PDA

Ver Versão Completa : Seguradoras dizem não a determinadas motos.



Lampada
26-04-15, 19:40
Venho através deste post relatar minha revolta com as seguradoras.
Sempre gostei de ter uma moto maior cilindrada na garagem para passeios e pequenas viagens. Há seis meses que estou sem uma e decidi comprar um moto, pois os preços das usadas despencarão e esta valendo muito apena comprar uma.
Andei em varias motos de vários estilos e acabei me apaixonando por uma, a Ninja 650. Achei uma 2012 com 16.000km por 18 mil e já estava decidido a fechar negocio. Quando decidi cotar o seguro da moto, a única seguradora que aceitou fazer o seguro foi a Sul americana, que me cobrou meros 5.735 reais A VISTA pelo seguro da moto, mais de 1/4 do valor da moto. Broxei total.
Como não gosto de corre riscos com minhas reservas e não estou disposto a perder minhas economias acabei optando por outra moto. Mudei radicalmente de estilo, acabei pegando uma Drag Star 2007. A moto em si não empolga muito, mas tem um estilão e atendente nos pequenos passei. O melhor foi o valor do seguro, que ficou por 1.600 reais, menos de 10% do valor da moto, o que eu acho justo.
Fico pensando até quando vamos ter que nos privar de fazer nossas vontades por causa da bandidagem?
Fica ai um relato e um desabafo para a galera do PN.

2weels
26-04-15, 21:31
Ocorre o mesmo com carros esportivos, mas acho que no caso das motos é pior.

Preço do seguro para min também é um quesito pesadíssimo na escolha de veículos. Você paga todo ano.

Overboost
26-04-15, 21:43
Enquanto tiver gente que compra peças batatinhas, vai ser assim mesmo...

Piccoli
26-04-15, 22:13
No caso de Ninja 650 não é nem a questão de mercado de peças roubadas. O que ocorre é que nesse tipo de moto até parafuso é importado, no caso de um tombo, um tanque amassado mais um guidão torto e um escape amarrotado provavelmente resultarão em perda total pelo alto valor das peças. As seguradores querem lucro, elas não assumirão riscos com motos importadas se não cobrarem um valor de prêmio que compense.
Eu não condeno os caras, se eu fosse empresário do ramo de seguros, eu cobraria até mais que esses quase 6 mil de seguro por uma Ninja 650. Esse tipo de moto é alto risco.
Antes até de olhar uma moto anunciada eu já pergunto para o meu corretor de seguros quanto é o prêmio, dependendo da resposta dele, eu nem olho a moto.

mdorigon
27-04-15, 08:32
É triste mais é a realidade. Na minha opinião a culpa é da propria marca. Como o Piccoli disse, é tudo um absurdo na hora de comprar. Não vale tudo o que pedem na concessionaria, mas gostam de debuiar o brasileiro. Nesse caso ainda não tem nem o problema de ser uma moto com indice de furtos e roubos consideraveis. Brasileiro acaba apelando sim, mesmo nas motos com peças mais em conta, pras bocas porque chega em uma concessionaria e passa um tremendo nervoso por ser mal atendido, pagar caro por coisas que sabemos que não valem o quanto pedem e ainda por cima tem que esperar dias por algumas peças. Não justifica nunca comprar peças de procedencias duvidosas, mas e ai, o cara quer fazer a coisa corretamente e não consegue... dificil.

Banduleiro
27-04-15, 09:01
No caso de Ninja 650 não é nem a questão de mercado de peças roubadas. O que ocorre é que nesse tipo de moto até parafuso é importado, no caso de um tombo, um tanque amassado mais um guidão torto e um escape amarrotado provavelmente resultarão em perda total pelo alto valor das peças. As seguradores querem lucro, elas não assumirão riscos com motos importadas se não cobrarem um valor de prêmio que compense.
Eu não condeno os caras, se eu fosse empresário do ramo de seguros, eu cobraria até mais que esses quase 6 mil de seguro por uma Ninja 650. Esse tipo de moto é alto risco.
Antes até de olhar uma moto anunciada eu já pergunto para o meu corretor de seguros quanto é o prêmio, dependendo da resposta dele, eu nem olho a moto.
Cara, concordo com você, é complicado mesmo do ponto de vista do empresário, tem que ter lucro, as montadoras que deveriam facilitar a vida dos consumidores com nacionalização de peças e barateamento, assim, o que pesaria mais no seguro seria a questão do furto e dos danos a terceiros.

Piccoli
27-04-15, 09:14
Não precisa nem ser importada, há alguns anos minha filha acionou o seguro para atender um camarada numa Twister. Eu vi a moto, tudo foi leve, um amassadinho no tanque, um guidão torto, escape ralado, paralama dianteiro com uma trinca, necessidade de alinhar as bengalas dianteiras, coisa que se pode fazer até em casa. Tudo coisa pouca, uma empresa especializada em pinturas de moto deixaria aquela TW zerada com uma mão nas costas e cobraria bem baratinho. Mas a seguradora trabalhava só com concessioária, já viu né, colocaram tudo novo, pelo orçamento, faltou muito pouco para darem perda total para a moto.
E na hora de revender uma moto sinistrada, é mau negócio para a seguradora, vai vender por uma merreca, ao contrário de carros que em geral as seguradoras pegam sempre um bom valor.
Por essas e outras que, por exemplo, mesmo eu sendo correntista do Bradesco, a seguradora deles recusou fazer seguro para a minha CB 300.

Overboost
27-04-15, 09:14
Olha. No caso das kawas, os preços estão até que "justos"... Tendo em vista o preço da mesma peça lá fora, em boa parte das vezes importar pode até sair mais caro que na concessionária...

cabra de brasilia
27-04-15, 09:53
Ladrão leva tudo......aqui em casa tem Hornet, Uno e CG......e no entanto os larápios levaram foi o Fiat 500 do vizinho.

Schao.gs
27-04-15, 10:28
Posso até estar falando bobagem, para alguns, mas hoje em dia ladrão rouba qualquer coisa, sem exceção.

Algum modelo pode ser mais roubado por que realmente "eles gostam mais", mas se der bobeira eles levam até bicicleta elétrica e com muito gosto.

Pra mim, ter uma moto e pagar seguro é inviável, então vou indo, tomando cuidado, evitando passar em lugares desertos e que eu não conheça... enfim, aquilo que todo mundo sabe!

Até o momento, todas cotações que tenho feito (de vários modelos de motos), o valor do seguro fica na casa dos 25 % da moto (por causa do meu perfil), então a cada 4 anos dá para comprar outra moto só com o valor do seguro!

faloowww

Vulcan
27-04-15, 10:29
Ladrão leva tudo......aqui em casa tem Hornet, Uno e CG......e no entanto os larápios levaram foi o Fiat 500 do vizinho.

acho que tem aquela de olhar torto pro maloka e ficar visado ou então roubo sob-encomenda. não tenho certeza mas acho que motos mechidas (visual fora do original) não são atraentes aos olhos alheios.

Overboost
27-04-15, 10:29
Isso levando em conta se não te roubarem nesse período...

2weels
27-04-15, 11:45
A questão do conserto é verdade. Tenho seguro de carro a tempos e conserto com peça paralela? Nem pensar, ali tinha uma peça original e exijo que seja trocada por outra original.

O seguro da Fazer 150 ficou até em conta perto das outras motos, 9% do valor da mesma, mas caríssimo comparado com meu carro, que pago de 3 a 5% o valor dele em seguro.

O caso que estava com dinheiro na mão para Teneré 250, ao ver o valor do seguro desisti na hora, passei a olhar a CityCom, achei que não iria aguentar o pau apesar do seguro barato, Fazer 250 também risquei da lista pelo mesmo motivo. Se subir o prêmio da Fazer na renovação, troco de moto sem pensar 2x.

Piccoli
27-04-15, 11:51
Roubo sempre foi loteria...
Único caso de roubo no meu prédio foi há muitos anos quando eu ainda nem morava no local. Vizinhos me contaram que tinha uma CB 400 e uma CG - era uma época em que CB 400 valia uma bela grana - pois entraram na garagem e levaram... a CG! :)

- - - Updated - - -

2weels,
até 10 por cento da FIPE da moto a meu ver está bom. Acima disso, eu troco de moto! :) Porque eu não tenho mais coragem de sair para as ruas sem seguro, seja no carro ou na moto.

Pablo Peres
27-04-15, 23:25
As seguradoras podiam inventar planos com coberturas separadas.
Tenho certeza que se o seguro da Ninja supracitada fosse apenas para roubo, já cairia bem o valor. Acho que o que pesou no preço são os valores cobrados pelas peças.
Infelizmente as seguradoras não trabalham assim. Hoje o seguro cobre tudo: roubo, colisão, dano a terceiros, e etc. Aí o preço fica isso mesmo.

Um abraço a todos irmãos!

prp.prp
27-04-15, 23:50
As seguradoras podiam inventar planos com coberturas separadas.
Tenho certeza que se o seguro da Ninja supracitada fosse apenas para roubo, já cairia bem o valor. Acho que o que pesou no preço são os valores cobrados pelas peças.
Infelizmente as seguradoras não trabalham assim. Hoje o seguro cobre tudo: roubo, colisão, dano a terceiros, e etc. Aí o preço fica isso mesmo.

Um abraço a todos irmãos!

Eu ia fazer essa pergunta, não existe seguro que cobre só roubo/furto não?

Seria ideal pra mim, não vejo porque ter seguro contra danos em motos.

irai
28-04-15, 07:02
Com o seguro custando até uns 10% do valor do bem, acho que da pra pensar, mas como no caso da Ninja, que passa dos 25%, é algo impraticável, acho que compensa mais então ir la na loja e comprar uma segunda moto igual a primeira só pra deixar de reserva, se considerar que tu ainda pode vender essa moto, é capaz de sair mais barato que pagar um seguro. É uma situação absurda, algo completamente impraticável o tal do seguro na maioria das motos.

Schao.gs
28-04-15, 08:43
Eu ia fazer essa pergunta, não existe seguro que cobre só roubo/furto não?

Seria ideal pra mim, não vejo porque ter seguro contra danos em motos.

Existe sim, inclusive é o que eu queria fazer...

O problema é que o seguro somente para roubo custa uns 90 % do seguro que cobre roubo, queda, acidente, etc, etc, etc... então não vale a pena!

Eu fui até uma amiga que é corretora e pedi para ela pesquisar qual seguradora era melhor e tirar tudo que fosse possível, deixar somente cobertura de roubo mesmo, e aí também tem um esquema que você aumenta a franquia e reduz o valor do seguro em si, com tudo isso consegui reduzir uns 20 % do valor do seguro, mas ainda achei inviável!

falooowww

2weels
28-04-15, 09:52
Lembrando que o segurado, se não usar o seguro, vai ganhando progressivamente um desconto na franquia.

Se quer economizar no seguro, basicamente é pegar veiculo 0km, que acabou de ser lançado e que não tem compatibilidade de peças com outros modelos.

Schao.gs
28-04-15, 10:43
Lembrando que o segurado, se não usar o seguro, vai ganhando progressivamente um desconto na franquia.

Se quer economizar no seguro, basicamente é pegar veiculo 0km, que acabou de ser lançado e que não tem compatibilidade de peças com outros modelos.

Não está invertido isso aí não?

A corretora que me atendeu disse que era exatamente o contrário, veículos novos no mercado e sem compatibilidade de peças, o seguro é mais caro que outros que estão a tempo no mercado.

faloowww

cabra de brasilia
28-04-15, 11:41
Muita das vezes cotar seguro novo é mais barato que a falácia de renovar por causa dos pseudo bônus. Essa lorota é só pra prender o bobão.

2weels
28-04-15, 15:07
Estranho... Em 2012 o seguro do Novo Palio era mais barato que do Palio Economy do mesmo ano, assim como do Hb20, que era bem barato mas vem subindo bastante porcausa do aumento do indice de roubos. Certo que para motos deve mudar um pouco, mas em 2012 por exemplo o ladrão vai fazer oque com as peças de um Novo Palio, que só servem no Novo Palio e os que estão rodando por ai são todos novos ou sejam, muito dificilmente precisarão de troca de peças.

Todo ano tenho desconto na renovação, mas nem sempre faço com a mesma companhia. Primeiro ano foi Itau depois passou para PortoSeguro, este ano renovei com a Azul. Os pontos valem em qualquer seguradora, fecho com a mais barata sempre.

Paguei R$ 912,00 de um carro de R$29.500,00 no primeiro ano, só para ter uma ideia o qão caro é o seguro de moto.

Schao.gs
28-04-15, 17:23
Estranho... Em 2012 o seguro do Novo Palio era mais barato que do Palio Economy do mesmo ano, assim como do Hb20, que era bem barato mas vem subindo bastante porcausa do aumento do indice de roubos. Certo que para motos deve mudar um pouco, mas em 2012 por exemplo o ladrão vai fazer oque com as peças de um Novo Palio, que só servem no Novo Palio e os que estão rodando por ai são todos novos ou sejam, muito dificilmente precisarão de troca de peças.

Todo ano tenho desconto na renovação, mas nem sempre faço com a mesma companhia. Primeiro ano foi Itau depois passou para PortoSeguro, este ano renovei com a Azul. Os pontos valem em qualquer seguradora, fecho com a mais barata sempre.

Paguei R$ 912,00 de um carro de R$29.500,00 no primeiro ano, só para ter uma ideia o qão caro é o seguro de moto.

Pois é...

Não sei então! hehe

Na realidade tudo deve influenciar, essas seguradoras devem ter uns algoritmos muito mirabolantes para calcular os valores dos seguros!

Que carro seria o seu? Ficou barato mesmo...

faloowww

Pablo Peres
29-04-15, 02:52
Eu ia fazer essa pergunta, não existe seguro que cobre só roubo/furto não?

Seria ideal pra mim, não vejo porque ter seguro contra danos em motos.
Boa noite amigo.
Aqui na minha cidade ninguém faz seguro apenas contra roubo.
Eles disseram que antigamente faziam, mas com o passar do tempo as seguradoras não praticaram mais esses planos.
Um abraço a todos!

2weels
29-04-15, 08:19
Pois é...

Não sei então! hehe

Na realidade tudo deve influenciar, essas seguradoras devem ter uns algoritmos muito mirabolantes para calcular os valores dos seguros!

Que carro seria o seu? Ficou barato mesmo...

faloowww

Então... dificil saber como é feito o calculo.

Meu carro é um Novo Palio EvoFire 2012/2013.

Vleww