PDA

Ver Versão Completa : O velho problema de escape esportivo



Rodgg
01-05-15, 14:00
Afim de comprar escape pra moto(coyote 2 way),procurei um despachante pra ver ser legalizava , o despachante ligou no detran, e teria que fazer uma vistoria no Inmetro e dps levar laudo para delegado. mas ante disso ao ligar na base de vistoria do inmetro, para saber preço e etc um surpresa desagradável, 350 reais uma vistoria, e fora o preço de um novo documento que teria que ser gerado ficaria mais de 600 reais sairia mais caro que um escape , o pessoal do inmetro ainda disse que e permitido apenas 10% + de ruido em relação ao escape original, com certeza seria reprovado, permitido legalizar mas como que faz com uma restricao dessa, e quase 100% de chance de ser reprovado. agora minha duvida e se andar com esse escape coyote 2 way no modo silencioso, não perturbando ninguém, terei perigo de ser multado, pois irei mudar apenas a estética?

Vulcan
01-05-15, 18:51
Provavelmente ficaria a depender da boa vontade dos guardas.

Alguns escapes ja vem com laudo pré aprovado para determinadas motos, procura um desses, mano. E so colocar e andar e apresentar manual do escape. Obtive essa informação com um fabricante.

Pablo Peres
02-05-15, 03:08
É verdade. Eu usei por um longo tempo na minha Bros um ProTork V3, e nunca tive problemas pois sempre andava com os documentos e laudos do escape, cedido pelo próprio fabricante.
Um abraço a todos!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk.

Ricardo Cazati
02-05-15, 11:20
cara na moral, pelo menos aqui na minha região não temos esses problemas,
você pode meter o escape que quiser na moto, desde que não faça muuuuito barulho não tem problema,
os guardas param, pede documentação e tals e manda embora, nem se quer pergunta do escape,

na minha CG eu tinha um fortuna boca redonda, eu tirei todo miolo dele e deixei só o cano,
mesmo assim eu passava em blitz numa boa, só não podia acelerar muito senão o barulho cobria o quarteirão kkkkkkkkk

enfim como eu disse,
pelo menos aqui na região não temos problemas com escapes

Vulcan
02-05-15, 11:22
tenho interesse em comprar um escape esportivo por ser mais leve e menor, e então modificar para ficar mais silencioso. será que rola?

Rodgg
02-05-15, 12:18
nao sei se tu ja teve ou ouviu falar, esse escape coyote 2 way e bom por esse motivo, voce pode colocar o ronco que desejar, no meu caso msm era pra fica mais silencioso, apenas para dar um visual mas bonito.

Ricardo Cazati
02-05-15, 12:41
nao sei se tu ja teve ou ouviu falar, esse escape coyote 2 way e bom por esse motivo, voce pode colocar o ronco que desejar, no meu caso msm era pra fica mais silencioso, apenas para dar um visual mas bonito.

coloca sem medo cara,
até se voce deixar no barulhento ainda nao vai causar problemas...

Pablo Peres
02-05-15, 13:45
E coyote eles disponibilizam os laudos para você ficar mais seguro


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk.

betocampana
02-05-15, 16:53
tenho interesse em comprar um escape esportivo por ser mais leve e menor, e então modificar para ficar mais silencioso. será que rola?
Só tomar cuidado pra não "silenciar" ele demais a ponto de atrapalhar o fluxo de saída. Qual você tá pensando em pegar?

Eu tou procurando um pra CG 150 carburada, mas tou focando mais no som do escape mesmo, com preço máximo de $300. Tou procurando um som mais grosso, nada exagerado de alto, e sem o estalado característico da CG. Fico vendo videos no youtube pra comparar o barulho entre eles haheah

No momento tou pensando neste, mas na versão pra CG 2007 (esse é 09 pra frente)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641950682-escapamento-aluminium-esportivo-cg-150-titan-fan-kses-0913-_JM

O som é esse:
https://www.youtube.com/watch?v=mvsdoaVFCSk

agnaldogg
02-05-15, 18:39
Aqui em Goiânia-GO eu desisti de escapamento esportivos. Tinha um roncar RS5 na minha twister e fui parado no mesmo dia em duas blitzes, uma liberou de boa na segunda queriam apreender a moto. Apresentei o laudo da Roncar e a autoridade de trânsito disse que o decibelímetro era o ouvido dele. Depois de muita conversa o que me salvou foi uma XJ6 com escape akrapovic que parou e foi liberada e saiu acelerando na avenida. Daí questionei por que a XJ6 pode e a twister não e tive a resposta da autoridade que ele tinha uma dessa e akrapovic era escapamento original dela tem base. Mesmo assim apreenderam meu documento e tive de fazer uma vistoria com o escapamento original para liberar o mesmo. Aqui os PMs, PRF e agente de trânsito pegam no pé esquisito. Só pode de 600 cc acima.

Rodgg
02-05-15, 20:45
pois e isto e uma grande enjustica que acontece em nosso pais,muitas motos potentes anda ate com escape diretos sem nem um abafador, as vezes passa despercebido pelos policiais. ja muitos que adquirem escape caros para motos de pequenas cilindradas e contem todos o requisitos que o original possui, sofrem com esse descaso. ou proibia tudo ate as empresas mesmo de se fabricar o escape, ou permitisse o uso para todos.

2weels
03-05-15, 00:40
Esse tema vai ser sempre polemico. Ainda mais nas motos novas, que o escape não tem só a função de abafar o barulho mas também adequar os gases de escape as normas atuais de emissão de poluentes. Em teoria, qualquer coisa que altere a emissao de ruidos ou a emissao de gases em relação a ficha técnica da moto esta em desacordo com a lei.

Marcc
03-05-15, 12:19
Aqui na minha terra andei 2 anos com um coyote off road na minha xtz 125 e nunca empombaram. Ja fui parado até pela PRE e eles nem falaram nada. Mas se aí ta tenso, melhor manter o original... ou se trocar, q seja por um bem silencioso! Boa sorte

Vulcan
03-05-15, 14:09
Aqui em Goiânia-GO eu desisti de escapamento esportivos. Tinha um roncar RS5 na minha twister e fui parado no mesmo dia em duas blitzes, uma liberou de boa na segunda queriam apreender a moto. Apresentei o laudo da Roncar e a autoridade de trânsito disse que o decibelímetro era o ouvido dele. Depois de muita conversa o que me salvou foi uma XJ6 com escape akrapovic que parou e foi liberada e saiu acelerando na avenida. Daí questionei por que a XJ6 pode e a twister não e tive a resposta da autoridade que ele tinha uma dessa e akrapovic era escapamento original dela tem base. Mesmo assim apreenderam meu documento e tive de fazer uma vistoria com o escapamento original para liberar o mesmo. Aqui os PMs, PRF e agente de trânsito pegam no pé esquisito. Só pode de 600 cc acima.

se você conseguir provas e encaminhar pra corregedoria federal você mete um puxão de orelha no guarda, bobear até alguns dias de cadeia.


Só tomar cuidado pra não "silenciar" ele demais a ponto de atrapalhar o fluxo de saída. Qual você tá pensando em pegar?

Eu tou procurando um pra CG 150 carburada, mas tou focando mais no som do escape mesmo, com preço máximo de $300. Tou procurando um som mais grosso, nada exagerado de alto, e sem o estalado característico da CG. Fico vendo videos no youtube pra comparar o barulho entre eles haheah

No momento tou pensando neste, mas na versão pra CG 2007 (esse é 09 pra frente)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641950682-escapamento-aluminium-esportivo-cg-150-titan-fan-kses-0913-_JM

O som é esse:
https://www.youtube.com/watch?v=mvsdoaVFCSk

então, penso em refazer o silencioso baseado em abafador de armas de fogo.
http://s14.postimg.org/62e4xk781/corre_o.png

Vulcan
03-05-15, 17:52
Esse tema vai ser sempre polemico. Ainda mais nas motos novas, que o escape não tem só a função de abafar o barulho mas também adequar os gases de escape as normas atuais de emissão de poluentes. Em teoria, qualquer coisa que altere a emissao de ruidos ou a emissao de gases em relação a ficha técnica da moto esta em desacordo com a lei.

é por isso que existem os laudos pré-aprovados pelos fabricantes, eles testam nos modelos antes de colocar a venda de modo que para determinado modelo o escape é 100% OK. coisa que alguns guardas não respeitam e a maioria não reconhece.

ainda mais no nosso momento comercial onde é difícil achar peças boas, ainda mais conseguir diferenciar legalizado de ilegal...

agnaldogg
03-05-15, 20:52
Já fui multado pela PRF e recorri contra a multa e foi indeferido. Fui até a PRF para pegar uma explicação e eles nunca me responderam.

se você conseguir provas e encaminhar pra corregedoria federal você mete um puxão de orelha no guarda, bobear até alguns dias de cadeia.



então, penso em refazer o silencioso baseado em abafador de armas de fogo.
http://s14.postimg.org/62e4xk781/corre_o.png

2weels
03-05-15, 21:15
é por isso que existem os laudos pré-aprovados pelos fabricantes, eles testam nos modelos antes de colocar a venda de modo que para determinado modelo o escape é 100% OK. coisa que alguns guardas não respeitam e a maioria não reconhece.

ainda mais no nosso momento comercial onde é difícil achar peças boas, ainda mais conseguir diferenciar legalizado de ilegal...

Ai que está, é apenas um laudo técnico, pode procurar e vai ver que não existe laudo técnico que tenha valor juridico, na verdade oque fabricantes de escape emitem é um Certificado de Responsabilidade Técnica, próprio fabricante diz isso. Pode, no maximo, convencer um agente de transito que tem bom senso, mas não dá para brigar num processo judicial.

No meu caso, com a Fazer 150, o limite de emissão de ruido é 80.2db com a moto parada e o motor a 3750 rpm. Passou disso já está fora da lei, pois configurou alteração de caracteristicas originais.

Vulcan
03-05-15, 22:33
Já fui multado pela PRF e recorri contra a multa e foi indeferido. Fui até a PRF para pegar uma explicação e eles nunca me responderam.

não é recorrer da multa, é denunciar má conduta. acho que tem mais chances de conseguir ajuda desta forma.


Ai que está, é apenas um laudo técnico, pode procurar e vai ver que não existe laudo técnico que tenha valor juridico, na verdade oque fabricantes de escape emitem é um Certificado de Responsabilidade Técnica, próprio fabricante diz isso. Pode, no maximo, convencer um agente de transito que tem bom senso, mas não dá para brigar num processo judicial.

No meu caso, com a Fazer 150, o limite de emissão de ruido é 80.2db com a moto parada e o motor a 3750 rpm. Passou disso já está fora da lei, pois configurou alteração de caracteristicas originais.

até ai indica que se o outro escape for mais silencioso ou igual está dentro da lei? não é baseado nisso o laudo técnico?

2weels
04-05-15, 00:04
até ai indica que se o outro escape for mais silencioso ou igual está dentro da lei? não é baseado nisso o laudo técnico?
É sim, mas quase todos os escapes não originais aumentam o barulho não? É um assunto complicado esse, melhor deixar quieto.

Vulcan
04-05-15, 12:50
É sim, mas quase todos os escapes não originais aumentam o barulho não? É um assunto complicado esse, melhor deixar quieto.

é como disseste, "quase todos".
mas o objetivo do tópico é conseguir LEGALIDADE com os novos escapes, não é legalizar a barulheira mas sim obter outro som; menor restrição; menos peso; até mais silencioso ta valendo.

o empecilho é como não incomodar os olhos da lei, ja que os puliça adoram meter a mão no bolso de quem não vão com a cara.

Ricardo Cazati
05-05-15, 09:49
ainda bem que na minha região não tenho problemas com escapes, desde que sejam de fabrica sem modificações,
pode ser roncar, pode ser disarz, pode ser fortuna... qualquer um que seja sem modificação de fabrica é permitido,
eles só embaçam com aqueles que exageram demais e pegam essas escapes e deixam ainda mais barulhentos, caso contrario ta de boa,
bom pra mim porque moto na minha opinião tem que ter um barulhinho grosso extra kkkkkk