PDA

Ver Versão Completa : Ajustador automático de mistura para carburador



Vulcan
26-04-15, 13:08
bom, continuando a ideia que surgiu no topico sobre carburadores (http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973-Carburadores-partes-e-pecas-ajustes-e-caracteristicas) explico aqui um pouco sobre a ideia de um ajuste automático para melhorar performance e manter bom rendimento de nossas pequenas carburadas.
não acho que isto seja tão especial a ponto de ser novidade, apenas vejo como um item gambitech que pode ser muito útil.

baseado no monitor de mistura hallmeter que usa apenas uma sonda lambda e um relógio monitor, bolei um item que adicionado ao esquema do hallmeter efetua a correção automática da mistura conforme pré regulado.

sabendo que o relógio do hallmeter é apenas um voltímetro calibrado, podemos criar circuitos que aproveitem tal informação do jeito que desejarmos;
-

https://www.youtube.com/watch?v=USDQgeMTZOY
-
segue abaixo o esquema simplificado
http://s28.postimg.org/86ebxjgot/esquema_simplificado.jpg

a instalação é mais simples do que se pensa e o consumo de energia será menor que uma injeção eletrônica sem dúvida, apesar das diferenças entre as sondas, podemos dividi-las em modelos com ou sem aquecimento e pronto!
são 2 fios para se usar como sensor, se a sonda possui apenas um, significa que o "terra" é o segundo fio.

outros modelos tem aquecimento imbutido para acelerar a precisão da leitura, o ideial é a sonda trabalhar a ~300º e o circuito de injeção eletrônica controla este aquecimento. não tenho certeza se o aquecimento fica ligado o tempo todo portanto recomendo as simplificadas por serem mais baratas e faceis de usar.

http://s28.postimg.org/wo6flfj99/Nova_Imagem_de_Bitmap1.jpg
http://s28.postimg.org/6h58ph0zh/pc0925853ny.jpg

o circuito "regulador" ainda está em desenvolvimento e depende do tipo de sinal que o atuador trabalha para ser finalizado. encontrei em bom preço este atuador volkswagen:

http://s28.postimg.org/pia358ksd/sfasdf.jpg

trata-se do regulador de marcha lenta

LINHA VW:
Kombi 1600 (álcool) 1997/...
Kombi 1600 (gasolina) 1997/...
LINHA FIAT:
Elba CSL 1.6 mpi
Pick-up LX mpi
Tempra Turbo 04.94/...
Tipo 1.6 mpi 12.95/...
Uno 1.6 mpi
LINHA GM:
Astra 2.0 MPFI 09.94 a 1996
Omega CD 3.0 09.92/...
Omega CD 4.1 10.94/...
Omega GLS 2.0 09.92/... gasolina e álcool
Pick-up C20 4.1 01.96/...
Pick-up Silverado 4.1 01.96/...
Suprema CD 3.0 09.92/...
Suprema CD 4.1 10.94/...
Suprema GLS 2.0 09.92/... gasolina e álcool
Vectra CD 2.0 MPFI 8V 10.93 a 03.96
Vectra GLS 2.0 MPFI 10.93/ a 03.96
Vectra GSi 2.0 16V 10.93/...

codigo : 0280140516

o valor dele oscila entre R$ 110~780 dependendo de qual modelo de veiculo você fala pro lojista.

as características do sistema pronto seriam:

-ajuste automático de mistura em relação a temperatura, altitude e umidade relativa;
-não teria ajuste automático de marcha lenta, porém uma chave de fenda (ou alguma coisa parecida) resolve;
-não teria ajuste especial para motor frio, seria igual a um carburador comum;
-partida a frio seria tão sofrivel ou fácil quanto antes de instalar o sistema;


FONTES:
carros.mercadolivre.com.br/pecas-motores-partes/atuadores-de-marcha-lenta/atuador-de-marcha-lenta-vw
http://carros.mercadolivre.com.br/pecas-motores-partes/sonda-lambda/
https://www.canaldapeca.com.br/marca/mte-thomson?q=sonda+lambda&gclid=CLfK_qOqlMUCFdYkgQodL1YAfg
http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/conteudo_262424.shtml

Ricardo Cazati
27-04-15, 10:21
ai sim em Vulcan, parabens pelo projeto !
eu não entendo muito de circuitos, então entendi mais ou menos,
sei onde faz as ligações e onde encontrar o sensor,
só não sei como montar tudo isso kkkkkk

Vulcan
27-04-15, 10:35
ai sim em Vulcan, parabens pelo projeto !
eu não entendo muito de circuitos, então entendi mais ou menos,
sei onde faz as ligações e onde encontrar o sensor,
só não sei como montar tudo isso kkkkkk

quando eu tiver as ferramentas e chance de ter em mãos as peças, vai ficar mais fácil de bolar o circuito regulador.
mas basicamente vai ser só isso por enquanto, se algum louco quiser experimentar, por gentileza compartilhe os resultados aqui.

Ricardo Cazati
27-04-15, 10:44
quando eu tiver as ferramentas e chance de ter em mãos as peças, vai ficar mais fácil de bolar o circuito regulador.
mas basicamente vai ser só isso por enquanto, se algum louco quiser experimentar, por gentileza compartilhe os resultados aqui.

eu sou louco suficiente pra experimentar, única coisa que impede é a falta de conhecimento kkkkkk
eu precisaria do projeto detalhado pra conseguir montar :/

Vulcan
27-04-15, 11:25
eu sou louco suficiente pra experimentar, única coisa que impede é a falta de conhecimento kkkkkk
eu precisaria do projeto detalhado pra conseguir montar :/

pra conseguir especificar as peças e o circuito eu teria de ter mais detalhes do atuador. como estou num periodo de fartura (farta tuto) fica pra depois.
se tiveres contato com algum mecanico que descole a peça pra dar uma olhada ou se conseguir achar na net algum tuto a respeito de manutenção da peça, ja ajudaria.

no momento estou finalizando o suporte da pedaleira flutuante do passageiro e a suspa dianteira da biz. os ajustes finais estão quase prontos e logo logo chega a verba. fechando a suspensão vou ficar dividido entre motor e freios/rodas.

27-04-15, 12:57
pra conseguir especificar as peças e o circuito eu teria de ter mais detalhes do atuador. como estou num periodo de fartura (farta tuto) fica pra depois.
se tiveres contato com algum mecanico que descole a peça pra dar uma olhada ou se conseguir achar na net algum tuto a respeito de manutenção da peça, ja ajudaria.

no momento estou finalizando o suporte da pedaleira flutuante do passageiro e a suspa dianteira da biz. os ajustes finais estão quase prontos e logo logo chega a verba. fechando a suspensão vou ficar dividido entre motor e freios/rodas.
Legal a bizizinha vai ficar show Vulcan, posta fotos aí cara!

2weels
27-04-15, 14:12
Posso dar meu pitaco?

Gostei da sua idéia, vc deve observar alguns pontos:

- As sonda narrowband tem a saida de sinal em milivolts, 100mv para misturas extremamente pobres, 450mv para mistura estequiometrica, 860mv para mistura rica ( algumas chegam até 1 volt, mas não são todas ). A sonda só tem precisão em misturas proximas de 450mv, misturas ricas e pobres são lidas de forma imprecisa e ainda sofrem interferencia da temperatura do sensor ( se está a 400 ou 750 graus por exemplo ). Por isso a sonda narrow band foi largamente aposentada no mundo da preparação, dando lugar a sonda wide-band, que exige condicionadores ( controladores ) e aparelhos especificos para fazer a leitura.

- Carros que usam este tipo de sonda não usam correção de leitura de forma direta, mas em 2 modos de trabalho: o open loop e o closed loop. Na marcha lenta e em carga parcial é usado o closed loop, a injeção aumenta o pulso de injeção até obter mistura rica, quando lê mistura rica encurta o pulso de injeção até obter mistura pobre e fica nesse enriquece-empobrece eternamente, e o porque já vou explicar. A injeção tem um mapa base de combustivel e baseado no desvio necessário de acordo com a leitura da sonda ela cria um mapa chamado fuel-trim, alias são 2 mapas, um instantâneo e um a media de um determinado periodo de tempo, assim a injeção não esquece como fazer o motor funcionar corretamente quando o carro é desligado. No modo Open Loop, ou aceleração total, a injeção ignora a sonda lambda, usa o mapa padrão corrigido pelo mapa fuel trim. Na media, em carga parcial, o motor trabalha com 450mv de sonda e em aceleração máxima, para obter potencia, afastar o perigo da detonação bem como resfriar a camara ela trabalha em 860mv, bem mais rico em combustivel.

- Agora o importante: porque enriquecer e empobrecer continuamente? Porque se você for enriquecendo indefinidamente a mistura, quando começarem ocorrer falhas a sonda vai ler mistura pobre e não rica. Explico porque: a sonda lê concentração de oxigenio no escape, quando esta em mistura pobre, há muito ar e pouca gasolina, portanto "sobra" muito oxigênio, sendo assim a sonda gera pouca voltagem ( não vou explicar como a sonda funciona pq confundiria demais ). Quando há mistura rica, há gasolina demais, todo ar é usado na reação de queima, sendo assim há pouco oxigenio no escape, nesse caso a sonda gera mais voltagem. Só que se houver muita gasolina demais, ocorrerá o misfire, popularmente se diz que o motor está falhando, e no fundo está mesmo, em alguns ciclos não está havendo queima, e ai que mora o problema, mesmo estando extremamente rico haverá bastante oxigenio no escape porque não houve queima, assim a voltagem da sonda cai gerando uma leitura de mistura pobre.

As injeções ( na verdade computadores ) tem estratégias para combater isso, quando acontece do valor de sonda não oscilar ele tenta enriquecer depois empobrecer a mistura, caso não haja sucesso, a injeção entra em emergência, ignorando a sonda e usando um mapa de combustivel padrão e acende a luz da injeção no painel. Você terá que bolar uma forma de driblar essa "caracteristica" das sondas narrowband.

Vulcan
29-04-15, 10:12
Legal a bizizinha vai ficar show Vulcan, posta fotos aí cara!

criei um topico pra falar dela mas ainda ta aguardando moderação pra liberar. to deixando quieto por que no momento so tem os retrovisores, pneus e filtro de gasolina pra apresentar por mais trabalhoso que tenha sido pra instalar a bagaceira.

a suspa não tem efeito visual nenhum então nem conta, to caçando peças por ai pra fabricar em casa minha válvula emuladora. quando terminar faço tópico a parte pra quem quiser fazer igual ou parecida, só lembrando que a válvula emuladora que eu fizer também vai servir em CG por ser o mesmo diâmetro de bengala.


Posso dar meu pitaco?

Gostei da sua idéia, vc deve observar alguns pontos:

- As sonda narrowband tem a saida de sinal em milivolts, 100mv para misturas extremamente pobres, 450mv para mistura estequiometrica, 860mv para mistura rica ( algumas chegam até 1 volt, mas não são todas ). A sonda só tem precisão em misturas proximas de 450mv, misturas ricas e pobres são lidas de forma imprecisa e ainda sofrem interferencia da temperatura do sensor ( se está a 400 ou 750 graus por exemplo ). Por isso a sonda narrow band foi largamente aposentada no mundo da preparação, dando lugar a sonda wide-band, que exige condicionadores ( controladores ) e aparelhos especificos para fazer a leitura.

- Carros que usam este tipo de sonda não usam correção de leitura de forma direta, mas em 2 modos de trabalho: o open loop e o closed loop. Na marcha lenta e em carga parcial é usado o closed loop, a injeção aumenta o pulso de injeção até obter mistura rica, quando lê mistura rica encurta o pulso de injeção até obter mistura pobre e fica nesse enriquece-empobrece eternamente, e o porque já vou explicar. A injeção tem um mapa base de combustivel e baseado no desvio necessário de acordo com a leitura da sonda ela cria um mapa chamado fuel-trim, alias são 2 mapas, um instantâneo e um a media de um determinado periodo de tempo, assim a injeção não esquece como fazer o motor funcionar corretamente quando o carro é desligado. No modo Open Loop, ou aceleração total, a injeção ignora a sonda lambda, usa o mapa padrão corrigido pelo mapa fuel trim. Na media, em carga parcial, o motor trabalha com 450mv de sonda e em aceleração máxima, para obter potencia, afastar o perigo da detonação bem como resfriar a camara ela trabalha em 860mv, bem mais rico em combustivel.

- Agora o importante: porque enriquecer e empobrecer continuamente? Porque se você for enriquecendo indefinidamente a mistura, quando começarem ocorrer falhas a sonda vai ler mistura pobre e não rica. Explico porque: a sonda lê concentração de oxigenio no escape, quando esta em mistura pobre, há muito ar e pouca gasolina, portanto "sobra" muito oxigênio, sendo assim a sonda gera pouca voltagem ( não vou explicar como a sonda funciona pq confundiria demais ). Quando há mistura rica, há gasolina demais, todo ar é usado na reação de queima, sendo assim há pouco oxigenio no escape, nesse caso a sonda gera mais voltagem. Só que se houver muita gasolina demais, ocorrerá o misfire, popularmente se diz que o motor está falhando, e no fundo está mesmo, em alguns ciclos não está havendo queima, e ai que mora o problema, mesmo estando extremamente rico haverá bastante oxigenio no escape porque não houve queima, assim a voltagem da sonda cai gerando uma leitura de mistura pobre.

As injeções ( na verdade computadores ) tem estratégias para combater isso, quando acontece do valor de sonda não oscilar ele tenta enriquecer depois empobrecer a mistura, caso não haja sucesso, a injeção entra em emergência, ignorando a sonda e usando um mapa de combustivel padrão e acende a luz da injeção no painel. Você terá que bolar uma forma de driblar essa "caracteristica" das sondas narrowband.

pessoas como você que trazem informações deste tipo para crescer o tópico fazem falta.
interessante a questão de falhar e lêr mistura pobre, ainda mais se por falta de atenção instalar a sonda junto de um sistema de escape com válvula P.A.I.R.

como esse ajustador não vai trabalhar com mapeamento inteligênte detalhes assim fazem muita diferença. isso indica que vai ser necessário gerar um belo limite de regulagem de modo a não enrriquecer demais a mistura e causar leitura errada, coisa que não é muito difícil de se fazer pois o bura que vai gerar a mistura, a sonda vai apenas "ajudar" a torna-la melhor.

o empecilho mesmo vai ser adequar o projeto as peças específicas existêntes no mercado, pois a leitura do sensor e comando do atuador devem ser compatíveis com o circuito controlador. um esquema genérico deve ficar pronto em alguns meses, restando apenas alguns ajustes para adaptar a qualquer peça genérica.

pedromartins
29-04-15, 18:47
Ou seja, quer reeinventar o carburador eletronico.

Vulcan
29-04-15, 18:55
Ou seja, quer reeinventar o carburador eletronico.

Exatamente, sem o cut-off e com controle de mistura.

pedromartins
29-04-15, 20:20
O controle de mistura é um ítem milimetrico no carburador, meia volta no parafuso ja da diferenca enorme, como fazer esse ajuste sem componentes de precisão?

Vulcan
30-04-15, 10:53
O controle de mistura é um ítem milimetrico no carburador, meia volta no parafuso ja da diferenca enorme, como fazer esse ajuste sem componentes de precisão?

usando componentes de precisão como a mesma peça que faz a leitura e a outra que faz o comando conforme a programação da ECU.
a diferença principal é na simplificação do grafico de programação pra um algorítimo linear ou no máximo quadratico através de transistor ou um C.I. dependendo do que conseguirmos obter nessa idéia.

jjota
30-04-15, 12:13
os caras tão quase patentiando um sistema de injeção. hehehehe

seguindo essa idéia não seria mais facil usar um TBI no lugar do carburador, para facilitar as adaptações fisicas do sistema.

o TBI possui mecanismos de abertura e fechamento da gasolina eletronicos correto ??

Ricardo Cazati
30-04-15, 12:45
e eu ainda estou tentando entender tudo que eles estão falando....
UHADUTDADUAATDHDUHADUADH

mas sei que quando tiver pronto o Vulcan vai me mandar o projeto detalhado pra eu fazer :D

2weels
30-04-15, 14:49
os caras tão quase patentiando um sistema de injeção. hehehehe

seguindo essa idéia não seria mais facil usar um TBI no lugar do carburador, para facilitar as adaptações fisicas do sistema.

o TBI possui mecanismos de abertura e fechamento da gasolina eletronicos correto ??

Mais ou menos. O TBI controla o fluxo de ar que adentra o motor, esse fluxo é lido varios sensores, os principais são:

TPS: Sensor de posição de borboleta
MAP: Manifold Absolute Pressure, afere a pressão de ar dentro da admissão e mede a temperatura do ar admitido
Motor de passo: regula a velocidade da marcha lenta

Além destes, provem dados essenciais para a injecão:

Roda fônica ou sensor de rotação
Sensor temperatura
Sonda Lambda

Tendo os dados destes sensores, existem milhares e milhares de mapas dentro da cpu da injeção, que determinam e corrigem quantidade a ser injetada. Não existe mais abertura ou menos abertura da gasolina na injeção eletrônica, existe um bico ou valvula injetora, que trabalha pressurizada 100% do tempo pela bomba eletrica, e trabalha em modo binario, ou seja, ou está fechado ou está aberto, nunca meio termo. A dosagem é feita atravéz do tempo de abertura, por exemplo 0.02 segundos aberto na marcha lenta, 0.6 segundos aberto em aceleração máxima. Detalhe: ela abre e fecha a cada rotação do motor.

Levando tudo isso em conta, ai aparece a superioridade da injeção eletrônica, porque carburador trabalha fixo, exceto pelo detalhe do afogador. Injeção lê tudo, cada condição possivel, ar frio, ar quente, motor frio, motor quente, aceleração rápida, mudanças na mistura do combustivel, etc e corrige o tempo de injeção baseados neles, fora que tem estratégias de trabalho para economia ou potencia, de acordo com oque o piloto solicita. É uma tarefa ardua ajustar um sistema de injeção ( e ignição ), demanda meses de trabalho de uma equipe de engenheiros, tamanha a complexidade de se obter economia, potencia, durabilidade e baixa emissão de poluentes ao mesmo tempo.

Pablo Peres
01-05-15, 06:31
Exato! A injeção eletrônica trata-se de um sistema com retroalimentação, ou seja, a saída do sistema é monitorada em tempo real, e um controlador vai alterando as variáveis de entrada. No sistema de carburador não possuímos um feedback.
Acho que, o que o nosso amigo está projetando nada mais é que uma retroalimentação para o sistema carburado, mesclando características de sistemas de injeção de combustível. Estarei acompanhando!
Um abraço a todos!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk.

Vulcan
01-05-15, 12:56
Exato! A injeção eletrônica trata-se de um sistema com retroalimentação, ou seja, a saída do sistema é monitorada em tempo real, e um controlador vai alterando as variáveis de entrada. No sistema de carburador não possuímos um feedback.
Acho que, o que o nosso amigo está projetando nada mais é que uma retroalimentação para o sistema carburado, mesclando características de sistemas de injeção de combustível. Estarei acompanhando!
Um abraço a todos!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk.

exatamente, na I.E. o sistema usa o bico pra fazer a mistura de acordo com o comando da ECU que é gerado a partir dos varios sensores.

no sistema descrito no topico, quem faz a mistura em alta, baixa, cabo enrolado, motor frio ou molhado e etc. é nosso famigerado carburador, o ajustador automático apenas vai ajudar a melhorar a mistura alterando a quantidade de ar de acordo com a sonda lambda.

afinal, se o hallmeter consegue ler se a mistura está rica ou pobre, é possivel criar um circuito que comande um bypass de ar para efetuar eventuais correções por variação de temperatura, umidade, altitude e etc...

vlw a galera interessada!

pedromartins
02-05-15, 08:51
Isso tudo ja existe, chama-se injeção eletronica.

irai
02-05-15, 08:55
Isso tudo ja existe, chama-se injeção eletronica.

Sim, mas acredito que a ideia do projeto seja trazer a eficiência da I.E. para motos que não contam com esse recurso. Parece bem interessante.

Ricardo Cazati
02-05-15, 11:10
Isso tudo ja existe, chama-se injeção eletronica.

sim claro,
mas podemos pegar um carburador, que na minha opinião faz a moto andar bem mais que a I.E,
e adicionar os recursos da I.E, para se tornar inteligente também,
então teremos um sistema de alimentação muito melhor que a I.E e também eficiente quanto...

quando eu digo muito melhor é pro meu caso, que adoro tirar um pega independente do horário e lugar !

Vulcan
02-05-15, 11:13
as diferenças e semelhanças com I.E. estão no primeiro post...

a idéia é só permitir ajuste automático de mistura assim como o título do tópico.

Ricardo Cazati
02-05-15, 11:26
as diferenças e semelhanças com I.E. estão no primeiro post...

a idéia é só permitir ajuste automático de mistura assim como o título do tópico.

então Vulcan,
pega uma Twister, coloca um carburador da XLX350 ai coloco esse sistema seu nele,
mete uma vela iridio, com escape roncar e filtro de ar profissional...

será que vou conseguir dar pau na cg300 ?
kkkkkkkkkk

Vulcan
02-05-15, 11:31
então Vulcan,
pega uma Twister, coloca um carburador da XLX350 ai coloco esse sistema seu nele,
mete uma vela iridio, com escape roncar e filtro de ar profissional...

será que vou conseguir dar pau na cg300 ?
kkkkkkkkkk

vish... nem precisa desse sistema ai!

huehuehuehuehuehuehue

- - - Updated - - -

a proposito, ja ouvi falar muito bem dos kit 320cc com comando 296º pra tornado/twister. da uma pesquisada se for do interesse

Ricardo Cazati
02-05-15, 11:34
vish... nem precisa desse sistema ai!

huehuehuehuehuehuehue

- - - Updated - - -

a proposito, ja ouvi falar muito bem dos kit 320cc com comando 296º pra tornado/twister. da uma pesquisada se for do interesse

então cara, com esse sistema vai ficar melhor ainda,
só que eu quero mais ele por causa das viagens que pretendo fazer, vai ter altitude alta então o regulador vai ser muito bem vindo...

eu estou pensando em por aquele kit 293cc athena com comando samcams, só não sei qual é melhor, 296º ou 320º ?

Pablo Peres
04-05-15, 00:47
Rapaz, eu vi um vídeo de um camarada, acho que aqui do forum mesmo, Twister com comando da XRE, dando 160 brincando... Assusta aquela Twister!
Mas voltando ao tópico: estou ansioso para ver os testes amigo Vulcan! Fico a disposição para ajudar (se precisar)!
Um abraço a todos!

Ricardo Cazati
04-05-15, 09:32
Rapaz, eu vi um vídeo de um camarada, acho que aqui do forum mesmo, Twister com comando da XRE, dando 160 brincando... Assusta aquela Twister!
Mas voltando ao tópico: estou ansioso para ver os testes amigo Vulcan! Fico a disposição para ajudar (se precisar)!
Um abraço a todos!

hummm é de pensar...
vou pesquisar sobre esse comando !

- - - Updated - - -

se achar o video me manda !

Vulcan
04-05-15, 12:45
então cara, com esse sistema vai ficar melhor ainda,
só que eu quero mais ele por causa das viagens que pretendo fazer, vai ter altitude alta então o regulador vai ser muito bem vindo...

eu estou pensando em por aquele kit 293cc athena com comando samcams, só não sei qual é melhor, 296º ou 320º ?

como você pretende viajar com ela, o comando 293º ja seria bem esportivo. 320 é competição mesmo, falha em baixa e so rende no limite de giro do motor 10.000 RPM pra mais.

acho que juntando a ideia do pablo peres do cabeçote de XRE pode ficar interessante. detalhe é que velocimetros com erro de marcação engana muito e o comando da TW/tornado ou CG300/XRE é de duplo comando, errando a posição de um eixo ja afeta o rendimento e altera faixa de pico de torque e potência.

http://s18.postimg.org/5ryecm3jt/cabeca_explode_hg_20111214.jpg

- - - Updated - - -


Rapaz, eu vi um vídeo de um camarada, acho que aqui do forum mesmo, Twister com comando da XRE, dando 160 brincando... Assusta aquela Twister!
Mas voltando ao tópico: estou ansioso para ver os testes amigo Vulcan! Fico a disposição para ajudar (se precisar)!
Um abraço a todos!

então, inicialmente precisamos de informações sobre as sondas (ja postadas) e sobre o controlador de marcha lenta do início do topico.
com as informações destes dois itens podemos bolar o circuito do regulador.

Ricardo Cazati
05-05-15, 09:51
como você pretende viajar com ela, o comando 293º ja seria bem esportivo. 320 é competição mesmo, falha em baixa e so rende no limite de giro do motor 10.000 RPM pra mais.

acho que juntando a ideia do pablo peres do cabeçote de XRE pode ficar interessante. detalhe é que velocimetros com erro de marcação engana muito e o comando da TW/tornado ou CG300/XRE é de duplo comando, errando a posição de um eixo ja afeta o rendimento e altera faixa de pico de torque e potência.

http://s18.postimg.org/5ryecm3jt/cabeca_explode_hg_20111214.jpg

vou ver sim essa questão do comando da XRE,
uma pergunta, não é o mesmo comando da CG300 ? kkkkkkk

mas será que ficaria melhor que um WGK Bravo 296º ? ou Samcams 296º ?

Stone
05-05-15, 19:39
Olha só, na MINHA opinião acho que é muito mais viável pegar um kit IE de alguma moto e adaptar na moto desejada (apesar de eu preferir o carburador vela sua simplicidade)

Mas entendo o seu lado e até gostei da ideia.

Só uma coisa, acredito que você deveria fazer o controle do combustível ao invés do ar

http://www.cokerraceproducts.com/CRP-DJ1.jpg

Olha esse powerjet, talvez se conseguisse alguma válvula solenóide pra instalar no meio da mangueira pra fazer o controle do combustível

Vulcan
11-05-15, 13:48
Olha só, na MINHA opinião acho que é muito mais viável pegar um kit IE de alguma moto e adaptar na moto desejada (apesar de eu preferir o carburador vela sua simplicidade)

Mas entendo o seu lado e até gostei da ideia.

Só uma coisa, acredito que você deveria fazer o controle do combustível ao invés do ar

http://www.cokerraceproducts.com/CRP-DJ1.jpg

Olha esse powerjet, talvez se conseguisse alguma válvula solenóide pra instalar no meio da mangueira pra fazer o controle do combustível

também acho que funcione, só precisaria encontrar a peça que fizesse o controle gradual do fluxo. no caso do controle de ar, a válvula que encontrei é o regulador de marcha lenta.

a idéia do regulador automático é permitir a instalação/adaptação em qualquer moto carburada sem muita frescura.
resumidamente iria precisar de um furo no escape, um no coletor e outro na caixa de filtro de ar. depois é ligar no positivo da chave e pronto. moto preparada pra subir e descer montanhas.

- - - Updated - - -


vou ver sim essa questão do comando da XRE,
uma pergunta, não é o mesmo comando da CG300 ? kkkkkkk

mas será que ficaria melhor que um WGK Bravo 296º ? ou Samcams 296º ?

não deveria ser o mesmo comando por serem propostas diferentes, mas dona honda sabecomé...

a angulação e posição real das aberturas depende um bocado de cada fabricante... só pedindo mais detalhes pra saber.

Ricardo Cazati
11-05-15, 15:22
também acho que funcione, só precisaria encontrar a peça que fizesse o controle gradual do fluxo. no caso do controle de ar, a válvula que encontrei é o regulador de marcha lenta.

a idéia do regulador automático é permitir a instalação/adaptação em qualquer moto carburada sem muita frescura.
resumidamente iria precisar de um furo no escape, um no coletor e outro na caixa de filtro de ar. depois é ligar no positivo da chave e pronto. moto preparada pra subir e descer montanhas.

- - - Updated - - -



não deveria ser o mesmo comando por serem propostas diferentes, mas dona honda sabecomé...

a angulação e posição real das aberturas depende um bocado de cada fabricante... só pedindo mais detalhes pra saber.

eu vou aguardar seu tutorial detalhado do ajustador, porque vou por na minha moto,
aliás já vai ser um teste e tanto quando eu tiver a 4000m nas montanhas do chile... kkkkkkk

pois é né, DEVERIA ser diferente kkkkkkk,
minha intenção em trocar comando não é pra ter mais força na alta ou na baixa,
é apenas adequar o comando ao kit 293cc que irei instalar, claro que bem mais pra frente isso, agora são apenas duvidas,
ou seja, não alterar graduação e sim o fluxo de entrada e saida pra acompanhar o aumento de cc,
pois como ja sabe vou fazer muitas viagens longas, logo um comando fora de graduação padrão iria dar problemas nesses casos, não ?