PDA

Ver Versão Completa : Sulcos pneu MT60



Darci
08-06-15, 19:01
Hoje notei uma coisa esquisita nos pneus da minha moto, que o traseiro tem os sulcos em um sentido e o dianteiro em outro ( só pra constar, eu verifiquei e eles estão montados corretamente). Tanto é que vou colocar uma foto da internet pra ilustrar isso.

http://bestcars.uol.com.br/bc/wp-content/uploads/2014/11/Honda-NXR-160-Bros-03.jpg




Que louco, não?
Se olhar de frente a moto, o pneu dianteiro o sulco é "^" e o traseiro é "v"

Pablo Peres
08-06-15, 22:10
A minha 2010 também era assim. Gosto de pensar que é tecnologia Pirelli hahaha


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk.

Defeacer
08-06-15, 23:09
Sério cara, sério mesmo?

Sério que você se preocupa com isso? PQP

betocampana
09-06-15, 00:11
Salvo engano, é porque o pneu traseiro utiliza essa configuração pra gerar mais tração nas arrancadas, enquanto o dianteiro precisa ser invertido pra criar mais tração nas frenagens.

Darci
09-06-15, 00:34
Sério cara, sério mesmo?Sério que você se preocupa com isso? PQPSim, eu me preocupo, pois é o pneu da MINHA moto, e não a marca da moto dos OUTROS

- - - Updated - - -

Hahaha, boa Pablo Peres

Não tinha pensado nisso betocampana, eu estranhei pelo fato de sulco ser importante para escoar a água, e pior que eu só notei porque estacionei a minha moto do lado de outra Bros, que estava com os dois pneus com o sulcos na mesma direção, e pensei que o mecânico tinha me sacaneado, mas o pior é que a minha moto é a que tava certa.

edumrq
09-06-15, 10:14
Sim, eu me preocupo, pois é o pneu da MINHA moto, e não a marca da moto dos OUTROS

- - - Updated - - -

Hahaha, boa Pablo Peres

Não tinha pensado nisso betocampana, eu estranhei pelo fato de sulco ser importante para escoar a água, e pior que eu só notei porque estacionei a minha moto do lado de outra Bros, que estava com os dois pneus com o sulcos na mesma direção, e pensei que o mecânico tinha me sacaneado, mas o pior é que a minha moto é a que tava certa.

Diz a lenda que nas motos os dois pneus tem que ser da mesma marca e modelo, que o dianteiro escoa a agua para o traseiro tracionar mais, já usei do mesmo modelo nas 2, de modelos diferentes e da mesma marca, de marcas diferentes, os dois sendo de marcas boas, nunca senti nenhuma diferença

Vulcan
09-06-15, 12:11
Diz a lenda que nas motos os dois pneus tem que ser da mesma marca e modelo, que o dianteiro escoa a agua para o traseiro tracionar mais, já usei do mesmo modelo nas 2, de modelos diferentes e da mesma marca, de marcas diferentes, os dois sendo de marcas boas, nunca senti nenhuma diferença

rapaz, na minha biz o dianteiro tem sulco em "\ /" (no meio ele é liso, sem sulco) e seta de uso pros dois lados... o traseiro é o michelin pilot sporty com sulcos espaçados e profundos.

jorgetfs
09-06-15, 16:27
Sim, eu me preocupo, pois é o pneu da MINHA moto, e não a marca da moto dos OUTROS



essa foi merecida

betocampana
09-06-15, 17:00
Não tinha pensado nisso betocampana, eu estranhei pelo fato de sulco ser importante para escoar a água, e pior que eu só notei porque estacionei a minha moto do lado de outra Bros, que estava com os dois pneus com o sulcos na mesma direção, e pensei que o mecânico tinha me sacaneado, mas o pior é que a minha moto é a que tava certa.
Então, na época de bicicleta a gente usava isso de inverter o pneu. A teoria é a seguinte:

Pneus de bicicleta em geral são iguais na roda dianteira e traseira (ao contrário das motos, que tem pneu mais largo na traseira). Quando o pneu e a bicicleta eram para trilha, mais especificadamente, com cravos em V:
- para usar na traseira colocávamos o V no sentido óbvio (com o V voltado para a frente da bicicleta).
- para usar na dianteira, colocávamos o V no sentido invertido, voltado para trás, para melhorar a tração em frenagens.
- se o pneu é slick, com cravos quadrados, ou outro desenho que não seja o V, então não faz diferença.

Na terra, faz sentido inverter para os cravos dianteiros "agarrarem" na areia/lama. No asfalto, imagino que tanto faz, porque os cravos não entram no asfalto.
Nas curvas, sem frenagem, não muda nada inverter ou não.

Então, se você não faz trilhas e achar feio invertido, pode "desinverter" para voltar ao normal, não muda nada :)

Caique
09-06-15, 17:41
Exato!.....................

Vulcan
09-06-15, 19:40
Então, na época de bicicleta a gente usava isso de inverter o pneu. A teoria é a seguinte:

Pneus de bicicleta em geral são iguais na roda dianteira e traseira (ao contrário das motos, que tem pneu mais largo na traseira). Quando o pneu e a bicicleta eram para trilha, mais especificadamente, com cravos em V:
- para usar na traseira colocávamos o V no sentido óbvio (com o V voltado para a frente da bicicleta).
- para usar na dianteira, colocávamos o V no sentido invertido, voltado para trás, para melhorar a tração em frenagens.
- se o pneu é slick, com cravos quadrados, ou outro desenho que não seja o V, então não faz diferença.

Na terra, faz sentido inverter para os cravos dianteiros "agarrarem" na areia/lama. No asfalto, imagino que tanto faz, porque os cravos não entram no asfalto.
Nas curvas, sem frenagem, não muda nada inverter ou não.

Então, se você não faz trilhas e achar feio invertido, pode "desinverter" para voltar ao normal, não muda nada :)

Gostei do relato, mas e na questão 'piso molhado', comofaz?

Darci
09-06-15, 20:25
Vilcan, foi exatamente a questão do piso molhado que me fez perguntar o motivo disso, mas se vem de fabrica assim, não deve ser um problema tão grande

Vulcan
09-06-15, 23:22
Vilcan, foi exatamente a questão do piso molhado que me fez perguntar o motivo disso, mas se vem de fabrica assim, não deve ser um problema tão grande

pra um pneu cheio de frisos e sulcos, certamente não deve ser problema... mas e os pneus em V ou tipo o meu com sulco "\ /" ? :(

halvaro
15-07-15, 16:43
É por coisas assim que eu me afastei uns tempos desse fórum, é óbvio que se veio assim de fábrica, é por que é pra ser assim, e não significa que é um problema, tem um monte de coisas esquisitas numa moto, esquisitas do ponto de vista de um usuário e não um projetista de motos, e não quer dizer que é um problema, a ponto de se preocupar com isso, gastar tempo em criar tópico e postar foto e tudo.

betocampana
15-07-15, 20:38
nem tudo que vem de fábrica é necessariamente a melhor opção, especialmente num país com a extensão do brasil (: o melhor no frio do Rio grande do Sul muito provavelmente não será o melhor no calor do Rio Grande do Norte.

btw
https://alfacoke.files.wordpress.com/2015/07/i-must-not-feed-the-trolls.jpg