PDA

Ver Versão Completa : Excesso de óleo na NXR Bros 150



Peter_Leth
14-08-15, 19:27
Boa noite pessoal!

Sou novo no fórum, porém já acompanho os posts e discussões tem algum tempo. Sou proprietário de uma Bros 150 ES Flex 2012.

No início desse ano, realizei uma troca de óleo em um posto daqui de Campinas. Coloquei o Shell Advance AX7 Semissintético. Óleo de excelente qualidade pelo que pesquisei. Porém o carinha responsável pela troca, colocou 500ml a mais de óleo na minha moto! :shock: No dia eu achei estranho, porém ele me mostrou a varetinha, e realmente estava marcando direitinho no nível máximo! Nem um pouquinho a mais! Só que o motor da bros comporta 1 litro de óleo e o cara abasteceu com 1,5 litro!
Hoje eu descobri o que aconteceu. A bros tem somente o suporte lateral, e para tirar a medição correta, é necessário que ela esteja num lugar plano e 100% na horizontal. Porém o frentista burro tirou a medição dela assim mesmo e o nível não batia! Hoje eu fiz a verificação e constatei que estava muuito acima do nível máximo da vareta. E já removi o excesso, entretanto eu rodei mais de 3000km com ela desse jeito. E moto não apresenta nada de errado, muito pelo contrário, continua excelente como quando a retirei 0km da concessionária. A moto tem 8200km somente.

Será que eu condenei a moto? Fico imaginando que a médio/longo prazo possa acontecer algo, porém até o momento a moto funciona normalmente e não apresenta vazamentos. Alguém já aí já passou por situação parecida?

Fico no aguardo da opinião de vocês referente ao acontecido. Sei que fui culpado também por não ter me atentado ao manual. Semana que vem a moto vai para revisão de 8000km e estou pensando em pedir para olharem se não ocasionou algum problema no motor da motoca.

Valeww!

Vulcan
14-08-15, 20:33
Esse negócio do óleo e motos honda ta dando o que falar....

Tem no manual falando da "quantidade de óleo na troca" (específico em ml) e ainda tem "após a troca, medir e completar".

Foi maior treta quando descobri que vai quase um litro e meio na biz e no manual fala um litro na troca... Fazendo a medição SEM ROSQUEAR a vareta deu essa diferença.

Até ia filmar mas não achei que valeria a pena pous ja falaram demais sobre o assunto de "como manual explica e como nós (não) entendemos"

Peter_Leth
14-08-15, 21:03
Vulcan,

Tenho um problema semelhante com meu carro. No manual diz que deve ser colocado 2,7 litros, porém para ficar no nível máximo da vareta, precisa de exatos 3 litros!

No caso da Bros, o correto é realmente 1 litro, não vi em nenhum outro lugar dizendo que seria mais. O equivoco realmente foi ter tirado o nível com ela apoiada pelo apoio lateral. A moto precisa estar 100% na horizontal para dar o nível correto, pois do contrário, o óleo acaba indo para a lateral do carter do motor, e assim a vareta sai seca. O estranho é a moto não ter vazado nada durante todo esse tempo. Olhei a vela para ver se tinha enxarcado de óleo e estava perfeita. Acho que dei sorte!

Vulcan
14-08-15, 21:19
Essa é a ambiguidade discutida... A "quantidade indicada na troca" e a "quantidade real colocada pra atingir o limite máximo ".

Eu particularmente não tenho medo de colocar alguns décimos de ml a mais... Pelo metodo do manual sempre fica variando mesmo pois precisa ligar o motor...

O da brozis comofaz? Ela tem que ta reta memo? Tem que rosquear a vareta?

- - - Updated - - -

Ah, uma vez quando muleke coloquei quase 2 litros numa biz 100 pq não consegui tirar o óleo kkkkkkk

Funcionou que é uma beleza até meu irmao e mei pai descobrirem e arrumarem o nível. :)

- - - Updated - - -

Ah, uma vez quando muleke coloquei quase 2 litros numa biz 100 pq não consegui tirar o óleo kkkkkkk

Funcionou que é uma beleza até meu irmao e mei pai descobrirem e arrumarem o nível. :)

Peter_Leth
14-08-15, 21:23
KKKKKKKK! 2 litros na biz é tenso hein! heheh..acho que alguns ml a mais não tem problema. Diria que até 200ml a mais não deve causar danos, porém é provável que aumente a queima de óleo. Agora colocar 500ml é uma quantidade considerável a mais. Masss..assim como vc, me parece que não causou nenhum dano, muito pelo contrário, a brosinha rodava macia que só hauhauehua.

Na manual da Bros fala que precisa estar reta e não rosquear a vareta!

SpeedBit
15-08-15, 09:38
A unica coisa que acontece é que ela vai jogar fora esse óleo pelo respiro de óleo.

http://image.slidesharecdn.com/manualdopropietriompnxr150bros-d2203-man-0335-140817104441-phpapp01/95/manual-do-propietrio-mp-nxr150-bros-d2203man0335-45-638.jpg?cb=1408272323

Já em carro é diferente...

Peter_Leth
15-08-15, 10:01
Valeu pela dica SpeedBit. Eu sempre limpo esse bujão do respiro. Teve uma vez que ele chegou a encher até a metade, possivelmente devido ao excesso do óleo, mas nada de anormal.

Gabriel-SC
15-08-15, 14:25
mas fala desse óleo semissintético. vc sentiu alguma diferença pros outros? qual a viscosidade do óleo que vc botou?

tenho vontade de experimentar, mas esses são mais carinhos. coloco sempre o óleo comum da motul.
antes usava o mobil.

Peter_Leth
15-08-15, 15:05
Olá Gabriel.

O óleo é semissintético 10w30 como o genuíno Honda. A única diferença é que ele é API SL e o genuíno é API SJ, portanto seria um óleo teoricamente superior. Gostei do óleo, manteve o motor com barulho suave e câmbio com trocas macias, porém em postos ele está custando muito caro por aqui. Na faixa dos R$35,00. Acho que vou testar o Lubrax na próxima troca! Dizem ser muito bom e também é API SL como o Shell.

Eduardo Toda
16-08-15, 11:02
Cuidado aí, na medição, depois de 5 minutos desligado é para medir com a vareta sem rosquear. Se depois de frio vc medir vai dar a mais mesmo, pois o óleo que estava nas partes altas vão descer e fica alto mesmo.
O excesso de óleo é jogado pelo respiro ou então é queimado, e fica aquela fumaça branca

Gabriel-SC
16-08-15, 11:16
Olha, não tá muito mais caro do que eu pago no Motul. Pago 25 no litro.
E como você fez a troca do mineral pelo sintético? Só tirou um e colocou o outro?
Ouvi dizer que como o sintético tem propriedades detergentes, ele pode "soltar sujeiras" que estiverem presas no motor, e isso por acarretar a formação de borra...
mas não sei se é uma informação que procede, né? a gente escuta de tudo nessa vida...

Vulcan
16-08-15, 12:47
Cuidado aí, na medição, depois de 5 minutos desligado é para medir com a vareta sem rosquear.(...)
isso é o que tem no manual da brozis? no caso da minha biz pede pra ligar motor, desligar, esperar uns 2 minutos e medir sem rosquear



Olha, não tá muito mais caro do que eu pago no Motul. Pago 25 no litro.
E como você fez a troca do mineral pelo sintético? Só tirou um e colocou o outro?
Ouvi dizer que como o sintético tem propriedades detergentes, ele pode "soltar sujeiras" que estiverem presas no motor, e isso por acarretar a formação de borra...
mas não sei se é uma informação que procede, né? a gente escuta de tudo nessa vida...

no meu caso troquei de mineral pra semi sintético depois pra sintético foi uma troca bem gradual, 2 trocas com semi e depois só sintetico.
como abri o motor duas vezes o que deu pra notar de visual foi a redução bem gradual da borra presa nas paredes e peças, nada de lascas brutas saindo durante a troca.

Peter_Leth
16-08-15, 12:58
O óleo genuíno da honda atualmente já é semissintético. Então não precisei me preocupar com a troca. Sem contar que a moto é muito nova ainda, tem somente 8200km rodados, então acho que não teria nem princípio de borra no motor. No mais se for trocar de mineral para semissintético, acho que não tem problemas, pois o semissintético é um óleo mineral com base sintética.

Rodrigo_santos
16-08-15, 14:51
óleo de mais pode aumentar a pressão interna nas canaletas de lubrificação do motor, sendo assim aumentar apossibilidade de formação de borras, vazamentos em retentores e juntas, um idéia, abre o bujão de óleo e retira um pouco do mesmo pode ser com ela fria mesmo e da uma olhada no nivel, se os cara inventaram que que é 1 litro é 1 litro nem algum motivo eles tiveram pra estipular isso, acho que a sua usa 1,200 para quando o motor for aberto que ai sai todo o "restinho" do óleo no motor. abraço

Peter_Leth
16-08-15, 14:55
óleo de mais pode aumentar a pressão interna nas canaletas de lubrificação do motor, sendo assim aumentar apossibilidade de formação de borras, vazamentos em retentores e juntas, um idéia, abre o bujão de óleo e retira um pouco do mesmo pode ser com ela fria mesmo e da uma olhada no nivel, se os cara inventaram que que é 1 litro é 1 litro nem algum motivo eles tiveram pra estipular isso, acho que a sua usa 1,200 para quando o motor for aberto que ai sai todo o "restinho" do óleo no motor. abraço

Removi o excesso do óleo no mesmo dia que notei. Tinha ao menos uns 400ml a mais. Ao que tudo indica não causou nenhum dano. Dei sorte dessa vez.

Rodrigo_santos
16-08-15, 16:01
ta certo abraço. :)