PDA

Ver Versão Completa : [Bateria] - Suzuki GSR 150i - No-Break



GiovanniSepi
22-04-15, 20:00
Boa noite galera.

minha bateria foi para o saco, já é a segunda vez que dou uma carga nela, e algumas semanas depois ela já ta pedindo arrego, então resolvi trocar, mas estou MUITO apertado financeiramente e há alguns anos (quando tinha a YES) ouvi uma galera falando que colocaram bateria de NO-BREAK nas motos.

e pensei nessa alternativa, pois ser bem mais barata.

gostaria de saber se alguém tem alguma experiencia nisso.

achei esse modelo aqui no mercado livre.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-642534156-bateria-selada-nobreak-12v-9ah-ups-sms-30-autonomia-que-7a-_JM

abraços.

irai
22-04-15, 20:34
Se couber, a tendência é que seja possível utiliza-la na moto, mas tem um porém, não entendo muito de baterias, mas sei que existem entre baterias para diferentes usos, diferenças na capacidade e velocidade com que podem disponibilizar a energia. Pode ser que uma bateria dessas possa dar a partida em uma moto, mas não sustente a carga, ou não carregue rápido o bastante, ou não dê conta de alimentar todos os equipamentos da moto, ou pode ser que consiga sustentar a carga, que seja alimentada rápido o bastante, mas não tenha capacidade para fornecer o "coice" de energia necessário para bater o arranque.

Logo aparece alguém aí que possa explicar isso direito. Eu procuraria me informar melhor antes de gastar com uma bateria dessas.

Vulcan
22-04-15, 22:16
Se couber, a tendência é que seja possível utiliza-la na moto, mas tem um porém, não entendo muito de baterias, mas sei que existem entre baterias para diferentes usos, diferenças na capacidade e velocidade com que podem disponibilizar a energia. Pode ser que uma bateria dessas possa dar a partida em uma moto, mas não sustente a carga, ou não carregue rápido o bastante, ou não dê conta de alimentar todos os equipamentos da moto, ou pode ser que consiga sustentar a carga, que seja alimentada rápido o bastante, mas não tenha capacidade para fornecer o "coice" de energia necessário para bater o arranque.

Logo aparece alguém aí que possa explicar isso direito. Eu procuraria me informar melhor antes de gastar com uma bateria dessas.

eu postei em algum lugar falando sobre isso, depois procuro e colo aqui...

GiovanniSepi
23-04-15, 07:23
a diferença de preço é gigante, vi uma 12v 7ah por 39.

ta foda ter que ficar empurrando a moto de manhã pra ir trabalhar, hahaha.



Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

irai
23-04-15, 07:51
Bah cara, sou meio cabreiro de fazer moto injetada pegar no tranco.

GiovanniSepi
23-04-15, 09:29
Bah cara, sou meio cabreiro de fazer moto injetada pegar no tranco.

Sim, tbm não gosto de pegar no tranco, por isso que queria resolver isso, mas esse tô sem condições de comprar uma bateria de mais de 100 reais, me apertei em grana, e queria algo mais em conta, aí lembrei dessa bateria de no-break.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-646795042-bateria-selada-12v-7ah-alarme-nobreak-cerca-eletrica-moto-_JM

achei esse outro link, fala que pode ser usado em moto, porém no manual da gsr fala que a bateria é 8ah, e essa bateria é 7ah.



Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

mdorigon
23-04-15, 11:50
Bem, tem inumeros relatos na internet de pessoas que fizeram e deu certo. Eu tb tenho vontade de fazer na proxima. Só fico com o pé atras porque bateria de nobreak é do tipo estacionaria, propria pra algumas aplicações. Até denre essas situações esta uma descarga rapida... mas o que não esta é a carga rapida que um alternador vai dar nela em relação a um circuito de nobreak, que vai sempre dar uma carga lenta, isso é com menos corrente. Não sei até que ponto isso pode fazer diferença. Em fim... tem gente usando com sucesso. Eu só verificaria as medidas da bateria de nobreak pra ver se encaixa na gsr e mandaria ver.

FRANGOPUNK
23-04-15, 12:04
eu fiz esse esquema da bateria de no-break na minha cg e funcionou por uma semana, depois disso voltei a dar tranco na cg e comprei uma yuasa

23-04-15, 12:29
Acho que a vida útil da bateria de no-brake é bem menor, coloca uma yuasa daquelas que colocam solução que são mais baratas e são excelentes.

GiovanniSepi
23-04-15, 13:43
Acho que a vida útil da bateria de no-brake é bem menor, coloca uma yuasa daquelas que colocam solução que são mais baratas e são excelentes.

qual preço? pq fui numa moto peças e queriam 190 reais em uma da heliar.

pqp, não posso comprar uma bateria desse preço, queria gastar 50tao, haha.

preciso de sugestões, no sites de baterias as informações são confusas.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

tom crazy
23-04-15, 20:44
Eu usei na minha ex-yes uma bateria de nobreak e no meu caso durou mais que a original. A original durou em torno de 3 anos, a de nobreak já tinha passado de 4 anos, só troquei pq ia vender a moto e tava començando a chegar no fim da vida util, acabei que coloquei uma bateria propria pra moto de novo nessa ultima vez.
Mas fica um aviso, essa baterias não são feitas pra ficar em pé e sim na posição original que é deitada, digitem bateria selada no google que vcs vão ver a foto dela em posição original. No caso de ficar em pé pode eventualmente a bateria vazar, eu não tive esse problema, mas fica o aviso que pode acontecer.

Ve se a bateria da GSR não é igual da yes, se for vai pagar um pouco menos, não tão menos mas vai ficar em torno de 100 / 120 reais. A bateria da falcon é do mesmo tamanho da bateria da yes, porém os polos são invertidos ( na yes os polos são + - , na falcon os polos são - + ) se tiver espaço no suporte da bateria talvez de pra colocar com os polos virados pra trás.

GiovanniSepi
23-04-15, 22:51
Eu usei na minha ex-yes uma bateria de nobreak e no meu caso durou mais que a original. A original durou em torno de 3 anos, a de nobreak já tinha passado de 4 anos, só troquei pq ia vender a moto e tava començando a chegar no fim da vida util, acabei que coloquei uma bateria propria pra moto de novo nessa ultima vez.
Mas fica um aviso, essa baterias não são feitas pra ficar em pé e sim na posição original que é deitada, digitem bateria selada no google que vcs vão ver a foto dela em posição original. No caso de ficar em pé pode eventualmente a bateria vazar, eu não tive esse problema, mas fica o aviso que pode acontecer.

Ve se a bateria da GSR não é igual da yes, se for vai pagar um pouco menos, não tão menos mas vai ficar em torno de 100 / 120 reais. A bateria da falcon é do mesmo tamanho da bateria da yes, porém os polos são invertidos ( na yes os polos são + - , na falcon os polos são - + ) se tiver espaço no suporte da bateria talvez de pra colocar com os polos virados pra trás.

fui olhar a original, é uma marca chinesa, a especificação é aquela msm, 12v 8Ah.

queria msm comprar essas de no-break.

a da yes pelo que vi era 6Ah, então não serve.

tá foda. pouca informações sobre o assunto, amanhã vou tentar fazer uma manutenção nela, limpar com bicarbonato e completar com solução de bateria e depois dar uma carga lenta, talvez consiga aumentar a vida útil dela.

enquanto isso procuro com mais calma sobre o assunto.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

tom crazy
24-04-15, 00:19
A bateria da Yes é de 12v 8Ah.
http://www.brandy.com.br/produtos/
Entra no site da brandy por exemplo, eles vendem alguns peças e dentre elas baterias, busca por yes e depois por gsr150i, pelo cadastro deles é a mesma bateria.

GiovanniSepi
24-04-15, 07:22
A bateria da Yes é de 12v 8Ah.
http://www.brandy.com.br/produtos/
Entra no site da brandy por exemplo, eles vendem alguns peças e dentre elas baterias, busca por yes e depois por gsr150i, pelo cadastro deles é a mesma bateria.

puts que legal, bom saber, quer dizer que aquela bateria de no-brake que vc usou na sua yes há alguns anos deve servir na gsr, vc sabe qual marca e modelo vc usou?

onde comprou? quais as especificações?

medo de comprar errado e jogar dinheiro fora.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

tom crazy
24-04-15, 07:38
Marca chinesa, era uma bateria 12v x 7 Ah sem marca.
Os conectores das baterias são direfentes, tem que fazer uma pequena adaptação, olha o video abaixo, o cara tá usando em uma ybr, o principio é o mesmo:

http://www.youtube.com/watch?v=Mt3GdX6rLis

Da pra ver o chicote que ele usou pra conectar a bateria de nobreak ao chicote original da moto.
Outro detalhe, na yes pelo menos sem mexer no suporte de bateria não dava pra deixar ela deitada na posição original igual o rapaz do video fez. No meu caso ela ficou meio que inclinada em pé, ao invés de ficar assim > --- , ela ficou assim > / , não sei se ficou claro.

ShimAdA
24-04-15, 08:20
Uso bateria de no-break tem mais de 7 anos e troquei apenas uma vez, a elétrica da minha moto é toda alterada pra aguentar as lampadas extras mais a partida elétrica, parece uma arvore de natal e aguenta tranquilo. Fora que ela fica em pé, sei do risco de vazar mas até hoje sem problemas.
A dica dessas baterias de no-break é o peso, 99,9% delas são chinesas, mas tem algumas diferenças internas que sempre a mais pesada aguenta mais, resumindo quando coloquei pela primeira vez usei uma tal de Planet Baterry de 7ah, aguentou 3 anos, ai troquei por uma tal de unipower 7ah e de cara percebi queda no rendimento, pegando uma em cada mão essa unipower é bem mais leve, apesar da mesma amperagem deve ter menos placas de chumbo, enfim coloquei ela no alarme de casa e roubei a Planet baterry que esta até hoje. Logo tenho que trocar e vou comprar outra de no-break sem medo.
Fora que já fiz essa adaptação em mais 2 Yes, e dei a dica pro Tom kkkkkk
Mas cada caso é uma historia, tem que testar pra ver o resultado.

Vulcan
24-04-15, 10:15
rapaz, mantenha a calma...

só para complementar...

nossas baterias automotivas chumbo-ácidas são excelentes em resistência e segurança, os riscos que oferecem só aparecem em ambientes confinados, destruição da mesma e falha de circuito.

um subproduto da bateria chumbo-ácida é produzir hidrogênio e oxigênio com o uso, e a bateria selada tem um dispositivo que cataliza a reação de volta em água com a intenção de não precisar de manutenção (adicionar água destilada), porém a água ainda pode evaporar espontaneamente e a bateria seca. nesse caso deve-se completar com água destilada pois qualquer água da natureza possui sais que podem interferir no funcionamento da mesma (no caso do nosso colega, funcionar funciona, mas por quanto tempo?).

outro detalhe é que tem revendedores que aceitam a bateria "velha" como parte do pagamento da nova, somente se ela não estiver danificada fisicamente (baterias secas), dessa forma eles apenas fazem a lavagem e enchem com fluido de bateria para se ter uma "bateria remanufaturada/recondicionada", que nada mais é que uma bateria ''selada'' que recebeu a manutenção que as antigas recebiam...

portanto bateria sem manutenção? mito!

http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49344-Situa%C3%A7%C3%A3o-da-bateria


outra característica da bateria de no-break em comparação com as automotivas são a carga de partida e quantidade de energia armazenada.
-carga de partida é a quantidade de ampere que a bateria é capaz de gerar durante um curto circuito (condição de fluxo máximo de energia)
-quantidade de energia armazenada é a quantidade de energia em si (quantidade de eletronvolt) contida na bateria

uma bateria automotiva geralmente possui a carga de partida maior do que a quantidade de energia disponível, pois é necessária usa-la apenas para ligar o motor, em seguida ela é recarregada para próxima partida ou emergência elétrica.

uma bateria de no-break (exemplo) possui uma quantidade de energia armazenada aproximadamente igual a carga de partida, pois é usada durante vários minutos para manter equipamentos funcionando até uma pausa adequada do serviço, para então serem recarregadas com o retorno da energia.
portanto, se for usar a bateria de no-break, tenha preferencia para as que tiverem Ah maiores do que sua bateria automotiva justamente para se alcançar boa carga de partida.

GiovanniSepi
24-04-15, 15:10
vlw pela ajuda galera, antes de trocar, vou tentar recondicionar a minha, tô no meio do processo, caso consiga eu aviso aqui.

fiz o teste com o multímetro e ela estava com 12,5V desligada e 13,8V ligada.

(medição feita logo após desligar a moto, depois de 17km rodados.)

o problema é que dps de umas 2 horas paradas ela não liga.

provavelmente não tá segurando a carga.

esses valores que ela apresentou tá certo?

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

GiovanniSepi
26-04-15, 22:32
É galera, parece que deu certo.

ficou o fds inteiro numa boa, vou continuar usando até ela descarregar, aí vou tentar uma carga lenta, pq depois da recondicionar ela, ela não apresentou nenhum problema, mas talvez o ideal seria dar uma carga.

vamos ver, esperar essa semana.

mas pelo que parece, ela ficou boa.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Vulcan
27-04-15, 10:33
vlw pela ajuda galera, antes de trocar, vou tentar recondicionar a minha, tô no meio do processo, caso consiga eu aviso aqui.

fiz o teste com o multímetro e ela estava com 12,5V desligada e 13,8V ligada.

(medição feita logo após desligar a moto, depois de 17km rodados.)

o problema é que dps de umas 2 horas paradas ela não liga.

provavelmente não tá segurando a carga.

esses valores que ela apresentou tá certo?

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

os valores estão dentro do padrão, não sei como fizeste a manutenção dela mas o mais importante seria o nível correto de água/fluido.

GiovanniSepi
27-04-15, 12:10
os valores estão dentro do padrão, não sei como fizeste a manutenção dela mas o mais importante seria o nível correto de água/fluido.

usei uma solução de bicarbonato de sódio para a limpeza interna das placas (foi de 4x a 5x) depois fiz o msm procedimento com água deionizada (de 8x a 10x) depois completei a bateria com uma solução de h2so4 a 25% (concentração que encontrei referente às soluções de bateria existentes no mercado)

antes do processo ser feito, ela não estava pegando, assim que fiz esse procedimento e coloquei ela na moto, msm sem dar nenhuma carga ela pegou de primeira e até agora está funcionando.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

27-04-15, 13:01
usei uma solução de bicarbonato de sódio para a limpeza interna das placas (foi de 4x a 5x) depois fiz o msm procedimento com água deionizada (de 8x a 10x) depois completei a bateria com uma solução de h2so4 a 25% (concentração que encontrei referente às soluções de bateria existentes no mercado)

antes do processo ser feito, ela não estava pegando, assim que fiz esse procedimento e coloquei ela na moto, msm sem dar nenhuma carga ela pegou de primeira e até agora está funcionando.

Enviado de meu XT1058 usando TapatalkCara, quanto tu gastou pra fazer este processo?

GiovanniSepi
27-04-15, 14:03
Cara, quanto tu gastou pra fazer este processo?

nada, trabalho em um laboratório e fiz esse processo todo nele, por segurança, já que envolve reagentes perigosos.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Vulcan
27-04-15, 14:18
nada, trabalho em um laboratório e fiz esse processo todo nele, por segurança, já que envolve reagentes perigosos.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

show de bola!! certamente as placas limpas dariam carga só completando fluido :D

GiovanniSepi
27-04-15, 14:34
show de bola!! certamente as placas limpas dariam carga só completando fluido :D

Sim, esse processo parece que deu um "gás" legal na bateria, talvez se eu tivesse feito antes estaria ainda melhor, mas recomendo msm, só alerto para o manuseio, já que envolve substratos de chumbo, ácido sulfúrico e outras coisas perigosas, então busquem conhecimento antes do processo para que não haja problemas maiores.

qualquer coisa que possa ajudar, estou a disposição.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk