PDA

Ver Versão Completa : Câmbio duro e seco Fan 150



Marcs
06-04-15, 21:18
Olá galera.. tudo bem? Sou novo no fórum..
Seguinte... Minha fan é ano 14/14 porem peguei ela com 2000km venho notando que ela tem o cambio muito duro e seco nas primeiras marchas "1°/2°" e quando vou reduzir para a primeira ela da um estalo bem grande.. mas não dava importância pois como é minha primeira moto achava que era normal... Meu pai comprou uma bros ano 12/13 e quando andei nela senti o cambio MUITO suave.. ai que me toquei que minha moto tem alguma coisa de errado pois segundo o mecanico da honda as fans tem o cambio igual o da bros...
Nem com a troca de oleo que fiz ficou boa... Será que alguém tem uma luz para me dar? Me falaram que poderia ser a embreagem enforcada mas meu pai disse que ela esta normal.. até longuinha...
Um obrigado antecipado pelas respostas... :)

Marco Atropos
06-04-15, 21:51
Ola... A melhor coisa a fazer e levar na concessionária, ja qe e uma moto semi-nova e com bx km... Quando peguei minha Bros 125 em fevereiro deste ano com apenas 30km rodados, ela estava engasgando, fiqei exitando em levar na cc... O problema foi resolvido em alguns minutos, e com baixo custo... Talvez seja alguma regulagem ou coisa assim qe pode ate ficar croni a se vc ficar rodando... E se vc estiver de posse do ma ual ela ainda esta na garantia. A minha Bros qe usa motor e ambio da fan é pura suavidade em se tratando de motor e cambio.

Marcs
06-04-15, 21:58
Eu estou enrolando em ir na cc pois quase não tenho tempo kkk mas me falaram que pode ser disco de embreagem... porem com 2000km nem pode ser...

carr1jo
06-04-15, 22:06
Experimenta usar o óleo de motor da Lubrax, o câmbio da moto fica bem mais macio com ele.

Vulcan
06-04-15, 23:00
Experimenta usar o óleo de motor da Lubrax, o câmbio da moto fica bem mais macio com ele.


sobre óleos, veja um pouco... http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600-classificacao-de-oleo-e-suas-diferencas

chiccoli
07-04-15, 00:42
verifica o nivel do oleo, moto nova abaixa o oleo que é uma beleza, e vê no manual se ele foi trocado na revisão da honda, as vezes o cara não trocou e colocou um oleo qualquer.

Marcs
07-04-15, 08:22
Ela não baixa oleo, mesmo no mesmo dia da troca ela ainda tava dura...E foi trocada na revisão sim...

Ricardo Cazati
07-04-15, 09:15
você mede o óleo exatamente como manda o manual ?

chiccoli
07-04-15, 09:19
pode ser embreagem, ou alguma coisa freando o rolamento do eixo primario do cambio. mas normalmente é oleo. ai da umas porradas que da pra todo mundo que tiver no sinaleiro ouvir ^^

Marcs
07-04-15, 09:22
Sim, exatamente, ainda mais sendo uma moto nova, nem pode baixar oleo...

- - - Updated - - -

Me disseram que poderia ser a embreagem "enforcada" (muito curta), mas meu pai anda de moto a 30 anos e disse que ta normal (até um pouco longuinha), ai fico sem ação kkkk'

chiccoli
07-04-15, 09:26
pelo contrario, deve! se não baixar um pouco de oleo é pq o brunimento do cilindro já acabou e ta começando a comer a camisa. é normal baixar oleo até uns 6 mil km. uns 50 ml a cada 1000km

- - - Updated - - -

Sabe como regula embreagem ? ela tem que estar bem no meio. não pode enforcar, se não segura o cambio, e não pode ficar muito solta, se não fica sem pressão e gasta a embreagem, fora vc acelerar e a moto não sair do lugar pq ela estaria patinando.

pedromartins
07-04-15, 09:55
Sua embreagem nao esta baixa demais nao? Se tiver voce vai ter muita dificuldade em engatar marchas.

Marcs
07-04-15, 10:04
Ela esta mais ou menos no meio do manete, a uns 2 dedos mais ou menos....

07-04-15, 12:07
Faz o seguinte teste, com a moto funcionando em neutro aperta a embreagem e passa pra primeira, depois tenta colocar em neutro e depois na segunda e depois em neutro de novo, sem andar na moto, com ela parada e o motor funcionando. Se o neutro entrar leve e sem esforço , os discos estão abrindo e fechando normalmente.Mas se for duro e dificil de entrar neutro os discos não estão abrindo, estão enganchando, então você vai ter que trocar discos, separadores plato e cubo que resolve o problema. Já peguei uma moto assim, uma fan 125 2012 nova com poucos quilômetros rodados e só resolveu o problema com a troca do kit.

Marcs
07-04-15, 17:52
O neutro ta entrando suavemente, a primeira e a segunda marchas dão um estouro ao engatar....Quanto custa esse kit +-?

- - - Updated - - -

Vou tentar gravar um video e postar no YouTube e posto o link aqui...

- - - Updated - - -

Tem algum grupo do Whats da Pequenas Notaveis?

Marcs
07-04-15, 18:40
https://www.youtube.com/watch?v=dKYzhf0l4Io

chiccoli
07-04-15, 21:41
"Este video é privado" ..

Marcs
07-04-15, 22:22
"Este video é privado" ..

Pronto! liberei!

chiccoli
07-04-15, 23:06
É o esquema que eu falei mesmo, o eixo primário não ta rodando legal, e ta segurando, na hora que vc engata, vc da essa porrada pois ele esta parado e vc faz ele girar de uma vez. Geralmente acontece isso por causa do óleo, mas se é o da honda, é bem estranho.

Vulcan
07-04-15, 23:31
https://www.youtube.com/watch?v=dKYzhf0l4Io
parece minha biz quando esquenta o motor...


https://www.youtube.com/watch?v=h8GppPmm7qk

Marcs
08-04-15, 08:13
Entao tenho que trocar esse kit? Quanto custa +-?

08-04-15, 12:47
Marcs, pelo que vi é o kit de embreagem mesmo, aqui na minha oficina o kit com a mão de obra ficaria em torno de 90,00 R$. Não é original mas são peças de qualidade da marca scud ou W.G.K., porém se a moto tá na garantia leva na cc pra ver. Mas se você for comprar na cc fica em torno de uns 300,00 R$ ou mais. Abraço!

Marcs
08-04-15, 12:59
Entendi... mas porque ele se desgastou tão rapido? O antigo dono pode ter feito mal uso? Na garantia eles não são obrigados a trocar as peças defeituosas sem custo?

08-04-15, 13:14
Bem como eu disse antes que peguei uma fan aqui desse jeito, pode ser defeito nas peças, se a garantia cobrir você troca se não, troca em outro lugar mais barato vlw?

Marcs
08-04-15, 16:28
vlw... duas motos com problema aqui em casa... a minha com o cambio ferrado e a da minha mãe (intruder) vibrando muito e nao segurando a lenta kkkkkkk

Marcs
08-04-15, 19:48
Ela ta com 3.400km agora? Será que da pra esperar a revisão dos 4000?

Vulcan
08-04-15, 22:22
Ela ta com 3.400km agora? Será que da pra esperar a revisão dos 4000?

se estiver na garantia, tudo em ordem, pode esperar sim por que se estragar o que for vão ter que corrigir.

bruno almeida
08-04-15, 22:29
sistema de embreagem não tem garantia!!!
esse problema aí pode ser no eixo acionador e estrelinha de mudanças

Vulcan
08-04-15, 22:48
sistema de embreagem não tem garantia!!!
esse problema aí pode ser no eixo acionador e estrelinha de mudanças
então é isso... jah era. :(