PDA

Ver Versão Completa : Programa para android



Rodrigo_santos
25-09-15, 18:17
:)
Boa tarde pessoal, estou abrindo esse novo tópico, para repassar o link de um aplicativo que eu criei para moto, é bem basicão =D
mas está com os cálculos bem acertados. :cool:
Com ele poderão verificar as cilindradas de seu motor com base nas medidas de curso e diâmetro do cilindro.
Também poderão verificar, compressão do motor, com base em medidas em Ml. BARBADA tem muito video mostrando como fazer isso.
deem uma olhada e me digam o que acham, se acharem algum erro no aplicativo, POR FAVOR ME DEEM O FEEDBACK DO MESMO E ME DIGAM CERTINHO COMO O ERRO ACONTECEU.

https://mega.nz/#!UBAUDbTT!lvJAiawmW1NGYZ5lXfLojEfCdIPavIv6pvQSm3E xBFs
troquei de site para upar o meu apk. abraço
:clap:
:D

Vulcan
26-09-15, 10:22
gostei, vou verificar!

sugestão:
-medida de fluxo relacionando a cilindrada X RPM
-indicação de tamanho do venturi em relação a faixa de maior uso

Rodrigo_santos
26-09-15, 10:43
gostei, vou verificar!

sugestão:
-medida de fluxo relacionando a cilindrada X RPM
-indicação de tamanho do venturi em relação a faixa de maior uso
O vucan tens a base dos calculos ou alguns exenplos pra eu pode montar a programação na internet nao achei nada relacionado, se tiver alguns exemplos fica mais facil. abraço.

Rodrigo_santos
26-09-15, 16:03
Pra quem usou o apk da um feedback aí gurizada faz favor. to no aguardo.
:)

Vulcan
26-09-15, 21:54
O vucan tens a base dos calculos ou alguns exenplos pra eu pode montar a programação na internet nao achei nada relacionado, se tiver alguns exemplos fica mais facil. abraço.

sobre o fluxo é simples multiplicação: centímetros cúbicos multiplicados pelo RPM (que pode ser valors fixos de 2 em 2 mil até x ou configurável) dividido por dois (pois no motor 4 tempos precisa de 2 voltas pra mover o volume do cilindro) resulta em centímetros cúbicos (aproximado) de ar movidos por minuto.

serve pra ter uma base de diferença no consumo estimado e tamanho aproximado de filtro de ar, escape e outros itens de fluxo.
se colocar um "antes e depois" da pra adicionar um percentual da diferença para mais ou para menos, tudo isso com as informações ja existentes (curso X diâmetro);

ja no calculo do carburador, é a seguinte fórmula:


Diâmetro do venturi:
D = [K x Raiz quadrada(C x n)]
Onde:
D=diâmetro do venturi, em milímetros (valor que querenos calcular)
K= constante 0.65 (venturi fixo) 0.72 (venturi variavel/pistonete a vácuo)
C=cilindrada do motor, em centímetros cúbicos
n=rotação do motor no regime máximo dividido por 1.000
(você pode também usar aqui o regime mais freqüente em um determinada uso e compara-lo com o regime máximo do motor).

Rodrigo_santos
26-09-15, 22:11
sobre o fluxo é simples multiplicação: centímetros cúbicos multiplicados pelo RPM (que pode ser valors fixos de 2 em 2 mil até x ou configurável) dividido por dois (pois no motor 4 tempos precisa de 2 voltas pra mover o volume do cilindro) resulta em centímetros cúbicos (aproximado) de ar movidos por minuto.

serve pra ter uma base de diferença no consumo estimado e tamanho aproximado de filtro de ar, escape e outros itens de fluxo.
se colocar um "antes e depois" da pra adicionar um percentual da diferença para mais ou para menos, tudo isso com as informações ja existentes (curso X diâmetro);

ja no calculo do carburador, é a seguinte fórmula:

hum vou dar uma estudada nessas formulas e fazer a logica, e ai o que vc achou do programa?
abraço.

Vulcan
26-09-15, 23:00
Não consegui baixar ainda, vou tentar mais depois.
:)

Rodrigo_santos
27-09-15, 00:15
Não consegui baixar ainda, vou tentar mais depois.
:)
Vulcan se vc tiver esses cálculos já prontos pode ser 1 de cada so pra eu pegar de exemplo faz favor. Abraço

Rodrigo_santos
27-09-15, 17:22
??? to no aguardo vulcan pra saber como o código tem que se representar na logica como exibir o resultado, um de cada resolvido pra eu ter uma base ja serve abraço

Vulcan
27-09-15, 20:35
??? to no aguardo vulcan pra saber como o código tem que se representar na logica como exibir o resultado, um de cada resolvido pra eu ter uma base ja serve abraço

ok, exemplo 1

twister com 73,0 x 59,5 mm onde são obtidos 249cc
considerando o RPM comum dela entre 6000 e 8000 RPM podemos gerar o seguinte fluxo estimado nesses giros:

RPM/2*cilindrada

6000/2*249=747000

747 litros de ar movidos por minuto (aproximado)

8000/2*249=996000

996 litros de ar movidos por minuto (aproximado)

agora instalamos um KIT 320cc para comparação:

com 82,0 x 59,5 mm onde são obtidos 314cc

6000/2*314=942000

8000/2*314=1256000

se observar o aumento de cilindrada coloca o fluxo pra trabalhar proximo ao limite do cabeçote jah nos 6000 RPM iniciais, requerendo algum tipo de retrabalho no conjunto todo.

agora dividindo o valor do kit novo pelo antigo temos o percentual aumento para referencia:

kit original -> 249
kit novo aumentado -> 314

314/249=1,261

que seria +26,1% de aumento, exatamente o mesmo resultado se dividir o fluxo novo pelo antigo;
pode-se usar esse valor para aumentar o venturi do bura (se for trabalhar na mesma faixa de giro, por exemplo)

-> Carburador VEA2A, Venturi de 30,1 mm +26% = 37mm de venturi para equivaler (bura de falcon? enfim)

- - - Updated - - -

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

o calculo de venturi na preparação seria o seguinte:


Diâmetro do venturi:
D = [K x Raiz quadrada(C x n)]
Onde:
D=diâmetro do venturi, em milímetros (valor que querenos calcular)
K= constante 0.65 (venturi fixo) 0.72 (venturi variavel/pistonete a vácuo)
C=cilindrada do motor, em centímetros cúbicos
n=rotação do motor no regime máximo dividido por 1.000
(você pode também usar aqui o regime mais freqüente em um determinada uso e compara-lo com o regime máximo do motor).

exemplo;
-escolhemos bura de venturi fixo
-uma CG preparada pra 190cc com objetivo de andar na vel. final máxima na maior parte do tempo
-CDI sem corte, consideremos trabalho do motor em 10000 constante nesta preparação

D=x
K=0.65
C=190
n=10

K x Raiz quadrada(C x n)
0.65*Raiz de (190*10)=28,3
0.65*43,588...=28,3

venturi original era de 22,6mm
venturi alvo calculado de 28,3mm (aproximado)

Rodrigo_santos
27-09-15, 21:31
e ai testaram o aplicativo? o que acharam, em breve mais funções

Vulcan
28-09-15, 10:38
e ai testaram o aplicativo? o que acharam, em breve mais funções

cara, eu consegui testar e gostei muito!

mais uma sugestão seria incluir o calculo de R/L

(C/2)/B=Z

C=curso
B=tamanho da biela olho-a-olho
Z=relação R/L

a relação R/L deve ser sempre menor do que 0,3 para evitar esforço desnecessário e vibração excessiva no motor.
esse item é muito difícil de conseguir calcular pois quase não se fala em tamanho de biela...

exemplo:

Volkswagen AP-600 (depois AP-1600),curso de 77,4 mm biela de 144 mm 0,268

(C/2)/B=Z
(77,4/2)/144=0,26875

Rodrigo_santos
30-09-15, 18:01
Buenas gurizada =D, voltei aqui para avisar que o aplicativo ta quase pronto, falta somente uma equação para terminar a logica, conforme o pedido do VULCAN, to emplementando umas equações. vai ficar bem simples mas funcional.
A unica coisa que peço pra vcs, é

- - - Updated - - -

Buenas gurizada =D, voltei aqui para avisar que o aplicativo ta quase pronto, falta somente uma equação para terminar a logica, conforme o pedido do VULCAN, to emplementando umas equações. vai ficar bem simples mas funcional.
A unica coisa que peço pra vcs, é que me deem um retorno sob o aplicativo, para que eu acerte algum erro que venha a aparecer, ou implemente alguma calculo que vcs queiram.
O aplicativo é de graça, não estou pedindo nada só a cooperação de vcs para que ele se torne cada vez mais funcional. abraço.
daqui a pouco mais ja informo a postagem dele novemente.

Rodrigo_santos
30-09-15, 20:10
Bueno gurizada, vai ai o aplicativo atualizado para vcs, baixem instalem e me digam o que acham.
os calculos implementados são de autoria do VULCAN.
VLW. ABRAÇO.
https://mega.nz/#!NIZQALqJ!FupQrQAaDBxC5q1ZDbXaxV7XNCvHQTo2LzvP1N-uszI

Vulcan
01-10-15, 00:06
Bueno gurizada, vai ai o aplicativo atualizado para vcs, baixem instalem e me digam o que acham.
os calculos implementados são de autoria do VULCAN.
VLW. ABRAÇO.
https://mega.nz/#!NIZQALqJ!FupQrQAaDBxC5q1ZDbXaxV7XNCvHQTo2LzvP1N-uszI

vamos testar!! :)

- - - Updated - - -

to curtindo!!

-> erro no calculo deR/L onde "curso da biela" seria "curso do pistão"

Stone
01-10-15, 07:56
Ótima idéia!

fui baixar agora mas estou sem bateria no celular.

Não sei se tem já, mas caso não tenha seria interessante a VMP - Velocidade média do pistão, e a RPM que o motor atinge a VMP de 20m/s

Vulcan
01-10-15, 11:01
Ótima idéia!

fui baixar agora mas estou sem bateria no celular.

Não sei se tem já, mas caso não tenha seria interessante a VMP - Velocidade média do pistão, e a RPM que o motor atinge a VMP de 20m/s
bem lembrado!! ainda não tem e a equação seria:

(CURSO*RPM)/30000=VMP

curso -> curso do pistão em milímetros
RPM -> rotação por minuto normal mesmo
VMP => velocidade média do pistão em metros por segundo;

o indicado como limite para os materiais comuns como aço e alumínio são os famigerados 20M/s;
é possível atingir mais que isso porém é necessário materiais especiais (aeroespaciais) e lubrificação proporcional;

fonte: https://www.spaturbo.com.br/loja/index.php?option=com_calc

Rodrigo_santos
01-10-15, 17:00
ok, vou modificar é somente a palavra?
no cálculo r/l é somente trocar a palavra curso da biela por pistão?
O calculo está correto?
Deixa pra mim, em seguida já emplemento o códico pra vcs:)

- - - Updated - - -

gurizada, aplicativo modificada a relação R/L

https://mega.nz/#!NIQUUBiQ!5b4E3t0AHE1LFxnofjEgZzOPkO2Va6I2TxJ0gmF 1WFw
em seguida já implemento o outro cálculo. abraço.

Rodrigo_santos
07-10-15, 18:49
Bueno gurizada, venho por meio deste kkkkk, brincadeira, seguinte eu formatei o note e perdi os 3 ultimos cálculos que vcs me passaram, mas seguinte, vou refazer eles, e implementar novamente, e colocar o novo que vcs me repassaram tmb.
e se vcs tiverem outras outros cálculos me repassem por favor. que eu implemento.
Outra, essa vai pro vulcan, segunte, eu tenho uma fan 2014 150, eu abri os dutos de admissão e de escapamento, a tbi tinha 27,13 mm e tanto o cabeçote quanto a junção dos dois, tinham 20,05 mm :(
aí deixei a admissão com 26.00 e o do escapamento com 26 tmb, não cheguei aos 27 por que achei as paredes muito finas dos dutos. eu senti diferença na pegada dela ele ta desenvolvendo mais rapido. uma pergunta, por ser injetada não tem perigo de a mistura ficar mais pobre???

Darci
07-10-15, 19:07
Sobe esse teu negocio pra um repositório GIT, te indico o BitBucket, ai tu nao perde mais as paradas, e outra, se quer desenvolver aplicativos ja pega e compra uma conta de desenvolvedor da Google Play (antes que o dolar vá para 5 pila), se eu conseguir essa semana eu instalo no celular da minha mina pra dar uma olhada ;)

125ecia
07-10-15, 19:20
Achei interessante, valeu a sugestão.

Rodrigo_santos
07-10-15, 20:20
vlw gurizada, eu uso o mega, já faz um tempo, o que eu perdi foi o projeto não o aplicativo, eu tinha feito um backup do projeto, mas era antigo sem os 3 ultimos cálculos, mas não da nada, vou fazer de novo. depois que baixarem pelo mega, me deem um feedback do que acharam o posso modificar, o que posso implementar no projeto. abraço. aguardo retorno

Vulcan
07-10-15, 22:39
Outra, essa vai pro vulcan, segunte, eu tenho uma fan 2014 150, eu abri os dutos de admissão e de escapamento, a tbi tinha 27,13 mm e tanto o cabeçote quanto a junção dos dois, tinham 20,05 mm :(
aí deixei a admissão com 26.00 e o do escapamento com 26 tmb, não cheguei aos 27 por que achei as paredes muito finas dos dutos. eu senti diferença na pegada dela ele ta desenvolvendo mais rapido. uma pergunta, por ser injetada não tem perigo de a mistura ficar mais pobre???

NOPE;
abrir os dutos (reduzir restrição) não altera mistura. :)
parece que você fez da forma correta, os dutos não tem que ser obrigatoriamente do tamanho da TBI mesmo...

Rodrigo_santos
08-10-15, 10:26
vlw vulcan. abraço em seguida ja repasso o link do aplicativo. ja atualizado to preparando ele :)

Rodrigo_santos
10-10-15, 15:44
:), fala pessoal, refiz a lógica do aplicativo, ou repassar o link para vcs, mas estou esperando feedback. O único que me deu feedback foi o vulcan, estou no aguardo, qualquer coisa errada no aplicativo me avisem erros de digitação ou qualquer coisa do tipo.
https://mega.nz/#!hYpTWR5A!qRmRIf-RkS5EXEpMcc-uk9hCl-_2Nx2UMCat8Dg-My4
abraço. aguardo retorno.

Stone, ta ai com a soma que vc pediu, mais alguma coisa me avisem abraço.

Vulcan
10-10-15, 19:42
:), fala pessoal, refiz a lógica do aplicativo, ou repassar o link para vcs, mas estou esperando feedback. O único que me deu feedback foi o vulcan, estou no aguardo, qualquer coisa errada no aplicativo me avisem erros de digitação ou qualquer coisa do tipo.
https://mega.nz/#!hYpTWR5A!qRmRIf-RkS5EXEpMcc-uk9hCl-_2Nx2UMCat8Dg-My4
abraço. aguardo retorno.

Stone, ta ai com a soma que vc pediu, mais alguma coisa me avisem abraço.

Legal, vou baixar quando der! :)

Rodrigo_santos
10-10-15, 22:27
ok, vlw irmão :)

Rodrigo_santos
12-10-15, 13:27
e ai como ficou o aplicativo?
Estou no aguardo.

Vulcan
12-10-15, 20:27
e ai como ficou o aplicativo?
Estou no aguardo.

aplicativo 100% funcional;

nessa atualização tive de desinstalar a versão anterior, estava retornando um erro.

são poucas coisas que estão fora do padrão como teclado que as vezes abre sozinho (ou não) e o botão "next" que não gera resultado;

gostei bastante! vou guardar uma cópia blz?

Rodrigo_santos
12-10-15, 20:55
claro, botão next? no seu android? ou no aplicativo?

Vulcan
13-10-15, 10:04
claro, botão next? no seu android? ou no aplicativo?

no teclado virtual, vai digitando e tals e no lugar do 'enter' tem 'next' e simplesmente pula pro proximo campo sem chegar a um resultado.
;D

Vulcan
15-10-15, 13:07
ow, pode acrescentar uma calculadora de potência/torque/RPM?

seria bem legal!!

pode fazer com 3 campos onde 1 teria de ficar vazio para gerar resultado:

torque * RPM = HP
torque = HP/RPM
exemplo:

1kgm/f @ 7162RPM = 10HP

campos:
-torque (kilos metro força)
-RPM (rotação por minuto)-- > (RPM/716,2)
-HP (cavalo vapor métrico)

Rodrigo_santos
15-10-15, 16:21
Claro faço sim, mas me diz uma coisa o valor de rpm, é dividido por algum valor? Qual seria?

Vulcan
15-10-15, 18:00
Claro faço sim, mas me diz uma coisa o valor de rpm, é dividido por algum valor? Qual seria?

O valor de rpm seria dividido pela constante 716,2

Rodrigo_santos
15-10-15, 18:04
ok, assim que estiver com o aplicativo pronto eu posto aqui :)

Stone
16-10-15, 21:12
Gostei bastante, Parabéns!!

Eu estava vendo, no cálculo do venturi acho que tem algo errado, inseri o valor 0,65 na constante, 196cc e 8000RPM e deu 0,3mm

Outro cálculo interessante seria a RPM em que o motor atinge os 20m/s de VMP

Vulcan
16-10-15, 23:29
Gostei bastante, Parabéns!!

Eu estava vendo, no cálculo do venturi acho que tem algo errado, inseri o valor 0,65 na constante, 196cc e 8000RPM e deu 0,3mm

Outro cálculo interessante seria a RPM em que o motor atinge os 20m/s de VMP

seguindo essa idéia, será que tem como fazer com os 3 campos (RPM/VMP/Curso), deixar um em branco pra "gerar resultado"?

Rodrigo_santos
18-10-15, 09:06
Tem sim, mas fica um pouco mais complicado, por que o mesmo campo que eu vou deixar em branco é o mesmo que em outro cálculo vai receber valor. mas eu tento sim, so estou um pouco sem tempo mas assim que der eu implemento tudo pra vcs, pode deixar.
Stone, é só arrumar os campos decimais, deixa pra mim queres como que apareça o valor? EX 1: 0,30 EX2: 0,302332 EX3: 0,3 ?
Abraço

Rodrigo_santos
18-10-15, 12:44
Se nao colocar o . decimal da outro resultado. Vou dar uma olhada na lógica.

Stone
18-10-15, 18:20
Cara acho que era pra ser 30, mas não tenho certeza.

Vulcan, seria isso?

Enviado de meu LG-H422 usando Tapatalk

Rodrigo_santos
19-10-15, 12:14
O cálculo do Ventury foi atualizado, tentem somente atualizar o aplicativo no aparelho de vcs, baixando esse e instalando direto sem desinstalar o antigo.
Assim que eu tiver um tempo eu ja implemento o novo cálculo que vcs me passaram :)
Espero que aguardem um pouco, é que ando meio sem tempo pra nada :(
https://mega.nz/#!ZURDEZ4b!to59517iM2kz8eR9ag52M1imWbBGEg098TfNtCa 6DFE

Vulcan
19-10-15, 12:28
Cara acho que era pra ser 30, mas não tenho certeza.

Vulcan, seria isso?

Enviado de meu LG-H422 usando Tapatalk

vejamos...

VMP=(curso*RPM)/30000

16,53_=(62,00*8000)/30000

desta forma temos CURSO e VMP com duas casas decimais significativas e o RPM na faixa de 'milhar' com a precisão excedendo o valor pratico (útil);

podemos adequar a conta para:

16,53_=(62,00*8,00)/30

VMP-> 16,53_ (em metros por segundo)
Curso pistão -> 62,00 (em milímetros)
RPM -> 8,00 (escala em milhares -> 8000)
constante de proporção -> 30

dessa forma todos os campos preenchiveis e de resultado tem escala com duas casas decimais significativas restando apenas a constante '30' que obviamente não é alterada
(afinal, num motor a OITO MIL RPM, precisa medir 1 RPM a mais ou a menos? acho que não);

- - - Updated - - -


O cálculo do Ventury foi atualizado, tentem somente atualizar o aplicativo no aparelho de vcs, baixando esse e instalando direto sem desinstalar o antigo.
Assim que eu tiver um tempo eu ja implemento o novo cálculo que vcs me passaram :)
Espero que aguardem um pouco, é que ando meio sem tempo pra nada :(
https://mega.nz/#!ZURDEZ4b!to59517iM2kz8eR9ag52M1imWbBGEg098TfNtCa 6DFE

relaxa; todos colaboramos aqui :)

Rodrigo_santos
19-10-15, 19:18
Deem uma olhada no cálculo agora pra ver es esta correto. Abraço

Vulcan
19-10-15, 23:36
Deem uma olhada no cálculo agora pra ver es esta correto. Abraço

fazendo os testes aqui estão OK;

sugestão: revisar a parte "medida de fluxo de ar" removendo o "calculo de porcentagem a ser aumentado fluxo de ar ..." e "calculo para saber quantos mm vai ter que ser aumentado o venturi..."

Rodrigo_santos
20-10-15, 11:07
não entendi vucan, o que vc quer que eu altere? coloca ai que assim que der eu faço. :)

Vulcan
21-10-15, 12:26
não entendi vucan, o que vc quer que eu altere? coloca ai que assim que der eu faço. :)

essa parte ficou muito extensa em uma área só, por ser continha de regra-de-tres é despresivel e poderia ser eliminada para melhorar a interface

:)

paulocaveira
06-02-16, 17:52
tentei baixar o apk mas nao estava disponivel... tem como re-upar? grato

Rodrigo_santos
06-02-16, 19:05
tentei baixar o apk mas nao estava disponivel... tem como re-upar? grato



fala paulo caveira, blz? cara, vou reenviar o link do mega para vc baiaxar o aplicativo. ta até bem completo, só que parei de fazer modificações nele por falta de tempo. mas dá uma olhada ai e me de um feedback. abraço e obrigado por baixar o apk. Esse apk teve o apoio da gurizada do pequenas notaveis. vlw mesmo.


https://mega.nz/#!ZURDEZ4b!to59517iM2kz8eR9ag52M1imWbBGEg098TfNtCa 6DFE

ractitan
08-02-16, 12:04
Amigo, testei o aplicativo e ficou muito bacana!
Ajuda muito o serviço na hora dos cálculos!
Só uma coisa bem pequena: na tela "COMO DESCOBRIR OS VALORES" está escrito "espaço morto do moto", só fazer uma correção... rssrs
Uma sugestão: você poderia colocar um "aviso", na tela de cálculo de velocidade média do pistão que: "VMP" acima de 20 m/s não são recomendadas para materiais normais ou algo do tipo.

Parabéns amigo, gostei muito do aplicativo! Com certeza vou continuar a usar.
Obrigado
Abraço!

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk

Edit"

Mais uma sugestão: Rssrs

Poderia colocar tmbm o cálculo de torque:

pico de torque aproximado ~= volume do cilindro (cc) / 100

E também de potência aproximada:

Potência (cv) ~= (faixa de rpm alvo * pico de torque aproximado * 10) / 8000

Esses cálculos não são tão precisos, mas da pra ter uma aproximação legal...
E claro, se tiver algo, me corrijam!

Valeuu!