PDA

Ver Versão Completa : Sobre o kit 190 cc pra Titan 150 (Athena, Vedamotors)



betocampana
22-05-15, 02:02
Dando uma olhada por cima no mercado livre, encontrei vários kits prontos para aumentar a cilindrada da CG 150 para 190 cc. Alguma pessoa do fórum já usou esses kits? (no caso, encontrei o Athena Vedamotors).

Suponho que a potência não vá aumentar muito (estimo uns 18cv), torque idem, e (pelas perguntas das pessoas no mercado livre) a taxa de compressão não é radicalmente alterada. Pelas respostas de lá também, não é preciso alterar nada nas válvulas para não bater no pistão (uma preocupação que vi nos posts de preparação por aqui). Sendo verdade isso tudo, pode-se garantir que não irá forçar muito o restante do motor, certo?

Minhas dúvidas iniciais para quem talvez já tenha usado o kit são:
1. O kit causaria grandes danos à "parte de baixo" do motor, em utilização leve? (cerca de 150km por semana, na cidade).
2. O kit é realmente "comprar e usar"? Eu levaria no mecânico, ele removeria meu cilindro e pistão originais, colocaria esse, e eu sairia rodando?
3. A camisa do cilindro fica realmente muito fina, utilizando o kit?
4. a troca do comando é obrigatória? Ou pode-se simplesmente melhorar a alimentação ajustando a carburação, escape e manter o comando original? (talvez polir o cabeçote)

O kit seria este básico, sem alteração de comando: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-654781604-kit-cg-150-titan-para-190cc-athenas-vedamotors-completo-_JM
Quero comprar uma RD 135 só pra me divertir no motor, mas enquanto não dá, vou fazendo com a CG mesmo :D penso que se esse kit durar um ano (52 semanas x 150km = 7800 km totais) já vai ter valido a diversão. Mas se explodir em 3 meses, nem vale a pena.

Vulcan
23-05-15, 18:22
Mano, são muitas variáveis. O kit é chamado de kit por ser simples de trocar, sem grandes complicações, mas é uma boa ideia saber as medidas finais e a espectativa de resultado. Pois alterando os materiais e as medidas do motor você altera os limites de trabalho e desempenho.

A durabilidade do kit depende tanto do material dele quanto do uso.

Certamente vai ter que regular carburador, qualquer outra peça mechida (pra melhor) é ponto adicional na performance e economia de combustível.

betocampana
23-05-15, 19:53
Carburação é até divertido acertar, e vc tá certo, é essencial mesmo, por estar aumentando algo entre 22% a 26% da cilindrada do motor (minha matemática tá péssima, sorry). 40cc é bastante coisa pra quem só tem 150 haheah
A troca do comando garantiria uma maior potência, mas não influência tanto no torque né? Queria manter o cabeçote original mesmo, apenas polindo ele pra melhorar o fluxo de ar/comb. Talvez trocar vela, por ser um componente essencial na performance, e ser barato.

Tou procurando quem use esse kit pra ter uma idéia da durabilidade. Aparentemente ele é famoso, mas vai que dura só três meses, aí não vale a pena pra usar nas ruas (não que seja ruim, é uma média aceitável pra um kit que seja realmente de competição). Se a camisa do cilindro ficar uma casca de ovo, aí fica ruim pra mim. Só quero me divertir com a mecânica de alguma moto mesmo, e como tenho a CG, então tem que ser ela :D

Vulcan
23-05-15, 20:41
Mecher no comando muda a curva de torque e pico de potencia.

Mecher no fluxo do cabeçote e levante de valvulas, esse sim pode aumentar um pouco o torque.

Claro que filtro e escape tem que acompanhar o aumento do fluxo.

Gustavo Henrique Rhodes
04-06-15, 07:42
bom dia beto. Tinha essa mesma dúvida antes de adquirir o kit 190cc para minha bros 150 2011. Já faz uns 3 meses que uso nela e ainda não observei desgaste no motor, apenas o nível do óleo que baixa um poko, mas trocando de 1000 em 1000 acredito não dar problema. Junto com o kit coloquei um comando 310º super alta, que deixou ela um veneno em arrancada e torque. Também colequei cabo ibooster e vela wgk iridium, que melhorou muito a queima, filtro de ar inflow alta performance(compativel tambem com cg) e um chip de potencia, que aliás não fez muita diferença. A moto tava com muita arrancada e torque, igual uma crf, troquei a coroa dela, que original é 50 dentes, e coloquei uma da lander, de 45 dentes. Deu uma melhor resposta nas trocas de marcha e esta semana coloquei um pino cursado 2mm, mas de final ela tá devendo e muito, não dá mais que 130km/h. Acho que vou ter que colocar liga leve e relação da bis rsrsrs. Com tudo ela ficou com 205cc. Mas o kit ainda não deu sinal de que pode dar problema. Fazendo uma revisão periódica acredito ter uma boa durabilidade.

Vulcan
04-06-15, 23:19
bom dia beto. Tinha essa mesma dúvida antes de adquirir o kit 190cc para minha bros 150 2011. Já faz uns 3 meses que uso nela e ainda não observei desgaste no motor, apenas o nível do óleo que baixa um poko, mas trocando de 1000 em 1000 acredito não dar problema. Junto com o kit coloquei um comando 310º super alta, que deixou ela um veneno em arrancada e torque. Também colequei cabo ibooster e vela wgk iridium, que melhorou muito a queima, filtro de ar inflow alta performance(compativel tambem com cg) e um chip de potencia, que aliás não fez muita diferença. A moto tava com muita arrancada e torque, igual uma crf, troquei a coroa dela, que original é 50 dentes, e coloquei uma da lander, de 45 dentes. Deu uma melhor resposta nas trocas de marcha e esta semana coloquei um pino cursado 2mm, mas de final ela tá devendo e muito, não dá mais que 130km/h. Acho que vou ter que colocar liga leve e relação da bis rsrsrs. Com tudo ela ficou com 205cc. Mas o kit ainda não deu sinal de que pode dar problema. Fazendo uma revisão periódica acredito ter uma boa durabilidade.

cuide bem de sua motocicleta...
http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600-classifica%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%B3leo-e-suas-diferen%C3%A7as

betocampana
05-06-15, 21:04
Nossa, vc foi muito mais além do que tou pensando ir :D tou pensando em alterar só cilindrada e ajudar a carburação/cabeçote pra isso (o escape já é um Roncar Aluminium, que comprei mais pelo som que pelo desempenho) e tenho um Fortuna similar ao da Today 94, pra testar.

Se com tudo isso o motor tá ok, acho que o kit vai bem então! Vi algumas pessoas dizendo que o motor começou a fumacear muito, mas o vendedor diz que troca o kit caso isso aconteça.

Gustavo Henrique Rhodes
06-06-15, 15:09
Pois é. Axo que vai muito mais do cuidado com sua moto do que sorte. A preparação em si reduz a vida útil do motor, mas tudo vai de acordo com uma manutenção preventiva e sem esgoelar muito a moto. Vai ficar bom sim beto, pelo menos por experiencia propria ficou muito bacana

vilaar
23-01-16, 13:27
eae amigo vc dava 130 com garupa ou so e deitado ?

clerivanrv
04-02-16, 20:22
Comprei kit 190 ja andei 500 km abri o motor para tira um vazamento de oleo os riscos da camisa nem saiu ainda sabe nao amaciou ainda olha que e pau todo dia .a marca e retpins o kit a camisa nao sei a marca pq o bloco pode ser ate shyneray o que importa e a camisa de qualidade .

betocampana
05-02-16, 23:45
Agora que já usei o kit, vou responder minhas próprias perguntas hahah

O kit não causa grandes danos à parte de baixo do motor, ele parece dimensionado para suportar um aumento deste porte.
É facil de instalar, eu instalei o meu em casa mesmo.
A parede do cilindro e o próprio cilindro são bem resistentes, mas não são originais. Então é previsto um desgaste maior que o original, mas nada absurdo.

Agora o crucial. Trocar o comando não é obrigatório, mas acredito que o ganho seja muito bom. Eu instalei o kit de aumento de cilindrada sem alterar o carburador (obviamente regulando, retirei filtro pra aumentar ao máximo a mistura admitida) e a moto ficou mais forte, mas em velocidade final o ganho não foi expressivo.
Ao trocar o carburador por um da Strada 200, a moto ficou mais forte e ganhou velocidade final. Um comando 285 ou 296 seria a cereja do bolo (:

Gautstafr
20-02-16, 02:13
Pois é, instalei na minha também e na verdade não aumentou em nada a velocidade final, apenas o torque, não sei se é comando, regulagem do carburador ou o que, mas parece que minha moto não esta desenvolvendo o que deveria, em quinta acelerando de tudo não passa de 130 nem fodendo (no plano), esta com carburador da Strada? Que comando tu tem? QUe esguicho de alta esta usando? Com filtro ou sem?

Kioggi..190..
25-09-16, 14:13
Olha, eu coloquei um kit 190 a 4 dias, rodei 500 km a 85km/h max, rotação de 6,500rpm, depois dos 500 km, acelerei forte com garupa e ela foi proximo a 130km/h de peito, e eu folguei a mão.
montagem: apenas comprei o kit, athena+vedamotors, mandei o meu mecanico montar pra mim, não precisou fazer mais nada no motor, so montar e pronto, eu queria ter refeito o cabeçote, mas deixei original, carburador original da sport, torque esta legal, esta uma delicia a moto, hoje esta com 600 km e estou rodando na manha novamente, so vou acelerar fornte quando completar os mil km novamente! obs(so troquei o kit) e acho que ela so aumenta uns 17cv torque aumenta tambem, a minha tem 1,51kgmf agora acho que esta com 1,68kgmf com relação original. depois dos 1.000km passo mais relatos!

- - - Updated - - -


Pois é, instalei na minha também e na verdade não aumentou em nada a velocidade final, apenas o torque, não sei se é comando, regulagem do carburador ou o que, mas parece que minha moto não esta desenvolvendo o que deveria, em quinta acelerando de tudo não passa de 130 nem fodendo (no plano), esta com carburador da Strada? Que comando tu tem? QUe esguicho de alta esta usando? Com filtro ou sem?


Rapaz, o que influencia mais na velocidade final é a relação, aumentar pistão so aumenta força e torque, a não ser que aumente tambem o curso da biela, ai ajuda um pouco no final tambem!

betocampana
03-10-16, 01:27
Caraca, tu rodou mais de 100km por dia hahah mas de fato, com um carburador legal ela vai acima de 120 km/h sem muito esforço, fica até melhor de pilotar.

lucas jung
25-10-16, 20:11
Precisou abrir o bloco?

baianomtx
03-11-16, 00:12
Realmente o kit é muito bom pena q dura pouco

jorgetfs
06-11-16, 21:55
em relação ao comando ajudar, é uma questão de pensar um pouco, quando se aumenta o pistão a "cc" aumenta e o motor fica com a relação primaria curta, ai temos aquele motor com um torque abusrdo mas pouco final, então ele roda um comando de alta (290 - 310 graus pra cima) tranquilo e o motor "rende" mais, então o comando sempre ajuda nesse tipo de kit onde não se altera a relação primaria da moto, também é valido mudar a relação final se prefere ter mais velo. final

betocampana
06-11-16, 23:53
O comando melhora a alimentação do motor, o que supostamente ajuda bem no desempenho. No meu caso não cheguei a trocar o comando e ela chega rápido no limite de giro. Mas certamente com comando, CDI alterado e relação alongada ela passa dos 150km/h em reta.

A minha ia até o corte de giro do motor bem rápido, em cerca de 800 metros na reta.


https://youtu.be/pUKK8lkdizg

joao vito
25-04-17, 17:10
boa tarde pessoal, sou novo no gurpo e estou tendo um probleminha, tenho uma fan 125 2012, coloquei o kit 190 mais o comando 296°, poren n to conseguindo fazer ela sair da lenta hehe... ela pega fica na lenta e na hr q eu acelero ela morre. Acredito q seja por causa do carburador q e o da 125 original, vi q o da 150 funciona mas n vi ngm falndo sobre o da 125.
Entao antes de meter a cara comprar um gostaria de uma opniao.

NetoDias
01-05-17, 20:54
enho uma titan 150 2008 com kit 190, carburador de strada, dultos do cabeçote aberto, e estava pensando em trocar o comando que está original, por um da 150 sport, nao vou colocar um maior pq uso a moto muito na cidade, e dizem que fica falhando na baixa
com o da sport que um pouco maior que o original da minha moto, eu consigo melhor o que na minha moto????
valeuu

lucas jung
31-05-17, 00:34
quantos km durou esse kit? quero colocar na minha moto

jadsondadinho
15-09-17, 09:51
Amigo sou um leigo em mecânica de motos e minha bros 150 2011 esta com problema no motor, terei q trocar o bloco ( acho q é isso) queria colocar ja esse kit 190 sera q firia legal na minha moto sem os outros componentes q vc pos na sua ??? A minha ja da 130km/h imagino q fique voando baixo...... Grato das ja atenção

Vulcan
16-09-17, 00:16
Amigo sou um leigo em mecânica de motos e minha bros 150 2011 esta com problema no motor, terei q trocar o bloco ( acho q é isso) queria colocar ja esse kit 190 sera q firia legal na minha moto sem os outros componentes q vc pos na sua ??? A minha ja da 130km/h imagino q fique voando baixo...... Grato das ja atenção

só o aumento de cilindrada vai te dar mais força em baixo RPM e pode causar redução de velocidade final. pouco se altera no consumo.

se você gosta de andar em baixa velocidade, ta tranquilo! só use peças boas e não terá dor de cabeça.

lucas jung
19-09-17, 17:19
então cara , dá pra por mas não espere milagre , é capaz de sua moto ficar com a mesma final , mas vai chegar nela mais rápido e conseguirá manter ela facilmente sem precisar abaixar, bom seria vc dar uma preparada no coletor do carburador , para que a entrada de ar fique exatamente do mesmo tamanho do furo do cabeçote e colocar um escapamento esportivo . Use também filtro esportivo preferencia grande , para que o motor não preso em alta !

jadsondadinho
19-09-17, 23:10
Ah pensava q a velocidade final mudaria, eu tenho um escape V3 .... Ajuda ne ??
qual melhor kit de aumento ???

josericadop
06-12-17, 00:20
poxa, ninguém colocou o "prazo de validade".
e aew galera que tá com o kit, quanto tempo durou ou tá durando o kit?
quero por na minha titan 150 2006 também.
estou com tantas dúvidas ainda, rsrs
Abraço.

shenay9
06-12-17, 09:24
poxa, ninguém colocou o "prazo de validade".
e aew galera que tá com o kit, quanto tempo durou ou tá durando o kit?
quero por na minha titan 150 2006 também.
estou com tantas dúvidas ainda, rsrs
Abraço.

Entao Jose, é uma questão muito variável, pode durar 1 dia, ou 1 ano.
1km ou 30.000km
É relativo
Experimenta montar e deixar a mistura excessivamente pobre, em menos de 100km voce fura o pistao ou empena valvula
Anda sem o filtro, risca a camisa toda, começa fumar, vazar compressão, entorta valvula
Anda 2.000 sem trocar oleo, adeus motor.

É tudo muito relativo, depende da montagem e do uso.
Você pode tomar o máximo de precaução, trocando o oleo a cada mil, trocando o oleo por um Semi-Sintetico 15w50 (uso o mobil 15w50 Semi-Sintetico), fazendo uma aferição em dinamômetro com sonda lambda pra saber e regular a mistura, deixando pouca coisa rica, fazendo o amaciamento de forma correta, não ficar tirando de giro, não deixar o motor superaquecer (alto giro baixa velocidade).

Resumindo, tem N coisas que fazem o motor durar, o que vai mandar é a qualidade do Kit, a Montagem, e o Uso.

josericadop
06-12-17, 15:36
Entao Jose, é uma questão muito variável, pode durar 1 dia, ou 1 ano.
1km ou 30.000km
É relativo
Experimenta montar e deixar a mistura excessivamente pobre, em menos de 100km voce fura o pistao ou empena valvula
Anda sem o filtro, risca a camisa toda, começa fumar, vazar compressão, entorta valvula
Anda 2.000 sem trocar oleo, adeus motor.

É tudo muito relativo, depende da montagem e do uso.
Você pode tomar o máximo de precaução, trocando o oleo a cada mil, trocando o oleo por um Semi-Sintetico 15w50 (uso o mobil 15w50 Semi-Sintetico), fazendo uma aferição em dinamômetro com sonda lambda pra saber e regular a mistura, deixando pouca coisa rica, fazendo o amaciamento de forma correta, não ficar tirando de giro, não deixar o motor superaquecer (alto giro baixa velocidade).

Resumindo, tem N coisas que fazem o motor durar, o que vai mandar é a qualidade do Kit, a Montagem, e o Uso.Então shenay, o eu quero por o kit. Não para um top Speed ou dar um baita final ou pra brincar de 0-100.
Quero por uma questão de segurança na estrada, principalmente em ultrapassagem. Pois ando sempre garupado então seria interessante um pouco mais de torque e quem sabe um pouquinho de final, nada assombroso, mas algo que ajuda na segurança, entende? Não tô muito a fim de subir pra 250cc pq aumentaria significativamente o custo e não estou preparado para aumentar minhas despesas ainda.
Mas não sinto muita segurança em pegar a estrada com ela original.
Sempre cuidei muito bem da minha moto e especial o motor. Nunca segui a recomendação do manual de trocar com 4k sempre troquei com 1k é uma a cada 3 com semi sintético. Manutenção sempre em dia. Não sou de exigir muito do motor. Pelo menos nos últimos anos ando igual tiozinho, mais de olho na economia de combustível que na velocidade que vou chegar rsrs.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

josericadop
06-12-17, 15:39
Obs. Lembrando que a minha é uma Titan 2006 carburada.
Acredito que faça diferença o fato de ser carburada.
Mas enfim não sei se a solução pro que busco seria realmente o kit 190cc ou se teria outra saída que não me dê multa rs

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

shenay9
14-12-17, 10:23
Obs. Lembrando que a minha é uma Titan 2006 carburada.
Acredito que faça diferença o fato de ser carburada.
Mas enfim não sei se a solução pro que busco seria realmente o kit 190cc ou se teria outra saída que não me dê multa rs

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

MANU DU CEU !!!!!...

Não se pode misturar óleo mineral com semi-sintetico ou com sintetico

Seu motor deve estar cheio de borra, pare de fazer isso imediatamente.

Quando se deseja trocar o oleo tem que fazer o seguinte

Se usa um e quer passar para outro

Deve esgotar o oleo velho, colocar o novo, rodar 50~150km com o oleo novo
E ja fazer a troca de óleo pra tirar a "mistura do velho com novo", pra assim nao criar borra.

Uso o Semi-Sintetico 15w50 da Mobil, óleo bom, troquei uma vez com 2 mil, pela cor e espessura do oleo acho que aguentava mais 1k.
Pode trocar com 1.500km de boa se for usar semi sintetico.

Quanto ao ganho de potencia que voce esta querendo em estrada, eu fiz em minha 160 o seguinte, coloquei Kit 4mm dei uma "otimizada" no cabeçote e coloquei um capacitor 25v 5.7uf no bico injetor (estou estudando outras maneiras de aumentar a mistura sem ter que usar Fuel Controler pois o motor esta esquentando muito) Então com Kit e relação original ela ficou muito torcuda e no final tinha que esguelar para chegar a 130~140 ai eu aumentei um dente no pinhão. FICOU SHOW !!!! Gastei 300RS do Kit

Parece uma 250, pego subida em br engarupado com bau a 100 de peito aberto de quinta marchar sem acelerar tudo.

Se quer saber questão de preço veja bem.
Comprei lixas pra "otimizar" o cabeçote algo em torno de 15Reais (pode ver os videos do Tonella são muito explicativos e da pra entender todo o conceito)
Comprei o Kit 4mm (gastei R$300,00) (ja veio com junta e tudo, estilo tirou e pos)
Mão de Obra foi minha mesmo gastei nada, Não sou mecanico e nunca fiz curso, aprendi tudo pela internet, primeiro motor que abri foi o meu.
Capacitor 5.7uf 25V gastei nem 2 reais
1 Litro de óleo mobil 15w50 S.S. 25 reais.
Total : R$ 342,00
Só a satisfação de fazer um trampo desse pela primeira vez e ver o motor funcionar no primeiro toque da ignição, Sem palavras, já pagou tudo

Pega um final de Semana prolongado pra mexer, gastei 2 dias (perdi muito tempo com ferramenta que nao tinha e tive que ir comprar.

Segue alguns canais no Youtube que explicam tudo

Dudu Giro Forte (Tem um video de quase 1 hora mostrando e explicando a instalação do kit 190 na 150.
Marcelo Tonella (Tem uma serie de 10 videos de 10 minutos explicando como otimizar o cabeçote)
Leo0990 (tem varios vídeos tambem, de cabeçote)

Se voce mesmo for fazer procure tirar todas as dúvidas antes de abrir o motor, sobre colocar no ponto, colocar anel no pistão, instalação do tensor da corrente comando. Qualquer coisa que tenha o minimo de dúvida procure, antes de abrir o motor pra ja ter uma ideia, depois de aberto fica tudo mais "amigável"

josericadop
14-12-17, 10:51
MANU DU CEU !!!!!...

Não se pode misturar óleo mineral com semi-sintetico ou com sintetico

Seu motor deve estar cheio de borra, pare de fazer isso imediatamente.

Quando se deseja trocar o oleo tem que fazer o seguinte

Se usa um e quer passar para outro

Deve esgotar o oleo velho, colocar o novo, rodar 50~150km com o oleo novo
E ja fazer a troca de óleo pra tirar a "mistura do velho com novo", pra assim nao criar borra.

Uso o Semi-Sintetico 15w50 da Mobil, óleo bom, troquei uma vez com 2 mil, pela cor e espessura do oleo acho que aguentava mais 1k.
Pode trocar com 1.500km de boa se for usar semi sintetico.

Quanto ao ganho de potencia que voce esta querendo em estrada, eu fiz em minha 160 o seguinte, coloquei Kit 4mm dei uma "otimizada" no cabeçote e coloquei um capacitor 25v 5.7uf no bico injetor (estou estudando outras maneiras de aumentar a mistura sem ter que usar Fuel Controler pois o motor esta esquentando muito) Então com Kit e relação original ela ficou muito torcuda e no final tinha que esguelar para chegar a 130~140 ai eu aumentei um dente no pinhão. FICOU SHOW !!!! Gastei 300RS do Kit

Parece uma 250, pego subida em br engarupado com bau a 100 de peito aberto de quinta marchar sem acelerar tudo.

Se quer saber questão de preço veja bem.
Comprei lixas pra "otimizar" o cabeçote algo em torno de 15Reais (pode ver os videos do Tonella são muito explicativos e da pra entender todo o conceito)
Comprei o Kit 4mm (gastei R$300,00) (ja veio com junta e tudo, estilo tirou e pos)
Mão de Obra foi minha mesmo gastei nada, Não sou mecanico e nunca fiz curso, aprendi tudo pela internet, primeiro motor que abri foi o meu.
Capacitor 5.7uf 25V gastei nem 2 reais
1 Litro de óleo mobil 15w50 S.S. 25 reais.
Total : R$ 342,00
Só a satisfação de fazer um trampo desse pela primeira vez e ver o motor funcionar no primeiro toque da ignição, Sem palavras, já pagou tudo

Pega um final de Semana prolongado pra mexer, gastei 2 dias (perdi muito tempo com ferramenta que nao tinha e tive que ir comprar.

Segue alguns canais no Youtube que explicam tudo

Dudu Giro Forte (Tem um video de quase 1 hora mostrando e explicando a instalação do kit 190 na 150.
Marcelo Tonella (Tem uma serie de 10 videos de 10 minutos explicando como otimizar o cabeçote)
Leo0990 (tem varios vídeos tambem, de cabeçote)

Se voce mesmo for fazer procure tirar todas as dúvidas antes de abrir o motor, sobre colocar no ponto, colocar anel no pistão, instalação do tensor da corrente comando. Qualquer coisa que tenha o minimo de dúvida procure, antes de abrir o motor pra ja ter uma ideia, depois de aberto fica tudo mais "amigável"Então sheray9. Estou pensando no kit 4mm também, ouvi que não zoa muito o motor, ou seja diminui a vida útil, mas nada muito dramático, caso cuide direitinho. Mas o kit que eu vi era com comando preparado, como disse anteriormente, quero apenas um pouco mais de torque, para ajudar nas ultrapassagens. Acho que o kit 4mm + comando já de uma ajuda. Obrigado pelas dicas de canais. Irei dar uma olhada em todos eles para ver como eles funcionam. Muitíssimo obrigado.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Stone
15-12-17, 18:06
MANU DU CEU !!!!!...

Não se pode misturar óleo mineral com semi-sintetico ou com sintetico

Seu motor deve estar cheio de borra, pare de fazer isso imediatamente.

Quando se deseja trocar o oleo tem que fazer o seguinte

Se usa um e quer passar para outro

Deve esgotar o oleo velho, colocar o novo, rodar 50~150km com o oleo novo
E ja fazer a troca de óleo pra tirar a "mistura do velho com novo", pra assim nao criar borra.

Bobagem pura!
Se isso fosse verdade, na minha moto (bros) estaria saindo borra até pelos cabos...
Troco o óleo a cada 3000KM, quando precisa completar uso qualquer resto de óleo que esteja sobrando aqui. Motor está com mais de 100 mil km, original, sem nenhum sinal de fraqueza

Ctrl-Alt-Del
16-12-17, 16:30
Bobagem pura!
Se isso fosse verdade, na minha moto (bros) estaria saindo borra até pelos cabos...
Troco o óleo a cada 3000KM, quando precisa completar uso qualquer resto de óleo que esteja sobrando aqui. Motor está com mais de 100 mil km, original, sem nenhum sinal de fraqueza

Concordo em grande parte contigo Stone. Os óleos de motores atuais são formulados para terem compatibilidade entre eles. Sejam eles minerais, semissintéticos ou sintéticos quando se faz a mudança entre eles.

Uma mistura de óleos de bases diferentes por si só não resulta em formação de borra. Desde que estes óleos sejam recomendados para um determinado motor.

O que acontece é que quando o caboclo somente fica completando o óleo e raramente troca. Qualquer óleo depois de uma certa quilometragem em determinado período se somente completado e não todo trocado. Resulta em depósitos dentro do motor que “podem” evoluir para borra. Em motos isso é muito raro, o caboclo para deixar chegar a este ponto tem que ser muito relaxado.

Se o cidadão trocar o óleo dentro do período ou quilometragem prevista, com óleos recomendados e de boa qualidade. Misturar óleos de bases diferentes não irá detonar o motor. Embora misturar óleos não seria interessante por questão de um possível antagonismo entre os diferentes pacotes de aditivos que poderiam reduzir a eficiência do lubrificante dentro do digamos cárter.

Ocorre que se um motor já estiver cheio de borra dentro dele por relaxo do dono. Ao se colocar um óleo sintético poderoso, ele pode vir, digo pode, a fazer a borra soltar e esta poderia entupir galerias e dificultar a funcionamento da bomba de óleo. O que poderia resultar numa falha catastrófica.

Caso o caboclo seja do tipo relaxado e ao mesmo tempo paranóico. Nunca deverá passar de um óleo mineral direto para um sintético. Porque isso pode fazer a borra se ela existir, rapidamente soltar e f-u-d-e-r o motor em casos de negligência e relaxo extremo do caboclo.

O resto é pura viagem astral na maionese, ou de pessoas influenciadas por matérias e vídeos do YouToba de gente que fala e escreve com pose de que entende algo mas não entende p-o-r-r-a nenhuma.

Stone
18-12-17, 07:25
Já que você citou no assunto de não trocar o óleo e somente ir completando...
Faz duas semanas eu abri um motor de biz 125 que baixava óleo o rapaz só completava o óleo, acho que há mais de 2 anos. Quando abri o motor até me espantei, tudo detonado, muitas peças enferrujadas, folga pra todo lado. Quando passei o orçamento o cara mandou montar de volta e deixou assim mesmo. Se tivesse trocado o óleo certinho, uma simples retífica deixaria o motor dele zero

Ctrl-Alt-Del
18-12-17, 13:25
Já que você citou no assunto de não trocar o óleo e somente ir completando...
Faz duas semanas eu abri um motor de biz 125 que baixava óleo o rapaz só completava o óleo, acho que há mais de 2 anos. Quando abri o motor até me espantei, tudo detonado, muitas peças enferrujadas, folga pra todo lado. Quando passei o orçamento o cara mandou montar de volta e deixou assim mesmo. Se tivesse trocado o óleo certinho, uma simples retífica deixaria o motor dele zero

Faz todo sentido o que relataste sobre o motor dessa Biz. Uns dois anos somente completando o óleo dela.
Imaginem como esse óleo acumulou impurezas de combustão, material particulado, fragmentos metálicos em suspensão naturais decorrentes do desgaste do motor. Tudo isso aumentando o atrito e acelerando o desgaste de peças.

A ferrugem advém da acidificação do óleo, que quando não trocado e somente completado fica cada vez mais corrosivo e preto por causa da degradação do óleo. O que causa a corrosão de peças do motor. O que acelera mais ainda o desgaste do motor.

Essa é a conhecida economia burra. Vá lá que o dono tivesse gasto umas 80 pilas a mais com óleo novo entre trocas. Quanto custa fazer um motor inteiro, em cima e em baixo duma Biz 125? Duvido que custe menos que 1.000 pilas. Agora o caboclo não tem grana para realizar o prejuízo e terá que andar com a moto até fuder de vez todo o motor e gastando óleo a doidado. No mínimo 920 pilas de prejuízo agora, porque não gastou 80 antes.

Stone
18-12-17, 17:09
O orçamento que fiz deu quase R$1500, isso com algumas peças usadas.
Quando montei sem fazer, piorou muito, fez muito mais fumaça e barulho pois antes o óleo estava praticamente uma graxa de tão grosso

shenay9
20-12-17, 12:31
Bobagem pura!
Se isso fosse verdade, na minha moto (bros) estaria saindo borra até pelos cabos...
Troco o óleo a cada 3000KM, quando precisa completar uso qualquer resto de óleo que esteja sobrando aqui. Motor está com mais de 100 mil km, original, sem nenhum sinal de fraqueza

Interessante, eu lembro de ter visto isso em dezenas de lugares, que se misturar da borra, deve ser mais um dos "mitos teóricos" que existem por ai.

betocampana
21-12-17, 23:33
Segue alguns canais no Youtube que explicam tudo

Dudu Giro Forte (Tem um video de quase 1 hora mostrando e explicando a instalação do kit 190 na 150.
Marcelo Tonella (Tem uma serie de 10 videos de 10 minutos explicando como otimizar o cabeçote)
Leo0990 (tem varios vídeos tambem, de cabeçote)

Se voce mesmo for fazer procure tirar todas as dúvidas antes de abrir o motor, sobre colocar no ponto, colocar anel no pistão, instalação do tensor da corrente comando. Qualquer coisa que tenha o minimo de dúvida procure, antes de abrir o motor pra ja ter uma ideia, depois de aberto fica tudo mais "amigável"

Eu segui os vídeos do Tonella também, pra desmontar e montar o motor com confiança - é meio obvio por ser só uma CG, mas uma ajuda da internet nunca é demais.
Porém, como o josericadop (https://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=42285) disse que pega estrada, eu não recomendaria colocar um kit de aumento de cilindrada. É de fato muito bom sentir o motor render mais, dá mesmo uma segurança e esses kits de 190cc realmente deixam a CG parecendo uma 200~250, fica bem forte.
Minha preocupação é que, na estrada, você vai andar sempre no limite de giro do motor, ou perto disso. Eu recomendaria uma troca de escapamento, um carburador maior (o de Strada 200, por exemplo), talvez um comando 285 (que muda pouco) ou 296 (que já começa a fazer diferença), mas mantendo o pistão e cilindros originais. A resistência dos kits é boa, mas não tenho certeza se suportaria bastante tempo em giro alto, em uma estrada, todos os dias.

Só a troca do escapamento, por si, já vai ajudar demais. Um fortuna aberto, com o mesmo tamanho do original, vai te dar um folego extra sem arriscar o motor.

josericadop
21-12-17, 23:59
Eu segui os vídeos do Tonella também, pra desmontar e montar o motor com confiança - é meio obvio por ser só uma CG, mas uma ajuda da internet nunca é demais.
Porém, como o josericadop (https://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=42285) disse que pega estrada, eu não recomendaria colocar um kit de aumento de cilindrada. É de fato muito bom sentir o motor render mais, dá mesmo uma segurança e esses kits de 190cc realmente deixam a CG parecendo uma 200~250, fica bem forte.
Minha preocupação é que, na estrada, você vai andar sempre no limite de giro do motor, ou perto disso. Eu recomendaria uma troca de escapamento, um carburador maior (o de Strada 200, por exemplo), talvez um comando 285 (que muda pouco) ou 296 (que já começa a fazer diferença), mas mantendo o pistão e cilindros originais. A resistência dos kits é boa, mas não tenho certeza se suportaria bastante tempo em giro alto, em uma estrada, todos os dias.

Só a troca do escapamento, por si, já vai ajudar demais. Um fortuna aberto, com o mesmo tamanho do original, vai te dar um folego extra sem arriscar o motor.Boa noite Beto.
Então, na verdade eu ainda não pego a estrada com ela. RS
Mas era basicamente essa a idéia: por um kit 190cc ou 4mm, não para enrolar o cabo. Mas sim para umas viagens mais "seguras", pra dar aquela ajuda na ultrapassagem, ou mesmo aquele torquezinho que falta, quando tá garupado ou com bagagem (ou no caso os dois kkkk). Concordo que o escape dá uma boa ajuda, lembro da minha ex Titan 125 2000. Que tinha muito mais força que essa atual, a única diferença era justamente o escapamento é uma regulagem melhor do carburador. Bebia mais, porém era superior a 150 que estou hoje (2006/06 toda original).
Quero fazer umas viagens média/longa mas tô com receio por ir garupado, sacas? Mas realmente, não sei oque me preocupa mais, se é ir com ela sem um torque a mais ou ir com ela motor mexido e der problemas no caminho rs.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

shenay9
22-12-17, 10:54
Boa noite Beto.
Então, na verdade eu ainda não pego a estrada com ela. RS
Mas era basicamente essa a idéia: por um kit 190cc ou 4mm, não para enrolar o cabo. Mas sim para umas viagens mais "seguras", pra dar aquela ajuda na ultrapassagem, ou mesmo aquele torquezinho que falta, quando tá garupado ou com bagagem (ou no caso os dois kkkk). Concordo que o escape dá uma boa ajuda, lembro da minha ex Titan 125 2000. Que tinha muito mais força que essa atual, a única diferença era justamente o escapamento é uma regulagem melhor do carburador. Bebia mais, porém era superior a 150 que estou hoje (2006/06 toda original).
Quero fazer umas viagens média/longa mas tô com receio por ir garupado, sacas? Mas realmente, não sei oque me preocupa mais, se é ir com ela sem um torque a mais ou ir com ela motor mexido e der problemas no caminho rs.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Pra dar uma melhorada quando aos giros altos pode por um pinhao com 1 dente a mais, foi o que fiz na minha, ela tava com muito torque e pouca potencia final, aumentei um dente no pinhão, agora engarupado parece que to sozinho, e sozinho parece que to numa 200cc...

Exemplo:
Quando original eu botava 110 (de gps) de 5ª marcha o motor ficava com giro na casa dos 9 mil proximo do corte
Depois que pus o pinhao 1 dente maior os mesmos 110 de gps o motor fica em torno de 8 mil rpm

Da uma ajudada que diminui o giro do motor mas voce perde em torque.
(lembrando que minha moto nao tem conta-giros to indo meio que no chute, mas da pra entender a ideia)

josericadop
22-12-17, 16:17
Pra dar uma melhorada quando aos giros altos pode por um pinhao com 1 dente a mais, foi o que fiz na minha, ela tava com muito torque e pouca potencia final, aumentei um dente no pinhão, agora engarupado parece que to sozinho, e sozinho parece que to numa 200cc...

Exemplo:
Quando original eu botava 110 (de gps) de 5ª marcha o motor ficava com giro na casa dos 9 mil proximo do corte
Depois que pus o pinhao 1 dente maior os mesmos 110 de gps o motor fica em torno de 8 mil rpm

Da uma ajudada que diminui o giro do motor mas voce perde em torque.
(lembrando que minha moto nao tem conta-giros to indo meio que no chute, mas da pra entender a ideia)Shenay, no meu caso acho que não ajudaria o pião com 1 dente a mais. Já sinto que ela não tem força pra empurrar a relação atual, quando engarupado...
Acho que vou fazer igual a 125, escapamento mais aberto e uma regulagem mais generosa.
Vou dando umas ajustadas pra ver se consigo um desempenho legal sem mexer no motor.
Vou postando aqui as mudanças sempre que for fazendo-as.
Irei dar uma regulada no motor no início do ano. Vou por o painel da Sport só pelo conta giros.
E vê vse consigo um escapamento um pouco melhor, mas que não me dê uma multinha.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Diedan
15-02-18, 16:33
Olá galera, sou novo aqui e estive dando uma lida neste tópico para adquirir um pouco de conhecimento e resolver um problema na minha moto.

Tenho uma 150 - 2007, ontem eu abri o motor para ver um certo barulho que vinha me incomodando, quando retirei o cilindro, o pistão estava com uma boa parte da lateral quebrada, dai terminei de abrir o motor para tirar os pedaços quebrados.
Resumindo!
hoje encomendei um kit 190 importado (cilindro pistão e juntas), junto com ele também comprei...
comando 310/15
vela iridium
cabo Ibuster
carburador KOSO 32mm
escapamento GMOTO com 1 abafador
mandei dar uma alargada no duto do coletor de admissão
vou mandar o cabeçote no torno para dar uma alargada nos dutos de entrada e saida de gases.
o CDI vai ser o original (dependendo posso ate trocar por um que corte em giro mais alto)
a relação tambem original para eu ter uma noção do que mudou na moto, depois vou trocando conforme a nececidade ( mais arranque ou mais final ).

Galera!!! aceito dicas, palpites, qualquer tipo de ajuda para que eu possa fazer o melhor na minha motoca.

posso mandar fotos do antes e depois

a intenção é ajudar tanto a mim quanto a muitos que querem mexer na motoca e tem medo de encarar.

Desde ja agradeço.

Ctrl-Alt-Del
15-02-18, 17:14
Olá galera, sou novo aqui e estive dando uma lida neste tópico para adquirir um pouco de conhecimento e resolver um problema na minha moto.

Tenho uma 150 - 2007, ontem eu abri o motor para ver um certo barulho que vinha me incomodando, quando retirei o cilindro, o pistão estava com uma boa parte da lateral quebrada, dai terminei de abrir o motor para tirar os pedaços quebrados.
Resumindo!
hoje encomendei um kit 190 importado (cilindro pistão e juntas), junto com ele também comprei...
comando 310/15
vela iridium
cabo Ibuster
carburador KOSO 32mm
escapamento GMOTO com 1 abafador
mandei dar uma alargada no duto do coletor de admissão
vou mandar o cabeçote no torno para dar uma alargada nos dutos de entrada e saida de gases.
o CDI vai ser o original (dependendo posso ate trocar por um que corte em giro mais alto)
a relação tambem original para eu ter uma noção do que mudou na moto, depois vou trocando conforme a nececidade ( mais arranque ou mais final ).

Galera!!! aceito dicas, palpites, qualquer tipo de ajuda para que eu possa fazer o melhor na minha motoca.

posso mandar fotos do antes e depois

a intenção é ajudar tanto a mim quanto a muitos que querem mexer na motoca e tem medo de encarar.

Desde ja agradeço.Mande as fotos.

Diedan
15-02-18, 19:51
Mande as fotos.

por enquanto amigo apenas as fotos das peças danificadas, assim que chegar as peças novas posto fotos.

https://imageshack.com/a/img922/3009/HouRkF.jpg

https://imageshack.com/a/img922/3009/HouRkF.jpg <a href=https://imageshack.com/a/img923/962/nNqDUk.jpg target=_blank>https://imageshack.com/a/img923/962/nNqDUk.jpg</a> <a href=https://imageshack.com/a/img923/884/o8AzGM.jpg target=_blank>https://imageshack.com/a/img923/884/o8AzGM.jpg</a> <a href=https://imageshack.com/a/img924/1460/xSHZ17.jpg target=_blank>https://imageshack.com/a/img924/1460/xSHZ17.jpg</a> <a href=https://imageshack.com/a/img924/3842/3LA8xf.jpg target=_blank>https://imageshack.com/a/img924/3842/3LA8xf.jpg</a> https://imageshack.com/a/img922/8548/tNiKmw.jpghttps://imageshack.com/a/img923/962/nNqDUk.jpg


https://imageshack.com/a/img924/1460/xSHZ17.jpg

https://imageshack.com/a/img924/3842/3LA8xf.jpg

https://imageshack.com/a/img922/8548/tNiKmw.jpg

Diedan
16-02-18, 18:42
Galera hoje chegou o kit
Pistão
Anéis
Cilindro
Junta
Pino

https://imageshack.com/a/img922/5535/dpHA1R.jpg

Ctrl-Alt-Del
17-02-18, 10:14
Galera hoje chegou o kit
Pistão
Anéis
Cilindro
Junta
Pino

https://imageshack.com/a/img922/5535/dpHA1R.jpgBacana este kit, qual é a marca dos pistões e anéis?

Diedan
17-02-18, 12:44
Bacana este kit, qual é a marca dos pistões e anéis?

MHX - motorparts.

visualmente o produto é bem robusto, bem acabado.
conforme eu for montando vou postando aqui depois veremos a qualidade real do kit em funcionamento

Diedan
24-02-18, 09:45
Fala ai galera tudo beleza?

hoje vou montar o motor da moto e começar a testar o kit 190.

de inicio vou usar apenas o kit (cilindro, camisa e pistão)

com relação ao cabeçote, ele vai ficar original mesmo, (apenas o comando alterado). Eu estive conversando com alguns mecânicos e me disseram que não adianta apenas alargar os dutos de entrada e saida se eu não mexer no cabeçote em geral, alterar válvulas e tudo mais. O resultado não vai mudar.
então vou economizar e não vou modificar o cabeçote, (POR EM QUANTO). Dai apenas troquei os reparos e foi feito o assentamento das válvulas pra ficarem em perfeitas condições.

O escape vai ser o GMOTO de 1 abafador.

nos primeiros testes vou utilizar o carburador original, vou tentar regular da melhor forma possivel.

Então é isso, de inicio vai ser alterado apenas o cilindro o pistão e comando. Depois vou colocar o carburador 32mm. ao longo dos testes vou postando fotos e relatando as mudanças.

se alguem quiser alguma foto especifica pode pedir por aqui mesmo que eu mando.

jamerson.almeida
07-03-18, 01:27
Fala ai galera tudo beleza?

hoje vou montar o motor da moto e começar a testar o kit 190.

de inicio vou usar apenas o kit (cilindro, camisa e pistão)

com relação ao cabeçote, ele vai ficar original mesmo, (apenas o comando alterado). Eu estive conversando com alguns mecânicos e me disseram que não adianta apenas alargar os dutos de entrada e saida se eu não mexer no cabeçote em geral, alterar válvulas e tudo mais. O resultado não vai mudar.
então vou economizar e não vou modificar o cabeçote, (POR EM QUANTO). Dai apenas troquei os reparos e foi feito o assentamento das válvulas pra ficarem em perfeitas condições.

O escape vai ser o GMOTO de 1 abafador.

nos primeiros testes vou utilizar o carburador original, vou tentar regular da melhor forma possivel.

Então é isso, de inicio vai ser alterado apenas o cilindro o pistão e comando. Depois vou colocar o carburador 32mm. ao longo dos testes vou postando fotos e relatando as mudanças.

se alguem quiser alguma foto especifica pode pedir por aqui mesmo que eu mando.

parceiro, o kit 190cc em moto original, aumenta muuuito o torque, e o giro sobe muito rápido, tem que ser tudo enquadrado:

carburador original, pode dá falta, e causar a quebra do motor, uso o de strada 200cc;
relação é muito importante, pois vai balancear a força do motor, uso o 15x35;
comando preparado, dá um gás a mais no motor, pois abre mais as válvulas, uso o 310º;
cabeçote tem que ser o da 150cc, com duto reaberto e o comando preparado, senão teu motor fica preso;
lembrar também de colocar um escape mais livre, pois se for o original, a moto fica amarrada.

fazendo isso, só curtir o motorzão ;)

lucas jung
08-03-18, 09:09
Eu tenho uma Sport com kit 190 MHX já tem quase 3mil km , to usando carburador mecânico da titan 2008 marca scud com gicle 40 na baixa e 125 na alta , uso filtro e cano os dois originais de fábrica ,a pena pequei uma barra de ferro e furrei os abafadores , usava um gmotomas n gosto de barulho ai tirei e quase n notei diferença de final , mas na arrancada com o cano original a moto ficou uma cavalona , não preparei o cabeçote também e uso o comando original dela , moto vai muito bem na BR , mantem tranquila 110km/h , testei uma vez em final , deu 145km/h com relação 17x43 mas eu uso ela mais pra viajem , então ando na média de 100km/h , to fazendo 28km/l nessa velocidade.

Diedan
09-03-18, 15:50
parceiro, o kit 190cc em moto original, aumenta muuuito o torque, e o giro sobe muito rápido, tem que ser tudo enquadrado:

carburador original, pode dá falta, e causar a quebra do motor, uso o de strada 200cc;
relação é muito importante, pois vai balancear a força do motor, uso o 15x35;
comando preparado, dá um gás a mais no motor, pois abre mais as válvulas, uso o 310º;
cabeçote tem que ser o da 150cc, com duto reaberto e o comando preparado, senão teu motor fica preso;
lembrar também de colocar um escape mais livre, pois se for o original, a moto fica amarrada.

fazendo isso, só curtir o motorzão ;)



Blz Jamerson..?

como eu havia dito anteriormente, coloquei o cilindro, pistão e comando (310/15 levante de 0,006 e duração de 85º).
o carburador é um KOSO de 32mm com powerjet.
o escape é um GMOTO de um abafador.

quanto aos dutos de ar meu mecânico achou melhor não mexer, pois se eu mexer apenas nos dutos e não alargar as sedes e alterar válvulas e tudo mais, não vai dar diferença nenhuma no resultado. ou seja não estou afim de gastar com cabeçote por completo (por enquanto). pois não adianta alargar os dutos se a passagem de ar pela abertura da válvula for a mesma.

estou rodando abaixo dos 100km ate ultrapassar uns 500 km pra dar uma amaciada sem forçar.
de inicio a moto mudou drasticamente o torque, arrancada ficou muito boa o giro sobe muito rapido. as retomadas muito melhores. pra mim esta 100%.

ja rodei quase 400 km logo mais vou estar testando velocidade final e a necessidade da substituição da relação, CDI, e o escape não vejo necessidade de ser trocado, o GMOTO é bem esportivo e creio que dará conta do recado.

- - - Updated - - -


Eu tenho uma Sport com kit 190 MHX já tem quase 3mil km , to usando carburador mecânico da titan 2008 marca scud com gicle 40 na baixa e 125 na alta , uso filtro e cano os dois originais de fábrica ,a pena pequei uma barra de ferro e furrei os abafadores , usava um gmotomas n gosto de barulho ai tirei e quase n notei diferença de final , mas na arrancada com o cano original a moto ficou uma cavalona , não preparei o cabeçote também e uso o comando original dela , moto vai muito bem na BR , mantem tranquila 110km/h , testei uma vez em final , deu 145km/h com relação 17x43 mas eu uso ela mais pra viajem , então ando na média de 100km/h , to fazendo 28km/l nessa velocidade.



Boa Lucas, coloca um comando com melhor graduação e levante vai dar uma melhorada na velocidade final e nas retomadas.

Eu tentei trocar apenas os giclês mas a moto ficava doidona, acelerava sozinha, quando subia o giro não voltava mais, afogava nas retomadas, etc... muito doida.
o carburador que coloquei focou top, a regulagem ficou fina perfeito em todas as faixas de rotação.

VC falou que a moto ficou uma "cavalona" com o escape original...hehehe o escape original das motos servem pra isso. o ar não pode sair livremente, tem que haver uma compressão para o motor ficar bom

Diedan
21-03-18, 13:15
Galera,......broxei ! ! !......Figuradamente é lógico....kkkkk

queria uma explicação de alguém que entende alem da lógica.

minha titan 150 2007 sempre andou em pista plana a 120km/h, nas descidas sempre cortava o giro antes do ponteiro bater 140 (+- 135km/h) ok?

dai veio a ideia de trocar o pistão, coloquei um kit 190.....isso aumenta o torque, correto???

Então vamos levar em consideração a LÓGICA. Se a moto sempre ultrapassou os 120km/h, e eu dei mais torque nela, isso significa que ela deveria continuar indo alen dos 120, porem, com mais força, correto?

Mas na pratica isso não aconteceu.!.!

Ontem fiz um "topspeed" e ela não passou de 100/110km/h.....a sensação foi broxante :( :( :( :(
realmente não entendi, a moto original sempre andou bem, e quando aumentado a potencia de torque ficou pior...???

NÃO ENTENDI ISSO......

Dai tem a questão da relação. se a moto com torque original e relação original andava bem e apenas aumentado o torque ela anda mal, o que a relação influencia nesta lógica?


algun amigo ai entendido do assunto poderia dar umas explicações lógicas para isso??


(só pra adiantar, ela ta com comando bravo e carburador koso 32mm, escape esportivo).

A IDEIA ERA QUE A MOTO ANDASSE AI POR VOLTA DOS 150/160Km/h

Ctrl-Alt-Del
21-03-18, 14:37
Galera,......broxei ! ! !......Figuradamente é lógico....kkkkk

queria uma explicação de alguém que entende alem da lógica.

minha titan 150 2007 sempre andou em pista plana a 120km/h, ....


Um motor de combustão interna é um “conjunto” de componentes que trabalha sinergicamente para entregar um resultado expresso em torque e potência em determinados regimes de rotações. A transmissão primária e secundária estão incluídas.

Os preparadores de primeira linha e engenheiros automotivos trabalham com modelos matemáticos antes de fazer alterações no conjunto como um todo. O que você relata é exatamente o resultado que seria de se esperar.

Tu aumentaste a cilindrada, portanto a curva de troque sofreu deslocamento. Como um motor é um conjunto, antes de aumentar a cilindrada há de se calcular os novos fluxos de admissão e exaustão e as novas taxas de compressão estática e dinâmica e fazer as correções necessárias. Redimensionar o comando de válvulas quando for preciso e o sistema de exaustão (escape). Por fim acertar o sistema de alimentação que inclui também o sistema de ignição. A coisa toda é bastante complexa.

As modificações precisam previstas “antes”. Mais de 50% do trabalho é feito usando a matemática e princípios da mecânica (física). Mesmo com toda a física e matemática é natural que um projeto de preparação depois precise pequenos ajustes com todo este matematiquês.

Passe o diâmetro exato do cilindro do kit, o curso atual do pistão e a taxa de compressão atual “medida”, sem estes dados exatos fica difícil. Sem eles é só na base da orelhada, palpites a doidado e no seja o que Deus quiser.

Outra coisa informe o levante do comando a 0.050 pol, 0.004 pol ou na duração total, a duração dele, se há overlap se exisitir e os graus de início de abertura e fechamento.

Se tiver esperando que esta moto com kit 190cc vá chegar a 160 km/h. Nem perca tempo. Venda esta e compre uma moto acima de 300 cc.

Diedan
21-03-18, 15:30
Um motor de combustão interna é um “conjunto” de componentes que trabalha sinergicamente para entregar um resultado expresso em torque e potência em determinados regimes de rotações. A transmissão primária e secundária estão incluídas.

Os preparadores de primeira linha e engenheiros automotivos trabalham com modelos matemáticos antes de fazer alterações no conjunto como um todo. O que você relata é exatamente o resultado que seria de se esperar.

Tu aumentaste a cilindrada, portanto a curva de troque sofreu deslocamento. Como um motor é um conjunto, antes de aumentar a cilindrada há de se calcular os novos fluxos de admissão e exaustão e as novas taxas de compressão estática e dinâmica e fazer as correções necessárias. Redimensionar o comando de válvulas quando for preciso e o sistema de exaustão (escape). Por fim acertar o sistema de alimentação que inclui também o sistema de ignição. A coisa toda é bastante complexa.

As modificações precisam previstas “antes”. Mais de 50% do trabalho é feito usando a matemática e princípios da mecânica (física). Mesmo com toda a física e matemática é natural que um projeto de preparação depois precise pequenos ajustes com todo este matematiquês.

Passe o diâmetro exato do cilindro do kit, o curso atual do pistão e a taxa de compressão atual “medida”, sem estes dados exatos fica difícil. Sem eles é só na base da orelhada, palpites a doidado e no seja o que Deus quiser.

Outra coisa informe o levante do comando a 0.050 pol, 0.004 pol ou na duração total, a duração dele, se há overlap se exisitir e os graus de início de abertura e fechamento.

Se tiver esperando que esta moto com kit 190cc vá chegar a 160 km/h. Nem perca tempo. Venda esta e compre uma moto acima de 300 cc.



Perfeita explicação, e fico agradecido Ctrl-Alt-Del, eu ate imaginava que teria toda essa matematica envolvida e que não seria nada facil fazer este projeto.
Mas vemos muitos exemplos de motos pequenas andando a 160 feitas na base da"orelhada e palpites adoidados"

por exemplo: "Rafalel" faz toda a matematica e introduz no projeto, colocando determinadas medidas de peças na moto dele. Se "luciano" tem a mesma moto que "rafael", basta colocar as mesmas medidas de peças que o "rafael" colocou na moto dele, entende? a lógica? por isso existe muito palpite por ai.


Mas venho ate vós pedir-lhe esta pequena ajuda, já que entendestes muito mais.

vou providenciar todas as medidas

dobashi
03-04-18, 11:43
bom dia sou novo no forum tenho uma 99 e penso em mexer no motor pensei em algo que nao influenciasse a durabilidade do motor com um ganho relativo de torque, nao queria apenas colocar uma relacao maior, se eu so trocar o ressalto e o pistao, vou ter o esperado? penso em um pistao maior e o ressalto maior para aumentar o curso, manter o cabecote so acertar as valvulas e o bura se puderem me orientar ai fico agradecido

dobashi
05-04-18, 08:09
se vc so colocou o kit 190cc vc pode ter ganhado potencia em algum aspecto, mas se so colocou o kit e manteve a relacao original vc tem ganho na saida, pra aumentar a final o pessoal geralmente poe a relacao da biz mas vc perde a saida da moto na cidade ela nao vai ficar esperta como deve estar

Dhionata
11-04-18, 18:51
mano a durabilidade desses kit 190 (kmp e vedamotors) é exelente, pode usar um comando preparado para aumentar o rendimento, nada de wgk, e sim comando realmente preparados!!

Diedan
15-04-18, 10:08
mano a durabilidade desses kit 190 (kmp e vedamotors) é exelente, pode usar um comando preparado para aumentar o rendimento, nada de wgk, e sim comando realmente preparados!!

Não fiquei satisfeito com o comando que veio junto ao kit, em breve colocarei um preparado que atenda as minhas expectativas.

dobashi
16-04-18, 11:32
valeu dhionata vou experimentar o kit entao pra ver depois relato a exp

João Fioravante
29-06-18, 10:48
Eu sou novo por aqui pessoal e comprei um kit 170cc KMP Premium comando 285, mas ainda não mandei instalar, estou com medo de zuar a moto e me arrepender, quero mais torque. minha moto é uma Fan 150 Mix 2012 2013 injetada.

Dudu86
30-07-18, 20:40
Boa noite pessoal, sou novo aqui, sou de Joinville Av
Tenho uma fan tartaruga 125, botei esse kit 190 biela 150 cabeçote preparado de 150, comando bravo cdi centeck 10.800 rpm escape Floripa, comprei um caburador pwk cromado de 30mm no aliexpress uma opção mais em conta mais o cabura não da acerto de jeito nenhum , se acerta a lenta estraga a alta e vice Versa.
Atocha a mao e ela pipoca, tem força de arrancada mais final não estou contente 130 km E 140 em descida na BR.
Estou com essa configuração com 1200 km e agora começou a fumar a moto. Fumaça Branca.
Troquei o óleo com 600km motul
Estou usando relação 14x34

Stone
31-07-18, 08:28
Joga esse carburador no lixo. Carburador que não for de marca conceituada (original) não presta

rogeriofsa
28-08-18, 10:21
Cara, tive a mesma sensação com o kit 190 da vedamotors, tinha um 3mm e a moto limitava mais rapido de 5 do que o original, minha situação com a original igual a sua, dai coloquei o vedamotors e descobri que ele é destaxado d+++++++++++++ e o que a moto precisa de taxa para chegar ao limite de giro no final, olha só a minha não deu somente 110 não ela só não passava de 140 com 17x43 e meu cdi era da 2001.
Um dica pra ter uma noção do que pode estar acontecendo, coloque a 5 e ande de punho até o talo e andando mesmo desligue a moto, encoste e tire a vela veja a coloração da vela, veja uns exemplos de como identificar a queima pela coloração da vela no youtube, ai vc vai ter uma noção do que pode estar acontecendo se é falta ou excesso, comando bravo é mínimo o levante em diferença ao original mas já da um gás a mas.
Como o pistão aumentou, vc precisa melhorar o fluxo de ar pois o original vai prender mais a moto, faça um trabalho de fluxo no cabeçote.
Já tive 150 3mm, depois 190 vedamotors e por ultimo o que mais rendeu pra mim foi o kit 200cc da MotoArt com o comando 320 dele com 7 de levante na admissão e 6.5 no escape e já usei carburador de strada na gasolina e alcool o da sport ficou melhor que o da strada de final, mas o que casou foi o da Twister e passei para mecânico a moto dava 160 e eu peso 110kg, das 250 e 300 pra andar na minha frente só se fosse um seco em uma carenada.
www.youtube.com.br/150pratafsa (http://www.youtube.com.br/150pratafsa)
Eu usava 16x41 foi o que achei mais ideal, minha moto faltava acerto fino pois não tinha as bases que adquirir hj, mas foi bom enquanto durou. vendi ela

henrique.
22-10-18, 20:53
o kit é top, minha moto pega cb300, coloquei carburador koso importado 34mm, comando preparado, aspirei e tá no álcool, tá o veneno, até agora não deu nada