortecedores traseiros e esticar com a moto no chão.

irai
22-03-15, 20:25
Bah, nunca pensei nesse esquema de soltar os amortecedores pra regular a corrente, realmente é perfeito. Mas 1 ou 2 vezes que tu faça isso é suficiente, depois tu já sabe qual a regulagem correta e pode ajustar no olho mesmo.

Também gosto bastante dos kits da Riffel, pode ir sem medo que é coisa boa. Pode usar KMC também, é boa e o preço é bacana.

Defeacer
22-03-15, 20:51
Não tem KMC e DID pra Crypton, senão já teria comprado.

Como se solta os amortecedores?

Diey
22-03-15, 20:53
Não dá mais trabalho?
Cara, seguir o manual não é enganoso não. A folga que eles pedem lá e justamente para compensar o movimento da suspensão.

Vulcan
22-03-15, 20:56
Não dá mais trabalho?
Cara, seguir o manual não é enganoso não. A folga que eles pedem lá e justamente para compensar o movimento da suspensão.

Na minha biz ja comprovei que não compensa. Alguns manuais pedem pra pôr carga durante a aferição que só complica a coisa....

Eu apoio o irai.

Pra soltar os amortecedores é so tirar a porca que prende na balança e puxar fora. A motenha fica solta e o amortecedor deve passar do lado da balança.

Defeacer
22-03-15, 21:01
Ah cara, prefiro esticar do jeito comum mesmo.

Meu problema é a relação que é uma meerrrdaaa

Vulcan
22-03-15, 21:17
Ah cara, prefiro esticar do jeito comum mesmo.

Meu problema é a relação que é uma meerrrdaaa

Eu gostei da riffel. Durou bastante desde o dono antigo. Penso em comprar corrente com tratamento especial pra moto de trilha, é mais cara mas deve durar ainda mais.

Outra coisa, eu estiquei assim uma vez, depois decorei a folga sem carga.

spygtba.
23-03-15, 19:36
Ja testei tudo que é tipo de relação em biz, ja tenho mais de 200.000km em cima delas e posso dizer que o conjunto, pinhão e coroa VAZ 1045 com a corrente KMC com retentores é a melhor, to usando atualmente e nas ultimas 3 trocas, a que durou menos foi com 25.000km e a atual vai bater o recorde, já to com ela rodando por 27.000km e ta na metade do aperto da balança, vai longe ainda e sempre que chega no fim eu ainda tiro um dente e ainda roda mais uns 10.000, isso se eu for andar só na cidade com ela, se for por na estrada o ideal é qd chegar no fim trocar.