PDA

Ver Versão Completa : [Dúvida] Farol LED para CG 150 EX 12/13



Davidson Braga
22-04-15, 13:57
Olá amigos, boa tarde!

Então... Venho pesquisando na internet, mas não consegui muitas respostas então decidi vim aqui compartilhar com vocês minha dúvida.
Sabemos que o Xenon não "funcionaria" na moto, até mesmo não é permitido.
Estive pesquisando e ví muitas pessoas comentando sobre esse tipo de lampada (led) para uso nas motocas. Dizendo ainda que consomem menos que o xenon.
O modelo que eu penso em comprar é esse: http://pt.aliexpress.com/item/New-Arrival-car-light-scource-led-h4-lamp-for-car-headlight-9-36V-6000k-36w-H1/32232035246.html
Será que realmente seria um bom investimento? Uso uma MotoVision da Phillips na minha pequena desde quando comprei, mas não curti porque com uns 20 min de funcionamento, ela fica amarela. (tirando a entonação do branquinho que fica quando eu ligo o farol de manhã)
Alguém já viu ou já teve esse tipo de equipamento?

felipe_jardim
22-04-15, 14:01
acompanhando..

Schao.gs
22-04-15, 14:07
O irai acho que usa algo parecido...

faloowww

Vulcan
22-04-15, 14:20
também to afim de comprar uma dessas no mesmo site, porém esse seu modelito aí é bem mais caprichado (e caro) do que o meu pretendido...
render bem até rende, só tem que ver se o produto é o que promete pois meu retrovisor com pisca ja to arrependido.

Davidson Braga
22-04-15, 14:23
também to afim de comprar uma dessas no mesmo site, porém esse seu modelito aí é bem mais caprichado (e caro) do que o meu pretendido...
render bem até rende, só tem que ver se o produto é o que promete pois meu retrovisor com pisca ja to arrependido.

Pois é... Eu quero comprar algo que realmente presta, porque vai demorar um pouco a chegar, e quando chegar (SE CHEGAR) eu não quero me decepcionar.
Fico me perguntando porque os engenheiros não colocam um sistema elétrico melhor nas baixas cilindradas. Uma vez que você tem que ser visto, mas com um farolzinho de 35/35w fica meio complicado.

Ricardo Cazati
22-04-15, 15:20
Pois é... Eu quero comprar algo que realmente presta, porque vai demorar um pouco a chegar, e quando chegar (SE CHEGAR) eu não quero me decepcionar.
Fico me perguntando porque os engenheiros não colocam um sistema elétrico melhor nas baixas cilindradas. Uma vez que você tem que ser visto, mas com um farolzinho de 35/35w fica meio complicado.

não só fica complicado ser visto como ver também né kkkkkkk
eu acho que compensaria mais você ver um modelo semelhante no mercadolivre,
pois caso der algum problema e/ou o produto não for o que esta descrito você pode trocar com o fornecedor,
no AliExpress eu cheguei a pesquisar, as coisas realmente chegam pra você,
só que pelo que vi as vezes não vem o que você realmente comprou, e também não tem garantia !
dê uma olhada nesses modelos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-633421718-kit-lmpada-farol-super-led-cree-h4-6400lm-forte-que-xenon-_JM
ou esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-642215445-lmpada-farol-lumi-led-philips-4500-lm-h4-h7-h11-hb4-hb3-top-_JM

acho que a diferença de preço compensa os benefícios pós venda...

Pablo Peres
22-04-15, 16:54
Aconselho fortemente a compra da lâmpada Phillips modelo Diamond Vision, mas tem que ser desse modelo, pois os outros prometem luz branca e não tem. Esse é luz 5000k e já usei em meu carro, fica 100% branca mesmo. Não tem no site da Phillips, se tiver interesse procure no mercado livre.
Um abraço a todos irmãos!

Ricardo Cazati
22-04-15, 17:39
Aconselho fortemente a compra da lâmpada Phillips modelo Diamond Vision, mas tem que ser desse modelo, pois os outros prometem luz branca e não tem. Esse é luz 5000k e já usei em meu carro, fica 100% branca mesmo. Não tem no site da Phillips, se tiver interesse procure no mercado livre.
Um abraço a todos irmãos!

acabei de ver essa lampada no mercado livre,
gostei muito dela, mas deixa eu te perguntar,
ela chega a ser igual ao xenon 6000k ?
pelo que eu andei vendo ela é 5000k as duas, ou seja 2500k cada uma, somando o total de 5000k !
sendo assim pegar essa lampada e por na moto (apenas uma) seria a potencia de 2500k correto ?

você ja fez isso ? ja comparou ?

Darci
22-04-15, 18:11
acabei de ver essa lampada no mercado livre,
gostei muito dela, mas deixa eu te perguntar,
ela chega a ser igual ao xenon 6000k ?
pelo que eu andei vendo ela é 5000k as duas, ou seja 2500k cada uma, somando o total de 5000k !
sendo assim pegar essa lampada e por na moto (apenas uma) seria a potencia de 2500k correto ?

você ja fez isso ? ja comparou ?
Não, e as lapadas são de 5000k formam um par de 5000k, pois o k (kelvin) é temperatura de cor( tonalidade) e não potencia para se somar
http://omeuolhar.com/files/artigos/temperatura-cor.jpg

Davidson Braga
22-04-15, 18:16
não só fica complicado ser visto como ver também né kkkkkkk
eu acho que compensaria mais você ver um modelo semelhante no mercadolivre,
pois caso der algum problema e/ou o produto não for o que esta descrito você pode trocar com o fornecedor,
no AliExpress eu cheguei a pesquisar, as coisas realmente chegam pra você,
só que pelo que vi as vezes não vem o que você realmente comprou, e também não tem garantia !
dê uma olhada nesses modelos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-633421718-kit-lmpada-farol-super-led-cree-h4-6400lm-forte-que-xenon-_JM
ou esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-642215445-lmpada-farol-lumi-led-philips-4500-lm-h4-h7-h11-hb4-hb3-top-_JM

acho que a diferença de preço compensa os benefícios pós venda...

Curti esse segundo modelo... Mas achei o do Aliexpress mais bem feito, não sei. :x

- - - Updated - - -


Aconselho fortemente a compra da lâmpada Phillips modelo Diamond Vision, mas tem que ser desse modelo, pois os outros prometem luz branca e não tem. Esse é luz 5000k e já usei em meu carro, fica 100% branca mesmo. Não tem no site da Phillips, se tiver interesse procure no mercado livre.
Um abraço a todos irmãos!

55w amigo.
Completamente incompatível com uma 150.

irai
22-04-15, 18:30
Eu uso uma lâmpada dessas, e realmente, é um canhão de luz. Já usei 2 modelos, primeiro uma com 2 leds Cree de 30w que acabei repassando pro meu primo botar na Fazer dele, agora estou com uma de 45w com 4 leds Philips. A mais potente realmente ilumina mais, mas a luz alta fica muito alta, o primeiro modelo usei tem uma construção melhor, e acaba iluminando uma área mais útil na alta. Logo eu passo o link.

O problema no teu caso, é que da mesma forma que o Xenon, essas lâmpadas usam reator, então terias que mudar a elétrica da CG para puxar a energia para o farol da bateria, como na maioria das motos, caso contrário o reator vai queimar rapidinho com a oscilação da corrente.

A melhor que falei é igual a essa da terceira foto do anuncio, o Led de baixo, que da a luz alta é levemente inclinado, direcionando melhor o feixe de luz para a estrada, nos modelos retos a luz alta fica alta demais, sendo necessário deixar a baixa mais baixa ainda para que a alta ilumine a estrada.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-642211928-lmpada-farol-led-3600-lumens-h4-h7-h11-hb3-hb43x-forte-_JM#redirectedFromParent

Davidson Braga
22-04-15, 18:55
Eu uso uma lâmpada dessas, e realmente, é um canhão de luz. Já usei 2 modelos, primeiro uma com 2 leds Cree de 30w que acabei repassando pro meu primo botar na Fazer dele, agora estou com uma de 45w com 4 leds Philips. A mais potente realmente ilumina mais, mas a luz alta fica muito alta, o primeiro modelo usei tem uma construção melhor, e acaba iluminando uma área mais útil na alta. Logo eu passo o link.

O problema no teu caso, é que da mesma forma que o Xenon, essas lâmpadas usam reator, então terias que mudar a elétrica da CG para puxar a energia para o farol da bateria, como na maioria das motos, caso contrário o reator vai queimar rapidinho com a oscilação da corrente.

A melhor que falei é igual a essa da terceira foto do anuncio, o Led de baixo, que da a luz alta é levemente inclinado, direcionando melhor o feixe de luz para a estrada, nos modelos retos a luz alta fica alta demais, sendo necessário deixar a baixa mais baixa ainda para que a alta ilumine a estrada.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-642211928-lmpada-farol-led-3600-lumens-h4-h7-h11-hb3-hb43x-forte-_JM#redirectedFromParent

Pô, essas 150 são umas bostas até pra colocar uma lampada decente. **** merda. kkkk
Mexer na parte elétrica é tenso. Ainda mais a minha que é partida. :/

irai
22-04-15, 19:52
Uma alternativa mais drástica é fazer como fiz na minha, meter um par de faroletes led de 2x15W, aí não tem mais choro, ilumina que é uma beleza, quando ligo tudo parece que abriu o dia, eheh.... Claro que precisa mexer na elétrica, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças, é coisa simples.

Darci
22-04-15, 19:53
E será que uma cg aguenta Irai?

irai
22-04-15, 20:12
São 30w a mais, ligados só quando preciso, acho que aguenta bem. A Intruder 125cc que eu tinha aguentava 70W a mais (2x35w) sem maiores problemas, mas quando tentei 110w (2x55w) a coisa não deu certo, perdi uma bateria e cheguei no serviço atrasado umas 2 vezes por conta dessa brincadeira... Na GSR 150 eu usava lâmpada de 55/60w também sem problema algum, a bateria nunca descarregou e a fiação não apresentou problemas. Mas na CG não adianta botar uma lâmpada de 55w, porque a alimentação do farol é só o bastante para a de 35w e isso quando a moto está acelerada.

O porém é que como o estator da CG não precisa carregar o farol, ele deve ser bem mais fraco que o normal, é preciso confirmar se isso procede, se for assim mesmo, pode não haver muito o que fazer, pois não seria possível mudar a elétrica do farol e nem adicionar faróis extras.

Darci
22-04-15, 20:16
Meu interesse é porque mesmo que esteja na busca de uma 250, o que tenho por hoje é uma Bros de partida e injetada, e o farol meia boca dela, então se der certo tipo me interessando, mas também não quero fazer bobagem com a moto

irai
22-04-15, 20:44
O mais simples, barato e facilmente reversível são os faroletes, na Bros fica bem bacana, e se não der certo, fica pra tua futura 250cc. Mexer no farol principal exige uma mudança mais drástica na elétrica e não dando certo, custaria o mesmo trabalho para reverter tudo, já os faroletes tu só arranca fora.

Pablo Peres
22-04-15, 23:19
Existe Diamond Vision H4 de 35w, só olhar no mercado livre. Eu usava na minha CB 300 o modelo de 55w. Segue fotos para ter uma idéia:

https://imagizer.imageshack.us/v2/489x365q90/18/q2iz.jpg

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/707/0dcq.jpg

Não sei se a de 35w fica forte, mas que é branco isso é.
E o melhor de tudo, é Phillips, tem laudo comprovando que tem que ser aceita como qualquer lâmpada comum.
Um abraço a todos!

chiccoli
22-04-15, 23:53
Motovision é amarelada, não leu no rotulo ? é a melhor pra tempo de chuva. agora se vc quer branquinha pra ficar bonita existem outro modelos. quando eu tinha a minha fan 150 eu usava a 55/60 osram night breaker, esquenta menos que a motovision e a moto não sente tanta diferença. mas!, se vc quer pra uso geral, coloca uma meio amarelada, uma lampada comum, se for pra fazer bonito, pega uma branca, no seco é melhor, mas em tempo de chuva no escuro, vc não encherga 1 buraco no chão, até parece que a prefeitura arrumou o asfalto.

irai
23-04-15, 00:11
Pois é, eu já usei a Diamond Vision, inclusive ainda tenho ela guardada para alguma emergência, mas sinceramente, detestei essa lâmpada, a única situação em que ela é boa, é no seco com pista vazia, nessa situação ela ilumina o suficiente e o tom mais frio faz com que os olhos não cansem. No mais, é bem ruinzinha, contra trânsito de frente ela simplesmente desaparece, ofuscando bastante a visão do motociclista, e na chuva é quase o mesmo que andar de farol desligado.

Dentre as lâmpada de filamento, a melhor que usei foi a X-Treme Vision, essa sim é bacana, ilumina notavelmente mais que uma 55w comum e tem uma tonalidade levemente amarelada, tem bom alcance, é boa contra trânsito pesado, boa pra chuva... A Osran Night Breaker Unlimited também é boa, eu diria que equivalente a X-Treme Vision, vi as duas na Fazer 250 e não notei quase diferença. Outra opção que dizem ser muito boa é a Philips Nightguide, que combina as 3 tonalidades na mesma lâmpada, azulada à direita, branca ao centro, e amarelada à esquerda, mas essa eu nunca usei.

Davidson Braga
23-04-15, 08:48
Pois é, eu já usei a Diamond Vision, inclusive ainda tenho ela guardada para alguma emergência, mas sinceramente, detestei essa lâmpada, a única situação em que ela é boa, é no seco com pista vazia, nessa situação ela ilumina o suficiente e o tom mais frio faz com que os olhos não cansem. No mais, é bem ruinzinha, contra trânsito de frente ela simplesmente desaparece, ofuscando bastante a visão do motociclista, e na chuva é quase o mesmo que andar de farol desligado.

Dentre as lâmpada de filamento, a melhor que usei foi a X-Treme Vision, essa sim é bacana, ilumina notavelmente mais que uma 55w comum e tem uma tonalidade levemente amarelada, tem bom alcance, é boa contra trânsito pesado, boa pra chuva... A Osran Night Breaker Unlimited também é boa, eu diria que equivalente a X-Treme Vision, vi as duas na Fazer 250 e não notei quase diferença. Outra opção que dizem ser muito boa é a Philips Nightguide, que combina as 3 tonalidades na mesma lâmpada, azulada à direita, branca ao centro, e amarelada à esquerda, mas essa eu nunca usei.

Uma coisa que realmente é de extrema atenção nas motos (farol) fizeram um projeto tão porco nas 150.
Na minha opinião, com certeza daria para colocar um estator (não sei o nome correto) para gerar uma corrente melhor na moto e dar um pouco mais de segurança ao piloto. :/

Ricardo Cazati
23-04-15, 11:18
puts cara, nunca parei pra pensar nessa questão de cor pra chuva e pra seco,
se for ver pela lógica realmente as tonalidades muito brancas ficaria ruim pra chuva,
pior cara eu comprei um bi-xenon de 6000k, provavelmente vou ter um probleminha com isso,
eu estava pensando em comprar aquela diamond vision, mas pelo jeito é igual ?

irai
23-04-15, 12:41
puts cara, nunca parei pra pensar nessa questão de cor pra chuva e pra seco,
se for ver pela lógica realmente as tonalidades muito brancas ficaria ruim pra chuva,
pior cara eu comprei um bi-xenon de 6000k, provavelmente vou ter um probleminha com isso,
eu estava pensando em comprar aquela diamond vision, mas pelo jeito é igual ?
Lâmpadas de Xenon geram uma luminosidade muito mais intensa, então talvez isso compense a tonalidade mais fria. Minhas luzes de Led por exemplo, são bem frias, principalmente os faroletes (chuto uns 5000-5500k), no entanto são tão mais intensas que as lâmpadas de filamento (somam 8700 lumens) que iluminam perfeitamente bem na chuva.

23-04-15, 12:47
Interessante o tópico, acompanhando!

Ricardo Cazati
23-04-15, 12:59
Lâmpadas de Xenon geram uma luminosidade muito mais intensa, então talvez isso compense a tonalidade mais fria. Minhas luzes de Led por exemplo, são bem frias, principalmente os faroletes (chuto uns 5000-5500k), no entanto são tão mais intensas que as lâmpadas de filamento (somam 8700 lumens) que iluminam perfeitamente bem na chuva.

pode crer !
então, eu vou por o xenon na moto, pelo que andei perguntando aqui não multam motos maiores com xenon,
apenas as CGs, pelo menos é o que todos disseram pra mim até agora,
ai caso eu receba alguma multa eu troco por alguma lampada dessas que estamos comentando,
agora a questão é, qual é a mais bonita e melhor pra todas situações ? kkkkk

Davidson Braga
23-04-15, 14:23
pode crer !
então, eu vou por o xenon na moto, pelo que andei perguntando aqui não multam motos maiores com xenon,
apenas as CGs, pelo menos é o que todos disseram pra mim até agora,
ai caso eu receba alguma multa eu troco por alguma lampada dessas que estamos comentando,
agora a questão é, qual é a mais bonita e melhor pra todas situações ? kkkkk

Complicado mesmo, será você instalar dessas lampadas, na CG.
O estator (ou alternador não lembro ao certo) não consegue gerar corrente suficiente para aguentar essas lampadas. Xenon entao, nem se fala.
Lampadas 55/60w ficam super fracas (enfraquecem também todo sistema elétrico da moto) até pra piscar farol tu vê que fica muito ruim (lerdo nas trocas entre alto/baixo) e a questão de temperatura também que prejudica a lente do bloco ótico.
Pra você ter ideia:

Titan 150 EX: SISTEMA ELÉTRICOBateria 12 V – 5 Ah / Sistema de ignição Eletrônica / Alternador 0,13 kW/5.000 rpm
CB 300R: SISTEMA ELÉTRICOBateria 12 V – 6 Ah / Sistema de ignição Eletrônica / Alternador 0,275 kW/5.000 rpm

Olha a diferença em termos de energia gerada.

Ricardo Cazati
23-04-15, 15:11
Complicado mesmo, será você instalar dessas lampadas, na CG.
O estator (ou alternador não lembro ao certo) não consegue gerar corrente suficiente para aguentar essas lampadas. Xenon entao, nem se fala.
Lampadas 55/60w ficam super fracas (enfraquecem também todo sistema elétrico da moto) até pra piscar farol tu vê que fica muito ruim (lerdo nas trocas entre alto/baixo) e a questão de temperatura também que prejudica a lente do bloco ótico.
Pra você ter ideia:

Titan 150 EX: SISTEMA ELÉTRICOBateria 12 V – 5 Ah / Sistema de ignição Eletrônica / Alternador 0,13 kW/5.000 rpm
CB 300R: SISTEMA ELÉTRICOBateria 12 V – 6 Ah / Sistema de ignição Eletrônica / Alternador 0,275 kW/5.000 rpm

Olha a diferença em termos de energia gerada.

muita diferença mesmo, na 150 tem que mudar a parte eletrica realmente,
bem que eles podia fazer isso um pouco melhor, não aumentaria o custo da moto em muita coisa creio eu,
e faria uma grande diferença pro consumidor que quer mais segurança na pilotagem,
deve ser porque eles pensam "CG é pra pessoas que compra, desce o cacete nela e não esta nem ai"
mas nem todo mundo é assim...

eu vou por na Twister o xenon, então acho que lá da conta,
ja que ela gera 0,204kW/5.000rpm...
aliás alguém sabe se dá pra aumentar um pouco a geração de energia da Twister sem trocar muita coisa ?

Davidson Braga
23-04-15, 15:26
muita diferença mesmo, na 150 tem que mudar a parte eletrica realmente,
bem que eles podia fazer isso um pouco melhor, não aumentaria o custo da moto em muita coisa creio eu,
e faria uma grande diferença pro consumidor que quer mais segurança na pilotagem,
deve ser porque eles pensam "CG é pra pessoas que compra, desce o cacete nela e não esta nem ai"
mas nem todo mundo é assim...

eu vou por na Twister o xenon, então acho que lá da conta,
ja que ela gera 0,204kW/5.000rpm...
aliás alguém sabe se dá pra aumentar um pouco a geração de energia da Twister sem trocar muita coisa ?


Se tivesse como usar o estator da CB300 na Titan seria show de bola.
trocaria o estator e tava de boas...

Darci
23-04-15, 15:41
O estator pequeno na CG pode ser por causa da baixa potencia da moto 150, pois o estator da CB deve roubar algo em torno de 1 cv do motor a mais que a CG, moto essa que nao sei se tem 10 cv de roda, o que dependendo do ponto de vista não vale muito a pena.

chiccoli
23-04-15, 15:42
puts cara, nunca parei pra pensar nessa questão de cor pra chuva e pra seco,
se for ver pela lógica realmente as tonalidades muito brancas ficaria ruim pra chuva,
pior cara eu comprei um bi-xenon de 6000k, provavelmente vou ter um probleminha com isso,
eu estava pensando em comprar aquela diamond vision, mas pelo jeito é igual ?

pode jogar fora.., eu já usei o de 35w, que é o unico que da certo, continua uma porcaria. ela puxa uns 100w na partida, o foco é uma porcaria, e vc tem que ver beeemmmm onde vai colocar o negativo. se eu colocava na bobina de ignição, a moto morria na hora que ligava, se colocava direto na bateria o o alarme reiniciava e disparava, se ligava deixava ligado direto com a moto e fosse dar partida, o painel reiniciava. isso foi uma des***** na minha vida,
a tonalidade tbm ajuda na questão da neblina, e tempo úmido na pista.

sobre a diferença da potencia do alternador, acredito que seja do painel, pois a twister e a cb300 tem painel digital, as cg tem 4,5 lampadas de 3 a 5w que nem ficam todas o tempo inteiro ligadas

Ricardo Cazati
23-04-15, 16:04
pode jogar fora.., eu já usei o de 35w, que é o unico que da certo, continua uma porcaria. ela puxa uns 100w na partida, o foco é uma porcaria, e vc tem que ver beeemmmm onde vai colocar o negativo. se eu colocava na bobina de ignição, a moto morria na hora que ligava, se colocava direto na bateria o o alarme reiniciava e disparava, se ligava deixava ligado direto com a moto e fosse dar partida, o painel reiniciava. isso foi uma des***** na minha vida,
a tonalidade tbm ajuda na questão da neblina, e tempo úmido na pista.

sobre a diferença da potencia do alternador, acredito que seja do painel, pois a twister e a cb300 tem painel digital, as cg tem 4,5 lampadas de 3 a 5w que nem ficam todas o tempo inteiro ligadas

voce fala do xenon ? ou da lampada da phillips ?
mas mesmo assim eu vou por uma chavinha no farol, pra eu poder ligar e desligar ele,
sendo assim sempre ligar ela com o farol desligado,
falar a verdade não sei se da certo, na teoria dá kkkkkkk
e também quero ver se dá pra aumentar a geração de energia dela pra compensar o farol e o alarme...

Davidson Braga
23-04-15, 17:14
voce fala do xenon ? ou da lampada da phillips ?
mas mesmo assim eu vou por uma chavinha no farol, pra eu poder ligar e desligar ele,
sendo assim sempre ligar ela com o farol desligado,
falar a verdade não sei se da certo, na teoria dá kkkkkkk
e também quero ver se dá pra aumentar a geração de energia dela pra compensar o farol e o alarme...

Tenho quase 90% de certeza que não dá pra aumentar a geração de energia da motoca. :/

chiccoli
24-04-15, 02:11
Da, até da, mas vc tem que achar um cara que mexe só com isso. e da trabalho pra achar, ouvi falar de um no fim dos mundo aqui da minha cidade, nunca achei o cara =S

Ricardo Cazati
24-04-15, 09:48
então vamos ver se acho alguém que faça isso bem feito e direito kkkkk
se alguem souber como faz, diz pra nós ai

Vulcan
25-04-15, 11:29
tive uma idéia que alguem com mais acessibilidade pode testar:

-usando amperímetro meça a amperagem máxima gerada na saida do retificador original;
-após instalar um retificador mais potênte, faça a mesma medida e verifique se ocorreu aumento de amperagem;
-calcule o aumento percentual de pico e provavelmente será o aumento em % da carga de trabalho!

imaginei isto depois de verificar que a maior diferença de uma moto (biz ou CG) carburada pra injetada é somente o retificador/regulador...

OBS.: CUIDADO PARA NÃO DANIFICAR SEU AMPERÍMETRO VERIFIQUE AS ESPECIFICAÇÕES; MEDIDAS DE AMPERAGEM PODEM SER PERIGOSAS, TOME CUIDADO!!!

Ricardo Cazati
25-04-15, 12:39
tive uma idéia que alguem com mais acessibilidade pode testar:

-usando amperímetro meça a amperagem máxima gerada na saida do retificador original;
-após instalar um retificador mais potênte, faça a mesma medida e verifique se ocorreu aumento de amperagem;
-calcule o aumento percentual de pico e provavelmente será o aumento em % da carga de trabalho!

imaginei isto depois de verificar que a maior diferença de uma moto (biz ou CG) carburada pra injetada é somente o retificador/regulador...

OBS.: CUIDADO PARA NÃO DANIFICAR SEU AMPERÍMETRO VERIFIQUE AS ESPECIFICAÇÕES; MEDIDAS DE AMPERAGEM PODEM SER PERIGOSAS, TOME CUIDADO!!!

então no caso pra aumentar a geração de energia é trocar esse retificador ?

Vulcan
25-04-15, 13:16
então no caso pra aumentar a geração de energia é trocar esse retificador ?

nessas motos que eu reparei a diferênça, tudo indica que sim. o retificador da biz e CG carburada são duas nerdinhas minúsculas, das injetadas ja é um negócio grandim, comparável ao retificador das outras motas.

só lembrando que não basta conseguir acender uma lâmpada de 100w/100w no farol, tem que descobrir se o conjunto ótico aguenta o calor. vai servir mais pra colocar farois auxiliares (minha ideia principal ao momento).

Overboost
25-04-15, 18:05
Olha, pra aumentar a potência do sistema, o certo é aumentar a bitola de toda a fiação elétrica.

irai
25-04-15, 18:13
Sobre a troca da fiação, eu estava meio cabreiro com a possibilidade de ser realmente necessário fazer isso na GSR150, mas depois que botei o farol de 55w revisei duas vezes a elétrica, e tudo estava perfeito, inclusive a integridade do bloco ótico, o sistema elétrico da Intruder também não sofreu com a adição dos faroletes de 2x35w. Se a qualidade dos componentes da Titan for semelhante a das Suzuki,has, não ha com o que se preocupar nesse sentido.

Vulcan
25-04-15, 20:18
Sobre bitola de fio, o maior problema se encontra no ponto de recebimento de energia da nova carga a ser alimentada. Se ele estiver ok, ai depende do local de instalação.

Sobre aquecimento, o farol da biz (exemplo) é feito de plastico. Mais de 35w pode desbotar e ou ressecar.

26-04-15, 08:57
Sobre bitola de fio, o maior problema se encontra no ponto de recebimento de energia da nova carga a ser alimentada. Se ele estiver ok, ai depende do local de instalação.

Sobre aquecimento, o farol da biz (exemplo) é feito de plastico. Mais de 35w pode desbotar e ou ressecar.
O farol da biz original é 30/30w, mas muita gente coloca o da philips de 35/35 achando que é original, sendo que o original é Stanlei, daí derrete o bloco!

Vulcan
26-04-15, 11:37
O farol da biz original é 30/30w, mas muita gente coloca o da philips de 35/35 achando que é original, sendo que o original é Stanlei, daí derrete o bloco!

o manual da minha diz que é 32w, mas a minha é o modelo do meio 2006~2011.
se eu ligo farol alto+baixo (64W) da falta de energia na motenha...

27-04-15, 12:55
Mas como você liga as duas fases de uma vez? Colocou um interruptor externo?

Vulcan
27-04-15, 14:20
Mas como você liga as duas fases de uma vez? Colocou um interruptor externo?

o interruptor original da pra segurar na "meia posição" e acionar os dois modos simultaneamente.

Vulcan
29-04-15, 14:07
UPDATE

achei no youtube uma ideia boa pra melhorar a geração de energia!


https://www.youtube.com/watch?v=jOmiWQZPp4c

um porém é que esta técnica não funciona nos estatores com formato de "estrela".
http://s8.postimg.org/y9g04rqd0/estator_c100_biz_es_2002_2006.jpg
http://s30.postimg.org/rnik9nmtt/bd3799f235eee0763faf4e0753c08f00.jpg

fica aqui a idéia.

29-04-15, 21:39
Já enrolei o de uma titan 150 com mais voltas mas não deu muita diferença não!

Vulcan
30-04-15, 11:02
Já enrolei o de uma titan 150 com mais voltas mas não deu muita diferença não!

esse negócio de bobina é muito relativo... um imã mais forte geraria mais energia do que aumentar as voltas no nosso caso (eu acho) mas seria inviavel, porém esse lance de bobina a mais no vídeo parece bem interessante pra quem tem interesse em dar uma melhorada sem alterar muito.

outra coisa que limita a energia produzida é o retificador, se ele não suportar carga maior ele próprio passa a gastar energia e esquentar, indo pra vala em pouco tempo.

Ricardo Cazati
30-04-15, 12:49
esse negócio de bobina é muito relativo... um imã mais forte geraria mais energia do que aumentar as voltas no nosso caso (eu acho) mas seria inviavel, porém esse lance de bobina a mais no vídeo parece bem interessante pra quem tem interesse em dar uma melhorada sem alterar muito.

outra coisa que limita a energia produzida é o retificador, se ele não suportar carga maior ele próprio passa a gastar energia e esquentar, indo pra vala em pouco tempo.

o estator da twister é do tipo estrela
http://www.simiteriomotopecas.com.br/imagens_conteudo/estator-twister-loja-moto-pecas-512p.jpg

esse não dá pra fazer o esquema né ?
voce sabe algo que dê certo nesse ?

01-05-15, 18:42
o estator da twister é do tipo estrela
http://www.simiteriomotopecas.com.br/imagens_conteudo/estator-twister-loja-moto-pecas-512p.jpg

esse não dá pra fazer o esquema né ?
voce sabe algo que dê certo nesse ?Ricardo, o estator da twister é trifásico, já é bem potente! O que o amigo quer ligar pra ficar mais potente ainda?

Vulcan
01-05-15, 18:47
o estator da twister é do tipo estrela
http://www.simiteriomotopecas.com.br/imagens_conteudo/estator-twister-loja-moto-pecas-512p.jpg

esse não dá pra fazer o esquema né ?
voce sabe algo que dê certo nesse ?

Talvez uma ventoinha no retificador. Ja vi tornado com lampada de 55/60w que acabou queimando estator e retificador.

Retificador quente muito tempo começa a dsr problema, talvez um retificador maior... Talvez...

Ricardo Cazati
02-05-15, 10:49
Ricardo, o estator da twister é trifásico, já é bem potente! O que o amigo quer ligar pra ficar mais potente ainda?

é porque vou por xenon e alarme nela, só pra dar uma carga a mais,
e também tenho um projetinho de carregar duas baterias quando for fazer viagens longas, pra uso na barraca,
ai carregar mais seria ótimo pra tudo isso, a bateria duraria bem mais...

- - - Updated - - -


Talvez uma ventoinha no retificador. Ja vi tornado com lampada de 55/60w que acabou queimando estator e retificador.

Retificador quente muito tempo começa a dsr problema, talvez um retificador maior... Talvez...

a ventoinha apenas aumentaria a vida útil do estator correto ?
daria pra colocar um maior ?

Vulcan
02-05-15, 11:19
(...)

a ventoinha apenas aumentaria a vida útil do estator correto ?
daria pra colocar um maior ?

estator nem tanto pq ele fica dentro do motor, mas um retificador que esquenta demais passa a gastar energia a toa.

originalmente não tem ventoinha no retificador; adicionando uma ventoinha de PC fica bem tranquilo ainda mais se for "potente" ao nível dos PCs.
bom, pior que minha memoria falha e não lembro se era essa 55/60 que queimou ou que ficou boa, acho que foi uma de carro de 100w....

Davidson Braga
02-05-15, 21:58
Uma coisa que não entendi.
A PCX consegue gerar energia igual a CB300 cara.
Fizeram um sistema de energia melhor numa scooter e deixaram a Titan com essa porcaria.
Lamentável.

Diey
02-05-15, 23:58
Totalmente compreensível. A titan vem de um projeto muito mais antigo.

03-05-15, 08:05
Realmente a titan é ruim demais de gerador!!!

Ricardo Cazati
04-05-15, 09:46
estator nem tanto pq ele fica dentro do motor, mas um retificador que esquenta demais passa a gastar energia a toa.

originalmente não tem ventoinha no retificador; adicionando uma ventoinha de PC fica bem tranquilo ainda mais se for "potente" ao nível dos PCs.
bom, pior que minha memoria falha e não lembro se era essa 55/60 que queimou ou que ficou boa, acho que foi uma de carro de 100w....

isso não é dificil pra mim, ja que sou tecnico em informática kkkkkk
vou adaptar essa ventoinha também !