PDA

Ver Versão Completa : Acabou a farra das cinquentinhas



hbrasil
16-08-15, 20:58
Já não era sem tempo. Finalmente o Governo Federal acabou com a farra irresponsável de quem andava de cinquentinha sem placa, sem capacete e sem habilitação.

Sempre respeitando a opinião de todos, leiam a matéria:

http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/deolhonotransito/2015/07/31/acabou-o-mimimi-e-a-omissao-politica-das-prefeituras-governo-federal-resolve-de-vez-problema-do-emplacamento-das-cinquentinhas/

Um abraço!

jobarte
16-08-15, 21:16
Demorou demais, mas enfim, antes tarde do que nunca!

Vulcan
16-08-15, 21:57
será que vale pra ciclomotor tipo bikelete?

betocampana
16-08-15, 22:01
Se adequarem impostos e documentação com preço aceitável, eu sou totalmente a favor.

Só não vale cobrar 300 reais de documentação de quem mal tem grana pra pagar por uma moto..

Pablo Peres
16-08-15, 22:18
Boa noite pessoal.
Aqui na minha cidade sempre foi obrigatório o emplacamento e IPVA em dia.
Mas o que acho absurdo é "não precisar de carteira".
Abraço a todos!

hbrasil
17-08-15, 11:14
Concordo que o preço da documentação deveria ser proporcional ao da moto. Existem famílias no interior do Norte e nordeste que o único patrimônio é uma cinquentinha. Elas são usadas em substituição aos animais. Isso tudo tem que ser considerado.

Aliás, saiu hoje matéria no G1:

http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2015/08/nova-regra-tenta-oficializar-o-mercado-das-cinquentinhas.html

2weels
17-08-15, 12:08
Que eu saiba, nunca foi permitido, fosse a cilindrada que fosse, andar sem doc, sem placa e sem capacete.

Fiquei até assustado quando fui para o Nordeste e vi gente andando assim, aqui em Campinas isso nao existe.

hbrasil
17-08-15, 15:21
2wheels, a questão é que antes da nova lei, o emplacamento dos ciclomotores ficava a cargo do município. Só que 99% deles nunca regulamentou isso, motivo pelo qual as pessoas andavam sem placa e sem documento.

Sem capacete sempre foi proibido, mas como fiscalizar se nem placa a moto tinha?

Quanto a habilitação, repousa a maior controvérsia. É que o CTB dizia que para pilotar ciclomotor precisava de CNH A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor - um documento que é raro, pois o procedimento pra tirar é o mesmo que a CNH A).

O problema vinha nas penalidades. O CTB prevê que é irregular pilotar sem CNH. Mas não pune quem pilota sem ACC. Entende? Fica mais ou menos assim: pra eu pilotar uma cinquentinha, preciso de um documento, que se for pego sem, não tem penalidade.

Nessa interpretação as pessoas iam sem documento, habilitação ou capacete.

Agora, com a nova lei, a responsabilidade pelo emplacamento dos ciclomotores é dos Estados (assim como qualquer veículo). Portanto, acabou a desculpa de dizer que nunca emplacou a cinquentinha porque o seu município nunca regulamentou.

E pior! Existe na lei previsão de onde as cinquentinhas devem rodar: sempre no meio da faixa da direita ou na direita quando for faixa única. Sabe o que significa? Que a própria lei impede da cinquentinha de andar no corredor, diferentemente do que fez com as motocicletas.

Enfim, quem comprou uma 50cc achando que ia ficar livre de IPVA, emplacamento, habilitação, dançou bonito. Resta saber como fica a situação dos pobres que compraram e não podem pagar pela manutenção. Voltam a criar jegue, em afronta à pressão do Greenpeace, WWF e congêneres? Volta pro pau de arara, desobedecendo os mais básicos postulados dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos, dos quais o Brasil é signatário de vários deles?

O assunto é muito complexo, e a discussão é muito boa.

Vulcan
17-08-15, 20:01
DPVAT então... kkkkkkkkkkkkkk

betocampana
17-08-15, 20:46
Concordo que o preço da documentação deveria ser proporcional ao da moto. Existem famílias no interior do Norte e nordeste que o único patrimônio é uma cinquentinha. Elas são usadas em substituição aos animais. Isso tudo tem que ser considerado.

Te falar que é exatamente nisso que pensei, nem precisando muito subir ao norte hahah tem o pessoal do interior dos estados que também não tá muito abondado..
Até mesmo a carteira de habilitação, no preço que tá, é irreal pra quem vive de salário mínimo. Essas cinquentinhas salvam e muito isso, é extremamente mais barato que depender de bus, que as vezes não passa, as vezes atrasa, as vezes sai meia hora antes do que vc precisa....

Strada Prata
17-08-15, 21:45
Que são práticas, úteis e baratas não há como negar. Agora o que não podemos é aceitar que uma pessoa sem a menor noção de regras de trânsito saia pilotando um veículo motorizado em meio ao trânsito, pondo em risco a própria vida e a de terceiros.

Defendam a farra das cinquentinhas e assinem um cheque cada vez mais salgado do DPVAT...

mdorigon
18-08-15, 08:19
Sempre fui a favor de serem documentadas, pagar os devidos impostos e que os condutores sejam habilitados. Afinal de contas, podem causar acidentes sérios que nem uma 125 normal, matando o condutor e pedestres. Se a pessoa não pode arcar com essas condições, tanto financeiramente, como legalmente e como responsavel pelos seus atos, sinto muito mas não tem o pq ter um equipamento desse. Ralo todo dia pra manter minhas duas motos em dia, me privo de algumas coisas pra ter outras, é assim a vida. Se a pessoa não consegue manter uma cinquentinha desculpe...mas não pode estar na rua. É uma vantagem ilicita com quem se esforça todo dia pra estar em ordem. O famoso jeitinho brasileiro virou regra... e esse caso das cinquetinhas é mais uma prova.

irai
18-08-15, 12:42
Concordo com o Mdorigon, não da pra querer resolver um problema criando outro. A habilitação é cara? O imposto é caro? Ok, são caros, mas não é permitindo que pessoas rodem com veículos motorizados por aí, sem habilitação e sem documentos, que se resolve o problema. Essas pequeninas precisam sim sofrer do mesmo rigor legal que uma Hayabusa, ou quem mata com um .22 é menos culpado que quem mata com um AR-15?
Por aqui a policia costuma não dar muito arrego pras cinquentinhas, desde a época das Jog que não se tem mais aquela zuera.

dfazer
18-08-15, 14:27
Demoraram demais para mudar as leis, já vi várias Honda Bis com placa de cinquentinha da Shineray, pq são iguais, além de inúmeras irresponsabilidades, não tem que ser proporcional coisa nenhuma, tem que pagar o mesmo DPVAT, licenciamentos, impostos, seguir as mesmas regras de quem anda na rua, cinquentinha é uma moto e não uma bicicleta. Se a pessoa não tem condição mínima, não compra. Estão VENDENDO cinquentinha, não estão fazendo CARIDADE para ninguém.

hbrasil
18-08-15, 15:54
O que acham da seguinte proposta: quem comprovar que ganha X salários mínimos por mês (podendo ser 1, 2 ou 3) estaria apto a pagar uma "ACC Social", no valor de 100 reais, e também um "CRLV social", no valor de 100 reais por ano? Aí a pessoa iria pagar menos, mas seria habilitada, documentada e poderia arcar com qualquer responsabilidade, e não poderia alegar pobreza extrema para ficar na ilegalidade. Acho a proposta interessante.

mdorigon
18-08-15, 17:10
Hbrasil... até entendo o lado social que voce coloca em debate... mas não da rapaz. Como dito aqui, a grande maioria de usuarios dessas maquinas são pessoas que se envolverem em um acidente não terão como arcar com as consequencias. Transito é coisa séria gente. Tem que ter muita responsabilidade. E o que vem facil na nossa vida raramente damos valor. E não to falando só de o cara causar um prejuizo e uma vitima...pense na propria pessoa que pega uma coisa dessa e sai pra uma via mais rapida por algum motivo e acaba sofrendo um acidente e fique invalida ou morra. Tem muita coisa nesse assunto a ser discutida. Pra mim...transito no Brasil não é levado a sério por 90% dos envolvidos. E é por isso que temos tantas mortes e muitas facilmente evitaveis.

irai
18-08-15, 18:21
Também discordo do colega Hbrasil, cito os motivos do Mdorigon e mais uns. CNH e veículo automotor passam longe de ser necessidades básicas, não há texto algum na construção que embase um privilégio desse tipo só porque o sujeito ganha pouco. Ja há uma infinidade de auxílios governamentais, uns muito justos, outros que beiram o estapafúrdico, mas "bolsa cinquentinha" seria o extremo dos extremos.

hbrasil
18-08-15, 18:52
"bolsa cinquentinha" foi campeã! Kkkkkkk

betocampana
19-08-15, 00:38
Não vejo CNH necessitando de incentivo ou bolsa. E sim, se locomover é uma necessidade, e a gente sabe bem que transporte público nem de longe cumpre direito essa função.
Meu ponto é que, convenhamos, o fato de a habilitação para direção estar custando, sei lá, mil e quinhentos reais (?) é algo absurdo pra todos. Pro cara da cinquentinha, e pro cara da Hayabusa.

Isso sai bem do foco (ou nem tanto) do tópico, e concordo com sua opinião de que o sujeito da cinquentinha tem sim que ser habilitado e ter as noções de transito parecidas ou identicas às que são passadas pro cara da Hayabusa. O problema é o documento para dirigir custar dois salários completos do sujeito.

Talvez uma habilitação progressiva, semelhante a alguns países, onde o sujeito vai "aumentando de categoria" conforme a idade, começando dirigindo uma 50cc (com habilitação mais barata, permitindo, sei lá, apenas cidade e limitado a 100cc) e uma habilitação mais cara pra quem quiser dirigir a Hayabusa.
Porque, se for pensar bem, hoje posso tirar a minha habilitação dirigindo uma CG 125 da auto escola e sair de lá dirigindo uma 1000cc, sem experiência anterior alguma em motos grandes. É outro absurdo que existe por aqui..

(acho que vou lá pro boteco discutir isso hahah enfim)

irai
19-08-15, 08:23
Habilitação progressiva é uma baita ideia, adotada em muitos países com bastante êxito, mas acho que provavelmente a primeira categoria seria a mais cara, por ter que contemplar mais aulas teóricas e tal, depois para "subir de nível" seriam apenas algumas aulas praticas e uma ou duas aulinhas de teoria. Isso eu apoio 100%. Quanto ao preço da CNH, parece ser um roubo pra todo mundo, mas não parei ainda pra analizar o custo da hora/aula para ver se está condizente o custo de um curso profissionalizante, por exemplo.

mdorigon
19-08-15, 08:59
Antes do codigo de transito de 1998 era assim... acho que a primeira habilitação de moto era até motos 180 cc, depois até 500cc e a terceira era ilimitada... tinha que indo passando pelas fases. Quem é mais velho deve saber melhor de como funcionava antes de 1998. Também acho o mais correto desse jeito.

irai
19-08-15, 12:30
A habilitação progressiva teria dois reflexos muito bons. O primeiro e mais óbvio, um transito mais seguro, com motociclistas mais bem preparados para conduzir seus veículos. Segundo, provavelmente nosso mercado passaria a absorver modelos de pequenos mais sofisticados, como Intruder 125LC e Varadero 125, proporcionando mais opções ao consumidor.

Ricardo Cazati
19-08-15, 16:32
é uma **** falta de sacanagem...