PDA

Ver Versão Completa : #info Alguem sabe quantos ampers ou watts o estator de uma YES 125 2008 pode gerar ?



BCV1
08-04-15, 19:12
Alguem sabe quantos ampers ou watts o estator de uma YES 125 2008 pode gerar ?

Assim como qual é o consumo maximo padrao da yes ? (tipo com farol,lanterna, seta e recarga de bateria) para saber o q quanto sobraria disponivel !

Ou alguem sabe de da pra re-enrolar os estator e usar mais um regulador de voltagem ?

Preciso gerar uns 10a em 12v para alimentar um equipamento extra.

Grato desde já,

Bernardo

Vulcan
08-04-15, 22:24
Alguem sabe quantos ampers ou watts o estator de uma YES 125 2008 pode gerar ?

Assim como qual é o consumo maximo padrao da yes ? (tipo com farol,lanterna, seta e recarga de bateria) para saber o q quanto sobraria disponivel !

Ou alguem sabe de da pra re-enrolar os estator e usar mais um regulador de voltagem ?

Preciso gerar uns 10a em 12v para alimentar um equipamento extra.

Grato desde já,

Bernardo

rapaz, sem dúvida da pra re-enrrolar. coisa que penso no momento. porém andei olhando por ai e vejo mais diferença nos retificadores do que no estator em si.
ainda não testei nada mas por base você pode somar o consumo energético das lampadas ligadas simultaneamente em funcionamento normal só pra ter ideia.

BCV1
09-04-15, 02:39
rapaz, sem dúvida da pra re-enrrolar. coisa que penso no momento. porém andei olhando por ai e vejo mais diferença nos retificadores do que no estator em si.
ainda não testei nada mas por base você pode somar o consumo energético das lampadas ligadas simultaneamente em funcionamento normal só pra ter ideia.

Na verdade acho q vai alem das lampadas, tem as perdas por transmissao, calor, e mais alguns componentes etc !

09-04-15, 13:12
Acho que sem um magneto mais forte não dá pra aumentar muito a potência do alternador não, mas da uma procurada no acervo do PN que você acha o manual de serviço dela vlw?

CkOFan
10-04-15, 09:49
Estava pensando em instalar uma tomada 12v na minha Yes, pra carregar o celular. Minhas lâmpadas são todas de Led, com exceção do farol (H4), como posso fazer estes cálculos da amperagem utilizada atualmente?
Tenho um conhecimento beeem básico de elétrica, desculpe minha ignorância hehehe

Vulcan
10-04-15, 14:35
Estava pensando em instalar uma tomada 12v na minha Yes, pra carregar o celular. Minhas lâmpadas são todas de Led, com exceção do farol (H4), como posso fazer estes cálculos da amperagem utilizada atualmente?
Tenho um conhecimento beeem básico de elétrica, desculpe minha ignorância hehehe

celular difícilmente vai puchar mais de 1Ah. pode ligar tranquilo!

-> Ampere X voltagem = potência em wats
-> voltagem / resistência em Ôhm = amperagem

pensar enloquece, pense nisso...

CkOFan
10-04-15, 16:49
celular difícilmente vai puchar mais de 1Ah. pode ligar tranquilo!

-> Ampere X voltagem = potência em wats
-> voltagem / resistência em Ôhm = amperagem

pensar enloquece, pense nisso...

Valeu mano veio!

BCV1
13-04-15, 21:40
tomada 12v para celular é tranquilo !
se nao me engano a amperagem de carga é 0,5a.. tranquilo se sua bateria tiver 7ah vc pode carregar seu celular na com a moto desligada por 14h !

e ainda nao consegui infos sobre o estator !
nem nos manuais q achei ! :(

Stone
14-04-15, 07:38
Eu também não encontrei no manual da Yes.
Eu tenho um diagrama elétrico dela de qualidade de imagem muito ruim, mas pelo que dá de ver, o estator dela já é trifásico, sistema esse que aproveita muito mais da energia gerada pois o retificador é de onda completa, diferente da maioria das motos pequenas que é um retificador de meia onda que aproveita cerca de metade da energia gerada

BCV1
14-04-15, 13:47
calculei segundo o manual em uma situação maxima de uso comum ela gastaria algo em torno de 150w (sem contar com bobina, q em alguns casos usa uma cabeça do estator só pra isso)
eu precisaria ter de sobra uns 100~150 , sera que o estator gera uns 300w ? li algo sobre 70v dc e nao saquei do q se tratava...
ninguem saca de eletrica de yes aqui ?:sad:

Pablo Peres
14-04-15, 14:33
Boa tarde amigão! Você possui um multímetro em casa?
Caso sim, coloque o amperímetro no sistema e ligue tudo que a moto tem, desta forma medindo a corrente de trabalho com tudo funcionando.
Um abraço a todos!

- - - Updated - - -

Eu poderia ajudar mais se tivesse em mãos o diagrama elétrico da moto...

Stone
15-04-15, 07:38
Mas desse jeito vai medir somente o consumo.
Por ex. a moto pode consumir 150W, mesmo o magneto gerando 300-500W ou mais você só irá medir os 150 que estão sendo consumidos.
Por favor, me corrija se eu estiver enganado

Vulcan
15-04-15, 10:02
Mas desse jeito vai medir somente o consumo.
Por ex. a moto pode consumir 150W, mesmo o magneto gerando 300-500W ou mais você só irá medir os 150 que estão sendo consumidos.
Por favor, me corrija se eu estiver enganado

está correto.
se não me engano, o fabricante dimensiona o circuito elétrico pra funcionar bem com TODAS as luzes acesas, pra ter margem de sobra/erro.

eu estava comparando biz carburada com biz injetada e vi diferênça apenas no retificador maior, vai ver o estator tem uma capacidade alta capada pelo retificador diminuto.

15-04-15, 12:14
Galera, com certeza posso estar enganado, mas se ele desligar o estator da moto e ligar apenas o amperímetro no estator com a moto funcionando será que não daria a capacidade de amperagem total não?Desculpem aí se postei besteira mas pode ser não é?

mdorigon
15-04-15, 14:15
Que tal entrar em contato com a magnetron que faz estatores para yes e perguntar as especificações do mesmo ? Pode ser um caminho.

Vulcan
15-04-15, 14:27
Galera, com certeza posso estar enganado, mas se ele desligar o estator da moto e ligar apenas o amperímetro no estator com a moto funcionando será que não daria a capacidade de amperagem total não?Desculpem aí se postei besteira mas pode ser não é?

fazendo isto seria obtido pico de potência, valor diferente de potência de trabalho (seguro).

BCV1
16-04-15, 02:12
tenho um multimetro baixa renda aqui, q só pode medir ate 10a por 10 seg se nao derrete ! rss<br>testei nos bornes da bateria e deu 12a !!! mas acho q testei errado o certo acho q seria colocar as pontas em serie com a bat e nao em paralelo!<br>ou seja 12v x 12a = 144 watts &nbsp;a principio ! :(

Marcc
03-05-15, 21:45
Trocar todas as lâmpadas da moto por leds ja ajudaria bastante a diminuir o consumo elétrico. O que vc quer pendurar na elétrica dela pra consumir 150w?

Vulcan
03-05-15, 22:34
tenho um multimetro baixa renda aqui, q só pode medir ate 10a por 10 seg se nao derrete ! rss<br>testei nos bornes da bateria e deu 12a !!! mas acho q testei errado o certo acho q seria colocar as pontas em serie com a bat e nao em paralelo!<br>ou seja 12v x 12a = 144 watts *a principio ! :(

ligar em série iria verificar o consumo do sistema no momento do teste. medir em paralelo (nos borns) mede a carga de partida da bateria.

achei isso aqui no manual de manutenção da motoneta, não teria essas infos no manual da yes?
http://s30.postimg.org/ju5q0jd5d/alternador_biz.png

Stone
05-05-15, 19:29
Eu procurei e não encontrei, tem as resistências mas não tem a potência que gera

Marcc
05-05-15, 22:38
Com as resistências e a tensão (não lembro a da yes, mas acho q é 12v) dá pra calcular a potência: V=R*i, onde V=tensão em volts, R é a resistência (ohm), e i é a corrente em ampéres. Calcule a corrente (i=V/R), e multiplique o resultado pela tensão, e assim vc terá a potência consumida em watts (w). (Haja paciência pra calular isso tudo! kkkkkkk) Vc pode fazer uma fórmula de excel e apenas inserir o valor das resistências, calculando automáticamente o valor de todas as potências consumidas.
Apesar disso tudo, acho difícil esse estator ter uma sobra de 150W, como pretendido. Além disso, mesmo mandando rebobinar, não sei se o chicote elétrico suportaria uma carga desse tamanho.
Muito cuidado com os testes práticos com isso, pois a brincadeira pode sair cara caso algo dê errado. (Deus o livre!)

vlw

- - - Updated - - -

Pela corrente da bateria vc ja sabe a potência total do sistema. No caso da Biz, é facil: 12v vezes os 6Ah = 60W total.
Pelo q lembro, acho q a yes é 7Ah, logo, 72w.

Vulcan
05-05-15, 23:12
Com as resistências e a tensão (não lembro a da yes, mas acho q é 12v) dá pra calcular a potência: V=R*i, onde V=tensão em volts, R é a resistência (ohm), e i é a corrente em ampéres. Calcule a corrente (i=V/R), e multiplique o resultado pela tensão, e assim vc terá a potência consumida em watts (w). (Haja paciência pra calular isso tudo! kkkkkkk) Vc pode fazer uma fórmula de excel e apenas inserir o valor das resistências, calculando automáticamente o valor de todas as potências consumidas.
Apesar disso tudo, acho difícil esse estator ter uma sobra de 150W, como pretendido. Além disso, mesmo mandando rebobinar, não sei se o chicote elétrico suportaria uma carga desse tamanho.
Muito cuidado com os testes práticos com isso, pois a brincadeira pode sair cara caso algo dê errado. (Deus o livre!)

vlw

- - - Updated - - -

Pela corrente da bateria vc ja sabe a potência total do sistema. No caso da Biz, é facil: 12v vezes os 6Ah = 60W total.
Pelo q lembro, acho q a yes é 7Ah, logo, 72w.

bateria é outro esquema mano...

Stone
06-05-15, 13:45
Cara não sei a Lei de Ohm se aplica também a geradores, da maneira que você falou ele irá calcular a potência que a moto consome e não a potência gerada.

A bateria é "6Ah" ou seja, 6 Ampér-hora, quer dizer que a bateria pode fornecer uma corrente de 6 Ampér durante uma hora