PDA

Ver Versão Completa : Por que scooter sao menos visadas? Mito?



bombs
08-11-15, 17:33
Pessoal bom dia,

Acompanho esse forum a um tempo, li alguns topicos no forum sobre visibilidade para roubo e busquei bastante informacao na internet.

Moro em sao paulo e estou afim de comprar uma scooter.

Ouvi falar muito que as scooters nao sao visadas, mas nao acredito muito em tal teoria, pois o que diferencia uma scooter no mercado de pecas?

Estou na duvida em comprar justamente com medo de assaltos a mao armada.

Sei que motos esportivas eles roubam para fazer assaltos e fuga, mas o que diferencia uma scooter de uma bros? Acredito que as pecas sao passadas no mercado negro com a mesma facilidade

Estou pensando em uma dafra smart, neo ou uma suzuki burgman.

Desde ja agradeco por qualquer informacao, acredito que esse assunto interessa a muitos, medo da violencia

Vulcan
08-11-15, 22:08
(...)
Sei que motos esportivas eles roubam para fazer assaltos e fuga, mas o que diferencia uma scooter de uma bros? (...)

a broz ainda permite subir calçadas e passar em certos lugares com mais facilidade do que uma esportiva (também gostam de roubar big trails por esse motivo) e broz é muiot mais facilmente vendida com chassis raspado como moto de trilha do que uma scooter;

scooter por enquanto acredito ser menos visado tanto por gosto (popuparidade geral) quando por mercado (negro).

2weels
09-11-15, 01:48
Quer saber se a moto é visada ou nao, cota o seguro dela.

O seguro de uma Citycom 300 nao é nem 1/3 do valor do seguro de uma Ténéré 250.

OBS: Apesar de ser um tipo de scooter ( uma cub ), a Biz nao se enquadra nisso. Minha mulher tem uma EX e paga um seguro carissimo, bem mais caro que da minha Fazer 150 SED.

bombs
09-11-15, 06:38
Hoje em dia tem muita scooter circulando, não sei se a questão do gosto pessoal se encaixa, sobre a bros concordo, mas deve ter muita gente que recorre ao mercado negro para ambas.

Citycom já vi vários casos de furto pela net e um caso de roubo mão armada.

Tô pensando em pegar a scooter espirrar um óleo queimado no motor, e dar uma ralada na carenagem.

DBLS150
09-11-15, 07:56
acho q os malas estao indo mais pelo custo x beneficio, a esportivas são rapidas, a bros e alta e da para vender td, inclusive chassis, e as big trails e potencia e agilidade, por isso que mt bandido gosta de xt 660.

Vulcan
09-11-15, 10:31
Hoje em dia tem muita scooter circulando, não sei se a questão do gosto pessoal se encaixa, sobre a bros concordo, mas deve ter muita gente que recorre ao mercado negro para ambas.

Citycom já vi vários casos de furto pela net e um caso de roubo mão armada.

Tô pensando em pegar a scooter espirrar um óleo queimado no motor, e dar uma ralada na carenagem.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk__

eu faço isso com minha biz, porém evitando arranhar, só não lavo (quando lavo passo cera) mesmo auehauehauehauhe

Bruno Rafael
09-11-15, 12:28
Passa correndo em uma lombada com uma biz e depois com uma bros, tenta subir uma calçada com biz e bros.. ladrão não é burro ele vai pegar sempre a melhor, muitas vezes nem é pra roubar e dar fugar é mais pra ostentar mesmo, e ngm ostenta scooter né

2weels
09-11-15, 21:21
Citycom logicamente tb é furtada/roubada. A questao nao é ser ou nao ser e sim a probabilidade de ser. Qual vc acha que vende mais facil, um jogo de rodas de liga da Titan EX, da Biz EX ou da CityCom?

Ah, uma opçao pra vc é a Dafra CityClass 200: 14cv, rodas 16, aposto que nem deve ter indice de roubo...

Diey
09-11-15, 21:47
Comprando motos digamos "menos famosas" (Dafra, Chinesas em geral...) você estará praticamente blindado contra roubo.

emerson merighi
10-11-15, 04:19
Essas scooters...são uma bolinhas andantes...moto de muie enfim...e ladrão nem quer saber muito disso...querem roubar coisas que vende muito e fácil...e isso quer dizer basicamente utilitárias, cub tipo Biz, Broz, esportivas, big trail...o resto roubam pouco.

corsani
10-11-15, 05:22
Rouba uma e tenta fugir, aí vc vai ver porque é menos visada

mdorigon
10-11-15, 07:01
Pra mim são menos visadas porque simplesmente não procura de peças no mercado como as utilitarias. Menos demanda... Eu encaro que existe dois tipos de logica de um ladrão pra furtar uma moto : essa das peças, ai ele sempre vai atras de modelos que tem um alto giro de mercado de peças e em uma escala menor motos boas pra fuga de delitos. E scooters não se encaixam nesses fatores.

bombs
12-11-15, 07:27
Passa correndo em uma lombada com uma biz e depois com uma bros, tenta subir uma calçada com biz e bros.. ladrão não é burro ele vai pegar sempre a melhor, muitas vezes nem é pra roubar e dar fugar é mais pra ostentar mesmo, e ngm ostenta scooter né

Engraçado que a biz tá no top 10 de roubo de motos em 2011,2012 e 2013 foi a 5° moto mais roubada no Brasil. Então muito bandido fugiu de biz

Então essa teoria da fuga não é real, por isso acho que existe uma falsa Impressão das scooters não serem visadas só por que são patinhos feios.



Agradeço a postagem da galera

promotox
12-11-15, 08:14
Biz deve ser um caso a parte por ser honda e ser CUB em vez de scooter, tendo roda maior na frente ainda consegue passar por buracos com mais agilidade.

Vulcan
12-11-15, 09:41
Engraçado que a biz tá no top 10 de roubo de motos em 2011,2012 e 2013 foi a 5° moto mais roubada no Brasil. Então muito bandido fugiu de biz

Então essa teoria da fuga não é real, por isso acho que existe uma falsa Impressão das scooters não serem visadas só por que são patinhos feios.



Agradeço a postagem da galera


Biz deve ser um caso a parte por ser honda e ser CUB em vez de scooter, tendo roda maior na frente ainda consegue passar por buracos com mais agilidade.
não é bem esse o motivo mas vou deixar em branco pra não dar mais idéia...

DBLS150
12-11-15, 09:46
a questão e q ela e uma cub mt vendida, só isso já faz o índice de roubo ser maior, pq para vender peças e fácil, q nem cg, pq roubam tanto? pra fulga q nao é, eles vendem as peças, simples assim.

Vulcan
12-11-15, 10:32
a questão e q ela e uma cub mt vendida, só isso já faz o índice de roubo ser maior, pq para vender peças e fácil, q nem cg, pq roubam tanto? pra fulga q nao é, eles vendem as peças, simples assim.

então a culpa também é de quem compra as peças? faz sentido.

Schao.gs
12-11-15, 10:35
É simples, Scooters, em geral, vendem menos do que outras motos, logo tem menos mercado de peças, e se tem menos mercado de peças irão roubar pra que?

falooowww

DBLS150
12-11-15, 10:37
então a culpa também é de quem compra as peças? faz sentido.

De quem compra peças sem procedência? Sim.

Vulcan
12-11-15, 11:21
De quem compra peças sem procedência? Sim.

até aí é visível mano, mas me refiro que por ser uma moto popular (não se limitando ao exemplo da biz) de baixo custo (teoricamente), os donos não respeitam essa parte de procedencia de peças por não respeitarem os outros e não respeitarem a sí próprios pois se expôem ao risco de perder a propria moto?

seria um jogo de policia (tentar impedir os roubos) ladrão-vagabundo (ganhar dinheiro rapido/fácil) e donos-desleixados (não aceita o preço das coisas mas quer ter de qualquer forma);

dessa forma, será que uma moto menos popular (não necessariamente mais cara, como as scooters) poderia ser uma boa opção pra evitar virar alvo?
afinal, muitas dessas motos 'ostentação' são furtadas literalmente por popularidade pra bagunça/crime enquanto outras são desmembradas pra sustentar quem não quer pagar;

alternativamente, ter uma moto do modelo visado seria possível melhorar a segurança conforme as dicas daqui do forum? ou não faz diferença, big trail sempre vai ser visada independente se é BMW ou traxx?

bombs
12-11-15, 12:47
Não dá para dizer que scooter hoje em dia tem baixa demanda, a cada esquina você vê a burgman ou uma lead, SP capital pelo menos.

Uma intruder vc já não vê, uma custom também não

edumrq
12-11-15, 12:59
É um pouco de tudo isso que o pessoal falou, facilidade de venda das peças, de fuga, ostentação, muito ladrão rouba moto e só vai "cortar" ela depois de uma semana dando role dentro da favela. se você comprar uma smart, não precisa estragar ela não, pode andar com ela polida que não tem perigo kkk

Essa 200cc nova da dafra anda muito bem, outro dia no farol uma sumiu na minha frente que só deu pra ver a cor, impressionante pra uma 200cc

Bruno Rafael
12-11-15, 14:09
Engraçado que a biz tá no top 10 de roubo de motos em 2011,2012 e 2013 foi a 5° moto mais roubada no Brasil. Então muito bandido fugiu de biz

Então essa teoria da fuga não é real, por isso acho que existe uma falsa Impressão das scooters não serem visadas só por que são patinhos feios.



Agradeço a postagem da galera

Honda é a mais vendida, consequentemente é a mais roubada tbm, 95% das biz roubadas com certeza são pra desmanche, nenhum ladrão q se valoriza rouba banco e dá fuga de biz, só de o cara quiser a missão no nível difícil.

2weels
12-11-15, 21:23
Exatamente, mas o preço do seguro de uma moto mais ou menos reflete bem seu indice de roubos. Seguro de uma scooter é bem mais barato que de uma street. Algo 100% nao existe, mesmo andando de moto segurada me sinto inseguro de alguem me parar "na bala", dependendo do lugar nem vou de moto.

Segurança mesmo é um carro blindado, pouca coisa consegue te parar.

Vulcan
12-11-15, 23:23
Exatamente, mas o preço do seguro de uma moto mais ou menos reflete bem seu indice de roubos. Seguro de uma scooter é bem mais barato que de uma street. Algo 100% nao existe, mesmo andando de moto segurada me sinto inseguro de alguem me parar "na bala", dependendo do lugar nem vou de moto.

Segurança mesmo é um carro blindado, pouca coisa consegue te parar.

seguro não reduz chance de roubo, a motor ser menos visada aí sim reduz;

como o nosso colega disse, será que scooter é realmente menos visado ou ilusão? a relação de compra/roubo favorece scooter como uma moto menos roubada em percentua?

(exemplo: algo como a cada 1000 biz, roubam 100 e a cada 100 scooter roubam 50, incidencia menor porém uma proporção maior da categoria acaba afetada)

125ecia
13-11-15, 18:43
Na minha opinião o Mercado de peças de Scooter ainda não está maduro, espere mais alguns anos.

2weels
13-11-15, 22:05
Se existisse vacina para moto igual existe para carro seria muito bom. Lembro do meu antigo gol: placas anotadas nos vidros atravez de jateamente e peças da carroceria marcadas com o chassi e placa do carro. Nao evita, mas provoca desinteresse...

Schao.gs
14-11-15, 09:28
Se existisse vacina para moto igual existe para carro seria muito bom. Lembro do meu antigo gol: placas anotadas nos vidros atravez de jateamente e peças da carroceria marcadas com o chassi e placa do carro. Nao evita, mas provoca desinteresse...

Mas existe, e faz tempoooo... eu mesmo conheci isso antes para motos do que para carros, só fiquei sabendo que tinha para carros a pouco tempo quando meu Pai teve um Focus "vacinado".

Seguro hoje em dia está inviável, então o que nos resta é "correr para outros lados". Estou pensando seriamente nessa questão da Vacina, para minha moto, e de repente um Alarme/Rastreador, mas tenho visto tantos problemas graves causados por equipamentos desse tipo que nem sei se vale a pena! :s

falooowww

Vulcan
14-11-15, 09:48
Se existisse vacina para moto igual existe para carro seria muito bom. Lembro do meu antigo gol: placas anotadas nos vidros atravez de jateamente e peças da carroceria marcadas com o chassi e placa do carro. Nao evita, mas provoca desinteresse...

o que impede de fazer a mesma coisa nos cubos, balança, carenagem, tanque, canelas aros e etc.?

bombs
14-11-15, 09:54
Vacina evita furto, não roubo, furto eu nem esquento, mas já é alguma coisa.

pedromartins
14-11-15, 11:52
Pra mim scooter é menos visado pelo fator fuga... uma viatura atras de uma CG ou Bros é uma coisa, atras de uma Burgmann é outra. a dirigibilidade de um scooter é outra totalmente diferente e na hora dos "manos" darem o "pinote" é dificil, quem vai querer fugir de scooter? De Pop 100 já é dificil...

guatura
15-11-15, 23:20
Menos visada em termos
Muita gente por ai compra carenagem e escape de scooter do mercado negro
Mas pelo perfil de consumidor que vejo, menos ignorante, em regra se recusa a comprar peças de procedencia duvidosa
Os motivos pra roubarem motos assim é apenas vender peca

Pra fazer assalto uma trail acima de 600cc é ideal.. Menos que isso nao

bombs
16-11-15, 05:50
Menos visada em termos
Muita gente por ai compra carenagem e escape de scooter do mercado negro
Mas pelo perfil de consumidor que vejo, menos ignorante, em regra se recusa a comprar peças de procedencia duvidosa
Os motivos pra roubarem motos assim é apenas vender peca

Pra fazer assalto uma trail acima de 600cc é ideal.. Menos que isso nao
Logo se a carenagem estiver toda ralada, os vítimas da sociedade provavelmente vão nem olhar, acho que uma scooter chinesa, ralada e suja deve ser praticamente imune.

Evanir
27-02-19, 22:02
Quer andar tranquilo em moto sem indice de roubo, vai p as custon, quase tds fk garrados e passo em blitz pesada só olham p admirar nunca me pararam nem olham p a moto. Só as harley, elas tambem n são roubadas, mais o seguro arranca o couro. N fk preocupado qdo vem c garupa, carro c 3 ou mais , mtos atem dizem q maquina. é uma m800 antiga. tem custon como a intruder ta fora desses indisse e ta mais barata q uma cb300 ou XRE. tem outras é só pesquisar. a horizon da dafra e tem uma menor. vc anda tranquilo.

josericadop
17-03-19, 23:43
Ninguém diz... Mas a verdade é que:
Assim como, traveco não é mulher, fuçador não é mecânico, scooter NÃO é moto.

Enviado de meu Y6_Piano_black usando o Tapatalk

Saurus
19-03-19, 09:12
Ninguém diz... Mas a verdade é que:
Assim como, traveco não é mulher, fuçador não é mecânico, scooter NÃO é moto.

Enviado de meu Y6_Piano_black usando o Tapatalk
Cuidado com o preconceito. Já vi muita gente torcendo o nariz para scooter e, depois que experimentou, não quer saber de outra coisa.

Eu mesmo era um. Depois de 40 anos guiando só motocicletas, torcendo o nariz para "iscútis" e scooters, vi um vídeo no Youtube que me despertou a curiosidade, me fez pensar "Como você sabe que é ruim se você nunca experimentou? Vai ficar aí só repetindo o que a maioria diz feito um papagaio e sem saber por experiência própria?"

Estudei o assunto exaustivamente. Tirei PhD em scooters e "iscútis". Fiz TR num "iscúti". Levei cerca de uma hora de piaba do bicho, estava habituado com pedaleiras, pedais e manetes de embreagem que não existem nos "iscútis". Depois que peguei o jeito, foi sorriso constante estampado da cara. Comprei o meu e não vendo mais. Posso até comprar mais um, mas não vendo mais o que tenho. Para fazer os meus "corre" urbanóides, não quero mais saber de moto, até torço o nariz para motos nas ruas da cidade grande.

josericadop
19-03-19, 09:56
Cuidado com o preconceito. Já vi muita gente torcendo o nariz para scooter e, depois que experimentou, não quer saber de outra coisa.

Eu mesmo era um. Depois de 40 anos guiando só motocicletas, torcendo o nariz para "iscútis" e scooters, vi um vídeo no Youtube que me despertou a curiosidade, me fez pensar "Como você sabe que é ruim se você nunca experimentou? Vai ficar aí só repetindo o que a maioria diz feito um papagaio e sem saber por experiência própria?"

Estudei o assunto exaustivamente. Tirei PhD em scooters e "iscútis". Fiz TR num "iscúti". Levei cerca de uma hora de piaba do bicho, estava habituado com pedaleiras, pedais e manetes de embreagem que não existem nos "iscútis". Depois que peguei o jeito, foi sorriso constante estampado da cara. Comprei o meu e não vendo mais. Posso até comprar mais um, mas não vendo mais o que tenho. Para fazer os meus "corre" urbanóides, não quero mais saber de moto, até torço o nariz para motos nas ruas da cidade grande.Não disse em momento algum se era melhor ou pior.
Apenas um fato: não é moto!
Pode gostar de carro, caminhão, ônibus, trem, avião, bike, patinete o que for, só não diga que são motos uai.

Enviado de meu Y6_Piano_black usando o Tapatalk

Saurus
19-03-19, 10:00
Não disse em momento algum se era melhor ou pior.
Apenas um fato: não é moto!
Pode gostar de carro, caminhão, ônibus, trem, avião, bike, patinete o que for, só não diga que são motos uai.

Enviado de meu Y6_Piano_black usando o Tapatalk
Blz. Apenas entendi seu comentário como algo depreciativo de "iscútis" e scooters em relação à "motocicletas". Pode ser que meu entendimento equivocado tenha advindo da forma como você expôs a sua opinião. Se interpretei errado, peço perdão pelo meu erro.

josericadop
19-03-19, 10:32
Blz. Apenas entendi seu comentário como algo depreciativo de "iscútis" e scooters em relação à "motocicletas". Pode ser que meu entendimento equivocado tenha advindo da forma como você expôs a sua opinião. Se interpretei errado, peço perdão pelo meu erro.Talvez seja preconceito, mas nunca vi uma Scooter como uma moto, sei que é quase tão confortável como um carro, pois anda sentado e econômica igual uma moto.
Ou seja, muitas vantagens.
Só perde em off ou terrenos acidentados.
Ou seja um excelente veículo urbano.
Mas... Porem.... Entretanto...não é uma maldita moto.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviado de meu Y6_Piano_black usando o Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
19-03-19, 11:58
O segmento de scooters há vários anos é o que mais tem aumentado a participação em vendas dentro do mercado de veículos de duas rodas no mundo.

Há pessoas que não trocariam um scooter por uma moto. Motocicletas e scooters, cada um deles têm vantagens e desvantagens quando comparados.

Há pessoas que conseguem se adaptar aos dois tipos de motociclos, outras nem tanto.

Vejo muitos executivos e executivas pilotando scooters. Como também conheço pessoas que possuem ou possuíram motos de mais de 500 cc e hoje preferem scooters para se deslocar dentro da cidade.

Como disse Nelson Rodrigues:
- "Toda unanimidade é burra."

Não existe um tipo de motociclo melhor ou pior. O melhor é o que atende as necessidades de quem o usa.
Alguns que optam por scooters o fazem porque não gostam de ser comparados aos motoqueiros cachorros-louco que andam por aí. Os quais não respeitam ninguém, tampouco regras de trânsito e aparentam pensam que só eles pagam IPVA.

Pronto falei.

Leitura sugerida:

As vantagens e características dos scooters
http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t25-as-vantagens-e-caracteristicas-dos-scooters