PDA

Ver Versão Completa : [duvida] tempo de troca lona



Sharkalicious
11-05-15, 18:10
Galera,
to com uma duvida, alguem sabe me informar o tempo +/- pra tocar de lona de freio traseiro,
pois a pastilha do freio a disco eu troquei na revisao de 5.000, a motoca ta com 8.000 agora.

Ricardo Cazati
12-05-15, 09:02
cara, eu não vou por tempo ou por quilometragem que rodo pra trocar pastilhas e lona de freio,
eu simplesmente vejo quando há a necessidade, quando o freio já não está tão bom e não tem mais regulagem (lona),
você já apertou aquela porca do freio pra deixa-lo mais firme ?
mas em questão de tempo, eu troco a cada 3 meses em média, só que varia muito do uso que faço nesse tempo,
por isso eu recomendo você não marcar tempo ou quilometragem, e sim pegar a manha pra ver quando já está na hora de trocar,
se não tem mais regulagem e você tem que apertar o pé lá no fundo pra freiar, TROCA a lona, senão aguenta mais um pouco...

Vulcan
12-05-15, 11:19
cara, eu não vou por tempo ou por quilometragem que rodo pra trocar pastilhas e lona de freio,
eu simplesmente vejo quando há a necessidade, quando o freio já não está tão bom e não tem mais regulagem (lona),
você já apertou aquela porca do freio pra deixa-lo mais firme ?
mas em questão de tempo, eu troco a cada 3 meses em média, só que varia muito do uso que faço nesse tempo,
por isso eu recomendo você não marcar tempo ou quilometragem, e sim pegar a manha pra ver quando já está na hora de trocar,
se não tem mais regulagem e você tem que apertar o pé lá no fundo pra freiar, TROCA a lona, senão aguenta mais um pouco...
------
caras, as vezes eu me sinto brutal com a motoneta, as vezes me sinto super carinhoso. andei mais de 10mil KM com as pastilhas velhas antes de trocar e as novas ainda estão em bom estado... os pneus mesmo mesmo depois de uns 6000KM e as vezes fazendo drift nas curvas quando chove (sem querer) ainda tem mais uns 8000 KM o traseiro e o dianteiro "está novo"...

mas voltando as lonas, ao menos nas hondas tem um par de "setas" que indica a hora de trocar, independente de KM ou tempo de vida.

se a lona não freia direito, troque por uma de boa especificação. se continuar ruim, aí freio de batuque não se encaixa no seu gosto e só trocando pra disco mesmo.

Gabriel-SC
14-05-15, 18:07
tive essa dúvida a tempos atras tbm. troquei quando pisei no freio traseiro e nada aconteceu. simplesmente assim..
o da frente ainda tinha um tiquinho, mas pedi pra trocar tbm, se não teria que levar a moto de novo na mecânica.
mas freio é bom estar sempre atento. é foda quando a moto não para na hora que vc quer.

irai
17-05-15, 08:20
Cara, é praticamente impossível definir um tempo ou kilometragem para trocar as pastilhas/lonas de freio, isso depende inteiramente do teu estilo de pilotagem. No meu caso, vendi a GSR 150 com quase 50.000Km, troquei as pastilhas dianteiras com uns 35.000K, e não precisei trocar as lonas traseiras. Como meu uso é quase só estrada, só freio lá de vez em quando, então o freio não gasta, a Next, com uns 20.000Km na minha mão, também ainda não exigiu troca de pastilhas.

Defeacer
12-06-15, 20:16
Minha Crypton tá caminhando pros 40 mil kms com a lona dianteira original O.O

Já a traseira, é de 2 em 2 meses praticamente.

O que eu acho estranho, é que eu uso igualmente as duas, só uso a traseira pra começar uma curva e olhe lá, é sempre os dois juntos. Mesmo que a galera vai duvidar, mas é a verdade :shock:

Darci
12-06-15, 20:27
Traseira durou 23mil ( troquei essa semana ), a dianteira não vai passar muito disso, o motivo do desgaste maior da lona traseira é porque quando ando muito com garupa, e para conforto da patroa eu freio somente o traseiro, já o dianteiro é pra emergência ou quando estou sozinho.