PDA

Ver Versão Completa : Regulagem de válvulas



Zumbi666
29-06-15, 19:45
Olá amigos, tenho uma YBR que hoje está com 3000km.
Tenho uma dúvida sobre a regulagem das válvulas.
No manual de serviço diz que a folga para a válvula de admissão é de 0,08 ~ 0,12 mm e de escape 0,10 ~ 0,14 mm
Daqui uns dias eu mesmo quero fazer a regulagem de válvulas.
Pergunto: é melhor deixar a regulagem no valor mínimo, intermediário ou no máximo ? Obrigado

Ivan RJ
29-06-15, 19:52
Se a moto está com 3000km a melhor regulagem é não mexer em nada. Para que mexer nas válvulas de uma moto que nem amaciou ainda?
Lá pelos 10.000km vc pensa nisso. Ela ainda deve estar na garantia. Ou não?

Zumbi666
29-06-15, 19:57
Ivan, ela não está mais na garantia. Sou o segundo dono dessa moto. A mulher comprou em março do ano passado e nem saia com a moto. Peguei ela com 1500km.

Eu mesmo quero fazer as manutenções e só fiquei com dúvida na regulagem das válvulas... Obrigado

Ivan RJ
29-06-15, 20:34
Meu irmão nem precisa se preocupar com isso. Esse motor irá soltar por volta dos 5.000km. Por favor, não mexa em nada, com o tempo vc irá aprendendo junto com a quilometragem da moto. Ok?
Estamos a sua disposição. Um grande abraço.

Vulcan
30-06-15, 10:55
respondendo a pergunta do tópico: o indicado é manter na folga mínima pois ocorre variação com o uso e a tendência é aumentar.

concordando com o colega Ivan RJ, não é kilometragem pra regular válvulas ainda... pense nisso lá pelos 40mil~60mil~80mil~ e la vai chão pacas.
esse ajuste é difícil de dar problema com óleo bom.

Banduleiro
30-06-15, 17:21
Só pra ratificar a posição dos colegas Ivan e Vulcan, não mexa nas válvulas ainda, seu motor é um recém nascido ainda. Mas, quando for fazer ajuste de válvulas, ajuste nos valores mínimos e lembrando que sempre com o motor frio.

- - - Updated - - -

Fazendo um adendo, fale mais da moto, e se possível poste fotos. Em boa resolução de preferência.
Abraço.

pedromartins
30-06-15, 22:55
Tenho YBR tambem, não mexa no ajuste das valvulas; a moto ta ZERO ainda. As minhas costumo deixar as duas com 0,10 porque é um valor intermediario entre as duas.

KakarutoBR
03-07-15, 22:08
Bom, eu sou do tipo que vai contra toda crença popular! Siga sempre o manual!
Quando o manual diz regulagem de válvula pode ter certeza que os dizeres são assim: "verificar/ajustar"
Isso quer dizer que você apenas verificar se esta dentro desses valores e somente se não tiver vai regular!
Dai todo mundo fala, a não precisa pq o motor ta novo! Qual o problema de verificar galera? A manutenção do manual é justamente PREVENTIVA e não corretiva.

Fui numa loja chamada "Casa do Óleo" na minha cidade trocar o fluido do Radiador do carro da minha mãe! Carro com baixíssima quilometragem, que foi pego zero por ela.
Porem já tinha passado 3 anos com o carro e a validade do Fluido já tinha ido pro saco! Fui trocar o cara que me atendeu disse que não precisava trocar pq o fluido estava limpinho!
P*rra! Se o produto é feito pra manter o radiador limpo e livre de ferrugem a hora certa de trocar é quando começar enferrujar?
Peço que meus queridos colegas aqui do Forum reflitam e tentem entender um pouco melhor, pq os engenheiros que fazem uma escala de manutenção, baseada em tempo e KM.
Larguem mão de achismo e boa sorte meu amigo! coloca mesmo a mão na massa e parabéns!
Te garanto que tem moto com 10 mil km que não vai precisar regular válvula e moto que com 1mil vai precisar (vai que soltou uma porca né?).
Abraço a todos

Gabriel-SC
04-07-15, 12:51
Kakaruto, concordo com você, a manutenção é preventiva e não deve ser feita só quando alguma coisa quebra. Daí nem é mais manutenção, é conserto mesmo! :)

Mas daí eu pergunto pro autor do tópico: o que te faz crer que as válvulas precisam de regulagem?
O motor da moto tá fazendo barulho?
Se não estiver, nem esquenta a cabeça.

Mas eu queria fazer uma pergunta relacionada a esse tema: o que de pior pode acontecer a um motor com uma válvula desregulada?
Pergunto pq o meu tá precisando de regulagem, segundo o mecânico, mas parar a moto agora pra fazer isso vai ser complicado!

Vulcan
04-07-15, 13:18
Kakaruto, concordo com você, a manutenção é preventiva e não deve ser feita só quando alguma coisa quebra. Daí nem é mais manutenção, é conserto mesmo! :)

Mas daí eu pergunto pro autor do tópico: o que te faz crer que as válvulas precisam de regulagem?
O motor da moto tá fazendo barulho?
Se não estiver, nem esquenta a cabeça.

Mas eu queria fazer uma pergunta relacionada a esse tema: o que de pior pode acontecer a um motor com uma válvula desregulada?
Pergunto pq o meu tá precisando de regulagem, segundo o mecânico, mas parar a moto agora pra fazer isso vai ser complicado!

se for muita folga, pode gerar trinca/quebra e o rendimento do motor é menor.
se for pouca folga a mais, só fica o tec-tec pertubando.

se estiver apertado demais, aí é tanta treta que o motor pode quebrar válvula/pistão, ficar dando tiro, empenar válvula, apagar quando esquenta ou nem ligar mais...

Gabriel-SC
04-07-15, 13:21
Vulcan

Cara, a minha moto as vezes dá um pipoco e apaga. Mas parece que acontece quando eu abro o acelerador rapido demais com o motor frio. A impressão que dá é que parece que entra gasol demais e o motor apaga.

Será que pode ter relação com a regulagem das válvulas?

KakarutoBR
04-07-15, 13:55
Gabriel-SC, fica tranquilo cara, moto carburada é assim mesmo! Se a rotação a mto baixa e do nada abre completamente o acelerador não da nem tempo do RPM subir e já entrou ar demais no carbura, ela morre. Acredito que não deva acontecer isso com motos que tenham mais de 1 cilindro pq é mais facil o motor sair da inercia.

Vulcan
04-07-15, 15:49
Gabriel-SC, fica tranquilo cara, moto carburada é assim mesmo! Se a rotação a mto baixa e do nada abre completamente o acelerador não da nem tempo do RPM subir e já entrou ar demais no carbura, ela morre. Acredito que não deva acontecer isso com motos que tenham mais de 1 cilindro pq é mais facil o motor sair da inercia.

Complementando, dizem que carburador de venturi variável pode ser ajustado pra evitar isso.

Gabriel-SC
04-07-15, 18:06
Hummmm.... entendi!
Vlw pessoal!

cabra de brasilia
05-07-15, 11:04
Já tive Factor e eu mesmo dava o grau....regula as duas com 0,10mm.......

Zumbi666
14-07-15, 11:42
Concordo plenamente com o Kakaruto...Obrigado

Alan Ranieri
19-07-15, 19:09
Acho que já faz um tempinho que não entrava no PN.

Bom, eu tive uma YBR-2005, rodei uns 85000 com ela e nunca mexi nisso...

Léo Borges
24-07-15, 20:21
Faço das palavras do Alan as minhas!