PDA

Ver Versão Completa : CG 97 - Ajuda com Modificações !



Ricardo Cazati
15-06-15, 17:18
Olá boa tarde a todos,
como voltei com minha CGzinha então vou dar um bom trato nela para que eu possa ficar por mais um tempo,

eu comprei um bi-xenon 6000k com intenção de por em uma Twister que eu estava comprando, mas não deu certo,
então vou querer colocar ele na CGzinha, só que muitos dizem que precisa enrolar bobina, trocar estator e bateria mas não sei se é necessário,
alguém já colocou xenon em CG 125 ? o que precisa fazer ?
se precisa enrolar bobina e etc, gostaria de saber se alguém já fez pra me dizer como fazer kkkkkk

irai
15-06-15, 18:24
O problema Do Xenon na CG é que tu vai precisar puxar a alimentação da bateria, e o estator da CG não deve ter força pra gerar essa carga, ja que originalmente a energia pro farol não é gerada por ele. Não sei se é possível usar a bobina que alimenta o farol original para ajudar a carregar a bateria, se der pra fazer isso, fica de barbada.

Stone
15-06-15, 18:55
Não sei se o estator irá aguentar, mas você pode construir um retificador de CA para CC e fazer com que o circuito do farol ajude a carregar a bateria.

Vulcan
15-06-15, 18:57
Vou puchar o esquema elétrico do estator e olhar. Se puder adiantar e postar uma imagem aqui fica filé pra analizar.

Na biz o estator tem duas fases e um terra, da pra ignorar a ligação do farol pois o retificador retifica (obvio) a corrente das duas fases e joga pra chave e bateria.

O farol obtém energia antes do retificador, se eu ligasse depois do retificador, provavelmente iria precisar instalar outro ou um retificador maior.

Como mudei pro led, pucha menos energia e da pra ligar de boa. O xenon pucha mais energia?

irai
15-06-15, 19:41
O problema de ligar o Xenon antes da bateria, é que a oscilação exagerada da energia vai queimar o reator do xenon em dois toques, então tem que rever a elétrica mesmo.

Ricardo Cazati
15-06-15, 19:51
então um amigo meu me disse pra por o estator da Strada que fica perfeito,
mas não sei se serve normalmente na CG ou se tem que trocar mais alguma coisa além disso,
teria também que puxar uma ligação direta com a bateria ? ou no estator ?

eu não desmontei a moto ainda então não tenho fotos, mas acho que essa semana ainda começo a desmontar

Vulcan
15-06-15, 21:03
então um amigo meu me disse pra por o estator da Strada que fica perfeito,
mas não sei se serve normalmente na CG ou se tem que trocar mais alguma coisa além disso,
teria também que puxar uma ligação direta com a bateria ? ou no estator ?

eu não desmontei a moto ainda então não tenho fotos, mas acho que essa semana ainda começo a desmontar

Liga dependendo da chave, sabes

Ricardo Cazati
16-06-15, 00:22
O problema Do Xenon na CG é que tu vai precisar puxar a alimentação da bateria, e o estator da CG não deve ter força pra gerar essa carga, ja que originalmente a energia pro farol não é gerada por ele. Não sei se é possível usar a bobina que alimenta o farol original para ajudar a carregar a bateria, se der pra fazer isso, fica de barbada.

realmente oscila muito o farol da CG, mas existe uma segunda bobina que alimenta o farol ?


Não sei se o estator irá aguentar, mas você pode construir um retificador de CA para CC e fazer com que o circuito do farol ajude a carregar a bateria.

e se eu trocasse o estator por um maior ? qual serviria nela ?
e como eu construiria esse retificador de CA para CC, o que é isso ? (desculpa a ignorância kkkkk)

16-06-15, 13:02
Rapaz, o espaço pra colocar um estator maior é muito limitado nessa moto.

- - - Updated - - -

Não sei se entendi o que o Vulcan quis dizer mas acho que no retificador da cg, assim como o da biz só retifica meia onda na fase do fio branco e na fase do fio amarelo acho que ele não retifica, só mantém regulado mais ou menos 12 volts pro farol e iluminação. Me corrijam se eu estiver errado valeu galera, abraço a todos!

Stone
16-06-15, 13:24
Isso mesmo Natan.

Já havia pensado em fazer um retificador de onda completa pra ter um aproveitamento maior da energia gerada, mas pelo que andei pesquisando o estator teria que ter três fazes iguais (como acontece nas motos um pouco maiores)

O estator da strada talvez sirva sim, mas se serve o da strada também deve servir o da 150 injetada, que é mais eficiente pois tem mais bobinas

Vulcan
16-06-15, 16:04
Isso mesmo Natan.

Já havia pensado em fazer um retificador de onda completa pra ter um aproveitamento maior da energia gerada, mas pelo que andei pesquisando o estator teria que ter três fazes iguais (como acontece nas motos um pouco maiores)

O estator da strada talvez sirva sim, mas se serve o da strada também deve servir o da 150 injetada, que é mais eficiente pois tem mais bobinas

Bom, então é igual o da biz?
O retificador da biz pucha 2 fazes e um neutro, retificando os 3 em positivo e negativo. Coisa mais complicada do que retificar 3 fazes de vez...

Se desligar o farol de uma faze e deixar ligado na saida do retificador, não vai alterar em nada o consumo no estator porém vai passar mais carga no retificador, necessitando um maior ou outro em paralelo.

CC é corrente contínua e AC é corrente alternada.
Um retificador converte AC em CC;
Um regulador de voltagem limita a voltagem em um valor pré determinado. O regulador consome toda energia em excesso no sistema.

Essa peça das motos que chamamos de retificador ou regulador são na verdade as duas coisas em uma unica peça.

Guino
16-06-15, 17:27
Carakas xenom na cgzinha, cara vc vai caçar urso nos estados unidos/USA ? zueira...
Pelo trampo que dá eu ja tinha desistido e colocado uma super branca...kkk

De qualquer forma, boa sorte....

Ricardo Cazati
16-06-15, 17:28
cara entendi praticamente tudo o que vocês disseram, em teoria kkkkk
só que então o que eu vou precisar realmente fazer na motoca pra funcionar o xenon ?

Stone
16-06-15, 18:05
Bom, então é igual o da biz?
O retificador da biz pucha 2 fazes e um neutro, retificando os 3 em positivo e negativo. Coisa mais complicada do que retificar 3 fazes de vez...

Se desligar o farol de uma faze e deixar ligado na saida do retificador, não vai alterar em nada o consumo no estator porém vai passar mais carga no retificador, necessitando um maior ou outro em paralelo.

CC é corrente contínua e AC é corrente alternada.
Um retificador converte AC em CC;
Um regulador de voltagem limita a voltagem em um valor pré determinado. O regulador consome toda energia em excesso no sistema.

Essa peça das motos que chamamos de retificador ou regulador são na verdade as duas coisas em uma unica peça.

O da biz é igual de CG. Ele retifica e regula opositivo que carrega a bateria e somente regula o sistema do farol. (por isso o nome do componente é regulador retificador)

Pra ser um retificador de onda completa terá que ter somente três fazes CA, sem neutro

- - - Updated - - -


Bom, então é igual o da biz?
O retificador da biz pucha 2 fazes e um neutro, retificando os 3 em positivo e negativo. Coisa mais complicada do que retificar 3 fazes de vez...

Se desligar o farol de uma faze e deixar ligado na saida do retificador, não vai alterar em nada o consumo no estator porém vai passar mais carga no retificador, necessitando um maior ou outro em paralelo.

CC é corrente contínua e AC é corrente alternada.
Um retificador converte AC em CC;
Um regulador de voltagem limita a voltagem em um valor pré determinado. O regulador consome toda energia em excesso no sistema.

Essa peça das motos que chamamos de retificador ou regulador são na verdade as duas coisas em uma unica peça.

O da biz é igual de CG. Ele retifica e regula opositivo que carrega a bateria e somente regula o sistema do farol. (por isso o nome do componente é regulador retificador)

Pra ser um retificador de onda completa terá que ter somente três fazes CA, sem neutro

https://www.youtube.com/watch?v=fQOMv7Nwx2E

Fora isso ainda terá que ter um circuito regulador pois do estator geralmente vem mais de 60V

16-06-15, 18:19
Acho que você está equivocado Vulcan, a fase do fio amarelo não é retificada, só a do fio branco e é só meia onda, na biz e na cg é do mesmo jeito! No retificador, é como se fossem duas partes separadas: fio amarelo com o verde(terra) é um circuito independente do fio branco com vermelho que é outro circuito. O primeiro só regula e não retifica a corrente do farol, o segundo retifica para bateria.

- - - Updated - - -

Voltando ao estator, o da cg 97 do amigo Ricardo só tem dois furos para fixação das bobinas, o da strada se não me engano tem 3 furos assim como o da titan 150.

2weels
16-06-15, 18:20
A nova Cg 150 ainda é assim? A Fazer 150 ligou a chave acende o Farol ( nem tem como desligar ).

Stone
16-06-15, 18:21
Mas isso é o de menos, tem que ver se o estator cabe dentro do volante, se der é mais de meio caminho andado, o suporte dá de dar um jeito

16-06-15, 18:25
o sistema de retificação da strada acho que é de onda completa pois ele pega as duas pontas das bobinas que vão diretamente no retificador sem o negativo comum do chassi, ou seja, fio rosa e fio amarelo, um servindo como fase e o outro como neutro. Modifiquei o de uma 150 sport uma vez e coloquei o retificador de strada e enrolei o estator com mais voltas pra ficar igual o da strada mas quando ligava o farol a potência gerada ainda era inferior e descarregava a bateria.

- - - Updated - - -

Verdade, pode furar e igualar os buracos!!!!

Stone
16-06-15, 18:34
Tenho um volante de CG platinado aqui, o estator da titan ou da 200 não entra nele, mas acho que o diâmetro interno dele é menor que da CG até99.

O da 150 serve na strada, fiz uma CRF 230 injetada e usei o estator e volante da 150 injetada, tudo plug and play

Vulcan
17-06-15, 08:54
Acho que você está equivocado Vulcan, a fase do fio amarelo não é retificada, só a do fio branco e é só meia onda, na biz e na cg é do mesmo jeito! No retificador, é como se fossem duas partes separadas: fio amarelo com o verde(terra) é um circuito independente do fio branco com vermelho que é outro circuito. O primeiro só regula e não retifica a corrente do farol, o segundo retifica para bateria.

ah, então confere! é isso mesmo!
a fase do farol é CA com regulagem de voltagem pelo retificador/regulador pois pega direto no meio da enrrolação do estator enquanto a fiação que vai pra bateria é meia onda...

http://s24.postimg.org/7cctrc9gl/esquema_biz_titan.png

se o xenon aceita CA da pra ligar direto no lugar do farol original, se não tem que ser no positivo da chave junto da bateria :)

- - - Updated - - -

se colocar no positivo junto da chave/bateria, eu acho que instalar um segundo retificador em paralelo seria uma boa idéia.

Stone
17-06-15, 09:58
O estator da 200/titan infelizmente não entra no volante da 99, estragou a brincadeira....

Ricardo Cazati
17-06-15, 11:51
então galera, ontem desmontei a motoca e vou postar umas fotos aqui pra vocês,
esse é o retificador (?)
http://i.imgur.com/umCORBW.jpg

bateria
http://i.imgur.com/ovpAe8o.jpg

caixa do farol
http://i.imgur.com/TnyXO5v.jpg

caixa do filtro de ar e motor
http://i.imgur.com/B07qyt1.jpg


outra coisa, achei esses videos na internet, vocês acham essas informações válidas ?
https://www.youtube.com/watch?v=z2O_w-6xD-Y
e
https://www.youtube.com/watch?list=TLp6fmVtc10TwkMcXiFJ4be5GmaC-YwBqh&v=9e6QTrUgwOQ&feature=iv&src_vid=z2O_w-6xD-Y&annotation_id=annotation_2727011453

Vulcan
17-06-15, 22:28
então galera, ontem desmontei a motoca e vou postar umas fotos aqui pra vocês,
esse é o retificador (?) correto, igualzinho o da biz, tão pequeno que as vezes passa despercebido.
http://i.imgur.com/umCORBW.jpg

bateria
http://i.imgur.com/ovpAe8o.jpg

caixa do farol
http://i.imgur.com/TnyXO5v.jpg

caixa do filtro de ar e motor
http://i.imgur.com/B07qyt1.jpg


outra coisa, achei esses videos na internet, vocês acham essas informações válidas ?
https://www.youtube.com/watch?v=z2O_w-6xD-Y
e
https://www.youtube.com/watch?list=TLp6fmVtc10TwkMcXiFJ4be5GmaC-YwBqh&v=9e6QTrUgwOQ&feature=iv&src_vid=z2O_w-6xD-Y&annotation_id=annotation_2727011453

sobre esse vídeio:

https://www.youtube.com/watch?v=z2O_w-6xD-Y
ele passa o tuto de como ligar direto na bateria pra não ficar piscando, usando o relé pra acionar (?) e um fusível por segurança.
o segundo vídeo é a mesma coisa...

esses esquemas não dependem da chave pra ligar o farol, coisa que abre possibilidade de ser trolado e ficar sem bateria ou mesmo bater um memento e ja era...

guenta uns dias que vou fazer um bem bolado pra ti colocar na CG, ligado pela chave usando fusível. :)

adianto logo que um segundo retificador seria uma boa idéia pra reforçar o esquema, pode ser simples (apenas retificador) e é vendido por ai como peça única em lojas de eletrônica. acho que não passa de 15 pila um pra 20A.

http://www.burgoseletronica.net/ponteretificadora.jpg

- - - Updated - - -

procura pelo nome "ponte retificadora de diodo"

Ricardo Cazati
18-06-15, 00:06
guenta uns dias que vou fazer um bem bolado pra ti colocar na CG, ligado pela chave usando fusível. :)

adianto logo que um segundo retificador seria uma boa idéia pra reforçar o esquema, pode ser simples (apenas retificador) e é vendido por ai como peça única em lojas de eletrônica. acho que não passa de 15 pila um pra 20A.

http://www.burgoseletronica.net/ponteretificadora.jpg

- - - Updated - - -

procura pelo nome "ponte retificadora de diodo"

percebi mesmo que era muita gambiarra os videos HADHADTUHA
o cara agradeço muito pela ajuda, será muito bem vindo um esquema detalhado,
nunca fucei na parte eletrica da moto e o "bem bolado" vai me ajudar a entender bem melhor :D

beleza tranquilo, vou ter "tempo" $$ só no sabado mesmo haha
e já vou ver se acho essa retificadora, te mando fotos...
valeu !

Vulcan
18-06-15, 13:11
não to conseguindo achar o diagrama da cg 97 (94~99) pra fechar o esquema :( alguém pode dar uma mão se o da cg 2000+ es é igual?

18-06-15, 18:36
é quase igual, só muda o estator que tem mais bobinas e no interruptor do farol que na 2000 não tem mais o fio rosa que enviava a corrente do farol quando desligado para dois resistores.

- - - Updated - - -

tenho esse esquema mas deixo no computador da loja e lá não tem internet, mas se der amanhã trago pra você Vulcan!

Stone
18-06-15, 18:51
Esse esquema de ligação que ele passou com o relê é o de menos, qualquer um faz, o esquema é fazer carregar a bateria....

Sobre o retificador, na MINHA opinião não é uma boa ideia usar somente o retificador pois ele não vai regular a tensão, somente retificar, e dependendo da moto pode sair do estator algo perto dos 100V dependendo da RPM.

Qualquer hora vou trazer minha cepêra pra oficina e estudar pra ver o que dá de fazer. Nela já uso dois retificadores há um bom tempo mas não muda muita coisa.

Ricardo Cazati
18-06-15, 19:40
primeiro de tudo agradeço a todos pela ajuda, sem vocês eu teria que morrer em 400 dilmas na oficina pra por esse xenon HATUHDAUHAHADH
fiz o documento da motoca hoje ! haha na segunda já está pronto :D

tirem uma dúvida minha... eu tive a "brilhante" ideia de querer trocas todas as lâmpadas da moto por lâmpadas LEDs,
como painel, setas, freio e etc... consegui achar no mercado livre as lâmpadas nos tamanhos certos, porém o vendedor me disse que se minha moto roda em corrente alternada não vai funcionar os LEDs, tem que ser em corrente contínua... no caso dessa moto é corrente alternada correto ?
sendo alternada é muito difícil transformar a energia dessas lâmpadas em contínua ? .... não sei se muda muito mas acho que colocando tudo em LED ela vai consumir menos energia nas lâmpadas correto ? já ajudaria a bateria....

obrigado novamente a todos ! haha
abraços

Vulcan
19-06-15, 11:12
é quase igual, só muda o estator que tem mais bobinas e no interruptor do farol que na 2000 não tem mais o fio rosa que enviava a corrente do farol quando desligado para dois resistores.

- - - Updated - - -

tenho esse esquema mas deixo no computador da loja e lá não tem internet, mas se der amanhã trago pra você Vulcan!

blz! fico no aguardo! :)


Esse esquema de ligação que ele passou com o relê é o de menos, qualquer um faz, o esquema é fazer carregar a bateria....

Sobre o retificador, na MINHA opinião não é uma boa ideia usar somente o retificador pois ele não vai regular a tensão, somente retificar, e dependendo da moto pode sair do estator algo perto dos 100V dependendo da RPM.

Qualquer hora vou trazer minha cepêra pra oficina e estudar pra ver o que dá de fazer. Nela já uso dois retificadores há um bom tempo mas não muda muita coisa.

o retificador é pra ajudar a puchar mais energia do estator, usando retificação de onda completa (de uma forma muito doida). ja fechei o esquema elétrico do UP dele, só tem que conseguir ligar os fios certos. por isso aguardo o esquema elétrico. a regulagem de voltagem continua sendo feita pelo retificador/regulador original (pois não será removido).

http://s27.postimg.org/4g9k892qb/como_instalar_retificador_extra.png


primeiro de tudo agradeço a todos pela ajuda, sem vocês eu teria que morrer em 400 dilmas na oficina pra por esse xenon HATUHDAUHAHADH
fiz o documento da motoca hoje ! haha na segunda já está pronto :D

tirem uma dúvida minha... eu tive a "brilhante" ideia de querer trocas todas as lâmpadas da moto por lâmpadas LEDs,
como painel, setas, freio e etc... consegui achar no mercado livre as lâmpadas nos tamanhos certos, porém o vendedor me disse que se minha moto roda em corrente alternada não vai funcionar os LEDs, tem que ser em corrente contínua... no caso dessa moto é corrente alternada correto ?
sendo alternada é muito difícil transformar a energia dessas lâmpadas em contínua ? .... não sei se muda muito mas acho que colocando tudo em LED ela vai consumir menos energia nas lâmpadas correto ? já ajudaria a bateria....

obrigado novamente a todos ! haha
abraços

não se preocupe com LEDs em CA, eles funcionam até bem pois se ligar em CC invertido eles simplesmente não acendem e nem passa corrente. (LEDs são diodos alterados para emitir luz). dependendo do esquema elétrico da sua mota, vai ganhar sistema de CC completo :)

ah! adicione na lista de compras um diodo pra 5~10Ah (um grandinho, quase do tamanho de um dedo, ou dois de 5Ah)
e se prepare para testes... :rolleyes:

- - - Updated - - -

só pra lembrar, o farol LED da minha biz ta diretão e funciona bem. vou fazer o mesmo esquema que estás fazendo na CG, na biz, pra ligar o farol direto na chave sem ligar o motor. :D

Ricardo Cazati
19-06-15, 11:58
blz! fico no aguardo! :)



o retificador é pra ajudar a puchar mais energia do estator, usando retificação de onda completa (de uma forma muito doida). ja fechei o esquema elétrico do UP dele, só tem que conseguir ligar os fios certos. por isso aguardo o esquema elétrico. a regulagem de voltagem continua sendo feita pelo retificador/regulador original (pois não será removido).

http://s27.postimg.org/4g9k892qb/como_instalar_retificador_extra.png



não se preocupe com LEDs em CA, eles funcionam até bem pois se ligar em CC invertido eles simplesmente não acendem e nem passa corrente. (LEDs são diodos alterados para emitir luz). dependendo do esquema elétrico da sua mota, vai ganhar sistema de CC completo :)

ah! adicione na lista de compras um diodo pra 5~10Ah (um grandinho, quase do tamanho de um dedo, ou dois de 5Ah)
e se prepare para testes... :rolleyes:

beleza cara tranquilo, vou aguardar o esquema primeiro e depois agente vê pra por os LEDs,
eu não vejo a hora de começar os testes ! hahaha amanha eu saio do trampo as 13h,
então se você puder me passa até amanha esse horário uma lista das coisas que precisa comprar que já saio daqui e já compro,
to louco pra fuçar na CGzinha kkkkkk

- - - Updated - - -

tive outras ideias essa noite...
uma é, eu tenho um escapamento fortuna torbal pra ela, porém o que eu fiz nele a uns tempos atrás,
peguei e abri ele tirando a tampa da boca, ai tirei toda lã de vidro que até já quase não tinha mais,
e também cortei o miolo do escapamento ficando ele só o cano direto, mas velho faz MUITO barulho,
faz tanto barulho quanto a uma harley 1000cc+, uma vez eu até cobri o barulho de uma hornet no sinal UHADTUHADUHADUHADH
então o que eu pensei, vou comprar um rolo de lã de vidro e 1m² de tela de aço ai vou retirar a boca do escape denovo
vou medir pra ver qual o tamanho até chegar no fim da ponteira e vou soldar em cubo a tela, soldando na boca do escape também,
ai vou enrolar essa lã de vidro na tela e colocar dentro do escape, então vai ficar um "tubo" de tela passando pelo meio da ponteira,
e nos cantos da ponteira vai ter a lã de vidro pra abafar um pouco o som...
o que vocês acham ? vai ficar com uma boa vasão ? e vai abafar legal o som ? não quero abafar muito pois gosto do barulho hahaha

a segunda é, vou comprar uma carcaça do painel dela, esse aqui
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/carcaca-do-painel-completa-honda-cg-today-titan-99-22130-MLB20224378505_012015-O.jpg
custa 17 reais, e também vou comprar o painel da strada, esse aqui
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/painel-cbx-200-strada-1-linha-condor-1103122-16279-MLB20117182581_062014-O.jpg
que custa 96 reais, então vou adaptar o velocímetro e o RPM dentro da carcaça original da CG,
com LEDs vermelhos ou brancos (vou ver qual fica mais legal),
e estava pensando em por as luzes de neutro, pisca e luz alta do painel da strada no meio da carcaça da cg,
onde tem aquele retângulo preto sem uso...
eu pensei em ao invés de usar o painel da Strada eu poderia usar o painel da CBX Aero,
porque ele é preto e mais "compatível" com o design do painel da CG, mas o porém é que não acho esse painel nem cá pega UHADUHAD
então teria que ser o da Strada mesmo, o único problema é pra ligar o RPM, como eu faço ? é muito difícil ligar na CG ?
e também vocês acham que iria ficar legal o painel assim nela ?

enfim, ta rolando as ideias, acho que vai ficar muito daora tudo isso :D

Vulcan
19-06-15, 13:01
calma rapaz, primeiro faz os testes da elétrica e coloca o xenon;

depois faz UP no painel e escape:

pra escapamento tenho esses esquemas que catei por ai e um aqui no PN;

escape esportivo padrão:
http://desmond.imageshack.us/Himg716/scaled.php?server=716&filename=flautaesportiva.jpg&res=medium
a parte cinza é lã de vidro/rocha


baseado em armas de fogohttp://s29.postimg.org/5qvhkanbr/223_REMINGTON_2_1.jpg
http://s29.postimg.org/ouot0n05z/800px_Vaime_Suppressor_22_WP_Drwg.png
http://s29.postimg.org/iwazqeh7b/Navy_Hush_Puppy_WP_Drwg.png
http://s29.postimg.org/t2jl9e1lj/Reflex_Suppressor_WP_Drwg.png

- - - Updated - - -

vai precisar de:
-fita isolante (rolo pequeno ou médio) ~10 pila
-fita auto fusão (rolo pequeno ou médio) ~15 pila
-terminais conectores para parafuso (em "O")
compra também uma barra desse conector aqui:
http://www.fazfacil.com.br/images/ref_ele_conector9.jpg

se for difícil achar, esse serve porém é mais caro
http://www.spooleletrica.com.br/imagens/imagens_produtos/conector_porcelana.png

não compre essas porcarias aqui:
http://kitdeinstalacaodearsplit.com.br/image/data/Ferramentas/Terminais_de_Deriva%C3%A7%C3%A3o_para_instalacao_d e_ar_split3.png
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/conector-de-derivaco-vermelho-emenda-p-cabos-fios-50-pcs-19157-MLB20167340879_092014-F.jpg
são danado pra dar mal contato, esquentar e derreter tudo. isso quando eles não cortam o fio com o tempo.

- - - Updated - - -

vai precisar de fio, mas a quantidade ainda fico devendo pois depende do esquema elétrico. talvez 1~2 metros (total) de fios de 3 cores resolva.

- - - Updated - - -

eu trabalho tarde-noite, então não vamos ter muita comunicação...

betocampana
19-06-15, 17:24
Meu deus, e eu achava que gostava de modificar a moto... HAHAHAH


abri ele tirando a tampa da boca, ai tirei toda lã de vidro que até já quase não tinha mais,
e também cortei o miolo do escapamento ficando ele só o cano direto
Li e ri, ri e li de novo pra rir e ler de novo haheahah fazia muito disso, é feio mas uma vez na vida todo mundo faz :D

tou lurkando pesadamente o tópico, por gostar de CG's e de modificações. Acho o fundo do velocímetro branco mais bonito, já que é pra mudar.
A vazão eu acho que vai ficar ok, tem que ver o som que vai ficar. Normalmente escape montado fica meio estalado, eu não sou fã, mas de repente vc gosta.. é fazer e testar.

Ricardo Cazati
19-06-15, 17:53
calma rapaz, primeiro faz os testes da elétrica e coloca o xenon;

depois faz UP no painel e escape:

pra escapamento tenho esses esquemas que catei por ai e um aqui no PN;




- - - Updated - - -

vai precisar de:
-fita isolante (rolo pequeno ou médio) ~10 pila
-fita auto fusão (rolo pequeno ou médio) ~15 pila
-terminais conectores para parafuso (em "O")
compra também uma barra desse conector aqui:
http://www.fazfacil.com.br/images/ref_ele_conector9.jpg

se for difícil achar, esse serve porém é mais caro
http://www.spooleletrica.com.br/imagens/imagens_produtos/conector_porcelana.png

não compre essas porcarias aqui:
http://kitdeinstalacaodearsplit.com.br/image/data/Ferramentas/Terminais_de_Deriva%C3%A7%C3%A3o_para_instalacao_d e_ar_split3.png
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/conector-de-derivaco-vermelho-emenda-p-cabos-fios-50-pcs-19157-MLB20167340879_092014-F.jpg
são danado pra dar mal contato, esquentar e derreter tudo. isso quando eles não cortam o fio com o tempo.

- - - Updated - - -

vai precisar de fio, mas a quantidade ainda fico devendo pois depende do esquema elétrico. talvez 1~2 metros (total) de fios de 3 cores resolva.

- - - Updated - - -

eu trabalho tarde-noite, então não vamos ter muita comunicação...

sim claro Vulcan ! nem se eu quisesse fazer tudo de uma vez o "tempo" $$ não deixaria
HJUADTUHATDUHTADUHADTUHADUH

só to contando as idéias, mas vou ir fazendo aos poucos, conforme vou conseguindo comprar as coisas,
é que eu gosto de já planejar muito bem as modificações, porque dai quando eu realmente for fazer a ideia já esta bem mais amadurecida haha,
só o do escape que eu já vou querer fazer semana que vem, pelo fato de eu gastar pouco e não ser trabalhoso,
então deixa eu tirar uma dúvida, se eu fizer da forma que eu mencionei, assim:
http://i.imgur.com/oXmNN7Q.jpg
iria ficar ruim ? minha intenção não é tirar muito barulho, eu gosto do barulho,
só que sem nada faz MUITO barulho, só quero que fique um pouco menos e continue com uma ótima vazão ! haha

vou comprar essas coisas amanha mesmo, ai quando tiver tudo completo eu faço os testes :D
valeu cara !

Ricardo Cazati
20-06-15, 02:21
Meu deus, e eu achava que gostava de modificar a moto... HAHAHAH


abri ele tirando a tampa da boca, ai tirei toda lã de vidro que até já quase não tinha mais,
e também cortei o miolo do escapamento ficando ele só o cano direto


Li e ri, ri e li de novo pra rir e ler de novo haheahah fazia muito disso, é feio mas uma vez na vida todo mundo faz :D

tou lurkando pesadamente o tópico, por gostar de CG's e de modificações. Acho o fundo do velocímetro branco mais bonito, já que é pra mudar.
A vazão eu acho que vai ficar ok, tem que ver o som que vai ficar. Normalmente escape montado fica meio estalado, eu não sou fã, mas de repente vc gosta.. é fazer e testar.

ATDHUADTUHADTUHADhuATDUHAD
cara eu fiz isso eu tinha 19 anos, e tenho esse escape até hoje brilhando :P
realmente acho que o fundo branco vai ficar legal, vamos ver haha
e também não quero que fique estralado, quero um barulho grosso e forte,
mas vamos testar neh :D

Vulcan
20-06-15, 10:04
concluido!
recebi o esquema do natanmegamoto e achei a fiação. esse esquema abaixo está OK, considerando "resto" original (fica atento na posição dos fios);
http://s27.postimg.org/4g9k892qb/como_instalar_retificador_extra.png
pra "ligar o farol na bateria" tem duas opções:

-tudo em CC (acho que fica melhor por causa do painel novo, não sei), eliminando o cabo de CA da alimentação principal, deixando destinado apenas ao retificador;
-somente o farol e luz de posição em CC;

nessa parte tem dois esquemas, são bem fáceis de fazer;
http://s27.postimg.org/w8ohz7j2b/esquema_final_op_o_1.png

o segundo;
http://s4.postimg.org/8uvvd3tu5/esquema_final_op_o_2.png

é possível (mas improvável) que o fusível da bateria queime, caso ocorra um de 15Ah deve solucionar tranquilo sem problemas na fiação.


- - - Updated - - -

sobre escapis nois conversa outro dia pra bolar um 4x1. :rolleyes:

- - - Updated - - -

inicialmente toda essa bagaça é um teste, então antes de iniciar as modificações certifique-se que seu sistema elétrico está OK

o regulador de voltagem trabalha convertendo o excesso de energia em calor para manter a voltagem especificada. porém por sofrer perdas elétricas ele não mantém fixa essa voltagem, podendo deixar passar um pouco sem problemas mas nada que chege acima dos valores citados.

catei essas infos na magnetron e concordo com os valores estimados:
(http://www.magnetron.com.br/blog/dois-testes-praticos-para-descobrir-como-anda-o-regulador-retificador-da-sua-moto/)

duas opções: usando lâmpada de farol 35W (na doida) ou multímetro (melhor)

-ligue a moto em marcha lenta e conecte o multímetro na bateria, a voltagem deve ser 13v~13,6;
-desconecte um dos cabos da bateria e meça nos cabos, a voltagem deve continuar próxima dos 13;
-acelere a mota até um giro médio-alto, a voltagem não pode passar dos 14,9V (muito menos com tudo ligado);
-desligue o motor e verifique somente a bateria, a voltagem não pode ficar abaixo dos 12,6 (voltagem mínima do conjunto desligado);

concluido que a elétrica está OK, prossiga com a instalação das peças.



-o kit xenon consome mais energia que a luz original, isso reduz o trabalho do regulador de voltagem
-o kit xenon vai ser ligado a partir da bateria+regulador, isso consome a bateria quando o retificador não gerar energia suficiente ou em caso de motor desligado. ou seja, vai sugar energia do sistema e colocar a bateria pra trabalhar mais.
-o retificador extra ajuda a converter mais corrente em CC para acrecentar energia no sistema, isto deixa mais carga livre pro regulador dissipar ou para recarregar a bateria.
-toda a ligação vai fazer passar mais energia pelo fusível (original), podendo este queimar ao acionar a buzina. apesar de ser estimado que não.

Ricardo Cazati
20-06-15, 13:00
concluido!
recebi o esquema do natanmegamoto e achei a fiação. esse esquema abaixo está OK, considerando "resto" original (fica atento na posição dos fios);
http://s27.postimg.org/4g9k892qb/como_instalar_retificador_extra.png
pra "ligar o farol na bateria" tem duas opções:

-tudo em CC (acho que fica melhor por causa do painel novo, não sei), eliminando o cabo de CA da alimentação principal, deixando destinado apenas ao retificador;
-somente o farol e luz de posição em CC;

nessa parte tem dois esquemas, são bem fáceis de fazer;
http://s27.postimg.org/w8ohz7j2b/esquema_final_op_o_1.png

o segundo;
http://s4.postimg.org/8uvvd3tu5/esquema_final_op_o_2.png

mais fácil que errar de combustível no posto...

- - - Updated - - -

sobre escapis nois conversa outro dia pra bolar um 4x1. :rolleyes:

- - - Updated - - -

inicialmente toda essa bagaça é um teste, então antes de iniciar as modificações certifique-se que seu sistema elétrico está OK

o regulador de voltagem trabalha convertendo o excesso de energia em calor para manter a voltagem especificada. porém por sofrer perdas elétricas ele não mantém fixa essa voltagem, podendo deixar passar um pouco sem problemas mas nada que chege acima dos valores citados.

catei essas infos na magnetron e concordo com os valores estimados:
(http://www.magnetron.com.br/blog/dois-testes-praticos-para-descobrir-como-anda-o-regulador-retificador-da-sua-moto/)

duas opções: usando lâmpada de farol 35W (na doida) ou multímetro (melhor)

-ligue a moto em marcha lenta e conecte o multímetro na bateria, a voltagem deve ser 13v~13,6;
-desconecte um dos cabos da bateria e meça nos cabos, a voltagem deve continuar próxima dos 13;
-acelere a mota até um giro médio-alto, a voltagem não pode passar dos 14,9V (muito menos com tudo ligado);
-desligue o motor e verifique somente a bateria, a voltagem não pode ficar abaixo dos 12,6 (voltagem mínima do conjunto desligado);

concluido que a elétrica está OK, prossiga com a instalação das peças.

primeiro de tudo muito obrigado ! haha
vou sair daqui e já vou comprar tudo e deixar lá em casa,
só que pela minha falta de conhecimento (não entendi 100% o esquema) vou precisa de uma ajuda sua pra fazer as ligações,
agente pode marcar um dia e o horario pra fazermos isso em tempo real, se e quando voce puder é claro,
pode ser por skype ou whatsapp, porque ai a hora que surgir alguma duvida minha, que com certeza surgirá, eu ja vejo com voce,
só confirmando o que vou comprar:
fita isolando,
fita de alta fusao,
ponte retificadora de diodo,
barra de conectores para fio,
terminais conectores para parafusos em O e
4m de fio de 3 cores diferentes.

se precisa de algo a mais você me fala que eu compro !
abraços

Vulcan
20-06-15, 14:01
primeiro de tudo muito obrigado ! haha
vou sair daqui e já vou comprar tudo e deixar lá em casa,
só que pela minha falta de conhecimento (não entendi 100% o esquema) vou precisa de uma ajuda sua pra fazer as ligações,
agente pode marcar um dia e o horario pra fazermos isso em tempo real, se e quando voce puder é claro,
pode ser por skype ou whatsapp, porque ai a hora que surgir alguma duvida minha, que com certeza surgirá, eu ja vejo com voce,
só confirmando o que vou comprar:
fita isolando,
fita de alta fusao,
ponte retificadora de diodo,
barra de conectores para fio,
terminais conectores para parafusos em O e
4m de fio de 3 cores diferentes.

se precisa de algo a mais você me fala que eu compro !
abraços

pode reduzir a quantidade de fio pra 1 metro e 2 cores, as fitas pra tamanho 'pequeno' e terminal em 'O' uns 2 ou 3 no máximo.
a barra de conectores não vendem a unidade, então uma de 5mm deve servir.

relaxa, quando tiver a fiação em mãos vai ficar fácil. :)
vou mandar numero do wats por PM, no momento to sem conectividade mas quando estiver em casa da pra conversar OK.

- - - Updated - - -

horário hoje a partir das 21:30
amanhã acho que o dia todo vou ficar livre.

Davidson Braga
20-06-15, 14:13
Interessei nessa parada do Xenon... Minha 150 só não coloquei ainda por causa da CA. Fora que se eu colocasse direto na bateria, a noite eu já ficaria sem carga. :(

20-06-15, 19:43
Cara Vulcan, só não entendi qual a função do diodo na entrada da ponte retificadora!

Ricardo Cazati
20-06-15, 20:36
pode reduzir a quantidade de fio pra 1 metro e 2 cores, as fitas pra tamanho 'pequeno' e terminal em 'O' uns 2 ou 3 no máximo.
a barra de conectores não vendem a unidade, então uma de 5mm deve servir.

relaxa, quando tiver a fiação em mãos vai ficar fácil. :)
vou mandar numero do wats por PM, no momento to sem conectividade mas quando estiver em casa da pra conversar OK.

- - - Updated - - -

horário hoje a partir das 21:30
amanhã acho que o dia todo vou ficar livre.

então não consegui comprar tudo, tava tudo fechado e o único lugar aberto só consegui pegar algumas coisas,
amanha vou comprar o restante ai se der pra você agente já faz os testes amanha mesmo :D
o que eu consegui comprar foi isso:
http://i.imgur.com/x6RUJ95.jpg

foi a barra de conectores pra 6mm, dois diodos de 6A cada e a ponte retificadora de diodo,
amanha vou pegar os fios, a fita isolante e a fita de alta fusão que faltou !

hoje a noite dei uma geral na motoca, a parte de baixo do tanque e banco ali tava muito sujo e desarrumado,
olha como ficou:
http://i.imgur.com/lWHcngM.jpg

agora sim ficou uma moto decente pra mexer UADUHADUHADUHA
tava feia cara, sério mesmo tudo sujo com crosta já...

beleza já peguei seu numero vou por aqui no whats aqui e agente troca ideia,
ai agente combina certinho
valeu :)

Vulcan
21-06-15, 11:04
Interessei nessa parada do Xenon... Minha 150 só não coloquei ainda por causa da CA. Fora que se eu colocasse direto na bateria, a noite eu já ficaria sem carga. :(

eu usei LED e ja ficou melhor e olhe que de todas as lâmpadas LED que pesquisei acabei por comprar a mais fraca por não ter encontrado mais forte...
depois vou fazer o mesmo esquema elétrico desse tópico e acho que vai ficar mais forte (pois vai virar CC constante na fiação da lâmpada)


Caro Vulcan, só não entendi qual a função do diodo na entrada da ponte retificadora!

como não é apenas 2 fazes, tem um "neutro" metido na fiação, aquele diodo serve pra evitar um curto circuito de meia-onda. tem que ficar atento a qual fase ele vai ser instalado. :)


então não consegui comprar tudo, tava tudo fechado e o único lugar aberto só consegui pegar algumas coisas,
amanha vou comprar o restante ai se der pra você agente já faz os testes amanha mesmo :D
o que eu consegui comprar foi isso:(...)
foi a barra de conectores pra 6mm, dois diodos de 6A cada e a ponte retificadora de diodo,
amanha vou pegar os fios, a fita isolante e a fita de alta fusão que faltou !
(...)
beleza já peguei seu numero vou por aqui no whats aqui e agente troca ideia,
ai agente combina certinho
valeu :)

confirmado contato. :)
os itens adquiridos são excelentes com um porém: a ponte retificadora RS407 suporta 4Ah de saida de acordo com o tiu google, sendo necesário +2 itens iguais a este para completar a capacidade de carga dos diodos disponíveis.

Davidson Braga
21-06-15, 11:08
eu usei LED e ja ficou melhor e olhe que de todas as lâmpadas LED que pesquisei acabei por comprar a mais fraca por não ter encontrado mais forte...
depois vou fazer o mesmo esquema elétrico desse tópico e acho que vai ficar mais forte (pois vai virar CC constante na fiação da lâmpada)

Entendi... Tem umas lampadas de LED que não valem nada. Mas eu tava vendo essa aqui http://us00.i.aliimg.com/img/pb/290/725/702/702725290_372.jpg que é muito melhor...
Se o Ricardo conseguir colocar a CG dele com CC, eu tento fazer na minha também!

Stone
21-06-15, 16:37
Entendi o esquema usando o retificador original para controlar a tensão, aí sim pode funcionar, desde que o magneto tenha potência suficiente para suprir o sistema

Vulcan
21-06-15, 16:37
Entendi... Tem umas lampadas de LED que não valem nada. Mas eu tava vendo essa aqui http://us00.i.aliimg.com/img/pb/290/725/702/702725290_372.jpg que é muito melhor...
Se o Ricardo conseguir colocar a CG dele com CC, eu tento fazer na minha também!

procura uma com 3 pastilhas que brilha mais e é barato também. mas esses modelos são bons, os que tem LED de gota não são muito bons não...

Davidson Braga
21-06-15, 17:39
Dando certo esse esquema da CC, eu vou comprar o led pra minha.
Galera, sei que não é o tópico correto, mas colocar esse freio aqui será que fica bom? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-663700877-kit-de-freio-traseiro-titan-150-c-disco-completo-_JM

Vulcan
21-06-15, 20:22
Dando certo esse esquema da CC, eu vou comprar o led pra minha.
Galera, sei que não é o tópico correto, mas colocar esse freio aqui será que fica bom? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-663700877-kit-de-freio-traseiro-titan-150-c-disco-completo-_JM

não precisa de CC pra ligar o LED sem cooler. ja instalei na minha motoneta e ta de boas, vou mudar o circuito mais pra ligar junto da chave.
o kit de freio parece bom, só nunca vi de perto. tem um outro kit por ai que é mais complexo, verifica e compara o preço dele e se necessário use o topico oráculo ou crie um a respeito.

Davidson Braga
21-06-15, 20:27
Eu pesquisei, e o pessoal comenta que se colocar essa lampada na moto, o reator dela pode queimar em pouco tempo, devido a variação de tensão. :/

Ricardo Cazati
22-06-15, 09:36
Galera bom dia !
depois de muito sofrimento e muitos erros (meus ok ? kkk) conseguimos fazer funcionar ! HUADHUATDHADHA
eu e o Vulcan ficamos por Whatsapp fazendo toda a bagaça, começamos era 15:50 e acabamos as 21:20 :P
e depois de tudo pronto nem parece que gastaria tudo isso de tempo pra fazer, é simples até, só parece complicado kkkkkk
mas valeu a pena todo o trampo e agradeço muito a ajuda do Vulcan, sem ele eu não teria conseguido fazer...

só que como ele tinha dito aqui (e eu não tinha visto kkkk) a ponte retificadora que comprei era de 4Ah, ficou fraca pro esquema,
então hoje vou comprar uma de 15Ah e vou substituir a de 4Ah e refazer os testes de voltagem,
pois o de 4Ah estava esquentando demais e não consegui carregar a bateria com o xenon ligado...

vamos aos dados antes da instalação do retificador e a ligação dos fios do farol,
bateria 12,75v desconectada da moto,
medição no fio de carregamento da bateria sem ela estar conectada em rotação lenta 8,3v, em rotação média 10,6v e em alta 12v,
medição no mesmo fio porém com a bateria conectada, em lenta 13,3v e em alta 14,8v...

os dados depois da instalação do retificador extra vou postar aqui amanha pra vocês,
pois vou trocar a ponte por uma maior e refazer os testes, mas só pra adiantamento com a ponte de 4Ah em alta com a bateria conectada ficou em 11,3v, ou seja consumindo mais energia do que carregando, porém a ponte de 4Ah esquentava muito que não dava nem pra ficar com o dedo em cima, o Vulcan disse que por ela ser fraca está dissipando energia em calor e não está jogando pra bateria, nisso vamos trocar por uma maior e ver como vai ficar o carregamento da bateria...

enfim junto com o resultado final do esquema eu vou postar as fotos da instalação e da montagem dos circuitos,
também todo diagrama de instalação e dados coletados !
é isso ai abraços galera :D

Vulcan
22-06-15, 10:24
Eu pesquisei, e o pessoal comenta que se colocar essa lampada na moto, o reator dela pode queimar em pouco tempo, devido a variação de tensão. :/

xenon até acredito que queima, mas LED não tem segredo. o "reator"dele é um controle pra diferenciar luz baixa e luz alta nas pastilhas. de qualquer forma a conversão pra CC é fácil, difícil é aumentar a potência de geração de energia...

no esquema do cazati fizemos redirecionado a energia AC do farol convertendo em CC pra ajudar na linha da bateria no qual foi feito a alimentação do xenon, o modelo que ele tem puxa 40W e a lâmpada original 35W. estima-se que com a ponte retificadora correta funcione perfeito.

os ultimos testes tão chegando! :)

obs.: ricardo, consegui conectividade e vou estar disponível no wats pra suporte. http://www.abanopa.org.br/wp-content/uploads/2013/09/curti.png

Davidson Braga
22-06-15, 11:09
Não sei porque caralhos não tô conseguindo usar o quote nas postagens né, masss...
Agora eu entendi. Eu até ia importar pelo Aliexpress essa lampada, mas como eu vi que precisaria de ser CC, eu desisti. Xenon aqui no estado realmente dá multa, mas a lampada sendo LED, não vejo porque não coloca-la.

Ricardo Cazati
22-06-15, 11:29
realmente não ta dando pra usar o Quote, eu to fazendo manual quando preciso haDUHADTUHADUH


obs.: ricardo, consegui conectividade e vou estar disponível no wats pra suporte. http://www.abanopa.org.br/wp-content/uploads/2013/09/curti.png
beleza então cara, hoje vou só trocar a ponte pela maior e testar, porque tenho um jantar pra ir hoje,
ai amanha eu monto a motoca toda e já saio rodando uhaDTHADTUHTADUHA

Stone
22-06-15, 11:37
Tomara mesmo, torço muito para que dê certo

Mas continuo achando que o estator não irá dar conta de carregar a bateria, infelizmente.
Caso isso aconteça, desligue a lâmpada da lanterna e iluminação do painel, se com isso carregar vc pode trocar por lâmpadas de LED pra ver se funciona.
O sistema elétrico dessas motos é muito limitado, qualquer carga a mais já consome a batera

Davidson Braga
22-06-15, 11:49
Pois é... Não sei como funciona na minha que é partida elétrica e tal, mas deve ser a mesma merda com todas.

Ricardo Cazati
22-06-15, 12:31
Tomara mesmo, torço muito para que dê certo

Mas continuo achando que o estator não irá dar conta de carregar a bateria, infelizmente.
Caso isso aconteça, desligue a lâmpada da lanterna e iluminação do painel, se com isso carregar vc pode trocar por lâmpadas de LED pra ver se funciona.
O sistema elétrico dessas motos é muito limitado, qualquer carga a mais já consome a batera

você acha que se eu trocar tudo por LED vai economizar mais energia em geral ?
porque já esta em meus planos trocas TODAS as lâmpadas da moto por LEDs !

- - - Updated - - -


Pois é... Não sei como funciona na minha que é partida elétrica e tal, mas deve ser a mesma merda com todas.

cara tenho quase certeza que o estator da sua moto carrega muito mais que a da minha,
por ela ser injeção e partida eletrica o estator dela é mais forte que da minha, a sua carrega 0,130kW/5.000rpm,
já a minha carrega 0,096kW/5.000rpm, sendo assim com certeza esse esquema que estamos fazendo na minha vai dar certo na sua !

Vulcan
22-06-15, 12:51
você acha que se eu trocar tudo por LED vai economizar mais energia em geral ?
porque já esta em meus planos trocas TODAS as lâmpadas da moto por LEDs !

de acordo com o esquema elétrico temos:

farol 35W
posição 5W+ freio 20W
pisca/setas 25W (total, considerando relé sem usar pisca alerta - apenas 2 luzes de seta)
painel 12W (todas as luzes no painel, exceto pisca alerta - apenas 1 luz de seta)
total: 97W só de lâmpada

resistores do farol: não conta por ser usado com farol desligado, coisa praticamente sem uso (menos de 2W cada).
buzina: não conta por ser pulso muito esporádico de consumo.

considerando o xenon que gerou consumo de 40W (na verdade deu 39,6W de acordo com a Ah passada pelo ricardo), se trocar todas as outras pra LED que consome cerca de -95% (mas vamos usar 85% pra base de cálculo...) vai ficar com consumo final de aprox 55W (-42W) ou um pouco menos.

eu imagino que a honda tenha feito o projeto pra "zerar" a carga no sistema com todos os itens ligados, e ao usar normal "sobre" energia pra carregar a bateria...

mas fica a dica: evite lâmpadas LED de gota, elas são muito focadas e fracas pra usar na sinalização, painel ainda vai.

- - - Updated - - -



cara tenho quase certeza que o estator da sua moto carrega muito mais que a da minha,
por ela ser injeção e partida eletrica o estator dela é mais forte que da minha, a sua carrega 0,130kW/5.000rpm,
já a minha carrega 0,096kW/5.000rpm, sendo assim com certeza esse esquema que estamos fazendo na minha vai dar certo na sua !

não verifiquei diferença nos estatores mas vi que o retificador das injetadas é maior. essa foi a diferença nos esquemas elétricos que achei.

- - - Updated - - -

esqueci de dizer que se trocar a lâmpada da sinalização das setas o relé fica doidão e pisca rápido como se estivesse queimado.
as lâmpadas LED pra pisca que tem por ai algumas são muito fracas e não vale a pena, fica atento nisso!

Stone
22-06-15, 14:17
O estator das injetadas tem bem mais bobinas que o das carburadas.
Muitos que usam xenon em 150 estão usando o estator das injetadas pra dar conta

Vulcan
22-06-15, 19:40
O estator das injetadas tem bem mais bobinas que o das carburadas.
Muitos que usam xenon em 150 estão usando o estator das injetadas pra dar conta

Bom saber! :)

betocampana
23-06-15, 00:38
Não sei porque caralhos não tô conseguindo usar o quote nas postagens né, masss...
Também não... uso o quote manual, mas aí não linka a pessoa =|
Isso no computador com linux e no computador com windows, deve ser algo no meu user oO

Vulcan
23-06-15, 09:50
UPDATE!!
analizando os circuitos percebi outro curto de meia onda no esquema que bolei mesmo com o diodo em uma das fases.
peço desculpas ao cazati por ter instalado de tal maneira. falando com ele ontem ja conseguimos corrigir esse problema e foi adquirido as novas peças. o circuito ficou mais simples e será finalizado hoje.

a espectativa é que ele gere menos energia por pegar apenas meia onda da fase do farol, mas vamo que vamo...

original:
linha de carga da bateria:48W
linha de carga do farol:49W
total: 97W


como fica:
linha de carga da bateria: 48W (não altera)
linha de carga do farol (redirecionada para bateria):24,5W
total: 72,5W


novo consumo da mota:
condição 1 consumo máximo:
farol 40W
posição 5W
freio 20W
painel 12W
piscas 25W

total: 102W


condição 2 consumo mínimo:
farol 40W
posição 5W
painel 9W

total: 54W
matematicamente, ainda está dentro do limite para carregar a bateria com um pouco de dificuldade.

pra melhorar esse sistema sem gastar muito din din com rebobinamento, só desconectando o aterramento de uma das fazes que tem no estator e trabalhando com retificador de tornado, mesmo que não seja bobinamento em triangulo.

stone tem info sobre a possibilidade de aplicar esta idéia?

- - - Updated - - -

complementando, as peças que o cazati ja tem servem pra fechar o esquema de 3 fazes sem precisar do retificador/regulador de tornado.

2 retificadores comuns ou 6 diodos também fariam o mesmo papel se somados ao retificador/regulador original.

Davidson Braga
23-06-15, 11:16
Vish, ai complicou! Tô acompanhando atenciosamento o progresso do projeto

Ricardo Cazati
23-06-15, 12:53
Eai galera !
ontem como não tive muito tempo pra testar tudo, pois tinha um jantar pra ir,
consegui trocar a ponte retificadora de diodo de 4Ah por uma de 50Ah,
retirei os dois diodos de 6Ah cada de uma fase, como o Vulcan me instruiu,
e também desliguei o negativo da ponte, sendo assim retificando apenas meia onda,
a moto com o farol xenon ligado, as luzes de painel e luz de posição em lenta com a bateria conectada ficou em 11,26v,
com o giro no máximo ela chegou a 12,18v apenas, ou seja não dará conta de alimentar e carregar tudo nessas condições,
hoje vou fazer mais alguns testes, vou tirar o farol, a luz de posição e as luzes do painel e vou testar pra ver qual a voltagem que chega na bateria,
depois vou retirar a bateria pra ver qual a voltagem real que está chegando nos cabos da bateria,
depois vou deixar apenas o farol ligado e vou medir de novo também, pra ver se ele consegue carregar nessa situação,
ai vamos ter uma base do que ainda dá pra ser feito pra funcionar o xenon...

só uma duvida, pra eu trocar os piscas por LED eu tenho que trocar o relê de piscas também ?
tava no mercadolivre fuçando e achei um relê de setas pra lâmpadas LED...

23-06-15, 12:55
UPDATE!!
analizando os circuitos percebi outro curto de meia onda no esquema que bolei mesmo com o diodo em uma das fases.
peço desculpas ao cazati por ter instalado de tal maneira. falando com ele ontem ja conseguimos corrigir esse problema e foi adquirido as novas peças. o circuito ficou mais simples e será finalizado hoje.

a espectativa é que ele gere menos energia por pegar apenas meia onda da fase do farol, mas vamo que vamo...

matematicamente, ainda está dentro do limite para carregar a bateria com um pouco de dificuldade.

pra melhorar esse sistema sem gastar muito din din com rebobinamento, só desconectando o aterramento de uma das fazes que tem no estator e trabalhando com retificador de tornado, mesmo que não seja bobinamento em triangulo.

stone tem info sobre a possibilidade de aplicar esta idéia?

- - - Updated - - -

complementando, as peças que o cazati ja tem servem pra fechar o esquema de 3 fazes sem precisar do retificador/regulador de tornado.

2 retificadores comuns ou 6 diodos também fariam o mesmo papel se somados ao retificador/regulador original.Bom, pelo que vi no estator dessa moto só tem um aterramento Vulcan, se desligar ele acho que ficará sem aterramento não? Será que se mudasse a forma de enrolamento e enrolasse como de strada não daria mais potência não? e talvez pudesse até usar a mesma ponte que ele já tem e talvez, sei lá é só uma ideia usar também o regulador retificador original? Tenho o esquema da strada se você quiser dar uma olhada te envio vlw!!!

Vulcan
23-06-15, 13:46
Bom, pelo que vi no estator dessa moto só tem um aterramento Vulcan, se desligar ele acho que ficará sem aterramento não? Será que se mudasse a forma de enrolamento e enrolasse como de strada não daria mais potência não? e talvez pudesse até usar a mesma ponte que ele já tem e talvez, sei lá é só uma ideia usar também o regulador retificador original? Tenho o esquema da strada se você quiser dar uma olhada te envio vlw!!!

desligar o aterramento do estator pra puxar 3 fases diretas, é o que eu quis dizer... isso faria "brotar" mais uma fase saindo do estator pra ser ligada ao retificador.
não tenho dúvida que colocar outro estator poderia ficar mais potênte ou melhor porém inicialmente em razão de custo e de disponíbilidade de peças acredito ser a opção mais viável.

sobre os esquemas, da pra ter uma idéia assim:
http://s4.postimg.org/kv6s0rl25/novo_esquema.jpg

acredito que se remover o aterramento do estator e usar esquema de 3 fases da pra puchar energia bagaraio do estator.

23-06-15, 14:18
Entendi Vulcan, mas neste estator da 97 as bobinas não são uniformes ou seja não são do mesmo tamanho e potência, se não me engano, iniciando do fio terra são 5 bobinas com 58 espiras cada até a fase do fio amarelo daí é derivado o fio amarelo e a partir do fio amarelo mais uma bobina com 48 espiras finalizando na fase do fio branco. Não tem problema não se for assim?

Ricardo Cazati
23-06-15, 14:48
só pra adicionar uma informação pra vocês, medi agora de novo o consumo o xenon na fonte assimetrica,
e ele consome 3,74Ah na alta e 3,33Ah na baixa, eu tinha falado antes que era só 3,3Ah...

Davidson Braga
23-06-15, 14:56
Vulcan, então no caso, o estator da minha CG é "mais forte" que essa do Ricardo?

Vulcan
23-06-15, 15:13
Entendi Vulcan, mas neste estator da 97 as bobinas não são uniformes ou seja não são do mesmo tamanho e potência, se não me engano, iniciando do fio terra são 5 bobinas com 58 espiras cada até a fase do fio amarelo daí é derivado o fio amarelo e a partir do fio amarelo mais uma bobina com 48 espiras finalizando na fase do fio branco. Não tem problema não se for assim?
Te não :)
O esquema com aterramento desligado vai sugar até a alma do estator kkkk claro que conforme a carga geral.

- - - Updated - - -


Vulcan, então no caso, o estator da minha CG é "mais forte" que essa do Ricardo?

Se a sua cg for a injetada, é sim. Porém não significa que sobre energia na sua e na do cazati não... O estator da sua é mais forte pra compensar a injeção (se esse for o caso).

Stone
23-06-15, 15:14
Não sei não Vulcan, ainda estaria longe de ser um sistema trifásico onde as bobinas teriam que ser iguais, de mesma potência e dispostas a 120º

Davidson Braga
23-06-15, 15:31
Se a sua cg for a injetada, é sim. Porém não significa que sobre energia na sua e na do cazati não... O estator da sua é mais forte pra compensar a injeção (se esse for o caso).

Sim, a minha é injetada... Agora entendi..

Vulcan
23-06-15, 15:43
Não sei não Vulcan, ainda estaria longe de ser um sistema trifásico onde as bobinas teriam que ser iguais, de mesma potência e dispostas a 120º

Não tem problema a falta de simetria cada enrrolamento trabalha como pode. Ainda são bobinas ligasa em série. É como a bobina trifasica triangulo com um bobinamento removido.:)

Ricardo Cazati
23-06-15, 17:15
Não tem problema a falta de simetria cada enrrolamento trabalha como pode. Ainda são bobinas ligasa em série. É como a bobina trifasica triangulo com um bobinamento removido.:)

tem mais alguma coisa pra eu mudar lá no esquema ?
acho que vou montar a motoca hoje depois de fazer os outros testes,
então se já tiver algo pra modificar já faço hoje mesmo, mas se precisar fazer depois eu faço tb kkkkkkkk

Vulcan
23-06-15, 18:09
O último teste é se ela carrega a bateria do jeito que tá.
Monta tudo da partr elétrica
Pluga o multímetro na bateria
Liga normalmente o motor, farol e deixa kieto como se fosse andar normal.

Acelera e verifica se a voltagem sobe aos poucos ou se desce aos poucos.

Se subir, deu certo e ta carregando a bateria. Se descer mesmo acelerado, não deu certo e vai ficar sem carga se andar muito com farol ligado.

O procedimento de modificar o fio do estator é simples mas bem chato, deixa pra depois.

*torcendo pra dar certo*
Qualquer coisa to disponível no wats :)

Stone
23-06-15, 19:13
Se fosse pra eu fazer, eu tentaria fazer dessa forma: http://i736.photobucket.com/albums/xx10/edustone/Diversas/estator%2099_zpsg7wekqxl.jpg (http://s736.photobucket.com/user/edustone/media/Diversas/estator%2099_zpsg7wekqxl.jpg.html) Não é o correto pois as bobinas não estão dispostas por igual no estator, mas eu faria assim, enrolaria cada bobina com o mesmo número de espiras e faria cada faze com um par de bobinas. Só teria que ver pois se não me engano uma tem que ser enrolada pra um lado e a outra no sentido oposto. Com isso eu usaria um retificador de falcon, pois a mesma usa lâmpada 60W, da twister usa lâmpada de 35W portanto o retificador teoricamente é mais fraco

Ricardo Cazati
24-06-15, 15:19
eai pessoal,
hoje vou montar a moto do jeito que está mesmo, pois preciso usar ela,
vou deixar ela em corrente contínua mesmo, mas vou usar o farol original por enquanto,
se caso tivermos alguma ideia pra gerar mais energia então eu desmonto de novo outro dia,
vou por o escapamento só o cano hoje também só pra matar a saudade de apavorar todo mundo
ADTUHYADUHADUHuhaDHADTUHADUHADUH

Vulcan
24-06-15, 18:16
Se fosse pra eu fazer, eu tentaria fazer dessa forma: http://i736.photobucket.com/albums/xx10/edustone/Diversas/estator%2099_zpsg7wekqxl.jpg (http://s736.photobucket.com/user/edustone/media/Diversas/estator%2099_zpsg7wekqxl.jpg.html) Não é o correto pois as bobinas não estão dispostas por igual no estator, mas eu faria assim, enrolaria cada bobina com o mesmo número de espiras e faria cada faze com um par de bobinas. Só teria que ver pois se não me engano uma tem que ser enrolada pra um lado e a outra no sentido oposto. Com isso eu usaria um retificador de falcon, pois a mesma usa lâmpada 60W, da twister usa lâmpada de 35W portanto o retificador teoricamente é mais fraco

Boa idéia! Não sei dizer se faria diferença a direção da enrrolação na geração de energia, só sei que enrrolar na direção oposta inverte a polaridade com o mesmo movimento.

Sobre o retificador, realmente ja ouvi falar bem desse da falcon, inclusive ja vi usarem como adaptação em outras motos com problema crônico.

No caso do casati, ja temos as peças extras pra fazer um retificador de pelo menos 130w, usando o regulador de voltagem original.

Pode ser que o regulador original sobrecarregue mas não é estimado que isso ocorra na configuração atual.

- - - Updated - - -

Vou repetir o esquema atual do cazati na minha biz possivelmente essa semana. :)

Stone
24-06-15, 19:28
Vou ver se encontro algum estator queimado de titan por aqui pra tentar fazer esse esquema, acho que o mais difícil pra mim será encontrar o fio do enrolamento.
Tenho uma CG bolinha cêpa com elétrica da 99 mas a moto não está aqui, será minha cobaia mais uma vez uahuahuah

25-06-15, 13:02
Quando vou enrolar estator da titan compro aqui por fio 19 Stone, só não sei 19 o quê, o da titan 2000 ou 150 compro fio 18.

Stone
25-06-15, 15:31
E vende em metros isso? Sabes mais ou menos quantos metros vai no estator da 99?

Ricardo Cazati
25-06-15, 15:44
Quando vou enrolar estator da titan compro aqui por fio 19 Stone, só não sei 19 o quê, o da titan 2000 ou 150 compro fio 18.

natan você sabe enrolar a bobina da 99 ?
se souber é muito difícil pra você me ensinar a fazer ? kkkkkkkk
não tava afim de pagar 100 conto, se eu precisar fazer :P

25-06-15, 18:47
Eu sempre compro meio quilo e da pra enrolar 03 ou 04 estatores da 99, precisamente por metro não sei não, mas aqui onde compro o fio esmaltado custa RS 36,00 o quilo.

- - - Updated - - -

Eu sempre compro meio quilo e da pra enrolar 03 ou 04 estatores da 99, precisamente por metro não sei não, mas aqui onde compro o fio esmaltado custa RS 36,00 o quilo.

- - - Updated - - -

Sei sim Ricardo mas até agora só enrolei da mesma forma do original, como eu tô com muito serviço aqui na oficina pra amanhã não vai dar pra te passar o esquema mas posso fazer depois as fotos e postar se você quiser vlw? Cara como é caro 100 pilha, aqui com fio e mão de obra por minha conta cobro 30 conto!!

Vulcan
25-06-15, 20:26
Hoje fiz testes com meu multímetro novo e conferi que da pra saber se a bateria carrega ou descarrega usando a função amperímetro.

Eu desconectei o positivo (mais fácil pra mim) e liquei o amperímetro na função 10A e conferi os valores interligando cabo positivo no leitor positivo e positivo da bateria no sensor negativo do multímetro.

O valor negativo indica amperagem de descarga da bateria e valores positivos indicam carregando a bateria.

Mais tarde posto umas fotos de como fiz. Esse esqueminha vai ser útil pra concluir os mods que estamos testando :)

Cazati, te mandei umas infos e fotos no wats.

26-06-15, 06:44
Me interessei muito pelo teste Vulcan, posta aí vlw!!!

Stone
26-06-15, 08:23
Sò não vai dar na partida elétrica com o multímetro ligado desse jeito que vai fritar o aparelho.

Pra mim o mais fácil é conferir pela voltagem mesmo

Ricardo Cazati
26-06-15, 10:06
Hoje fiz testes com meu multímetro novo e conferi que da pra saber se a bateria carrega ou descarrega usando a função amperímetro.

Eu desconectei o positivo (mais fácil pra mim) e liquei o amperímetro na função 10A e conferi os valores interligando cabo positivo no leitor positivo e positivo da bateria no sensor negativo do multímetro.

O valor negativo indica amperagem de descarga da bateria e valores positivos indicam carregando a bateria.

Mais tarde posto umas fotos de como fiz. Esse esqueminha vai ser útil pra concluir os mods que estamos testando :)

Cazati, te mandei umas infos e fotos no wats.

pois é cara, preciso testar dessa forma pra ver qual a descarga da bateria,
ontem a noite eu sai do meu trampo com o xenon ligado, beleza né, fui busquei minha esposa no trampo dela e fui pra casa,
andei coisa de 15 min com a moto, ai estava QUASE chegando em casa o farol desligou sozinho :/
ou seja não está mesmo aguentando o xenon, vou tirar ele hoje e colocar a original e ai vou fazer esse teste da amperagem pra ver se assim carrega pelo menos...

- - - Updated - - -


Sei sim Ricardo mas até agora só enrolei da mesma forma do original, como eu tô com muito serviço aqui na oficina pra amanhã não vai dar pra te passar o esquema mas posso fazer depois as fotos e postar se você quiser vlw? Cara como é caro 100 pilha, aqui com fio e mão de obra por minha conta cobro 30 conto!!

cara vou agradecer muito se você puder fazer um "tutorial" detalhado de como enrolar esse estator pra ficar mais forte,
como disse a cima, o original não aguenta o xenon, nem a pau, e temo que mesmo com a original não vai aguentar rodando em contínua, vamos ver !

- - - Updated - - -

outra coisa galera, depois que montei a motoca eu percebi que a luz de traz, tanto posição quanto freio, não estavam funcionando,
abri a tampa da lanterna traseira e lembrei que a 4 anos atras o soquete da luz tinha soltado do bloco,
então eu com minha engenharia apliquei 3kg de cola quente pra segurar uhADUHADTUHADHUHADTHATDUHA
então não consegui ver se a luz tava queimada ou se era problema no soquete, assim eu levei a moto ontem na oficina onde sempre levo pra trocar o soquete de traz,
porém eles disseram que só vende o bloco completo, com soquete e lanterna e fica 25 reais, beleza mandei trocar né pra resolver logo,
ai eu passei lá pra ver como tava o andamento da troca, o mecânico me disse que tinha que fazer toda parte elétrica da moto porque estava tudo em curto oO,
quando ele falou isso eu assustei né, então contei tudo que eu fiz na parte elétrica dela ai ele disse que ela não aguenta rodar dessa forma,
que ia derreter tudo e talvez até pegar fogo na moto, exatamente ele me disse que pode pegar fogo na moto :|
ele deixou a luz de traz desligada porque ele disse que se deixasse ligada um tempinho os fios começavam a esquentar muito,
e ta assim com as luzes traseiras desligadas, com o xenon, com o esquema que fizemos aqui no tópico do retificador extra e da ligação da corrente contínua,
hoje o que vou fazer, vou tirar o xenon, colocar a luz original dela e ligar as luzes traseiras,
então vou verificar se dá o aquecimento e verificar o carregamento ou descarregamento da bateria com o o Vulcan fez na dele ontem,
mas se caso ainda continuar aquecendo os fios que vai pra lanterna traseira eu vou ter que fazer alguma coisa, no máximo desfazer tudo que foi feito :/
então eu gostaria de uma analise profunda de vocês, do Jimmy, do Stone, do Natan e todos que souberem ADHAUDUHADTUHDTUHJTDA
pra ver o que pode estar errado na ligação da motoneta, vou mandar um desenho pra vocês aqui pra entenderem 100% de como está a elétrica dela,
jaja eu posto a foto !
obrigado galera :D

Vulcan
26-06-15, 10:07
Me interessei muito pelo teste Vulcan, posta aí vlw!!!

prontinho!


Sò não vai dar na partida elétrica com o multímetro ligado desse jeito que vai fritar o aparelho.

Pra mim o mais fácil é conferir pela voltagem mesmo

kkkkk quando tava fazendo teste de "apagão" pra tentar achar a origem de um problema antigo acelerei a moto com regulador desligado e a luz de posição foi pra vala kkkkkk
mas partida com multímetro assim é doidisse mesmo, a corrente é uns 40Ah neh não?


pois é cara, preciso testar dessa forma pra ver qual a descarga da bateria,
ontem a noite eu sai do meu trampo com o xenon ligado, beleza né, fui busquei minha esposa no trampo dela e fui pra casa,
andei coisa de 15 min com a moto, ai estava QUASE chegando em casa o farol desligou sozinho :/
ou seja não está mesmo aguentando o xenon, vou tirar ele hoje e colocar a original e ai vou fazer esse teste da amperagem pra ver se assim carrega pelo menos...

segue as mesmas fotos que te mandei pelo wats! :)

marcha lenta
http://s23.postimg.org/u7z0fyz62/DSC_4676.jpg

acelerado
http://s23.postimg.org/aat370gay/DSC_4677.jpg

hoje instalei LED no lugar da luz de freio/posição, vou alterar a elétrica toda pra CC sem adicionar o retificador extra. também achei um lugar que vende lâmpada de farol LED com 3 pastilhas, fiquei com vontade de vender a minha e comprar a outra porém bate aquele arrependimento de ter jogado os adaptadores fora... kkkkkkkkkkk


comprei esse modelinho aqui
http://s7.postimg.org/hkmf7rv4r/1324300733_1.jpg


tem esses outros modelos também
http://s7.postimg.org/g84q5vxp7/1761_1.jpg

Ricardo Cazati
26-06-15, 11:17
segue imagem pra analise do esquema da minha moto !

olhe !

olhe !

olhe !

http://i.imgur.com/A5URn9e.jpg

Vulcan
26-06-15, 12:33
segue imagem pra analise do esquema da minha moto !




http://i.imgur.com/A5URn9e.jpg
ricardo, pelo esquema elétrico os fios fase são amarelo e branco, o positivo é vermelho, o negativo é verde, no pé do retificador.
confere essas cores na instalação do retificador extra?? pois por termos usado fios de cor diferente ficamos expostos a esse engano.

sobre a motoneta: não achei a união dos fios amarelos na biz, passam 2 amarelos pra frente da moto, um direto pro farol outro pro retificador.
o fio do farol e do retificador se juntam em algum lugar no meio do chicote que não consegui achar ainda. se alguem puder dar uma luz agradeço pois é preciso separar eles pra conseguir deixar tudo CC.

nesse fim de semana vou olhar mais pelo meio do chicote e no pé dos plugs do cabo do estator. semana que vem vou comprar peças e fazer o mesmo esquema acima com retificador.

26-06-15, 12:51
Pelo que vi o fio verde do retificador extra não deveria ser ligado no negativo não? também acho que falta o fio branco aí não?

- - - Updated - - -


ricardo, pelo esquema elétrico os fios fase são amarelo e branco, o positivo é vermelho, o negativo é verde, no pé do retificador.
confere essas cores na instalação do retificador extra?? pois por termos usado fios de cor diferente ficamos expostos a esse engano.

sobre a motoneta: não achei a união dos fios amarelos na biz, passam 2 amarelos pra frente da moto, um direto pro farol outro pro retificador.
o fio do farol e do retificador se juntam em algum lugar no meio do chicote que não consegui achar ainda. se alguem puder dar uma luz agradeço pois é preciso separar eles pra conseguir deixar tudo CC.

nesse fim de semana vou olhar mais pelo meio do chicote e no pé dos plugs do cabo do estator. semana que vem vou comprar peças e fazer o mesmo esquema acima com retificador.
De certeza não sei não Vulcan mas descasca um corte pequeno com um estilete pra trás de onde os dois chicotes se juntam e procura, se passar os dois então é mais pra trás, faz outro pequeno corte pra trás e assim você chega lá. Não esquece que tem também um fio na fiação principal amarelo com listra branca do marcador de combustível.

Ricardo Cazati
26-06-15, 15:10
agora sim

agora sim

agora sim
galera foi mal, me confundi mesmo na cor dos fios UHADTHJADUJHDAUHJADUHADUH
mas confundi no desenho e não na moto, segue o desenho correto:
http://i.imgur.com/7L51tYg.jpg

confundi porque nós tinhamos ligado o preto do retificador extra no verde do retificador original,
mas depois o Vulcan disse que causou um curto pelo diagrama feito por ele, então tiramos,
era isso mesmo, preto no verde, vermelho no vermelho e branco no branco ! ai tiramos o preto ;p

Vulcan
26-06-15, 16:15
Pelo que vi o fio verde do retificador extra não deveria ser ligado no negativo não? também acho que falta o fio branco aí não?

- - - Updated - - -


De certeza não sei não Vulcan mas descasca um corte pequeno com um estilete pra trás de onde os dois chicotes se juntam e procura, se passar os dois então é mais pra trás, faz outro pequeno corte pra trás e assim você chega lá. Não esquece que tem também um fio na fiação principal amarelo com listra branca do marcador de combustível.

Rapaz, eu achei um fio amarelo listrado de amarelo. Sim! A porcaria do fio é amarelo co. Listras amarelas, acredita? Kkkkkk

Amanhã vou desmontar a carenagem pra caçar na parte central a bagaça. Ja fiz buracos no chicote hj e não obtive muito sucesso, parece que fica em baixo do banco perto do cdi...

26-06-15, 18:21
Caramba, nunca tinha visto essa cor não na honda, não nesses modelos, você tem o diagrama elétrico dela? Dava pra ver de que é esse fio? Não é amarelo com laranja não?

- - - Updated - - -

Ricardo se a fiação da lanterna não estiver boa e estiver com fios descascados e encostar um no outro pode dar curto circuito e pegar fogo sim, de acordo com os posts anteriores você colocou um fusível maior e pode ele não romper com o curto. É possível mas não é certo, existe a possibilidade. Na fase da luz de posição(fio marrom) não tem fusível, se encostar no chassi é certo de fechar o curto e derreter os fios.

Vulcan
26-06-15, 20:49
Caramba, nunca tinha visto essa cor não na honda, não nesses modelos, você tem o diagrama elétrico dela? Dava pra ver de que é esse fio? Não é amarelo com laranja não?

- - - Updated - - -

Ricardo se a fiação da lanterna não estiver boa e estiver com fios descascados e encostar um no outro pode dar curto circuito e pegar fogo sim, de acordo com os posts anteriores você colocou um fusível maior e pode ele não romper com o curto. É possível mas não é certo, existe a possibilidade. Na fase da luz de posição(fio marrom) não tem fusível, se encostar no chassi é certo de fechar o curto e derreter os fios.

Amanhã vou revisar tudo, estripar a motoneta e achar o lugar. Claro, com fotos! Inclusive do fio amarelo com listra amarela.... Kkkkkkkk

O diagrama dela vou mandar mais tarde. No diagrama não especifica a cor de algumas listras.... Imagino que o amarelo com listra amarela seja conectado após a bifurcação.

27-06-15, 06:46
Home de Deus, ainda acho que esse fio é amarelo com laranja que vai pro interruptor de partida não?

Ricardo Cazati
27-06-15, 09:51
peguei a moto ontem e a bateria estava totalmente descarregada, segundo o mecanico foi o retificador extra que descarregou ela,
pra teste eu tirei ele ontem, ja aproveitei ele e fiz um carregador de bateria e deixei a bateria por 4:30h carregando,
ela carregou bem, da pra ver a diferença, mas ainda assim não está acendendo a luz do freio, não sei porque !

hoje vou pegar uns 80km de pista com ela, vou deixar o farol desligado pra dar uma carga a mais na bateria,
só uma dúvida que me surgiu ontem, quando eu tirei o retificador extra eu deixei o fio amarelo que vem do estator apenas isolado,
esse fio era ligado no farol, ele ficando isolado eu não vou perder a energia que era gerada pro farol ?

Vulcan
27-06-15, 10:15
Home de Deus, ainda acho que esse fio é amarelo com laranja que vai pro interruptor de partida não?

daki a pouco descubro! kkkkkk

- - - Updated - - -


peguei a moto ontem e a bateria estava totalmente descarregada, segundo o mecanico foi o retificador extra que descarregou ela,
pra teste eu tirei ele ontem, ja aproveitei ele e fiz um carregador de bateria e deixei a bateria por 4:30h carregando,
ela carregou bem, da pra ver a diferença, mas ainda assim não está acendendo a luz do freio, não sei porque !

hoje vou pegar uns 80km de pista com ela, vou deixar o farol desligado pra dar uma carga a mais na bateria,
só uma dúvida que me surgiu ontem, quando eu tirei o retificador extra eu deixei o fio amarelo que vem do estator apenas isolado,
esse fio era ligado no farol, ele ficando isolado eu não vou perder a energia que era gerada pro farol ?

não, pois o farol consumia energia.
tem que conferir se o esquema puro de carga da bateria guenta o farol junto. :)

Ricardo Cazati
27-06-15, 10:34
não, pois o farol consumia energia.
tem que conferir se o esquema puro de carga da bateria guenta o farol junto. :)

então quando eu ligar o farol a carga que ia pra ele vai automaticamente pra bateria sem ligar o fio amarelo do estator ?

Vulcan
27-06-15, 11:15
então quando eu ligar o farol a carga que ia pra ele vai automaticamente pra bateria sem ligar o fio amarelo do estator ?

se o retificador funcionar parecido com o retiricador extra que tinha instalado, sim :)
com a observação de que em rotação lenta não vai ser possível carregar a bateria, pelo contrário, vai descarregar.

Ricardo Cazati
27-06-15, 12:12
se o retificador funcionar parecido com o retiricador extra que tinha instalado, sim :)
com a observação de que em rotação lenta não vai ser possível carregar a bateria, pelo contrário, vai descarregar.

vou fazer o seguinte então, vou viajar esse fim de semana com ela assim mesmo,
ai na segunda vou pegar o multimetro emprestado de novo e vou testar como ta o carregamento dela,
ai eu coloco o retificador extra novamente e testo pra ver como ta o carregamento,
dependendo como for eu deixo ele pra aproveitar a fase do farol, ou então eu tiro mesmo, vamos ver :D

Vulcan
27-06-15, 14:58
Home de Deus, ainda acho que esse fio é amarelo com laranja que vai pro interruptor de partida não?

CONSEGUI!! o fio amarelo com listras amarelas ¬¬ é o fio amarelo do farol e também com a mesma cor e listra é o fio amarelo do retificador. são dois fios aparelos paralelos cruzando a motoneta.

saca só as fotos

http://s12.postimg.org/yid4aztv0/DSC_4684.jpg

outra coisa, veja como ficou o facho do farol depois de ajustado com a lâmpada nova:

http://s12.postimg.org/6xkajqcbw/DSC_4678.jpg
http://s12.postimg.org/qqwecfppo/DSC_4679.jpg


vou fazer o seguinte então, vou viajar esse fim de semana com ela assim mesmo,
ai na segunda vou pegar o multimetro emprestado de novo e vou testar como ta o carregamento dela,
ai eu coloco o retificador extra novamente e testo pra ver como ta o carregamento,
dependendo como for eu deixo ele pra aproveitar a fase do farol, ou então eu tiro mesmo, vamos ver :D

é nois!! fechei a conversão da motoneta hj, o consumo do painel+farol_alto+luz de posição deu 1,63Ah ou seja menos de 20W sendo o painel responsável por uns 9w O________O kkkkk

http://s12.postimg.org/5jsnofd2k/DSC_4685.jpg

- - - Updated - - -

to precisando arrumar um filtro de ar novo...kkkkkkk

27-06-15, 17:08
Rapaz as listras são na vertical, não conta como padrão não, por isso que me assustei, achei que fosse na horizontal como o fio!!

Stone
27-06-15, 17:42
Podem ver, todos os fios tem essas manchas amarelas, não são listras, isso quer dizer que é um fio do chicote principal da moto

Vulcan
27-06-15, 19:20
Rapaz as listras são na vertical, não conta como padrão não, por isso que me assustei, achei que fosse na horizontal como o fio!!


Podem ver, todos os fios tem essas manchas amarelas, não são listras, isso quer dizer que é um fio do chicote principal da moto

aaaaaaaaaaaa agoras sim faz sentido! kkkkkkkkkkkkkk :D

27-06-15, 20:42
Aí Galera, dando um tour pelo youtube encontrei esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=E2z-ikY1aeE

são 3 episódios, xenon com retificador de strada na 99

Ricardo Cazati
27-06-15, 21:45
galera nada feito, além de eu carregar a bateria ontem por 4:30h ainda peguei 50min de pista e nada !
a luz do farol ainda está MUITO fraca, nem da pra enxergar a noite, além da luz de freio não acender,
antes ela acendia ao acionar o freio mesmo com o farol desligado, agora não aceita de jeito nenhum,
ai quando eu aperto o freio apaga tudo na moto, não sei o que ta acontecendo, sei que a bateria ta descarregando de novo,
a buzina já não quer nem sair mais, amanha cedo eu vou reverter tudo que foi feito, pelo menos por enquanto,
quero deixar ela em CC cara, pois já comprei as lâmpadas LEDs e não quero perder elas,
por favor deem uma analisada no esquema ai pra ver o que está errado, pois está tudo estranho na eletrica dela :/
valeu !

Vulcan
28-06-15, 11:51
galera nada feito, além de eu carregar a bateria ontem por 4:30h ainda peguei 50min de pista e nada !
a luz do farol ainda está MUITO fraca, nem da pra enxergar a noite, além da luz de freio não acender,
antes ela acendia ao acionar o freio mesmo com o farol desligado, agora não aceita de jeito nenhum,
ai quando eu aperto o freio apaga tudo na moto, não sei o que ta acontecendo, sei que a bateria ta descarregando de novo,
a buzina já não quer nem sair mais, amanha cedo eu vou reverter tudo que foi feito, pelo menos por enquanto,
quero deixar ela em CC cara, pois já comprei as lâmpadas LEDs e não quero perder elas,
por favor deem uma analisada no esquema ai pra ver o que está errado, pois está tudo estranho na eletrica dela :/
valeu !

mano, a bateria ficou carregada mesmo? tipo, vc testou antes de partir na viagem?
outra coisa, lembra da luz de posição que tava falhando? lembra do curto que teve nos primeiros testes? temos uma suspeita de curto por aí...



Ricardo se a fiação da lanterna não estiver boa e estiver com fios descascados e encostar um no outro pode dar curto circuito e pegar fogo sim, de acordo com os posts anteriores você colocou um fusível maior e pode ele não romper com o curto. É possível mas não é certo, existe a possibilidade. Na fase da luz de posição(fio marrom) não tem fusível, se encostar no chassi é certo de fechar o curto e derreter os fios.

----------------

sobre a motoneta: a luz de posição LED foi pra vala sem motivo. comprei sexta e estragou. a pior parte é que joguei a nota fiscal fora achando que não iria ter problemas! kkkkkkkkkkkk T.T'

-----------------------------------

Como não tinha lâmpada a perder garantia, eu mesmo abri e descobri que o resistor torrou. Possivelmente por curto com a carcaça, troquei por 4 resistores em paralelo que eu tinha sobrando e montei tudo antes de vir pro trabalho. Ficou quase igual de como veio. O acabamento dos polos que ficou meio pereba mas funciona kkkkkkkkkk

Ricardo Cazati
28-06-15, 15:46
hoje desfiz tudo que foi feito, a moto está como estava antes, como ta de dia não consigo ver como ta a força da luz do farol,
mas mesmo assim a luz de freio ainda não acende, de forma alguma, tem alguma coisa errada nessas fiações,
não sei o que vou fazer, pra falar a verdade eu já até desanimei de tudo isso, nada dá certo cara, estou puto com isso...

- - - Updated - - -


mano, a bateria ficou carregada mesmo? tipo, vc testou antes de partir na viagem?
outra coisa, lembra da luz de posição que tava falhando? lembra do curto que teve nos primeiros testes? temos uma suspeita de curto por aí...

não consegui testar pois o multímetro que eu estava usando antes era emprestado,
mas assim que eu coloquei a bateria na moto eu acionei a buzina e pareceu tudo normal, por isso disse que tinha carregado,
ai eu peguei a pista e quando cheguei aqui em penápolis a buzina estava mais fraca do que antes,
eu nem quero mais por o xenon, pra falar a verdade, unica coisa que eu queria é deixar ela em CC,
será que agente consegue fazer isso ainda ? mas tem que ficar carregando a bateria, senão não dá :/

Vulcan
28-06-15, 16:05
hoje desfiz tudo que foi feito, a moto está como estava antes, como ta de dia não consigo ver como ta a força da luz do farol,
mas mesmo assim a luz de freio ainda não acende, de forma alguma, tem alguma coisa errada nessas fiações,
não sei o que vou fazer, pra falar a verdade eu já até desanimei de tudo isso, nada dá certo cara, estou puto com isso...

- - - Updated - - -



não consegui testar pois o multímetro que eu estava usando antes era emprestado,
mas assim que eu coloquei a bateria na moto eu acionei a buzina e pareceu tudo normal, por isso disse que tinha carregado,
ai eu peguei a pista e quando cheguei aqui em penápolis a buzina estava mais fraca do que antes,
eu nem quero mais por o xenon, pra falar a verdade, unica coisa que eu queria é deixar ela em CC,
será que agente consegue fazer isso ainda ? mas tem que ficar carregando a bateria, senão não dá :/

Não desanima cara, quando caimos precisamos levantar pra continuar... Depois que conseguir fazer o mod vai dar orgulho e vai ter história pra contar, pod crer!

É importante se esforçar pra conseguir fazer o melhor possível, lembro que procurei dicas, informações e ajuda em todo canto antes de começar a mecher na motoneta e os problemas enfrentados foram superados graças a persistência e ajuda da galera do fórum!!

Vulcan
29-06-15, 12:15
Aí Galera, dando um tour pelo youtube encontrei esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=E2z-ikY1aeE
são 3 episódios, xenon com retificador de strada na 99

eu acho que da certo, ele não especifica muito o número de voltas ou qual bobina fica em que parte do estator porém o sistema fica totalmente convertido pra 3 fases.
não sei se a ligação ficou em estrela ou em triângulo mas certamente vai ter mais energia.

ow, o fio 19 é mais grosso que o fio 18? quantos metros precisa pra enrrolar um estator aproximadamente? possívelmente vou reenrrolar o meu e fazer mais umas doidisses na elétrica, pois quero instalar uns farois auxiliares escondidos na carenagem kkkkkkkkkkkkkkkkkk


Se fosse pra eu fazer, eu tentaria fazer dessa forma: http://i736.photobucket.com/albums/xx10/edustone/Diversas/estator%2099_zpsg7wekqxl.jpg (http://s736.photobucket.com/user/edustone/media/Diversas/estator%2099_zpsg7wekqxl.jpg.html) Não é o correto pois as bobinas não estão dispostas por igual no estator, mas eu faria assim, enrolaria cada bobina com o mesmo número de espiras e faria cada faze com um par de bobinas. Só teria que ver pois se não me engano uma tem que ser enrolada pra um lado e a outra no sentido oposto. Com isso eu usaria um retificador de falcon, pois a mesma usa lâmpada 60W, da twister usa lâmpada de 35W portanto o retificador teoricamente é mais fraco

galera, eu vou efetuar alguns testes essa semana com retificador extra e tudo mais, antes de rebobinar o estator.
quando fizerem o rebobinamento, se atentem que quanto mais voltas colocar, maior é a voltagem a se gerar com o mesmo movimento, isso também quer dizer que com maior voltagem, mais Ah vai passar pela bobina do estator requerendo cabos mais grossos (que por ter mais voltas fica mais difícil de compactar).

também tem a ligação triângulo que até onde encontrei possui capacidade de gerar maior Ah e menor Voltagem em comparação a ligação estrela.
http://s7.postimg.org/wpo3l01yz/estrelatriangulo.jpg

sobre sistemas trifásicos e semelhantes, consegui encontrar informações relevantes que apoiam a idéia de que so é necessário sincronismo angular entre as ondas quando o circuito a ser alimentado necessita de tal sincronismo. no nosso caso das motas, a energia vai ser convertida em CC e ajutada a voltagem dispensando necessidade de sincronismo das ondas e tal.

http://www.sabereletronica.com.br/artigos/3020-sistemas-trifsicos
http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-curso-dt-5-caracteristicas-e-especificacoes-de-geradores-artigo-tecnico-portugues-br.pdf

efetuei o teste de carga da bateria da motoneta usando o esquema do amperímetro e a notícia: mesmo com LEDs no farol e luz de posição a bateria está a descarregar lentamente. realmente as informações fornecidas pelo manual não são satisfatórias ou não conferem com a situação do teste.

fotos fotos!!

marcha lenta
http://s7.postimg.org/euinqah2y/DSC_4688.jpg

aceleradahttp://s7.postimg.org/c1pg69gqi/DSC_4689.jpg

29-06-15, 20:07
Vulcan o estator do vídeo não é trifase não, o retificador é de strada e eu acho que o sistema é monofásico de onda completa.

Vulcan
30-06-15, 10:51
Vulcan o estator do vídeo não é trifase não, o retificador é de strada e eu acho que o sistema é monofásico de onda completa.

ah sóó... vide a PM que te mandei lá, vamos analizar um pouco e fazer um bem bolado essa semana.

Davidson Braga
30-06-15, 11:37
Esse tópico tá show! Viciante o assunto...

30-06-15, 12:54
Blz, vamo sim!

Stone
30-06-15, 15:35
O retificador da 200 é bifásico (fios amarelo e rosa), provavelmente seja de onda completa.
Não tenho certeza, mas se não me engano a eficiência do sistema de retificação bifásico é cerca de 65%, ou seja, mesmo o estator gerando 100W, após o retificador teremos somente 65W, é uma perca bastante grande. A eficiência do sistema trifásico se não me falha a memória é de 95%, essa diferença pode ser a chave para manter a bateria carregando ou descarregado

Vulcan
30-06-15, 18:27
O retificador da 200 é bifásico (fios amarelo e rosa), provavelmente seja de onda completa.
Não tenho certeza, mas se não me engano a eficiência do sistema de retificação bifásico é cerca de 65%, ou seja, mesmo o estator gerando 100W, após o retificador teremos somente 65W, é uma perca bastante grande. A eficiência do sistema trifásico se não me falha a memória é de 95%, essa diferença pode ser a chave para manter a bateria carregando ou descarregado

Eu tava analizando e vi que o estator da questão tem bobinas em numero par, não daria pra enrrolar trifasico pois faltaria uma bobina.

Se fosse enrrolado 3 bobinas iguais sobrando um ponto de enrrolamento vazio, dois enrrolamentos teriam a mesma polaridade por causa do magneto dimensionado pro estator bifasico...

Vou fazer um tópico sobre com fotos e tal, sexta vou fazer a bagaça.

Vulcan
04-07-15, 13:13
ta aqui ó: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/50138-dicas-Biz-125-ES-2006-2008-MOD-el%E9trico-Energizando-a-motoneta!!

Ricardo Cazati
08-07-15, 17:05
eai galera, tava meio sumido por estar sem tempo esses dias, mas então...
a elétrica da moto foi pra vala, fudeu com os piscas, com as lanternas traseiras e com os cabos do painel, a bateria também não para carga mais,
não sei o que aconteceu direito, pode ter sido por um erro de ligação que eu fiz no primeiro teste, mas não sei,
como eu não tenho tempo nem de fim de semana pra refazer toda a eletrica dela, vou ter que levar no mecanico pra ele fazer...

eu estou desanimado pra ficar com a CG, preciso trocar por uma 250 então vou só ficar com ela assim mesmo e planejar a troca,
só queria deixar ela em CC pra não perder as lampadas LED que comprei, mas provavelmente dará pra usar na futura...

Ricardo Cazati
31-07-15, 11:37
infelizmente tive que realmente trocar toda a eletrica da moto, trocou o chicote por um magnetron, trocou bloco da luz traseira, bloco do farol (precisava),
e também no mesmo tempo quebrou um prisioneiro do bloco e a moto não ligava mais, deixei na oficina pra arrumar tudo, ja troquei amortecedor e tudo,
ficou tudo apenas R$789,00 !!! que beleza ein ? o mesmo que eu iria gastar pra colocar 293cc e comando na twister ¬¬

mas enfim, agora ela tá ZERADA, tudo beleza e funcionando perfeitamente !
vi o tópico de modificações do Vulcan e vou ver se tem algo que dá pra implementar na minha cgzinha :D
haha
logo logo tem mais fuça fuça !

marcelost
20-02-16, 13:41
estava pensando em por as luzes de neutro, pisca e luz alta do painel da strada no meio da carcaça da cg,
onde tem aquele retângulo preto sem uso...
eu pensei em ao invés de usar o painel da Strada eu poderia usar o painel da CBX Aero,
porque ele é preto e mais "compatível" com o design do painel da CG, mas o porém é que não acho esse painel nem cá pega UHADUHAD
então teria que ser o da Strada mesmo, o único problema é pra ligar o RPM, como eu faço ? é muito difícil ligar na CG ?
e também vocês acham que iria ficar legal o painel assim nela ?

enfim, ta rolando as ideias, acho que vai ficar muito daora tudo isso :D

então mano, já fiz um esquema desse pra colocar o rpm da turuna, vc vai ter que comprar a tampa lateral direita do motor da turuna ohc e também o eixo da bomba de óleo dela e o cabo para conectar, pois esse sistema é por cabo,o da 200 não sei como faz, mas acho que é parecido.