PDA

Ver Versão Completa : Vela de ignição da CB300



luis_sbo
22-03-15, 23:34
Tava comparando os manuais de diferentes anos da CB300 e reparei numa coisa...

Nos primeiros anos (2010, 2011 e 2012) a vela que vinha de fabrica era a NGK DPR8EA-9S, é uma vela comum, e o manual pede pra TROCAR a cada 12000KM.
Já nos modelos 2013 e 2014, já começou a vim de fabrica a vela NGK SIMR7B-9DS, é uma vela iridium, cara, e difícil pra carai pra achar =P, e o manual pede pra trocar a cada 48000KM.

Pelo que eu li por ai, a Honda fez essa troca pra corrigir os defeitos de cabeçote trincado que tava tendo aos montes por ai, não sei ao certo mais teve gente falando que teve um pequena modificação no cabeçote também, mas ai já não sei dizer se é verdade.

Se funcionou eu não sei, mas a minha é uma 2013, com 32000KM rodados (sim rodo pra carai :D) e até agora nada de cabeçote trincado.


Só que no ultimo modelo que saiu, a 2015, a moto voltou a sair da fabrica com a vela NGK DPR8EA-9S O.o, pedindo pra ser trocado a cada 12000KM.... WTF?


Alguem sabe o motivo :shock:?

A minha ta chegando bem perto de trocar as velas, coloco a NGK DPR8EA-9S ou SIMR7B-9DS?

pedromartins
22-03-15, 23:58
Dizem que a vela da Xt 660 também funciona com a CB300...

Vulcan
23-03-15, 15:16
(...)Alguem sabe o motivo :shock:?

A minha ta chegando bem perto de trocar as velas, coloco a NGK DPR8EA-9S ou SIMR7B-9DS?

isso é a dona honda brincando com o consumidor (denovo).

Ricardo Cazati
23-03-15, 15:28
dando uma olhada no catalogo NGK:
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/motos2012.pdf
você ve que da NGK não existe modelo de iridio para a CB300,
você sabe qual marca é a vela de iridio que vinha de fabrica ?

luis_sbo
23-03-15, 17:17
como ja tinha falado antes.. é NGK

http://oi59.tinypic.com/1pe8sk.jpg

luis_sbo
24-03-15, 17:30
Mandei um e-mail pra NGK sobre a vela SIMR7B-9DS... ta ai a resposta deles:

Sr. Luis, boa tarde.
Primeiramente gostaria de agradecer por entrar em contato com a NGK do Brasil Ltda.
A Honda CB300R a partir de 2013 passou a utilizar motor Flex Fuel.
Para esta motocicleta a vela indicada é SIMR7B9DS.
Esta é uma vela de Iridium e está em processo de importação para o Brasil. Você irá encontrar somente nas concessionarias Honda.
Atenciosamente,
Hiromori Mori

luis_sbo
25-03-15, 06:13
pesquisei e já descobri o motivo, e esta no manual tambem kk   eu que não prestei atenção... o modelo 2015 é um modelo sem o sistema flex, ele é somente a gasolina. A mudança na vela era pra suportar o etanol como com combustivel, e não para resolver a trinca no cabeçote T.T

Marco Atropos
26-03-15, 10:24
Se for verdade o qe informou a NGK , o consumidor ficaria vinculado a concessionária para conseguir a vela, pelo menos por enquanto né... Pelo qe ouvi dizer por ai a Honda aumentou o tempo de garantia de sua linha 300cc, para qe em qualqer momento dentro do praso qe parece ser de 3anos, o problema de cabeçote possa ser resolvido...caso aconteça.

Schao.gs
26-03-15, 10:31
Apenas uma observação aqui, comentaram que o problema do cabeçote poderia ter sido resolvido, mas não foi e nem nunca será (EU ACHO), eles podem ter melhorado o cabeçote ou sei lá o que para reduzir a incidência de problemas. Mas ainda existe!

Ha poucos dias quando levei minha moto na Concessionária para trocar o Óleo, tinha um cara na minha frente com uma CB 300. Ele foi fazer a revisão de um ano, a moto estava com 4 mil e poucos kms e ele reclamou a respeito da babação de óleo no cabeçote, perda de potência e apagões repentinos, até onde sei esses sintomas indicam a trinca do cabeçote, certo ou errado?

faloowww

Vulcan
26-03-15, 14:14
Apenas uma observação aqui, comentaram que o problema do cabeçote poderia ter sido resolvido, mas não foi e nem nunca será (EU ACHO), eles podem ter melhorado o cabeçote ou sei lá o que para reduzir a incidência de problemas. Mas ainda existe!

Ha poucos dias quando levei minha moto na Concessionária para trocar o Óleo, tinha um cara na minha frente com uma CB 300. Ele foi fazer a revisão de um ano, a moto estava com 4 mil e poucos kms e ele reclamou a respeito da babação de óleo no cabeçote, perda de potência e apagões repentinos, até onde sei esses sintomas indicam a trinca do cabeçote, certo ou errado?

faloowww

trinca no cabeçote, folga nas juntas do cabeçote, problema na fixação da vela e por ai vai...

TheRealSlimShady
06-04-15, 16:46
pesquisei e já descobri o motivo, e esta no manual tambem kk   eu que não prestei atenção... o modelo 2015 é um modelo sem o sistema flex, ele é somente a gasolina. A mudança na vela era pra suportar o etanol como com combustivel, e não para resolver a trinca no cabeçote T.T

Luis_sbo, você poderia me informar aonde você viu que a CB300 não é mais flex? No próprio site da Honda consta que a modelo 2015 é flex.
A minha é 2014/2015 é é flex, no manual consta que a vela é NGK SIMR7B-9DS.

chiccoli
06-04-15, 19:53
Falando em CB 300.., já deu 7 anos.., KD o povo gritando o "novo modelo da cb300" ?

Vulcan
06-04-15, 23:03
Falando em CB 300.., já deu 7 anos.., KD o povo gritando o "novo modelo da cb300" ?

tutu ainda reencarna em modelo flex...
como vai a produção da argentina?
=D

chiccoli
07-04-15, 00:47
tutu ainda reencarna em modelo flex...
como vai a produção da argentina?
=D

Sei la hein.., quem vai nela por gosto não se arrepende, mas financeiramente falando, já estou dando uma geral pra vender a minha, acho que quinta feira já ta sendo anunciada.

Ricardo Cazati
07-04-15, 09:21
com certeza se reencarnar com injeção e flex, a Yamaha vai dar uma assustada...

Schao.gs
07-04-15, 11:01
com certeza se reencarnar com injeção e flex, a Yamaha vai dar uma assustada...

Uma Twister com IE, Flex, Freio a Disco Traseiro e ABS... seria TOP demais! Mas não sei não se venderia alguma coisa... a exemplo da Falcon, trazer de volta uma moto que já havia saído de linha não deu muito certo!

faloowww

Ricardo Cazati
07-04-15, 11:11
Uma Twister com IE, Flex, Freio a Disco Traseiro e ABS... seria TOP demais! Mas não sei não se venderia alguma coisa... a exemplo da Falcon, trazer de volta uma moto que já havia saído de linha não deu muito certo!

faloowww

então mais pra trazer ela de volta teria que tirar a CG300 lixo de linha,
o que não aconteceu com a Falcon, porque a XRE300 continuou em linha,
a XRE um pouco mais barata e com mais popularidade hoje em dia não deu tanto espaço pra Falcon...

- - - Updated - - -

ja ta virando off-topic kkkkkkk

edynho leal
08-04-15, 07:35
Sobre reencarnar,li em algumas revistas que a sucessora da CB300 seria uma 250 com refrigeração líquida e freio ABS.O mesmo modelo cb300F,lançado noa EUA,mas com 250cc.
Achei uma boa.

Piccoli
08-04-15, 09:02
Modelo 2015 de CB 300 à gasolina é somente a edição especial REPSOL.
A CB3 R e a ABS são flex.

Eu gosto da CB 300. A minha é 2011, comprada usada, nunca incomodou em dois anos que está comigo.
Torcão de responsa para um motor de baixa cilindrada, robusta, confiável, freios impecáveis mesmo a minha sendo equipada com tambor traseiro.
Eu até teria outra se a Honda trouxesse a CB 300 F com refrigeração líquida.

Vulcan
08-04-15, 22:42
Sobre reencarnar,li em algumas revistas que a sucessora da CB300 seria uma 250 com refrigeração líquida e freio ABS.O mesmo modelo cb300F,lançado noa EUA,mas com 250cc.
Achei uma boa.

não seria a CBR 250?


https://www.youtube.com/watch?v=jaNM_cNEHoU

luis_sbo
19-04-15, 02:23
Luis_sbo, você poderia me informar aonde você viu que a CB300 não é mais flex? No próprio site da Honda consta que a modelo 2015 é flex.
A minha é 2014/2015 é é flex, no manual consta que a vela é NGK SIMR7B-9DS.

na verdade quando coloca pra baixar o manual 2015 no site da honda , vem especificamente o manual do modelo repsol, por isso eu pensei que todas as 2015 seriam do mesmo jeito....

Esses modelos Repsol pra mim são motos de anos anteriores que não sairam da concessionaria... eles só pintaram de branco, colocaram adesivo da repsol, e pintaram as rodas T.T sem contar que é feia pra caraio...


Modelo 2015 de CB 300 à gasolina é somente a edição especial REPSOL.
A CB3 R e a ABS são flex.

Eu gosto da CB 300. A minha é 2011, comprada usada, nunca incomodou em dois anos que está comigo.
Torcão de responsa para um motor de baixa cilindrada, robusta, confiável, freios impecáveis mesmo a minha sendo equipada com tambor traseiro.
Eu até teria outra se a Honda trouxesse a CB 300 F com refrigeração líquida.

A minha é 2013 e até agora nada além das revisões basicas mesmo... não me arrependo nem um pouco de ter pego ela.

edumrq
19-04-15, 11:39
O pessoal tem um ódio da cb300 kkk "cg300" é uma motinho boa conjunto bom, é uma twister moderninha, até o desempenho é igual, não tem nada de espetacular, mas não é esse lixo tambem

TheRealSlimShady
26-05-15, 20:02
Cara também não entendo, o único problema dela é a má fama que a CB ganhou por conta dos vários casos de trinca de cabeçote, devido a um mau projeto da Honda. Agora a partir das modelos 2014 já ganharam velas de iridium e diâmetro menor que as velas antigas que era de 12mm, agora são 10mm, claro que isso apenas ameniza as possíveis chances de trinca de cabeçote, mas já é um avanço. :clap::D
Não entendo essa tiração de "cg300", sendo que ela anda mais que twister é mais econômica, e possui injeção eletrônica. Sem contar que anda mais que a fazer também.
Engraçado é o cidadão falando mal da CB300 sendo que possui uma twister :confused:
Falar mal de determinada moto é coisa de motoqueiro, e não motociclista. A não ser que seja essas marcas lixosas chinesas.

betocampana
26-05-15, 21:00
Não entendo essa tiração de "cg300", sendo que ela anda mais que twister é mais econômica, e possui injeção eletrônica. Sem contar que anda mais que a fazer também.
A meu ver, a tiração de sarro é porque você compra a moto já sabendo que seu cabeçote muito provavelmente vai quebrar.
Com essa fama, eu não compraria uma 300 da honda. E olha que achei muito linda a XRE, se fosse outro motor, eu certamente teria uma.

maverickint
27-05-15, 20:31
A meu ver, a tiração de sarro é porque você compra a moto já sabendo que seu cabeçote muito provavelmente vai quebrar.
Com essa fama, eu não compraria uma 300 da honda. E olha que achei muito linda a XRE, se fosse outro motor, eu certamente teria uma.[/COLOR]

X2


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vulcan
27-05-15, 23:40
Cara também não entendo, o único problema dela é a má fama que a CB ganhou por conta dos vários casos de trinca de cabeçote, devido a um mau projeto da Honda. Agora a partir das modelos 2014 já ganharam velas de iridium e diâmetro menor que as velas antigas que era de 12mm, agora são 10mm, claro que isso apenas ameniza as possíveis chances de trinca de cabeçote, mas já é um avanço. :clap::D
Não entendo essa tiração de "cg300", sendo que ela anda mais que twister é mais econômica, e possui injeção eletrônica. Sem contar que anda mais que a fazer também.
Engraçado é o cidadão falando mal da CB300 sendo que possui uma twister :confused:
Falar mal de determinada moto é coisa de motoqueiro, e não motociclista. A não ser que seja essas marcas lixosas chinesas.

então, depois desse tempo todo que finalmente arrumaram a bagaça e colocaram o tão sonhado freio a disco na traseira...
antigamente zombavam simplesmente pq a diferença é umas cilindradas e visual... agora que tem mais diferença.