PDA

Ver Versão Completa : Aumento de taxa do motor



21-04-15, 13:45
Fala galera, como a taxa de compressão de uma titan 150 é 9,5:1 , gostaria de saber o que aconteceria se aumentasse para 10:1 , ou se aumentasse para 10,5:1, quais as vantagens e consequências na moto, desde já agradeço as respostas de todos no fórum!!!

Vulcan
21-04-15, 14:13
aquecimento maior
potência e torque maiores
menor emissão de CO2
maior emissão de NOX
risco de pré detonação (batida de pino) dependendo do combustível

tem muitas motos por ai que usam taxa de 11,5 original de fábrica por trabalharem com mistura rica que aumenta a octanagem em cerca de 20%.

Stone
21-04-15, 18:41
Com uma taxa maior o rendimento do motor aumenta.
Motos de alta potência rodam com taxa acima de 13:1 para gasolina (taxa original de fábrica) mas pra isso o motor é com refrigeração líquida.
Maior taxa = maior rendimento térmico do motor

2weels
22-04-15, 10:56
Fato que não se pode ignorar é que esses nesses motores não foi só aumentada a taxa e pronto. E nem só a mistura enriquecida.

Seria complicado demais explicar como a detonação ( e não a pré-ignição que apesar de relacionados, é diferente e tem sintomas diferentes ) ocorre. Diametro do cilindro, desenho da camara de combustão, posicionamento da vela, zonas de squish, lavagem, controle de temperatura, tudo isso influe. Foram que os motores de carro que usam tanta taxa assim contam com 4 sensores de detonação e controlam o ponto cilindro por cilindro, moto deve ser assim tb.

Num motor, como o da Titan, sem controle de temperatura mais rigido, sem ignição com correção por knock sensor, acho que taxar demais é pedir para arrumar para a cabeça. Motores com taxa alta são projetados para isso.

22-04-15, 12:46
Boma galera, agradeço a colaboração de todos, como vocês já viram nesse tópico:
http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49945-titan-150-n%C3%A3o-passa-de-110-depois-de-trocar-cilindro
gostaria de saber se tinha como aumentar a potência desse motor do tópico, aumentando a taxa, pois ainda não consigo entender como uma titan 150 dá 130 km/h ou mais e é econômica a ponto de fazer 400 km com um tanque de combustível, então penso que ela trabalhava com outra taxa acima de 9,5:1.

- - - Updated - - -

Desde o início do tópico citado que não paro de pensar nessa moto, já fucei na internet, estudei sobre taxa de compressão, procurei ver medidas de pistões para ver se essa moto tinha vindo com um pistão com outra medida de altura de fábrica e nada! Desculpem se estou remoendo demais o assunto é que não consigo deixar um cliente insatisfeito, tenho que tentar de tudo para fazê-lo ser meu cliente de novo vlw galera!!!abraço a todos!

Vulcan
22-04-15, 13:05
Boma galera, agradeço a colaboração de todos, como vocês já viram nesse tópico:
http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49945-titan-150-n%C3%A3o-passa-de-110-depois-de-trocar-cilindro
gostaria de saber se tinha como aumentar a potência desse motor do tópico, aumentando a taxa, pois ainda não consigo entender como uma titan 150 dá 130 km/h ou mais e é econômica a ponto de fazer 400 km com um tanque de combustível, então penso que ela trabalhava com outra taxa acima de 9,5:1.

- - - Updated - - -

Desde o início do tópico citado que não paro de pensar nessa moto, já fucei na internet, estudei sobre taxa de compressão, procurei ver medidas de pistões para ver se essa moto tinha vindo com um pistão com outra medida de altura de fábrica e nada! Desculpem se estou remoendo demais o assunto é que não consigo deixar um cliente insatisfeito, tenho que tentar de tudo para fazê-lo ser meu cliente de novo vlw galera!!!abraço a todos!

mais kilometragem por litro só se for na base da mistura pobre (giclê pequeno)
mais velocidade naquela situação de troca de cilindro-pistão, complicadíssimo... até carbonização na camara de combustão forçaria uma taxa mais alta sem o dono saber.

chiccoli
22-04-15, 14:17
melhor não passar de 10:1

Ricardo Cazati
22-04-15, 15:59
sempre quis entender esses paranauê de taxa de compressão... kkkkkkk

23-04-15, 12:35
Será que não teria um pistão preparado um poco mais alto do que o normal pra vender no mercado para aumentar a taxa para 10:1?

Vulcan
23-04-15, 20:48
Será que não teria um pistão preparado um poco mais alto do que o normal pra vender no mercado para aumentar a taxa para 10:1?

Provavelmente não. O comum é rebaixar cabeçote em fração de milímetros e compensar no esticador de corrente de comando.

chiccoli
24-04-15, 02:13
Só os preparados pela THD, sei la quantas cilindradas.

24-04-15, 12:29
Só os preparados pela THD, sei la quantas cilindradas.
Legal o site THD, não conhecia nenhum site desses não!