PDA

Ver Versão Completa : Das motos pequenas, qual é a mais econômica?



Motaro
05-04-15, 13:24
Boa tarde, pessoal e Boa Páscoa para todos os companheiros do PN.
Vocês que têm bastante experiência com motos no geral e principalmente com motos pequenas devem saber responder a minha pergunta. Considerando os modelos de baixa cilindrada CG 150, Intruder, YBR, XTZ 125, Fazer 150, qual seria a moto masi econômica mecanicamente falando, levando em conta as seguintes peças que estão sempre sujeitas a desgaste ou estrago:

Óleo (o indicado pela marca)
Filtro
Pastilhas de freio/lona de freio
Pneus
Retifica de motor (menos importante, mas gostaria de saber).

Quem puder opinar, fico grato. Ah, e estou levando em conta que todas as peças seriam facilmente encontradas em lojas de moto (paralelas ou originais), pois eu sei que em alguns locais peças pra determinadas motos são mais fáceis, mas aqui vc consegue tudo tranquilamente.

Louzada94
05-04-15, 16:02
CG 150:

Óleo: entre 18 e 25 (colocando um bom)
Lona de freio: entre 30, 35
Pneus: de 90 a 180, depende muito.
Retifica se não me engano fica entre uns 700 (alguém deve saber um valor melhor)

- - - Updated - - -

O bom da CG é que você encontra facilmente peças paralelas e originais, e dependendo existem peças paralelas que são melhores que originais e mais baratas, como amortecedores por exemplo. CG pode ser feia, dura e o que for...mas continua sendo a moto mais viável $$$.

irai
05-04-15, 18:02
Depende como tu quer fazer a manutenção da tua moto. Já mais de uma vez fiz comparações com amigos sobre o preço de componentes das minhas motos (principalmente Intruder e GSR150) com as deles, e a conclusão é um tanto inesperada, a manutenção das CG com peças originais, só não é mais cara que a da Suzuki (e a vantagem da Honda não é muita). Manter uma CG com peças originais é mais caro que uma Yamaha e bem mais caro que uma Dafra (as peças para a Riva são mesmo bem baratas). A CG só se torna realmente barata de manter quando se usa peças paralelas, caso contrario, a manutenção de uma Yamaha é mais em conta, além disso, comparando Factor com Fan e Fazer com Titan, as Yamaha consomem menos combustível.

sergiotucano
05-04-15, 18:26
Depende muito também da concessionária.

Por aqui CG está pouca coisa mais barata que a Factor.
De modo geral creio que seja:

Cg
Factor
Intruder.

pedromartins
05-04-15, 21:42
A Factor sai na frente quando o quesito é economia, 45km/l nao é pra qualquer uma 125 não.

Marco Atropos
06-04-15, 06:51
Bom a Dafra Riva ter peças baratas, ou mais em conta compatível em valores com as outras motos, sinal qe a Dafra esta acordando para realidade de ter uma 125cc. Acho qe manter uma dessas 125 qe sao guerreiras urbanas, nao se diferencia muito em valores... Um dos fatores principais mesmo e o uso qe se vai fazer da moto.

felipe_jardim
06-04-15, 09:38
Bom, vou contribuir com o que sei!
tenho uma fazer 150 2014 adquirida em 31 de agosto, estou com quase 6000km..

- Consumo varia de 37km/l a 40km/l (modo tiozão, trocando as marchas nos 4k rpm).

- Revisões de 1k e 5k, mão de obra gratuitas, apenas filtro e óleo.

Yamalube: R$ 21,90
Filtro de óleo: R$ 19,00

Na revisão de 5k , o mecanico me informou que na de 10k, provavelmente terei que trocar pastilha e lona de freio, mas esqueci de ver o preço.
por enquanto é só!

qq dúvida estamos ae!

Motaro
06-04-15, 15:08
O ruim da Riva é a liquidez de mercado e o consumo. Todo dono diz q bebe demais pra uma 150.

Ricardo Cazati
06-04-15, 17:18
deixa eu contribuir com minha ex velhinha aqui, só pra zuar ! kkkkkkk
tinha uma CG 125 97, ela fazia na cidade, no modo tiuzão de 35km\l até 39km\l máximo,
andando no MEU modo ela fazia no máximo 33km\l kkkkkk

cabra de brasilia
06-04-15, 17:59
Fan 150 2015 faz 46 km/l com gasolina comum e 34 com etanol.

Revisão de 1.000 km custa 30 reais e é o mesmo preço para a segunda.

Quando tive uma Factor em 2011 revisão custava 16,50.....

andrelc
07-04-15, 08:43
Factor 13/14 tem feito em media 41~43km/l
Revisão R$ 120.00 na css e R$ 95,00 no meu amigo mechanico.

Waltrick
09-04-15, 22:38
Cacete minha fan da bêbada kkk

fan 125 2014 com comando, escape, filtro e bura fuçado kkk, ta fazendo na cidade 38km/l no modo tiozao(pq na cidade tenho medo de enrolar o cabo, o bagulho e mt mt forte kk) em viagem com podium com garupa de cabo enrolado mentendo 137 nas canhada 32km/l...

Ela ta com 4000km, então só fiz a manutenção básica na CSS que custou 28 r$ pq a Mo é grátis nas 2 primeiras revisões, só troquei o escape e o filtro pra levar na CSS, e nem perceberam que era fuçada) única coisa que tenho a reclamar é que a suspensão dianteira para que o amortecedor está estourado, pois do geito que ele desce ele sobe parece um pula-pula, qquer toque no freio a dianteira afunda...;)

Diey
11-04-15, 14:00
Pô, sua moto é 2014 e já estourou o amortecedor?

Vulcan
11-04-15, 14:18
Cacete minha fan da bêbada kkk

fan 125 2014 com comando, escape, filtro e bura fuçado kkk, ta fazendo na cidade 38km/l no modo tiozao(pq na cidade tenho medo de enrolar o cabo, o bagulho e mt mt forte kk) em viagem com podium com garupa de cabo enrolado mentendo 137 nas canhada 32km/l...

Ela ta com 4000km, então só fiz a manutenção básica na CSS que custou 28 r$ pq a Mo é grátis nas 2 primeiras revisões, só troquei o escape e o filtro pra levar na CSS, e nem perceberam que era fuçada) única coisa que tenho a reclamar é que a suspensão dianteira para que o amortecedor está estourado, pois do geito que ele desce ele sobe parece um pula-pula, qquer toque no freio a dianteira afunda...;)

estou sofrendo isso com minha biz, ainda to pesquisando um bom ajuste da suspa dianteira e a mola é muito etérea, ja coloquei óleo mais grosso mas não adiantou muita coisa... pego fim de curso com quase qualquer freada forte, porém as medidas de SAG e pré carga tão tudo OK (usei molas originais e calcei com pedaço de mola original).

quando terminar toda a bagaceira da suspa monto o tópico da biz. auehuaheuaheuaheuahe

betocampana
02-05-15, 15:57
Compartilhando a minha, pra termos uma média :D

CG 150 ESD, 2007, carburada, 61000KM. Faz 35,22km/l, com troca de óleo a cada 1000km (R$15,00 o Mobil 20w50). Li sobre trocar o óleo com maior quilometragem, até 3000km, porém não sei se vale a pena arriscar. Ando pouco por dia, (meu trabalho fica a 3km de casa, faculdade 4km), o motor não chega a aquecer o suficiente, o que atrapalha um pouco o consumo. Ocasionalmente uma viagem curta, de 50~60km. Normalmente ando com garupa.

A moto anda sem o filtro de ar e sem a tampa do mesmo, com escapamento Fortuna (similar aos escapamentos da Today 125 de 1994), giclê 125 sem modificações na agulha, giclê de baixa original. Normalmente ando com giro médio, velocidade entre 50~60km/h, ocasionalmente uma esticada nas rotações.

Como sou segundo dono não sei das manutenções anteriores, porém estou com ela desde 2013. Até hoje a manutenção necessária foi trocar a lona de freio traseira e o pneu dianteiro. Porém, como disse, ando pouco, cerca de 15km por dia e um pouco mais no fim de semana.

https://betocampana.files.wordpress.com/2015/05/cg150.jpg

Diey
03-05-15, 00:00
Cara, é um crime pro seu motor isso que você está fazendo, rodando sem filtro de ar e sem a tampa...

betocampana
05-05-15, 01:44
Cara, é um crime pro seu motor isso que você está fazendo, rodando sem filtro de ar e sem a tampa...
Naquelas.. se me perguntassem, eu não recomendaria tirar o filtro de papel, e também não pegaria estrada desse jeito. Mas gosto do ganho em desempenho (quando acertada a alimentação na carburação) e do som que a CG faz sem esse filtro de papel. É um dos barulhos que mais gosto em motos, desde as CG's Titan de 1995.

Sei da entrada de impurezas e perigo de riscar o cilindro (com a entrada de areia, por exemplo) mas acho que esse filho de metal interno segura um pouco.. ou não hahah enfim, é uma troca entre benefícios e prejuízo, o preço a se pagar pela diversão. O problema maior seriam os riscos no cilindro, correto?

Mas você está certo, não estou apontando o contrário, só tentando justificar o injustificável :p

Internamente, a caixa do filtro é assim (ando com a tampa da carenagem, que retirei para a foto, e sem a tampa da caixa do filtro)

https://betocampana.files.wordpress.com/2015/05/caixa_filtro_de_ar_cg_150_2007.jpg

spygtba.
11-05-15, 21:23
Sei que vcs estão falando de moto, mas vou deixar aqui a minha opinião a respeito de veiculo de duas rodas de menor custo, seja em combustivel ou peças de manutenção normal.
Ja estou na 4° biz, a primeira rodei uns 130.000km, cidade, rodovia, trilha e tudo que quiser imaginar, depois de muitas peças paralelas e algumas contas não coloco mais nada paralelo. O original é mais caro, porem rende muito mais se analizar a relação km rodado por real gasto. Troquei aneis( originais) com 65.000km rodados e fiz a parte de cima com 110.000km e a debaixo com 115.000km.
A minha Biz atual, uma EX 2011, está com 38.500km rodados, já foi até pro Chile e no final do ano vou rodar outros 5 paises com ela, peguei com 5000km rodados até agora so troquei a lona de freio trazeiro e a relação, os dois estavam meia vida e troquei pra ir pro Chile. Oleo a cada 4.000km como manda o manual, pneu só Pirelli ou Michelin, duram pra la de 15.000 enquanto os levorim e magion nao duram 10.000km, relação com retentor KMC e pinhao e coroa VAZ 1045, a que esta nela ja rodou 30.000km e roda mais uns 15.000km.
Quanto a consumo ela chega a fazer 55km/l andando em estradas ruins onde não da pra passar de 60km/h, na cidade andando abaixo de 70km/h ela faz 50km/l facil e andando normal até uns 45km/l, ja na BR com acelerador colado não passa de 33km/l.
Nunca me deixou na mao em viagem, e olha que eu viajo.
http://2.bp.blogspot.com/-kqBftul8xYQ/Ur2h0c3yYFI/AAAAAAAAAOg/S3AtfZmYc5s/s640/WP_001042.jpg

http://4.bp.blogspot.com/-YCkQKn3trJU/UvEwJf_ckzI/AAAAAAAAAU8/0DVycNcS1OQ/s1600/WP_001148.jpg
Esta foi em Iquique no Chile

http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/Trilha%20Schoereder%201/bc0f923b-7308-40e2-a862-664c68548f07_zpsyrj6rrss.jpg
Esta é da minha primeira biz.

Pablo Peres
12-05-15, 03:47
Essa aí é guerreira ein!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk.

Ricardo Cazati
12-05-15, 09:19
posso te falar que muita moto 150/250cc não aguentaria o que essas biz dele aguentou ein !
kkkkkkkkkkkk
mas ela chega a fazer 55KM\L ? porr4, é bastante ein...


outra coisa, andar sem filtro de ar devia ser um crime, contra a moto,
o que quer fazer ? torturar ela pra tirar alguma informação ?
kkkkkkkk

Vulcan
12-05-15, 11:14
essas biz injetada são bem economicas. queria comprar uma dessa (biz+ 2009~2011) pra minha mulher, mas não deu. agora ela desistiu da moto e quer um carro e a biz "velha" ficou pra eu fuçar.


posso te falar que muita moto 150/250cc não aguentaria o que essas biz dele aguentou ein !
kkkkkkkkkkkk
mas ela chega a fazer 55KM\L ? porr4, é bastante ein...


outra coisa, andar sem filtro de ar devia ser um crime, contra a moto,
o que quer fazer ? torturar ela pra tirar alguma informação ?
kkkkkkkk

é pra ela confessar o segredo da economia de combustível!! (mistura perto do ideal em todo mapeamento e pouca carga pra alterar inércia)

betocampana
14-05-15, 02:10
A minha Biz atual, uma EX 2011, está com 38.500km rodados, já foi até pro Chile e no final do ano vou rodar outros 5 paises com ela, peguei com 5000km rodados até agora so troquei a lona de freio trazeiro e a relação, os dois estavam meia vida e troquei pra ir pro Chile. Oleo a cada 4.000km como manda o manual, pneu só Pirelli ou Michelin, duram pra la de 15.000 enquanto os levorim e magion nao duram 10.000km, relação com retentor KMC e pinhao e coroa VAZ 1045, a que esta nela ja rodou 30.000km e roda mais uns 15.000km.
Cara, tu tem um blog ou algo similar com essas histórias e fotos? É uma aventura e tanto, dá pra fazer um livro facil facil (acho que até tem um, de um pessoal que tb foi pros andes em baixa cilindrada, preciso confirmar)

Vulcan
14-05-15, 11:07
Cara, tu tem um blog ou algo similar com essas histórias e fotos? É uma aventura e tanto, dá pra fazer um livro facil facil (acho que até tem um, de um pessoal que tb foi pros andes em baixa cilindrada, preciso confirmar)
ele tem mano, tem topico aqui no forum também (com fotos).

betocampana
14-05-15, 11:44
ele tem mano, tem topico aqui no forum também (com fotos).
Agora que vc falou fui procurar, encontrei pelo user dele, agradeço pela dica ;)

- - - Updated - - -


ele tem mano, tem topico aqui no forum também (com fotos).
Agora que vc falou fui procurar, encontrei pelo user dele, agradeço pela dica ;)

spygtba.
19-05-15, 20:23
Agora que vc falou fui procurar, encontrei pelo user dele, agradeço pela dica ;)

- - - Updated - - -


Agora que vc falou fui procurar, encontrei pelo user dele, agradeço pela dica ;)

Se quiser perder um tempinho e ler o endereço é:
http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br

emerson merighi
11-06-15, 04:09
Minha muie tem uma Biz 2011...antes ela teve uma ano 2000... Que rodou 11 anos e nunca quebrou...foi só peça de reposição mesmo..tração..óleo..pneu..lâmpada...enfim...Biz e uma Motinha indestrutível... Aguenta muiiiiiito...na minha opinião e a única moto digna do ditado " Honda e Honda".. Que na verdade e " Biz e Biz"...

Vulcan
11-06-15, 10:11
Minha muie tem uma Biz 2011...antes ela teve uma ano 2000... Que rodou 11 anos e nunca quebrou...foi só peça de reposição mesmo..tração..óleo..pneu..lâmpada...enfim...Biz e uma Motinha indestrutível... Aguenta muiiiiiito...na minha opinião e a única moto digna do ditado " Honda e Honda".. Que na verdade e " Biz e Biz"...

por isso acho que vale fuçar a bizinha, acredito que os MODs que to fazendo vão render bastante. :D