PDA

Ver Versão Completa : Ajuda a um novato perdido



Balderba Tista
19-10-15, 09:52
Bom dia,

Como podem ver sou novo por aqui, não é pra menos, peguei a minha primeira moto ontem de noite e usei ela pela primeira vez para vir para o trabalho hoje de manhã.

A moto é uma Fan 125 2012/2013, tem 2mil Km rodados e eu comprei de um amigo, ela ficou parada por 3 meses, e eu como um novato estou perdidinho sobre o que fazer primeiro rsrs.

A moto está morrendo em baixa rotação (aprendi hoje que o nome disso é marcha lenta), sempre que eu paro em algum semáforo tenho que ficar acelerando. Fui dar partida nela hoje de manhã e acho que encharquei as velas, a moto morreu numa avenida aqui da cidade e nao quis mais pegar, fui empurrando ela até que um mecânico surgiu magicamente e perguntou se eu precisava de ajuda, falei que a moto não queria ligar e ele sentou nela e ja deu partida. Pelo que o cara me falou nao pode acelerar muito na hora de dar partida (partida no pedal). Demorei 40min para fazer um percurso de 9km.

Hoje no final da tarde vou levar ela para trocar o óleo e abastecer, ela entrou na reserva ontem a hora que o antigo proprietário foi me levar ela, alguem pode me dar uma dica do que é preciso fazer quando se compra uma moto? Essas auto escolas nao ensinam nada, a marcha por exemplo eu aprendi a trocar agora de manha, nas aulas eles so ensinam a colocar a primeira.

Estou bem perdido, a moto está morrendo quando para de acelerar, vou pedir para arrumar a marcha lenta dela, é bom fazer isso? A moto da auto escola andava sozinha kkkk

Já agradeço de antemão qualquer ajuda, vou ir almoçar com ela agora, espero que não morra na pista.

SpeedBit
19-10-15, 10:27
A moto ficou parada 3 meses...
Tem que trocar a gasolina urgente... sangrar o carburador... antes de ter dado a primeira partida. Gasolina podre.
Trocar o filtro de AR e o óleo, vai saber o estado deles...

Leva num mecânico para um revisão, já em relação a marcha lenta, acredito que seja culpa da gasolina podre... talvez com gasolina nova, já resolva tudo.

alanziim
19-10-15, 11:12
Ai fera.Faz uma revisão monstra na moto.Isso vai evitar muita dor de cabeça.A moto morer no meio do transito não é muito legal não.E isso aconteceu varias vezes comigo.Quando peguei a minha primeira moto.

tuliofone
19-10-15, 12:32
Filtro de ar pode estar bom ainda, tem que dar uma olhada... É bom dar uma limpada no carburador, regular a lenta, ver se o afogador não está puxado (vc é novato, as vezes acontece!:D. Ela pode estar com a mistura muito rica), trocar óleo e filtro urgente, lubrificar a correia...

Edit: Como ela é 12/13 com 3000kms, o dono anterior rodou muuito pouco. Pode fazer uma manutenção boa agora para não ter problemas no futuro. Pra verificar a lenta, no carburador tem um parafuso de plástico com mola, que você aperta para aumentar a rotação e solta para diminuir. Testa ae.

F.Lamberti
19-10-15, 16:37
Minha fico parada um ano e tava com os mesmos problema que a sua é bom vc fazer uma revisão nela, tiver que fazer na minha logo assim que eu peguei e depois da revisão fico boa. Na parte de auto escola infelizmente os cara só ensina o básico pra vc passar na prova.