PDA

Ver Versão Completa : Bhardal e outros aditivos



v1n1c1u3gdm
07-04-15, 11:25
Olá pessoal. Tudo bem?

Vocês usam aditivos na moto? Só uma gasolina aditivada eventualmente? Com quê frequência vocês passam óleo na corrente da pequena de vocês? A minha ainda tá só com 2000km =D mas eventualmente coloca-se isso né? :confused:

Abraços

Vinicius Menezes

Ricardo Cazati
07-04-15, 11:34
cara se voce puder sempre abastecer com gasolina aditivada é ótimo, eu só coloco aditivada,
aqui na minha cidade tem um posto ipiranga que a gasolina comum e a aditivada é o mesmo preço,
agora a corrente eu sempre passo óleo depois que lavo a moto, a cada 2 semanas,
mas caso pegar uma estrada de terra ou algum lugar com muita poeira e ventos com terra, é lavar e passar óleo !
kkkkkk
eu pelo menos faço isso...

carr1jo
07-04-15, 11:58
A minha só gasolina aditivada mesmo, sempre me oferecem estes aditivos nos postos mas nunca uso, pq não há a menor necessidade, falam que limpa o motor, mas se usar gasolina boa o motor sempre estará limpo :)
Sobre a corrente, faço igual ao amigo Ricardo Cazati, uso óleo tbm.

125ecia
07-04-15, 19:39
Me acostumei a usar a cada 5.000 km o CleanGas da Bardhal na moto carburada e no carro com injeção, funciona bem. Parece um bom purgante para limpar giclês do carburador e bicos injetores.

irai
07-04-15, 22:09
Abasteço sempre com gasolina aditivada, BR ou Ipiranga, e tem sido suficiente, digo isso porque era era algo bem notável quando eu tinha moto carburada, duas vezes pedi para o mecânico limpar o carburador e, depois de abrir, ele alegou que não seria necessário, pois estava tudo limpinho.

Quanto a corrente, costumo lubrificar 1 vez por semana, pois ando pouco, quando eu rodava bastante (100-120Km/dia), lubrificava duas vezes por semana.

Vulcan
07-04-15, 23:36
eu misturo gasolina com alcool e por mais esquisito que pareça a moto anda mais por litro... claro que se colocar alcool puro fica uma porcaria e gasolina pura fica gastona.

descobri isso por acaso, ja tentei regulagens de bura e tal mas o melhor é esse memo.

a corrente passo óleo de motor usado quando fica seca, as vezes quando começa a fazer barulho também passo, mas não limpo...

Ricardo Cazati
08-04-15, 09:37
Me acostumei a usar a cada 5.000 km o CleanGas da Bardhal na moto carburada e no carro com injeção, funciona bem. Parece um bom purgante para limpar giclês do carburador e bicos injetores.

gostei dessa ideia, vou adotar ela também !
andei pesquisando esses aditivos, achei um tal de Max Power, só que na descrição não diz que pode ser usado em carburadores,

http://www.americanas.com.br/produto/120614613/aditivo-bardahl-max-power?DCSext.recom=Neemu_Produto_viu-comprou-2&nm_origem=rec_produto_viu-comprou-2&nm_ranking_rec=2

será que dá pra usar em bura tb ? kkkk

pedromartins
08-04-15, 12:29
eu misturo gasolina com alcool e por mais esquisito que pareça a moto anda mais por litro...

A gasolina brasileira ja vem com alcool desde a distribuidora. Colocar mais porque sendo que alcool corroi tudo?

v1n1c1u3gdm
08-04-15, 16:23
eu misturo gasolina com alcool e por mais esquisito que pareça a moto anda mais por litro... claro que se colocar alcool puro fica uma porcaria e gasolina pura fica gastona.

descobri isso por acaso, ja tentei regulagens de bura e tal mas o melhor é esse memo.

a corrente passo óleo de motor usado quando fica seca, as vezes quando começa a fazer barulho também passo, mas não limpo...

Vulcan, eu acho isso muito interessante mas confesso que fiquei curioso porque o nosso governo já obriga 25%de mistura de etanol na gasolina. Como será que ficaria a sua proporção? 35%, 45%? Fiz a experiência de combustíveis com a minha titan (ainda falta para acabar), até agora os resultados são:

* Gasolina Comum virado no samurai: 42km/l
* Gasolina Comum andando normal: 46km/l
* Etanol Comum virado no samurai: 33km/l
* Etanol Comum andando normal: ASD
* Gasolina aditivada andando normal: ASD (não vou fazer a "virada do samurai" na aditivada, rs)

Eu acho que o preço da aditivada não compensa apesar de saber os efeitos da maledeta normal. Por isso perguntei do Bhardal. No carro eu coloco um vidrinho a cada troca de óleo e o carro fica sereninho. Como a troca de óleo da moto é na metade do tempo pensei que seria demais, mas pelo o quê vocês tem dito não parece ser.

Obrigado pelas respostas.

Vulcan
08-04-15, 22:40
Vulcan, eu acho isso muito interessante mas confesso que fiquei curioso porque o nosso governo já obriga 25%de mistura de etanol na gasolina. Como será que ficaria a sua proporção? 35%, 45%? Fiz a experiência de combustíveis com a minha titan (ainda falta para acabar), até agora os resultados são:

* Gasolina Comum virado no samurai: 42km/l
* Gasolina Comum andando normal: 46km/l
* Etanol Comum virado no samurai: 33km/l
* Etanol Comum andando normal: ASD
* Gasolina aditivada andando normal: ASD (não vou fazer a "virada do samurai" na aditivada, rs)

Eu acho que o preço da aditivada não compensa apesar de saber os efeitos da maledeta normal. Por isso perguntei do Bhardal. No carro eu coloco um vidrinho a cada troca de óleo e o carro fica sereninho. Como a troca de óleo da moto é na metade do tempo pensei que seria demais, mas pelo o quê vocês tem dito não parece ser.

Obrigado pelas respostas.


eu tenho um caderninho que anoto todas as vezes que abasteço e a proporção de gasolina+alcool.
em geral fica 0,98l de alcool por 2,3~2,7l de gasolina. sempre coloco alcool primeiro e completo com gasolina. o carinha do posto disse que a moto ainda vai estragar. auheauehauheauheuahe

se eu coloco mais alcool o motor funciona bem só quando ta quente, se colocar mais ainda fica uma fossa.
gasolina pura funciona bem com motor frio, quando esquenta fica fraco (???) e dando tiro.

eu só uso comum pq se gasolina tipo C que tem alcool nao rende direito, o que dirá a pura...

bruno almeida
08-04-15, 23:10
o fato é que a taxa de compressão dessas motos flex é muito baixa pra se usar álcool, elas giram em torno de 9,5/1
quando o ideal pra se rodar no álcool é no minimo 12/1. Programam a injeção pra tentarem funcionar da forma menos pior possivel
mas esse negócio de moto flex é mais por estratégia de marketing das montadoras, do que realmente algo funcional e necessário

roggarcia
08-04-15, 23:48
o fato é que a taxa de compressão dessas motos flex é muito baixa pra se usar álcool, elas giram em torno de 9,5/1
quando o ideal pra se rodar no álcool é no minimo 12/1. Programam a injeção pra tentarem funcionar da forma menos pior possivel
mas esse negócio de moto flex é mais por estratégia de marketing das montadoras, do que realmente algo funcional e necessário


Não seria o inverso?
É que nos carros flex a taxa de compressão é bem alta, daí me parece que o motor na verdade é feito pro álcool e a injeção atrasa/avança a ignição conforme a quantidade de gasosa!

Abs!

bruno almeida
08-04-15, 23:57
nos carros sim, mas nas motos fabricadas aqui é como eu disse

Defeacer
09-04-15, 12:59
Minha moto ta com 36 mil kms, uso aditivada ou normal, pra mim tanto faz, vou na mais barata e peço pra completar.

Não fico caçando cabelo em ovo, até porque se caçar muito, uma hora vai acabar achando uma bela pelugem.
Não trato minha moto com tanto zelo, abasteco, troco óleo, troco pneu, troco filtros e pronto, sem ficar com tanta preocupação com taxas, compressões e etc. Pra mim não faz muito sentido querer extrair o máximo de uma motoneta de 115 cc que faz média de 40 km/l. Querer mais que issoé exagero

bruno almeida
09-04-15, 13:05
Minha moto ta com 36 mil kms, uso aditivada ou normal, pra mim tanto faz, vou na mais barata e peço pra completar.

Não fico caçando cabelo em ovo, até porque se caçar muito, uma hora vai acabar achando uma bela pelugem.
Não trato minha moto com tanto zelo, abasteco, troco óleo, troco pneu, troco filtros e pronto, sem ficar com tanta preocupação com taxas, compressões e etc. Pra mim não faz muito sentido querer extrair o máximo de uma motoneta de 115 cc que faz média de 40 km/l. Querer mais que issoé exagero
cara essa foi a resposta mais sensata sua em todos ostempos kkkkkkkkkkkk
essas motinhas nossas são projetadas pra trabalhar com a pior gasolina é óleo possiveis
esse aditivo que colocam nada mais é que um corante pra iludir o consumidor
alem disso a manutenção de uma moto pequena é extremamente simples
vou pagar R$ 24 em um aditivo?? sendo que com esse $$ eu coloco 7L de gasolina e ando mais de 280km

Nickneo
09-04-15, 17:29
Minha moto ta com 36 mil kms, uso aditivada ou normal, pra mim tanto faz, vou na mais barata e peço pra completar.

Não fico caçando cabelo em ovo, até porque se caçar muito, uma hora vai acabar achando uma bela pelugem.
Não trato minha moto com tanto zelo, abasteco, troco óleo, troco pneu, troco filtros e pronto, sem ficar com tanta preocupação com taxas, compressões e etc. Pra mim não faz muito sentido querer extrair o máximo de uma motoneta de 115 cc que faz média de 40 km/l. Querer mais que issoé exagero
Falou tudo....

Defeacer
09-04-15, 17:45
cara essa foi a resposta mais sensata sua em todos ostempos kkkkkkkkkkkk
essas motinhas nossas são projetadas pra trabalhar com a pior gasolina é óleo possiveis
esse aditivo que colocam nada mais é que um corante pra iludir o consumidor
alem disso a manutenção de uma moto pequena é extremamente simples
vou pagar R$ 24 em um aditivo?? sendo que com esse $$ eu coloco 7L de gasolina e ando mais de 280km

Cara, tenho respostas sensatas, discordar delas não faz de mim uma pessoa insensata.

Uma coisa que a galera parece não entender, é realmente o que você disse, motos pequenas são feitas para apanharem, e apanharem muito, porque brasileiro compra moto pequena pra trabalhar e passear, aí vai na moto peças que tem um cartaz enorme "ÓLEO A GRANEL 5,00 O LITRO", vai lá e troca com um sorriso de fora a fora e a moto aguenta, vai no posto mais barato e etc., mecânica simples e robusta, manutenção simples e barata.

A única coisa que eu quero é que minha moto acelere, freie, engate as marchas e tenha um consumo razoável. Fico atento a vazamentos e só. Já fiz média de consumo há muito tempo, mas parei. A verdade é que da pra se economizar em tudo com uma moto pequena, a única coisa que eu acho loucura economizar é com pneus, usando remold, fora isso...

Um exemplo, esse mês de março tive que trocar pneu traseiro, relação, sapata traseira. Tudo isso com mão de obra, eu paguei menos de 250 reais, vou querer mais o que dessa pequena minha? Tanto que eu já desisti da ideia de vender ela, essa vai comigo até a morte.

Ricardo Cazati
09-04-15, 17:47
sei la vai de cada um,
usar assim do jeito que o Defeaser disse, vai funcionar normalmente a moto por um bom tempo,
mas se fosse pra ela durar 10 anos com você cuidando de tudo direitinho, fazendo manutenções preventivas e tudo mais,
usando de uma forma comum, apenas gasolina, óleo e pneu, sem muito cuidado com a moto, ela durará 5 ou até 7 anos,

sem contar que sem usar aditivo nenhum nunca, ela vai sujar a alimentação muito mais rápido,
esse é o foco do tópico, pelas perguntas que o Vinicius fez parece que ele quer cuidar bem da sua moto,
logo esses conselhos provavelmente não são de bom proveito pra ele...

Nickneo
09-04-15, 17:48
Vendi minha Bros 150 pra pegar uma maior.... pense que me arrependo... o valor foi baixo, eu podia ter comprado a outra moto sem vendê-la e ela não me incomodava em nada. Qualquer 300 reais levantava ela novamente.

Ricardo Cazati
09-04-15, 17:50
e por você querer ficar com ela até a morte, o certo seria cuidar bem,
ou logo logo vai pro beleléu...

a não ser também que você não esta nem ai, que se foda e ja era...
vai de cada um

Nickneo
09-04-15, 17:53
Mas o que é "cuidar bem"?

Pra mim passa é longe de ser usar esses produtos milagrosos estilo cogumelo do sol versão motos.

Ricardo Cazati
09-04-15, 17:58
cuidar bem...
usar óleo de boa procedência, gasolina de boa procedência, aditivos ou gasolina aditivada uma vez ou outra,
pneus bons, verificar vazamentos e óleo semanalmente, não levar em qualquer mechanico por ai,
evitar deixar no sol por muitas horas diariamente e claro andar com cuidado...

pelo menos PRA MIM essas são coisas básicas pra cuidar bem da sua moto

Nickneo
09-04-15, 18:14
Pois é, qualquer óleo de marca minimamente conhecida já é ok, eu optaria pelo.mais barato simplesmente porque não vejo benefício nos mais caros. Só marketing mesmo.

Pneu é item de consumo, vai mais da sua cabeça e da sua preocupação com segurança. Aditivos acho bobagem. O resto concordo

Defeacer
09-04-15, 20:20
Uso só pneu levorin, óleo Yamalube, estico e lubrifico a corrente sempre que necessário e vou no mesmo mecânico há anos.

Esses mimos especiais, vão lhe dar no máximo uns 5 ~7 mil kms a mais de vida útil.

Só um adendo, um rapaz aqui no tópico faz média com vários combustíveis e tal e usa óleo queimado na corrente (??????)

bruno almeida
09-04-15, 22:25
Ricardo Cazati, vou te explicar... Eu sou mecânico de motos, aposentado por invalidez(um problema no meu olho direito) não exerço mais a função profissionalmente
tenho uma cg 150 2004 com 108 mil Km, não descuido da manutenção da minha moto, até pelo fato de que não tenho despesas com mão de obra...
Vou pagar R$30 em um Motul 20w50 SG, se posso pagar R$15 eum Advance SL???
vc sabe o que é gasolina aditivada?? é uma gasolina comum onde jogam 20L de um corante em 3000L de gasolina...
se quiser eu faço um video te mostrando...tem um posto aqui perto de casa onde vejo eles "aditivarem" a gasolina...
agora gasolina Pódium é outra história... mas nas nossas motos não faz diferença vide a taxa de compressão, no caso de uma esportiva a diferença é notável...
Pneus, sempre usei Levorin e Pirelli e não posso afirmar qual o melhor...ambos sempre me atedenderam bem...
agora tem gente que compra um lubrificante Motul pra correntes por R$70 pra lubrificar a relação de uma CG, sendo que com esse valor vc compra uma relação nova e de qualidade...

Defeacer
09-04-15, 23:05
Cara, minha moto fica quase o dia todo exposto ao sol, chuva, frio, vento...

Amanha tiro uma foto dela pra você ver o tanto que o sol estragou ela.

maverickint
09-04-15, 23:27
Ricardo Cazati, vou te explicar... Eu sou mecânico de motos, aposentado por invalidez(um problema no meu olho direito) não exerço mais a função profissionalmente
tenho uma cg 150 2004 com 108 mil Km, não descuido da manutenção da minha moto, até pelo fato de que não tenho despesas com mão de obra...
Vou pagar R$30 em um Motul 20w50 SG, se posso pagar R$15 eum Advance SL???
vc sabe o que é gasolina aditivada?? é uma gasolina comum onde jogam 20L de um corante em 3000L de gasolina...
se quiser eu faço um video te mostrando...tem um posto aqui perto de casa onde vejo eles "aditivarem" a gasolina...
agora gasolina Pódium é outra história... mas nas nossas motos não faz diferença vide a taxa de compressão, no caso de uma esportiva a diferença é notável...
Pneus, sempre usei Levorin e Pirelli e não posso afirmar qual o melhor...ambos sempre me atedenderam bem...
agora tem gente que compra um lubrificante Motul pra correntes por R$70 pra lubrificar a relação de uma CG, sendo que com esse valor vc compra uma relação nova e de qualidade...

Vejo muitos com muito isso ou aquilo com as motos, mas concordo com vc, como muitos lubrifico minha corrente com óleo que tiro da troca do óleo do motor, e te digo fica muito bem lubrificado.
Já no quesito do óleo sempre uso motul mineral por 20 dilmas o litro pois acredito que compensa o investimento, e digo por experiência própria prefiro gastar cento e poucas dilmas em uma capa do que ter que gastar em torno de 600 dilmas com pintura de novo, mas pintando carenagens, garfos, aros e as tampas do motor.
Aqui onde trabalho só tem gasolina comum dai compro um aditivo simples mesmo e novamente por experiência própria vi que o consumo diminuiu para mim compensou.
Pneus normalmente utilizo pirelli na TW e metzeler na Tornado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

v1n1c1u3gdm
10-04-15, 07:59
Minha moto ta com 36 mil kms, uso aditivada ou normal, pra mim tanto faz, vou na mais barata e peço pra completar.

Não fico caçando cabelo em ovo, até porque se caçar muito, uma hora vai acabar achando uma bela pelugem.
Não trato minha moto com tanto zelo, abasteco, troco óleo, troco pneu, troco filtros e pronto, sem ficar com tanta preocupação com taxas, compressões e etc. Pra mim não faz muito sentido querer extrair o máximo de uma motoneta de 115 cc que faz média de 40 km/l. Querer mais que issoé exagero

Você viu que a Fazer fez 60km/l? Ganância é a alma da parada! rs

Ricardo Cazati
10-04-15, 09:14
Ricardo Cazati, vou te explicar... Eu sou mecânico de motos, aposentado por invalidez(um problema no meu olho direito) não exerço mais a função profissionalmente
tenho uma cg 150 2004 com 108 mil Km, não descuido da manutenção da minha moto, até pelo fato de que não tenho despesas com mão de obra...
Vou pagar R$30 em um Motul 20w50 SG, se posso pagar R$15 eum Advance SL???
vc sabe o que é gasolina aditivada?? é uma gasolina comum onde jogam 20L de um corante em 3000L de gasolina...
se quiser eu faço um video te mostrando...tem um posto aqui perto de casa onde vejo eles "aditivarem" a gasolina...
agora gasolina Pódium é outra história... mas nas nossas motos não faz diferença vide a taxa de compressão, no caso de uma esportiva a diferença é notável...
Pneus, sempre usei Levorin e Pirelli e não posso afirmar qual o melhor...ambos sempre me atedenderam bem...
agora tem gente que compra um lubrificante Motul pra correntes por R$70 pra lubrificar a relação de uma CG, sendo que com esse valor vc compra uma relação nova e de qualidade...

mas esse Advance SL é bom, o Mobil é bom e etc, o que o cara falou em cima foi "óleo granel 5 reais 2L" ai é demais não ?
mija dentro do motor então e ja era, se for assim kkkkkkkkk
gasolina aditivada eu não confio também, mas comprar o aditivo e por no tanque é outra coisa, tipo a cada 2 ou 3 meses vai fazer um bem danado na alimentação,
e os pneus QUASE todos são bons, mas tem aquele que atende melhor o tipo de moto e uso da pessoa, no caso de lugar com muita chuva, buraco, terra e etc,
foi o que eu quis dizem com "pneu bom", bom pra cada um pra cada tipo de uso, não por o mais barato que tem lá e ja era,
ja vi uma marca Econãoseioque que era uma verdadeira bosta, e tinha nego colocando ele porque era 15 reais mais barato !
são esses tipos de coisa que eu digo que não é cuidar bem da sua moto...

- - - Updated - - -


Cara, minha moto fica quase o dia todo exposto ao sol, chuva, frio, vento...

Amanha tiro uma foto dela pra você ver o tanto que o sol estragou ela.

e faz quantos anos que você tem ela e faz isso ?...
QUALQUER veiculo, sendo carro ou moto ou caminhão, se ficar no sol por muitos tempos durante alguns anos,
não vai só estragar a pintura, vai estragar capa de banco, painel, fios e cabos externos, borrachinhas que tem de monte e etc...

mas se VOCÊ não liga pra isso cara, quem sou EU pra te falar alguma coisa ?
a moto é sua e cada um tem um tipo de amor com sua motoca... haha

- - - Updated - - -


Vejo muitos com muito isso ou aquilo com as motos, mas concordo com vc, como muitos lubrifico minha corrente com óleo que tiro da troca do óleo do motor, e te digo fica muito bem lubrificado.
Já no quesito do óleo sempre uso motul mineral por 20 dilmas o litro pois acredito que compensa o investimento, e digo por experiência própria prefiro gastar cento e poucas dilmas em uma capa do que ter que gastar em torno de 600 dilmas com pintura de novo, mas pintando carenagens, garfos, aros e as tampas do motor.
Aqui onde trabalho só tem gasolina comum dai compro um aditivo simples mesmo e novamente por experiência própria vi que o consumo diminuiu para mim compensou.
Pneus normalmente utilizo pirelli na TW e metzeler na Tornado.

com certeza, óleo ruim no motor é a mesma coisa que sangue ruim correndo nas veias,
você vai viver, mais não tão bem que viveria com um sangue bom kkkkkk

viajei daora agora

- - - Updated - - -


Você viu que a Fazer fez 60km/l? Ganância é a alma da parada! rs

60KM\L ????
eu só acredito vendo

Defeacer
10-04-15, 10:56
Você viu que a Fazer fez 60km/l? Ganância é a alma da parada! rs

Que eu já vi, e já foi amplamente discutido aqui, são motos do exterior, que contam com uma gasolina de alta qualidade, e não a gasolina do Brasil. Agora aqui no Brasil, eu não acredito nem vendo, só se eu mesmo fizer.

cabra de brasilia
10-04-15, 11:29
Cuido da minha moto e as peças basicamente se acabam mais ou menos na mesma km dos que tem menos zelo ou quase zelo nenhum.........

Vulcan
10-04-15, 14:30
e por você querer ficar com ela até a morte, o certo seria cuidar bem,
ou logo logo vai pro beleléu...

a não ser também que você não esta nem ai, que se foda e ja era...
vai de cada um

é tipo meu caso, sei que a motenha não vai fazer milagres mas ja tem fama de moto duradoura que aguenta isso e aquilo mas vejo gente que anda tranquilo conseguir fazer durar, eu não sou muito tranquilo... ando meio nervoso nos comandos, freiando e acelerando, deitando em curva, sinto falta de certos mimos que pra mim são segurança e confiança de que está tudo funcionando.

por saber que é uma moto (muito) usada e que não recebeu manutenção correta por muito tempo tenho o costume de fazer check-lists com frequencia até terminar de revisar tudo e continuar com a manutenção periódica de manual fazendo upgrades se possível.