PDA

Ver Versão Completa : Suzuki Yes Rebolando



tekobr
28-09-15, 14:13
Bom pessoal, estou vindo aqui para pedir ajuda sobre o problema da minha Yes que estava rebolando bastante entre 60 e 80km/h. Neste final de semana retirei os alongadores dos amortecedores, substitui os esticadores da corrente/roda e também substitui o eixo da roda traseira (o que saiu não me pareceu ruim). Na primeira volta senti a Yes rebolando um pouco entre 60 e 80km/h (não passei disso), mas depois não sei se me acostumei ou se as peças assentaram mas me pareceu que minha Yes quase zerou o "reboleixom".


O que não ficou 100% foram as buchas dos amortecedores, duas estavam estouradas e adaptei uma mangueira bem resistente, os amortecedores me pareceram bons porque ela está gostosa de dirigir e passou bem por buracos. Vou ter que procurar para ver se encontro essas buchas separadas dos amortecedores.


Uma coisa que achei estranho é que a roda não voltava para trás de um dos lados da regulagem, assim a regulagem não ficou perfeita dos dois lados. Isso poderia ser algum empenamento na roda ou no quadro elástico? Ou apenas as buchas do quadro elástico? A corrente me pareceu curta demais, será que poderia ser isso? Pelo menos a relação me pareceu "meia vida" (nem nova nem velha).


Adicionado em 29/09/2015 as 21:30: Deixa eu recapitular porque me enrolei em um detalhe da explicação no último parágrafo. Na verdade o regulador do lado do escape não está indo para frente quando o parafuso é afrouxado, ou seja, quando se desaperta o parafuso o eixo da roda era para ir para frente e não está indo, já se eu apertar o parafuso o eixo vem para trás normalmente. É esse o problema (no primeiro post eu inverti a explicação).

Vulcan
29-09-15, 10:12
(...)
Uma coisa que achei estranho é que a roda não voltava para trás de um dos lados da regulagem, assim a regulagem não ficou perfeita dos dois lados. Isso poderia ser algum empenamento na roda ou no quadro elástico? Ou apenas as buchas do quadro elástico? A corrente me pareceu curta demais, será que poderia ser isso? Pelo menos a relação me pareceu "meia vida" (nem nova nem velha).

a corrente pode ter elos a menos ou não, se estiver esticada demais vai ferrar seus rolamentos e kit de transmissão final;
o alinhamento do eixo é fundamental, experimente soltar tudo e move-lo completamente antes de reajustar;
esse balanço pode ter relação com os amortecedores bishock, diferença de ajuste ou danos;
fuja de alongadores, prefira amotecedores maiores ou com ajuste de rosca (modelos tunning), alongador serve só pra teste de altura e olhe lá;

tekobr
29-09-15, 21:31
a corrente pode ter elos a menos ou não, se estiver esticada demais vai ferrar seus rolamentos e kit de transmissão final;
o alinhamento do eixo é fundamental, experimente soltar tudo e move-lo completamente antes de reajustar;
esse balanço pode ter relação com os amortecedores bishock, diferença de ajuste ou danos;
fuja de alongadores, prefira amotecedores maiores ou com ajuste de rosca (modelos tunning), alongador serve só pra teste de altura e olhe lá;

Obrigado pela tentativa mas você não respondeu minha dúvida e a maioria do que você citou eu já falei acima que já foi feito.

- - - Updated - - -

Deixa eu recapitular porque me enrolei em um detalhe da explicação no último parágrafo. Na verdade o regulador do lado do escape não está indo para frente quando o parafuso é afrouxado, ou seja, quando se desaperta o parafuso o eixo da roda era para ir para frente e não está indo, já se eu apertar o parafuso o eixo vem para trás normalmente. É esse o problema (no primeiro post eu inverti a explicação).

Diey
29-09-15, 22:45
Tenta frouxar o parafuso e empurrar a roda pra frente.
Sobre ela "rebolar", confere sua roda. A minha tava assim e era o pneu deformado + roda empenada.
Abs

Vulcan
30-09-15, 08:15
afrouxar o eixo da roda e os esticadores, tente mover o eixo nos dois lados da balança;

pode ser que a ponta da balança (a parte que prende o eixo) esteja torta.

tekobr
30-09-15, 13:46
Tenta frouxar o parafuso e empurrar a roda pra frente.
Sobre ela "rebolar", confere sua roda. A minha tava assim e era o pneu deformado + roda empenada.
Abs

Vou fazer isso, eu não sabia que teria que empurrar com a mão para voltar para trás, na minha cabeça tinha que ir sozinha assim como acontece quando apertamos o parafuso do esticador.

Sobre rebolar, ela estava rebolando bastante mas depois da manutenção que fiz agora está muito pouco mesmo, já estou achando que esse pouco pode ser medo meu já que sou novato no mundo da moto e foi a primeira vez que cheguei nos 80km/h.


afrouxar o eixo da roda e os esticadores, tente mover o eixo nos dois lados da balança;

pode ser que a ponta da balança (a parte que prende o eixo) esteja torta.

Vulcan, obrigado pela dica! Vou fazer o teste exatamente como você sugeriu. Apenas me antecipando: a ponta da balança estando torta pode ser corrigida ou por segurança é melhor comprar outra? Apenas uma dúvida: o ângulo da balança, de ponta a ponta, de cada lado são os mesmos?

Vulcan
30-09-15, 23:54
(...)
Vulcan, obrigado pela dica! Vou fazer o teste exatamente como você sugeriu. Apenas me antecipando: a ponta da balança estando torta pode ser corrigida ou por segurança é melhor comprar outra? Apenas uma dúvida: o ângulo da balança, de ponta a ponta, de cada lado são os mesmos?

a ponta da balança, na parte que corre o eixo, deve ser perfeitamente igual dos dois lados em angulo, espaço que passa o eixo e comprimento do movimento.
se estiver um pouco (um pouco) torto da pra arrumar com carinho, se estiver muito torto não vale o risco. pelo jeito está OK ou pouca coisa torta.

outra observação ja feita: balanceamento de rodas, alinhamento de roda, alinhamento de centro de roda, alinhamento de eixo também influencia.

tekobr
19-10-15, 20:49
Apenas para atualizar, fiz uma revisão em toda traseira: troca das buchas da balança, troca dos reguladores da corrente/roda, troca das buchas dos amortecedores e regulagem da corrente. Resultado: a Yes ficou perfeita! Na verdade quase, falta trocar o óleo da bengala a regular as válvulas para ficar 100%, mas já está dando alegrias quando piloto ela! :)