PDA

Ver Versão Completa : Motos antigas VS motos de hoje



Marcelo Henrique Dias
04-12-15, 13:09
Tenho visto uma discussão nas redes sociais vários comentários da evolução das motos que me despertou. Ao perceber como muitas pessoas defendem motos dos anos 80 suas alegações são que as motos são, mas resistentes para longas viagens. Os defensores que são contra o excesso da eletrônica nas motos de hoje, tirando a receita aliada da segurança alegando falha eletrônica. Porém alguns alegam que a eletrônica colocada permite que modelos, como a F 800 GS e a Suzuki V-Strom 1000 se deu em ambientes controlados ofereçam melhor forma até sistema de freio entregado ABS, que permite frenagens mais seguras, principalmente em situações emergência, são as suspensões eletrônicas dinâmicas (com ajuste eletrônico), farol de LED, identificação GPS, computador de bordo com todas as informações, mas o melhor das motos atuais é mesmo a injeção eletrônica, que colocou de lado o velho conhecido carburador que ainda muitos persistem em dizer que e melhor para se lidar em vários aspectos e manutenção, a questão e que como vocês encaram esses fatos, uns defendem antigas motos outros por varias alegações dizem que hoje muito melhor...

Schao.gs
04-12-15, 16:24
Confesso que não entendi muito bem o propósito do seu tópico... :confused:

De forma geral, eu particularmente acho que tudo que vem para nos beneficiar, deve ser muito bem vindo. Mas, existem algumas exceções.

Em relação a durabilidade das motos, comparando antigas com novas, não tenho uma opinião formada a respeito. Mas no caso dos carros é fato que os carros de hoje em dia são muito mais frágeis que os de antigamente.

falooowww

Ricardo Cazati
04-12-15, 16:30
acho que o que ele quer discutir é sobre motos tecnológicas vs motos arcaicas...

por mais que a tecnologia nós dá várias vantagens, eu ainda fico do lado das antigas
uHJADSUHADTHHADUUH

sou suspeito a falar, tudo que eu gosto é antigo, inclusive musicas :D

Schao.gs
04-12-15, 16:44
Complicado isso...

Tem várias motos antigas (algumas nem tanto) que eu ainda pretendo ter um dia, pelo menos uma, toda restaurada (por mim mesmo) e para ser usada somente finais de semana: CB 450DX, RD 135, XT 600...

Mas para o dia a dia, eu não troco a Injeção Eletrônica por Carburador de jeito nenhum (a única situação que eu cogitaria um Carburador, é no caso de uma moto para trilhas). Outro item que melhorou drasticamente foram os Painéis, antigamente era um Velocímetro e um Conta Giros (com sorte), hoje em dia tem muita "motinho" pequena com excelentes Painéis, que trazem diversas informações em relação ao funcionamento da moto.

Sem contar todas outras melhorias: Suspensão, Freios, Quadro, Motor... na verdade tudo melhorou, se a função exercida pelo componente em si não melhorou, pode ter certeza que pelo menos o material alí empregado é melhor (ou pelo menos deveria ser, pois tecnologia para isso existe).

Música é ouuuutro assunto, aí concordo contigo plenamente.

falooowww

Marcelo Henrique Dias
04-12-15, 17:00
O que eu quero e entender esse embaraço, moto antiga e moto de hoje, questões injeção eletrônica e as melhorias eletrônicas pôs muitos discutem que as antigas são melhores por serem carburadas e terem um quadro, mas forte, eu não concordo com isso...

- - - Updated - - -

Duvida moto antiga e moto de hoje, questões injeção eletrônica e as melhorias eletrônicas pôs muitos discutem que as antigas são melhores por serem carburadas e terem um quadro, mas forte...

Vulcan
04-12-15, 17:02
eu acho que as motos antigas pecavam em problemas de geometria e carencia técnológica pra quase tudo, tanto que os modelos mais bem acertados que realmente deram certo e fizeram fama possuem grandes margens de projeto, que lhes confere uma durabilidade e resistência muito difícil de se ver nas motos recentes.

nas motos recentes a precisão de fabricação e de tecnologia é tão grande que a maioria dos projetos ja vem no limite de capacidade para o qual é destinado e toda a eletrônica pega carona nisso como uma inovação que aparece mais como marketing e preço do que real benefício.

um exemplo é esse manual das comet/gv 250 injetada que fala assim:
"remover o terminal da bateria enquanto o motor estiver em funcionamento é rigidamente pribido;
no momento que isto ocorrer, surgirá uma força danificadora contra-eletromotriz na ECU que causará severos danos"
http://s18.postimg.org/xrcbefa49/problema_louco.png

eu entendo esse aviso como:
"se voce estiver andando com a moto e ocorrer mal contato na bateria, tchau ECU, tchau 1000 pila pra ECU nova e ainda fica no prego."

Darci
04-12-15, 17:18
eu acho que as motos antigas pecavam em problemas de geometria e carencia técnológica pra quase tudo, tanto que os modelos mais bem acertados que realmente deram certo e fizeram fama possuem grandes margens de projeto, que lhes confere uma durabilidade e resistência muito difícil de se ver nas motos recentes.

nas motos recentes a precisão de fabricação e de tecnologia é tão grande que a maioria dos projetos ja vem no limite de capacidade para o qual é destinado e toda a eletrônica pega carona nisso como uma inovação que aparece mais como marketing e preço do que real benefício.

um exemplo é esse manual das comet/gv 250 injetada que fala assim:
"remover o terminal da bateria enquanto o motor estiver em funcionamento é rigidamente pribido;
no momento que isto ocorrer, surgirá uma força danificadora contra-eletromotriz na ECU que causará severos danos"
http://s18.postimg.org/xrcbefa49/problema_louco.png

eu entendo esse aviso como:
"se você estiver andando com a moto e ocorrer mal contato na bateria, tchau ECU, tchau 1000 pila pra ECU nova e ainda fica no prego."

eu entendo esse aviso como: projeto mal feito, como assim a ECU vai queimar por mal contato ( não to dizendo que não acontece ), normalmente isso acontece por indução de carga, mas isso acontecer em uma moto toda original é um atestado de incompetência do fabricante ( o mesmo que aconteceu nos cabeçotes da 300 e no quadro das Kansas)

Vulcan
04-12-15, 17:59
eu entendo esse aviso como: projeto mal feito, como assim a ECU vai queimar por mal contato ( não to dizendo que não acontece ), normalmente isso acontece por indução de carga, mas isso acontecer em uma moto toda original é um atestado de incompetência do fabricante ( o mesmo que aconteceu nos cabeçotes da 300 e no quadro das Kansas)

ao que eu entendi, se ocorrer o mal contato com motor funcionando, todo o sistema elétrico da moto puxa energia da bateria de memória da ECU e queima tudo por sobre-carga.

125ecia
04-12-15, 18:18
Se me permite um Exemplo daquilo que existe de diferente entre elas.


http://s21.postimg.org/sm78ty0bb/171e3072119dda8994ee52a5be38412d.jpg http://s16.postimg.org/ams1t8oj9/images_4587777.jpg

Marcelo Henrique Dias
04-12-15, 19:17
Eu entendi era o que eu pensava, mas não com esse requinte de detalhes valeu mesmo pela explicação...

- - - Updated - - -

E como e diferente mesmo apesar de eu gostar do painel analógico temos que ver a evolução...

Ricardo Cazati
04-12-15, 21:47
eu entendo que muita tecnologia que hoje tem nas motos são ótimas para várias funções,
como o ABS, quick-shift, injeção eletronica e etc

mas o que eu quis dizer que fico do lado das antigas é de uma forma geral,
eu adoro o visual de muita moto antiga, já as novas são poucas, de uma forma geral (todos estilos),
eu gosto mais de carburador do que da injeção, porque eu gosto é de resposta e velocidade, não ligo pra economia,
pra mim velocimetro, rpm, odometro e trip é o suficiente pro meu uso, então o restante é só "lucro"...

enfim não preciso citar todos motivos, mas em geral eu prefiro as antigas,
não que eu diga que as antigas são melhores que as novas, eu digo que pro que EU procuro em uma moto é as melhores,
mas ainda sim existem certos modelos antigos que são melhores do que certos modelos novos, por mais que ele seja entupido de tecnologia...

Marcelo Henrique Dias
05-12-15, 06:27
Verdade gosto de quem já pilotou uma moto antiga pelo conhecimento sabe do que esta falando, já eu não tenho nenhum conhecimento sou novato, mas estou aprendendo devagar e muita calma...

Vulcan
05-12-15, 11:34
Se me permite um Exemplo daquilo que existe de diferente entre elas.


http://s21.postimg.org/sm78ty0bb/171e3072119dda8994ee52a5be38412d.jpg http://s16.postimg.org/ams1t8oj9/images_4587777.jpg

essas imagems mostra como funciona a "evolução técnologica" do dispositivo. o veiculo novo tem funções a mais que não são indispensãveis para consução, são certos mimos que antigamente não tinha necessidade como detector de chamada de celular (tá, as motos brasileiras não tem isso...).

mas a grande questão é que na estrutura e geometria as motos mais novas não mudaram tanto, ao contrário, tiveram as medidas diferenciadas para dificultar a manutenção das antigas e gerar exclusividade de revenda de peças.

somente as TOP de linha tiveram toda a tecnologia conteporanea disponível pra alcançar seus objetivos, e olhe que nem é tanta coisa assim que justifique não aplicar nos modelos menores, como a questão de dimensionamento e geometria... (como o velho caso de sahara VS falcon, twister VS CB300 e por ai vai)

irai
07-12-15, 17:13
Eu bem que gosto das modernidades, principalmente no que diz respeito a melhoras nos materiais e na ciclistica, e claro, uma boa I.E.eu não dispenso, mas há ótimas motos um pouco mais antigas. Acho complicado comparar os projetos novinhos com motos da década de 80 pra trás, mas há algumas motos de concepção bem antigas que estiveram no line up de grandes montadoras até pouco tempo, ou ainda estão, é o caso de Intruder 125, GSX750F, e recuando um pouco mais, XT600 ou Sahara, pra não falar de Shadow 600, ou Super Tenere 750. Todas motos com projetos de mais de 30 anos, e que não fazem feio ao lado de modelos mais novos.
Eu olho se a moto é boa ou é ruim, isso não depende muito de quando foi fabricada, no meu entender.

Marcelo Henrique Dias
07-12-15, 18:40
Eu prefiro modernas por vários motivos...

thiagorariz
07-12-15, 21:25
Sim, a ciclística e os recursos de eletrônica melhoraram muito. Mas a qualidade dos materiais piorou deveras. Aliás ,não só nas motos, mas em quase toda manufatura humana. O auge da qualidade dos materiais foram os anos 70. Depois, a invasão do plástico e dos chineses fez a qualidade decair muito.
ah, mas antes não tinha kevlar com não sei o q, por exemplo. Sim, existem muitos materiais modernos de boa qualidade, só que são caros. Para reduzir custos, os fabricantes trocaram tudo que era de metal, durável é resistente, por plásticos duvidosos.
Eu vejo isso pela minha coleção de relógios. Tenho relógios que farão 100 anos daqui uns 6 anos. E funcionam perfeitamente. Assim como os dos anos 30 a 70 que possuo. Todos mecânicos, nenhum Quartz. Hoje, vc compra o relógio e ele vai durar o que? 5 anos, se muito.
Se vocês assistirem algum daqueles programas que restauram relíquias, inclusive motos, vão ver casos de coisas que ficaram no mato por décadas, foram encontradas e precisaram de relativamente pouco trabalho pra voltar a funcionar. Pois até os anos 70 a maior parte das coisas eram feitas para durar.

Schao.gs
08-12-15, 09:41
Se vocês assistirem algum daqueles programas que restauram relíquias, inclusive motos, vão ver casos de coisas que ficaram no mato por décadas, foram encontradas e precisaram de relativamente pouco trabalho pra voltar a funcionar. Pois até os anos 70 a maior parte das coisas eram feitas para durar.

Verdade.

Tem um programa que gosto muito que é o "Louco por Carros", tem um episódio que o Danny (proprietário da Count's Kustoms) fala algo assim: não restauramos carros novos por que os materiais que são usados neles não permitem isso, são carros fracos e frágeis.

faloooww

Marcelo Henrique Dias
08-12-15, 09:50
Setor de qualidade de muitas empresas caiu muito, o que importa capitalismo selvagem sem muita regra, o negocio da maioria das empresas e vender o seus produtos e deixarem o consumidor na mão...

- - - Updated - - -

Setor de qualidade de muitas empresas caiu muito, o que importa capitalismo selvagem sem muita regra, o negocio da maioria das empresas e vender o seus produtos e deixarem o consumidor na mão...

- - - Updated - - -

Setor de qualidade de muitas empresas caiu muito, o que importa capitalismo selvagem sem muita regra, o negocio da maioria das empresas e vender o seus produtos e deixarem o consumidor na mão...

- - - Updated - - -

Eu sempre assisto o mesmo programa, mas também de motos, tem outro programa muito bom American Chopper História da Orange County Choppers...

Vulcan
08-12-15, 10:53
como nós como consumidores e motociclistas podemos nos defender disto?

thiagorariz
08-12-15, 17:42
como nós como consumidores e motociclistas podemos nos defender disto?
Não tem muito o que fazer. Baratear os produtos para vende-los para uma maior parcela da população é algo natural do capitalismo.
O que podemos tentar é evitar comprar produtos sabidamente de baixa qualidade e/ou com defeitos de fabricação/projeto crônicos.

Marcelo Henrique Dias
09-12-15, 11:35
Verdade mas fazer o que, eu gosto da inazuma 250...

mdorigon
15-12-15, 12:27
No passado tinhamos coisas bem legais no caso de motos e em todas as categorias tinha algo que se destacava por algum motivo. Hoje só vejo que nas premiuns da vida e em poucos casos de motos com preços altos, mas não na faixa premium, é que tem algo moderno e que se destaca. Outra coisa...sou a favor de algumas inovações tecnologicas, como abs e controle de tração/potencia. Isso tem dois lados... salva vidas com certeza, mas tem criado um tipo de condutor muito basico de noção de pilotagem, claro aliado a falta de uma formação de condutores realmente capazes.

guatura
20-12-15, 19:49
nao ha nada nas antigas que me atrai, considero elas ultrapassadas.
Admiro a historia, etc, mas nao tenho nenhum apego emocional.

O que me entusiasma é a tecnologia.. um exemplo é a PCX, tomada pra carregar celular, computador de bordo, farol full led, start&stop, cambio automatico, injecao eletronica, regriferacao liquida, etc

- - - Updated - - -

sobre durabilidade e etc, compensa MUITO assistir esse video:


https://www.youtube.com/watch?v=o0k7UhDpOAo

Vulcan
21-12-15, 11:30
nao ha nada nas antigas que me atrai, considero elas ultrapassadas.
Admiro a historia, etc, mas nao tenho nenhum apego emocional.

O que me entusiasma é a tecnologia.. um exemplo é a PCX, tomada pra carregar celular, computador de bordo, farol full led, start&stop, cambio automatico, injecao eletronica, regriferacao liquida, etc
(...)

visando isso que to atualizando minha biz 125 auehauehuaheuaheuha

Ricardo Cazati
21-12-15, 12:31
problema da tecnologia: queimou um diodo no módulo da pqp do computador de bordo... pra arrumar 2.000 PRA VOCÊ só hoje !

vantagem das antigas: me dá um alicate e um arame que eu arrumo pra você, não é nada não na próxima você me paga uma coca :D

- - - Updated - - -

UHAHUADTUHADTUHadUHADUhADTUHADTUHdaTUHADTUHDA
só to sendo radical devido a um comentário,
mas é claro que a tecnologia é muito boa nas motos hoje,
pra quem precisa...

Vulcan
21-12-15, 22:13
problema da tecnologia: queimou um diodo no módulo da pqp do computador de bordo... pra arrumar 2.000 PRA VOCÊ só hoje !

vantagem das antigas: me dá um alicate e um arame que eu arrumo pra você, não é nada não na próxima você me paga uma coca :D

- - - Updated - - -

UHAHUADTUHADTUHadUHADUhADTUHADTUHdaTUHADTUHDA
só to sendo radical devido a um comentário,
mas é claro que a tecnologia é muito boa nas motos hoje,
pra quem precisa...

o pior e que ta indo nesse rumo mesmo! auheauheuaheuahe

Edim silva
28-01-16, 20:46
eu tenho uma antiga mas sou mais as novas, uma Titan 2012/13 é bem melhor q a antiga 2004...... achei bem mais maleavel...ate pq é nova neh..não tem muito o q falar.. painel tbm... akela telinha, com marcador de combustível digital é bem melhor!

irai
28-01-16, 22:26
A modernidade traz seus mimos, não ter problemas pra ligar no frio, consumo mais baixo, funcionamento mais suave, ciclistica mais eficiente, com melhor frenagem e segurança nas curvas... Não vou falar de visual porque é algo pessoal, a mim por exemplo, motos de visual muito moderno, tipo Z1000, não agradam. O caso é que não da pra negar a superioridade técnicas dos modelos modernos, mas aí vamos aos pontos negativos, os modelos mais novos são, em geral, feitos com materiais menos duráveis, e tem peças que não aceitam conserto, sendo necessária, quase sempre, a troca do componente, o que pode ser bem caro.

Vulcan
29-01-16, 19:25
e na questão de motor, será que um refrigerado a água pode ter sempre vantagem contra um a ar ou ar+óleo?

irai
29-01-16, 20:56
A refrigeração liquida é mais eficiente, não da pra negar isso, mas é um sistema mais complexo, tem radiador, bomba d'água, válvula termostática, mangueiras... Muito mais coisas pra dar problema, mas refrigeração liquida não é exatamente algo moderno, tem motos bem antigas com refrigeração liquida.

Vulcan
02-02-16, 15:17
A refrigeração liquida é mais eficiente, não da pra negar isso, mas é um sistema mais complexo, tem radiador, bomba d'água, válvula termostática, mangueiras... Muito mais coisas pra dar problema, mas refrigeração liquida não é exatamente algo moderno, tem motos bem antigas com refrigeração liquida.

será que em radiador grande de óleo com valvula termostatica não podera ser igualmente eficiente?

pedromartins
03-02-16, 08:02
Evidentemente uma moto mais nova é bem mais facil de pilotar que uma antiga. A fabrica quer que uma crianca de 10 anos ja suba na moto e arranque a 100km por hora, gracas ao ABS, controle de tração e sensores espalhados na moto pra que se tenha apenas o trabalho de acelerar e equilibrar-se, ao contrario das motos mais antigas onde o piloto tinha que ser piloto. é como na Formula 1, hoje em dia o piloto apenas guia o carro, quem ganha o campeonato é o pessoal dos boxes.

Se uma moto dessas novas cheias de tecnologia, fios e sensores da pau, o estrago no bolso é maior e isso é uma grande desvantagem. Voce se sentiria mais seguro e confiante viajando 1000km num Corcel GT ou num chinês cheio de sensores?

irai
03-02-16, 08:41
será que em radiador grande de óleo com valvula termostatica não podera ser igualmente eficiente?


Talvez, mas teria que remodelar o sistema, me parece que a refrigeração ar-óleo não é tão eficiente em refrigerar as partes superiores do motor, então temos uma limitação aí, principalmente em motores que trabalham com giro muito alto, mas que dá, isso da, provas disso são os motores Suzuki da Bandit 600 e 750F, que giram alto e são refrigerados a ar-óleo. Eu me sinto mais tranquilo em termos de manutenção, com motor refrigerado a ar ou ar-óleo, tanto que minha moto "nova" possui refrigeração a ar, eheh...

Schao.gs
03-02-16, 09:10
Talvez, mas teria que remodelar o sistema, me parece que a refrigeração ar-óleo não é tão eficiente em refrigerar as partes superiores do motor, então temos uma limitação aí, principalmente em motores que trabalham com giro muito alto, mas que dá, isso da, provas disso são os motores Suzuki da Bandit 600 e 750F, que giram alto e são refrigerados a ar-óleo. Eu me sinto mais tranquilo em termos de manutenção, com motor refrigerado a ar ou ar-óleo, tanto que minha moto "nova" possui refrigeração a ar, eheh...

Ohh...

Bandit 600 ou GS 500? hehe

falooowww

irai
03-02-16, 09:28
eheh... vou dar uma palhinha então

http://i1375.photobucket.com/albums/ag465/Irai_Rafael/WP_20160201_13_55_46_Pro%20116123_zpsne4k88tc.jpg

Detalhe pra kilometragem original! Os pneu eram os originais da moto ainda (já troquei os 2)! Quem reconheceu a moto vai perceber o que foi a sorte de achar uma assim novinha, tá zerada, zerada, mais nova do que a Next quando comprei com 1 ano de uso. Como o dono dela tinha comprado uma Z750, essa aí ficou parada uns meses na garagem, então está precisando de um cuidado, uma limpeza na carburação e tal, já marque uma geral nela pra semana que vem. Mas dá pra rodar legal como está, fiz 300Km só pra trazer pra casa, eheh....

Schao.gs
03-02-16, 09:50
É uma GS!

Parabéns irai!

Realmente essa km é muito baixa, a alguns anos atrás eu cogitei comprar uma GS e já era muito difícil de encontrar com essa km, imagina hoje!

faloooowww

irai
03-02-16, 10:21
Valeu Schao.gs
(http://www.pequenasnotaveis.net/members/17201-Schao-gs)
Lembrando que, embora seja uma moto 2008, o projeto dessa belezinha é de 1988, então é uma moto bem antiga, e para comparar com um projeto mais moderno, posso tomar por base a Next 250, que tem praticamente o mesmo tamanho e é um pouco mais leve. Claro que a GS fica devendo, além da injeção eletrônica, medidor de nível de combustível, indicador de marcha, segundo hodômetro parcial, relógio, indicador de voltagem da bateria... Mas mesmo sem esses mimos, não consigo dizer que se trata de uma moto inferior (desprezando aqui diferenças relativas a potência), o nível de vibração é muito mais baixo (ainda que um pouco mais alto que nas 2 cilindros modernas, como ER6), o conforto é estupidamente maior, e sem perder em estabilidade (a dianteira é um pouco macia demais, mas a da Next também era até eu resolver o "problema"). Mas sobre tudo, o que me surpreendeu é a impressão de estar em uma moto mais leve que a Next, mesmo carregando uns 20Kg a mais, a manobrabilidade da GS na cidade é fantástica, não deve em nada a uma 250cc moderna. A carburação, mesmo precisando de uma limpeza, já encarou uns 500Km com alguns engasgos em alta, mas vai indo até o dia da revisão, ligando de primeira e bem suave em giro baixo, enquanto se fosse uma I.E. com problemas, possivelmente nem daria partida.

Corredor X
03-02-16, 12:43
O velho aqui é apaixonado pelas antigas. Tenho uma GSR 150i 2015 e uma Virago 535 1999. Adoro as duas. Mas estou louco para comprar uma RD 350, a famosa viúva negra, dar uma cara de café racer nela e mandar ver. Os mostradores analógicos antigos para mim são muito mais charmosos que os digitais modernos. Pois é gente, espírito de velho mesmo. Curtir limpar carburador, fazer manutenção básica na motinha e coisas assim acho que é a idade chegando mesmo...Abraços.

Diego.fcs
03-02-16, 14:10
Também sou um apaixonado pelas antigas, as antigas tinham mais estilo, mais personalidade, as de hoje nem tanto, você entra numa concessionária Honda e as motos tem tudo a mesma cara, um farol de jaspion e um adesivinho da asa da honda no tanque, mas, nem se compara as novas com as antigas, a tecnologia veio para melhorar o desempenho delas, isso é óbvio, e também não acredito muito nesse papo de quanto mais recursos mais problemas virão, isso não é verdade, aqui tenho moto antiga e nova, carro antigo e novo, os antigos dão mais manutenção que os novos, mesmo tendo menos recursos.

irai
03-02-16, 19:35
Os antigos dão mais problemas porque já são antigos, simples assim. Vamos ver uma PCX quando tiver uns 20 anos de uso. Me parece bem óbvio que uma maquina mais simples é menos propensas a problemas, independente de ser mais antiga ou mais nova.

cabra de brasilia
03-02-16, 20:55
Só sei que esse novo motor 160cc que está na Bros é uma belezinha.....gira lisinho e baixíssimo nível de vibração......55 km/h de 5º é só dar uma leve aceleradinha que ela vai embora....bichinho tem um torque muito bacana.

Bros 160 ESDD primeiro tanque deu média de 44 km/l com gasolina comum

pedromartins
04-02-16, 09:30
Pra quem curte o visual mais vintage, a Honda lançou a um tempo na Europa a CB 1100 EX... é bonita.


https://www.youtube.com/watch?v=4bWl2qGrpuM

carr1jo
04-02-16, 14:52
A parte boa pra quem curte motos com visual antigo é que ainda existem algumas motos que permanecem com esse visual old school, um bom exemplo é a triumph bonneville
http://pipeburn.com/wp-content/uploads/2013/05/22_05_2013_ellsapede_triumph_bonneville_01.jpg

A maioria das marcas sempre têm motos nesse estilo, infelizmente só por aqui que pouco aparecem :/

Schao.gs
05-02-16, 07:44
Motos, eu particularmente prefiro as modernas (exceto as transformers da Kawasaki, estou falando de motos mesmo, não naves espaciais! hehe), tanto pela tecnologia quanto pelo visual. Tem um e outro modelo antigo que eu gostaria de ter, se bem que nem sei se podemos chamar esse modelos de antigos: CB 450DX, XT600E, Shadow 600...

Já carros sim, esses existem MUITOS que eu prefiro os antigos aos atuais!

falooowww

irai
05-02-16, 09:08
Bah, ontem a minha velhinha me decepcionou, não conseguiu acompanhar o Audi R8 e o Jaguar S-Type, kkk. Muita pretensão minha, eu acho, né? Eu vinha de boa a noventinha e um R8 branco passou por mim, fui atrás pra ver e logo um S-Type passou também. Fui junto contemplando as máquinas por um tempão, andando casa dos 160-170Km/h, mas logo os caras aceleraram e não deu pra GS, 170 é o máximo pra ela, acho que deveria ir mais, a carburação não está ajudando, nessas horas dá um pouquinho de saudades da I.E.

Schao.gs
05-02-16, 09:15
Bah, ontem a minha velhinha me decepcionou, não conseguiu acompanhar o Audi R8 e o Jaguar S-Type, kkk. Muita pretensão minha, eu acho, né? Eu vinha de boa a noventinha e um R8 branco passou por mim, fui atrás pra ver e logo um S-Type passou também. Fui junto contemplando as máquinas por um tempão, andando casa dos 160-170Km/h, mas logo os caras aceleraram e não deu pra GS, 170 é o máximo pra ela, acho que deveria ir mais, a carburação não está ajudando, nessas horas dá um pouquinho de saudades da I.E.

Deve ter algum detalhe que não está legal na sua moto, pelo que sei o top speed da GS gira em torno dos 190 Kms/H.

Mas mesmo assim você deve estar sentindo uma diferença absurda de desempenho em relação a Next, certo? Pelo menos eu quando saí da Twister senti isso! hehe

falooowww

luis_sbo
09-02-16, 20:49
será que em radiador grande de óleo com valvula termostatica não podera ser igualmente eficiente? válvula termostática no óleo?????? mas com a válvula fechada não ia falta óleo pro motor não?????????? sei lá, não vejo uma forma disso dar certo ou eu entendi errado '-'?

2weels
11-02-16, 16:11
válvula termostática no óleo?????? mas com a válvula fechada não ia falta óleo pro motor não?????????? sei lá, não vejo uma forma disso dar certo ou eu entendi errado '-'?
Mas nos carros ( e motos também ) a termostatica impede a circulaçao de NO RADIADOR, isso nao significa que deixa de circular, pois com a valvula fechada o sistema funciona em By-Pass. Tem que pensar que seria necessario um volume maior de oleo no motor para a refrigeraçao 100% a oleo... pense no custo... pense no meio ambiente!

Vulcan
12-02-16, 13:04
Mas nos carros ( e motos também ) a termostatica impede a circulaçao de NO RADIADOR, isso nao significa que deixa de circular, pois com a valvula fechada o sistema funciona em By-Pass. Tem que pensar que seria necessario um volume maior de oleo no motor para a refrigeraçao 100% a oleo... pense no custo... pense no meio ambiente!

a intenção é maior durabilidade de tudo, com radiador maior, mais óleo, menor temperatura, troca com intervalos maiores... mas é questão de projeto. acho que daria certo, né não?

2weels
12-02-16, 16:02
a intenção é maior durabilidade de tudo, com radiador maior, mais óleo, menor temperatura, troca com intervalos maiores... mas é questão de projeto. acho que daria certo, né não?
Na verdade nao é menor temperatura, mas sim temperatura controlada. Valvula termostatica e ventoinha eletrica acionada termicamente asseguram isso.

Com o maior controle, pode se usar folgas menores, resultando em maior durabilidade, menor consumo e um motor mais silencioso, fora que evita oxidaçao do oleo lubrificante, isso se traduz em trocas mais espaçadas. So que tem o outro lado, motor a ar aceita um leve superaquecimento, motor a agua nao, porque com as folgas menores é muito mais facil a folga zerar por dilataçao termica e fundir.

Se for pensar as motos ja estao atrasadas, tem carro que usa duplo sistema de circulaçao de agua, para ter temperatura diferente no cabeçote e no bloco, fora injeçao direta etc... Se o sistema receber um minimo de cuidados nao da problema.

cabra de brasilia
13-02-16, 19:09
Bros 160 ESDD com 50% do tanque gasto percorrido em BR andando sempre acima dos 85 KM/H deu 45,8 KM/L com gasolina comum........

Schao.gs
13-02-16, 22:39
Bros 160 ESDD com 50% do tanque gasto percorrido em BR andando sempre acima dos 85 KM/H deu 45,8 KM/L com gasolina comum........

Poxa, essas Hondinhas 160cc parece que ficaram bem econômicas mesmo, aqui na cidade tem um senhor que tem uma Bros que garante que faz 45 dentro da cidade no para e arranca, e na estrada passa de 50 se andar a 80 Kms/H!

falooowww

Vulcan
14-02-16, 08:50
Poxa, essas Hondinhas 160cc parece que ficaram bem econômicas mesmo, aqui na cidade tem um senhor que tem uma Bros que garante que faz 45 dentro da cidade no para e arranca, e na estrada passa de 50 se andar a 80 Kms/H!

falooowww

depois que fucei minha biz ta fazendo 37~40 no modo jiraya

-> em trasito pesado o motor esquenta demais e queima óleo.... parece até que vai quebrar, mas no outro dia ta suave. O.o''

- - - Updated - - -


Na verdade nao é menor temperatura, mas sim temperatura controlada. Valvula termostatica e ventoinha eletrica acionada termicamente asseguram isso.

Com o maior controle, pode se usar folgas menores, resultando em maior durabilidade, menor consumo e um motor mais silencioso, fora que evita oxidaçao do oleo lubrificante, isso se traduz em trocas mais espaçadas. So que tem o outro lado, motor a ar aceita um leve superaquecimento, motor a agua nao, porque com as folgas menores é muito mais facil a folga zerar por dilataçao termica e fundir.

Se for pensar as motos ja estao atrasadas, tem carro que usa duplo sistema de circulaçao de agua, para ter temperatura diferente no cabeçote e no bloco, fora injeçao direta etc... Se o sistema receber um minimo de cuidados nao da problema.

exatamente, maior controle, temperatura máxima menor, o óleo sofre menos.

meu questionamento pelo sistema de refrigeração a óleo aumentado vem por ele atingir lugar que água não chega, como saia de pistão.