PDA

Ver Versão Completa : Regularidade de troca de óleo da CBR 250R



alexandre.monteiro
13-11-15, 07:57
Prezados,

Comprei recentemente uma CBR 250R usada, único dono, odômetro registrando 17.000Kms, com todas as revisões na Honda (carimbadas no manual da moto).

A última revisão está carimbada aos 12000Kms e o antigo proprietário falou que fora essa revisão ele trocava o óleo a cada 1.000Kms. Como não costumo acreditar em papo de vendedor, não sei se realmente o óleo foi trocado desde a última revisão, mas achei o intervalo entre uma revisão e outra muito longo.

Procurei no manual da moto e a sugestão da Honda é que o óleo seja trocado a cada 6.000Kms.

Estou achando esse prazo pra troca de óleo muito grande. Sempre troquei óleo de Minas motos a cada 3.000Kms (e filtro a cada 6.000Kms) e a idéia de trocar óleo a cada 6.000Kms está me deixando preocupado e inquieto.

Alguém sabe se o novo óleo da Honda (semi sintético) têm propriedades que permitem o uso mais prolongado?

Apesar da recomendação da Honda, a troca de óleo com maior frequência não poderia aumentar a vida útil do motor,evitando desgastes prematuros ou não faria diferença?

O motor dessa moto tem alguma característica especial que possibilitaria essa manutenção mais intervalada?

Abraços!

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

mdorigon
13-11-15, 10:15
Não conheço essa questão de lubrificante nessa moto em especifico. Mas quanto a ideia de trocar com mais frequencia... se isso ajudasse as oficinas não estariam cheias de moto com motor baleado com menos de 50 mil km, que é uma constante ultimamente. Em questão de lubrificantes de motos, eu ja fiz muita coisa que o pessoal acha loucura e provei pra mim mesmo que tem muita lenda. Mas... um motor não vai pro saco a toa. Se voce andar dentro do limite de uma pessoa normal, conduzir a moto e não achar que esta numa corrida com ela na rua, rodar pelos menos uns 10 km ou mais em cada percurso pra dar tempo do motor, lubrificante, pneus, etc a chegarem na temperatura ideal, usar combustivel bom e principalmente um lubrificante que atenda ou supere as especificações do fabricante, vai andar sem problemas. Nas minhas suzukis que pedem de 3000 em 3000 mil sempre fui assim e nunca tive problemas. Creio que vc sendo um condutor zeloso vai descobrir o que é melhor.
Só pra conhecimento : ontem comprei pela amazon um equipamento chamado lubricheck... vi varios videos e foruns internacionais que ele realmente funciona... bem comprei para testar e pra ver qual é que é. Se realmente ele me convencer que a analise é real, vou começar a investir em oleo mais caro sintetico nos meus veiculos e ir aumentando a km de troca controlando em intervalos de km com teste feito por esse produto. Qdo ele chegar vou ver se faço um topico sobre ele. No youtube no canal da high tork do ADG tem ele usando esse equiapmento.

chiccoli
13-11-15, 11:22
As 160cc parece que tbm é 6 mil km, porém !!!, não sei se ainda tem, quando eu peguei uma fan 150, na 1ª pagina do manual estava escrito, verificar o nivel do oleo diariamente e completar se necessário.
Os toyota trocam oleo a cada 10 mil km, os carros da honda deve ser próximo, pq as motos não seriam ? cancelaram até o contrato com a mobil..

Darci
13-11-15, 11:52
As 160cc parece que tbm é 6 mil km, porém !!!, não sei se ainda tem, quando eu peguei uma fan 150, na 1ª pagina do manual estava escrito, verificar o nivel do oleo diariamente e completar se necessário.
Os toyota trocam oleo a cada 10 mil km, os carros da honda deve ser próximo, pq as motos não seriam ? cancelaram até o contrato com a mobil..

Talvez seja questão de o motor ser refrigerado a ar ou ar+oleo, e também porque geralmente motores de moto trabalham em rotações mais altas que motores de carro.

alexandre.monteiro
13-11-15, 12:23
Não conheço essa questão de lubrificante nessa moto em especifico. Mas quanto a ideia de trocar com mais frequencia... se isso ajudasse as oficinas não estariam cheias de moto com motor baleado com menos de 50 mil km, que é uma constante ultimamente. Em questão de lubrificantes de motos, eu ja fiz muita coisa que o pessoal acha loucura e provei pra mim mesmo que tem muita lenda. Mas... um motor não vai pro saco a toa. Se voce andar dentro do limite de uma pessoa normal, conduzir a moto e não achar que esta numa corrida com ela na rua, rodar pelos menos uns 10 km ou mais em cada percurso pra dar tempo do motor, lubrificante, pneus, etc a chegarem na temperatura ideal, usar combustivel bom e principalmente um lubrificante que atenda ou supere as especificações do fabricante, vai andar sem problemas. Nas minhas suzukis que pedem de 3000 em 3000 mil sempre fui assim e nunca tive problemas. Creio que vc sendo um condutor zeloso vai descobrir o que é melhor.
Só pra conhecimento : ontem comprei pela amazon um equipamento chamado lubricheck... vi varios videos e foruns internacionais que ele realmente funciona... bem comprei para testar e pra ver qual é que é. Se realmente ele me convencer que a analise é real, vou começar a investir em oleo mais caro sintetico nos meus veiculos e ir aumentando a km de troca controlando em intervalos de km com teste feito por esse produto. Qdo ele chegar vou ver se faço um topico sobre ele. No youtube no canal da high tork do ADG tem ele usando esse equiapmento.
Companheiro, gostei da idéia do Lubricheck. Dei uma pesquisada e achei bons reviews do aparelho. O problema é que não achei à venda no ebay, nem no AliExpress (nesse último eu não tinha muita expectativa de achar porque vida de regra só são comercializados itens chineses, mas me surpreendi em não achar um único anúncio no ebay).

No MercadoLivre há um vendedor ofertando cada um por R $350. Considerando que lá nos EUA está custando US $50 + frete + 60% do Imposto de Importação + R$12 do café da Dilma e considerando ainda que vai demorar uns 3 meses pra chegar (se ninguém dos Correios não roubar a encomenda antes da entrega), acho que o preço do MercadoLivre nem está tão ruim assim.

Quanto à questão da moto especificamente, acho que pode ser o que outro usuário sugeriu: talvez o fato de ter refrigeração líquida mantenha o motor em médias de temperatura mais baixa, dando maior vida útil ao motor.

Abraços!

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

mdorigon
13-11-15, 13:04
Companheiro, gostei da idéia do Lubricheck. Dei uma pesquisada e achei bons reviews do aparelho. O problema é que não achei à venda no ebay, nem no AliExpress (nesse último eu não tinha muita expectativa de achar porque vida de regra só são comercializados itens chineses, mas me surpreendi em não achar um único anúncio no ebay).

No MercadoLivre há um vendedor ofertando cada um por R $350. Considerando que lá nos EUA está custando US $50 + frete + 60% do Imposto de Importação + R$12 do café da Dilma e considerando ainda que vai demorar uns 3 meses pra chegar (se ninguém dos Correios não roubar a encomenda antes da entrega), acho que o preço do MercadoLivre nem está tão ruim assim.

Quanto à questão da moto especificamente, acho que pode ser o que outro usuário sugeriu: talvez o fato de ter refrigeração líquida mantenha o motor em médias de temperatura mais baixa, dando maior vida útil ao motor.

Abraços!

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Eu comprei na Amazon. Achei no ebay tb, mas tava mais caro...saia com envio 78 dolares, na amazon saiu 68 dolares. Compras acima de 100 doletas são taxadas. Bem... espero que chegue um dia ainda neste ano kkk

Bruno Rafael
13-11-15, 14:40
Compra um frasco de molycote, coloca um pouco no motor e pode trocar óleo a cada 10mil sem problemas

tuliofone
13-11-15, 14:53
Procurei no manual da moto e a sugestão da Honda é que o óleo seja trocado a cada 6.000Kms.

Estou achando esse prazo pra troca de óleo muito grande. Sempre troquei óleo de Minas motos a cada 3.000Kms (e filtro a cada 6.000Kms) e a idéia de trocar óleo a cada 6.000Kms está me deixando preocupado e inquieto.

A cada dia que passa a tecnologia aumenta, deixando nós com uma pulga atrás da orelha. Saltamos de trocar o óleo do carro a cada 5.000km pra 10.000km, e hoje achamos normal essa kilometragem. Acho que a mesma coisa acontece com as motos. A Twister é a cada 3.000km. Não acho um absurdo que a CBR 250, com refrigeração líquida e exigência, provavelmente, de lubrificantes mais modernos, possa ser trocado a cada 6.000km.

A especificação de óleo da Twister é 20w50 API SF (eu uso SL). O da CBR, salvo engano, é API SJ. Quanto maior a letra, mais moderno (FGHIJ - o da CBR é 5 gerações mais moderno). A troca de óleo é calculada em cima da tecnologia da moto; provavelmente se a Twister já tivesse previsão de óleo SJ, o prazo de troca poderia ser até maior.

Eu trocaria a cada 6.000km na CBR mesmo e, se tivesse muita exigência no motor, apenas para garantir, acho que 4.500 a 5.000 é uma boa margem. Menos que isso, pra mim, é jogar dinheiro fora. Mais do que 6.000 é arriscar demais por pouca coisa.

cabra de brasilia
13-11-15, 17:50
Mobil ainda continua fabricando o óleo da Honda......é Mobil e Ipiranga as duas fornecedoras.....pega um frasco do "óleo da Honda" e coloca ao lado do "finado" Mobil que verá que a embalagem é exatamente a mesma.....

Quanto a troca de óleo eu já fiz várias "experiências científicas" do tipo trocar em diferentes intervalos, usar aditivos e cheguei a conclusão que para o usuário comum/padrão é jogar dinheiro fora com essas coisas de aditivos e trocas pré maturas.....

chiccoli
13-11-15, 19:18
Talvez seja questão de o motor ser refrigerado a ar ou ar+oleo, e também porque geralmente motores de moto trabalham em rotações mais altas que motores de carro.

Bom.., o que os vendedores de óleo, aqueles que estava na firma a mais de 10 anos sempre falavam é que, o que "arrebenta o óleo" é andar em baixa rotação, por ele leva mais "porrada do virabrequim". Agora até onde isso seria verdade eu não faço ideia, mas quando eu era motoboy, o óleo sempre ficava mais feio quando se andava só na cidade, do que quando pegava quase todo o intervalo só com rodovia. Mas era assim, pegava pista, era 1 semana, já dava os mil, só na cidade aguentava 2,3 semanas.

Vulcan
13-11-15, 19:35
bom, eu uso na biz um dos melhores óleos que poderia encontrar por aí (api SM - MA2) e o manual dela indica um api SF (pois na epoca do lançamento não tinha SL, agora vem indicação de api SL);

povo troca a cada mil o óleo mais vagaba ou o óleo indicado pelo manual do fabricante que as vezes é a mesma coisa, preço perto de 15 pila/litro, o manual da biz indica troca a cada 4000KM sendo que usando o melhor óleo perto de 45 pila/litro, sinto mais confiança na proteção do óleo e ainda favorece o bolso pois o tempo extendido de troca compença o preço.

repare que a nx 350 sahara por exemplo, moto antiga com óleo antigo, mesmo tendo 2litros no motor o manual indica troca a cada 3000 km (se eu tivesse uma trocaria a cada 6mil com o melhor óleo), menos do que a biz. acho que o manual da CBR está correto, um motor moderno com controle de temperatura maior e bons óleos disponíveis na certa da pra ir mais longe!

mas nunca esquecer de verificar o óleo e completar se necessário!

2weels
13-11-15, 21:54
Na minha antiga Fazer 250 e na Nova 150 troco cada 5000km como manda o manual. Alguns mexanicos falam que sou louco, mas quem especificou isso foi um engenheiro atravez de testes e nao no achismo.

Tenho um Palio com motor EvoFire, troca de oleo é cada 15000km.

pedromartins
14-11-15, 00:31
A constancia da troca do oleo tem a ver com a rotação e refrigeracao do motor.

Um carro chega a 100km/h e mantem essa velocidade com aproximadamente 4.000 rpm a depender da cilindrada... daí voce troca de oleo a cada 10 ou 15 mil km, quem aqui em sã consiencia vai rodar diariamente com uma 125/150 dando pau na rodovia a 100km/h com o motor a 8/9 mil giros e trocar oleo a cada 3.000km?

A regra é clara, quanto maior a rotação, mais constante a troca do lubrificante, ainda mais em motor refrigerado a ar... tem gente que esquece que a Fazer e Twister assim como a CB que recomendam a troca a cada 3.000km rodados tem radiador de oleo e a CG/YBR/YES nao.

Vulcan
14-11-15, 09:42
A(...)
A regra é clara, quanto maior a rotação, mais constante a troca do lubrificante, ainda mais em motor refrigerado a ar... tem gente que esquece que a Fazer e Twister assim como a CB que recomendam a troca a cada 3.000km rodados tem radiador de oleo e a CG/YBR/YES nao.

minha biz o manual indica a cada 4mil :(

-> o proprio manual das motas fala que se o uso for intenso (rodovia por exemplo) a manutenção deve seguir uma redução nos intervalos.

Schao.gs
14-11-15, 09:47
minha biz o manual indica a cada 4mil :(

-> o proprio manual das motas fala que se o uso for intenso (rodovia por exemplo) a manutenção deve seguir uma redução nos intervalos.

Uso Intenso não é o contrário?

Que eu saiba Uso Intenso, quando relacionado a troca de óleo, é considerado quando se roda muito dentro da cidade!

falooowww

Vulcan
14-11-15, 09:53
Uso Intenso não é o contrário?

Que eu saiba Uso Intenso, quando relacionado a troca de óleo, é considerado quando se roda muito dentro da cidade!

falooowww

no caso das pequenas, me referia ao giro alto por longo periodo do motor que enquadra como 'uso intenso' pelo manual.

(porém fiquei besta quando li no manual da biz falando de 35km/h como velocidade máxima da primeira marcha)

pedromartins
14-11-15, 11:48
4.000 km numa Biz eu acho muito, mas por outro lado nao podemos esquecer que a tecnologia dos lubrificantes mudou, evoluiu muito, portanto se for usada moderadamente como a proposta que a moto pede e nao for usada pra "tomar pau" nas BR, 4.000km com o oleo recomendado dura certinho.

O cara por uma YBR no pau na BR e usar o oleo por 3.000km, no final vai escoar agua preta... ao inves de oleo como deveria ser.

Eu PARTICULARMENTE troco a cada 1.000 por entender que é mais barato trocar oleo que peças no motor ademais forço ela um pouco por subir ladeiras e minha cidade ter clima quente demais, meu kit mal dura 10.000 km :(

Diey
15-11-15, 17:04
Nossa 10000 no kit de relação é pouco demais hein... Qual marca você usa?

pedromartins
15-11-15, 19:38
Nossa 10000 no kit de relação é pouco demais hein... Qual marca você usa?

Ja usei Riffel, Vaz e Unifort, todas são a mesma coisa. Se for andar na terra, nao dura nada.

2weels
15-11-15, 21:59
Entao olhei no manual da Fazer agora, nao há nada sobre uso intenso, somente recomendacao de troca cada 5000 e filtro de oleo cada 10000. Ja no manual do carro, caso seja usado em cidade ou trajetos curtos ( inferiores a 10km ) a recomendação da troca é com a metade do km, ou seja, com 7500km. Isso acontece porque o oleo se contamina bem mais com o motor frio e é o calor que faz parte da contaminação evaporar. Ta certo que motores rfrigerados a liquido tem temperatura constante ( sempre na casa dos 90-100 graus ), diferente dos motores refrigerados a ar e isso faz o oleo trabalhar de forma mais regular.

Oleo nao estraga, problema que no motor ele se contamina com combustivel. No carros o oleo de cambio nao é trocado nunca, só é verificado o nivel, ou seja dura tanto quanto o cambio durar.

guatura
15-11-15, 23:11
A troca de oleo deve ser feita a cada 8.000km (4.000 em uso severo)
Ok, ela tem mais tecnologia, como o start & stop que desliga o motor e nao deixa o oleo torrando enquanto ela ta parada e sem circular
Mas as estipulacoes do manual certamente possuem uma folga, da pra seguir com seguranca o que ta escrito la (desde que verifique o óleo sempre, e complete quando necessario)